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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 16 A 22 DE JANEIRO DE 2025

SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

A SEMENTE DO FRUTO SAGRADO

Nossa nova cinesemana destaca a estreia do documentário LUIZ MELODIA – NO CORAÇÃO DO BRASIL, homenagem a um grande compositor da nossa MPB. Também entra em cartaz o drama histórico ENCONTRO COM O DITADOR, mais um filme em que o cambojano Rithy Panh investiga a memória de seu país. Outro destaque é A SEMENTE DO FRUTO SAGRADO, uma história iraniana que representa a Alemanha na corrida pelo Oscar.

Sucessos de público, seguem em cartaz a delicada produção iraniana MEU BOLO FAVORITO e os longas COMO GANHAR MILHÕES ANTES QUE A AVÓ MORRA (da Tailândia) e TUDO QUE IMAGINAMOS COMO LUZ (da Índia). A produção brasileira BABY, do diretor Marcelo Caetano, ganha mais uma semana de exibição.


Confira nossa programação completa e o Portal do Cinema Gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


14h45 – MEU BOLO FAVORITO Assista o trailer aqui.

(Keyke mahboobe man – Irã/França/ Suécia/Alemanha, 2024, 97min). Direção de Maryam Moghadam e Behtash Sanaeeha, com Lily Farhadpour e Esmail Mehrabi. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Mahin tem 70 anos, é viúva e vive sozinha em Teerã. Apesar da rotina solitária, ela mantém a vitalidade e o interesse pelas coisas do cotidiano – o que inclui afrontar a Polícia da Moral que controla os costumes no país. Disposta a revitalizar sua vida amorosa, a viúva convida o taxista Faramarz para um encontro. O filme foi o vencedor do prêmio Fipresci (da crítica) e do Juri Ecumênico no Festival de Berlim 2024, mas seus diretores foram proibidos de deixar o Irã para acompanhar a premiação.


16h45 – COMO GANHAR MILHÕES ANTES QUE A AVÓ MORRA (NOS DIAS 16, 18 E 21) Assista o trailer aqui.

(Lahn Mah - Tailândia, 2024, 125min). Direção de Pat Boonnitipat, com Putthipong Assaratanakul, Usha Seamkhum, Sanya Kunakorn. Paris Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Amah é uma senhora idosa que, de acordo com as tradições de seu país, sonha em ter uma sepultura própria quando morrer. Isso atrai o interesse de seu neto, que resolve cuidar da avó por conta da herança que ela pode deixar depois que partir. À medida em que o jovem se aproxima da idosa, as vivências e sentimentos entre ambos vão se modificando, com base no amor e respeito. O longa é o representante da Tailândia no Oscar e está entre os 15 títulos pré-selecionados ao prêmio de filme internacional.


16h45 – TUDO QUE IMAGINAMOS COMO LUZ (NOS DIAS 17, 19 E 22) 

(All we imagine as light - Índia/França/Holanda/Luxemburgo, 2024, 120min). Direção de Payal Kapadia, com Kani Kusruti, Divya Prabha, Chhaya Kadam. Filmes da Mostra, 14 anos. Drama.

Sinopse: Na caótica Mumbai, a rotina de três mulheres que trabalham em um hospital é atravessada por sentimentos e situações que dão conta das tradições de um país. Prahna não tem notícias do marido, que foi tentar a sorte em outro país. Anu vive um romance com um rapaz que os pais não aprovam. Parvaty perdeu o marido e também está prestes a perder sua casa. O alento para o caos pode estar em uma viagem para o interior, onde há paz de espírito. O filme foi o vencedor do grande prêmio do júri no Festival de Cannes e já aparece em várias listas de melhores produções do ano.


19h – BABY Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2024, 106min). Direção de Marcelo Caetano, com João Pedro Mariano e Ricardo Teodoro. Vitrine Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Após ser liberado de um centro de detenção juvenil, Wellington se vê sozinho nas ruas de São Paulo, sem nenhum contato com os pais ou recursos para reconstruir a vida. Ele encontra Ronaldo, um homem maduro que lhe ensina novas formas de sobrevivência. Prêmios de melhor filme e ator no Festival do Rio.


SALA EDUARDO HIRTZ


14h30 – A SEMENTE DO FRUTO SAGRADO Assista o trailer aqui.

(The Secret of the Sacred Fig - Alemanha/França/Irã, 2024, 165min). Direção de Mohammad Rasoulof, com Mahsa Rostami, Setareh Maleki, Niousha Akhshi. Mares Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Casado e pai de duas filhas, Iman acaba de ser promovido a juiz de instrução no Tribunal Revolucionário de Teerã. Isso representa uma vida mais confortável para a família, mas também obriga Iman a ignorar alguns valores éticos e morais. Ao mesmo tempo em que tenta se manter fiel ao regime, o protagonista vê as relações familiares se deteriorarem. O filme tem como pano de fundo os episódios recentes de protestos pela jovem que foi morta por usar o véu de maneira incorreta, que aparecem em imagens de arquivo. Proibido no Irã, o filme foi indicado pela Alemanha na corrida ao Oscar de filme internacional e já ganhou vários prêmios, incluindo o prêmio Especial do Júri e o da crítica no Festival de Cannes.


17h30 – ENCONTRO COM O DITADOR - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Rendez-vous avec Pol Pot - Camboja/França/Turquia, 2024, 110min). Direção de Rithy Panh, com Irène Jacob, Grégoire Colin, Cyril Guei. Pandora Filmes, 14 anos. Drama histórico.

Sinopse: O ano é 1978 e o Camboja, que foi renomeado como Kampuchea Democrático, está sob o domínio de Pol Pot e do seu Khmer Vermelho há três anos. O país está economicamente devastado e quase 2 milhões de cambojanos morreram durante um genocídio ainda não conhecido. Neste contexto, três franceses aceitam o convite do regime para visitar o país, todos com diferentes expectativas: um repórter que conhece o país, um fotojornalista e um intelectual que apoia os revolucionários. Este é mais um filme do diretor em que resgata a história do seu país e traz suas memórias de sobrevivente – ele conseguiu fugir para a Tailândia em 1979, com apenas 15 anos.


19h30 – LUIZ MELODIA - NO CORAÇÃO DO BRASIL – ESTREIA (NÃO HAVERÁ SESSÃO NO DIA 22) Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2024, 75min). Documentário de Alessandra Dorgan. Embaúba Filmes, 12 anos.

Sinopse: Carioca do Morro do Estácio, Luiz Melodia (1951 - 2017) é um dos principais representantes da música brasileira dos anos 1970 e 1980, lembrado pela sua originalidade e mistura de ritmos. O filme, com narrativa em primeira pessoa, traz imagens raras e vídeos de arquivo que contam a história de canções como “Estácio Holly, Estácio”, “Pérola Negra” e “Juventude Transviada”, além das parcerias com Gal Costa, Elza Soares, Jards Macalé e outros artistas. Vencedor do prêmio de melhor filme no Festival In-Edit de 2024.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 16,00 (R$ 8,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 20,00 (R$ 10,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Cine Dica: Streaming - 'Comando das Criaturas' 

Sinopse: Amanda Waller decide formar uma nova equipe e que desta vez a maioria não é exatamente humana.

Quando James Guun saiu da Marvel para dirigir a sua versão de "Esquadrão Suicida" (2021) talvez o mesmo não se imaginava hoje sendo o responsável pela direção criativa da Warner/DC e tendo a responsabilidade de começar esse universo cinematográfico do zero. O seu "Superman" (2025) é uma promessa ainda incerta e fazendo a gente questionar se tudo dará certo ao longo do percurso. Até lá, podemos desfrutar da ótima animação "Comando das Criaturas" (2025), série que transita por momentos sombrios, violentos e com uma pitada de humor ácido e muito bem-vindo.

Na trama, vemos novamente Amanda Waller (voz de Viola Davis) formar uma nova equipe de operações, mas desta vez composto pela sua maioria por seres não humanos. A equipe é formada pela Noiva do Frankenstein (Indira Varma), Doninha (), Rick Flag Sr. (Frank Grillo), Nina Mazursky (Zoë Chao), Doctor Phosphorus (Alan Tudyk), Eric Frankenstein (David Harbour) e G.I. Robot (Sean Gunn). Com habilidades especiais, essa nova equipe suicida terá a missão de conter um conflito entre duas nações, mas nem tudo é o que aparenta ser.

 Com um traço que não deve nada aos animes japoneses, a série nos conquista através dos seus personagens bem construídos e isso se fortalece ainda mais pelo fato de que cada um adquire os seus flashbacks com relação ao seu passado. A Noiva, por exemplo, é a melhor personagem em cena, pois ela transita entre um ar de durona para momentos em que ela não esconde o seu lado mais humano, mas do qual foi se perdendo ao longo dos anos. E por mais que aparente ser bestial a Doninha, o seu passado trágico faz a gente se dar conta que o lado irracional pode se encontrar em qualquer ser humano desinformado.

Com ótimas cenas de ação bem fluidas, a série nos passa uma curiosa ideia do que está por vir desse novo universo Warner/DC. Se no passado o estúdio foi acusado de levar os personagens que nós conhecemos por momentos sombrios demais, por outro lado, esse desenho prova que talvez esse teor prossiga nos demais projetos, mas ao mesmo tempo tendo um humor caprichado e alinhado com personagens bem construídos. Em menos de meia hora, cada capítulo é recheado de informações sobre cada um dos personagens, mas tudo moldado de uma forma compreensível e que faz com que nos identifiquemos com eles de um modo mais facil. 

Curiosamente, tanto há elementos que alinham a tudo o que já foi feito nos filmes anteriores, como também os novos que estarão espalhados neste novo universo de James Guun. Talvez a intenção do estúdio não seja apagar por completo tudo o que havia sido construído até aqui, mas sim obter um novo direcionamento para que o gênero se mantenha vivo nos próximos anos. Se a concorrência ainda insiste na velha fórmula de sucesso, ao menos a Warner/DC procura por enquanto aprender com os seus erros e para assim nos apresentar algo mais palatável.

"Comando das Criaturas" é uma grata surpresa para aqueles que ainda tem esperança com relação as adaptações das HQ para o cinema TV e despertando maior curiosidade sobre os futuros lançamentos.     

Onde Assistir: MAX. 

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Cine Dica: Sessão Clube de Cinema (18/01): "Marcello Mio" na Cinemateca Paulo Amorim

Neste sábado, o Clube de Cinema de Porto Alegre apresenta um filme que une memória e afeto. Sob a direção de Christophe Honoré, "Marcello Mio" resgata a trajetória de Marcello Mastroianni por meio do olhar inquieto de sua filha, Chiara Mastroianni, que entrega uma atuação surpreendente ao reinterpretar momentos emblemáticos da vida do pai.


Confira os detalhes:


SESSÃO CLUBE DE CINEMA

Local: Sala Eduardo Hirtz, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico)

Data: 18/01/2025, sábado, 10h15


Marcello Mio

França, 2024, 120 min, 14 anos

Direção: Christophe Honoré

Elenco: Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve, Fabrice Luchini

Sinopse: Marcello Mastroianni (1924–1996) é reverenciado pela própria filha em uma celebração do centenário de seu nascimento. Diante da semelhança, Chiara Mastroianni se apresenta como Marcello e revive o pai em momentos marcantes de sua trajetória. Entre os cenários de Paris e Roma, ela se veste e fala como ele, alternando entre interpretações comoventes e momentos de busca por sua própria identidade. O filme integrou a seleção oficial do Festival de Cannes 2024.


Venha conosco conhecer e celebrar esta referência do cinema italiano!

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terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Cine Dica: Em Cartaz - 'Como Ganhar Milhões Antes que a Avó Morra'

Sinopse: Rapaz abandona o que está fazendo para cuidar da avó, que está à beira da. morte, motivado pela fortuna dela.

Já é comum se ouvir que os laços familiares de hoje são unidos através de certos interesses, principalmente quando a questão envolve o dinheiro. Porém, uma vez que o indivíduo abaixa a sua guarda, pode-se desfrutar de momentos que os faz lembrar de como é serem realmente humanos e terem sentimentos genuínos pelo próximo.  "Como Ganhar Milhões Antes que a Avó Morra" (2024) é um conto delicado sobre o neto e a sua avó, cuja aproximação gera sentimentos que há muito tempo ele havia se perdido.

Dirigido por Pat Boonnitipat, acompanhamos a história do jovem When M (Putthipong Assaratanakul), que passa a cuidar de sua avó  Amah (Usha Seamkhum) para que assim possa ser dono de seus bens.  Porém, desse interesse surge laços familiares mais fortes e que fará M mudar gradativamente. Até lá, vamos conhecendo um pouco a vida de ambos e como os mesmos eram ligados um ao outro desde sempre.

O filme é um pequeno retrato particular de uma família qualquer, mas cujo roteiro faz com que nos identifiquemos com ela, pois temos aqui o atrito de gerações diferentes uma da outra, mas que possuem ligações fortes pelo sangue. M, por exemplo, é o representante dessa geração atual cada vez mais alienada em acreditar que será rico através das redes sociais, quando na verdade é preciso colocar em prática algo mais construtivo ao invés de abraçar um sonho, por vezes, complexo. Inicialmente se aproximando somente por interesse, M irá aprender de forma gradual a verdadeira beleza através das coisas mais simples da vida e tudo através das palavras de sua avó.

A relação entre os dois é o coração pulsante do filme como um todo, sendo que a história nos faz comparar com as nossas próprias vidas e fazendo a gente constatar um passado mais dourado. Ao mesmo tempo, a história não esconde os interesses de cada um da família, desde o que já sabemos sobre o neto M, como também o tio endividado, ou o filho da senhora que já pensa em vender o terreno. Seja de forma direta ou indireta, o filme levanta a questão de como a sociedade está presa aos seus bens materiais, quando na verdade deveria se preocupar mais em se sentirem humanos e começar a se preocupar mais com o seu próximo.

Embora se estenda um pouco por demais, o longa não nos cansa muito graças à relação dos dois protagonistas principais e muito disso se deve aos seus intérpretes. Putthipong Assaratanakul consegue construir para o seu M um rapaz que transite entre a mediocridade para algo mais construtivo a partir do momento que cuida de sua avó e fazendo com que se crie em nós sentimentos conflitantes sobre a sua pessoa. Porém, o filme pertence mesmo à atriz veterana Usha Seamkhum, pois ela consegue nos passar tanto uma fragilidade, como também uma pessoa forte e que tem muito a contar sobre a sua vida.

No final das contas o filme nos ensina que nem todos são mesquinhos hoje em dia, pois basta obterem uma chance para revelar o seu verdadeiro potencial com relação a pessoa próxima. Ao final da vida ninguém deseja ficar realmente sozinho e cabe sermos mais humanos para que possamos nos sentirmos mais vivos em nossos últimos dias neste mundo. "Como Ganhar Milhões Antes que a Avó Morra" é retrato humano sobre o verdadeiro significado da palavra família e do qual nem todo o dinheiro do mundo pode substituí-la. 

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Cine Dica: CINEMATECA CAPITÓLIO PROGRAMAÇÃO 14 a 21 de janeiro de 2025

A partir de 14 de janeiro, será apresentada a mostra Hitchcock Colorido, com quatro filmes realizados em cores pelo diretor inglês: Festim Diabólico (1948), O Terceiro Tiro (1955), Marnie, Confissões de uma Ladra (1964) e Trama Macabra (1976).


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/novidades/8150/hitchcock-colorido/


A partir de 16 de janeiro, três lançamentos serão apresentados na telona da Cinemateca: Baby, do brasileiro Marcelo Caetano, Misericórdia, do francês Alain Guiraudie, e Tudo Que Imaginamos Como Luz, da indiana Payal Kapadia.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/programacao/


SEMANA QUE VEM!


ABERTURA DA TEMPORADA 2025 DO PROJETO RAROS

Na sexta-feira, 24 de janeiro, às 19h30, a primeira edição de 2025 do Projeto Raros apresenta Quem Matou o Ursinho de Pelúcia? (Joseph Cates, 1965). O lendário ator Sal Mineo (de Juventude Transviada) é a estrela dessa produção independente rodada nos recantos mais suspeitos da Nova York dos anos 1960, que aborda temas tabus como pornografia, voyeurismo e incesto, antecipando imagens que marcaram a paisagem subversiva da Nova Hollywood nos anos 1970. Entrada franca.


https://www.capitolio.org.br/eventos/8127/projeto-raros-quem-matou-o-ursinho-de-pelucia/


GRADE DE HORÁRIOS

14 a 21 de janeiro de 2024


14 de janeiro (terça)

15h – Trama Macabra

17h30 – Festim Diabólico

19h – O Terceiro Tiro


15 de janeiro (quarta)

15h – O Terceiro Tiro

17h – Marnie, Confissões de uma Ladra

19h15 – Festim Diabólico


16 de janeiro (quinta)

15h – Tudo que Imaginamos Como Luz

17h – Baby

19h – Misericórdia


17 de janeiro (sexta)

15h – Tudo que Imaginamos Como Luz

17h – Baby

19h – Misericórdia


18 de janeiro (sábado)

15h – Tudo que Imaginamos Como Luz

17h – Baby

19h – Misericórdia


19 de janeiro (domingo)

15h – Baby

16h50 – Marnie, Confissões de uma Ladra

19h – Misericórdia


21 de janeiro (terça)

15h – Tudo que Imaginamos Como Luz

17h – Baby

19h – Trama Macabra


22 de janeiro (quarta)

15h – Marnie, Confissões de uma Ladra

17h30 – Festim Diabólico

19h – Misericordia

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Cine Especial: Clube de Cinema - 'Tudo Que Imaginamos Como Luz'

 Nota: Filme exibido para associados no dia 11/01/24.

Sinopse: Na caótica Mumbai, a rotina de três mulheres que trabalham em um hospital é atravessada por sentimentos e situações que dão conta das tradições de um país.   

Para alguns cinéfilos o filme "Quem Quer Ser Um Milionário?" (2008) foi um longa que apresentou a maneira de como se fazem filmes na Índia, desde elaborar grandes histórias de amor e embalado com belo figurino e dança. Porém, o filme foi dirigido pelo inglês britânico Danny Boyle, sendo que o mesmo caiu na tentação de incrementar elementos estereótipos como no caso, por exemplo, da fotografia alaranjada tantas vezes usada pelos estúdios americanos toda vez que retrata um país estrangeiro. Em "Tudo Que Imaginamos Como Luz" (2024) vemos um retrato mais realístico da Índia atual, da qual se divide entre as velhas tradições e as mudanças constantes de um mundo movido capitalismo desenfreado.  

Dirigido por  Payal Kapadia, acompanhamos a rotina da enfermeira Prabha (Kani Kusruti), de Mumbai, que usa do seu trabalho como uma forma de esquecer do seu passado dolorido, até que o seu dia a dia é interrompido por determinada situação que a faz relembrar de certas coisas que gostaria de esquecer. Já a sua amiga e colega de quarto Anu (Divya Prabha) é mais jovem, faz de tudo para conseguir algum lugar tranquilo para que possa ficar com o namorado em paz, até que os dois resolvem fazer uma viagem. No decorrer do tempo as duas percorrem certos caminhos de acordo com as suas difíceis escolhas.  

Se por um lado a Índia sofre com os estereótipos do cinema estrangeiro, do outro, a própria Bollywood cria fórmulas de sucesso, mas que não se casam com a realidade do país como um todo. Payal Kapadia opta pela realidade mais crua, ao retratar a pobreza dividindo o espaço com o progresso, mas cujo mesmo deixa as pessoas que passam necessidade de lado. Em meio a isso temos uma Mumbai em movimento constante, onde o comércio está por toda parte, assim como também um mar de pessoas percorrendo as ruas e fazendo com que até mesmo o trânsito não flua como deveria. Nada muito diferente do que ocorre em outras grandes metrópoles de outros países e que nem toda a tecnologia seria o suficiente para contornar essa realidade.  

Em meio a esse complexo cenário temos duas protagonistas que anseiam por mudanças, mas que se veem com correntes invisíveis que as impedem de tomarem um passo à frente. Se Prabha convive de forma aflitiva com as lembranças do passado, por outro lado, Anu teme pelo seu próprio futuro, desde ao fato de não saber ao certo de qual caminho trilhar, como também de tentar fugir de um casamento arranjado pelos seus próprios pais. Em meio a isso vemos o cotidiano das duas, desde comprarem coisas dispensáveis, como também navegando de forma quase alienada pelos seus celulares. 

Mumbai, por sua vez, parece uma cidade que faz com que as pessoas desejem adquirir os seus sonhos, mas fazendo com que os mesmos nunca sejam alcançados e fazendo com que elas se tornem mais uma peça de um grande sistema que persiste em ficar em funcionamento. Curiosamente, a partir do momento em que as protagonistas decidem passar o tempo em uma vila é então que o filme ganha uma nova perspectiva, onde temos a sensação de que, retornar às raízes vindas do passado, pode sim revitalizar o espírito como um todo. Em tempos em que a sociedade se encontra cada vez mais sufocada devido esse sistema cheio de regras cabe o indivíduo procurar uma forma de voltar a se lembrar do que nos faz realmente humanos.  

Payal Kapadia criou um filme universal, onde todos que forem assistir irão se identificar com a situação das duas personagens, cujos dilemas não são muito diferentes dos quais enfrentamos ao longo da vida. Com reconhecimento de várias indicações a prêmios ao redor do globo, o filme nos convida para conhecermos uma Índia mais realística do que nunca e da qual não se acha nos estereótipos do cinema americano e tão pouco na própria Bollywood. "Tudo Que Imaginamos Como Luz" é a luta contínua para continuarmos nos sentirmos humanos perante uma metrópole sempre em movimento. 

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Cine Dica: Sala Redenção recebe Festival Varilux de Cinema Francês

Diamante Bruto

Em 2024, o Festival Varilux de Cinema Francês realizou a sua 15ª edição, mantendo sua posição de evento cultural francês número um no Brasil. Neste início de 2025, o público que perdeu a chance de acompanhar a programação do ano passado poderá assistir parte da programação do festival na Sala Redenção, dos dias 13 a 31 de janeiro. As sessões contam com entrada franca e são abertas à comunidade em geral.

Com curadoria de Emmanuelle e Christian Boudier, a programação conta com alguns dos mais aclamados filmes da seleção de Cannes 2024 e ainda duas homenagens. A primeira ao ator Alain Delon, que faleceu em 2024, com a projeção de O Sol por Testemunha, filme no qual foi lançado e que o transformou num ícone. A segunda, ao cineasta François Truffaut, com um documentário que explora os vínculos entre sua vida pessoal e a sua obra.

Além dos filmes citados acima, a Sala Redenção exibe mais onze títulos que, segundo os curadores do festival atendem a diversos perfis de público. Há filmes marcados por temas da atualidade (A História de Souleymane e Ouro Verde), comédias leves (A Fanfarra, Três Amigas), um thriller surpreendente (O Sucessor), além do filme de animação para pequenos e adultos, Selvagens, que tem como pano de fundo o flagelo mundial que é o desflorestamento. Têm destaque também dois filmes do excêntrico e bem-humorado diretor Quentin Dupieux (O Segundo Ato e Daaaaaalí) que abre a programação do cinema da UFRGS neste janeiro de 2025.

A Sala Redenção está localizada no campus central da UFRGS, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333. 

Confira a programação completa no site oficial da sala clicando aqui.