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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Cine Dicas: Estreias do final de semana (21/02/19)

A Morte te dá os Parabéns 2

Sinopse: Após se ver presa misteriosamente no aniversário da sua morte, a jovem Tree parece estar vivendo sua melhor versão dia após dia. Entretanto, as coisas podem não continuar tão amigáveis por muito tempo.

Dogman

Sinopse: Marcello, um humilde funcionário  da petshop "Dogman", localizada na periferia de Roma, se envolveu em um dos piores crimes já registrados na história da Itália. 

Querido Menino

Sinopse: David Sheff é um conceituado jornalista e escritor que vive com a segunda esposa e os filhos. O filho mais velho, Nic Sheff, é viciado em metanfetamina e abala completamente a rotina da família. 

Sai de Baixo: O filme 

Sinopse: Caco Antibes saiu da prisão após mais de uma década encarcerado. No lado de fora, Magda, Cassandra, Vavá e Ribamar ainda não sabem lidar com a inesperada notícia. 


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Cine Dica: Apichatpong, Pasolini, Guiraudie e Homem Livre (21 a 28 de fevereiro)

OBRA-PRIMA DE APICHATPONG WEERASETHAKUL GANHA SESSÃO ESPECIAL
DECAMERON DE PASOLINI EM DEBATE
HOMEM LIVRE E UM ESTRANHO NO LAGO EM CARTAZ


Um Estranho no Lago 

Duas sessões únicas destacam-se na programação da semana na mostra Quanto Mais Quente Melhor da Cinemateca Capitólio Petrobras. No domingo, 24 de fevereiro, às 19h30 (novo horário em relação ao divulgado anteriormente), será realizada a exibição de Eternamente Sua, o filme que colocou o nome do tailandês Apichatpong Weerasethakul no mapa do cinema mundial, apresentada pelo programador Leonardo Bomfim. Na terça-feira, 26 de fevereiro, às 19h30, a crítica e pesquisadora Fatimarlei Lunardelli debate Decameron, obra célebre da trilogia da vida de Pier Paolo Pasolini. O valor do ingresso é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos.

Na quinta-feira, 21 de fevereiro, entram em cartaz o drama brasileiro Homem Livre, de Álvaro Furloni, e o filme francêsUm Estranho no Lago, de Alain Guiraudie. O valor do ingresso é R$ 16,00, com meia entrada para estudantes e idosos.

(A exibição de Um Estranho do Lago será feita no formato HD. Divulgamos anteriormente a exibição em DCP, mas a distribuidora Imovision informou na última sexta-feira a indisponibilidade da cópia nesse formato)

Cinemateca Capitólio Petrobras conta, em 2019, com o projeto Cinemateca Capitólio Petrobras – programação especial 2019 aprovado na Lei Rouanet/Governo Federal, que será realizado pela FUNDACINE – Fundação Cinema RS e possui patrocínio master da PETROBRAS. O projeto contém 26 diferentes atividades entre mostras, sessões noturnas e de cinema acessível, master classes e exposições.

FILMES

DECAMERON
(Il Decameron)
Itália, 1971, 112 minutos, HD
Direção: Pier Paolo Pasolini

Coletânea de nove contos do Decameron de Giovanni Boccaccio: um jovem rico é duplamente enganado; um rapaz finge ser surdo-mudo para conseguir emprego como jardineiro num convento; uma mulher tenta esconder seu amante quando o marido chega mais cedo em casa; um malandro engana um padre em seu leito de morte; irmãos que querem se vingar do amante da sua irmã; um padre astuto tenta seduzir a mulher de seu amigo; dois pilotos com medo do inferno; uma jovem dorme no telhado para encontrar o namorado à noite e um pintor em busca de inspiração para criar uma obra de arte.

ETERNAMENTE SUA
(Sud Sanaeha)
Tailândia, 2002, 122 minutos, digital
Direção: Apichatpong Weerasethakul

Roong aguarda ansiosamente pelo dia em que poderá voltar para os braços de seu amante Min, um birmanês que vive ilegalmente na Tailândia. Ela paga a senhora Orn para que cuide do homem, enquanto procura um lugar para viverem com paz e tranquilidade. Certa tarde, Min leva Roong para um piquenique na floresta, onde seu caminho cruzará novamente com o da senhora Orn.

UM ESTRANHO NO LAGO
(L'inconnu du Lac)
França, 2013, 100 minutos, DCP
Direção: Alain Guiraudie
Distribuidora: Imovision

Um lago usado como praia nudista é destino de lazer da comunidade homossexual. Um frequentador conhece um novato misterioso no local. É o início de uma perigosa relação amorosa.

HOMEM LIVRE
Brasil, 2019, DCP, 84 minutos
Direção: Alvaro Furloni
Distribuidora: Olhar Distribuição

Hélio Lotte já foi rodeado de fama e dinheiro, e esteve por muito tempo no centro dos holofotes. Hoje, livre da cadeia após anos preso por um crime brutal, o ex-ídolo do rock só tem uma intenção: ser esquecido. O que ele não imagina é que, ao se abrigar em uma pequena igreja evangélica, partes do seu passado voltarão à tona trazendo mais um acontecimento ruim.

GRADE DE HORÁRIOS
21 a 28 de fevereiro de 2019

21 de fevereiro (quinta)
14h – Bom Trabalho
16h – Um Estranho no Lago
18h – Piquenique na Montanha Misteriosa
20h30 – Homem Livre

22 de fevereiro (sexta)
14h – Jovens, Loucos e Rebeldes
16h – Um Estranho no Lago
18h – Monika e o Desejo
20h – Roma

23 de fevereiro (sábado)
14h – Aitaré da Praia
15h10 – Um Dia no Campo
16h – Um Estranho no Lago
18h – Roma
20h30 – Homem Livre

24 de fevereiro (domingo)
14h – A Lei do Desejo
16h – Um Estranho no Lago
18h – Homem Livre
19h30 – Eternamente Sua

26 de fevereiro (terça)
14h – Bom Trabalho
16h – Um Estranho no Lago
18h – Antes, o Verão
19h30 – Decameron + debate

27 de fevereiro (quarta)
14h – Monika e o Desejo
16h – Um Estranho no Lago
18h – Faça a Coisa Certa
20h30 – Homem Livre

28 de fevereiro (quinta)
14h – O Pecado Mora ao Lado
16h – Homem Livre
18h – Conto de Verão

1º de março (sexta)
14h – Piquenique na Montanha Misteriosa
16h – Homem Livre
18h – A Lei do Desejo
20h – Projeto Raros (divulgação em breve)

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Cine Dica: Em Cartaz: Alita: 'Anjo de Combate' - Se acertou com o oriente Hollywood?

Sinopse: Uma ciborgue é descoberta por um cientista. Ela não tem memórias de sua criação, mas possui grande conhecimento de artes marciais.

Embora já tenha franquias mais do que estabelecidas, isso graças aos filmes baseados em HQ, Hollywood nunca está satisfeita e sempre procura novas fontes para gerar lucro. Mas se as adaptações de vídeo games são sofríveis, as adaptações de animação/manga até que tem rendido alguns frutos, como no caso do maravilhoso, porém, ignorado "Speed Racer" (2008). "Alita: Anjo de Combate" merece atenção pelo seu conteúdo e visual incrível, mesmo não sendo 100% fiel a sua fonte original.  
Produzido por James Cameron e dirigido por Robert Rodriguez, a trama se passa em um futuro bem distante, onde os poucos afortunados vivem em uma cidade de poucos recursos enquanto os de boa fortuna vivem na última cidade das nuvens. Nesse cenário, Dr. Ido (Christoph Waltz), de "Bastardos Inglórios" (2009), especialista em robótica, acha em um lixeiro os restos de uma cyborg. No laboratório ele da vida a ela, dando o nome de Alita (Rosa Salazar) de Maze Runner: Cura Mortal (2018) e aos poucos ela começa a lembrar sobre quem ela foi um dia.  
Embora a trama se passe no ano de 2563, os produtores não se preocupam muito em tentar explicar para aqueles que assistem como a humanidade chegou aquele ponto. Tudo que se sabe é que houve uma grande guerra e culminando numa divisão de classes da qual é vista na tela. Se por um lado falta informação, do outro, os realizadores foram sabeis ao dar espaço para melhor desenvolvimento na apresentação da personagem principal.  
Aliás, o início do filme é um verdadeiro deleite, já que nos identificamos com a personagem principal, da qual acorda naquele cenário novo e fica tentando descobrir qual é o seu verdadeiro lugar no mundo. Embora ela seja um ser artificial é também a personagem mais humana de toda a trama e isso se deve muito a boa atuação de Salazar em cena. Aliás, é surpreendente o seu visual, criado com a mesma tecnologia criada para a realização de "Avatar"(2009), mas transmitindo muito mais humanidade em seu belo olhar.  
Mas como eu disse acima, as origens daquele universo são pouco exploradas na trama. Há uma questão política, social e dramática traçada pelo material original, da qual possui toda uma temática cyberpunk nipônico, que dela já havia nascido obras como “Akira” (1988) e Ghost in the Shell (1995), mas que aqui é suavizado pela visão conjunta de Rodriguez e Cameron e que acaba servindo mais para a elaboração das sequencias de combate. Contudo, o que difere das últimas tentativas desse tipo de material oriental para ocidental é que ele realmente possui um lado emocional genuíno, o que não aconteceu muito com a versão americana de “Ghost in the Shell” (2017) que se tornou um fracasso. 
Porém, o filme irá agradar também aqueles que desejam curtir uma ação vertiginosa, embora ela se encontre mais da metade para o final da trama. Antes disso há uma apresentação da personagem, onde ela transita entre o mundo atual em que ela vive com as lembranças de uma outra vida. Isso acaba se tornando um material farto para explorar ainda mais a personagem. 
É aí que, infelizmente, se encontra o lado mais negativo do filme, já que os seus realizadores estão mais dispostos em explorar as origens e as questões existenciais da protagonista em eventuais continuações do que concluir todas elas já aqui. Assim como no recente "Escape Room", "Alita: Anjo de Combate" nasceu como um produto cinematográfico para gerar lucro, mesmo ela possuindo todas as qualidades possíveis durante a sua realização. Infelizmente os engravatados de Hollywood se esqueceram de fazerem filmes únicos e sempre se preocupando mais em gerar lucros para os próximos anos.  
"Alita: Anjo de Combate" é uma bela e aventuresca ficção feita de coração, mas que chega em uma época em que Hollywood somente se movimenta para alcançar os seus objetivos.   


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Cine Dica: LEMBRO MAIS DOS CORVOS e o curta TEA FOR TWO estreiam no CineBancários em 21 de fevereiro

O longa será exibido junto com o curta “Tea For Two”, de Julia Katharine, primeiro filme dirigido por uma pessoa trans a ser lançado no circuito comercial.

LEMBRO MAIS DOS CORVOS
Exibido em vários festivais ao redor do mundo, entre eles Cinéma du Reel, Festival de Tiradentes, Indie Lisboa e Festival de Brasília, “LEMBRO MAIS DOS CORVOS”, de Gustavo Vinagre, com Julia Katherine, estreia dia 21 de fevereiro no CineBancários, nas sessões das 15h e 19h . Depois do filme, em todas as sessões, será exibido o curta-metragem “TEA FOR TWO” dirigido por Julia Katharine, e estrelado por Gilda Nomacce, o que faz dele o primeiro filme dirigido por uma mulher trans que estreia em circuito comercial no Brasil.
O longa, produção da Carneiro Verde Filmes, é um monólogo de uma personagem em uma noite de insônia que mistura documentário, ficção e improviso. O diretor e a atriz se se conhecem há dez anos e já fizeram três curtas-metragens juntos ("Os cuidados que se tem com o cuidado que os outros devem ter consigo mesmos", "Filme-catástrofe" e o inédito "Medo medo medo"). Julia é coroterista do filme, ao lado de Gustavo.
LEMBRO MAIS DOS CORVOS é baseado em histórias da própria atriz e coisas que o diretor imaginava sobre sua vida. “Tem a ‘parte mágica’, que só acontece ali, naquele momento com a câmera ligada. O tempo cômico da Julia é algo que sempre me impressionou muito, e que eu ainda quero explorar numa comédia escrachada num futuro próximo", explica Vinagre.
- Ele me deu muita liberdade, em momento nenhum sentamos para escrever diálogos. Parecia que eu estava fazendo terapia, porque ficou eu e uma equipe muita pequena a noite toda juntos. Uma noite e sem segundo take – conta Julia Katharine, a primeira atriz trans a ganhar um prêmio em Tiradentes, o prêmio Helena Ignez, dedicado a um destaque feminino da programação.

Já o curta-metragem, “TEA FOR TWO”, narra a história de um triângulo amoroso, e é o primeiro filme dirigido por Julia Katharine. Cinéfila apaixonada e atriz, Julia escolheu a comédia dramática, para seu primeiro exercício como diretora.

A protagonista do filme é Silvia (Gilda Nomacce), uma cineasta de meia idade que teve um grande filme de sucesso no passado, vive seus dias entre discos, livros e um certo ressentimento – por jamais ter conseguido obter o mesmo sucesso com outro projeto, e também por ter sido deixada por sua ex-mulher, a atriz Isabel (Amanda Lyra). No mesmo dia em que Isabel surpreende Silvia com uma declaração de amor e um pedido de retomada do relacionamento, Silvia conhece a terceira ponta do triângulo: sua vizinha e mulher trans Isabela (interpretada pela própria Julia Katharine).
A intenção da diretora é apresentar a personagem da mulher transexual sem a exotização e objetificação com as quais ela costuma ser apresentada na tela, integrando-a a um mote dramatúrgico já tão conhecido e retrabalhado do gênero. "Minha intenção é fazer filmes sobre relações humanas onde a mulher transexual seja vista como é, uma mulher.", diz Julia Katharine.

Sinopse “LEMBRO MAIS DOS CORVOS”:
Júlia conta histórias para atravessar uma noite de insônia.

Lista de festivais e prêmios

. Prêmio Joris Ivens Melhor Filme - 40th Cinéma du Reel  
. Prêmio do júri jovem de Melhor Filme - 40th Cinéma du Reel 
. Prêmio Helena Ignez para destaque feminino - 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes - Mostra Aurora Competitiva
. Grande Prémio de Longa Metragem Cidade de Lisboa - 15º IndieLisboa 
. Prémio Especial do Júri canais TVCine & Series - 15º IndieLisboa 
. Art of the Real  Linconl Center NY - 2018
. 29º FIDMarseille
. Open City Documentary Festival in London, 2018
. Viennale 2018
. FilmFest Hamburg 2018
. 25º Festival Mix Brasil
. 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
. Brussels Pink Screens Film Festival 2018
. International Human Rights Documentary Film Festival Inconvenient Films - Lithuanian 2018

FICHA TÉCNICA

Atriz: Julia Katharine
direção: Gustavo Vinagre
Roteiro: Gustavo Vinagre e Julia Katharine
Produção Executiva: Rodrigo Carneiro e Gustavo Vinagre
Produção: Rodrigo Carneiro
Ano: 2018
Duração: 82 min.
Classificação: 14 anos

SOBRE O DIRETOR

Gustavo Vinagre graduou-se em Letras pela USP. É formado em roteiro pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños, Cuba.Dirigiu os filmes: Dykeland (2009), parte do longa Fucking Differente - 60º Festival Internacional de Berlim - , Filme para Poeta Cego (2012), - 42º Festival Internacional de Cinema de Rotterdam, La Llamada (2014), - prêmio de melhor curta-metragem nacional pelo júri da crítica no 42º Festival de Cinema de Gramado- , Nova Dubai (2014), - 44ºFestival Internacional de Cinema de Rotterdam - , Os cuidados que se tem com o cuidado que os outros devem ter consigo mesmos (2016), - 49º Festival de Brasília - e Filme Catástrofe (2017) - 28º Festival Internacional de Curtas de São Paulo.

Sinopse TEA FOR TWO:

Silvia é uma cineasta de meia idade em crise com sua vida. Na mesma noite em que é surpreendida pela visita da ex-esposa, que a largou há alguns anos, conhece uma outra mulher que a fascina.

Ficha técnica :
Direção e Roteiro: Julia Katharine
Elenco: Gilda Nomacce, Amanda Lyra, Julia Katharine, Carlos Eduardo Valente e Lui Seixas
Producão: Lara Lima e Laila Pas
Empresa Produtora: Lira Cinematográfica
Produção Associada: Filmes sem sapato
Ano: 2018
Duração: 25 min

Festivais:
18ª Goiânia Mostra Curtas (out/2018)
10ª Semana de Cinema (nov/2018)
26º Festival Mix Brasil (nov/2018)
6º Recifest (nov/2018)
22ª Mostra de Cinema de Tiradentes (jan/2019

H
orários de 21 a 27 de fevereiro:
(não abrimos nas segundas-feiras)

Dia 21 de fevereiro:
15h – Lembro mais dos corvos + curta: Tea for two
17h – Tito e os pássaros
19h – Lembro mais dos Corvos + Curta: Tea for Two

Dia 22 de fevereiro:
15h – Lembro mais dos corvos + curta: Tea for two
17h – Tito e os pássaros
19h – Lembro mais dos Corvos + Curta: Tea for Two

Dia 23 de fevereiro:
15h – Lembro mais dos corvos + curta: Tea for two
17h – Tito e os pássaros
19h – Lembro mais dos Corvos + Curta: Tea for Two

Dia 24 de fevereiro:
15h – Lembro mais dos corvos + curta: Tea for two
17h – Tito e os pássaros
19h – Lembro mais dos Corvos + Curta: Tea for Two

Dia 26 de fevereiro:
15h – Lembro mais dos corvos + curta: Tea for two
17h – Tito e os pássaros
19h – Lembro mais dos Corvos + Curta: Tea for Two

Dia 27 de fevereiro:
15h – Lembro mais dos corvos + curta: Tea for two
17h – Tito e os pássaros
19h – Lembro mais dos Corvos + Curta: Tea for Two


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema ou no site ingresso.com . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados,portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00. Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.
C i n e B a n c á r i o s 
Rua General Câmara, 424, Centro 
Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 
Fone: (51) 34331204 

Cine Dica: Glauber Rocha - Primeiro curso inédito de 2019


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 Glauber de Andrade Rocha, nordestino, cineasta, nasceu no dia 14 de março de 1939, portanto, estaria completando 80 anos neste 2019. Seus filmes foram tão polêmicos quanto seus escritos, e transformaram para sempre a história do cinema brasileiro. Idealizador do movimento do Cinema Novo nos anos 60, Glauber lançou uma estética que pensava o país e a América Latina sem requisitar paternalismos europeus, estadunidenses ou soviéticos.


Entre seus temas destaca a fome e o transe como pulsões criativas do povo brasileiro.. Posteriormente, ensaiou uma estética do sonho com a qual filmava desde a decadência da burguesia colonial até o apocalipse da Terra

O curso O Dragão Vive - Glauber Rocha 80 anos, ministrado por Lennon Macedo, abordará o pensamento do cineasta por meio de seus filmes e escritos. Serão apresentadas suas duas fases artístico-teóricas - a Fome e o Sonho - com ênfase nas relações estre estética e política. O legado glauberiano será analisado a partir de suas conexões com o cinema brasileiro contemporâneo.



Curso
O DRAGÃO VIVE - GLAUBER ROCHA 80 ANOS
de Lennon Macedo


Datas
09 e 10 de Março (sábado e domingo)

Horário
14h às 17h

Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)

Local
Cinemateca Capitólio Petrobras
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)


Investimento
- Pagamento p/ Cartão de crédito: R$ 95,00
- Pagamento p/ Depósito: R$ 90,00
***
Promoção: R$ 80,00
(para as primeiras 5 inscrições por depósito)


Material
Certificado de participação e Apostila

Informações
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99320-2714

INSCRIÇÕES
www.cinemacineum.blogspot.com.br

Realização
Cine UM Produtora Cultural - 10 Anos

Patrocínio
Total Poker Club

Apoio
Cinemateca Capitólio Petrobras

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Cine Dica: Em Cartaz: 'Tito e os Pássaros' - O Brasil Imperfeito

Sinopse: Tito é um menino tímido de 10 anos que vive com sua mãe. De repente, uma estranha epidemia começa a se espalhar, fazendo com que pessoas fiquem doentes quando se assustam. Tito rapidamente descobre que a cura está relacionada à pesquisa feita por seu pai ausente sobre o canto dos pássaros.  

Alemanha estava em frangalhos Após o encerramento da 1º Guerra Mundial e tudo que o seu povo via em suas ruas era um amargo pesadelo com um futuro indefinido. O expressionismo vindo da pintura, por sua vez, sintetizou em quadros as imagens de um país em puro transe, ao ponto de servir de inspiração para o nascimento do Expressionismo Alemão no cinema e comandado por cineastas autorais que tinham muito o que dizer. A união da pintura expressionista e cinematográfica novamente unem suas forças, mas desta vez aqui no Brasil, com o lançamento do longa de animação "Tito e os Pássaros".
Dirigido por Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Catoto, o filme conta a história do pequeno Tito, que vive sozinho com a sua mãe. No passado, seu pai criou um aparelho que faria com que as pessoas enfrentassem os seus medos através do canto dos pássaros, mas um acidente no percurso faz com que esse sonho não se torne em realidade. Porém, os cidadãos da cidade começam a sofrer de uma doença vinda do medo e cabe Tito e seus amigos combaterem isso.
Com uma animação feita a mão, da qual é inspirada em pinturas e no próprio cinema expressionismo alemão, “Tito e os Pássaros” possui um visual propositalmente imperfeito, pois ele representa a nossa imperfeita realidade atual do Brasil. Embora aparente ser uma história pertencente ao gênero fantástico, o filme escâncara as mazelas de um Brasil atual tomado pela violência, preconceito, mídia sensacionalista e de megacorporações a serviço de poderosos inescrupulosos. O cenário, portanto, se torna propicio para o surgimento do medo, do qual fragiliza os personagens da trama e gerando total paranoia.
Por conta disso, o filme possui muitos momentos até mesmo sombrios, mesmo sendo uma obra voltada para todas as idades. Porém, é um belo e pequeno aprendizado para os jovens atuais saberem valorizar o ambiente e as pessoas em sua volta, ao invés de sucumbirem aos meios de comunicação parciais e fake news da internet. Em tempos retrógados, dos quais assusta até mesmo os adultos, o filme é um refresco para os olhos de um público cansado ao verem tanto vandalismo vindo de um governo a serviço somente do estado e não do povo.
"Tito e os Pássaros" é uma corajosa animação brasileira, ao nos dizer que o medo é uma ideia e da qual precisa ser combatida.  
Em Cartaz: Cinebancários. Rua General Câmara, nº424, centro de Porto Alegre. Horário: 15horas.

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Cine Especial: Clube de Cinema de Porto Alegre: 'A Garota da Nevoa' - As reviravoltas de um Gênero

Sinopse: Anna Lou, uma garota de 16 anos de uma pequena aldeia nas montanhas dos Alpes italianos, desaparece de repente. Chamado para investigar o mistério, o enigmático detetive Vogel logo percebe que este caso está longe de ser simples.  

Os filmes de suspense investigativo transitam entre elementos verossímeis para situações que beiram, por vezes, ao absurdo. Pegamos, por exemplo, "Os Suspeitos"(2013), que só não foi inverossímil em seus desdobramentos porque havia um cineasta autoral como Denis Villeneuve que soube controlar as peças chaves daquela trama. "A Garota da Nevoa"(2017) segue uma cartilha semelhante, pois os desdobramentos da trama soam, por vezes, absurdos em alguns momentos, mas obtendo a nossa atenção até o seu ápice final. 
Dirigido pelo estreante Donato Carrisi (também autor do livro que deu origem ao filme), a trama conta a história de uma jovem de 16 anos que desaparece misteriosamente. É então que o detetive Vogel (Toni Servilho) entra no caso, mas tendo ambição de tornar tudo um espetáculo midiático. As pistas levam ao professor Loris Martini (Alessio Bono), mas a investigação se eleva por situações imprevisíveis.  
Embora seja a sua primeira incursão no cenário da direção, Donato Carrisi demonstra total carinho pelo cinema, mais especificamente por um cinema autoral e que gosta de brincar com as nossas expectativas. O início, aliás, possui um jogo de cenas bem criativos, ao focar uma maquete que representa os cenários dos eventos da história. Qualquer semelhança com o início da trama “Os Fantasmas se Divertem” (1987), de Tim Burton, não é mera coincidência, mas sim intencional com a sua proposta.  
Proposta, aliás, que transita por momentos interessantes, para situações que beiram a um verdadeiro déjà vu para aqueles que acompanham o gênero policial já um bom tempo. Os desdobramentos ao longo da trama se tornam constantes, ao ponto deles se estenderem ao extremo e testando a nossa paciência perante aos fatos que testemunhamos. A situação somente não piora graças ao fato de o cineasta elaborar uma linha narrativa fragmentada, da qual ela transita entre o passado e o presente e obtendo assim uma salva guarda.  
Outro fator determinante para o sucesso da obra foi a escolha mais do que correta de um bom elenco escolhido a dedo. Toni Servilho como o detetive Vogel é um caso raro dentro do gênero de não torcermos pelo protagonista, já que o seu personagem não soa em nenhum momento como meramente mocinho, mas sim como um ser inescrupuloso, porém, falho como ser humano. Contudo, prof.Loris Martini, interpretado brilhantemente por Alessio Boni, possui tantas camadas para serem descascadas do seu personagem, que ficamos sempre nos perguntando até o fim se ele é culpado ou inocente desse misterioso crime.  
É graças ao bom desempenho de um grande elenco que faz com que os desdobramentos da investigação principal da trama não se tornem tão absurdos, já que nos importamos com o destino desses personagens que transitam entre a luz e a escuridão e que desejam no fundo a sua redenção. No final das contas, os desdobramentos ao longo do percurso podem serem muitos, mas alguns deles se tornam surpreendentes, principalmente em seus minutos finais quando se é revelado a verdadeira peça desse jogo de xadrez surpreendente.   
Com a participação mais do que especial do ator Jean Reno, “A Garota da Nevoa” é uma trama que se sustenta pelo absurdo, mas que se salva nos quarenta e cinco minutos do segundo tempo.



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