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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Cine Dica: SescTV lança “Amazônias, um manifesto”, documentário que convida a enxergar a Amazônia sob uma nova perspectiva

 Filme registra a construção de espetáculo com 40 jovens das periferias de São Paulo, debatendo realidades amazônicas, questões climáticas, políticas e culturais 

Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=a3GB33AG5RU  


São Paulo, novembro de 2023 – No dia 12 de dezembro, estreia no SescTV, às 20h, o documentário Amazônias, um manifesto, uma produção original do canal, com direção de Helena Bagnoli. O filme retrata o processo artístico-pedagógico do espetáculo amazonias - ver a mata que te vê [um manifesto poético], conduzido pela diretora Maria Thais e interpretado por 40 jovens – com idade entre 16 e 21 anos – em sua maioria moradores das periferias de São Paulo, para debater as realidades amazônicas, as questões climáticas, políticas e culturais. A partir do mesmo dia, a produção também estará disponível sob demanda pelo sesctv.org.br/amazonias. 

No documentário, o espectador conhecerá o processo criativo e formativo dos participantes da peça, que se envolvem com as diferentes etapas do fazer teatral – do trabalho com o corpo e com a voz, à dramaturgia, até o universo visual, figurinos e cenários. Tudo acontece enquanto estes jovens entrelaçam suas experiências pessoais com as inúmeras “amazônias” ao seu redor, descobrindo em seus próprios cotidianos urbanos a relação entre a pulsante produção das periferias das grandes cidades com as tradições ribeirinhas, quilombolas e dos povos originários. 

Segundo Helena Bagnoli, cada um dos integrantes do elenco foi ouvido sobre suas impressões e atravessamentos, permitindo ao longo do espetáculo, refazer os caminhos percorridos por eles. A narrativa do documentário apresenta imagens que revelam a construção do percurso: aspectos das várias oficinas formativas, as escaladas individuais, os olhares diversos dos profissionais envolvidos, a estreia e a peça em si. “O resultado é uma discussão que alcança um potencial universal, seja pela pauta urgente sobre a Amazônia, seja sobre a certeza de que investimentos em formação de pessoas geram resultados rápidos e um importante capital social”, explica a diretora. 

“Quatro dos participantes foram visitados em suas casas, em pontos diversos da cidade, para captá-los no seu cotidiano, com suas famílias. Uma dessas visitas foi na Aldeia Indígena do Jaraguá, de onde vinham três dos integrantes de origem guarani”, completa.  

Foram entrevistados também alguns dos participantes do projeto, entre eles, a diretora Maria Thaís, que detalha como se deu o desenho e a evolução das questões artístico-pedagógicas. Outras entrevistadas são a poeta e escritora Márcia Kambeba, que participou do núcleo de dramaturgia e deu uma oficina para os participantes, a artista Naine Terena, que também trabalhou com os jovens e trouxe os conceitos visuais que nortearam a concepção do cenário e figurino. 

Sobre a diretora: 

Helena Bagnoli é historiadora, documentarista e jornalista, com especialização em Artes e Cultura. Trabalhou em projetos culturais de veículos e instituições, foi repórter da TV Cablevision e passou a maior parte da carreira no Grupo Abril, onde por quase 18 anos dirigiu revistas, foi publisher e diretora-geral responsável por impresso, vídeos e eventos de 50 marcas da Editora Abril, além de ter sido presidente da MTV Brasil. Até 2022 foi publisher e diretora editorial da revista Bravo! e de sua plataforma digital, com foco na produção de vídeos. Foi produtora executiva de três séries para a TV e diretora da série documental  Artérias, do Sesc TV (2020-2021). É sócia da produtora de conteúdo B+W. 


Amazônias, um manifesto 

Estreia no SescTV: 12/12, terça às 20h. Reapresentações: Dia 15/12, sexta, 21h; 17/12, domingo, 19h. 


Censura: Livre 

Duração: 61 minutos 

Direção: Helena Bagnoli 

Produção: B+W 

Realização: SescTV 


Sobre o SescTV: 

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação. 


Para sintonizar o SescTV: 

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SescTV – Assessoria de Imprensa 

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(11) 99191-5116 | (11) 3042-5641 

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Gilmara Santos

Jornalista

(11) 9 9437.5504

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Cine Especial: BOGART & BACALL - 'Prisioneiro do Passado'

Era uma questão de lógica que o estúdio Warner estivesse interessado em manter os seus ovos de ouro intactos, ou seja, lançar um terceiro filme com o casal da época Humphrey Bogart e Lauren Bacall. Após os sucessos "Uma Aventura na Martinica" (1944),"À Beira do Abismo" (1946) o público com certeza estava aguardando uma trama que cumprisse com as suas expectativas. Com isso, temos "Prisioneiro do Passado" (1947), filme que não é melhor e nem pior se comparado aos títulos anteriores, mas ganha pontos através do seu modo até então incomum na apresentação do personagem central.

Dirigido por Delmer Daves, o filme conta a história de Vincent Parry (Humphrey Bogart), um prisioneiro que escapa de San Quentin, pois quer provar sua inocência. Logo após a fuga ele tem que pegar uma carona, mas o motorista começa a fazer várias perguntas. Quando no rádio do carro informam a descrição de Parry este é obrigado a atacar o motorista, que fica desacordado. Vincent ainda não sabe o que fazer, até que surge Irene Jansen (Lauren Bacall), uma pintora amadora, que se oferece para levá-lo até São Francisco. Vincent fica no apartamento de Irene, que acompanhou o julgamento e nunca ficou convencida da sua culpa. Após deixar o apartamento de Irene, pois acha arriscado ficar ali, Vincent pega um táxi. Ele decide procurar um cirurgião plástico, pois Vicente precisa mudar seu rosto, que está estampado em todos os jornais.

Após assistir ao filme eu li alguns críticos dizendo que esse é o primeiro filme do qual assistimos vários minutos de cenas através da perspectiva do protagonista, ou seja, a câmera se torna olhar dele. Na verdade essa observação é um erro, pois em 1931 foi lançado a versão cinematográfica de "O Médico e o Monstro", onde o protagonista, interpretado por Fredric March, somente é apresentado alguns minutos depois, já que nestes minutos iniciais somente observamos o que ele enxerga, até o momento em que ele se olha no espelho e assim conhecemos o seu verdadeiro rosto. Porém, é preciso dar crédito a criatividade do diretor Delmer Daves na apresentação do personagem.

Por mais de meia hora somente assistimos tudo pela perspectiva do personagem de Borgart, sendo que somente ouvimos a sua voz, enquanto truques de câmera e sombras cobrem o seu rosto. Até lá, conhecemos alguns personagens importantes que irão cruzar no seu caminho, desde o caronista, como também um taxista, o cirurgião plástico e a personagem de Bacall. Pelo fato da atriz nos ser apresentada de frente temos então uma dimensão maior de sua beleza da época, sendo que os seus olhos falam por si e enchendo a tela como um todo.

Já o filme transita entre o subgênero "noir" para um filme policial convencional. Muito embora a edição permita que a obra vá mais além, principalmente em cenas em que se testa o lado psicológico do personagem central e do qual se encontra a beira da loucura. A cena em que ele adormece na mesa de cirurgia e começa a enxergar diversos rostos de pessoas que ele havia encontrado anteriormente me lembrou do clássico "Um Corpo que Cai" (1958) do mestre Alfred Hitchcock, além desse momento possuir um clima bem "Salvador Dali" que já havia sido explorado no cinema através do clássico "Quando Fala o Coração" (1945) também do mestre do suspense. Curiosamente, a trama se passa em São Franscisco, sendo cenário de diversos clássicos do cinema, como o já citado "Um Corpo que Cai".

Nota-se também que o rosto de Humphrey Bogart enfaixado devido a cirurgia para mudar o seu rosto me lembrou alguns clássicos da literatura policial e até mesmo de HQ que seriam publicadas vários anos depois. Nestes momentos me lembrou o clássico "Sin City - A Dama Fatal" de Frank Miller e um dos arcos da genial série "100 Balas de Brian Azzarello, sendo que ambos os casos os personagens centrais são obrigados a trocarem de rosto em meio a uma trama policial cabeluda. O mesmo acontece aqui com o protagonista e mesmo ele trocando o seu rosto as adversidades não diminuem ao longo da trama.

O arco final é uma verdadeira montanha russa de tensão, sendo que Humphrey Bogart, por mais que seja acusado de ter sido um verdadeiro ator canastrão ao longo da carreira, ele aqui conseguiu transmitir toda a tensão que o seu personagem estava passando, principalmente na cena em que o mesmo é interrogado em uma cafeteria. O final pode até possuir soluções fáceis para solucionar o conflito em que o personagem estava passando, mas isso não diminuiu o potencial do filme como um todo.  "Prisioneiro do Passado" é, portanto, um filme a frente do seu tempo e sendo justamente por isso que talvez não tenha sido um verdadeiro sucesso. 

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Cine Dica: 3x SATYAJIT RAY

A Cinemateca Capitólio apresenta nos dias 9 e 10 de dezembro três sessões únicas de cópias restauradas de filmes de Satyajit Ray, o maior nome da história do cinema indiano.

A programação tem entrada franca.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/6884/3x-satyajit-ray/


FILMES


A Grande Cidade (Mahanagar)

Índia, 1963, 130 minutos, DCP

Em Calcutá, Bhombol vive com a mulher, Arati, seu filho, seus pais e uma irmã caçula. Falta dinheiro, então a esposa começa a trabalhar fora, com sucesso. Quando o marido perde o emprego, é ela quem passa a sustentar a casa, o que contraria os costumes conservadores. Selecionado como representante da Índia à edição do Oscar 1964.


A Esposa Solitária (Charulata)

Índia, 1964, 117 minutos, DCP

A solitária mulher de um jornalista apaixona-se pelo familiar do marido que visita a sua casa e que partilha consigo o amor pela Literatura. Vencedor do prêmio de melhor direção no Festival de Berlim de 1965, A Esposa Solitária é reconhecido por muitos admiradores de Ray como a sua grande obra-prima, marcada pela presença inesquecível da atriz Madhabi Mukherjee.


O Herói (Nayak)

Índia, 1966, 120 minutos, DCP

De viagem para Nova Delhi, onde irá receber um prêmio, uma estrela do cinema indiano reavalia o seu sucesso através dos sonhos e experiências passadas dos passageiros que seguem consigo. Realizado em 1966 a partir de um argumento original de Satyajit Ray, O Herói recebeu uma Menção Especial do Júri no Festival de Berlim e o galardão de Melhor Argumento nos Prêmios do Cinema Indiano desse mesmo ano.


PROGRAMAÇÃO

09 de dezembro (sábado)

17h – A Grande Cidade


10 de dezembro (domingo)

16h30 – O Herói

19h – A Esposa Solitária

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (07/12/23)

 Wonka

Sinopse: A história se concentra em um jovem Willy Wonka e como ele conheceu os Oompa-Loompas.


Jornada Para Belém

Sinopse: Melodias clássicas de Natal e canções pop modernas contam a história de uma jovem com uma responsabilidade inimaginável, um jovem dividido entre o amor e a honra e um rei ciumento.


Almas Gêmeas

Sinopse: Na história, o tenente David Faber (Benjamin Voisin) acaba gravemente ferido após seu comboio militar ser atacado. Com isso, ele é enviado de volta para a França para se recuperar sob os cuidados de sua irmã Jeanne (Noémie Merlant). Porém, o homem sofre de uma amnésia severa, e tem dificuldade para recuperar sua memória. Pacientemente, a irmã o leva para visitar paisagens de seu passado - como a casa da família, montanhas, florestas e lagos - na esperança de que isso o ajude a se lembrar de quem era. Mas o tenente parece não ter pressa alguma de reviver sua história.

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Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 7 A 13 DE DEZEMBRO DE 2023

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES



A cinesemana de 7 a 13 de dezembro destaca as estreias do longa argentino PUAN, dirigido pela dupla María Alché e Benjamín Naishtat, e do longa francês SOFTIE, baseado nas memórias do diretor Samuel Theis. Outra atração deste período é o FESTIVAL CINEMA NEGRO EM AÇÃO, programação especial dedicada à produção audiovisual de realizadores negros de todo o Brasil, com mostras de longas, curtas, videoarte e videoclipes.

A mostra tem entrada franca e ainda inclui sessões especiais da série AMAR É PARA OS FORTES e do longa MEDIDA PROVISÓRIA. Confira nossa programação completa e o portal do cinema gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


14h45 – DURVAL DISCOS Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2003, 96min). Direção de Anna Muylaert, com Ary França, Etty Fraser, Leticia Sabatella. Projeto Vitrine Petrobras, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: O projeto Vitrine Petrobras está de volta com a reestreia de um dos filmes brasileiros mais queridos do público. Vencedor de sete Kikitos no Festival de Cinema de Gramado de 2002 (incluindo melhor filme e direção), o longa é ambientado na loja Durval Discos, administrada por um cara solteirão que insiste em vender discos de vinil. Para ajudar a mãe no trabalho da casa, Durval contrata uma ajudante que cozinha muito bem. Mas ela desaparece alguns dias depois e deixa sua filha, Kiki, aos cuidados de Durval e sua mãe.


16h45 – TIA VIRGÍNIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 100min). Direção de Fabio Meira, com Vera Holtz, Arlete Salles, Louise Cardoso, Antonio Pitanga, Vera Valdez. Elo Studios, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Virgínia nunca se casou, não teve filhos e foi convencida pelas irmãs a cuidar dos pais. No primeiro Natal depois da morte do pai, com a mãe dependente de cuidados, Virginia reencontra suas irmãs. Enquanto preparam a ceia, os afetos e os ressentimentos dão o tom das conversas entre Virginia, Vanda e Valquiria. Inspirado nas memórias do próprio diretor, o filme ganhou seis Kikitos no Festival de Gramado, incluindo melhor filme pelo Júri da Crítica, melhor atriz para Vera Holtz e melhor roteiro.


18h45 – MUSSUM, O FILMIS Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 120min). Direção de Silvio Guindane, com Aílton Graça, Yuri Marçal, Neusa Borges, Cacau Protásio, Gero Camilo. Downtown Filmes, 10 anos. Drama biográfico.

Sinopse: Antônio Carlos Bernardes Gomes entrou para a história da cultura brasileira como Mussum. Referência de humor por conta do programa Os Trapalhões e venerado como músico no grupo Originais do Samba e na escola Mangueira, Antônio Carlos teve uma infância pobre, serviu no exército e soube driblar as armadilhas do destino com seu talento. Baseado no livro "Mussum – uma história de Humor e Samba", de Juliano Barreto, o filme foi o grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado 2023, com os Kikitos de melhor filme pelo júri oficial e popular e melhor ator para Aílton Graça.

(NÃO HAVERÁ SESSÕES NA QUINTA, SÁBADO E TERÇA, DIAS 7, 9 E 12)


Festival Cinema Negro em Ação

ENTRADA FRANCA

QUINTA, DIA 7

18h30 – exibição dos dois primeiros episódios da série AMAR É PARA OS FORTES, criada por Marcelo D2, Antonia Pellegrino e Camila Agustine para o streaming Prime Video.


SÁBADO, DIA 9

19h30 – sessão especial de MEDIDA PROVISÓRIA (2022), estreia do ator Lázaro Ramos na direção de longas.


SALA EDUARDO HIRTZ

Festival Cinema Negro em Ação


ENTRADA FRANCA

QUINTA, SEXTA, SÁBADO E DOMINGO, DIAS 7, 8, 9 e 10

14h30min – exibição dos filmes em competição nas mostras de longas e curtas-metragens, videoclipes e videoartes.


15h - CULPA E DESEJO

(L’été dernier – 2023, 105min). Direção de Catherine Breillat, com Léa Drucker, Samuel Kircher, Olivier Rabourdin. Synapse Filmes, Drama, 16 anos.

Sinopse: Anne é uma renomada advogada especializada em violência sexual contra menores. Ao conhecer o filho de 17 anos de seu atual parceiro, ela inicia um relacionamento com ele. Ao fazê-lo, corre o risco de pôr em risco a sua carreira e desmembrar a sua família.

(SOMENTE NA TERÇA E QUARTA, DIAS 12 E 13)


17h – SOFTIE Assista o trailer aqui.

(Petite Nature - França, 2021, 93min). Direção de Samuel Theis, com Aliocha Reinert, Antoine Reinartz. Pandora Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Johnny tem 10 anos e demonstra muita maturidade para lidar com seus problemas familiares – ele vive com a mãe e mais dois irmãos em um conjunto habitacional no norte da França. Mas é nas aulas de Adamski, um professor novato na escola, que Johnny terá o incentivo necessário para descobrir seu lugar no mundo. O filme é baseado na própria história do diretor, premiado por “Party Girl” (2014).


19h – PUAN Assista o trailer aqui.

(Argentina, 2023, 105min). Direção de María Alché e Benjamín Naishtat, com Marcelo Subiotto, Leonardo Sbaraglia, Julieta Zylberberg. Vitrine Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Marcelo é professor de Filosofia e acredita que será promovido depois da morte de seu chefe na Universidade Pública de Buenos Aires. Mas a situação muda com a chegada de Rafael, que volta da Europa disposto a brigar pelo cargo. Marcelo, então, tenta provar que merece a promoção, enquanto vê sua vida e o país entrarem em uma espiral de caos. Com público de mais de 100 mil espectadores na Argentina, “Puan” ganhou o prêmio de melhor roteiro no festival de San Sebastian.


(NÃO HAVERÁ SESSÃO NA QUARTA, DIA 13)

Sessão especial

QUARTA, DIA 13

19h - exibição do documentário IMPRESCINDÍVEL (2022, 32min), do diretor Milton Cougo, que reúne uma série de depoimentos sobre a história do gaúcho Jair Krischke em defesa dos direitos humanos no Cone Sul.

SALA NORBERTO LUBISCO


15h – A ESTRANHA COMÉDIA DA VIDA Assista o trailer aqui.

(La Stranezza - Itália, 2022, 103min). Direção de Roberto Andò, com Toni Servillo, Salvatore Ficarra, Valentino Picone, Renato Carpentieri. Risi Films, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Sebastiano e Onofri são dois atores amadores que cruzam o caminho de ninguém menos que Luigi Pirandello. O que eles não percebem é que o grande dramaturgo italiano vaga pelos lugarejos da Sicília na tentativa de solucionar uma crise criativa que o impede de trabalhar. Cada novo acontecimento que Pirandello vive junto à trupe mambembe vai levar à criação de “Seis Personagens à Procura de Um Autor”, uma obra que é referência na história do teatro contemporâneo.


17h15 – HOW TO HAVE SEX Assista o trailer aqui.

(Reino Unido/Grécia, 2023, 92min). Direção de Molly Manning Walker, com Mia McKenna-Bruce, Shaun Thomas, Lara Peake. Mubi/O2 Play, 16 anos. Drama.

Sinopse: Três adolescentes britânicas passam um feriado juntas em uma praia da Grécia, onde diversão parece ser a palavra-chave. Mas entre festas, bebedeiras e flertes, as amigas vão experimentar alguns momentos desafiadores sobre as complexidades do sexo, do consentimento e da autodescoberta. Longa de estreia da diretora, o filme foi o vencedor da mostra Um Certo Olhar no último Festival de Cannes.


19h15 – CULPA E DESEJO Assista o trailer aqui.

(L’été dernier – 2023, 105min). Direção de Catherine Breillat, com Léa Drucker, Samuel Kircher, Olivier Rabourdin. Synapse Filmes, Drama, 16 anos.

Sinopse: Anne é uma renomada advogada especializada em violência sexual contra menores. Ao conhecer o filho de 17 anos de seu atual parceiro, ela inicia um relacionamento com ele. Ao fazê-lo, corre o risco de pôr em risco a sua carreira e desmembrar a sua família.

(NÃO HAVERÁ SESSÕES NO SÁBADO E DOMINGO, DIAS 9 E 10)


Mostra XIV Brazilian Film Festival – sessão beneficente

O ingresso para os filmes equivale a um brinquedo, que será doado para o Centro Social Madre Madalena


SÁBADO, DIA 9

19h – exibição do curta-metragem SEREMOS OUVIDAS (2020, 13min), de Larissa Nepomuceno, e do documentário DE VOCÊ FIZ MEU SAMBA (2022, 72min), da diretora Isabel Nascimento Silva.


 DOMINGO, DIA 10

19h – exibição do curta-metragem GAROTOS INGLESES (2022, 15min), de Marcus Curvelo, e do longa CARVÃO (2022, 105min), filme de estreia da diretora Carolina Markowicz.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.


Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEMATECA CAPITÓLIO 07 e 13 de dezembro de 2023

 BJÖRK EM SESSÃO DO CINECLUBE ACADEMIA DAS MUSAS

Nesta sexta-feira, 8 de dezembro, às 19h30, a Cinemateca Capitólio e o Cineclube Academia das Musas apresentam uma edição especial do Projeto Raros com a exibição de Quando Éramos Bruxas (1990), filme de Nietzchka Keene protagonizado pela artista Björk. A sessão marca o lançamento da sexta edição da revista do cineclube fundado em 2016, com foco em obras dirigidas por mulheres em diferentes períodos da história do cinema. Com apoio da distribuidora FILMICCA, a sessão tem entrada franca.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/6892/projeto-raros-quando-eramos-bruxas/


SATYAJIT RAY RESTAURADO

A Cinemateca Capitólio apresenta nos dias 9 e 10 de dezembro três sessões únicas de cópias restauradas de filmes de Satyajit Ray, o maior nome da história do cinema indiano. Entrada franca.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/6884/3x-satyajit-ray/


RETRATOS FANTASMAS EM 35MM

No sábado, 09 de dezembro, às 19h30, a Cinemateca Capitólio e a Vitrine Filmes apresentam uma sessão especial de Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, em 35mm!


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/6658/retratos-fantasmas/


TRILOGIA SCI-FI DE LARISSA SANSOUR

Na terça-feira, 12 de dezembro, às 19h, a Cinemateca Capitólio apresenta uma sessão com a trilogia sci-fi da diretora palestina Larissa Sansour. A Mostra de Cinema Árabe Feminino, apoiadora do evento, promoverá um debate após a exibição. Entrada franca.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/6895/trilogia-sci-fi-de-larissa-sansour-debate/


FILMES BRASILEIROS EM CARTAZ

Os filmes Tia Virginia, de Fábio Meira (9/12), Vai e Vem, de Fernanda Pessoa e Chica Barbosa (10/12) e Durval Discos, de Anna Muylaert (12/12) entram em cartaz na Cinemateca Capitólio.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/programacao/


GRADE DE HORÁRIOS

07 a 13 de dezembro de 2023


07 de dezembro (quinta-feira)

15h – Ensaio de um Crime

17h – O Bruto

19h30 – A Morte Neste Jardim


08 de dezembro (sexta-feira)

15h – O Alucinado

17h – O Anjo Exterminador

19h30 – Projeto Raros: Quando Éramos Bruxas


09 de dezembro (sábado)

15h – Tia Virgínia

17h – A Grande Cidade

19h30 – Retratos Fantasmas


10 de dezembro (domingo)

15h – Vai e Vem

16h30 – O Herói

19h – A Esposa Solitária


12 de dezembro (terça-feira)

15h – Tia Virgínia

17h – Durval Discos

19h – Trilogia Sci-Fi de Larissa Sansour


13 de dezembro (quarta-feira)

15h – Vai e Vem

17h – Tia Virgínia

19h – Durval Discos

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS 07 A 13 DE DEZEMBRO:

 ESTREIAS:

PUAN

Argentina / Brasil /Drama/111min

Direção: María Alché, Benjamín Naishta

"Puan",dirigido por María Alché e Benjamín Naishtat, que foi indicada para o Goya e foi exibido no Festival do Rio na Première Latina, participou na 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e levou dois importantes prêmios no Festival San Sebastian: Melhor Roteiro para a dupla de diretores María Alché & Benjamín Naishtat e Melhor Ator para Marcelo Subiotto.

Sinopse: Marcelo (50) dedicou sua vida ao ensino de filosofia na Universidade Pública e, de repente, seu mentor e chefe, o professor Caselli, morre. Desorientado neste novo panorama, Marcelo imagina que herdará o posto deixado vago por seu mentor. O que ele não espera é que Rafael Sujarchuk, um filóso carismático e pedante, formado nas melhores universidades europeias, também queira o posto. Entre seus múltiplos empregos como professor de filosofia em periferias, na universidade e em particular para uma milionária de oitenta anos de idade, ele também deve se preparar para concorrer a um cargo contra este forte adversário que parece encantar a todos. Os esforços desajeitados de Marcelo não parecem ser suficientes para conseguir o emprego, mas é realmente isso o que ele quer?"

Elenco: Marcelo Subiotto, Leonardo Sbaraglia, Julieta Zylberberg, Alejandra Flechner, Andrea Frigerio, Mara Bestelli


FIM-DE-SEMANA NO PARAÍSO SELVAGEM

Brasil/ Drama/2022/116min.

Direção: Pedro Severien

Sinopse: Entre a margem de uma praia marcada por coqueiros tropicais e a margem oposta cravada de usinas e cargueiros, há um território de disputas desleais entre tubarões e peixes pequenos. É nele que Rejane chega para tentar entender o

que aconteceu com seu irmão, um exímio mergulhador encontrado morto em um mar cercado de sombras por todos os lados.

Elenco:Ana Flavia Cavalcanti, Joana Medeiros, Edilson Silva, Eron Villar, Enio Cavalcante, Luciano Pedro Jr.

EM CARTAZ:

PEDÁGIO

Brasil/Portugal/Drama/2023/ 101 min.

Direção: Carolina Markowicz

Sinopse: Mulher precisa juntar dinheiro para mandar o filho para um lugar que promove uma cura gay, ministrado por um famoso pastor estrangeiro. Para isso, ela começa a burlar a lei em seu trabalho, como cobradora de pedágio.

Elenco: Maeve Jinkings, Kauan Alvarenga e Thomás Aquino

EXIBIÇÃO ESPECIAL DIA 09 DE DEZEMBRO, ÁS 10H30, COM ENTRADA FRANCA, PROSSEGUIDA DE DEBATE.

Repórter Brasil lança documentário em homenagem ao jornalista Dom Phillips e aborda a violência enfrentada na cobertura da Amazônia. Seguindo o assassinato do repórter inglês, o filme "Relatos de um correspondente da guerra na Amazônia" trata dos desafios da cobertura da violência na Amazônia

“Relatos de um correspondente da guerra na Amazônia", novo documentário da Repórter Brasil, é uma homenagem a Dom Phillips, jornalista inglês assassinado em uma emboscada no Vale do Javari junto ao indigenista Bruno Pereira. Com a proposta de refletir sobre a complexa natureza da cobertura da Amazônia, o filme parte da experiência de Daniel Camargos, que foi companheiro de reportagem de Dom, ao cobrir as buscas pelo amigo desaparecido.

O documentário mergulha nos desafios enfrentados pelos jornalistas que cobrem a violência contra as comunidades indígenas na maior floresta tropical do mundo. A narração em primeira pessoa de Camargos conduz uma reflexão sobre o papel dos repórteres em meio aos conflitos na região. Após ouvir e sofrer com a brutalidade das revelações sobre o que aconteceu com Dom, assassinado e esquartejado, o jornalista se pergunta se “vale a pena seguir adiante”. 

Em busca de respostas, o filme acompanha o repórter ao percorrer outros estados e outras terras indígenas, onde observa semelhanças e diferenças no modo como as suas fontes processam o luto. A resistência indígena perante a perda de tantos na disputa pelo território ganha uma nova dimensão para o repórter.

De acordo com Camargos, o filme começa após o trabalho de convencimento frente aos questionamentos sobre os riscos. “O encontro com a morte do amigo, a busca por sentido para a profissão de repórter e a tentativa de dar continuidade ao trabalho do Dom, são passos que dou ao longo do documentário que tem um tom reflexivo”, descreve o jornalista. “Fazer esse documentário foi muito doloroso, sem dúvida. Mas também foi fundamental para encontrar o sentido de ser repórter”.

Com 1h de duração, “Relatos de um correspondente da guerra na Amazônia" é um filme de Ana Aranha e Daniel Camargos, com fotografia de Fernando Martinho e Caio Castor, montagem de Pedro Watanabe, e realização da Repórter Brasil.


Consórcio em homenagem ao Dom Phillips

O documentário integrou o trabalho feito por um consórcio de mais de 50 jornalistas espalhados por 10 países e representando 16 organizações, incluindo os ingleses The Guardian e The Bureau of Investigative Journalism, Expresso (Portugal), Le Monde (França), Ojo Público (Peru), Paper Trail Media (Alemanha), NRC (Holanda), Tamedia (Suíça), Der Standard (Áustria), além dos brasileiros Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Amazônia Real, Folha de São Paulo e TV Globo. Com coordenação da Forbidden Stories, esses veículos realizam diversas publicações entre os dias 1 e 4 de junho, quando a morte de Dom e Bruno completará um ano. O objetivo é dar eco às investigações que Dom Phillips fez em vida e, de certa forma, continuar o seu trabalho.


HORÁRIOS DE 07 a 13 DE DEZEMBRO (não há sessões nas segundas-feiras):

15h: FIM-DE-SEMANA NO PARAISO SELVAGEM

17h: PEDÁGIO

19h: PUAN


Dia 09, sábado, ás 10h30:

EXIBIÇÃO ESPECIAL DIA 09 DE DEZEMBRO, PROSSEGUIDA DE DEBATE, COM ENTRADA FRANCA, DOCUMENTÁRIO “ Relatos de um correspondente da guerra na Amazônia”, de Ana Aranha e Daniel Camargos.

Sinopse: O documentário mergulha nos desafios enfrentados pelos jornalistas que cobrem a violência contra as comunidades indígenas na maior floresta tropical do mundo. A narração em primeira pessoa de Camargos conduz uma reflexão sobre o papel dos repórteres em meio aos conflitos na região. Após ouvir e sofrer com a brutalidade das revelações sobre o que aconteceu com Dom, assassinado e esquartejado, o jornalista se pergunta se “vale a pena seguir adiante”. 

Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00.Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.


ATENÇÃO: NAS QUINTAS-FEIRAS TODOS PAGAM MEIA ENTRADA EM TODAS AS SESSÕES!

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