Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 69 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Cine Dica: Sessão Plataforma apresenta filme romeno sobre futebol

Nesta terça-feira, 10 de junho, às 20h30, a Sessão Plataforma exibe na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) o filme O Segundo Jogo (Al doilea joc) de Corneliu Porumboiu, um dos mais importantes e premiados diretores romenos da atualidade.



Em seu quarto longa-metragem, Porumboiu senta-se com seu pai para assistir uma gravação em VHS de uma partida de futebol entre Dinamo e Steaua, na qual o pai foi árbitro. O jogo, um clássico do campeonato romeno entre as duas principais equipes do país, se passa em 1988, um ano antes da revolução que derrubou o regime de Ceaușescu. Em seu irreverente e instigante dispositivo, Porumboiu parece se apoiar em um material banal e raso, enquanto na verdade propõe um olhar bastante particular para sua história e de seu país. A neve que castiga o campo e quase impossibilita o jogo, é poesia para Porumboiu, como ele mesmo diz, e ironiza a conturbada situação da Romênia na época. A transmissão da partida, então veículada pela televisão nacional, parece arcaica em comparação aos modelos contemporâneos com super slow em HD, edição mirabolante e movimentos de câmera que deixariam Christopher Nolan com inveja. "Tu não acha que isso parece com um dos meus filmes? É lento e não acontece nada!" pergunta Porumboiu ao seu pai. O realizador vai lançando diferentes níveis de texto, entrelaçados, onde pontua a disputa extra-campo das duas equipes na partida, uma delas preferida de Ceaușescu e a outra aliada ao exército, que um ano depois tiraria o ditador do poder.

Depois de realizar três premiadíssimos longas metragens, entre eles, "A Leste de Bucareste" (Caméra d'Or - Cannes 2006) e "Polícia, Adjetivo" (Prêmio do Júri e FIPRESCI da Un Certain Regard - Cannes 2009), Porumboiu, mais do que nunca, parece se divertir fazendo seu cinema.

SERVIÇO:

Terça feira, 10 de junho, 20h30

* O SEGUNDO JOGO, dir: Corneliu Porumboiu, 97min, ROM, 2014.

Principais exibições anteriores:
- 64th Berlin International FIlm Festival - Forum.
- 38th Hong Kong International Film Festival - Documentary Competition.
- 16th BAFICI - Filme de Encerramento.
- Art of The Real (Film Society of Lincoln Center) - Filme de Abertura.

Sessão Plataforma.
Realização: Tokyo Filmes, Livre Associação, Coordenação de Cinema e Video da Secretaria de Cultura de Porto Alegre.
Apoio: Cervejaria Seasons

Ingresso: R$ 03,00
Projeção: Bluray - legendas em português.
Reprise - Sábado, 14 de junho, 18h00.

Sessão Plataforma é uma sessão de cinema, realizada mensalmente desde agosto de 2013 na cidade de Porto Alegre (RS), que exibe filmes recentes, de qualquer nacionalidade, duração e bitola.


  Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Nenhum comentário: