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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 27 de julho de 2009

Cine Clássicos: Aconteceu Naquela Noite

Com certeza a mais bem sucedida comédia romântica de todos os tempos.
Sinopse: Peter Warren (Clark Gable), um jornalista desempregado, encontra Ellie (Claudette Colbert), a filha de um milionário que fugiu do iate de Alexander Andrews (Walter Connolly), seu pai, pois este não aprova quem ela escolheu como marido. Peter vê a oportunidade de obter uma boa matéria, mas vários fatos criam uma forte aproximação entre eles.
Considerada por muitos a primeira grande comédia romântica da historia do cinema, foi também o primeiro filme da historia a levar as cinco principais estatuetas do Oscar, filme, diretor, roteiro, ator e atriz. Repleto de cenas memoráveis, o filme não envelheceu nem um pouco nos dias de hoje é a mais pura diversão para a toda a família e para casais apaixonados. Gable, como o cínico jornalista e Colbert, como a garota mimada estão otimos em cada cena do filme.
Curiosidades: Em 1996 o Oscar ganho por Clark Gable por sua atuação em Aconteceu Naquela Noite foi posto à venda em um leilão. O diretor Steven Spielberg, de forma anônima, comprou o Oscar e o entregou à Academia de Ciências Cinematográficas, para evitar que a estatueta fosse usada em caráter comercial.
O ator Clark Gable possuía na época das filmagens um contrato com a MGM, que resolveu cedê-lo à Columbia como forma de castigo pelos suas constantes e irritadiças recusas aos roteiros apresentados pela própria MGM.

sábado, 25 de julho de 2009

Cine Dicas: Em cartaz: Inimigos Publicos

Em meio a superproduções da temporada, Michael Mann cria uma pequena perola do cinema a ser reconhecida.

Sinopse:
Depois de cometer um pequeno crime nos anos 20, John Dillinger (Johnny Depp) é preso e passa nove anos em um presídio de Indiana. O tempo é o suficiente para que ele conheça alguns dos principais ladrões de bancos da região. Logo que sai da prisão, Dillinger arma um plano de fuga para seus amigos. Em pouco tempo, o grupo comete grandes assaltos e John fica conhecido como uma espécie de Robin Hood americano, já que ele só rouba bancos, que são considerados pela população os responsáveis pela grande depressão de 29.Tornando-se cada vez mais conhecidos pelos seus crimes, principalmente na região de Chicago, Dillinger e sua gangue passam a ser considerados Inimigos Públicos, e a prisão deles torna-se prioridade. Famoso por ter matado um grande bandido, o agente Melvin Purvis (Christian Bale) é designado como o responsável na cidade pela agência de investigações, comandada por J. Edgar Hoover, com a missão de pôr fim às ações de John. Sabendo que não será fácil capturar o bandido, ele toma como pessoal esta busca.

Desde Fogo contra Fogo, Michael Mann gosta de colocar grandes duelos na tela, de preferência duelos cujo o assunto são a lei em busca de justiça, contudo nunca esconde o lado carismático da vida bandida. John Dilinger passa carisma a todo momento e portanto não desejamos que ele seja preso tão cedo, mesmo que as ações de Melvin Purvis sejam validas e corretas, afinal ele está do lado dos mocinhos. Com isso Mann cria um equilíbrio dos dois lados, fazendo o espectador não saber para quem torcer mas como sabemos que o crime não compensa já imaginamos o resultado final. Christian Bale convence como o policial bom moço que faz de tudo para caçar o seu alvo mas é Johnny Depp a alma do filme a todo momento. Todos os elementos que fizeram a carreira do ator estão lá, excentricidade, seriedade e carisma mas sempre diferenciando a cada personagem que faz. Não posso esquecer do ótimo desempenho de Marion Cotillard (Piaf) que aqui faz a namorada fiel do bandido e assim como no papel da cantora francesa que lhe valeu o Oscar, aqui ela demonstra um ótimo desempenho em cenas ótimas e angustiantes.
Com ótimas interpretações do começo ao fim e ótimos tiroteios que não devem nada a outros filmes do gênero como Os Intocáveis, o filme ainda traz um espetáculo de edição de arte e fotografia que reconstitui muito bem os anos 20, isso sem falar da bela trilha sonora casada muito bem com a triste musica Bye Bye Blackbird, ouvida pela ultima vez no filme de King Kong em 2005.Como se já não bastasse tudo isso Michael Mann ainda traz de bandeja uma bela homenagem ao Filme “Vencido pela Lei” já no Clímax da trama onde Jonh Dilinger vai ao cinema e assiste a esse filme protagonizado pelo o inesquecível Clark Gable. Uma obra prima homenageando a outra, Michael Mann é o cara.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Cine Animação: Wallace e Gromit - A Batalha dos Vegetais.

Filme sequencia de curtas de animação, conquistou a critica até a mais exigente em 2005.
Sinopse: Wallace (Peter Sallis) e seu leal cão, Gromit, têm a missão de descobrir qual o mistério por trás dos jardins do vilarejo onde vivem. E precisam ser rápidos, já que este ameaça a competição anual do maior vegetal, organizada pela Sra. Tottington (Helena Bonham Carter).

Estrelas de uma série de curtas-metragens premiados (incluindo dois Oscars), Wallace e Gromit são as criações mais amadas e definitivas do estúdio britânico Aardman e de seu mestre Nick Park, que estavam devendo um longa-metragem da dupla e o merecido reconhecimento que ele pode trazer. A Aardman trabalha exclusivamente com animação Stop-Motion, uma árdua tarefa que não pode fazer frente à agilidade dos desenhos 3D de hoje em dia, mas possuem o charme artesanal da massinha e cativam instantaneamente crianças e adultos.
Curiosidades: Devido a árdua tarefa do stop motiun (animação quadro a quadro) Wallace e Gromit: A Batalha dos Vegetais levou cerca de cinco anos para ser feito.
A reunião de moradores na igreja é igual à - e satiriza - a reunião de banhistas no filme Tubarão. Posteriormente, o coelhosomem avançando debaixo da terra para o festival, e então correndo atrás da abobrinha gigante de Gromit, são paródias dos ataques à praia e das cenas de caça aos barris.

Cine Curiosidades: Bravo relança 100 filmes essenciais pela terceira vez.

Lista de melhores disso ou aquilo sempre rendera certas polemicas com muitas pessoas não concordando. Com relação a seleção de filmes isso não é diferente. Em 2007 por exemplo a American Film Institute lançou a lista dos 100 melhores filmes americanos de todos os tempos que desde ja causa polemicas como por exemplo colocarem Ben Hur em ultimo lugar da lista.
No caso da revista Bravo eles lançaram uma lista que reune os 100 melhores de todos os tempos não necessariamente filmes americanos, portanto estão lá filmes como Sete Samurais, Persona, Cidade de Deus, Acossado e dentre outros filmes estrangeiros que conquistaram a critica e publico ao longo dos anos. A lista fez tanto sucesso que o encadernado está sendo lançado agora pela terceira vez.
Mesmo sendo uma lista divercificada se comparada a outras, novamente Cidadão Kane se encontra em primeiro lugar, logo atraz Poderoso Chefão logicamente.
É uma lista interessante e o livro acompanha materias com relação a cada filme.
Fica o critério do leitor e cinefilo concordar ou não. Confiram a lista

01. Cidadão Kane (1941), de Orson Welles
02. O Poderoso Chefão (1972), de Francis Ford Coppola
03. Sindicato de Ladrões (1954), de Elia Kazan
04. Um Corpo de Cai (1958), Alfred Hitchcock
05. Casablanca (1942), de Michael Curtiz
06. Oito e Meio (1963), de Federico Fellini
07. Lawrence da Arábia (1965), de David Lean
08. A Regra do Jogo (1939), de Jean Renoir
09. O Encouraçado Potemkin (1925), de Sergei Eisenstein
10. Rastros de Ódio (1956), de John Ford
11. Cantando na Chuva (1956), de Gene Kelly e Stanley Donen
12. Crepúsculo dos Deuses (1950), de Billy Wilder
13. Persona (1966), de Ingmar Bergman
14. O Mensageiro do Diabo (1955), de Charles Laughton
15. 2001 – Uma Odisséia no Espaço (1968), de Stanley Kubrick
16. Os Sete Samurais (1954), de Akira Kurosawa
17. O Leopardo (1963), de Luchino Visconti
18. Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese
19. Era uma Vez em Tóquio (1953), de Yasujiro Ozu
20. Fitzcarraldo (1982), de Werner Herzog
21. Acossado (1959), de Jean-Luc Godard
22. Jules e Jim (1962), de François Truffaut
23. O Conformista (1970), de Bernardo Bertolucci
24. Em Busca do Ouro (1925), de Charles Chaplin
25. Metrópolis (1926), de Fritz Lang
26. O Sétimo Selo (1956), de Ingmar Bergman
27. A Aventura (1960), de Michelangelo Antonioni
28. Amarcord (1973), de Federico Fellini
29. Viridiana (1961), de Luis Buñuel
30. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977), de Woody Allen
31. O Nascimento de uma Nação (1915), de D. W. Griffith
32. Apocalypse Now (1979), de Francis Ford Coppola
33. Era uma Vez no Oeste (1968), de Sérgio Leone
34. Assim Caminha a Humanidade (1956), de George Stevens
35. Psicose (1960), de Alfred Hitchcock
36. O Martírio de Joana D’Arc (1928)
37. Touro Indomável (1980), de Martin Scorsese
38. Olympia (1938), de Leni Riefenstahl
39. O Falcão Maltês (1941), de John Huston
40. Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha
41. Dr. Fantástico (1964), de Stanley Kubrick
42. Roma, Cidade Aberta (1945), de Roberto Rossellini
43. A Doce Vida (1960), de Federico Fellini
44. Chinatown (1974), de Roman Polansk
i45. A Felicidade Não se Compra (1946), de Frank Capra
46. ...E o Vento Levou (1939), de Victor Fleming
47. Tempos Modernos (1936), de Charles Chaplin
48. A Um Passo da Eternidade (1953), de Fred Zinnermann
49. O Sacrifício (1986), de Andrei Tartovski
50. Laranja Mecânica (1971), de Stanley Kubrick
51. O General (1927), de Buster Keaton
52. O Homem Elefante (1980), de David Lynch
53. O Mágico de Oz (1939), de Victor Fleming
54. Querelle (1982), de Rainer Werner Fassbinde
r55. A Primeira Noite de um Homem (1967), de Mike Nichols
56. Morte em Veneza (1971), de Luchino Visconti
57. A Última Sessão de Cinema (1971), de Peter Bogdanovich
58. Os Bons Companheiros (1990), de Martin Scorsese
59. Blade Runner – O Caçador de Andróides (1982), de Ridley Scott
60. A Malvada (1950), de Joseph L. Mankiewicz
61. Nosferatu (1922), de Friedrich W. Murnau
62. O Último Tango em Paris (1972), de Bernardo Bertolucci
63. Ladrões de Bicicleta (1948), de Vittorio de Sica
64. Asas do Desejo (1987), de Wim Wenders
65. Pulp Fiction – Tempo de Violência (1994), de Quentin Tarantino
66. Repulsa ao Sexo (1965), de Roman Polanski
67. Crimes e Pecados (1989), de Woody Allen
68. Uma Rua Chamada Pecado (1951), de Elia Kazan
69. Butch Cassidy e Sundance Kid (1969), de George Roy Hill
70. Os Imperdoáveis (1992), de Clint Eastwood
71. Patton – Rebelde ou Herói? (1969), de Franklin J. Schaffner
72. Tudo Sobre Minha Mãe (1999), de Pedro Almodóvar
73. Um Lugar ao Sol (1951), de George Stevens
74. Um Estranho no Ninho (1975), de Milos Forman
75. Amor à Flor da Pele (2000), de Wong Kar-Wa
i76. Hiroshima, Meu Amor (1959), de Alain Resnais
77. Kaos (1984), de Irmaõs Taviani
78. Brazil, O Filme (1985), de Terry Gilliam
79. Quanto Mais Quente Melhor (1956), de Billy Wilder
80. Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles
81. Os Homens Preferem as Loiras (1953), de Howard Hanks
82. Um Cão Andaluz (1928), Luis Buñuel
83. Los Angeles – Cidade Proibida (1997), de Curtis Hanson
84. Pixote – A Lei do Mais Fraco (1981), de Hector Babenco
85. Ben-Hur (1959), de William Wyler
86. Fantasia (1940), de Walt Disney
87. Sem Destino (1969), de Dennis Hopper e Peter Fonda
88. Dogville (2003), de Lars Von Trier
89. O Império dos Sentidos (1976), de Nagisa Oshima
90. Um Convidado Bem Trapalhão (1968), de Blake Edwards
91. A Lista de Schindler (1993), de Steven Spielberg
92. Guerra nas Estrelas (1977), de George Lucas
93. O Pântano (2000), de Lucrecia Martel
94. Cabaré (1972), de Bob Fosse
95. Operação França (1971), de William Friedkin
96. King Kong (1933), de Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack
97. As Invasões Bárbaras (2003), de Denys Arcand
98. Fargo (1996), de Joel e Ethan Cohen
99. M.A.S.H. (1970), de Robert Altman
100. Lavoura Arcaica (2001), de Luiz Fernando Carvalho

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Cine Dicas: Lançamentos em DVD

O mês está próximo do fim e quando se achava que não tinha mais novidade para vir eis que surge mais. Talves tenha sido o mês com mais lançamentos em DVD, contudo somente divulgo os melhores (que eu acho) aqui. Portanto solto mais duas pedidas.
Sexta Feira 13
Depois de inúmeras sequências descartáveis, Jason volta do zero e renovável.
Sinopse: Bem-vindos a Crystal Lake, numa arrepiante versão do clássico filme de horror. Ao procurar sua irmã desaparecida, Clay Miller (Jared Padalecki) vai para as misteriosas florestas da lendária Crystal Lake, onde ele encontra os restos apodrecidos das velhas cabanas, atrás de árvores cobertas de musgo. E isso não é a única coisa à espreita... Contra os avisos da polícia e dos moradores, Clay segue as poucas pistas que tem de sua irmã Whitney (Amanda Righetti), com a ajuda de Jenna (Danielle Panabaker), uma jovem que ele conhece em um grupo de universitários que estão prontos para um fim de semana de aventuras. Mas eles vão descobrir muito mais do que imaginavam. Mal sabem eles que entraram nos domínios de um dos mais aterrorizantes espectros da história do cinema americano - o infame assassino que assombra Crystal Lake, armado com um afiado facão... Jason Voorhees.

Marcus Nispel que havia feito um bom trabalho na refilmagem do Massacre da Serra eletrica, aqui coloca uma borracha em todos os filmes sequencias de Jason e e faz a trama voltar as origens ingnorando por completo tudo o que ja rolou recentemente com o personagem.
O legal que as antigas idéias dos dois primeiros filmes retornam, grupo de adolescentes, sexo e muito sangue a jorrar. Nada mau para uma série de terror do cinema já considerada morta.
Curiosidades: É o 1º filme da franquia lançado em conjunto pela New Line Cinema e a Paramount Pictures. A série foi comprada pela Paramount logo após o lançamento de Sexta-Feira 13 (1980), mas o estúdio vendeu os direitos dos personagens Jason Voorhess e Pamela Voorhess, o nome Cystal Lake e a marca Friday the 13th à New Line Cinema após o fraco desempenho comercial de Sexta-Feira 13 - Parte VIII: Jason Ataca em Nova York (1989). Apesar disto a fotografia dos oito primeiros filmes da série e os direitos de uma refilmagem permaneceram com a Paramount.
O personagem xerife Bracke é uma homenagem ao autor Peter Bracke, que escreveu o livro "Crystal Lake Memories: The Complete History of Friday the 13th".
CHE
Steven Soderbergh realiza o sonho de muitos ao retratar os anos que fariam esse
guerrilheiro um icone
Sinopse: 26 de novembro de 1956. Fidel Castro (Demián Bichir) viaja do México para Cuba com oito rebeldes, entre eles Ernesto "Che" Guevara (Benicio Del Toro) e seu irmão Raul (Rodrigo Santoro). Guevara era um médico argentino, que tinha por objetivo ajudar Castro a derrubar o governo de Fulgêncio Batista. Ao chegar ele logo se integra à guerrilha, participando da luta armada mas também cuidando dos doentes. Aos poucos ele ganha o respeito de seus companheiros, torna-se um dos líderes da revolução que está por vir.

Mostrando competencia do inicio ao fim na direção, Steven Soderbergh foi feliz na escolha do ator para fazer Che Guevara, ninguem menos que Beniciodeltoro que já havia trabalhado antes com o diretor em Traffic. Aqui Benicio reencarna Che de tal forma que por um momento pensamos que Che voltou a vida. Direção de arte e fotografia de reconstituição de epoca impecaveis. Contudo o melhor estar por vir quando estrear a segunda parte da trama, O Guerrilheiro.
Curiosidades: Ganhou 2 prêmios no Goya, nas categorias de Melhor Ator (Benicio Del Toro) e Melhor Direção de Arte. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora e Melhor Direção de Produção. - Ganhou o prêmio de Melhor Ator (Benicio Del Toro), no Festival de Cannes.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Cine Dicas: Em Cartaz: Tony Manero

Filme candidato ao Oscar de filme estrangeiro estreia hoje nas salas Gauchas.

Sinopse: Santiago, Chile, 1978.

Raúl Peralta (Alfredo Castro) é fascinado pelo personagem Tony Manero, interpretado por John Travolta no filme "Os Embalos de Sábado à Noite". Decidido a vencer um concurso televisivo de imitadores, ele passa o dia treinando. Só que sua obsessão o leva também a revelar seu lado psicopata, em meio a um Chile controlado pela Ditadura de Angusto Pinochet nos anos de 1970.

Dirigido por Pablo Larrain, novo representante de cineastas latino americanos, o filme com coprodução do Brasil e do Chile, vem colecionando diversos prêmios desde que estreou na prestigiada Quinzena dos realizadores do Festival de Cannes, em maio de 2008. Depos, passou pelos festivais de Santiago, Havana, Holanda e Polônia e foi candidato ao Oscar de filme estrangeio.

Cine Curiosidades: Novidades nas CInematecas

As cinematecas são uma grande pedida para as pessoas que não procuram filmes do momento mas sim filmes alternativos, indepedentes que acabam ganhando circuito restrito mas são sempre bem vindos nessas salas. E a caso também que mesmo certos filmes já nas locadoras sempre de volta e meia é exibido tal filme nestas salas para atrair o publico fã e fazer uns debates. Com isso algumas exibições das cinematecas que foram anunciados hoje me chamaram a atenção confiram:
Ciclo de filmes dedicados a Frank Miller
Dois filmes de Frank Miller estarão em cartaz apartir desta terça feira na sala Norberto Lubisco da Cinemateca Paulo Amorim (Andradas 736, Porto Alergre). O ciclo reúne os filmes The Spirit e Sin City-A Cidade do Pecado, ambos assinados pelo diretor.

Icone dos quadrinhos adultos, o norte americano Frank Miller é reconhecido pelo traço refinado e pelo visual arrojado de suas histórias, além das experimentações em branco e preto e do caráter atormentado que dá aos seus personagens.
Sin City: A Cidade do Pecado é baseado em três volumes da série de historias em quadrinhos criada por Miller. Ele própio assinou o roteiro e aparece como codiretor, junto com Rodriguez e Quentin Tarantino. Em 2008, Miller também dirigiu The Spirit, baseado no famoso personagem de Will Eisner, ninguém menos que um ex policial que retorna do mundo dos mortos para combater o crime.