Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Cine Curiosidades: Watchmen - DVD Duplo está chegando


Bem, apesar de ter divido a opinião de publico e critica e ter tido uma bilheteria apenas ok, não a como negar que Watchmen fez o seu burburinho merecido, afinal o filme foi fiel a historia original que é genial e se não fez um sucesso agora é mais do que claro que será aos poucos reconhecido e ganhara o status de CULT, isso se já não ganhou.

Mas como para esse filme só locação não basta, eis que as lojas virtuais já estão colocando em pré-venda o DVD duplo que além do filme o segundo disco vem recheado de extras para qualquer fã não botar defeito.
Para os mais afortunados será lançado também o Blu Ray e quem já assistiu ao filme neste formato reconhece que ele nasceu para se assistir em imagem de alta definição.




Cine Curiosidades: AVATAR 500 milhões de Dolares em orçamento????


Pois é, a sorte está lançada. Segundo boatos que rolam pela internet, o filme Avatar está custando 500 milhões de dólares aos cofres da FOX, incluindo custo de produção e divulgação. James Cameron terá que rezar e muito para que o seu projeto de vários anos não fracasse porque se fracassar será o maior fracasso da historia do cinema e irá fazer os estúdios de cinema repensarem se vale a pena investir em filmes em 3D.
Sabemos que James Cameron é assim, gosta de arriscar, quer mais risco que ele passou fazendo o Titanic naquela época?
Tudo que podemos fazer é mais que esperar mesmo e torcer para que o filme seja muito bom e consiga gerar uma bilheteria bem boa e faça que essa ferramenta, o 3D fique por um bom tempo nos cinemas e claro, aliado a boas historias.

Enquanto isso revistas como a EMPIRE já estão preparando o terreno.



sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Cine Clássicos contemporâneos : Réquien Para um Sonho

Perto de completar 10 anos, filme de  Darren Aronofsky ainda é um soco no estomago no bom sentido. 

sinopse:

Uma visão frenética, perturbada e única sobre pessoas que vivem em desespero e ao mesmo tempo cheio de sonhos. Harry Goldfarb (Jared Leto) e Marion Silver (Jennifer Connelly) formam um casal apaixonado, que tem como sonho montar um pequeno negócio e viverem felizes para sempre. Porém, ambos são viciados em heroína, o que faz com que repetidamente Harry penhore a televisão de sua mãe (Ellen Burstyn), para conseguir dinheiro. Já Sara, mãe de Harry, viciada em assistir programas de TV. Até que um dia recebe um convite para participar do seu show favorito, o "Tappy Tibbons Show", que transmitido para todo o país. Para poder vestir seu vestido predileto, Sara começa a tomar pílulas de emagrecimento, receitadas por seu médico. Só que, aos poucos, Sara começa a tomar cada vez mais pílulas até se tornar uma viciada neste medicamento.


Esse filme não  é aconselhavel para os espectadores sensiveis: o segundo trabalho do diretor Darren Aronofsky (que realisou anteriormente o elogiado PI) é uma incomoda descida ao inferno da dependência química. O longa faz um bom uso da tecnologia digital para criar as imagens que traduzem  tanto os momentos de euforia como também a angustia provocada pelo consumo de drogas pesadas. Quase um filme realista de terror, uma inquietante investigação sobre a decadência moral e social dos EUA, com uma trilha sonora escolhida a dedo e um constante clima de pesadelo. O diretor extraiu a melhor perfomasse em anos de Ellen Burstyn  (O Exorcista), que foi indicada ao Oscar de melhor atriz.     
       


Curiosidades:
Esta é a segunda vez em que o livro “Last Exit to Brooklin”, escrito por Hubert Selby Jr. e que foi adaptado em Réquiem para um Sonho, é adaptado para o cinema. A primeira fora em 1989 e recebeu o nome de Noites Violentas no Brooklyn.
O ator Jared Leto emagreceu 12 quilos para interpretar seu personagem em Réquiem para um Sonho



.

Cine Clássicos: Fitzcarraldo

Filme é um verdadeiro retrato de até que ponto vai a obsessão de um homem  

Sinopse:
 No final do século XIX, no apogeu do ciclo da borracha, o aventureiro Brian Sweeney Fitzgerald sonha em construir um teatro de ópera na Amazônia peruana. Para realizar seu sonho, não mede quaisquer esforços, enquanto se embranha na mata com um barco à vapor de 160 toneladas (que irá tentar arrastar ao topo de um morro no meio da selva). Com este projeto, Herzog ganhou o prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes.


Filme extremamente original, pretencioso mas acima de tudo sencivel e impressionante do começo ao fim. A cena do navio sendo puxada em meio a selva amazonica é uma das mais impressioantes da historia do cinema e o mais impressionante é que foi usado um navio de tamanho natural. Com serteza o melhor trabalho de direção do diretor  Werner Herzog  (Homem Urso) e a melhor perfomasse de Klaus Kinski (Por uns Dolares a mais).

Curiosidades

Foram cogitados para o papel os atores Jason Robards e Jack Nicholson. Jason Robards filmou várias cenas mas ficou doente e retornou aos EUA, sendo depois impedido de voltar. Para atuar como assistente de Fitzcarraldo foi chamado o cantor Mick Jagger, o qual participou de uma grande parte do filme ao lado de Robards, até ser impossibilitado pela agenda de espetáculos da sua banda, os Rolling Stones.
A opção pela língua inglesa foi porque poucos atores conseguiam falar alemão.Jack Nicholson chegou a ser escalado para o papel principal, mas foi cortado.

Cine Curiosidades: O que há de bom nas bancas sem a SET???

Esse ano definitivamente não foi bom para os leitores da revista SET, a maior revista de cinema do Brasil.

Para começar foi anunciado o cancelamento, depois uma outra editora reergueram ela, agora o antigo dono voltou mas agora ela se encontra atrasada e o mês de outubro passou em branco.
E isso é só o resumo da ópera e com isso o futuro da revista é incerto. O caso que mesmo com todos os recursos de comunicação como a internet por exemplo, para mim, seria sempre essencial ter em mãos um material sobre cinema e com isso uma revista sempre viria a caclar. Lã em casa para se ter uma idéia eu reciclei todas as revistas da SET e peguei as melhores matérias e coloquei num arquivo para que dai quando fosse pesquisar estaria em mãos sem precisar da rede.

Mas se a SET acabar o que nos resta???


Pois é, me chamem de traira mas não tive escolha, ficar um mês sem uma revista nova de cinema em mãos é fogo, portanto eu aderi essa nova revista de cinema que dando uma  folhada agorinha a pouco é basicamente a mesma coisa da SET. Pelo que eu ouvi falar alguns que trabalhavam na SET antes da crise estão trabalhando nesta nova revista dai por isso a semelhança. Vai durar? Vai vingar? Ficarei somente nela? A Set vai voltar? Vai se estabilizar? Só o futuro dirá, enquanto isso opções não irão faltar.

Cine Dicas: Estreias no final de semana

Final de semana chegando e com um tempo se não sabe se chove ou fica sol, ou esfria ou esquenta de vez aqui nas nossas terras Guachas. O certo mesmo é curtir um bom shopping com um ar condicionado de qualidade e curtir um bom filme que estiver em cartaz, o que  é uma coisa que não falta.
Vamos as dicas:

OS Fantasmas de Scrooge

Sinopse: Ebenezer Scrooge (Carrey) começa as férias de Natal como de costume, mesquinho e de mau-humor, berrando com seu fiel assistente (Gary Oldman) e com seu alegre sobrinho (Colin Firth). Mas quando os fantasmas dos Natais Passado, Presente e Futuro o levam em uma surpreendente jornada que revela as verdades que o velho Scrooge reluta em enfrentar, ele deve abrir seu coração para desfazer anos de maldades antes que seja tarde demais.


Código de Condulta

Sinopse
Clyde (Gerard Butler) é um dedicado pai de família que testemunha sua esposa e filha serem assassinadas. Um dos culpados ganha liberdade graças a um acordo feito com o ambicioso promotor Nick (Jamie Foxx). Anos depois o assassino é encontrado morto e Clyde é preso mesmo sem provas contra ele. Seu unico objetivo, é denunciar o corrupto sistema judicial nem que para isso tenha que matar um a um, todos os envolvidos. Mas, se Clyde já está na cadeia, como o promotor poderá impedi-lo se ele está sempre um passo a frente de todos?



GOSTO OBSCENO

SINOPSE
Michael Klienhouse tem uma vida comum até que um dia, no trânsito, acompanhado da esposa e do filho, ele se envolve em uma discussão com um desconhecido. Sua esposa Tamar faz um gesto obsceno para o homem, que revida jogando deliberadamente seu carro contra o deles. Michael acredita que pode resolver o mal-entendido chamando as autoridades, sem saber que se trata de um violento veterano de guerra, muito bem relacionado. Ao negar a se ajoelhar diante do poder, Michael enfrenta um verdadeiro pesadelo, colocando em perigo a sua família e comprometendo a própria liberdade.


FAMA

Sinopse
O clássico musical dos anos 80, FAMA, ganha nova roupagem nesta moderna refilmagem, mostrando os desafios que jovens dançarinos, cantores e artistas enfrentam para alcançar o sucesso, enquanto ainda são estudantes da tradicional escola New York City High School of Performing Arts.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Cine Clássicos: Metrópolis

Em 1927 Fritz Lang  cria um filme futuristico que serviria de base para outros inumeros filmes mais tarde


sinopse:

Metrópolis, ano 2026. Os poderosos ficam na superfície e lá há o Jardim dos Prazeres, para os filhos dos mestres, enquanto os operários, em regime de escravidão, trabalham bem abaixo da superfície, na Cidade dos Operários. Esta poderosa cidade é governada por Joh Fredersen (Alfred Abel), um insensível capitalista cujo único filho, Freder (Gustav Fröhlich), leva uma vida idílica, desfrutando dos maravilhosos jardins. Mas um dia Freder conhece Maria (Brigitte Helm), a líder espiritual dos operários, que cuida dos filhos dos escravos. Ele conversa com seu pai, que diz que é assim que as coisas devem ser quando Josaphat (Theodor Loos) é demitido por Joh, por não ter mostrado plantas que estavam em poder dos operários. Freder pede a ajuda dele e vê as condições que existem no subsolo. Paralelamente Rotwang (Rudolf Klein-Rogge), um inventor louco que está a serviço de Joh, diz ao seu patrão que seu trabalho está concluído, pois criou um robô à imagem do homem, que nunca se cansa ou comete erro, e diz que agora não haverá necessidade de trabalhadores humanos, sendo que em breve terá um robô que ninguém conseguirá diferenciar de um ser vivo. Além disto decifra as plantas, que são de antigas catacumbas que ficam na parte mais profunda da cidade. Curioso em saber o que interessa tanto aos operários, Joh e Rotwang decidem espioná-los usando uma passagem secreta. Ao assistir a uma reunião, onde Maria prega aos operários lhes implorando que rejeitem o uso de violência para melhorar o destino e pensar em termos de amor, dizendo ainda que o Salvador algum dia virá na forma de um mediador. Mas mesmo este menor ato de desafio é muito para Joh, que ouviu a fala na companhia de Rotwang. Assim, Joh ordena que o robô tenha a aparência de Maria e diz para Rotwang escondê-la na sua casa, para que o robô se infiltre entre os operários para semear a discórdia entre eles e destruir a confiança que sentem por Maria. Mas Joh não podia imaginar uma coisa: Freder está apaixonado por Maria.


O grande charme desse filme sombrio e aterrador é o cenário futurista fotografado por dois mestres - Karl Freund e Gunther Rittau. O roteiro foi escrito pelo propio Lang e por sua mulher, Thea Von  Harbou também autora da historia original e simpatizante do nazismo. O propio diretor não gostou da solução conciliatória para a luta das classes, por isso chegou a dizer que o final era falso. O filme passou a historia como um representante legitimo do expressionismo alemão e um clássico de cinema fantástico.           

curiosidades

A primeira versão de Metrópolis tinha mais de três horas de duração, mas se perdeu;
A primeira versão americana tinha 159 minutos e a alemã 153 minutos. Há uma versão restaurada pelo Filmmuseum Munich, que editou cenas perdidas e tem 150 minutos;
Em 2008, em Buenos Aires, Argentina, foi encontrada a versão original do filme;

A versão original foi restaurada e será exibida na edição de 2010 do Festival de Berlim, data em que o festival comemora 60 anos.