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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 2 de abril de 2018

Cine Especial: Cinema Russo: Parte 4

Nos dias 07 e 08 de Abril eu estarei na Cinemateca Capitólio de Porto Alegre participando do curso Cinema Russo: Diretores, Diretoras e um pouco de História, criado pelo Cine Um e ministrado pela editora da revista cinema Teorema Ivonete Pinto e pela pesquisadora de cinema Juliana Costa. Antes disso, eu estarei por aqui postando sobre os melhores filmes daquele país, cujo alguns clássicos nos ensinam até mesmo o verdadeiro significado da palavra “socialismo”.


SOLARIS (1972)


Sinopse: Solaris é um planeta distante, que vem sendo constantemente estudado há décadas, e cujo mistério sobre seu oceano ainda não foi esclarecido, nem seus efeitos. Por falta de interesse e resultados, a solarística está morrendo; aliado a isto, os membros na estação espacial que orbita o planeta estão sendo afetados pelo oceano. Por conta disto, o psicólogo Kelvin - conhecido de um dos doutores da solarística e amigo de um dos tripulantes - é mandado para a estação para averiguar a situação. Lá, ele percebe aos poucos que Solaris é, mais que um planeta, um espelho da alma.
Refilmado em 2002 por Steven Soderbergh, Solaris é um clássico filme russo dirigido por Andrey Tarkovskiy baseado na obra do autor polonês Stanislaw Lem. Há quem considere Solaris uma resposta soviética ao americano 2001 – Uma Odisséia no Espaço. Mas Tarkovsky afirmava não ter assistido o filme dirigido por Stanley Kubrick antes de produzir sua aclamada ficção científica. Stanisław Lem quase não permitiu a adaptação de Tarkovski, pois o diretor russo inicialmente insistia em retirar do roteiro toda referência à ficção científica, o que desagradou o escritor. 
Solaris apresenta uma das histórias mais complexas, belas e trágicas. Muitos reclamam do início lento da obra, e realmente sua primeira meia hora é lentíssima, às vezes com cenas muito desconexas em relação à trama principal. Mas o filme cresce assustadoramente quando o protagonista Kelvin chega à Estação Solaris e o que se segue é quase um filme de terror com vultos passando, silêncio inquietante, um clima realmente assustador.



Stalker (1979)



Sinopse: Três viajantes do futuro atravessam uma zona proibida e encontram um lugar onde as fantasias são realizadas e a verdade é revelada.


Em 1979, ao realizar Stalker, o cineasta confirmava-se independente dentro do cinema soviético, nem padronizado, nem cumpridor de cânones. E aqui, ia mais longe. Além da adequação de cada diálogo em prol da narrativa, cada gesto, cada pequena contração dos músculos faciais carregava uma representação.
Os personagens principais dessa trama são três: Stalker (uma espécie de andarilho de caminhar titubeante), o professor e o escritor. E são os três que partem numa jornada a uma terra abandonada e proibida, a Zona. Perigosa e nascida de uma catástrofe, essa área reclama visitas por possuir uma caverna que supostamente preenche os desejos mais escondidos. 
O filme gira, então, em torno da busca da fé. Cada frase, principalmente as do personagem Stalker, e cada expressão facial vêm para requerer essa fé, seja ela dos outros personagens (o professor e o escritor), seja ela dos próprios espectadores. Mesmo que contemplativamente, o espectador parece precisar crer para o filme fazer sentido. Tarkovsky, então, ao longo da narrativa, vai colocando gradativamente essa semente de crença em nossas mentes.
E isso só tem a se exacerbar com cada enquadramento, cada música, cada fala. Enfim, cada plano, com seus corpos, objetos, paisagens, vento e neve contribuindo, indiretamente, para tecer o fio narrativo. O cinema de Tarkovsky carrega a característica primeira das coisas perfeitas: o que ali não aparece, com certeza seria excesso.

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Cine Curiosidade: Até que ponto a nossa realidade que vivenciamos deve ser retratada como uma piada?


Deixo aqui a minha opinião, que havia sido publicado hoje no jornal do Comércio, sobre a polêmica série O Mecanismo .



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sexta-feira, 30 de março de 2018

Cine Dica: Em Cartaz: ZAMA

Sinopse: No fim do século XVIII, Don Diego de Zama é um oficial da Coroa Espanhola que deseja partir para Buenos Aires. Ele junta-se a um grupo de soldados à caça de um perigoso bandido e explora terras distantes habitadas por índios selvagens.

Se há um avanço da direita em busca pelos frutos do capitalismo de hoje, há de lembrarmos que isso já vem de muito antigamente, mais especificamente em tempos em  que alguns países da América Latina não passavam de colonias e que eram sugadas por outros países. O filme brasileiro recente Joaquim, por exemplo, além de retratar uma visão mais crua do nosso personagem histórico Tiradentes, escancarava que até ele mesmo estava ali como fantoche a serviço da coroa portuguesa e que, no principio, estava consumido pelo desejo de consumo e poder. Zama retrata esse mesmo cenário, do qual é ainda mais desolador, selvagem, mas cujo o passado  não é muito diferente dos dias de hoje. 
Dirigido por Lucrecia Martel (O Pântano), a trama se passa no final século XVIII, onde conhecemos Don Diego de Zama (Daniel Gimenez Cacho), um oficial da Coroa Espanhola que não vê a hora de partir para Buenos Aires. Porém, é incumbido de  Juntar-se a um grupo de soldados à caça de um perigoso bandido e explora terras distantes habitadas por índios selvagens.  Se tem então uma cruzada da qual pode o levar a um caminho sem volta.
Assim como o nosso Tiradentes, Don Diego é inquieto no desejo de mudar de vida, ao ponto que realidade da qual se encontra se torna cada vez mais sufocante. Nem mesmo os serviços e adornos que a Espanha lhe oferece são o suficientes para fazer com que se sinta-se acomodado. Porém, diferente do nosso personagem histórico, Don Diego não terá tempo para enxergar o lado do qual poderia desejar  preservar ou até mesmo  salvar, mas sim tentando a partir dele tentar fugir antes que seja tarde demais.
Lucrecia Martel então faz uma dura crítica contra os poderosos, já que eles parecem mais vampiros com o desejo de sugar os  recursos e explorar os índios daquele tempo. Ao mesmo tempo que isso acontece, há o nascimento da vida estagnada, onde os ricos se acomodam por não haver mais nenhum desafio e acabam por então se afogando gradualmente ao longo do tempo. Don Diego tem ambições, mas talvez  elas venham a ser uma paz de espirito do qual a sua gente desconheça por completo.
É aí que, achando que o contato com a natureza irá encontrar o seu caminho, eis que ele dá de encontro com homens talvez não a serviço de poderosos, mas sim para saciar as suas próprias ambições. Eis que dessa trupe surge o personagem Vicunña Torpo, interpretado com intensidade espantosa por Matheus Nachtergaele e que não irá desistir em obter as riquezas da terra onde pisa. O seu personagem, aliás, fez me lembrar do personagem de Klaus Kinski em Aguirre, a Cólera dos Deuses e cuja ambição leva os demais personagens a um apocalipse particular devido a busca pelo poder.
Se for então para simplicar, Zama seria então um filme em que retrata exploração feroz por riquezas de um passado distante, mas sendo algo que ecoa em tempos contemporâneos, onde cada vez mais se encontra sucumbido ao poder e um consumo cego desenfreado. 

Onde assistir:  R. Gen. Câmara, 424 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS. Horários: 15h e 19h.


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quinta-feira, 29 de março de 2018

Cine Dicas: Estreias do final semana (29/03/18)



Jogador Nº 1

Sinopse: Em 2044, Wade Watts, assim como o resto da humanidade, prefere a realidade virtual do jogo OASIS ao mundo real. Quando o criador do jogo, o excêntrico James Halliday morre, os jogadores devem descobrir a chave de um quebra-cabeça diabólico para conquistar sua fortuna inestimável. Para vencer, porém, Watts tem de abandonar a existência virtual e ceder a uma vida de amor e realidade da qual sempre tentou fugir.

 

Arvores Vermelhas



Sinopse: A família Willer está entre as únicas doze, judaicas e checas, que conseguiu sobreviver ao holocausto. Alfred Miller e seu pai emigraram para o Brasil durante a Segunda Guerra Mundial quando sua cidade natal, Praga, na República Checa, foi invadida e devastada pelos nazistas. No Brasil, Alfred se casou e formou uma família, além de se consagrar como um grande arquiteto.



Château - Paris

Sinopse: No vibrante bairro africano Chateau d'Eau em Paris, Charles é o mais tranquilo de todos os malandros. Seu trabalho: encher os salões de cabeleireiro do bairro com muitos clientes. A competição é dura e seus concorrentes também querem ser o número um, e truques baratos acontecem sem parar. Conversa afiada, rimas divertidas, ternos extravagantes e segredos do coração. Bem-vindo à Chateau!


Com Amor, Simon

Sinopse: Aos 17 anos, Simon Spier aparenta levar uma vida comum, mas sofre por esconder um grande segredo: não revelou ser gay para sua família e amigos. E tudo fica mais complicado quando ele se apaixona por um dos colegas de classe, anônimo, na internet.


Deixe a Luz do Sol Entrar

Sinopse: Isabelle, uma artista parisiense, é também uma mãe divorciada à procura pelo amor verdadeiro.
  Madame

Sinopse: Anne e Bob são um casal rico que decide se mudar para Paris. Chegando lá, se apresentam à sociedade em um grande jantar. A chegada de um convidado a mais faz com que a conta dos presentes seja igual a 13 - um número maldito pelo casal. Eles decidem então arrumar a empregada da família como se fosse uma cidadã da alta sociedade parisiense para espatar a uruca - mesmo que com isso, façam com que tudo dê errado por causa da atrapalhada mulher. 


Nada a Perder – Contra Tudo. Por Todos

Sinopse: A trajetória do bispo evangélico Edir Macedo, empresário, fundador e líder espiritual da Igreja Universal do Reino de Deus e proprietário da Record TV.



Uma Dobra no Tempo

Sinopse: Meg Murry e seu irmãozinho, Charles Wallace, ficaram sem o seu pai cientista, o Sr. Murry, há cinco anos, desde que ele descobriu um novo planeta e usou o conceito conhecido como um tesseract para viajar para lá. Aliado do colega de classe de Meg, Calvin O'Keefe, e guiado pelos três misteriosos viajantes astrais conhecidos como Sra. Whatsit, Sra. Who e Mrs. Which, as crianças iniciam uma perigosa jornada para um planeta que possui todo o mal no universo.
  
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