Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Cine Dica: Streaming - 'O Predador: A Caçada'

Sinopse: Uma habilidosa guerreira Comanche tenta proteger seu povo de um predador alienígena altamente evoluído que caça humanos por esporte. Ela luta contra a natureza, colonizadores perigosos e essa criatura misteriosa para manter sua tribo segura. 

Se o filme "O Predador" (1987) ainda segue sendo o melhor filme da franquia até hoje é porque muito se deve ao fato de que os realizadores posteriores tentaram beber muito da fonte do original, mas sem tentar ao menos ter personalidade própria. Após "O Predador" (2018) eu sinceramente achava que era o último prego para o caixão, mas estamos falando de Hollywood e que sempre a mesma insiste em ressuscitar franquias para obter algum lucro futuro. Surpreendentemente, "O Predador - A Caçada" (2022), não é uma mera continuação, mas sim um filme que fala por si e tendo a sua própria luz do começo ao fim.

Dirigido por Dan Trachtenberg, do filme "Rua Cloverfield, 10" (2016), o longa conta a história não contada de Naru (Amber Midthunder), uma jovem guerreira qualificada, que deseja proteger seu povo do perigo. Criada entre os maiores caçadores que vagavam pelas Grandes Planícies e confiante de que é tão capaz quanto os outros jovens caçadores, ela se propõe a proteger seu povo quando seu acampamento Comanche é ameaçado por uma criatura misteriosa. Começa então uma verdadeira caçada e que somente um sobreviverá a ela.

Diferente das continuações anteriores o filme não se prende na tarefa de ser obrigado a fazer alguma referência ao clássico, mas sim em se preocupar em nos apresentar um cenário novo e cuja a protagonista é apresentada de uma forma gradual e fazendo com que simpatizemos com ela facilmente. Naru é uma jovem curandeira, mas que deseja ser uma caçadora assim como é o seu irmão e nos surpreendendo pela sua persistência na medida em que a trama avança. A jovem atriz Amber Midthunder se sai muito bem no papel da jovem protagonista, ao passar para nós determinação e uma fúria contida que se encontra em seu profundo olhar.

O cenário si é outro grande atrativo do filme, já que a trama se passa nas planícies no mundo da Nação Comanche no início de 1700 e quando o homem branco a recém estavam chegando. Neste último caso, eles acabam sendo retratados como os verdadeiros caçadores selvagens da trama e cuja a cena dos búfalos mortes não é muito diferente do que foi debatido no já clássico "Dança com Lobos" (1990). Em tempos atuais, nada mais lógico em colocar em pauta sobre quem eram os verdadeiros donos da terra, muito embora esse assunto deveria vir à tona já desde sempre.

Dan Trachtenberg, por sua vez, capricha na alta tensão em diversas passagens do filme, cujo o suspense nos faz temer pelo que irá acontecer a cada momento e fazendo a gente respirar mais fundo. Se em uma cena de uma determinada arvore a gente já teme pelo pior, o que dizer no momento em que a jovem protagonista tenta de todas formas se salvar para não morrer na areia movediça e sendo uma das melhores e mais tensas cenas do filme. Mas e o Predador si?

Bom, o original ainda é insuperável, muito embora esse não seja muito diferente em termos de ser implacável e que não medirá esforços para caçar a sua presa. Curiosamente, é interessante observar o seu equipamento de caça, parecendo antecessor ao que vimos nos filmes anteriores, mas não menos que mortíferos. Com uma presença imponente parece até mesmo forçado a gente pensar que a pequena jovem protagonista tenha alguma chance contra esse caçador.

Porém, o roteiro colabora para que todas as situações soem verossímeis, ao ponto dos efeitos visuais quase não parecem tão artificiais e não prejudicando na verossimilhança que é incrementada nas cenas de ação. O ato final, por exemplo, é implacável, sangrento e até mesmo cru em alguns momentos. Para a minha surpresa, um pequeno detalhe ao final do filme responde uma pergunta que existe desde o final de "O Predador 2" (1990) e cuja a sua resposta contradiz ao que a gente imaginava, mas não menos do que satisfatória.

"O Predador - A Caçada" é desde já um dos melhores filmes da franquia desde o clássico original, mas obtendo esse feito por construir para si uma luz própria e sabendo nos passar um verdadeiro cenário de tensão e até mesmo claustrofóbica. 

Onde Assistir: Star+  

   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: Abertura das Comemorações dos 75 anos do Clube de Cinema de Porto Alegre

Boa Noite

Segue o convite do evento:


ABERTURA DAS COMEMORAÇÕES DOS 75 ANOS DO CLUBE DE CINEMA DE PORTO ALEGRE

O Festival de Cinema de Gramado, o Museu do Festival de Cinema de Gramado, a ESPM e o Clube de Cinema de Porto Alegre convidam para o evento de Abertura das Comemorações dos 75 Anos do Clube de Cinema de Porto Alegre que será realizado na manhã da próxima quarta-feira.

Local: Museu do Festival de Cinema de Gramado (Av. Borges de Medeiros, 2659 - Centro, Gramado - RS). Data: 17/08/2022, quarta-feira, às 11:00 horas da manhã 


Atenciosamente,

Carlos Eduardo Lersch

Diretor de Programação CCPA.

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Cine Especial: ‘Robocop’ - 35 Anos Depois

Sinopse: Policial é morto em combate e transformado por cientistas da empresa que dirige a força policial em um ciborgue ultrassofisticado a fim de ser usado na luta contra o crime na cidade de Detroit. 

Talvez o mais poderoso filme de Paul Verhoeven. Ele é forte até mesmo nos dias de hoje e funciona tanto como uma crítica acida quanto para aqueles que buscam somente ação. Raro caso de um filme carregado de duas camadas e das quais funciona para todos os públicos.

Após ser morto violentamente por criminosos, o policial Alex Murphy (Peter Weller) se torna um ciborgue da organização OCP. Com o intuito de ser a nova peça central da companhia, Alex é transformado em um ser robótico que tem como diretrizes a obedecer a lei a qualquer custo. Porém, mesmo nesta situação, ele aos poucos descobre a sua humanidade e irá atrás daqueles que arruinaram a sua vida.

Embora aparentemente simples, o roteiro de Edward Neumeier e Michael Miner cria uma verdadeira sátira política e social sobre o consumismo desenfreado que se encontrava encrustado na sociedade norte americana dos anos oitenta e que se encontra até nos dias de hoje. Além disso, o filme deixa mais do que em evidencia que o fascismo se encontrava vivo mesmo em um país que se diz democrático, porém, não para todos. Isso é muito bem representado nas chamadas de tv que surgem ao longo da história, vendendo, por exemplo um jogo de guerra nuclear, enquanto os âncoras falam sorrindo falsamente sobre a situação de violência e caos que ocorre pelo mundo.

E mesmo aqueles que trabalham na OCP, figuras moldadas de forma caricata para os empresários sem nenhum escrúpulo, simbolizam o lado errôneo provocado pelo capitalismo, por se acharem poderosos, não escondendo para si o lado fascista do cenário e que obrigam as pessoas comuns a servirem ao sistema de qualquer jeito. Tanto o protagonista robótico quanto ED-209 foram programados para usar a força para que o cidadão obedeça a "lei". Não deixa de ser irônico, por exemplo, a desculpa coloca em pauta no filme sobre a criação de ED-209, com o intuito de pacificar, quando na verdade não passa de um grande tanque ambulante que destroça qualquer ser humano com a sua metralhadora.

Tudo não passa de uma grande cortina de fumaça, já que o intuito da empresa OCP é a criação da chamada cidade Delta City, da qual riscara do mapa a cidade antiga de Detroit, mas não se importando com o futuro daqueles habitantes que vivem ali. Ou seja, quem pagar mais sairá ganhando e explicitando o fato que somente irão morar no conforto os bem ricos.  Fora todas essas camadas reflexivas, o clássico é um ótimo trailer de ação, onde vemos um homem lutar contra as suas próprias engrenagens que o fazem continuar vivo e poder alcançar a sua, enfim, vingança contra aqueles que lhe tiraram tudo.

Aos poucos, vemos Murphy se livrar das cordas, onde se destaca a cena em que o protagonista consegue derrotar ED-209 de uma maneira simples e humana, ao fazê-lo cair das escadas em uma cena antológica. ED é uma representação do que a OCP queria com Robocop, em transforma-lo em uma máquina sem sentimentos e para somente obedecer a ordens sem nenhum custo. A cena em que vemos o herói finalmente se vendo no espelho é fantástica, graças a sutileza que Peter Weller cria para o seu personagem, ao reconhecer que um dia foi ser humano, mas não conseguindo ainda sentir os velhos sentimentos.

O trabalho de Verhoeven para o filme está entre os seus melhores momentos de sua carreira, pois ele consegue orquestrar tudo o que foi dito acima de uma forma centrada, verossímil e muito bem pensada. Destaque para a violência retratada no filme, da qual ela se diferente de outras obras, pois ela é crua, chocante e realista. Na cena, por exemplo, em que o protagonista é morto por diversos tiros no início da trama sentimos toda a sua dor naquele momento e sendo um dos momentos mais angustiantes da história do cinema.

Mais de três décadas depois desde o seu lançamento se percebe que o filme envelheceu muito pouco, já que o capitalismo e o fascismo estão cada vez mais de mãos dadas atualmente e criando todos os métodos possíveis para a sociedade continuar alienada e sem muita força para reagir. O protagonista, ao menos, consegue se livrar das amarras que o faziam estar preso a esse sistema, mas para nós seres humanos o trabalho é muito mais árduo, mas não impossível de ser feito.

"Robocop" é um clássico filme dos anos oitenta que nos convida para testemunhar um mundo violento e capitalista ao extremo, ou seja, o futuro que se tornou o nosso presente em tempos nebulosos. 


   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (12/08/2022)

CLARA SOLA

Sinopse: Em um vilarejo remoto na Costa Rica, Clara, uma mulher de 40 anos, embarca em uma jornada a fim de se libertar das convenções religiosas e sociais para se tornar a dona de sua sexualidade e seus poderes.


A BATALHA DE SHANGRI-LÁ

Sinopse: João busca por sua mãe biológica que o abandonou há quase 40 anos. Numa jornada física e emocional, por um Brasil profundo, o passado dessa mulher surge pouco a pouco e as convicções e preconceitos de João rompem tabus. A aproximação entre filho e mãe é intensa, dolorosa e feroz, trazendo a  tona angústias e revelações que irão afetar a vida dos dois para sempre.


A FERA

Sinopse: Em A Fera, o Dr. Nate Samuels (Idris Elba) é um homem que perdeu a mulher recentemente, e decide fazer uma viagem com as filhas para uma reserva na África do Sul, onde conheceu a esposa. Mas o que começa como uma viagem tranquila, acaba se tornando um pesadelo quando eles passam a ser perseguidos por um leão.


IL BUCO

Sinopse: Durante o boom econômico da década de 1960, o edifício mais alto da Europa está sendo construído no próspero norte da Itália. Do outro lado do país, jovens espeleólogos exploram a caverna mais profunda da Europa no intocado interior da Calábria. O fundo do Abismo Bifurto, 700 metros abaixo da Terra, é alcançado pela primeira vez. A aventura dos intrusos passa despercebida pelos habitantes de uma pequena aldeia vizinha, mas não pelo velho pastor do planalto de Pollino, cuja vida solitária começa a se entrelaçar com a jornada do grupo.



PAPAI É POP

Sinopse: O filme conta a história de Tom, um homem comum que vê sua vida mudar ao se tornar pai. Ao lado da esposa Elisa, Tom precisa aprender na prática como cuidar da filha, e em meio a si tuações divertidas e emocionantes da vida cotidiana, apresenta uma transformação interior que conflita com a forma como a sociedade enxerga um pai presente.


    Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 11 A 17 DE AGOSTO

 ESTREIAS:

UM POETA NA AMAZONIA

SUJEITO OCULTO

Brasil/ 2021/Ficção/ 110min.

Direção: LEO FALCÃO

O filme foi o vencedor do FANTASPOA 2022, festival de filme de gênero e foi comparado com filmes como O Sexto Sentido e A Vila pela crítica que viu o filme.

Sinopse: Para escapar de um bloqueio criativo, Max, um famoso romancista, muda-se para uma casa perto de uma pequena, isolada e estranha vila. Logo, muitas ideias começam a surgir, mas não da maneira que o escritor esperava. À medida que aumenta a sensação de estar em contato com histórias (e não com pessoas), ele percebe o misterioso aparecimento de páginas em sua escrivaninha, aparentemente escritas pelo antigo morador da casa. Isso é o suficiente para fazer Max levantar dúvidas sobre sua criatividade, sua sanidade e até mesmo sua existência.

Elenco  Gustavo Falcão, Marcos Breda, Tony Tornado


QUEM TEM MEDO?

Brasil/ Documentário/ 2022/ 71 min.

Direção - Dellani Lima, Henrique Zanoni e Ricardo Alves Jr.'

Sinopse - A ascensão da extrema direita no Brasil a partir da perspectiva de artistas e suas obras censuradas. A partir de suas vozes, é composto um mosaico das consequências nefastas da ascensão do fascismo em nosso país.


CONTINUAÇÃO:


LIBELU – ABAIXO A DITADURA

Brasil/ Documentário/2020/90min.

Direção:Diógenes Muniz.

Sinopse: A luta estudantil foi muito importante como processo de resistência ao regime militar que governou o Brasil a ferro e fogo durante 21 anos. Liberdade e Luta foram tendências abraçadas como estandartes que, uma vez fundidas, criaram a LIBELU, adjetivo que se tornou sinônimo de radicalidade. Fruto de quatro anos de pesquisa, o filme narra a trajetória da controversa tendência estudantil Liberdade e Luta, em que militaram figuras

como o cientista político Demétrio Magnoli, o ex-ministro Antonio Palocci, o crítico gastronômico Josimar Melo, o economista Eduardo Giannetti da Fonseca e a jornalista Laura Capriglione. Criador dos termos "petralha" e "esquerdopata", Reinaldo Azevedo é outra figura que se aproximou da radical Libelu durante a vida universitária.


SESSÃO ESPECIAL GRATUITA DIA 16 DE AGOSTO ÁS 19H:

Exibição do filme UM POETA NA AMAZONIA, com a presença do diretor franco espanhol, José Huerta, seguida de debate com a participação do diretor e dos convidados Edson Luiz André de Sousa, psicanalista, Enéas de Souza, critico de cinema e psicanalista e Maria Brum Rieck psicanalista.


Documentário/ 82min

Inspirado no conturbado processo eleitoral brasileiro de 2018, o filme Un poète en Amazonie ou Um poeta na Amazônia, em tradução livre, acompanha o trabalho de um poeta acreano que propôs a literatura e poesia como forma de rebater o violento ambiente que dominou as redes sociais no período que fragmentou a sociedade brasileira. O poeta acreano César Felix, foi o protagonista do longa. Já conhecido por trabalhos anteriores, o historiador formado em Santa Catarina faz passeios pela floresta e visita cenários como o "Café com Poesia", espaço criado por Felix em Rio Branco.


HORÁRIOS DE 11 A 17/8 (não há sessões nas segundas feiras)


Dias 11, 12, 13, 14 e 17/8:

15h : LIBELU – ABAIXO A DITADURA

17h: QUEM TEM MEDO?

19h: SUJEITO OCULTO


Dia 16/8:

15h : LIBELU – ABAIXO A DITADURA

17h: QUEM TEM MEDO?

19h: UM POETA NA AMAZONIA (SESSÃO COM DEBATE E  ENTRADA FRANCA)


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00. Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.


CINEBANCÁRIOS

Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email: cinebancarios@sindbancarios.org.br

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 11 A 17 DE AGOSTO DE 2022

 SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES

UM HERÓI 


SALA 1 / PAULO AMORIM


15h – O ACONTECIMENTO Assista o trailer aqui.

(L´Événement – França, 2021, 100min). Direção de Audrey Diwan, com Anamaria Vartolomei, Kacey Mottet Klein, Luàna Bajrami. Zeta Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Adaptado do romance homônimo de Annie Ernaux, o roteiro conta o drama de Anne, uma estudante promissora que engravida. O ano é 1963 e ela decide abortar, pronta para fazer qualquer coisa para se livrar do bebê e ser dona de seu próprio corpo e de seu futuro. Mas ela se envolve sozinha em uma corrida contra o tempo, desafiando a lei. Vencedor do Leão de Ouro de melhor filme no Festival de Veneza em 2021.


17h – OS AMORES DELA Assista o trailer aqui.

(Les Amours d’Anaïs - França, 2022, 100min) Direção de Charline Bourgeois-Tacquet,com Anaïs Demoustier, Valeria Bruni Tedeschi, Denis Podalydès. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Anaïs tem 30 anos e não leva nada a sério: é infiel com o namorado, não paga o aluguel em dia e nem cumpre os prazos do seu orientador de doutorado. Seguindo seus desejos, ela se interessa por Daniel, um editor literário que é casado com Emilie, uma escritora famosa. Mas, aos poucos, a jovem percebe o quão interessante é Emilie e resolve se aproximar dela.


19h – MOSTRA ESPECIAL “A PRÓXIMA ESTAÇÃO DE TABAJARA RUAS”


PROGRAMAÇÃO:

Dia 11 agosto (quinta), 19h – sessão “Netto Perde sua Alma” (exibição em DVD)

Dia 12 agosto (sexta), 19h – sessão “A Próxima Estação de Tabajara Ruas” +  “A Cabeça de Gumercindo Saraiva”

Dia 13 agosto (sábado), 19h – sessão de “Os Senhores da Guerra”

Dia 14 agosto (domingo), 19h – sessão de “A Próxima Estação de Tabajara Ruas +  “Brizola – Tempos de Luta”


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ


14h30 – A TEORIA DOS VIDROS QUEBRADOS  Assista o trailer aqui.

(La Teoria de los Vidrios Rotos - Uruguai/Argentina/Brasil, 85min, 2022). Direção de Diego “Parker” Fernández, com Martín Slipak, Roberto Birindelli, César Troncoso, Veronica Perrotta. Okna Filmes, 14 anos. Comédia policial.

Sinopse: Inspirado na teoria que dá título ao filme, o roteiro acompanha Claudio, funcionário de uma companhia de seguros que é designado para trabalhar em uma cidade do interior do Uruguai. A experiência deveria ser tranquila, mas, quando ele chega, vários carros são incendiados. Para se garantir no emprego – e no casamento - Claudio terá que descobrir o que realmente aconteceu. O filme foi o vencedor do Kikito de longa estrangeiro no Festival de Gramado 2021.


16h15 – AOS NOSSOS FILHOS Assista o trailer aqui.

(Brasil, 110min, 2022). Direção de Maria de Medeiros, com Marieta Severo, José de Abreu, Laura Castro, Marta Nóbrega. Imovision, 16 anos. Drama.

Sinopse: Vera é responsável por uma ONG de crianças soropositivas, ao mesmo tempo em que luta contra traumas do passado deixados pela ditadura militar. Tânia, sua filha, vive um casamento de 15 anos com outra mulher e pretende ter um filho. Separadas por ideais diferentes, preconceitos e muitas mágoas, mãe e filha precisam se entender e se adaptar aos novos tempos. O filme é uma adaptação da peça de teatro homônima, protagonizada pela própria Maria de Medeiros no Brasil.


18h30 – UM HERÓI Assista o trailer aqui.

(Ghahreman - Irã/França, 2021, 125min). Direção de Asghar Farhadi, com Amir Jadidi, Mohsen Tanabandeh, Fereshteh Sadrorafaii. Califórnia Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Rahim resolve usar uma licença de dois dias da cadeia para tentar convencer o seu credor a perdoar a dívida que o levou à prisão. Parte da negociação envolve uma bolsa com algumas moedas de ouro, mas o plano dá errado e Rahim tenta encontrar o verdadeiro dono deste pequeno tesouro – o que acaba gerando uma resposta positiva da opinião pública. Mas a situação toma outros rumos e envolve toda a família de Rahim numa verdadeira teia de notícias falsas.


SALA 3 / NORBERTO LUBISCO


15h30 – MOSTRA MELHORES MINUTOS 2021

Seleção de 48 vídeos premiados no Festival do Minuto do ano passado.

Sinopse: A programação reúne vídeos de até um minuto, assinados por realizadores de várias partes do mundo. A proposta é exercer o poder de síntese para tratar de um tema atual e relevante.


*SESSÃO NOS DIAS 13 E 14, SÁBADO E DOMINGO.* ENTRADA FRANCA.


17h15 – GAROTA INFLAMÁVEL Assista o trailer aqui.

(Stillstehen – Alemanha/Itália, 90min, 2020). Direção de Elisa Mishto, com Katharina Schüttler, Martin Wuttke, Natalia Belitski. Pandora Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Julie é uma garota mimada e inteligente que tem um jeito muito particular de protestar: não fazer nada – nem estudar, nem ter amigos, nem trabalhar. Já Agnes é uma enfermeira casada e mãe de uma filha que tenta levar a vida da maneira mais correta possível. Quando as duas se conhecem, ambas experimentam novos limites para seus respectivos mundos.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores têm direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional. Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.

*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

Cine Dica: CINEMATECA CAPITÓLIO PROGRAMAÇÃO - 11 a 21 de agosto de 2022

Crimes do Futuro 

 UM FIM DE SEMANA PARA LEILA DINIZ

A Cinemateca Capitólio apresenta nos dias 20 e 21 de agosto, sábado e domingo, a mostra Memória Livre: Leila Diniz, com exibições de filmes e um debate sobre o legado da atriz na ocasião do cinquentenário de sua morte. A programação, concebida em parceria com a pesquisadora Daniela Strack, tem apoio do CTAv e da Programadora Brasil, e apresenta obras marcantes estreladas por Leila Diniz, como Fome de Amor, de Nelson Pereira dos Santos, Todas as Mulheres do Mundo, de Domingos de Oliveira e Mãos Vazias, de Luiz Carlos Lacerda, e o documentário Mulheres de Cinema, realizado por Ana Maria Magalhães no final dos anos 1970.

No domingo, 21 de agosto, às 19h, após a exibição de Leila Diniz, cinebiografia da atriz lançada por Luiz Carlos Lacerda em 1987, há um debate com o diretor, a pesquisadora Daniela Strack e o crítico de cinema Marcus Mello. Toda a programação tem entrada franca.    


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/5291/memoria-livre-leila-diniz/


SLASHER FILMADO EM CANNES NO PROJETO RAROS

Na semana do Festival de Gramado, a Cinemateca Capitólio celebra o ambiente dos festivais de cinema com uma edição do Projeto Raros na sexta-feira, 19 de agosto, às 19h30, exibindo O Último Filme de Horror, slasher realizado clandestinamente durante o Festival de Cannes, em 1981, pelo diretor David Winters. Com apoio da distribuidora Troma, a sessão será apresentada pelo crítico e pesquisador Cristian Verardi. Entrada franca. 


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/5288/projeto-raros-o-ultimo-filme-de-horror/


MEMORIA, CRIMES DO FUTURO, A QUEDA E DIÁRIOS DE OTSOGA EM CARTAZ

Memória, o mais novo filme do tailandês Apichatpong Weerasethakul, e A Queda, drama brasileiro dirigido por Diego Rocha, entram em cartaz na Cinemateca Capitólio a partir do dia 11 de agosto. Diários de Otsoga, obra portuguesa dos diretores Miguel Gomes e Maureen Fazendeiro, entra em cartaz no dia 18 de agosto. Crimes do Futuro, do canadense David Cronenberg, ganha mais exibições até o dia 20 de agosto. O valor do ingresso é R$ 16,00.


GRADE DE HORÁRIOS

11 a 21 de agosto de 2022


11 de agosto (quinta)

15h – A Queda

17h – Crimes do Futuro

19h – Memoria


12 de agosto (sexta)

15h – A Queda

17h – Crimes do Futuro

19h – Memoria


13 de agosto (sábado)

15h – A Queda

17h – Crimes do Futuro

19h – Memoria


14 de agosto (domingo)

15h – A Queda

17h – Crimes do Futuro

19h – Memoria


16 de agosto (terça)

15h – A Queda

17h – Crimes do Futuro

19h – Memoria


17 de agosto (quarta)

15h – A Queda

17h – Crimes do Futuro

19h – Memoria


18 de agosto (quinta)

15h – Crimes do Futuro

17h – A Queda

19h – Diários de Otsoga


19 de agosto (sexta)

15h – A Queda

17h – Memoria

19h30 – Projeto Raros: O Último Filme de Horror


20 de agosto (sábado)

15h – Crimes do Futuro

17h – Todas as Mulheres do Mundo

18h30 – Mulheres de Cinema

19h30 – Fome de Amor


21 de agosto (domingo)

15h – Diários de Otsoga

17h – Mãos Vazias

19h – Leila Diniz + debate