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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 23 de junho de 2025

Cine Dica: Cinemateca Capitólio - PROGRAMAÇÃO 26 de junho a 2 de julho de 2025

FORD + WELLES – SEGUNDA SESSÃO

A segunda sessão da mostra Ford + Welles apresenta no domingo, 29 de junho, Macbeth – Reinado de Sangue, de Orson Welles, às 16h30, e Sangue de Heróis, de John Ford, às 18h30. Os filmes serão reprisados na terça-feira, 1º de julho. A mostra Ford + Welles exibe oito filmes dos realizadores, em sessões duplas, durante os meses de junho e julho. Entrada franca. 


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/novidades/8956/ford-welles/


TRILHAS ARTÍSTICAS: ÊNFASE NO PROCESSO 2

Na sexta-feira, 27 de junho, às 19h, o projeto de extensão da UFRGS, Trilhas Artísticas apresenta a segunda sessão especial de curtas-metragens na Cinemateca Capitólio, com a estréia de Badlands: um parque fictício, da premiada cineasta gaúcha Cristyelen Ambrozio e Outro dia e Carta de Interesse, do realizador paulista Lincoln Péricles. A mediação da sessão ficará a cargo do artista Marcelo Chardosim e do professor da FABICO UFRGS, Ricardo Lessa Filho. Entrada franca.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/novidades/8965/mostra-audiovisual-enfase-no-processo/


GRADE DE HORÁRIOS

26 de junho a 2 de julho de 2025


26 de junho (quinta-feira)

15h – Cinema Negro na Escola

17h – Andy Warhol - Um Sonho Americano

19h – O Império


27 de junho (sexta-feira)

15h – Cinema Negro na Escola

17h – Andy Warhol - Um Sonho Americano

19h – Trilhas Artísticas: Ênfase no Processo 2


28 de junho (sábado)

15h – O Império

17h – Andy Warhol - Um Sonho Americano

18h45 – Ilha das Flores + Saneamento Básico  


29 de junho (domingo)

15h – A Procura de Martina

16h30 – Macbeth – Reinado de Sangue

18h30 – Sangue de Heróis


1º de julho (terça-feira)

15h – Cinema Negro na Escola

17h – Sangue de Heróis

19h15 – Macbeth – Reinado de Sangue


2 de julho (quarta-feira)

15h – Cinema Negro na Escola

17h – Andy Warhol - Um Sonho Americano

19h – Cinema Negro na Escola

domingo, 22 de junho de 2025

NOTA: FELIZ ANIVERSÁRIO 'TUBARÃO'

Escrevi tantas coisas sobre o clássico "Tubarão" (1975) nesta página que quando completou os seus 50 anos recentemente  eu não tinha mais nada para escrever. Portanto eu acho que essa imagem acima vale por mil palavras, onde o saudoso Cine Vitória de Porto Alegre da época  teve filas quilométricas para assistir ao filme que mudaria os rumos do mercado cinematográfico para sempre. Abaixo, segue a minha última análise que eu fiz deste clássico no ano passado. 

Cliquem aqui.

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Cine Dica: Mostra reúne filmes antigos que desafiam as normas de gênero

De 23 a 27 de junho, na semana do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, a Sala Redenção exibe a mostra “Antiguidades Queer”. A programação reúne seis filmes do início do século XX que rompem com o normativismo presente em muitas das obras dos primeiros anos do cinema. A curadoria da programação é de Victor Souza, historiador da arte, pesquisador e crítico de cinema.

A partir da transgressão dos papéis tradicionais de gênero e da representação de relações homoeróticas — na maioria das vezes disfarçadas ou camufladas pelo código moral vigente —, os longa-metragens selecionados anteciparam as possibilidades de uma cultura cinematográfica queer que só se consolidou como campo de pesquisa a partir da década de 1990.

Em “Filibus” (1915) e “Feitiço da Flórida” (1914), mulheres performam masculinidades e transgridem não só a moralidade social, mas também as expectativas de gênero. Já “Diferente dos Outros” (1919), considerado o primeiro filme a lidar com a homossexualidade de forma aberta e política, é um protesto contra as leis de criminalização da homossexualidade presentes no Código Penal alemão da época. A programação ainda inclui “O Bando de Zapata” (1914), “Algie, o mineiro” (1912) e “Yankee Doodle em Berlin” (1919).

“Antiguidades Queer” tem entrada franca e aberta à comunidade em geral. A Sala Redenção está localizada no campus centro da UFRGS, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333. 

Confira a programação completa no site oficial da sala clicando aqui. 

sexta-feira, 20 de junho de 2025

Cine Especial: De Ray Harryhausen -'Simbad e o olho do tigre'

Bem antes dos efeitos especiais dominarem as telonas, mundo afora, existia Ray Harryhausen, pioneiros do gênero, talvez um dos mais importantes artesões que o cinema já teve. Mas se você não conhece a figura, fique tranquilo porque, com certeza, em algum momento da vida já esbarrou em algumas de suas bestiais criaturas, criadas a partir de iluminada imaginação. Pode ser tanto Pégaso ou a assustadora Medusa, mitos gregos revisitados pelo artista em "Fúria de titãs" (1981), um de seus trabalhos mais conhecidos, ou esqueletos surgidos do fogo, feras pré-históricas medonhas, trogloditas, animais mecânicos e babuínos quase humanos, personagens do clássico, "Simbad e o olho do tigre" (1977), um dos filmes que marcaram minha infância e de milhares de pessoas nas gloriosas sessões da tarde.

Protagonizado por Patrick Wayne, filho de John Wayne, a fita embarca nas aventuras do mítico marujo de Bagdá pelos sete mares, em busca de terra desconhecida no fim do mundo onde está localiza o Santuário das Curas. É para lá que ele deve levar o príncipe de Charnak, Kassim (Damien Thomas), amigo a quem deve a vida para salvá-lo da maldição da bruxa Zenobia (Margaret Whiting), que o transformou num babuíno.

"Já consultamos os mais conceituados médicos, sábios, sacerdotes e astrólogos, daqui a Alexandria, e nenhum diagnóstico”, desespera o vizir local, tio da vítima. “Por ele eu arriscaria minha vida, por você eu daria”, diz o marujo das mil e umas noites, a Farah (Jane Seymour), princesa a quem jura salvar o irmão para pedi-la em casamento.

A solução para o insólito caso são os conhecimentos e façanhas lendárias do sábio grego, Melanthius (Patrick Troughton), o eremita de Kasgar, refugiado em remota ilha do Egeu, lugar onde homem nenhum colocou os pés. “A mente é uma coisa notável. O pensamento é transferível. Ele viaja pelo espaço, até pelas mentes”, ensina o filósofo. É ele quem irá conduzir Simbad, o marujo, e sua tripulação, rumo ao sagrado templo, encontrando pelo caminho, numa trilha de sombras e segredos envolvendo ciências ocultas como magia negra, alquimia e, claro, fantasia sem fim, as mais incríveis aventuras e feras. “Dizem que é o presente do vento a Apolo”, poetiza o sábio, ao depara com os fenômenos escandinavos da Aurora Boreal.

Lançado em 1977, o filme, massacrado pela estreia retumbante de "Guerra nas estrelas", foi visto com olhos criteriosos pela crítica que classificou as animações, stop motion, de Harryhausen, de toscas, embora inseridas numa trama envolvente. Pior para eles que não entenderam que essa aventura contagiante era um dos poucos exemplares do gênero em que a imaginação ainda era sincera e pura, sem as verborragias e os vazios dos efeitos especiais de hoje. Familiarizado tanto com os sortilégios dos sete mares, quanto com as regalias e intrigas da realeza, Simbad, sempre um homem viril com sua espada árabe nas mãos, é protagonista dos momentos mais marcantes da fita, entre eles o épico duelo com o tigre de dente de sabre do título, na cena final.

Mas é o velho sábio Melanthius o símbolo máximo dessa aventura, o elo perdido entre o homem primitivo, de espírito aventureiro e fragilizado pelo medo do desconhecido, mas também curioso das grandes descobertas da vida. “Arquimedes vai se matar de inveja”, faz troça ao aceitar embarcar nessa grande jornada, evocando outro ícone do conhecimento.

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Cine Especial: Sessão Clube de Cinema (21/06): "Os Contos de Canterbury" na Cinemateca Capitólio

Nosso encontro deste sábado será às 10h15 da manhã, na Cinemateca Capitólio, com a exibição do provocante e irreverente Os Contos de Canterbury (1972), dirigido pelo cineasta italiano Pier Paolo Pasolini.

Inspirado na obra clássica de Geoffrey Chaucer, o filme transforma contos medievais em um mosaico de histórias eróticas, cômicas e satíricas, revelando o olhar singular de Pasolini sobre o prazer, o corpo e as hipocrisias sociais. Segunda parte de sua "trilogia da vida", que inclui Decameron, que assistimos recentemente no CCPA, e As Mil e Uma Noites. Os Contos de Canterbury segue até hoje como uma das experiências cinematográficas mais ousadas e sensoriais da história do cinema europeu.


Confira os detalhes:


SESSÃO DE SÁBADO NO CLUBE DE CINEMA

📅 Data: Sábado, 21/06/2025, às 10h15 da manhã

📍 Local: Cinemateca Capitólio

Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico, Porto Alegre


Os Contos de Canterbury

(I racconti di Canterbury, França, 1972, 111 min, 18 anos)

Direção: Pier Paolo Pasolini

Elenco: Franco Citti, Laura Betti, Hugh Griffith, Alan Webb, Derek Deadman, Francis De Wolff, Ninetto Davoli, Willoughby Goddard

Sinopse: Um grupo de peregrinos viaja rumo à Catedral de Canterbury. Para passar o tempo durante a jornada, eles compartilham histórias recheadas de humor, erotismo e crítica social. Com cenários vibrantes e personagens inusitados, Pasolini celebra o prazer e a vitalidade popular, em contraste com as normas morais e religiosas da época. Um filme que ainda provoca, diverte e desafia o espectador.

Sobre o Filme: Os Contos de Canterbury (1971), filme do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini, adaptado da obra de Geoffrey Chaucer, é a segunda obra da chamada “trilogia da vida”; iniciada por O Decameron (1970) e completada por As mil e uma noites (1974). Os Contos de Canterbury nos mostram a morte como um perseguidor dessa vida: Thanatos diretamente ligado a Eros. Os Contos de Canterbury, de Chaucer, foi escrito no século XIV, em forma de poema. Além dos contos utilizados por Pasolini no filme, há vários outros, além de muitos fragmentos, anotações e contos deixados incompletos por Chaucer. 

Para completar, Pasolini faz uma magnífica representação do inferno com claras influências da pintura de Hieronymus Bosch.

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quinta-feira, 19 de junho de 2025

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (12/06/25)

 ELIO

Sinopse: Elio, um oprimido com uma imaginação ativa, se vê inadvertidamente transportado para o Communiverse, uma organização interplanetária com representantes de galáxias distantes.


EXTERMÍNIO: A EVOLUÇÃO

Sinopse: O diretor vencedor do Oscar® Danny Boyle e o roteirista indicado ao Oscar® Alex Garland se reúnem para “Extermínio: A Evolução”, uma nova história aterrorizante ambientada no mundo criado a partir de “Extermínio”.


Stella: Vítima e Culpada

Sinopse: Stella é uma jovem judia alemã que cresce em Berlim durante o regime nazista. Apesar da repressão no país, ela sonha em ser cantora de jazz. A vida da garota se transforma em uma tragédia quando, em fevereiro de 1943, ela é forçada a se esconder com os pais. Porém, após ser capturada e torturada pela Gestapo, Stella aceita uma condição para evitar que ela e a família sejam mandados para o campo de concentração de Auschwitz: trair e deletar outros judeus.

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Cine Dica: Cinesemana de 19 a 25 de junho de 2025

Três Amigas. 

Uma das novidades da cinesemana de 19 a 25 de junho é o longa francês TRÊS AMIGAS, um dos títulos de maior público do Festival Varilux em 2024. Também apresentamos o novo filme do diretor chinês Jia Zhang-ke, LEVADO PELAS MARÉS, que traça um panorama do seu país nas últimas duas décadas. O filme vem acompanhado do relançamento de JIA ZHANG-KE, UM HOMEM DE FENYANG, documentário sobre o cineasta asiático assinado por Walter Salles há dez anos. A semana ainda é de Sessão Nostalgia, que exibe HARRY E SALLY – FEITOS UM PARA O OUTRO em comemoração ao Mês dos Namorados.

Nossa programação segue com títulos de várias nacionalidades que foram bem recebidos pelo público, como o longa alemão O GRANDE GOLPE DO LESTE, com Sandra Hüller; a produção coreana NA TEIA DA ARANHA, uma grande homenagem ao universo do cinema; e SÍNDROME DA APATIA, em que o diretor grego Alexandros Avranas se debruça sobre o drama dos refugiados na Europa.

Entre as produções brasileiras, seguem em cartaz PRÉDIO VAZIO, novo filme do cineasta Rodrigo Aragão; SANEAMENTO BÁSICO, O FILME, do cineasta gaúcho Jorge Furtado, que ganha sessão dupla com o premiado ILHA DAS FLORES; e o documentário RITAS, que celebra a trajetória de Rita Lee. Chegando à sétima semana de exibição, VIRGÍNIA E ADELAIDE, de Yasmin Thayná e Jorge Furtado, mostra o encontro histórico das duas mulheres fundadoras da psicanálise no Brasil.

Confira a programação completa no site oficial da Cinemateca clicando aqui.