Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Cine Especial: 'O Dirigível Hindenburg - A Queda de Um Gigante'

Sinopse: No dia 6 de maio de 1937, uma misteriosa tragédia acontece nos ares: o dirigível Hindenburg, um dos símbolos do poderio nazista, pega fogo a caminho dos EUA. 


O cinema norte americano dos anos 70 é conhecido mais hoje pelo seu cinema autoral, do qual hoje conhecido como a "Nova Hollywood". Porém, o cinema de entretenimento encontrava no subgênero "filmes catástrofes" uma forma de atrair as massas e para assim engordar através das bilheterias. Filmes como "Terremoto" (1974), "Aeroporto" (1970), "Inferno na Torre" (1974) e "O Destino de Poseidon" (1972) foram alguns títulos que arrastaram multidões graças aos seus efeitos visuais de ponta da época e alinhado com uma veia dramática da qual o público se identificava.

É claro que a maioria desses filmes não são baseados em fatos verídicos, mas sim somente inspirados em tragédias reais que aconteceram ao longo da história. Curiosamente, o incêndio do Edifício Joelma ocorreu exatamente no ano que o filme "Inferno na Torre" havia sido lançado e fazendo que o filme tivesse uma atenção maior através do cinéfilo brasileiro. Porém, o clássico "O Dirigível Hindenburg" (1975) foi um dos raros casos de um filme catástrofe ter realmente sido baseado em fatos verídicos e o resultado acaba soando bem verossímil.

Dirigido por Robert Wise, do clássico "A Noviça Rebelde" (1965), o filme começa em 17 de abril de 1937, Milwaukee, Wisconsin. Uma vidente americana afirma que o dirigível Hindenburg, um verdadeiro hotel no céu e um dos símbolos do poderio nazista, ao deixar a Alemanha em direção a Nova York, será destruído quando ele estiver chegando nos Estados Unidos. Apesar de nada suspeito ter sido encontrado, na Alemanha e nos Estados Unidos circulam rumores sobre a possível destruição do dirigível. Assim o coronel Franz Ritter (George C. Scott), um herói de guerra, que opera para a inteligência militar, é designado para voar no Hindenburg como chefe da segurança. Nesta missão ele é ajudado pelo agente da Gestapo, Martin Vogel (Roy Thinnes).

Até hoje existe diversas teorias levantadas sobre os motivos que fizeram acontecer essa famosa tragédia. Alguns acreditam que foi um atentado feito de dentro da própria Gestapo ou do próprio governo dos EUA, já que muitos da época já não estavam concordando com os rumos em que a Alemanha estava passando nas mãos de Adolf Hitler. O personagem de George C. Scott, por exemplo, surge como observador sobre o possível atentado que pode ocorrer ao longo da viagem, para logo revelar ter motivos suficientes para que também não impeça o possível evento. O filme, portanto, consegue transitar em um momento que, tanto Alemanha, como também os demais países de fora, não estavam vendo com bons olhos os rumos que Hitler estava tomando já naqueles tempos longínquos.

Como todo bom filme catástrofe que se preze na época, a obra possui diversos personagens coadjuvantes, alguns que realmente existiram durante a viagem e sendo interpretados por atores conhecidos, como no caso de Burgess Meredith, mais conhecido na época como o Pinguim do seriado "Batman e Robin" (1966) e que se tornaria mundialmente conhecido como treinador de boxe em "Rocky" (1976). Claro que esses personagens são protagonistas das subtramas que ocorrem durante a viagem, sendo que algumas possuem ligação com o possível atentado. Tudo é orquestrado de uma forma para que simpatizemos com esses personagens e dos quais ficamos até mesmo torcendo para que eles sobrevivam ao trágico desfecho.

Tecnicamente impecável, o filme possui efeitos visuais mais do que convincentes para época, sendo que o dirigível realmente impressiona nas cenas de voo, mesmo quando foi revelado posteriormente que durante as filmagens foi usado somente uma miniatura de pouco mais de 7,6 metros de comprimento. Claro que antes do derradeiro acidente acontecer alguns acontecimentos fazem com que se crie certa tensão no decorrer da história, desde o dirigível sofrer com algumas cargas magnéticas, como também o fato de uma das pequenas asas da aeronave sofrer uma avaria com um rasgo no lado de fora. Mas tudo isso serve como preludio para extraordinário acidente e do qual sintetiza horror que os passageiros e os tripulantes passaram naqueles momentos.

Vale salientar que o verdadeiro acidente do dirigível durou somente alguns minutos. Porém, Robert Wise consegue, graças a uma incrível edição de cenas, revelar passo a passo os destinos de inúmeros personagens que acompanhamos durante o filme até eles ficarem diante da grande catástrofe. O resultado se torna ainda mais verossímil principalmente pelo fato de as cenas filmadas entrecortar com as verdadeiras do acidente e tornando tudo ainda mais verossímil e dramático.

Curiosamente, a cena se casa muito bem com a narração do jornalista que filmou e narrou o momento do triste acidente e se tornando um dos primeiros casos de furos jornalísticos visuais da história. Até hoje se fica na dúvida no ar o que levou essa grande tragédia, mas ao mesmo tempo se revelou ser um sinal de que a força da Alemanha Nazista não seria invencível e que não deveria pôr em risco a vida de pessoas através da sua demonstração de força através da tecnologia, seja ela com relação ao transporte, ou de outras áreas que estavam investindo naqueles tempos.

Vencedor de dois prêmios especiais do Oscar de melhores efeitos sonoros e melhores efeitos especiais, "O Dirigível Hindenburg" é um dos melhores do subgênero filme catástrofe do cinema norte americano e que impressiona até hoje pela sua qualidade técnica quase impecável. 


Onde Assistir: Em DVD pela Classicline  

   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (02/12/2022)

O MENU

Sinopse: Em O Menu, um casal (Anya Taylor-Joy e Nicholas Hoult) viaja para uma ilha costeira para comer em um restaurante exclusivo, onde o chef (Ralph Fiennes) preparou um cardápio farto, com algumas surpresas chocantes.

AFTERSUN

Sinopse: Em um resort de férias decadente, no final da década de 1990, Sophie (Frankie Corio), de 11 anos, aprecia um tempo raro junto com seu pai amoroso e idealista, Calum (Paul Mescal). À medida que o mundo da adolescência se aproxima dela, longe de seus olhos, Calum luta sob o peso da vida fora da paternidade. 


BEM-VINDOS À BORDO

Sinopse: Uma jovem aeromoça vive entre viagens, festas e redes sociais, até que perde seu emprego e precisa voltar para casa e encarar os problemas que tinha deixado para trás.


DIÁRIO DE VIAGEM

Sinopse: 1995, São Paulo. Logo após a implantação do Plano Real, Liz, 13, é mandada para um intercâmbio na Irlanda. Seus pais de classe média emergente estão otimistas, mas na percepção da adolescente a viagem é um total fracasso. Liz retorna ao Brasil com um transtorno alimentar que limita sua vida em todos os âmbitos e encara os desafios do crescimento e da descoberta.


NA RÉDEA CURTA

Sinopse: Da periferia de Salvador, criado apenas pela mãe, Júnior, aos 20 anos, descobre que vai ser pai e decide, a partir disso, ir atrás de seu pai. Mainha, mãe super protetora, se vê obrigada a revelar a identidade do pai de Júnior, que mora no interior do Recôncavo da Bahia, na cidade de Cachoeira.


NOITE INFELIZ

Sinopse: Quando uma equipe de mercenários invade um complexo familiar rico na véspera de Natal, levando todos de reféns, a equipe não está preparada para um combatente surpresa: Papai Noel está no local, e ele está prestes a mostrar por que esse Papai não é nenhum santo.


    Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 1 A 7 DE DEZEMBRO DE 2022 na Cinemateca Paulo Amorim

 SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES

 A ACUSAÇÃO


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ


15h – DEUS TEM AIDS    ESTREIA  Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 80min). Documentário de Fábio Leal e Gustavo Vinagre. Vitrine Filmes, 18 anos.

Sinopse: Quarenta anos depois do início da epidemia de AIDS, sete artistas e um médico ativista - todos vivendo com o HIV -, oferecem novas imagens e perspectivas para lidar com a sorofobia no Brasil. O filme participou da mostra competitiva do 29º Mix Brasil e também ganhou os prêmios de melhor filme e de público no Queer Porto.


16h30 – A ACUSAÇÃO Assista o trailer aqui.

(Les Choses Humaines - França, 2022, 138min). Direção de Yvan Attal, com Ben Attal, Suzanne Jouannet, Charlotte Gainsbourg, Mathieu Kassovitz, Pierre Arditi. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Alexandre é um jovem educado e inteligente que estuda em uma concorrida universidade americana. Quando vai a Paris, por motivos familiares, Alexandre conhece Mila, a filha do novo namorado de sua mãe. Os dois jovens vão juntos a uma festa e, no dia seguinte, Mila denuncia Alexandre por estupro. Toda a aparente harmonia familiar desaparece e tem início um complexo julgamento que apresenta verdades opostas. O filme é adaptado do romance homônimo da francesa Karine Tuil.


19h - LICÍNIO AZEVEDO – UM GAÚCHO EM MOÇAMBIQUE.

Mostra com os filmes do diretor – ENTRADA FRANCA


02/12 (sexta) - 19h - O Grande Bazar + Nhinguitimo

03/12 (sábado) - 19h - Colheita do Diabo + A Ilha dos Espíritos

04/12 (domingo) - 19h - Marracuene + Hóspedes da Noite

06/12 (terça) - 19h – Desobediência

07/12 (quarta) - 19h - A Árvore dos Antepassados + Acampamento de Desminagem

08/12 (quinta) - 19h - Comboio de Sal e Açúcar

09/12 (sexta) - 19h - Virgem Margarida

10/12 (sábado) - 19h - Night Stop + Mãos de Barro


SINOPSES:

MARRACUENE

(1991, Moçambique-Alemanha-Reino Unido, 43min, documentário).

Sinopse: Marracuene é uma vila abandonada pelos seus moradores, símbolo de um país destruído pela guerra. Todas as noites os habitantes fogem da morte refugiando-se na capital ou do outro lado do rio.


A ÁRVORE DOS ANTEPASSADOS

(1994, Reino Unido-Moçambique, 48min; para a série Developing stories / BBC (UK)).

Sinopse: Durante os 15 anos de guerra em Moçambique, um milhão e meio de moçambicanos procuraram refúgio nos países vizinhos. Um deles foi Alexandre Ferrão, que, em 1984, foi escolhido pelos tios para levar a família para o Malawi. Dez anos depois, com o fim da guerra, Alexandre decidiu que era altura de regressar para se reconciliarem com a árvore dos antepassados. Este filme é a história da viagem de regresso à casa da família.


NIGHT STOP

(2002, Moçambique, 48min; para a série Steps for the future).

Sinopse: Elas acordam ao fim da tarde, quando os primeiros caminhões chegam à Vila de Moatize, no norte de Moçambique, próxima à fronteira de vários países da região. Os caminhões param diante do Montes Namuli – Rooms, uma pensão, bar e restaurante onde os condutores passam a noite. Para lá elas convergem, bem vestidas, maquiladas – e vão surpreendendo a todos com suas revelações.


MÃOS DE BARRO

(2003, Moçambique, 50min).

Sinopse: A ceramista Reinata Sadimba nasceu em 1945. Dos 20 aos 30 anos participou na guerra pela independência de Moçambique, ao lado do pai e do marido. Artista de renome, já expôs as suas obras em vários países. O filme a segue em uma viagem à sua terra natal, o planalto de Mueda, terra dos Makondes, célebres escultores de ébano.


ACAMPAMENTO DE DESMINAGEM

(2005, Moçambique, 60min).

Sinopse: Os sapadores são um grupo muito especial de homens. Alguns combateram em lados opostos, na guerra que assolou Moçambique. Outros eram civis e o trabalho na desminagem foi uma opção ao desemprego, à criminalidade. Em comum, eles vivem longos períodos longe afastados das suas famílias, em tendas coletivas, e arriscam suas vidas todos os dias.


A ILHA DOS ESPÍRITOS

(2009, Moçambique, 63min).

Sinopse: Muito antes de dar nome ao país, a Ilha de Moçambique teve um papel fundamental no Oceano Índico, como ponto de escala para navegantes. Neste filme, os moradores da ilha mostram suas atividades, hábitos e cultura, incluindo uma conhecedora dos seres mágicos que povoam o imaginário coletivo dos ilhéus.


HÓSPEDES DA NOITE

(2007, Moçambique, 53min).

Sinopse: Em 1953 foi inaugurado em Moçambique, na cidade da Beira, o Grande Hotel. Um estabelecimento de luxo, com 370 quartos. Atualmente serve de residência a 3.500 pessoas que ocupam também a cave, corredores e o terraço. Algumas famílias vivem no Grande Hotel há mais de 20 anos, sem eletricidade e sem água.


COLHEITA DO DIABO

(1988, Moçambique-França, 54min).

Sinopse: “O diabo plantou na nossa machamba e não precisa de chuva para fazer a sua colheita”. A seca e a presença maléfica de bandidos ocultos na floresta ameaçam a vida quotidiana de uma aldeia defendida por cinco veteranos da guerra de independência.


O GRANDE BAZAR

(2006, Moçambique, 55min).

Sinopse: Num grande mercado africano, há o encontro entre dois meninos com vivências diferentes e objetivos opostos. Um deles procura trabalho para readquirir o que lhe foi roubado e poder voltar à casa. O outro faz de tudo, e até mesmo rouba, para não ter que viver com a família. Apesar destas diferenças, eles tornam-se amigos e juntos enfrentam o adversário comum.


DESOBEDIÊNCIA

(2002, Moçambique, 92 min).

Sinopse: Rosa, uma camponesa moçambicana, é acusada de ter causado o suicídio do marido. Numa carta descoberta durante as cerimônias fúnebres, e que é lida diante de todos os presentes, o suicida determina que os cinco filhos que teve com Rosa sejam entregues ao seu irmão gêmeo, para não viverem com a mulher que arruinou a sua vida. Para provar a sua inocência, recuperar os filhos e os poucos bens que o casal possuía, Rosa submete-se a dois julgamentos: o primeiro com um curandeiro, o segundo num tribunal.


VIRGEM MARGARIDA

(2012, Moçambique-França-Portugal-Angola, 83min).

Sinopse: Ao fim da guerra de 1975, as prostitutas de todo Moçambique são enviadas para um centro de reeducação, em plena selva, onde ficarão sob a guarda de mulheres militares que têm métodos para transformar as prostitutas em “mulheres novas”. Em meio a elas vai Margarida, uma camponesa adolescente, virgem, enviada para a reeducação por engano.


COMBOIO DE SAL E AÇÚCAR

(2016, Portugal-Moçambique-França-África do Sul-Brasil (RS), 88min).

Sinopse: Em plena guerra civil, o comboio que liga Nacala ao Malawi é a única esperança para centenas de moçambicanos garantirem a subsistência das suas famílias. Entre estes estão Mariamu, uma viajante frequente; Rosa, enfermeira que vive a realidade da guerra pela primeira vez; o idealista tenente Taiar; o brutal alferes Salomão; e o comandante Sete Maneiras, dotado de poderes mágicos.


NHINGUITIMO

(2021, Moçambique, 23min).

Sinopse: Sul de Moçambique, 1960. Nas noites quentes, na pequena vila do vale fértil do Rio Incomati, os homens reúnem-se na cantina do Rodrigues, dividida em duas partes. Uma, com balcão frigorífico, boas mesas e cadeiras confortáveis, é apenas para os brancos, os chefes da administração colonial. A outra, sem nenhum conforto, é para trabalhadores agrícolas e jovens moçambicanos da vila, frequentada também por prostitutas.


SALA 3 / NORBERTO LUBISCO


14h – MEU FILHO É UM CRAQUE  Assista o trailer aqui.

(Fourmi - França/Bélgica, 2022, 105min). Direção de Julien Rappeneau, com François Damiens, Maleaume Paquin, André Dussollier. Pandora Filmes, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Théo tem doze anos e é um talento no futebol. O garoto está bastante preocupado com Laurent, seu pai, porque ele está se afundando no alcoolismo após se divorciar. Quando um recrutador do clube inglês Arsenal F.C. se interessa por ele, o garoto vê uma oportunidade de devolver alguma esperança ao pai.


16h – PEQUENOS GUERREIROS    ESTREIA  Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 75min). Direção de Bárbara Cariry, com Georgina Castro, Bruno Goya, Juan Calado, Lara Ferreira e Daniel Almeida. Sereia Filmes, Livre. Comédia dramática.

Sinopse: Uma família de pescadores sai do litoral do Ceará em direção a uma cidade da região do Cariri, no sertão, para pagar uma promessa na Festa do Pau da Bandeira. Tudo é novidade para as crianças Benedito, Matheuzinho e Bruna, que se encantam com as paisagens, as histórias e as riquezas culturais do sertão. O roteiro foi escrito a partir das próprias lembranças de infância de Bárbara Cariry, que mostra como esses cenários fizeram parte de sua vida e resistiram ao tempo.


17h30 – KOBRA AUTO RETRATO *ESTREIA*  Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 85min). Documentário de Lina Chamie. Imovision. 10 anos.

Sinopse: Em uma noite de insônia, Eduardo Kobra revê sua vida desde a infância difícil na periferia até o sucesso mundial como muralista. Nessa trajetória de vida, do grafite ilegal nas ruas de São Paulo até pintar grandes murais em mais de 30 países, Kobra passa a entender a arte de rua como voz política e democrática.


19h15 – OS BRAVOS NUNCA SE CALAM  Assista o trailer aqui.

(NÃO HAVERÁ SESSÃO NOS DIAS 2 E 6, SEXTA E TERÇA)

(Brasil, 2021, 115min). Direção de Marcio Schoenardie, com Duda Meneghetti, Edu Mendas, José Rubens Chachá. Lança Filmes, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Dias antes de lançar seu novo livro sobre um grande esquema de corrupção, o autor é encontrado morto. Durante a despedida, os filhos se reencontram e o que parecia ser uma morte acidental se transforma em um possível caso de assassinato. Seguindo rastros e pistas, os atrapalhados “detetives" se veem cercados por inimigos, ameaças e falsos relatos, descobrindo que nem tudo é o que parece.

*Sessão com o jogo interativo baseado nas pistas do roteiro do filme.*


SESSÕES ESPECIAIS DA SEMANA

ESPECIAL: QUATRO FILMES COM RAFA SIEG

Ator homenageado no Festival Santa Maria Vídeo e Cinema


SALA EDUARDO HIRTZ


DIA 01, QUINTA

19h30 – CORTEJO NEGRO, curta de Diego Muller;

ESPELHO HEXAGONAL, curta de Mauricio Canterle.

Sessão com a presença do ator para uma conversa com o público.


SALA NORBERTO LUBISCO


DIA 02, SEXTA

19h30 – A ÚLTIMA ESTRADA DA PRAIA, de Fabiano de Souza.


SALA NORBERTO LUBISCO


DIA 6, TERÇA    ENTRADA FRANCA

19h30 – SESSÃO ESCOLA DE CINÉFILOS

Exibição de O Mundo Odeia-me (1953), de Ida Lupino, na abordagem do Cinema Moderno.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores têm direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional. Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.

*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS 01 A 07 DE DEZEMBRO

 ESTRÉIAS:

DEUS TEM AIDS

Direção: Gustavo Vinagre e Fabio Leal.

Brasil/ Documentário/2021/ 82 min.

Sinopse: Deus Tem Aids é um documentário que explica e dá luz a uma nova perspectiva sobre a AIDS. Sete artistas e um médico ativista dão depoimentos, marcando quarenta anos após o início da pandemia do vírus no Brasil e buscando o enfrentamento da sorofobia nos dias de hoje.

Elenco: Carué Contreiras, Ernesto Filho, Flip Couto, Kako Arancibia, Marcos Visnadi, Micaela Cyrino, Paulx Castello, Ronaldo Serruya



BREVE HISTÓRIA DO PLANETA VERDE

Direção: Santiago Loza

Brasil/Argentina/Alemanha/Drama/2019/75min.

Sinopse:"Nós somos um pouco estranhos”, diz Pedro na presença de Daniela e Tania. Eles estão prestes a revelar para alguém o que há dentro da maleta que carregam: um alienígena do tamanho de uma criança, com coloração roxa e grandes olhos pretos. Os três amigos estão passando por uma fase de diversos desencantos em suas vidas e estiveram nos últimos dias seguindo um mapa deixado pela avó de Tania, que acabou de falecer. Seu último desejo era de que o alien retornasse ao lugar onde aparecera na Terra. Levemente surpresa, mas relativamente despreocupada com a descoberta de que sua avó passara os últimos anos de sua vida como cuidadora de um fofo alienígena, Tania, uma mulher trans, embarca com seus amigos em uma jornada através de uma pequena cidade argentina. Com o desenrolar de sua viagem, o vazio emocional que vivem dá lugar a uma força recém-descoberta.

Elenco:Romina Escobar (Tania), Paula Grinszpan (Daniela), Luis Soda (Pedro)


EM CARTAZ:


SERIAL KELLY

Direção:René Guerra

Brasil/ Comédia, musical/ 2022/ 85min

Sinopse: Ao cumprir uma agenda de shows nas casas noturnas do sertão, Kelly, cantora de forró eletrônico, também deixará um rastro de mortes pelo caminho. Em sua trajetória de consumo compulsivo e violência, ela passa por um novo Nordeste, espiral de um desenvolvimento apocalíptico. Quando passa a ser investigada pelo assassinato de três homens, sua viagem instável também se torna uma estratégia de fuga. E de uma estrela em ascensão ela se torna uma heroína marginal, temida e procurada por Serial Kelly, a primeira mulher serial killer do Brasil.

Elenco: Gaby Amarantos (Kelly) Igor de Araújo (Tempero) Paula Cohen. (Fabíola) ; Aline Marta Maia (Faisca) Márcio Fecher .(Pastor Josias).


HORÁRIOS DE 01 A 07 DE DEZEMBRO:

(não há sessões nas segundas-feiras)


15h: SERIAL KELLY

17h: BREVE HISTÓRIA DO PLANETA VERDE

19h: DEUS TEM AIDS


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00.Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

CINEBANCÁRIOS :Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email: cinebancarios@sindbancarios.org.br

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Cine Dica: Próxima Sessão do Clube de Cinema de Porto Alegre - 'Kobra Auto Retrato'

 Segue a programação do próximo final de semana.

SESSÃO CLUBE DE CINEMA

Local: Sala Norberto Lubisco, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana

Data: 03/12/2022, sábado, às 10:15 da manhã


"Kobra Auto Retrato"

Brasil, 2021, 85 min, 10 anos


Direção: Lina Chamie

Elenco: Eduardo Kobra

Sinopse: Em uma noite de insônia, Eduardo Kobra revê sua vida desde a infância difícil na periferia até o sucesso mundial como muralista. Nessa trajetória de vida, do grafite ilegal nas ruas de São Paulo até pintar grandes murais em mais de 30 países, Kobra passa a entender a arte de rua como voz política e democrática.


   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: Programação Cinemateca Capitólio 1º a 7 de dezembro de 2022

 Cinemateca Capitólio inicia o mês de dezembro com muitas atrações e exibições únicas

O mês de dezembro começa movimentado na Cinemateca Capitólio. No dia 1º, quinta-feira, às 19h, a Capitólio recebe a programação do Dia Sem Arte/Day With(out) Art, evento que ocorre simultaneamente em espaços culturais do mundo inteiro, marcando a passagem do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Em Porto Alegre, a organização do Dia Sem Arte está a cargo do grupo Somos, organização que atua com a população LGBTQIA+ e pessoas vivendo com HIV/AIDS. Esta é a primeira vez que a capital gaúcha sedia o Dia Sem Arte, exibindo uma programação de vídeos que destacam as histórias não contadas de HIV e AIDS a partir da perspectiva de artistas que vivem com HIV em todo o mundo. O tema de 2022 é "Sendo e Pertencendo” e o evento conta com 7 obras de artistas, ativistas e criadores da Argentina, Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, Estados Unidos e México.

No sábado pela manhã, dia 2, às 11h, acontece a última edição do ano do projeto Concertos Capitólio, com a apresentação do Coral da UFRGS, sob a regência do maestro Lucas Alves. Também no sábado, às 17h, a Sessão Plataforma exibe o monumental City Hall (2020), obra-prima do mestre do cinema documental Frederick Wiseman, com quatro horas e meia de duração.

Como ocorre tradicionalmente no primeiro final de semana do mês, sábado e domingo, às 15h, teremos mais uma edição da Sessão Vagalume, que desta vez exibe o premiado longa gaúcho Antes que o Mundo Acabe (2009),  de Ana Luiza Azevedo, recomendado para crianças a partir de 10 anos e adolescentes. O cinema gaúcho também é destaque com a exibição de Disforia, de Lucas Cassales, que encerra a mostra de filmes apoiados pela Porto Alegre Film Commission, e com exibições do recentemente lançado Os Bravos Nunca se Calam, de Marcio Schoenardie.

Já nos dias 2 e 6 de dezembro ocorrem as derradeiras sessões da mostra As Musas do Cinema Italiano, com A Bela Moleira, um dos primeiros sucessos da carreira da atriz Sophia Loren (dia 2), e A Moça com a Valise, obra-prima de Valerio Zurlini, protagonizada por Claudia Cardinale (dia 6).

E finalmente na quarta-feira, dia 7 de dezembro, a Cinemateca Capitólio recebe uma das atrações do festival Porto Alegre em Cena, com duas sessões do espetáculo-filme Ítaca, de Christiane Jatahy. Ítaca dá continuidade à pesquisa de linguagem da diretora (que em janeiro deste ano foi premiada pela Bienal de Veneza, com o Leão de Ouro pela sua trajetória artística), entre o teatro e o cinema, entre o ficcional e o documental, entre o passado e presente. Trazendo, a partir da ficção histórica de Homero, uma lente de aumento sobre os dias de hoje, sobre as guerras, os movimentos de partida e de chegada, a tentativa de chegar em casa concreta e metaforicamente. Para a construção dramatúrgica foram realizadas entrevistas com refugiados, alem de um período de trabalho com os atores para gerar cenas através de improvisos. Em seguida, durante um mês, Christiane Jatahy escreveu a dramaturgia final do texto. No elenco de Itaca estão as atrizes Isabel Teixeira (que ficou nacionalmente conhecida como a Maria Bruaca da novela Pantanal), Julia Bernart e Stella Rabello e os atores Cédric Eeckout, Karim Bel Kacem e Matthieu Sampeur.


GRADE DE HORÁRIOS

1º a 7 de dezembro de 2022


1º de dezembro (quinta-feira)

17h – Os Bravos Nunca se Calam

19h – Programação Dia Mundial de Luta Contra a AIDS (Dia Sem Arte)


2 de dezembro (sexta-feira)

19h – A Bela Moleira (Mostra As Musas do Cinema Italiano)


3 de dezembro (sábado)

11h – Concertos Capitólio (Coral da UFRGS)

15h – Sessão Vagalume (Antes que o Mundo Acabe)

17h – Sessão Plataforma (City Hall)


4 de dezembro (domingo)

15h – Sessão Vagalume (Antes que o Mundo Acabe)

17h – Os Bravos Nunca se Calam

19h – Disforia (Mostra Porto Alegre Film Commission)


6 de dezembro (terça-feira)

15h – Os Bravos Nunca se Calam

17h – Os Bravos Nunca se Calam

19h – A Moça com a Valise (Mostra As Musas do Cinema Italiano)


7 de dezembro (quarta-feira)

17h – Porto Alegre em Cena (Ítaca, de Christiane Jatahy)

20h – Porto Alegre em Cena (Ítaca, de Christiane Jatahy)

terça-feira, 29 de novembro de 2022

Cine Dica: 'TUBARÃO - MAR DE SANGUE'

Sinopse: Um grupo de amigos aproveitam um fim de semana e roubam alguns jet skis para ir para o mar, mas acabam em um terrível acidente. 

"Tubarão" (1975) do mestre Steven Spielberg ainda é até hoje o melhor filme sobre um tubarão assassino que se torna uma entidade da natureza fora do comum. De lá pra cá não faltou imitações baratas que pegasse carona com o sucesso, sendo que os únicos que merecem uma conferida é "Mar Aberto" (2003) e "Águas Rasas" (2016), sendo que eu até estou sendo bonzinho com esse último que foi citado. No caso de "Tubarão - Mar de Sangue" (2022) ele até que nos prende graças ao seu suspense nervoso, mas que se perde nas soluções fáceis e fazendo a gente antecipar como a trama termina mais rápido do que se imagina.

Com direção de James Nunn, o filme conta a história de um grupo de amigos que aproveitam um fim de semana e roubam alguns jet skis para ir para o mar, mas acabam em um terrível acidente. Eles lutam para encontrar o caminho de casa carregando um amigo gravemente ferido enquanto terríveis predadores os perseguem no mar.

O filme até que me lembrou do recente "A Queda" (2022), já que em ambos os casos vemos os protagonistas isolados no nada e tendo que lidar com a possibilidade de terem que se virar para não morrer de fome ou sede. Troca o topo de uma grande antena para o meio do mar e teremos o mesmo filme, sendo que as traições amorosas acontecem aqui também e gerando até mesmo um Déjà vu para aqueles que já haviam assistido ao filme de Scott Mann. Porém, a peça central que é um Tubarão branco gigantesco faz com que o filme ganhe um certo tempero.

Contudo, não espere um ser assustador e tão pouco convincente, já que dá a impressão que é um mero tubarão digital em diversos momentos e não chegando aos pés do tubarão de borracha criado pelo mestre Spielberg em 1975. Ele somente está ali para se tornar uma grande ameaça, fazendo com que os protagonistas tenham que enfrentar um novo desafio a cada segundo e tendo que se virarem em situações que jamais imaginavam. É aquela velha história de sempre de um filme de terror, onde já temos uma nítida noção de quem irá morrer e quem irá sobreviver e isso já fica muito claro já no início do filme.

Na reta final é aquela velha história da luta pela sobrevivência, onde as soluções surgem de forma inverossímil, mas que acontecem para que a trama chegue ao seu final previsível. Ao final concluímos que é apenas uma passa tempo, mas que fará somente desejarmos revisitar o clássico dos anos setenta, pois esse sim foi feito para entrar para história. "Tubarão - Mar de Sangue", por outro lado, não passa de um verdadeiro caça-níquel e bem ao estilo cara de pau do cinema atual hollywoodiano.      

   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.