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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (25/08/2022)

 Não! Não Olhe!

Sinopse: Em Não! Não Olhe! uma cidade do interior da Califórnia começa a ter eventos bizarros e extraterrestres. Uma dupla de irmãos interpretado por Keke Palmer (True Jackson e Alice) e Daniel Kaluuya (Corra e Judas e o Messias Negro), possuem um rancho de cavalos e são vizinhos de um parque de diversões de uma série de televisão do personagem interpretado por Steven Yeun, inspirada no velho oeste. 


AFTER Depois da Promessa

Sinopse: O casal "Hessa" está crescendo e pode nunca mais ser o mesmo. Embora já tenham encarado inúmeras adversidades, o capítulo final trará um desfecho de conto de fadas ou destruirá o relacionamento apaixonado e tóxico? Tessa não é mais a garota doce e ingênua de antes. Ela entende todas as emoções que estão se formando em Hardin e sabe que é a única que pode acalmá-lo quando ele explode. Ele precisa dela, mas ela precisa dele?


MARIA, NINGUÉM SABE QUEM SOU EU

Sinopse: Em um depoimento inédito e exclusivo gravado no teatro do Hotel Copacabana Palace, a cantora Maria Bethânia, que completou 55 anos de carreira em 2020, fala sobre assuntos importantes na sua trajetória. O documentário conta com a participação da atriz Fernanda Montenegro, que narra cinco textos marcantes de autores como Ferreira Gullar e Caio Fernando Abreu, sobre Bethânia, ilustrados com imagens de fãs e de arquivo, além de registros raros de ensaios e shows da cantora.


DE VOLTA À BORGONHA

Sinopse: Após uma ausência de dez anos, Jean volta a sua cidade natal quando seu pai fica doente. Reunindo-se com sua irmã, Juliette, e seu irmão, Jérémie, eles precisam reconstruir seu relacionamento e confiar um no outro novamente para dar continuidade à vinícola da família.


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quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 25 A 31 DE AGOSTO

 Mostra Ecofalante exibe filmes de 27 países em Porto Alegre e cineastas Jacques Perrin e Sarah Maldoror são homeageados 

CineBancários é uma das salas que recebe a mostra, um dos mais importantes eventos sul-americanos dedicado à temática socioambiental

Considerado o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado às temáticas socioambientais, a 11ª Mostra Ecofalante será exibida em quatro diferentes espaços de Porto Alegre, de 25 de agosto a 13 de setembro. O CineBancários é uma das salas que receberá a programação, com exibições de 25 a 31 de agosto. O festival tem entrada franca.

Entre as atrações da mostra, estão as homenagens aos cineastas Jacques Perrin e Sarah Maldoror, a competição latino-americana, o Panorama Internacional Contemporâneo, o Concurso Ecofalante e as sessões especiais. Este ano, o programa Panorama Internacional Contemporâneo está organizado a partir dos eixos Ativismo, Biodiversidade, Economia, Emergência Climática, Povos & Lugares e Trabalho.

Este ano, o programa Panorama Internacional Contemporâneo está organizado a partir dos eixos Ativismo, Biodiversidade, Economia, Emergência Climática, Povos & Lugares e Trabalho. Dentre os destaques da programação, no eixo Ativismo, está o longa premiado em Sundance “O Território”, de Alex Pritz, que mostra a luta do povo Uru-Eu-Wau-Wau pela posse de seu território. O Panorama traz ainda um eixo especial, Sociedade & Redes, com dois títulos tratando do impacto das redes sociais nas relações humanas: “Geração Z”, de Liz Smith e “Searchers: O Amor Está nas Redes”, de Pacho Velez. Entre os filmes exibidos nos diversos eixos temáticos estão os indicados ao Oscar "Ascensão" e "Escrevendo com Fogo" (este também premiado em Sundance), além de filmes premiados nos festivais de Locarno (“Mil Incêndios”) e HotDocs (“Escola da Esperança” e “Ostrov - A Ilha Perdida”).

Da Competição Latino-Americana, participam o argentino “Esqui", prêmio da crítica na seção Fórum do Festival de Berlim, e “A Montanha Lembra” (Argentina/México), ganhador da competição internacional de curtas do É Tudo Verdade. Competem ainda obras premiadas no Festival de Cannes (“Céu de Agosto”, de Jasmin Tenucci), no Bafici-Buenos Aires (“A Opção Zero”, uma coprodução Cuba/Colômbia) e no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (“Rolê - Histórias dos Rolezinhos”, de Vladimir Seixas, “Lavra”, de Lucas Bambozzi, e “Ocupagem”, de Joel Pizzini).

Clássico, cult e considerado um marco do cinema de viés socioambiental, o documentário “Koyaanisqatsi”, de Godfrey Reggio, é um dos destaques das Sessões especiais da Mostra Ecofalante, que celebra os 40 anos de seu lançamento. Tendo estreado no Festival de Berlim, este ensaio visual é o primeiro trabalho do diretor norte-americano Godfrey Reggio. O filme é uma crítica sobre o impacto da dita civilização e de seus padrões de consumo sobre o planeta e a natureza. Tem grande destaque sua trilha musical, assinada por Philip Glass, um dos compositores mais influentes do final do século 20.


Homenagens

A Homenagem a Jacques Perrin (1941-2022), célebre ator e diretor francês, que atuou em dezenas de filmes, trabalhando com os mais renomados diretores de sua geração, traz ao público quatro de seus sucessos como diretor e/ou produtor. São filmes que exprimem sua preocupação com as causas ambientais. Em “Microcosmos” (1996), ele é produtor e narrador. Dentre os filmes que codirigiu, fazem parte desta homenagem “As Estações”, “Oceanos” e “Migração Alada”, este último indicado ao Oscar. A programação também inclui uma conversa entre a jornalista Flávia Guerra e o parceiro frequente de Perrin atrás das câmeras, Jacques Cluzaud, disponível online nas entrevistas exclusivas realizada pela Mostra este ano.

A Homenagem a Sarah Maldoror se dá no marco dos 50 anos de "Sambizanga" (1972), obra-prima vencedora de dois prêmios no Festival de Berlim. O filme, sobre o movimento de libertação angolano, é o primeiro longa-metragem filmado na África por uma mulher. No ano passado, ele ganhou uma restauração em 4K dentro do projeto African Film Heritage, da Film Foundation, FEPACI e UNESCO. Graças a essa iniciativa, o filme pode voltar a circular numa bela cópia, pronta para conquistar novos públicos. Essa versão é exibida no Brasil pela primeira vez na Mostra Ecofalante.


Panorama Internacional Contemporâneo

Reunindo em Porto Alegre um total de 24 longas-metragens, representando 21 países, o Panorama Internacional Contemporâneo está organizado em eixos temáticos. Os eixos Biodiversidade, Trabalho e Povos & Lugares são exibidos na Cinemateca do Capitólio; os eixos Emergência Climática, Economia e Sociedade & Redes acontecem na Cinemateca Paulo Amorim; o Cine Bancários exibe os eixos Ativismo e Economia.

O documentário “Uma Vez Que Você Sabe” (2020), de Emmanuel Cappellin, é um dos destaques que integram o eixo Emergência Climática. Trata-se de um alerta: para um grupo de cientistas, a oportunidade de evitar mudanças climáticas catastróficas já passou. A obra, exibida em eventos na Itália, Reino Unido e Hong Kong, coloca a pergunta: como se adaptar ao colapso?

Vencedor do prêmio especial do júri e prêmio do público no Festival de Sundance, entre outras láureas, “O Território” (2022) fala da luta do povo indígena Uru-eu-wau-wau e de ativistas como Neidinha Suruí para proteger a terra indígena e a floresta da invasão por grileiros. Produzido por Daren Aronofsky (diretor de “Réquiem para um Sonho” e “Mãe!”), o filme é dirigido pelo norte-americano Alex Pritz e é parte do eixo Ativismo. Na mesma programação está “Escrevendo Com o Fogo” (2021), sobre o primeiro e único jornal diário da Índia dirigido por mulheres. Sua equipe tem quebrado paradigmas, ao figurar na linha de frente da cobertura de temas urgentes que atingem a região onde vivem, mas que também concernem o país, como crimes ambientais e violência de gênero. Dirigido por Rintu Thomas e Sushmit Ghosh, o filme foi vencedor do prêmio do público e prêmio especial do júri no Festival de Sundance, tendo ainda sido eleito como melhor documentário no Festival de São Francisco.

Dentre os destaques do eixo Biodiversidade está “Animal” (2021), a mais recente obra do diretor – e conhecido escritor – francês Cyril Dion, que conquistou reputação internacional com “Amanhã” (2015), documentário que levou mais de um milhão de franceses ao cinema. Aqui, ele aborda, a partir de dois jovens ativistas, uma geração convencida de que seu futuro está em perigo. O longa foi lançado no Festival de Cannes. Na mesma seção está “Birds of America” (2021), de Jacques Loeuille, selecionado para o Festival de Roterdã, na Holanda. O longa focaliza a obra do naturalista John James Audubon (1785-1851), que revolucionou o mundo da ornitologia com seu livro antológico “Birds of America”. É ainda um alerta ao mostrar o quanto nessa área foi perdido em um tempo relativamente curto pela industrialização, ganância e indiferença.

No eixo curatorial Economia, estão “Ascensão”, de Jessica Kingdon, e “A Rota do Mármore”, de Sean Wang. Indicado ao Oscar de melhor documentário, “Ascensão” (2021) oferece um impressionante retrato do “Sonho Chinês”, expressão cunhada pelo Secretário-Geral do Partido Comunista e presidente da China Xi Jinping. A obra expõe a busca paradoxal por riqueza e progresso na China do século 21. Já “A Rota do Mármore” (2021) percorreu os mais prestigiosos festivais internacionais de documentários – como IDFA-Amsterdã, Visions du Réel (Suíça), CPH:DOX (Dinamarca) e Hot Docs (Canadá). O documentário acompanha a odisseia do mármore branco, extraído em larga escala na Grécia e cujo consumo global é impulsionado pelo mercado interno chinês. É também uma investigação sobre o papel da China enquanto “compradora do mundo”.

Eleito como o documentário mais inovador do ponto de vista estético-formal da Semana da Crítica do Festival de Locarno, “Mil Incêndios” (2021), do cineasta palestino-britânico Saeed Taji Farouky, conta a história de uma família de Mianmar que pratica a extração manual de petróleo. A obra está incluída no eixo Povos & Lugares.

No eixo curatorial Trabalho, destacam-se duas produções. “The Gig Is Up: O Mundo É uma Plataforma” (2021) traz à tona as histórias dos trabalhadores por trás dos trabalhos da economia GIG, que engloba as formas de emprego alternativo. São milhões de pessoas atuando desde os serviços de entrega de comida e transporte por aplicativo até a marcação de imagens para a inteligência artificial. Dirigido pela canadense Shannon Walsh, o longa percorreu o circuito internacional de documentários, sendo exibido nos prestigiosos festivais IDFA-Amsterdã, Hot Docs (Canadá), CPH:DOX (Dinamarca) e Docufest (Kosovo). “Regresso a Reims (Fragmentos)", documentário de montagem, baseado no livro de Didier Eribon, é um elogiado estudo sociológico da classe trabalhadora francesa do pós-guerra. A atriz e ativista LGBTQIA+ Adèle Haenel (premiada no Festival de Berlim) é responsável pela interpretação dos textos incluídos no filme, que participou da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. Seu diretor, Jean-Gabriel Périot, assinou 28 títulos a partir de 2000, incluindo “Nos Défaites” (2019), vencedor do Prêmio C.I.C.A.E. no Festival de Berlim.


Competição Latino-Americana

A Competição Latino-americana da 11ª Mostra Ecofalante de Cinema é exibida integralmente em Porto Alegre. São 35 títulos, sendo 15 longas e 20 curtas-metragens. Eles representam seis países da região: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba e México. Estão incluídos na lista dos exibidos os vencedores da seção: O Bem Virá (Melhor Longa-metragem pelo Júri), A Opção Zero (Menção Honrosa na categoria Longa-metragem), Rolê - Histórias dos Rolezinhos (Menção Honrosa na categoria Longa-metragem), Mensageiras da Amazônia: Jovens Munduruku Usam Drone e Celular para Resistir às Invasões (Melhor Curta-metragem pelo Júri), Terra Nova (Menção Honrosa na categoria Curta-metragem).


Serviço

11ª Mostra Ecofalante de Cinema - Porto Alegre

25 de agosto a 13 de setembro

CineBancários – 25 de agosto a 31 de agosto

Entrada gratuita em todas as atividades do evento

Patrocínio: Basf | apoio: IHS Brasil | produção: Doc & Outras Coisas | coprodução: Química Cultural | realização: Ecofalante, Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo


Salas (endereços)

Cinemateca do Capitólio: R. Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico, Porto Alegre

Cinemateca Paulo Amorim: R. dos Andradas, 736 - Centro Histórico, Porto Alegre

CineBancários: R. Gen. Câmara, 424 - Centro Histórico, Porto Alegre

Sala Cine Redenção: Av. Paulo Gama, 110 - Farroupilha, Porto Alegre


www.youtube.com/mostraecofalante

www.instagram.com/mostraecofalante


PROGRAMAÇÃO NO CINEBANCÁRIOS:


25/08, quinta-feira

15:00

Neguinho l Diego Bauer l Brasil l 2020 l 20 min l Livre

Lua, Mar l Agua l Brasil l 2021 l 25 min l 12 anos

O Andar de Cima l Tomás Fernandes da Silva l Brasil l 2021 l 23 min l 12 anos


16:45

Flores da Planície l Mariana X. Rivera l México l 2021 l 19 min l Livre

CRUZ l Teresa Camou Guerrero l México l 2021 l 99 min l 16 anos


19:00

As Formigas e o Gafanhoto l Raj Patel, Zak Piper l Malawi l 2021 l 76 min l Livre


26/8, sexta

15:00

OKOFÁ l Daniela Caprine, Mariana Bispo, Pedro Henrique Martins, Rafael Rodrigues, Thamires Case l Brasil l 2021 l 7 min l 14 anos

Como Respirar Fora d'Água l Júlia Fávero e Victoria Negreiros l Brasil l 2021 l 16 min l 14 anos

Não Me Chame Assim l Diego Migliorini l Brasil l 2020 l 16 min l 14 Anos

Crescer Onde Nasce o Sol l Xulia Doxágui l Brasil l 2021 l 13 min l Livre

Elos Positivos l Eduardo Oliveira l Brasil l 2021 l 18 min l 12 anos


17:00

Ocupagem l Joel Pizzini l Brasil l 2021 l 12 min l Livre

Muribeca l Alcione Ferreira, Camilo Soares l Brasil l 2020 l 78 min l Livre


19:00

Escrevendo com Fogo l Rintu Thomas, Sushmit Ghosh l Índia l 2022 l 93 min l 10 anos


27/08, sábado

15:00

Lixo Mutante l Dani Minussi & Adriano Caron l Brasil l 2022 l 67' l Livre

16:45

A Montanha Lembra l Delfina Carlota Vazquez l Argentina/México l 2021 l 21 min l 14 anos

Povo 'Tzu' - Noite Branca l Tania Ximena, Yollotl Alvarado l México l 2021 l 72 min l Livre


19:00

O Território l Alex Pritz l Brasil, Dinamarca, EUA l 2022 l 86 min l 12 anos


28/8, domingo

15:00

Zarafa l Rémi Bezançon, Jean-Christophe Lie l França / Bélgica, l 2013 l 78' l 10 anos


17:00

Ser Feliz no Vão l Lucas H. Rossi dos Santos l Brasil l 2020 l 12 min l 14 Anos

Rolê - Histórias dos Rolezinhos l Vladimir Seixas l Brasil l 2021 l 82 min l 14 anos


19:00

As Sementes de Vandana Shiva l Camilla Becket, James Becket l EUA, Austrália l 2021 l 88 min l Livre


0/08, terça-feira

15:00

Papa-Jerimum l Harcan Costa e Clara Leal l Brasil l 2021 l 15 min l Livre

Quem Saiu Para Entrega? l Leonardo Roque Machado, Evaldo Cevinscki Neto, Paula Roberta de Souza. l Brasil l 2021 l 20 min l Livre

Tá Foda l Aline Golart, Denis Souza, Fernanda Maciel, Icaro Castello, Ligia Torres e Victoria Sugar l Brasil l 2020 l 5 min l 10 Anos

[O Vazio Que Atravessa] l Fernando Moreira l Brasil l 2021 l 23 min l 10 anos


16:30

LOOP l Pablo Polledri l Argentina/Espanha l 2021 l 8 min l Livre

Vai Acabar l David Blaustein, Andrés Cedrón l Argentina l 2020 l 115 min l 14 anos


19:00

Um Céu Tão Nublado l Alvaro Fernandez-Pulpeiro l Colombia, Espanha, RU, Venezuela l 2020 l 84 min l Livre


31/08, quarta-feira

15:00

O Abebé Ancestral l Paulo Ferreira l Brasil l 2020 l 20 min l Livre

Meu Arado, Feminino l Marina Polidoro l Brasil l 2021 l 21 min l Livre

Yãy Tu Nunãhã Payexop: Encontro de Pajés l Sueli Maxakali l Brasil l 2021 l 26 min l Livre


16:45

0,2 Miligramas de Ouro l Diego Quindere de Carvalho l Brasil l 2021 l 24 min l Livre

Montanha Dourada l Cassandra Oliveira l Brasil l 2021 l 54 min l Livre

Curupira e a Máquina do Destino l Janaina Wagner l Brasil l 2021 l 25 min l Livre


19:00

Adeus, Capitão l Vincent Carelli e Tita l Brasil l 2022 l 175 min l Livre

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 25 A 31 DE AGOSTO DE 2022 na Cinemateca Paulo Amorim

 SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES

MARTE UM 


SALA 1 / PAULO AMORIM


14h30 – IL BUCO Assista o trailer aqui.

(França/Itália/Alemanha, 2021, 93min). Direção de Michelangelo Frammartino, com Paolo Cossi, Jacopo Elia, Denise Trombin, Nicola Lanza. Zeta Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Durante o boom econômico da década de 1960, o próspero norte da Itália ergue o edifício mais alto da Europa. Do outro lado do país, no interior da Calábria, jovens exploradores investigam a caverna mais profunda da Europa, de 700 metros. Em uma aldeia vizinha, um velho pastor começa a entrelaçar sua vida solitária com os dois fatos.

*Não haverá exibição nos dias 25, 30 e 31 de agosto devido à programação do projeto educativo Quintaninha.*


16h20 – O DESTINO DE HAFFMANN Assista o trailer aqui.

(Adieu Monsieur Haffmann - França/Bélgica, 2021, 115min). Direção de Fred Cavayé, com Daniel Auteuil, Gilles Lellouche e Sara Giraudeau. Synapse Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: François Mercier vive em Paris e sonha em formar uma família junto com Blanche, sua mulher. Ele trabalha para um talentoso joalheiro judeu, o Sr. Haffmann, com quem tem um bom relacionamento. Quando eclode a Segunda Guerra Mundial e os nazistas invadem Paris, Haffmann precisa contar com Mercier para se manter em segurança, incluindo a joalheria. O filme é uma adaptação da peça homônima de Jean-Philippe Daguerre.


18h30 – TRALALA Assista o trailer aqui.

(França, 2020, 120min). Direção de Arnaud Larrieu e Jean-Marie Larrieu, com Mathieu Amalric, Josiane Balasko, Mélanie Thierry. Bonfilm, 14 anos Comédia dramática.

Sinopse: Tralala é um sem-teto de 48 anos que ganha a vida cantando pelas ruas de Paris. Certo dia, uma jovem misteriosa lhe deixa uma mensagem e desaparece. O artista parte em busca desta mulher, mas acaba encontrando uma senhora que acredita que Tralala é seu filho que desapareceu 20 anos atrás. Surpreso pela revelação, ele aceita interpretar este papel. O filme fez parte do Festival Varilux de Cinema Francês de 2021.


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ


14h45 – MARTE UM Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 115min). Direção de Gabriel Martins, com Cícero Lucas, Carlos Francisco, Camilla Damião. Embaúba Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Os Martins, uma família negra de classe média baixa, vivem na periferia de uma grande cidade brasileira – e, apesar da situação do país, tentam equilibrar suas expectativas e dificuldades. A mãe, Tércia, acha que está amaldiçoada depois de levar um susto, enquanto a filha mais velha planeja ir morar com a namorada. O pai, Wellington, que trabalha como porteiro, sonha com o dia em que o filho mais novo será um jogador de futebol, mas Deivinho sonha mesmo em viajar para Marte. O filme foi um dos destaques do Festival de Gramado 2022, com o prêmio especial do júri e os Kikitos de melhor roteiro e júri popular.


17h e 19h – MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA (ENTRADA FRANCA)

O festival reúne filmes dedicados às temáticas socioambientais e chega a Porto Alegre em um circuito itinerante, com sessões em quatro cinemas da cidade. No total, serão exibidos 110 filmes de 27 países.


Mais informações: Sinopses e programação.


19h – SINAL DE ALERTA – LORY F. (SESSÃO SOMENTE NA TERÇA, DIA 30) Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2020, 19min). Documentário em curta-metragem com direção de Fredericco Restori.

Sinopse: O filme mostra, de forma poética e experimental, a trajetória da baixista e compositora Lory Finocchiaro, uma roqueira à frente do seu tempo que viveu intensamente na Porto Alegre dos anos 1990. Ela foi vítima da Aids e morreu um pouco antes de finalizar seu único disco. Financiado pela Casa de Cultura Mario Quintana, o filme foi o vencedor da mostra de curtas gaúchos do Festival de Gramado.

*Sessão seguida de debate com a atriz Deborah Finocchiaro, irmã de Lory.*


ENTRADA FRANCA, com distribuição de senhas a partir das 18h.


SALA 3 / NORBERTO LUBISCO


15h45 – A TEORIA DOS VIDROS QUEBRADOS Assista o trailer aqui.

(La Teoria de los Vidrios Rotos - Uruguai/Argentina/Brasil, 85min, 2022). Direção de Diego “Parker” Fernández, com Martín Slipak, Roberto Birindelli, César Troncoso, Veronica Perrotta. Okna Filmes, 14 anos. Comédia policial.

Sinopse: Inspirado na teoria que dá título ao filme, o roteiro acompanha Claudio, funcionário de uma companhia de seguros que é designado para trabalhar em uma cidade do interior do Uruguai. A experiência deveria ser tranquila, mas, quando ele chega, vários carros são incendiados. Para se garantir no emprego – e no casamento - Claudio terá que descobrir o que realmente aconteceu. O filme foi o vencedor do Kikito de longa estrangeiro no Festival de Gramado 2021.

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PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores têm direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional. Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.

*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Cine Dica: Streaming - 'Lightyear'

Sinopse: Nesta aventura de ficção científica cheia de ação, conhecemos a origem definitiva de Buzz Lightyear (voz de Chris Evans), o herói que inspirou o brinquedo. 

"Toy Story" (1995) não foi somente revolucionário para época em tempos de revolução no modo de se fazer animação como também na construção de personagens carismático e extremamente humanos. Dentre os personagens Buzz Lightyear foi um dos mais queridos pelo público e quando se foi anunciado um projeto que contava sobre o Buzz "não boneco", mas sim sobre o verdadeiro patrulheiro espacial, tudo soou muito estranho. Felizmente, "Lightyear" (2022) é um filme feito de coração, feita com carinho pela Pixar, fazendo da obra uma grande aventura emocional e divertida.

Dirigido por Angus MacLane, a trama segue o lendário Patrulheiro Espacial depois que em um teste de voo da nave espacial faz com que ele vá para um planeta hostil e fique abandonado a 4,2 milhões de anos-luz da Terra ao lado de seu comandante e sua tripulação. Enquanto Buzz tenta encontrar um caminho de volta para casa através do espaço e do tempo, ele descobre que já se passaram muitos anos desde seu teste de voo e que os descendentes de seus amigos, um grupo de recrutas ambiciosos, e seu charmoso gato companheiro robô, Sox. Para complicar as coisas e ameaçar a missão está a chegada de Zurg, uma presença alienígena imponente com um exército de robôs implacáveis e uma agenda misteriosa.

Era mais do que esperado que público em geral fosse estranhar esse filme, já que não estamos falando daquele boneco carismático que achava ser um verdadeiro herói, mas sim estamos falando do verdadeiro patrulheiro espacial e cujo o humor não é o verdadeiro atrativo desse filme. Ele se encontra lá nas beiradas, porém, é pelo teor mais dramático e humano que o filme nos conquista, já que aqui Buzz é um herói com falhas e que tenta corrigi-las, mesmo que para isso lhe custe muito. Portanto, a gente facilmente deixa escorrer uma lagrima quando vemos o mesmo continuando tentar concluir a sua missão espacial, enquanto aqueles que ele amou vão seguindo com as suas vidas, envelhecendo e, enfim, partindo.

Ponto novamente para a Pixar, que desde "UP" (2009), ou desde o primeiro "Toy Sory", sempre nos passou as questões sobre a perda, do medo de ser abandonado ou até mesmo com relação ao fim de tudo. Se na quadrilogia dos brinquedos a questão sobre a perda e amadurecimento eram colocados sempre em pauta, aqui a questão sobre errar é discutida através das próprias atitudes de Buzz, que procura se corrigir de um erro grave do passado, mas quase não se dando conta que na vida é preciso errar para então poder posteriormente se criar algo novo. É através das personagens como Alisha Hawthorne e posteriormente da sua neta Izzy Hawthorne que ele aprende que é através das adversidades que se constroem a vida das pessoas e não somente os acertos que a gente coleciona.

Visualmente, o filme é um colírio para os olhos, sendo sempre uma cortesia dos realizadores do estúdio que sempre alinharam qualidade técnica com uma boa história. Cheia de aventura, o longa possui bons momentos de ação, por vezes, até mesmo angustiantes e fazendo a gente até temer pelo destino de alguns personagens. Se na abertura ação começa com intensidade aguarde então para o ato final, cheio de reviravoltas e por vezes até mesmo surpreendentes.

Logicamente o filme não poderia deixar de ter referencias, não somente aos filmes clássicos do estúdio, como também de outras obras dentro do gênero ficção cientifica. A missão do protagonista em si lembra muito o ótimo "Interestelar" (2014), mas também há uma pitada de "Gravidade" (2009), "2001 - Uma Odisseia no Espaço" (1968) e até mesmo "Perdido em Marte" (2015). Uma boa salada para dar um tempero melhor ao resultado do longa.

"Lightyear" é um filme para todas as idades, onde os adultos refletem sobre a carga emocional guardada nas entrelinhas da história enquanto os pequenos se divertem com uma grande aventura. 

Onde Assistir: Diney+ 

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Cine Dica: Próximas Sessões do Clube de Cinema de Porto Alegre - 'O Destino de Haffmann' / ' Il Buco'

O Destino de Haffmann

Boa noite

Segue a programação do Clube de Cinema no próximo final de semana.


SESSÃO DE SÁBADO CLUBE DE CINEMA

Local: Sala Paulo Amorim, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana. Data: 27/08/2022, sábado, às 10:15 da manhã 


O Destino de Haffmann (Adieu Monsieur Haffmann)

França/Bélgica, 2021, 115 min, 14 anos 

Direção:  Fred Cavayé 

Elenco: Daniel Auteuil, Gilles Lellouche, Sara Giraudeau

Sinopse:  François Mercier vive em Paris e sonha em formar uma família junto com Blanche, sua mulher. Ele trabalha para um talentoso joalheiro judeu, o Sr. Haffmann, com quem tem um bom relacionamento. Quando eclode a Segunda Guerra Mundial e os nazistas invadem Paris, Haffmann precisa contar com Mercier para se manter em segurança, incluindo a joalheria. O filme é uma adaptação da peça homônima de Jean-Philippe Daguerre.



"Il Buco"

SESSÃO DE DOMINGO CLUBE DE CINEMA 

Local: Sala Paulo Amorim, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana. Data: 28/08/2022, domingo, às 10:15 da manhã 


"Il Buco"

França/Itália/Alemanha, 2021, 93 min, 14 anos

Direção:  Michelangelo Frammartino

Elenco:  Paolo Cossi, Jacopo Elia, Denise Trombin, Nicola Lanza

Sinopse:  Durante o boom econômico da década de 1960, o próspero norte da Itália ergue o edifício mais alto da Europa. Do outro lado do país, no interior da Calábria, jovens exploradores investigam a caverna mais profunda da Europa, de 700 metros. Em uma aldeia vizinha, um velho pastor começa a entrelaçar sua vida solitária com os dois fatos.

Atenciosamente,

Carlos Eduardo Lersch

Diretor de Programação CCPA.

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terça-feira, 23 de agosto de 2022

Cine Dica: Em Cartaz - 'ELVIS'

Sinopse: Desde sua ascensão ao estrelato, o ícone do rock Elvis Presley mantém um relacionamento complicado com seu enigmático empresário, Tom Parker, por mais de 20 anos. 

Baz Luhrmann tem poucos títulos no seu currículo, mas o suficiente para ter chamado atenção de muitos no decorrer dos anos. Em "Romeu e Julieta" (1996) ele atualizou o clássico de William Shakespeare para os tempos contemporâneos, mas mantendo as raízes shakespearianas e agradando assim diversos públicos. Já em "Moulin Rouge" (2001) ele provou que uma superprodução musical ainda tinha poder para atrair a massa cinéfila e com isso vieram na esteira outros grandes sucessos como "Chicago" (2002) de Rob Marshall e "Os Miseráveis" (2012) de Tom Hooper.

Porém, acima de tudo, Baz Luhrmann sendo um diretor autoral jamais se vendeu para os gêneros de sucesso do momento, mesmo quando os mesmos estavam fazendo barulho e trazendo lucro para os grandes estúdios. Felizmente as cinebiografias de grandes músicos do passado começaram a fazer sucesso inesperado nos últimos tempos, como no caso, por exemplo, de "Bohemian Rhapsody" (2018) e fazendo com que Luhrman se interessasse por um projeto que estava engavetado por muito tempo. Assim nasceu "Elvis" (2022), superprodução da Warner que reconta sobre a vida e a obra desse grande músico e os motivos que o levaram sair de cena de forma trágica e prematura.

A cinebiografia de Elvis Presley acompanhará décadas da vida do artista (Austin Butler) e sua ascensão à fama, a partir do relacionamento do cantor com seu controlador empresário "Coronel" Tom Parker (Tom Hanks). A história mergulha na dinâmica entre o cantor e seu empresário por mais de 20 anos em parceria, usando a paisagem dos EUA em constante evolução e a perda da inocência de Elvis ao longo dos anos como cantor. No meio de sua jornada e carreira, Elvis encontrará Priscilla Presley (Olivia DeJonge), fonte de sua inspiração e uma das pessoas mais importantes de sua vida.

Assim como foi em suas obras anteriores, Baz Luhrmann usa e abusa do lado técnico de como se fazer um filme musical, fazendo da obra um verdadeiro clipão e mantendo a nossa atenção do começo ao fim. Com uma edição frenética, o filme começa com os últimos passos do Rei do Rock, para logo em seguida voltarmos ao passado do cantor e tudo sendo narrado pela voz do empresário Tom Parker e que aqui é brilhantemente interpretado por Tom Hanks.  A partir daí, vemos não somente a construção do mito da música, como também uma parte da história norte americana.

No filme, basicamente Elvis é um estranho no ninho em meio a uma realidade norte americana conservadora, da qual os líderes políticos dominam todas as áreas culturais, usando a palavra de Deus e se dizendo responsáveis pela estabilidade democrática do país. Elvis foi construído através da cultura negra, cuja a música da mesma embalava os bairros pobres de várias cidades e alinhada com as músicas gospel que fez levantar a moral de muitos que pediam por socorro. Desses elementos, surgia então um grande talento a frente do seu tempo, que desafiou várias instituições conservadoras e fazendo uma geração de jovens finalmente sair da linha reta e que sempre foram obrigados a se manterem nela.

Tanto a fotografia de cores quentes, como a edição de arte caprichada, sintetiza uma época em que a sociedade norte americana vivia em uma grande realidade plástica e coube Elvis ser um de muitos em furar essa bolha. Não deixa de ser emocionante, por exemplo, ao testemunharmos as reconstituições das primeiras apresentações do cantor, sendo que a primeira dele vista na tv foi algo que gerou um grande estardalhaço e fazendo cutucar a onça com a vara curta de muitos que exigiam uma sociedade norte americana perfeita. Em meio a esse grande circo havia a figura complexa de Tom Parker.

Acusado por muitos como o verdadeiro causador da destruição de Elvis, Tom Parker visto aqui é alguém que tenta jogar pelos dois lados, ao tentar saber agradar o grande músico, mas ao mesmo tempo conter os ânimos da ala branca conservadora de Washington. Baz Luhrmann procura não o retratar como uma figura exatamente vilanesca, porém, humana, ambiciosa e que via no cantor a sua pipita de ouro e da qual poderia mantê-lo no jogo de como se deve prosperar em território norte americano. Tom Hanks entrega aqui a sua melhor performance depois de muito tempo, onde ele consegue construir para o seu Tom Parker uma figura humana, porém, muito ardilosa em suas ações, tanto para si como para o próprio Elvis.

Falando no Rei do Rock o mesmo foi interpretado por diversos atores ao longo das décadas, tanto por Kurt Russell em um telefilme para a tv em 1979 como também pelo ator Val Kilmer em "Amor A Queima Roupa" (1993). Porém, acredito eu, que Austin Butler será por muito tempo o ator definitivo ao dar vida a esse grande talento, já que ele consegue transmitir pelo seu olhar a energia vital que o cantor tinha dentro de si, mas cujo o seu próprio corpo não era suficiente forte para conter. Portanto, tanto o seu auge como a sua queda são muito bem representados por Butler, ao ponto de que quase não conseguimos distingui-lo quando é ele ou quando é o verdadeiro Elvis na reconstituição do seu último show, do qual o mesmo cantou a canção "Unchained Melody" e fechando o filme de uma forma surpreendente e impactante.

"Elvis" é um dos melhores filmes do ano, ao retratar um grande talento em seu ápice e queda em meio a selvageria e mutação de uma sociedade hipócrita norte americana. 


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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEMATECA CAPITÓLIO 23 a 31 de agosto de 2022


 MOSTRA ECOFALANTE

Porto Alegre recebe a itinerância da 11ª Mostra Ecofalante entre 24 de agosto e 13 de setembro, com uma ampla programação de filmes contemporâneos e históricos de viés socioambiental, distribuídos em quatro salas de cinema da cidade. A Cinemateca Capitólio apresenta a sessão de abertura do evento, com o longa francês Animal, de Cyril Dion, na quarta-feira, 24 de agosto, às 19h30. Na primeira semana da mostra, acontece a sessão especial da cópia restaurada da produção angolana Sambizanga, um dos maiores clássicos do cinema africano, dirigido por Sarah Maldoror, e exibições de importantes obras latino-americanas contemporâneas como o cubano A Opção Zero, de Marcel Beltrán, e Esqui, do argentino Manque La Banca.

Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/5313/ecofalante/


PREMIADOS NA MOSTRA GAÚCHA DE CURTAS EM GRAMADO

A APTC-RS promove na terça-feira, 23 de agosto, às 19h, na Cinemateca Capitólio, a tradicional sessão dos filmes premiados na mostra gaúcha de curtas do Festival de Gramado. Serão apresentados os filmes laureados da edição de 2022: Sinal de Alerta Lory F, Fagulha, Possa Poder, O Abraço, A Diferença Entre Mongóis e Mongoloides, Mby´Á Nhendu - O Som do Espírito Guarani, Drapo A e Apenas para Registro. O valor do ingresso é R$ 10,00. 

Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/5310/premiados-mostra-gaucha-de-curtas-de-gramado/


GRADE DE HORÁRIOS

23 a 31 de agosto de 2022


23 de agosto (terça)

15h – Crime do Futuro

17h – Diários de Otsoga

19h – Premiados Mostra Gaúcha de Curtas de Gramado


24 de agosto (quarta)

15h – Diários de Otsoga

17h – Memoria

19h30 – Animal (Ecofalante)


25 de agosto (quinta)

15h – Diários de Otsoga

17h – Two Spirits + A Mãe de Todas as Lutas

19h – Birds of America


26 de agosto (sexta)

15h – Diários de Otsoga

17h – Chichiales + A Opção Zero

19h30 – Sambizanga


27 de agosto (sábado)

15h – Diários de Otsoga

17h – Regresso a Reins (Fragmentos)

18h30 – Nosso Planeta, Nosso Legado

20h – Cinco Casas (pré-estreia)


28 de agosto (domingo)

15h – Shakespeare Shitstorm

17h – Terra Nova + O Elemento Tinta + Borom Taxi

19h – Mar Concreto + A Praia do Fim do Mundo


30 de agosto (terça)

15h – Diários de Otsoga

17h – Flores da Planície + CRUZ

19h30 – Quarto de Empregada


31 de agosto (quarta)

15h – Diários de Otsoga

17h – A Felicidade do Motociclista Não Cabe em Sua Roupa + Esqui

19h – The Gig is Up: O Mundo é uma Plataforma