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Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 11 de abril de 2019

Cine Dica: Em Blu-Ray - DVD – VOD: Halloween (2018)

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quarta-feira, 10 de abril de 2019

Em Blu-Ray - DVD – VOD: Infiltrado na Klan

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Cine Dica: Cine Dica: PREMIADO EM CANNES, CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS ESTREIA NO CINEBANCÁRIOS DIA 18 DE ABRIL

PREMIADO EM CANNES, CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS ESTREIA NO CINEBANCÁRIOS NAS SESSÕES DAS 15H E 19H A PARTIR DE 18 DE ABRIL

SINOPSE: Ihjãc é um jovem da etnia Krahô, que mora na aldeia Pedra Branca, em Tocantins. Após a morte do pai, ele recusa-se a se tornar xamã e foge para a cidade. Longe de seu povo e da própria cultura, Ihjãc enfrenta as dificuldades de ser um indígena no Brasil contemporâneo. Prêmio Especial do Júri na Mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes.


FICHA TÉCNICA
Com: Henrique Ihjãc Krahô, Raene Kôtô Krahô e os habitantes da aldeia Pedra Branca – Terra Indígena Krahô Direção: João Salaviza, Renée Nader Messora Produção: João Salaviza, Renée Nader Messora, Ricardo Alves Jr., Thiago Macêdo Correia, Karõ Filmes, Entrefilmes, Material Bruto Imagem: Renée Nader Messora Montagem: João Salaviza, Renée Nader Messora, Edgar Feldman Desenho de som: Pablo Lamar Mixagem: Ariel Henrique Som direto: Vitor Aratanha Direção de produção: Isabella Nader Distribuição Brasil Embaúba Filmes World première – Mostra Un Certain Regard – Festival de Cannes 2018 (Prêmio Especial do Júri)

SOBRE O FILME
O filme fez sua estreia mundial na última edição do Festival de Cannes, onde ganhou o Prêmio Especial do Júri da mostra Un Certain Regard. Rodado ao longo de nove meses na aldeia Pedra Branca (Terra Indígena Krahô, no Tocantins), em negativo 16mm, o filme acompanha Ihjãc, um jovem Krahô, que após um encontro com o espírito do seu falecido pai, se vê obrigado a realizar sua festa de fim de luto. Rejeitando seu dever e com o objetivo de escapar do processo de se transformar em xamã, ele foge para a cidade, onde enfrentará a realidade de ser um indígena no Brasil contemporâneo. As filmagens foram precedidas por uma longa relação de Renée com o povo Krahô, que se iniciou em 2009. Desde então, a diretora (também fotógrafa do filme) trabalha com a comunidade, participando na mobilização do coletivo de cinegrafistas indígenas Mentuwajê Guardiões da Cultura. O trabalho do grupo é focado na utilização do audiovisual como instrumento para a autodeterminação e o fortalecimento da identidade cultural. Em 2014, João Salaviza conheceu os Krahô e, juntos durante longas estadias na aldeia, começaram a imaginar o que viria a ser o filme.

PRINCIPAIS FESTIVAIS E PRÊMIOS
Cannes Int. Film Festival (Prêmio Especial do Júri - Un Certain Regard) Mar del Plata Int. Film Festival (Prêmio Especial do Júri) Festival do Rio (Melhor Direção / Melhor Fotografia) Lima Film Festival (Melhor Filme / Melhor Fotografia) La Orquidea Film Festival (Melhor Primeira Obra) Minsk Int. Film Festival Listapad (Melhor Filme) Panorama Internacional Coisa de Cinema (Prémio IndieLisboa) Fidocs Int. Documentary Festival Santiago Chile (Menção Especial do Júri) London BFI Film Festival Munich Int. Film Festival Viennale Int. Film Festival Torino Film Festival Vancouver Int. Film Festival Santa Barbara Int. Film Festival Film Fest Gent Lincoln Center Neighboring Scenes New Horizons Int. Film Festival Mostra Internacional de Cinema de São Paulo Göteborg Film Festival Gijón Int. Film Festival Marrakech Int. Film Festival Havana Film Festival Athens Film Festival Istambul Film Festival Cork Film Festival Belgrade Auteur Film Festival Festival Márgenes Forumdoc Belo Horizonte Cine Esquema Novo Praga Febiofest Festival Int. Pachamama Cinema de Fronteira Festival Int. Pontevedra Novos Cinemas Joburg Film Festival Wales One World Film Festival Semana de Cine Portugués Buenos Aires Frames Festival Estocolmo

SOBRE OS DIRETORES
RENÉE NADER MESSORA Nascida em São Paulo, em 1979. Formada em Direção de Fotografia pela Universidad del Cine, em Buenos Aires. Por 15 anos, trabalhou como assistente de direção no Brasil, Argentina e Portugal. Em 2009, Renée Nader Messora conheceu os Krahô e, desde então, ela trabalha com a comunidade, contribuindo na organização de um coletivo de jovens cinegrafistas. O foco do trabalho do grupo Mentuwajê Guardiões da Cultural é usar as ferramentas audiovisuais para o fortalecimento da identidade cultural e a autodeterminação da comunidade. CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS é seu primeiro longa-metragem
JOÃO SALAVIZA Nascido em Lisboa em 1984. Formado na ESTC, em Lisboa, e na Universidad del Cine, em Buenos Aires. Seu primeiro longa-metragem, MONTANHA, teve estreia mundial na Semana da Crítica do Festival de Veneza, em 2015. Veio na sequência de uma trilogia de curtas formada por RAFA (Berlinale Golden Bear 2012), ARENA (Palme d’Or no Festival de Cannes 2009) e CERRO NEGRO (Rotterdam em 2012). Recentemente voltou ao Festival de Berlim com os curtas ALTAS CIDADES DE OSSADAS e RUSSA (co-dirigido com Ricardo Alves Jr). CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS, co-dirigido com Renée Nader Messora, é seu segundo longa-metragem.

HORÁRIOS CINEBANCÁRIOS DE 18 a 24 DE ABRIL:
(não há sessões nas segundas-feiras)

Dia 18 de abril:
15h - CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS
17h - LOS SILENCIOS + curta: Kairo
19h - CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS

Dia 19 de abril:
15h - CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS
17h - LOS SILENCIOS + curta: Kairo
19h - CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS

Dia 20 de abril:
15h - CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS
17h - LOS SILENCIOS + curta: Kairo
19h - CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS

Dia 21 de abril:
15h - CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS
17h - LOS SILENCIOS + curta: Kairo
19h - CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS

Dia 23 de abril:
15h - CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS
17h - LOS SILENCIOS + curta: Kairo
19h - CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS

Dia 24 de abril:
15h - CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS
17h - LOS SILENCIOS + curta: Kairo
19h - CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS

Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema ou no site ingresso.com. Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados,portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00. Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

C i n e B a n c á r i o s 
Rua General Câmara, 424, Centro 
Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 
Fone: (51) 34331204 

terça-feira, 9 de abril de 2019

Cine Dica: LOS SILENCIOS estreia no CineBancários dia 11 de abril

“Los Silencios”, de Beatriz Seigner, aguardado filme que teve sua estreia no Festival de Cannes, estreia dia 11 de abril no CineBancários

“Los Silencios”, de Beatriz Seigner, que estreou na Quinzena dos Realizadores do 71º Festival de Cannes, na França, conta a história de Amparo (Marleyda Soto), que foge com seus filhos pequenos do conflito armado colombiano e encontra o pai das crianças (Enrique Diaz), que estava desaparecido, vivendo numa ilha povoada por fantasmas no Rio Amazonas, na fronteira entre a Colômbia, o Peru e o Brasil. A estreia nos cinemas brasileiros acontecerá em 11 de abril, junto ao lançamento no circuito comercial da França, Suíça e Alemanha.
No dia 16 de abril, ás 20h, acontecerá uma sessão especial comentada com a diretora Beatriz Seigner e o crítico Roger Lerina.

LOS SILENCIOS será exibido com o curta KAIRO de Fábio Rodrigo.
Para o roteiro de Los Silencios, que também é assinado por Beatriz, a diretora conversou com cerca de 80 famílias colombianas vivendo no Brasil e na região da fronteira. “Tivemos uma equipe comandada majoritariamente por mulheres, três delas amamentando durante as filmagens, e também formada por técnicos e artistas vindos do Brasil, Colômbia, Peru, Venezuela, Cuba e França. A feitura do filme entra em consonância com o tema que ele aborda”, explica a diretora e roteirista. Sofia Oggioni (Colombia) assina a direção de fotografia, Renata Maria (Brasil) foi responsável pela montagem, a direção de arte ficou a cargo de Marcela Gómez (Colombia), Ana María Acosta (Colombia) assina o figurino, Mari Figueiredo (Brasil), a maquiagem, Nascuy Linares (Venezuela), a trilha sonora, Jean Guy-Veran (França), a Mixagem, Ruben Valdez (Cuba), a captação de som, Gustavo Nascimento e Fernando Henna (Brasil), a captação e desenho sonoro.
Em sua carreira internacional, “Los Silencios” venceu o Stockholm Impact Award, no 29ª Festival Internacional de Cinema de Estocolmo, na Suécia, prêmio criado pelo artista chinês Ai WeiWei dado ao filme de maior impacto do festival.  Recebeu a Menção Honrosa da UNESCO, o prêmio honorário do Festival Internacional de Cinema de GOA, na Índia, Melhor roteiro e o prêmio especial do Júri no Festival de Lima, no Peru, o prêmio da Cooperação Espanhola no Festival de San Sebastian, na Espanha, Melhor Contribuição Artística do Festival de Havana, em Cuba, Melhor Filme de Guerra, no War in Cinema, Grande Prêmio do ICAE (Confederação dos Cinemas de Arte e Ensaio), e do Cine Junior, na França. Participou também de festivais em Israel, Canadá, Noruega, China e Venezuela.
No Brasil, conquistou os prêmios de melhor direção e melhor filme pela crítica da Abraccine no 51º Festival de Brasília, e de melhor roteiro, fotografia e som na Mostra Internacional de Cinema de São Luís. Também participou do 20º Festival do Rio, da 42º Mostra Internacional de Cinema, em São Paulo, do Janela Internacional de Cinema, em Recife, Panorama Coisa de Cinema, em Salvador, Pachamama Cinema de Fronteira, em Rio Branco, e festivais no Maranhão e Foz do Iguaçu.
“Los Silencios” foi destacado como uma das cinco produções brasileiras para se ficar de olho pela revista Marché du Film do Festival de Cannes e considerado um doas 20 melhores filmes no festival pelo Hollywood Reporter, recebendo destaque nas principais revistas de cinema do mundo como a Cahier du Cinema, Screen International, Variety, entre outras. A Miríade Filmes e a Enquadramento Produções assinam a produção junto a produtora francesa Ciné-Sud Promotion e a colombiana DíaFragma Fábrica de Películas, e Canal Brasil, a coprodução. O filme é uma codistribuição entre a Vitrine Filmes e Descoloniza Filmes.

SINOPSE: Amparo (Marleyda Soto) e seus filhos Nuria e Fábio chegam a uma pequena ilha no meio da Amazônia, na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, fugindo do conflito armado colombiano, onde o pai (Enrique Diaz) e a filha do casal desapareceram. Certo dia, ele reaparece na nova casa de palafitas. A família é assombrada por esse estranho segredo e descobre que a ilha é povoada por fantasmas. 


ELENCO:
Marleyda Soto (Amparo)
Enrique Diaz (Adão)
María Paula Tabares Peña (Núria)
Adolfo Savinvino (Fábio)
Astrid Fernanda López Martínez (Exlendy)
Doña Albina (Abuelita)
Yerson Castellanos (Coyote)
Heider Sanchez (Presidente da Ilha)
Leidy Prieto Echeverry (Vendedora de Arepas)
Alida Pandurro (Maria)
José Manuel Ortega (Señor Sisisi)

FICHA TÉCNICA:
Brasil / França I Ficção I 2018 I 98 min.
Roteiro e Direção: Beatriz Seigner
Produção: Beatriz Seigner, Leonardo Mecchi, Thierry Lenouvel, Daniel Garcia
Produção Executiva: Leonardo Mecchi
Direção de Produção: Sidney Medina, Maria Fernanda Henao
Direção de Fotografia: Sofia Oggioni
Direção de Arte: Marcela Gómez
Coprodução: Canal Brasil
Distribuidora: Descoloniza Filmes e Vitrine Filmes

CURTA KAIRO:
Direção: Fábio Rodrigo
Duração: 15min 
UF/Ano: SP/2018

Classificação Indicativa: Livre
Elenco: Vaneza Oliveira, Pedro Guilherme, Samuel de Assis, Fernanda Viacava e Jane Mara. 
Sinopse: Em uma escola na periferia de São Paulo, a Assistente social Sônia precisa retirar o garoto Kairo, de nove anos, da sala de aula para ter uma conversa difícil.

GRADE DE HORÁRIOS de 11 a 17 DE ABRIL:

Dia 11 de abril:
15h – Los Silencios + curta: Kairo
17h – Família Submersa
19h – Los Silencios + curta: Kairo

Dia 12 de abril:
15h – Los Silencios + curta: Kairo
17h –Família Submersa
19h – Los Silencios + curta: Kairo

Dia 13 de abril:
15h – Los Silencios + curta: Kairo
17h – Família Submersa
19h – Los Silencios + curta: Kairo

Dia 14 de abril:
15h – Los Silencios + curta: Kairo
17h –Família Submersa
19h – Los Silencios + curta: Kairo

Dia 16 de abril:
15h – Los Silencios
17h – Família Submersa
20h – Los Silencios + Curta: kairo – SESSÃO ESPECIAL COMENTADA COM A PRESENÇA DA DIRETORA BEATRIZ SEIGNER E DO CRÍTICO ROGER LERINA.

Dia 17 de abril:
15h – Los Silencios + curta: Kairo
17h – Família Submersa
19h – Los Silencios + curta: Kairo

Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema ou no site ingresso.com . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados,portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00. Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

Cine Dica: Em Blu-Ray - DVD – VOD: Aquaman

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segunda-feira, 8 de abril de 2019

Cine Dica: Em Blu-Ray - DVD – VOD: Animais fantásticos: os Crimes de Grindelwald

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Cine Dica: PORTO ALEGRE NOIR NA CINEMATECA CAPITÓLIO PETROBRAS

PORTO ALEGRE NOIR,  FILME POLICIAL DE PATRICIA MAZUY EM EXIBIÇÃO, HOMENAGEM A AGNÈS VARDA, SESSÃO COMENTADA DE BIO
BIO – Construindo uma Vida

De 9 a 14 de abril, a Cinemateca Capitólio Petrobras recebe a segunda edição do Porto Alegre Noir, evento cultural e de caráter temático, dedicado à literatura policial e ao cinema de inspiração noir. O objetivo da iniciativa é reverenciar um dos gêneros de literatura e cinema mais cultuados por fãs e admiradores de todas as idades, geração após geração. O Porto Alegre Noir II promoverá uma extensa programação que inclui workshops, debates, exposição, mostra de filmes e um espaço para venda de livros policiais, de suspense e mistério. Entre as atividades, os bate-papos “À Sangue Frio - o crime verdadeiro e a literatura”, com Rafael Guimaraens, Sandra Abrano e Luiz Gonzaga Lopes, “A lendária Coleção Amarela da Livraria do Globo”, com Sérgio Karam, Paula Ramos e Samir Machado de Machado e “Dashiell Hammett e os 90 anos de Safra Vermelha”, com Júlio Ricardo da Rosa e Juremir Machado da Silva.
Na mostra de cinema noir, destaque para quatro dos seis diretores da programação que sofreram perseguições durante o período do McCarthismo nos Estados Unidos: Cy Endfield (Justiça Injusta, 1950), Edward Dmytryk (Até a Vista, Querida, 1944), Abraham Polonsky (A Força do Mal, 1948) e Joseph L. Mankiewicz (O Ódio é Cego, 1950).

A programação completa está disponível em:

A partir de 11 de abril, a Cinemateca Capitólio Petrobras exibe o mais novo filme da realizadora francesa Patricia Mazuy, Paul Sanchez está de Volta, eleito pela revista Cahiers du Cinéma o quinto melhor filme de 2018. Com exibição em HD e legendas em espanhol, as sessões do filme têm o apoio da Embaixada da França no Brasil, da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, e do Institut Français.
Na segunda-feira, 15 de abril, às 19h30, o Cineclube Academia das Musas e a Cinemateca Capitólio Petrobras celebram o cinema de Agnès Vardacom a exibição de um de seus filmes mais importantes: Uma Canta, Outra Não. A sessão também marca o lançamento da terceira edição da revista produzida pelo cineclube, com textos sobre realizadoras pesquisadas nas atividades ao longo do último ano.
Na terça-feira, 16 de abril, às 19h30, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta uma sessão especial de BIO – Construindo uma Vida, o novo lançamento de Carlos Gerbase. O diretor e integrantes da equipe participam de um debate após a sessão.

INGRESSOS
Porto Alegre Noir (R$ 10,00)
Paul Sanchez está de Volta (R$ 10,00)
Uma Canta, Outra Não (R$ 10,00)
Bio (R$ 16,00)

FILMES

Uma Canta, Outra Não
(L’une chante, l’autre pas)
França, 1977, 121 min, HD
Direção: Agnès Varda
A partir da frase “não se nasce mulher, torna-se mulher”, de Simone de Beauvoir, acompanhamos as vidas cruzadas de duas amigas na França da década de 1970, tendo como pano de fundo a luta do movimento feminista.

Paul Sanchez está de Volta
(Paul Sanchez Est Revenu!)
França, 2018, 110 minutos, HD
Legendas em espanhol
Direção: Patricia Mazuy
Paul Sanchez, criminoso desaparecido há dez anos, foi visto na estação ''Arcs sur Argens''. Na guarda policial, não acreditamos nisso, exceto, talvez, a jovem Marion... O quinto melhor filme de 2018 de acordo com a prestigiada revista francesa Cahiers du Cinéma. A sessão tem o apoio da Embaixada da França no Brasil, da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, e do Institut Français.

BIO – Construindo uma Vida
Brasil, 2018, 105 minutos, DCP
Direção: Carlos Gerbase
O que aconteceria se um documentarista pudesse viajar no tempo e captar depoimentos sobre a vida de alguém ainda no calor dos acontecimentos, e não com aquele teor nostálgico de quem se recorda de fatos enterrados há muitos anos no passado? A longa e atribulada existência de um biólogo, que atravessa a segunda metade do século 20 e mergulha no século 21 com uma sede imensa de conhecimento sobre a vida em nosso planeta. Ou até fora dele.

GRADE DE HORÁRIOS
9 a 17 de abril de 2019

9 de abril (terça)
14h – Tito e os Pássaros
15h30 – Jovens Infelizes ou um Homem que Grita não é um Urso que Dança
18h – As Filhas do Fogo
20h – Justiça Injusta (Porto Alegre Noir)

10 de abril (quarta)
14h – Tito e os Pássaros
15h30 – Jovens Infelizes ou um Homem que Grita não é um Urso que Dança
18h – As Filhas do Fogo
20h – A Força do Mal (Porto Alegre Noir)

11 de abril (quinta)
18h – Paul Sanchez Está de Volta
20h – Cidade Tenebrosa (Porto Alegre Noir)

12 de abril (sexta)
14h – Tito e os Pássaros
15h30 – Jovens Infelizes ou um Homem que Grita não é um Urso que Dança
18h – Paul Sanchez Está de Volta
20h – Projeto Raros Especial (Perigosamente Harlem)

13 de abril (sábado)
19h – Até a Vista, Querida (Porto Alegre Noir)
14 de abril (domingo)
19h – O Ódio é Cego (Porto Alegre Noir)

15 de abril (segunda-feira)
19h30 – Cineclube Academia das Musas: Viva Agnès Varda!

16 de abril (terça-feira)
14h – Tito e os Pássaros
15h30 – Jovens Infelizes ou um Homem que Grita não é um Urso que Dança
18h – Paul Sanchez Está de Volta
20h – Bio + debate

17 de abril (quarta-feira)
14h – Tito e os Pássaros
16h – Paul Sanchez Está de Volta
18h – Um Corpo que Cai
20h – Vertigo Rush + A Névoa Verde e debate com Milton do Prado