Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

domingo, 20 de agosto de 2023

Cine Especial: Próximo Cine Debate - 'Sonhos'

Sobre o filme: A trama apresenta um conjunto de oito sonhos do próprio realizador. E por ser um filme tão pessoal, acabamos por não exigir um produto com as arestas devidamente limadas. Afinal de contas tratam-se de sonhos, produtos do nosso inconsciente.

Uma seleção dos sonhos que o cineasta empreendeu no decorrer dos seus 80 anos até então. Nota-se um crescimento gradual no ponto de vista da personagem de um sonho para aquele imediatamente a seguir, e assim sucessivamente. A exímia montagem parte igualmente do mestre japonês, acabando por possuir todos os meios para uma produção bastante fiel ao projeto sonhado.

Na colectânea de sonhos podem destacar-se alguns elementos recorrentes, tais como a morte, a hierarquia, o poder da mão do homem, etc. Soldados que se recusam a aceitar a insignificância da morte. Uma criança que parte em busca de redenção, de forma a evitar a morte. Alpinistas que tentam sobreviver, mesmo perante as adversidades do tempo. O homem individual como poluidor de uma população. Os efeitos da radiação que direcionam a uma lei da sobrevivência, apoiada numa ordem hierárquica.

Kurosawa entrega-nos uma mão-cheia de pequenas histórias que não necessitam de principio, meio e fim para serem devidamente apreciadas. A duração de cada plano é devidamente adequada à ação correspondente. No episódio dos alpinistas, por exemplo, chega a ser sufocante a caminhada levada a cabo por estes, devido à sequência de planos assente numa natureza tão fria e solitária. De destacar a maquilhagem e o guarda-roupa, ambos sublimes. A banda-sonora de Shinichirô Ikebe acompanha na perfeição as imagens que desfilam perante os nossos olhos. Mais uma pincelada transcendente na tela em que se exibe a carreira de Akira Kurosawa.  

    Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Cine Especial: Redescobrindo Woody Allen dos Anos 80

Woody Allen está com problemas sérios atualmente, principalmente em tempos de politicamente corretos em que qualquer passo em falso pode ser cancelamento eterno. Mas não estou aqui para me alongar sobre isso, pois eu sei separar o artista do ser humano cheio de falhas e ele não é diferente de outras diversas pessoas que cometem erros graves e tem que responder perante a justiça. Estou aqui para falar sobre o artista, mais precisamente do início dos anos oitenta.

Quando eu acho que já vi todos os filmes do cineasta eis que me surpreende pelo fato de sempre haver mais um para ser redescoberto. No meu caso redescobri dois recentemente, mais precisamente "Sonhos Eróticos de Uma Noite de Verão" (1982) e "Broadway Danny Rose" (1984). O cineasta havia encerrado os anos setenta com o pé direito através de suas obras primas "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" (1977) e "Manhattan" (1979), mas esses dois filmes citados acima o fortaleceram para que ele continuasse a ser reconhecido como um dos melhores diretores norte americanos em atividade naquela época.

Tudo bem que ele havia dirigido anteriormente "Interiores" (1978), filme em que o realizador pesou a mão e distanciando de sua visão autoral para homenagear o seu cineasta favorito que era Ingmar Bergman. A insistência em homenageá-lo, porém, não se limitou somente a esse filme e posso dizer que  "Sonhos Eróticos de Uma Noite de Verão" não é somente uma forma de homenagear o realizador sueco, como também em adaptar para as telas a linguagem teatral e literária de William Shakespeare. Porém, Allen consegue reunir essas duas homenagens e alinhando-as com a sua visão autoral neurótica e nascendo assim um filme digno de nota.

Não que seja o melhor filme de sua carreira, mas há de se concordar que todos os ingredientes que moldaram a sua trajetória cinematográfica estão lá, desde sobre relacionamentos não resolvidos, como também o desejo de consuma-los em momentos inapropriados e gerando assim situações hilárias ao longo do percurso. O filme marca também a primeira parceria de Woody Allen com atriz Mia Mia Farrow, do qual se encerraria com "Maridos e Esposas" (1992) e que, curiosamente, teve muito haver com a realidade do cineasta. Pode-se dizer que Allen faz os seus filmes de acordo com a sua real pessoa e de com relação a realidade em sua volta.

Por conta dessa última observação, "Broadway Danny Rose" seria uma espécie de sátira que o realizador faz com relação aos bastidores de Hollywood, mas que aqui ele troca o universo das câmeras pelos palcos da Broadway. Aqui, ele interpreta um empresário que se envolve no dia a dia dos seus artistas, mas mal sabendo de suas vidas pessoais e dos quais os mesmos se encontram envolvidos até mesmo com a máfia italiana. Tudo é claro não passa de um pretexto para vermos o seu personagem se meter em situações absurdas, mas ao mesmo tempo incrementando as velhas fórmulas da comédia romântica.

Ao meu ver, os dois filmes formam dois grandes pilares que souberam sustentar a carreira do diretor e fazendo o mesmo poder se arriscar em produções ainda mais arriscadas, porém, engenhosas como "Rosa Purpura do Cairo" (1985) e do qual eu aponto como um dos melhores filmes de década de oitenta. Portanto, "Sonhos Eróticos de Uma Noite de Verão" e "Broadway Danny Rose" consolidaram a carreira de Woody Allen na era oitentista e da qual é uma das minhas preferidas. 


    Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: Festival Vídeos for Change

Depois de co-fundar a PARTE – Feira de Arte Contemporânea, em 2011, Lina Wurzman lidera outro projeto, dessa vez voltado à educação por meio de vivências. À frente da ONG Viven, ela lança dia 28 de agosto a primeira edição nacional do Festival Vídeos for Change, do qual participarão 81 vídeos produzidos por estudantes de escolas de São Paulo, Pernambuco, Pará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Entre os jurados do Festival estão Luciana Temer, do Instituto Liberta, Eunice Baía, ativista indígena e atriz conhecida por interpretar Tainá no filme “Tainá: Uma Aventura na Amazônia”, Sônia Guimarães, a primeira mulher negra no Brasil a ser PhD em Física, além de Igor Lima, um dos criadores do Instituto Sonho Grande, e Sharylaine, rapper e produtora cultural.

O Festival é a etapa final de uma jornada que leva a estudantes do ensino fundamental e médio de escolas de todo o Brasil a educação por vivências. O projeto envolve o aprendizado profundo sobre causas que os jovens acreditam merecer visibilidade. Os temas mais recorrentes tratados nos vídeos são racismo, saúde mental, bullying, Igualdade de Gênero e assédio/violência sexual – o que mostra o que preocupa os jovens brasileiros. Além de debates, análises e práticas, os estudantes aprendem todas as etapas para a produção dos vídeos, com duração de até um minuto, da criação do roteiro e até a gravação e edição.

Em 2022, a Viven organizou 12 festivais regionais do Desafio Videos for Change, abrangendo 16 localidades dos estados de São Paulo, Pernambuco, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Sergipe. Com isso, levou sua proposta de educação por intermédio de vivências a mais de 3,5 mil alunos de 108 escolas e a 337 professores.

O trabalho da Viven teve origem na High Resolves, organização pioneira que, desde 2005, tem como missão viabilizar a educação cidadã por meio de metodologias inovadoras na Austrália e em outros países espalhados pelo mundo. O trabalho utiliza conceitos da neurociência, Teoria dos Jogos e Economia Comportamental, com resultados comprovados na prática. Atualmente, a High Resolves e a Viven fazem parte da Accelerator, uma organização mundial.

No Brasil desde 2019, a ONG já implementou sua metodologia em 318 escolas de 111 cidades, contando com mais de 170 mil participações de estudantes nas vivências desenvolvidas. Além da votação do jurado, haverá votação popular para escolher os melhores vídeos do Festival Nacional Videos For Change no período de 28 de agosto a 10 de setembro. Qualquer pessoa pode participar. Basta acessar o site http://brasil.videosforchange.org/. O anúncio dos ganhadores ocorrerá em 19 setembro em uma Live no YouTube

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (17/08/23)

 FALE COMIGO

Sinopse: Fale Comigo acompanha um grupo de amigos que descobre como invocar espíritos usando uma mão embalsamada. Obcecados pela adrenalina, um deles vai longe demais e liberta terríveis forças sobrenaturais.



BESOURO AZUL

Sinopse: O recém-formado Jaime Reyes volta para casa cheio de aspirações para o futuro, apenas para descobrir que o lugar não está exatamente como ele se lembra. Enquanto tenta encontrar seu propósito no mundo, o destino intervém quando Jaime inesperadamente se vê na posse de uma antiga relíquia da biotecnologia alienígena: o Escaravelho.


COISAS DO AMOR

Sinopse: É hora do tapete vermelho em Berlim, e todos na estreia do filme – fãs gritando, paparazzi rondando e equipes de filmagem ansiosas – estão esperando para vislumbrar a maior estrela de cinema da Alemanha, Marvin Bosch.


GRAN TURISMO – DE JOGADOR A CORREDOR

Sinopse: Gran Turismo – De Jogador a Corredor é a adaptação do videogame homônimo. Dirigido por Neill Blomkamp, ​​o longa também é baseado em uma história da vida real. 


HITLER VS PICASSO – A OBSESSÃO NAZISTA PELA ARTE

Sinopse: O regime nazista sempre demonstrou interesse na grande arte, reunindo obras para o Führer. A partir de 4 exposições, o documentário conta o que aconteceu com diversos tesouros roubados pelos Nazistas.


    Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 17 A 23 DE AGOSTO DE 2023

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

RETRATOS FANTASMAS 

SALA PAULO AMORIM


15h – ALMA VIVA Assista o trailer aqui.

(Portugal, 2022, 85min). Direção de Cristèle Alves Meira, com Lua Michel, Ana Padrão, Jacqueline Corado. Imovision, 12 anos. Drama.

Sinopse: A cada verão, a pequena Salomé, filha de imigrantes portugueses que vivem na França, vai passar férias em um vilarejo no interior de Portugal. Lá vive sua avó, com quem Salomé tem uma relação muito próxima e que é considerada bruxa pelos outros habitantes da aldeia.


17h – COISAS DO AMOR - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Liebesdings - Alemanha,2022, 100min). Direção de Anika Decker, com Marco Albrecht, Peri Baumeister, Lucie Heinze. A2 Filmes, 14 anos. Comédia romântica.

Sinopse: Marvin Bosch, o principal astro do cinema alemão, se desentende com uma jornalista e resolve abandonar a entrevista. Na fuga das fãs, ele acaba se refugiando em um pequeno teatro alternativo, o 3000, que é dirigido por Frieda e está à beira da falência. Juntos, eles tentam salvar o teatro, restaurar a reputação de Marvin e, quem sabe, dar uma chance para um amor verdadeiro.


19h – RHEINGOLD – O ROUBO DO SUCESSO Assista o trailer aqui.

(Rheingold - Alemanha, 2023, 138min). Direção de Fatih Akin, com Emilio Sakraya, Mona Pirzad, Hussein Eliraqui. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Baseado na biografia “Tudo ou Nada”, o filme mostra a trajetória do rapper e empresário Xatar, artista famoso na Alemanha. Ele nasceu no Iraque e migrou ainda pequeno com sua família para o país europeu. Na adolescência, começou a praticar pequenos delitos que pavimentaram sua trajetória para o mundo do tráfico – e foi justamente por conta de uma dívida com traficantes que ele deu um golpe histórico: roubou uma carga de ouro, avaliada em 1,7 milhão de euros. Foi na prisão, onde ficou detido por oito anos, que ele gravou um álbum de rap que bateu recordes de vendas. O diretor Fatih Akin, de origem turca, já conquistou prêmios importantes com filmes anteriores sobre imigrantes, como o Urso de Ouro em Berlim e o Globo de Ouro. 

(NÃO HAVERÁ EXIBIÇÃO NOS DIAS 19 E 22, SÁBADO E TERÇA)


PRÉ-ESTREIA

SÁBADO, DIA 19, ÀS 19h30


RETRATOS FANTASMAS Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 91min). Documentário de Kleber Mendonça Filho. Vitrine Filmes, 12 anos.

Sinopse: O quinto filme do diretor é uma visão pessoal sobre memória e cotidiano. A partir de muito material de arquivo, próprio e pertencente a instituições, ele costura lembranças sobre o apartamento onde cresceu e sobre os antigos cinemas de rua de Recife, o que acaba revelando algumas verdades sobre a vida em sociedade. O documentário estreou no Festival de Cannes, em maio, e abriu o Festival de Gramado no sábado passado.


SALA EDUARDO HIRTZ


15h15 – DEPOIS DE SER CINZA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2019, 92min). Direção de Eduardo Wannmacher, com João Campos, Elisa Volpatto, Branca Messina, Sílvia Lourenço. Boulevard Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Isabel, Suzy e Manuela são três mulheres que se envolveram com Raul em momentos e lugares distintos e têm opiniões bem diversas sobre ele. A história, que transita entre cidades do Brasil e da Croácia, faz um retrato dos relacionamentos contemporâneos, em um mundo onde as fronteiras estão cada vez mais esmaecidas. O filme marca a estreia de Wannmacher na direção de longas.


(NÃO HAVERÁ EXIBIÇÃO NOS DIAS 19 E 20, SÁBADO E DOMINGO)

SESSÕES ESPECIAIS EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL


SÁBADO, DIA 19, ÀS 14h30 – ENTRADA FRANCA


MONUMENTAL! O RESTAURO DE UM SÍMBOLO

(Brasil, 2023, 80min). Documentário de Jaime Lerner. Spectra Filmes. Livre.

Sinopse: Com narração do próprio Laçador, o filme mostra a construção da obra, a trajetória do escultor Antônio Caringi e a contextualização histórica dos fatos que envolvem o monumento.


(SESSÃO COM A PRESENÇA DO DIRETOR)

DOMINGO, DIA 20, ÀS 14h30 – ENTRADA FRANCA


TRINTA POVOS

(Brasil, 2020, 80min). Documentário de Zeca Brito. Boulevard Filmes. Livre.

Sinopse: Durante os séculos XVI e XVII, os religiosos e colonizadores estenderam seu poder sobre as comunidades indígenas guaranis do sul da América Latina e tentaram impor seus costumes. O resultado aparece até hoje na região, na forma do Barroco Jesuítico Guarani.


(SESSÃO COM A PRESENÇA DO DIRETOR)


17h15 – UMA NOITE EM HAIFA Assista o trailer aqui.

(Laila in Haifa - Israel/França, 2023, 100min). Direção de Amos Gitai, com Maria Zreik, Khawla Ibraheem, Bahira Ablassi. Synapse Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: A boate Fattoush, em Haifa, é um dos únicos lugares em Israel onde israelenses e palestinos se reúnem para compartilhar drinks, amizades, o amor pela arte e se envolver em relacionamentos. É este o cenário onde se desenrolam as histórias de cinco mulheres, cada uma com seus objetivos e dilemas pessoais. Haifa também é a cidade natal do diretor Amos Gitai, reconhecido por mostrar o cotidiano de Israel em seus filmes. O longa competiu no Festival de Veneza em 2020.


19h15 – CASA VAZIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2019, 85min). Direção de Giovani Borba, com Hugo Noguera, Nelson Diniz, Roberto Oliveira. Panda Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Raúl é um homem simples, que vive na imensidão do pampa gaúcho. Ele sempre trabalhou como peão em fazendas, mas agora está desempregado e acaba se envolvendo com ladrões de gado que atuam na escuridão da noite. Ao mesmo tempo, descobre que foi abandonado pela mulher e pelos filhos. Estreia de Borba como diretor de longas, o filme ganhou os prêmios de melhor ator, roteiro, trilha sonora, desenho de som e fotografia na mostra gaúcha do Festival de Gramado 2022.


SALA NORBERTO LUBISCO


14h45 – BLUE JEAN Assista o trailer aqui.

(Reino Unido, 2022, 97min). Direção de Georgia Oakley, com Rosy McEwen, Kerrie Hayes, Lucy Halliday. Synapse Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Inglaterra, final dos anos 1980. O governo conservador de Margaret Thatcher realiza uma campanha contra a população LGBT, incentivando a discriminação em locais públicos e ambientes de trabalho. Jean, uma professora de educação física lésbica, não se sente confortável com sua orientação sexual e prefere levar uma vida dupla – enquanto vários de seus amigos e amigas preferem confrontar o sistema. O filme foi o vencedor do prêmio do público no Festival de Veneza 2022.  


16h45 – O CRIME É MEU Assista o trailer aqui.

(Mon Crime - França, 2023, 102min). Direção de François Ozon, com Nadia Tereszkiewicz, Rebecca Marder, Fabrice Luchini, Isabelle Huppert. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Madeleine é uma jovem atriz que assume o assassinato de um famoso produtor na tentativa de ficar famosa. Sua melhor amiga, a advogada Pauline, resolve defendê-la nos tribunais com a perspectiva de ganhar algum dinheiro. Elas se saem bem no suposto golpe, mas não demora muito para a verdade vir à tona. A peça que inspirou o filme estreou em 1934 na França e já foi adaptada duas vezes para o cinema: “Confissão de Mulher” (1937) e “A Mentirosa” (1946).  


18h45 – ALÉM DO TEMPO Assista o trailer aqui.

(Zee Van Tijd – Holanda, 2022, 115min) Direção de Theu Boermans, com Sallie Harmsen, Elsie de Brauw, Gijs Scholten van Aschat. A2 Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Lucas e Johanna vivem juntos sua paixão pelo mar e pelo filho Kai, de 5 anos. Mas o desaparecimento do menino faz o casal confrontar medos, angústias e culpas – levando à separação. Três décadas depois, a montagem de um espetáculo teatral promove o reencontro de Lucas e Johanna e permite um acerto de contas com o passado. O filme é baseado no livro “Un Enfant de La Mer”, em que a francesa Lucie Hubert conta a história da sua vida depois da perda do filho. A produção conquistou o prêmio do público no Festival de Milão 2022.


(NÃO HAVERÁ EXIBIÇÃO NO DIA 17, QUINTA)

QUINTA, DIA 17, ÀS 19h30 – ENTRADA FRANCA


EMBAIXADA – NO AUTO DO ENSAIO DE PAGAMENTO DE PROMESSA QUICUMBI

(Brasil, 2021, 42min). Documentário de Marco Araujo e Felipe Janicsek.

O filme integra o projeto Cinema Musical Gaúcho, que apresenta filmes sobre a música do RS. 

Sinopse: O filme mostra o rito da Embaixada, uma das mais antigas manifestações da cultura negra e açoriana realizada nas comunidades quilombolas de Tavares e Mostardas, no sul do Rio Grande do Sul.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos.

Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 17 a 23 DE AGOSTO

 PRÉ ESTREIA:

DIA 18, ás 19h:

RETRATOS FANTASMAS

Brasil/Documentário/2022/ 93min.

Direção: Kleber Mendonça Filho

Classificação indicativa:

Sinopse: O filme tem o centro da cidade do Recife como personagem principal, sendo um espaço histórico e humano, revisitado através dos grandes cinemas que serviram como espaços de convívio durante o século XX. Foram lugares de sonho e de indústria, e a relação das pessoas com esse universo é um marcador de tempo para as mudanças dos costumes em sociedade.


ESTREIA:


VENTO NA FRONTEIRA

Brasil/ Documentário/ 2022/ 78min.

Direção: Laura Faerman,Marina Weis

Classificação Indicativa: 14 anos

Sinopse:No coração do agronegócio brasileiro, uma professora indígena luta pelo direito de sua comunidade às terras ancestrais. No lado oposto, está a herdeira dessas terras, uma advogada com fortes relações com o poder federal bolsonarista.



EM CARTAZ:


MÔA – RAIZ AFRO MÃE

Brasil/Documentário/2023/102min.

Direção: Gustavo McNair

Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Em um prenúncio do que viria a ser o governo Bolsonaro, o mestre Moa do Katendê foi assassinado em um bar de Salvador, e foi assim que muita gente ficou sabendo de sua existência. O que muitos ainda desconhecem é que ele foi um dos artífices da revolução ocorrida no carnaval baiano, com o surgimento de blocos afro. Além disso, foi compositor, professor de capoeira e símbolo de resistência cultural.

Sua história é contada através de imagens e depoimentos de gente como Gilberto Gil, Letieres Leite, Lazzo Matumbi, Fabiana Cozza, entre outros.



DEPOIS DE SER CINZA

Brasil/Drama/ 2019 / 92min.

Direção: Eduardo Wannmacher

Sinopse: Três mulheres, de histórias completamente distintas, têm uma coisa em comum: amaram e se relacionaram com o mesmo homem. Sob o ponto de vista destas mulheres, através de uma estrutura intrincada de idas e vindas no tempo, vem à tona a história de Raul.

Elenco: Elisa Volpatto, Branca Messina, Silvia Lourenço e João Campo

HORÁRIOS CINEBANCÁRIOS DE 17 A 23 DE AGOSTO (não há sessões nas segundas-feiras):


15h: DEPOIS DE SER CINZA

17h: MÔA – RAIZ AFRO MÃE

19h: VENTO NA FRONTEIRA (EXCETO DIA 18/8)

Dia 18 de agosto ás 19h: Sessão de pré estreia de RETRATOS FANTASMAS


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00.Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.


ATENÇÃO: NAS QUINTAS-FEIRAS TODOS PAGAM MEIA ENTRADA EM TODAS AS SESSÕES!

CINEBANCÁRIOS :Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email:cinebancarios@sindbancarios.org.br


C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405

Cine Dica: KLEBER MENDONÇA FILHO DEBATE RETRATOS FANTASMAS

A Cinemateca Capitólio e a distribuidora Vitrine Filmes apresentam na quarta-feira, 23 de agosto, às 19h30, a sessão de pré-estreia de Retratos Fantasmas, seguida de debate com a presença do diretor Kleber Mendonça Filho, e mediação de Marcus Mello, técnico em cultura da Coordenação de Cinema de Porto Alegre.

Os ingressos custam R$16 (inteira) e R$8 (meia) e estarão disponíveis apenas na Cinemateca Capitólio, a partir desta quinta-feira, (18/08), nos horários de abertura da bilheteria (sempre 30 minutos antes de cada sessão).


RETRATOS FANTASMAS

Brasil, 2023, 93 minutos, DCP

Direção: Kleber Mendonça Filho

Como em tantas cidades do mundo ao longo do século XX, milhões de pessoas foram ao cinema no centro do Recife. Com a passagem do tempo, as ruínas dos grandes cinemas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade.