Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Cine Especial: O melhor de 2001 a 2010: Réquiem para um Sonho

Uma descida ao inferno do mundo das drogas
Sinopse: Uma visão frenética, perturbada e única sobre pessoas que vivem em desespero e ao mesmo tempo cheio de sonhos. Harry Goldfarb (Jared Leto) e Marion Silver (Jennifer Connelly) formam um casal apaixonado, que tem como sonho montar um pequeno negócio e viverem felizes para sempre. Porém, ambos são viciados em heroína, o que faz com que repetidamente Harry penhore a televisão de sua mãe (Ellen Burstyn), para conseguir dinheiro. Já Sara, mãe de Harry, viciada em assistir programas de TV. Até que um dia recebe um convite para participar do seu show favorito, o "Tappy Tibbons Show", que transmitido para todo o país. Para poder vestir seu vestido predileto, Sara começa a tomar pílulas de emagrecimento, receitadas por seu médico. Só que, aos poucos, Sara começa a tomar cada vez mais pílulas até se tornar uma viciada neste medicamento.
Esse filme é desaconselhável para pessoas sensíveis. Na época, esse filme foi o segundo trabalho do diretor Aronofsky (que anteriormente havia feito o elogiado PI) é uma incomoda decida ao inferno da dependência química. O longa faz bom uso da tecnologia digital para criar imagens que traduzem tanto a sensação de euforia como também a angustia do consumo de narcóticos pesados. Quase um filme realista de terror, a obra parte do romance de Hubert Selby Jr (de Noites Violentas no Brooklin) e é uma inquietante investigação sobre a decadência moral e social dos EUA, com trilha sonora escolhida a dedo e um constante clima de pesadelo. Aronofsky extraiu a melhor interpretação em anos da veterana atriz Ellen Burstyn (O Exorcista) e que acabou sendo indicada ao Oscar.

Curiosidades: A maioria dos filmes contém entre 600 e 700 cortes. Réquiem para um Sonho possui mais de 2000 cortes;
Esta é a segunda vez em que o livro "Last Exit to Brooklin", escrito por Hubert Selby Jr., é adaptado para o cinema. A primeira foi em 1989 e recebeu o nome de Noites Violentas no Brooklyn;

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cine Curiosidade: Os vencedores do Globo de Ouro 2011

Aconteceu ontem as 23horas a 68º cerimônia do Globo de Ouro onde muitos consideram o melhor termômetro do que pode rolar no Oscar. Particularmente achei a cerimônia bem boa, principalmente no momento do prêmio Cecil B. DeMille pelo conjunto de sua obra foi para Robert DeNiro, que agradeceu a homenagem fazendo piadas com os fiascos que tem em seu currículo, incluindo aí o recente Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família.
Confiram os vencedores e o que eu acho:

Melhor filme (drama)
A Rede Social
Mereceu? Um dos melhores filmes do ano onde soube sintetizar o que é essa geração atual sintonizada com tudo e a todos. David Fincher criou um trabalho agiu, ousado e que não deve nada aos seus filmes anteriores. Torcia também para A Origem, mas com certeza no Oscar será um pouco diferente a disputa, vamos ver.


Melhor filme (musical / comédia)
Minhas Mães e meu Pai
Mereceu? Uma ótima comedia dramática em que se retrata uma família um tanto que incomum, mas tão humana como qualquer outra. Com certeza ira figurar entre os dez no próximo Oscar, a não ser que os velhinhos da academia não tenham largado totalmente o preconceito.


Melhor ator (drama)
Colin Firth - O Discurso do Rei
Mereceu? Esse ótimo ator já devia ter ganhado no ano passado pelo filme O Direito de Amar. Com o Globo de Ouro em mãos, ele se torna o franco favorito para a estatueta dourada.

 

Melhor atriz (drama)
Natalie Portman - Cisne Negro
Mereceu? Natalie é uma das mais talentosas atrizes de sua geração e nem mesmo George Lucas conseguiu estragar isso dela na nova trilogia de Star Wars. Com o Globo de Ouro, Natalie tem campo livre para ganhar sua primeira estatueta, a não ser claro que os membros da academia achem o filme um tanto pesado.


Melhor ator (musical / comédia)
Paul Giamatti - Barney's Version
Mereceu? Johnny Depp merece todos os prêmios que concorre, mas convenhamos, ter sido indicado a dois filmes que não foram lá essas coisas e ganhar por um deles seria um tanto que forçado. Portanto Paul Giamatti mereceu ganhar desta vez, porque desde o Anti-Herói Americano, o ator vem de numa carreira exemplar onde sabe misturar momentos de humor e drama.

Melhor atriz (musical / comédia)
Annette Bening - Minhas Mães e meu Pai
Mereceu? Talento é o que não lhe falta para essa atriz, o problema é que sempre quando é a grande favorita, sempre tem alguém pelo caminho. Pelo menos isso acontece com ela no Oscar, pois das duas vezes que ela foi indicada, ela perdeu nas duas vezes e pela mesma atriz Hilary Swank. Com vitoria no Globo de Ouro, Annette com certeza ira ser indicada, contudo, novamente uma jovem atriz de grande talento estará no seu caminho, Natalie Portman.

Melhor ator coadjuvante
Christian Bale - O Vencedor
Mereceu? Apesar da fama de briguento que conseguiu entre 2008 e 2009, Bale é um ótimo ator desde o tempo que era apenas um garoto no filme O Império do Sol. Alem de ser o novo Batman no cinema, ele conseguiu demonstrar dotes de camaleão em mudar drasticamente em cada personagem que faz como no caso de Operário. Em O Vencedor ele rouba a cena a cada momento que aparece e com isso se torna o grande favorito na categoria no Oscar.


Melhor atriz coadjuvante
Melissa Leo - O Vencedor
Mereceu? Apesar de uma longa carreira e com 50 anos de idade, Melissa Leo só ganhou reconhecimento apartir do filme Rio Congelado. Com a vitoria no Globo de Ouro, ela pode finalmente quem sabe ganhar sua merecida estatueta, a não ser é claro que os membros da academia finalmente dêem o premio a Amy Adans pelo mesmo filme.


Melhor diretor
 David Fincher - A Rede Social
Mereceu? Aqui é difícil dizer, pois gosto muito de David Fincher e ele merecia já ter ganhado a muito tempo, desde o tempo de Seven. O problema é que na mesma categoria estava Christopher Nolan pelo seu A Origem, um dos melhores e mais originais filmes do ano e ele já deveria ter ganho pelo Cavaleiro das Trevas. Com esse quadro, Fincher se torna favorito no Oscar, mas Christopher não ficara atrás.

Melhor roteiro
Aaron Sorkin - A Rede Social
Mereceu? A Rede Social é ótimo e isso graças ao seu roteiro ágil e inteligente na medida certa. O problema é que estava torcendo para Christopher Nolan pelo roteiro original de A Origem. Com relação ao Oscar, os dois roteiros estarão concorrendo em categorias diferentes, Roteiro Original e Roteiro Adaptado,

Melhor filme em lingua estrangeira
 Em um Mundo Melhor
Mereceu? Essa é uma das categorias que não posso dizer nada porque não vi nenhum desses filmes (não sou de ferro também gente)

Melhor longa animado
Toy Story 3
Mereceu? Meu Malvado Favorito, Como Treinar o Seu Dragão, O Mágico e Enrolados foram ótimos filmes animados e que fizeram grande sucesso de publico e critica neste ano, mas Toy Story 3 pegou muita gente desprevenida. Com o seu roteiro emocionante onde pegava o espectador e o colocava em uma verdadeira montanha russa de inúmeros sentimentos nos quais difícil de descrever. Pois não é sempre que alguém (como eu) chora e depois ri em poucos segundos ao assistir determinada seqüência. Com isso, essa magnífica animação, não somente concorrera a melhor longa de animação no Oscar como também de melhor filme. Será dessa vez que a Academia surpreendera dando o prêmio principal da noite a um filme de animação?

Melhor trilha sonora original
Trent Reznor e Atticus Ross - A Rede Social
Mereceu? Além de uma direção e historia ágil, a trilha Sonora é de uma qualidade positiva e que faz cada seqüência se tornar de uma agilidade única.


Melhor canção original
You Haven't Seen The Last of Me" - Burlesque
Mereceu? Enrolados merecia ganhar nessa categoria. Nada contra a filmes musicais mas acho que deram esse premio para esse filme de Cher unicamente como uma espécie de consolação, já que dificilmente essa produção terá alguma chance no Oscar.





sábado, 15 de janeiro de 2011

Cine Dicas: Lançamentos em DVD e Blu-Ray (15/01/11)

E ai gente, andei meio ausente nas postagens por aqui devido a problemas pessoais como havia deixado em nota, mas mesmo com os problemas (familiares) jamais deixarei esse blog parado por muito tempo, pois o que mais quero é divulgar o que eu mais gosto.
Atualmente estou de férias do meu serviço e com isso tive mais tempo de assistir filmes em casa, portanto abaixo solto quatro lançamentos em DVD e Blu-Ray nas locadoras, confiram:


Nosso Lar
Sinopse: Ao abrir os olhos André Luiz (Renato Prieto) sabe que não está mais vivo, apesar de ainda sentir sede e fome. Ao seu redor ele apenas vê uma planície escura e desértica, marcada por gritos e seres que vivem na sombra. Após passar pelo sofrimento no purgatório, André é levado para a cidade de Nosso Lar. Lá ele tem acesso a novas lições e conhecimentos, enquanto aprende como é a vida em outra dimensão.
Grande sucesso do cinema brasileiro desse ano. Baseado no livro de André Luis que foi escrito através da ajuda de Chico Xavier ha vários anos. É um filme que se deve ser assistido com a mente aberta, pois o mais descrentes vão tratar com desdém, porem, os com mais fé com certeza irão adorar a trama onde mostra a vida dos seres humanos após a morte em um mundo reconfortante cheio de luz e esperança (que por vezes parece o planeta Krypton do Superman).
Visualmente o filme pode ser considerado uma das maiores super produções do cinema brasileiro, efeitos visuais que não devem em nada se comparado a uma produção estrangeira. Momentos de brilho quando é retratado o paraíso e ao mesmo tempo de angustia (como a parte do purgatório). Renato Preto cumpre bem seu papel como protagonista André Luis e a direção de Wagner Assis, apesar burocrática, cumpre o que promete pretendo a atenção do espectador.
Não é um filme para todos os gostos, mas trazer a mensagem de que a algo além dessa vida é sempre reconfortante, mesmo com uma certa presunção em demasia.

Curiosidade: O livro no qual Nosso Lar é baseado já vendeu 2 milhões de exemplares. Ele já foi traduzido para o inglês, alemão, francês, espanhol, esperanto, russo, japonês, tcheco, braile e grego.


As Múmias do Faraó
Sinopse: Adèle Blanc-Sec (Louise Bourgoin) é uma jovem repórter aventureira. Ela parte rumo ao Egito em busca da cura da doença de sua irmã, que pode estar na tumba secreta de um faraó. Ao retornar a Paris, percebe que a população local está em pânico. Um ovo de pterodáctilo, de milhões de anos, misteriosamente chocou no museu, o que faz com que a criatura alada ameace os habitantes da cidade. Além disto, outras situações misteriosas acontecem em torno do museu.
Divertida e envolvente aventura dirigida pelo diretor Luc Besson (O Quinto Elemento). Baseado numa HQ Francesa, o filme possui elementos de aventura e humor pastelão na medida certa que por vezes, lembra outros filmes de aventura como Indiana Jones, A Múmia e os antigos filmes das matines, mas com todo um estilo refinado a lá francês. Louise Bourgoin (A Garota de Mônaco) se sai muito bem como aventureira Adèle Blanc-Sec que não mede esforços para tentar salvar a irmã em estado vegetativo (cuja a origem do motivo é a parte mais sombria do longa) mas em meio a isso, precisara passar por vários obstáculos e é neste momentos que o filme guarda os momentos de pura diversão, principalmente na seqüência da cadeia em que a personagem tenta resgatar um determinado personagem.
As múmias em si existem na trama, mas elas ficam relegadas ao segundo plano e somente tem destaque no ato final da trama, mas quando elas aparecem é mais uma prova que o cinema francês não deve em nada para Hollywood em termos de efeitos visuais.
Para aqueles que se decepcionaram (e com razão) com os filmes de aventura de 2010 de Hollywood, As Múmias do Faraó é uma agradável surpresa vindo de um país que faz filmes  voltados para temas mais sérios.

Curiosidade: 'As Múmias do Faraó' foi exibido no festival de Cannes deste ano e visto por mais de 1,5 milhão de pessoas na França.


Resident Evil 4: Recomeço
Sinopse: Em um mundo devastado por um vírus mortal, Alice continua sua jornada para encontrar e proteger os poucos sobreviventes que restaram. Lutando contra a Umbrella, a guerra se torna mais violenta e ela recebe ajuda inesperada de uma velha amiga.
O único lugar que ainda permanece aparentemente seguro é Los Angeles, até que a cidade é invadida por milhares de zumbis que trarão terror aos poucos vivos que ainda restam, Alice está prestes a entrar em uma armadilha mortal.
O que dizer de um filme que não era necessário existir? Mas existe e isso se deve pelo fato da cine serie Resident Evil nunca teve a pretensão de mudar a vida de ninguém mas sim somente entreter, mesmo que por muitas vezes exija a paciência do espectador em assistir momentos sem pé nem cabeça. O grande atrativo dessa quarta parte continua sendo Milla Jovovich como Alice, com sua beleza estonteante e boa de braço, ela sempre foi uma das melhores coisas de toda a serie e isso os fãs não tem o que reclamar. Mas fora ela, o filme ganha pontos por usar e abusar das cenas de ação e efeitos visuais principalmente no inicio do filme que por uns momentos lembra uma quarta parte de Matrix e fora isso, o filme possui um 3D de qualidade que ajuda a disfarçar o roteiro com inúmeros furos para distrair o espectador.
Com um gancho para uma eventual quinta parte, é muito provável que veremos mais filmes da cine serie futuramente, resta saber até quando o publico em geral ira se interessar por isso.

O Ultimo Exorcismo
sinopse: Quando o reverendo Cotton Marcus chega à fazenda de Louis Sweetzer na Louisiana ele espera realizar mais um exorcismo de rotina. Fundamentalista Sweetzer entrou em contato com o pregador como um último recurso certo de que sua filha adolescente Nell está possuída por um demônio que deve ser exorcizado antes que uma tragédia inimaginável aconteça. Cotton permite que seu último exorcismo seja filmado para a realização de um documentário. Mas ao chegar à fazenda da família ele se surpreende ao perceber que nada se compara ao verdadeiro mal que encontra lá. Agora tarde demais para voltar as crenças do reverendo Marcus ficam abaladas até o âmago quando ele e a equipe de filmagem precisam encontrar uma maneira de salvar Nell e salvarem-se também antes que seja tarde demais.
Talvez nem os próprios criadores de A Bruxa de Blair imaginariam que a sua idéia de criar um falso documentário sobre uma possível bruxa na floresta gerasse tanto filme que se beneficiaria com a idéia, mas foi isso que aconteceu. Tivemos Rec., Diário Dos Mortos, Cloverfield e Atividade Paranormal, todos ótimos filmes que, apesar de todos terem algo em comum um com outro, falavam por si, mas nem tudo é unânime.
Aproveitando o baixo orçamento, o diretor Daniel Stamm aproveita ao maximo a insinuação do que o terror explicito, portanto o que vemos é mais um terror psicológico sobre a possível possessão da menina do interior, algo que até eu admiro muito, pois não é preciso se ver nada para sentirmos medo, contudo se a intenção era fazer um falso documentário que passasse certas limitações ao publico, o diretor se descuidou e feio, pelo fato de ter inserido uma trilha sonora de suspense nos momentos de tensão. Mas como? Se a intenção era fazer um filme que parecesse ser um vídeo caseiro barato, não era para surgir aquela trilha em nossos ouvidos o que eu achei desnecessário.
Entretanto o filme ganha pontos pela tensão crescente que vai aumentando e põem cada vez mais duvida no publico se estamos vendo realmente uma possibilidade de possessão ou somente um caso de problemas mentais devido a abuso ou algo pior. Não importa, o suspense aumenta ainda mais, principalmente em momentos inusitados quando a própria possuída pega a câmera e mata um gato, momentos como esse que o filme se torna imprevisível. Mas se há imprevisibilidade em alguns momentos, o filme também esta cheio de imitação e em certos pontos lembra outros filmes do gênero como O Exorcismo de Emily Rose, O Bebê de Rosemary, O Chamado e até mesmo a Bruxa de Blair onde em seu ato final, o filme termina com um verdadeiro déja vu, o que o torna algo previsível e sem brilho, isso sem contar que antes do filme acabar, nos já sabemos como irá terminar.
Gosto desse gênero de filme falso caseiro, mas se continuar assim, talvez seja melhor dar um tempo para esperar algo novo e que de novo sopro ao gênero.

Curiosidade: A atriz Ashley Bell fez todos os contorcionismos de sua personagem, sem o uso de efeitos especiais;

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Cine Clássico: BRAVURA INDÔMITA

Com aproximação da estréia da nova versão feita pelos irmãos Coen, vamos nos relembrar desse pequeno clássico

Sinopse: Uma garota, Mattie Ross (Kim Darby), contrata por 100 dólares um xerife caolho e beberrão, "Rooster" Cogburn (John Wayne), para que capture o assassino de seu pai. Ela exige que vá junto na jornada, para ter certeza que a meta foi cumprida. Na perseguição eles acabam entrando em território índio, na intenção de alcançar o criminoso.
John Wayne é um daqueles atores que se tornaram um dos grandes símbolos do cinema. Dono de uma imagem icônica, o ator ficou marcado por sempre por ter feito ele mesmo nos filmes de faroeste. Não que ele fosse mau ator, muito pelo contrario, mas o publico da época gostava dele sempre dessa forma, como o herói caubói que não levava desaforo para casa. Mesmo que preso na maioria das vezes somente por um gênero (faroeste) Wayne mostrava seus dotes de interpretação e com eles provava que ia mais longe do que se imaginava e bons exemplos não faltaram como Rastros do Ódio e Homem que Matou o Facínora, mas foi num pequeno filme que Wayne ganhou seu único Oscar na vida.
Bravura Indômita foi lançado numa época que o gênero faroeste já demonstrava seu desgaste, mesmo assim, a trama é uma pequena boa aventura de um homem já sentindo a idade nas costas mas que continua fazendo o melhor no que faz, mesmo ficando bêbado na maioria das vezes. O charme do filme esta na amizade do personagem de Wayne com a jovem Mattie (Kim Darby) e não é preciso ser gênio para descobrir que ambos ficaram ligados como pai e filha. Porque Wayne ganhou o Oscar? O personagem não foi o melhor de sua carreira mas também não fez feio, portanto vendo atualmente, acredito que foi uma espécie de prêmio de consolação para esse grande ator que já começava aos poucos dando Adeus a sétima arte e que se encerrou  dez anos depois, mas não antes de deixar sua marca para sempre e se tornando um dos maiores símbolos desse gênero.

Curiosidade: Por insistência de John Wayne foi ele mesmo, e não um dublê, quem realizou a cena a cavalo em que este pula uma cerca;

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Cine Dicas: Em Cartaz: ENROLADOS

RAPUNZEL TRAZ DIGNIDADE A DISNEY NOVAMENTE 
sinopse: Adaptação da clássica história da Rapunzel princesa que vive presa numa torre e tem longos cabelos. Um atrapalhado ladrão entra acidentalmente na torre e decide ajudá-la a fugir de lá.
Para muitos, Enrolados é mais uma produção Disney que apresenta a mais nova princesa na área, Rapunzel, mas o filme é mais do que isso. Para começar, essa 50ª animação estúdio apresenta algo de novo no qual o estúdio demorou a acrescentar neste gênero de contos de fadas que é ação e humor na medida certa e é isso que o filme tem de melhor. A produção continua com seu estilo musical que muitos criticam, mas sinceramente gosto bastante e o filme possui inúmeros números musicais maravilhosos como o engraçadíssimo “Um Sonho Tenho Sim” mas as cenas de ação e humor pastelão cartunesco é o que da vida genuína a produção.
Com relação a dupla de protagonistas, eles são diferentes do que estamos acostumados ao assistir um conto de fadas Disney. Para começar, Rapunzel não é nenhuma princesa indefesa e inocente, ela tem claro sua ternura e doçura, mas é sonhadora, aventureira e sabe se defender bem com uma frigideira. Já Flynn é o típico ant-heroi que se importa somente consigo mesmo e se mete em varias enrascadas para se dar bem e pelo visual, o personagem é uma clara referencia ao ator Errol Flynn que se tornou famoso nos anos trinta ao atuar em filmes de aventura como Robin Hood.
Visualmente, o filme é de uma beleza sem tamanho com inúmeras cenas maravilhosas nas quais elas aumentam ainda mais sua grandiosidade graças ao 3D muito bem empregado na trama e um dos melhores momentos em que essa ferramenta da um show aos olhos é na parte do lançamento de balões iluminados ao céu, onde a tecnologia e o romantismo da trama se casam de uma maneira jamais vista até então.
Com produção de John Lasseter (criador de Toy Story) que agora comanda as rédeas das idéias criativas do estúdio, parece que agora finalmente a Disney se encontrou para o caminho do sucesso depois de muito tempo. Resta torcer que as aventuras de Rapunzel sirvam de exemplo para as próximas produções seguintes do estúdio.

Nota: Não posso deixar de comentar a polemica escolha de Luciano Hulk para dublar o personagem Flynn. Para começar, Hulk não é ator e muito menos dublador e com essa infeliz escolha do estúdio de dublagem daqui é que por pouco não arruína as melhores partes do filme. Mas eu sou um de muitos que criticaram essa escolha errônea e por causa disso isso não passou batido. Contudo que isso sirva de exemplo para não brincar com a inteligência do espectador, eles sabem muito bem o que estão escutando na tela. Estamos de olho e ouvindo.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

NOTA

Por motivos de força maior não postarei as minhas matérias de cinema aqui hoje. Pois é, quando acontece problemas pessoas, (familiares) o corpo e a mente ficam fracos e para sempre deixar atualizado esse blog eu preciso estar com a mente tranqüila.
Mas não se preocupem, existem águas que vem para bem, portanto nos próximos dias estarei de volta, mais cedo ou mais tarde, porque sei de muitos como vocês que acompanham esse blog, portanto sempre estarei presente.

Aguardem

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Cine Especial: O melhor de 2001 a 2010: CIDADE DOS SONHOS (Mulholland Drive)

UM DOS MAIS INIGMATICOS FILMES DA ULTIMA DECADA 
Sinopse: Um acidente automobilístico na estrada Mulholland Drive, em Los Angeles, dá início a uma complexa trama que envolve diversos personagens. Rita (Laura Harring) escapa da colisão, mas perde a memória e sai do local rastejando para se esconder em um edifício residencial que é administrado por Coco (Ann Miller). É nesse mesmo prédio que vai morar Betty (Naomi Watts), uma aspirante a atriz recém-chegada à cidade que conhece Rita e tenta ajudar a nova amiga a descobrir sua identidade. Em outra parte da cidade o cineasta Adam Kesher (Justin Theroux), após ser espancado pelo amante da esposa, é roubado pelos sinistros irmãos Castigliane.
Para David Lynch os filmes não precisam fazer sentido, pois a própria vida não faz. Com essa desculpa, e dentre muitas, é o que serve de impulso para ele criar filmes um tanto que inusitados e diferentes de tudo que se vê por ai e o publico a de gostar ou odiar. Quando Cidade dos Sonhos (Mulholland Drive) estreou no inicio dessa primeira década do século 21, acabou não só gerando debates como inúmeras teorias levantadas em diversas mídias como a internet por exemplo. Se muitos ficam admirados com número de buscas para entender os mistérios da série Lost, pode-se dizer que foi Lynch que começou com essa mania, isso graças ao fato de, não somente esse filme como também outros de sua filmografia, deixar mais perguntas do que respostas nas mentes das pessoas. Só para se ter uma idéia, houve muitas salas de cinema que faziam campanha para que nenhuma pessoa, que saísse da sala após o filme, contasse ao publico que veria a sessão seguinte, revelasse segredos da trama.
Contudo, Cidade Sonhos visto por uma segunda ou terceira vez notasse que a grande charada da trama é pelo fato que estamos presenciamos um sonho, mas porque esta acontecendo esse sonho somente será revelada no ato final, mas jamais é explicado explicitamente como a maioria do publico quer, e sim prestar o maximo de atenção a determinadas cenas e objetos (piano??) no decorrer do filme.
Na época o filme acabou consagrando a atriz Naomi Watts (King Kong) num papel que exigiu trabalho em dobro, e para aqueles que já viram o filme sabem do que estou falando.
Curiosidades: Originalmente, Cidade dos Sonhos foi realizado para a TV. Prova disso é a cena de uma seqüência de tiros sem nenhum sinal de sangue e a não utilização de palavrões. Mas, como a rede ABC rejeitou o projeto por achá-lo pesado demais, David Lynch decidiu levá-lo ao cinema. A idéia do filme surgiu quando ele visualizou a placa Mulholand Drive, a mítica estrada de Los Angeles, que atravessa as colinas de Santa Mônica, passando por Hollywood até a praia de Malibu, na Costa Oeste. Durante o último Festival de Cannes, Lynch disse que se inspirou na visão da placa sendo iluminada pelos faróis dos carros que passam pela estrada à noite, permeada pela inocência perdida de seus fantasmas que queriam conquistar Hollywood. "Que as pessoas entrem, então, nesta viagem por Mulholand Drive e sintam algo que não se explica", disse o cineasta à rede ABC de televisão.
Cidade dos Sonhos rendeu-lhe indicação ao Oscar de Melhor Direção em 2002 e a conquista da Palma de Ouro na mesma categoria no Festival de Cannes 2001, cujo júri foi presidido pelo próprio Lynch. O filme também foi indicado a quatro Globos de Ouro (Filme-Drama, Direção, Roteiro e Trilha Sonora) e venceu na categoria Melhor Fotografia o Independent Spirit Award, além de ter sido eleito o Melhor Filme de 2001 pelas Associações de Críticos de Cinema de Nova York, Boston e Chicago.