Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
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Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Nos dias 18 e 19 de maio, eu estarei
participando do curso François Truffaut: O Homem que Amava o Cinema, criado
pelo Cena Um e ministrado pela coordenadora e curadora da Sala da Redenção da
UFRGS, Tânia Cardoso de Cardoso. Enquanto os dias da atividade não chegam, por
aqui, estarei postando um pouco sobre os principais filmes desse diretor, que
foi um dos pilares que sustentou o surgimento do movimento Nouvelle Vague.
Beijos Proibidos
Sinopse: Terceiro capítulo da série
Antoine Doinel, o alter-ego do diretor François Truffaut. Neste episódio,
Doinel (Jean-Pierre Leaud) é afastado do exército por insubordinação. Ele
arruma um emprego de vigia noturno num hotel e, depois, de investigador
particular. Enquanto isso, Antoine apaixona-se pela charmosa Sra. Fabienne Tabard
(Delphine Seyrig).
Terceira parte da saga de Antoine Doinel
onde o leva para o caminho do amadurecimento. Devido ao sucesso com o seu filme
Os Incompreendidos, François Truffaut decidiu, o que para muitos naquela época
era uma raridade: criar uma série de filmes com o mesmo personagem. Nesta
terceira parte, Antoine conhece aquela que em breve irá se casar, mas ao mesmo
tempo se mete em inúmeras situações, aliadas com bom humor e refinamento.
Infelizmente o segundo filme de Antoine Doinel (O Amor aos Vinte Anos) ou
continua inédito para o Brasil, ou nunca tive sorte de achar ele nas locadoras.
Mas, segundo minhas pesquisas pela rede, todos estrelados pelo personagem
Daniel, podem ser encontrados pela internet, que são eles: Os Incompreendidos,
O Amor aos Vinte Anos, Beijos Proibidos, Domícilio Conjugal e O Amor em Fuga.
Portanto, quem não conseguiu comprar, ou se a locadora perto de sua casa lhe
deu cano, vale então a pena seguir esse meio alternativo, pois a cine série com
Daniel, é inesquecível.
Curiosidades: Oscar 1969 (EUA). Indicado na categoria
melhor filme em língua estrangeira. Globo de Ouro 1969 (EUA). Indicado na
categoria de melhor filme estrangeiro.
Sinopse: Quando crianças, Hanna e Clarissa eram muito
amigas. Elas passavam as férias juntas em uma velha casa em uma pequena ilha. Depois
do aniversário de 09 anos de Hanna, elas perdem contato até que se reencontram
25 anos depois. Hanna casou, tem uma filha de 07 anos e é a chefe residente de
um hospital no qual a velha amiga é internada na emergência após uma overdose
de pílulas para dormir. As duas retornam a amizade e decidem passar alguns dias
na ilha como antigamente, o que acaba trazendo a tona segredos do passado.
Hoje o cinema vive de filmes que tentam se enveredar para o
termo “pé no chão” em que as tramas parecem ser obrigadas a explicar passo a
passo determinadas situações para elas soarem realmente possíveis delas
acontecerem. Há situações que dá certo, mas outras longe disso. No caso da produção
alemã Você Prometeu fica no meio termo. Quando nos é apresentado às duas
protagonistas Hanna e Clarissa, parece que já temos uma ligeira idéia do que
podemos esperar, principalmente quando todos os eventos acontecem na ilha, com direito
a momentos que lembram os típicos filmes de fantasmas como O Chamado, O Orfanato
e recentemente Mama.
Mas é então, que aos poucos o roteiro nos prega uma peça,
dizendo que tudo não passava de um jogo de fumaça e espelhos, que acaba
desencadeando revelações imprevisíveis sobre ambas protagonistas e que tudo o
que a gente imaginava sobre elas é jogada para escanteio. O que temos aqui é um
filme que de uma hora para outra mudou de gênero instantaneamente, mas se por
um lado isso foi arriscado, por outro soube explorar muito bem os atos e conseqüências
das crianças em si, que por vezes são muito inconsequentes que não mede os
seus atos e que acaba por gerar conseqüências futuramente.
Com um visual onírico e momentos de suspense que funcionam
na hora certa, Você Prometeu funciona como espécie de filme que tenta renovar
os gêneros de horror e suspense em alguns momentos, mas que não quer dizer que
uma salada de inúmeros sabores se tenha então um sabor correto, mas nunca custa
em tentar se renovar.
NOTA: O filme terá nova
sessão dia 14/05 as 17horas no Cine Santander Cultural.
Um dos
filmes mais polêmicos da historia do cinema, será exibido hoje à noite no
Cinebancários, as 21h15, com a presença do próprio cineasta Ruggero Deodato. Quem
puder ir, será uma sessão inesquecível, mas prepare o seu estomago.
Nos dias 18 e 19 de
maio, eu estarei participando do curso François Truffaut: O Homem que Amava o
Cinema, criado pelo Cena Um e ministrado pela coordenadora e curadora da Sala
da Redenção da UFRGS, Tânia Cardoso de Cardoso. Enquanto os dias da atividade
não chegam, por aqui, estarei postando um pouco sobre os principais filmes
desse diretor, que foi um dos pilares que sustentou o surgimento do movimento
Nouvelle Vague.
Fahrenheit 451
Sinopse: Guy Montag
(Oskar Werner) é um bombeiro que vive numa solitária e isolada sociedade, em
que os livros são proibidos pelo Governo. É seu dever queimar todo livro que
tenha sido visto pelas autoridades ou denunciados pelos informantes. Montag
acaba se envolvendo com Clarisse (Julie Christie), uma apaixonada pela
literatura, o que o leva a ler livros de forma clandestina. É através deste
relacionamento que Montag passa a questionar os motivos que justificam a
determinação do governo de queimar toda e qualquer obra literária.
Embora lançado em
1966, o filme continua mais atual do que nunca: baseado na obra de mesmo nome
do escritor norte-americano Ray Bradbury, o filme é considerado por muito
cinéfilos o melhor do gênero da ficção científica de todos os tempos. Trama
toca em um assunto espinhoso, que é a censura contra a cultura, mais
precisamente contra os livros, onde em um futuro todos eles são pegos e
queimados.
A trama é uma critica
forte contra os meios de comunicação como a televisão, por exemplo, que
emburrece cada vez mais e mais a civilização. Na historia, acompanhamos
personagens que vivem meio que zumbis, numa sociedade controlada a cada 24 horas,
mas que pouco se importam com isso. François Truffaut disse numa determinada
época, que não ficou muito satisfeito com o resultado final desse filme, sendo
que esse foi o primeiro e ultimo filme dele em língua inglesa. Segundo as suas
próprias palavras, ele gostava bem mais na versão dublada em francês, o que não
deixa de ter certa lógica, já que o diretor fez praticamente todos os seus
filmes na frança, e a linguagem exercida na trama, soaria bem melhor mesmo em
seu país de origem.
Criticas a parte, não
importa qual língua o filme esteja, sendo que à mensagem que passa funciona até
hoje, principalmente com seu final cheio de esperança, onde prova que não
importa qual poder existe ou existira que queira nos dominar, ele jamais irá
nos tirar o nosso conhecimento, enquanto nos estivermos firmes com os nossos
desejos pelo saber.
Sinopse: Após escapar
do ritual realizado por um culto, que desejava que ela desse a luz a um filho
demoníaco, a jovem Nell Sweetzer (Ashley Bell) é encontrada suja e
completamente aterrorizada na floresta. Apesar de ser examinada por uma equipe
médica, Nell não se lembra bem do que lhe aconteceu. Ela decide se mudar para a
pequena cidade de Davreaux, onde tenta recomeçar a vida. Entretanto, não demora
muito para que o demônio volte a atormentá-la, desta vez com novos planos.
Amor Profundo
Sinopse: Na década de
1950, Hester Collyer (Rachel Weisz) é a jovem esposa de um importante juiz do
Estado, Sir William Collyer (Simon Russell Beale). Envolvida em um casamento
afetuoso, mas sem contato sexual, Hester inicia uma relação fulgurosa com um
piloto aéreo (Tom Hiddleston) perturbado por suas experiências durante a guerra.
Quando a relação entre os dois é descoberta, Hester decide cometer suicídio.
Mas quando os planos falham, ela começa a questionar as escolhas que fez em sua
vida.
BEIJE-ME OUTRA VEZ
Sinopse: Carlo
(Stefano Accorsi), Giulia (Vittoria Puccini) e seus amigos se reencontram após
dez anos. A ocasião fortalece seus laços afetivos, desvenda novos
relacionamentos e reacende antigas paixões.
Cores
Sinopse:Na cidade de
São Paulo, três jovens vivem histórias de amor e tristeza na metrópole: Luiz
passa o dia entre pequenos empregos que ele consegue com sua moto e o trabalho
em uma drogaria; sua namorada, Luara, mora em frente ao aeroporto e ganha a
vida em uma loja de peixes ornamentais, enquanto sonha em viajar ao exterior, e
Luca é um tatuador que mora com sua avó.
Depois de Maio
Sinopse:Região de
Paris, início da década de 1970. Gilles é um jovem estudante imerso na
atmosfera criativa e política da época. Como os seus colegas, ele está dividido
entre o investimento radical na luta política e a realização de desejos
pessoais. Entre descobertas amorosas e artísticas, sua busca o leva à Itália e
ao Reino Unido, onde ele deverá tomar decisões essenciais ao resto de sua vida.
O Que Se Move
Sinopse:Três famílias
distintas estão tendo que lidar com a chegada - ou perda - de um filho, fato
que causa uma mudança muito significante em suas rotinas. Cada núcleo irá lidar
com as dores e alegrias à sua própria maneira, mas o amor sempre irá falar mais
alto através da figura da mãe, mesmo que isso se expresse nas pequenas coisas
do dia-a-dia.
Paulo Moura - Alma
Brasileira
Sinopse: Documentário
sobre o compositor, clarinetista e saxofonista Paulo Moura, baseado em mais de
40 anos de registros filmados e escritos. Este documentário apresenta 25
músicas do repertório do artista, enquanto o próprio Paulo Moura dá mais
detalhes sobre sua trajetória pessoal e no cenário musical brasileiro.
Qual é o nome do
bebê?
Sinopse: Vincent
(Patrick Bruel) é um quarentão às vésperas de ser pai pela primeira vez.
Durante um jantar na casa de sua irmã e seu cunhado, Elisabeth (Valérie
Benguigui) e Pierre (Charles Berling), ele encontra Claude (Guillaume de
Tonquedec), uma amiga de infância. Enquanto espera por Anna (Judith El Zein),
sua jovem esposa que está sempre atrasada, os outros naturalmente fazem
perguntas sobre sua futura paternidade. Mas, quando Vicent é questionado se já
escolheu o nome do bebê, sua resposta mergulha num caos familiar.
Reality - A Grande
Ilusão
Sinopse: Luciano
(Aniello Arena) é o dono de uma peixaria que faz vários bicos para manter sua
família. Um dia, sua família passeia em um shopping center e descobre que lá
estão fazendo testes para o Grande Fratello, a versão italiana do programa de
TV Big Brother. Chamado via celular, Luciano vai ao local fazer um teste. Os
produtores gostam dele e o chamam para um segundo teste. Empolgado com a chance
de enfim melhorar de vida, Luciano dá como certo que estará na próxima seleção
do programa. Só que o tempo passa e, sem nenhum comunicado da emissora de TV,
ele fica cada vez mais paranóico.
Uma Ladra Sem Limites
Sinopse:Sandy Patterson
(Jason Bateman) é um paizão, trabalhador e anda louco por uma promoção para
melhorar a saúde financeira da família que vai crescer ainda mais, já que sua
esposa (Amanda Peet) está grávida. Quando ele estava prestes a dar um salto
profissional significativo, descobre que seu nome está sendo usado
indevidamente por alguém em outro estado. Com a polícia de mãos atadas para
resolver o seu caso, ele resolve viajar para convencer a pilantra (Melissa
McCarthy) a se entregar. Só que a missão fica ainda mais complicada na medida
que outras pessoas, entre eles um caçador de recompensas, também querem a
cabeça dela.
Nos dias 18 e 19 de maio, eu estarei participando do
curso François Truffaut: O Homem que Amava o Cinema, criado pelo Cena Um e
ministrado pela coordenadora e curadora da Sala da Redenção da UFRGS, Tânia
Cardoso de Cardoso. Enquanto os dias da atividade não chegam, por aqui, estarei
postando um pouco sobre os principais filmes desse diretor, que foi um dos
pilares que sustentou o surgimento do movimento Nouvelle Vague.
ENTREVISTA: ALFRED HITCHCOCK E
FRANÇOIS TRUFFAUT (1962)
François Truffaut e outros críticos da
frança, que acabaram se tornado grandes cineastas (e criando o tão famoso
movimento Nouvelle Vague), já enxergavam em Hitchcock um cineasta autoral, com
sua própria visão pessoal de se criar filmes, coisa que os críticos americanos
daquele período não enxergavam da mesma forma, mas que aos poucos, realmente se
deram conta que os franceses tinham razão. Pode se dizer que Hitchcock foi um
dos primeiros diretores autorais da historia do cinema a ser reconhecido dessa
forma e Truffaut via nele um grande mestre a ser estudado e inspirado.
Truffaut sempre dizia – “Kane era um
filme que mais tinha inspirado novos cineastas, mas as gerações que sofreram
essa influencia estão acabando, e para as novas gerações as suas inovações já
são moeda corrente”, completou. Não sei bem mais ou menos quando o cineasta
disse essas palavras, mas com certeza já foi por volta dos anos 60 e isso se
fortaleceu, na famosa entrevista que Truffaut fez com o seu ídolo em 1962, onde
ambos conversaram bastante sobre as obras do cineasta, como Janela Indiscreta,
Interlúdio e claro, Um Corpo que Cai.
Alias esse filme de 1958, fortalece o
que eu sempre prego por aqui, que o tempo que irá fazer justiça, com relação
aos filmes que foram injustamente ignorados no passado, mas que acabam de uma
forma merecida, reconhecidos gradualmente ao longo dos anos. A vitoria de Um
Corpo que Cai na nova lista dos melhores de todos os tempos, com certeza fará
com que a nova geração de críticos se volte para uma analise mais aprofundada,
da vasta e impecável filmografia desse cineasta inglês. Não me surpreendia, se
outros filmes dele, começassem a subir cada vez mais ao pódio, pois Janela
Indiscreta, por exemplo, não é somente um filme que previa o fim da privacidade
que nos vivemos atualmente, mas também uma homenagem que o Hitchcock fez ao
próprio cinema. Vemos James Stewart, não só investigando um possível
assassinato na janela vizinha, como também a vida de cada um dos que moram nos
apartamentos, como se cada janela representasse uma pequena tela de cinema e
que passava então nela uma pequena historia.
Não era somente um filme com uma visão
pessoal de se fazer cinema, era também uma homenagem ao próprio cinema. François
Truffaut viu isso tudo e muito mais na obra do diretor e, portanto não poderia
fazer essas postagens do cineasta Francês, sem deixar de citar o seu maior ídolo
e que serviu de inspiração na sua carreira.
Para saber mais sobre a famosa entrevista de ambos os cineasta, cliqueaqui, onde num video do youtube em 13 partes, podemos ouvir o bate papo da dupla.