Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (15/08/24)

ALIEN: ROMULUS

Sinopse: Enquanto exploram as profundezas de uma estação espacial abandonada, um grupo de jovens colonizadores espaciais se depara com a forma de vida mais aterrorizante do universo.


CAMINHOS CRUZADOS

Sinopse: Lia, professora aposentada, prometeu encontrar sua sobrinha Tekla, há muito perdida. Sua busca a leva a Istambul, onde ela conhece Evrim, advogada que luta pelos direitos das pessoas trans, e Tekla passa a se sentir mais próxima que nunca.


FAMÍLIA

Sinopse: Uma história comovente que retrata pessoas tentando criar uma "família" superando diferenças e circunstâncias.


MEU FILHO, NOSSO MUNDO

Sinopse: MEU FILHO, NOSSO MUNDO acompanha o comediante Max Bernal (Bobby Cannavale) que, com casamento e carreira falidos, está morando com seu pai Stan (Robert De Niro). Ele não concorda com Jenna (Rose Byrne) sobre a melhor maneira de cuidar do filho deles, Ezra, de 11 anos e diagnosticado com autismo. 



O AUGE DO HUMANO 3

Sinopse: Diferentes grupos de amigos perambulam em um mundo chuvoso, ventoso e sombrio. Eles passam o tempo juntos, tentando fugir de seus trabalhos deprimentes, vagando constantemente em direção ao mistério das novas possibilidades.


O CONTATO

Sinopse: O documentário O CONTATO é um filme sobre uma viagem, no tempo e no espaço, desse vasto e desconhecido território chamado Cabeça do Cachorro, situado na fronteira entre o Brasil, Colômbia e Venezuela. 

O MENSAGEIRO

Sinopse: A história da relação entre a mãe de uma presa e um soldado, mostrando a possibilidade de diálogo entre pessoas em situações opostas. A memória de tempos difíceis vista através de personagens sempre tratados como secundários. 


PRINCESA ADORMECIDA

Sinopse: Rosa é uma típica adolescente que sonha com liberdade e independência enquanto seus três tios, que a criaram como uma filha, a superprotegem a todo custo e não a deixam fazer nada. Aos 15 anos, ela descobre que o mundo que achava real nada mais era que um sonho. 


REVOADA: ÚLTIMA VINGANÇA DO CANGAÇO

Sinopse: Assim que morre Lampião, os sobreviventes do bando decidem vingar o seu líder. O grupo carrega consigo muito ouro, dinheiro e a revolta pela tragédia. É quando a repressão policial entra no encalço dos últimos bandoleiros, que se desintegram nas montanhas do paraíso da Chapada Diamantina. 

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok  

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'Os Inseparáveis'

Sinopse: Durante as noites, quando as luzes se apagam em um antigo teatro do Central Park, os bonecos ganham vida. Entre eles está Don, que sempre sonhou em desbravar o mundo e descobrir sua própria identidade.  

Joel Cohen e Alec Sokolow foram os roteiristas de "Toy Story" (1995), sendo o filme que mudaria a história do cinema e fazendo a Pixar se tornar um dos estúdios mais criativos dos últimos tempos. Claro que gênios como eles sempre tem algo guardado que em um primeiro momento talvez achassem que não daria certo, mas nunca é tarde para ver se funcionaria hoje em dia. Eis que eles tiram da gaveta um antigo roteiro e surge então "Os Inseparáveis" (2023), que possui certa similaridade com o clássico da Pixar, mas não tendo exatamente o frescor de originalidade da obra comandada por John Lasseter.

Dirigido por Jérémie Degruson a trama fala sobre o mundo dos bonecos de um antigo teatro no Central Park, onde a vida ganha nova forma quando as luzes se apagam. Entre eles está Don (Dakota West), um sonhador boneco que anseia por explorar o mundo e encontrar sua própria identidade. Ao sair em busca de aventuras, ele cruza o caminho de DJ Doggie Dog (Jordan Baird), um animal de pelúcia com grandes sonhos e talento para se tornar uma estrela do rap. Juntos eles embarcam em inúmeras aventuras.

Sem sombra de dúvida que Joel Cohen e Alec Sokolow buscaram inspiração na criação desse longa no clássico literário "Dom Quixote" de Miguel de Cervantes e sendo até hoje lembrado por várias gerações que assistiram as adaptações cinematográficas e até mesmo desenhos animados. Aqui, o nosso Dom sonha em se aventurar em diversas aventuras e que acaba adotando o nome do personagem literário da forma mais óbvia, já que visualmente ele se parece com aquela figura clássica. Assim como como o verdadeiro Dom Quixote, Dom possui uma imaginação fértil e fazendo com que o mesmo embarque em uma realidade em que somente ele enxerga, mas ao mesmo tempo é o que ele faz para tomar iniciativa para seguir em frente com a sua vida.

Quando essas passagens acontecem é então que constatamos as qualidades técnicas do longa, já que a animação é computadorizada, mas ao mesmo tempo se entrelaçando com o desenho tradicional e cuja tendência está acontecendo desde o curta metragem "Paperman" (2012). Mas se por um lado o visual surpreende o mesmo não se pode dizer muito da trama, já que ela possui elementos já vistos em "Toy Story". É como se estivéssemos lendo um rascunho do que poderia ter sido o clássico de John Lasseter, mas sendo descartado e reaproveitado somente agora e de uma forma um tanto tardia.

Se tivesse sido lançado vários anos antes com certeza seria algo até mesmo a frente do tempo, mas visto agora é apenas uma pequena aventura de marionetes que ganham vida e que decidem agir por conta própria para alcançar algum sentido em suas vidas. Dom é uma versão ainda mais sonhadora do Woody, mas que possui uma personalidade distinta e até mesmo interessante de ser observada. O mesmo não se pode dizer muito de DJ Doggie Dog, que aqui surge como a versão de Sancho Pança desse conto, mas sendo somente o personagem mais fofo da trama e nada mais do que isso.

Aliás, a reta final do filme parece até uma espécie de Déjà vu do que já vimos na franquia da Pixar. Porém, o filme consegue nos prender até o seu final, já que ele é convidativo para todas as idades, mesmo para aqueles que buscam algo de mais surpreendente. "Os Inseparáveis" parece uma espécie de parente distante do universo "Toy Story", mas que vale a pena dar uma chance e de ser visto na tela do cinema.  

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok  

Cine Dica: Sessão Clube de Cinema 17/08: "Undine" no Goethe


Neste sábado, o Clube de Cinema de Porto Alegre, em colaboração com o Goethe-Institut Porto Alegre, apresenta o drama franco-alemão "Undine" (2020). O diretor Christian Petzold, que também dirigiu o aclamado "Afire" (2023), faz de “Undine” o início de uma nova sequência de filmes temáticos sobre seres fantásticos do folclore europeu. O evento é aberto para associados e não associados.


SESSÃO CLUBE DE CINEMA DE PORTO ALEGRE

EM COLABORAÇÃO COM O GOETHE-INSTITUT PORTO ALEGRE

Local: Goethe-Institut Porto Alegre (R. 24 de Outubro, 112 - Moinhos de Vento)

Data: 17/08/2024, sábado, às 10:15 da manhã


"Undine"

Alemanha/França, 2020, 91 min, 14 anos

Direção: Christian Petzold

Elenco: Paula Beer, Franz Rogowski, Maryam Zaree

Sinopse: Undine trabalha em Berlim como historiadora e guia para o desenvolvimento da cidade. Mas sob a aparência de sua vida pacata esconde-se um velho mito: se o homem que Undine ama a trai, ela tem que matá-lo e voltar para a água de onde ela veio.

Contamos com sua presença!

Aproveitando essa comunicação, gostaríamos de compartilhar com vocês alguns eventos que estão sendo organizados pelas nossas Salas Parceiras:


PROGRAMAÇÕES PARCEIRAS

+ Exibição de WALACHAI (2011, 85min) - SEXTA (16/08) NO GOETHE-INSTITUT PORTO ALEGRE

O filme retrata o cotidiano de uma pequena comunidade rural do Rio Grande do Sul, próxima a Dois Irmãos. Seus moradores falam um antigo dialeto e não têm maiores contatos com a tecnologia ou novidades do mundo moderno. Apesar da colonização alemã, pouco sabem sobre a Alemanha e se consideram brasileiros. Após a exibição do filme, haverá debate com a crítica de cinema Fatimarlei Lunardelli e com o professor Fábio Kuhn, da Ufrgs.

Os ingressos para a sessão do longa têm o preço único de R$ 10,00, com venda antecipada pela chave pix 91.343.103/0001-00 ou na hora da sessão pelo cartão de débito.

Saiba mais no link: https://www.goethe.de/ins/br/pt/ver.cfm?event_id=25932650

+ Cineastas Espanhóis: À Direita e à Esquerda do Tempo - SESSÕES ATÉ 30 DE AGOSTO NA SALA REDENÇÃO

A Sala Redenção e o Instituto Cervantes apresentam a mostra. Com título inspirado em uma citação do dramaturgo espanhol Federico Garcia Lorca, a programação conta com 12 filmes de cineastas espanhóis, produzidos entre as décadas de 1960 e 2000. A partir do recorte temporal, a mostra promove uma reflexão sobre como os diretores captaram os contextos históricos nos quais viveram, através de suas obras. Todas as sessões na Sala Redenção possuem entrada franca.

Saiba mais no link: https://www.ufrgs.br/difusaocultural/cinema-espanhol-ganha-destaque-na-programacao-de-agosto-da-sala-redencao/

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok  

terça-feira, 13 de agosto de 2024

Cine Dica: Streaming - 'Batman: Cruzado Encapuzado'

Sinopse: Em início de carreira, Batman enfrenta sozinho os criminosos de Gotham City, mas ao mesmo tempo tendo que enfrentar uma polícia em parte corrompida.  

"Batman: A Série Animada" criada por Bruce Timm foi um marco em termos de adaptação das HQ para outras mídias e sem sombra de dúvida uma das melhores versões do personagem até hoje já feitas. Sucesso de público e crítica, animação possuía um estilo retro, do qual remetia os primórdios do personagem quando havia sido criado, mas nunca nos passando exatamente em que época as tramas se passavam. O estilo acabou influenciando outras séries, como as do "Superman" e posteriormente o grande sucesso "Liga da Justiça".

Em meio a tantas adaptações de super heróis para o cinema nestes últimos vinte anos, a Warner/DC continuou investindo em diversas animações para serem lançadas em DVD. Porém, a maioria dos fãs tinha saudades daquele estilo sombrio, retro e com várias pinceladas do subgênero noir. Eis que então surge "Batman: Cruzado Encapuzado" (2024) produzido novamente por Bruce Timm, mas também com as participações de Matt Reeves e J. J. Abrams.

Visualmente a série é prato cheio para os fãs do homem morcego, principalmente pelo fato dele não só possuir um visual similar ao clássico desenho dos anos noventa, como também fortalecendo ainda mais o clima noir e cujo estilo retro é intensificado ainda mais. Se por um lado achamos por um momento que a trama se passa no final dos anos trinta, eis que em alguns episódios vemos os personagens assistindo tv, sendo que o aparelho foi lançado para o público a partir dos anos cinquenta. Ou seja, uma realidade retro, do qual remete os tempos iniciais do personagem e os fãs só agradecem.

Embora só com dez episódios os realizadores foram criativos na construção de alguns personagens centrais, ao começar com Harvey Dent, que surge aqui disposto a ser prefeito da cidade, mas tendo que enfrentar a sua própria queda no decorrer dos episódios. Ao mesmo tempo vemos um Batman trabalhando sozinho, já que a polícia não está interessada em um vigilante da noite, principalmente quando a mesma está quase toda corrompida e comprada pela máfia. Neste cenário, Comissário Gordon e sua filha, agora advogada, Barbara Gordon se tornam aos poucos aliados do protagonista, assim como também a detetive Renee Montoya.

Vale lembrar que Renee Montoya, assim como Arlequina, foram criadas especialmente para "Batman a Série Animada" e que posteriormente seriam levadas para as HQ. Por conta disso, ambas as personagens possuem um tratamento especial aqui, sendo que Arlequina é muito mais sombria e, aparentemente, não tem ligação direta com o Coringa com relação as suas ações e agindo por conta própria. Ao meu ver, ambas as personagens poderão crescer nas próximas temporadas, principalmente pelo fato delas serem agora mais próximas dentro da trama.

Embora com tramas mais pé no chão, é curioso observar que alguns capítulos exploram o gênero fantástico, mas com estilo genuíno. Se por um lado há fantasmas, há também vampiros e bruxos e fazendo a gente se perguntar como seria o vilão Espantalho inserido neste universo. Mas assim é o universo do Batman, cheio de possibilidades e personagens que, ao serem moldados por ótimos roteiristas, sempre haverá uma chance de vermos eles boas histórias.

Neste caso, vale destacar Harvey Dent, que somente se torna o Duas Caras após sofrer duras consequências devido as suas ações e se tornando uns dos melhores personagens da série. Com um final trágico, porém, perfeito, a série deixa em aberto diversas possibilidades para as próximas temporadas, principalmente pelo fato que falta muitos personagens ainda para surgir. Contudo, no minuto final do último episódios já temos uma noção de quem irá aparecer.

"Batman: Cruzado Encapuzado" é uma das melhores coisas feitas para o personagem em anos e fazendo a gente desejar que o desenho dure por um longo tempo. 

Onde Assistir: Prime Vídeo.  

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok  

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 15 A 21 DE AGOSTO DE 2024

 ESTREIA:

MAIS PESADO É O CÉU

Brasil/ drama/ 2023/98min

Direção: Petrus Cariry

Sinopse: Após acolher uma criança abandonada, Teresa conhece Antônio e os dois iniciam uma jornada pelas estradas. O passado em comum, para eles, são as memórias de uma cidade submersa no fundo de uma represa. A vida é sonho, mas o futuro é a incerteza.

Elenco: Matheus Nachtergaele, Ana Luiza Rios, Sílvia Buarque, Danny Barbosa, Buda Lira e Marcos Duarte

FILHO DE BOI

2020 | Brasil | Drama | 91 min.

Direção: Haroldo Borges

Sinopse: João é um menino tímido de 13 anos que mora no sertão baiano. O vínculo com seu pai foi rompido e ele não tem amigos. Quando um pequeno circo chega à cidade buscando um

novo palhaço, ele vê a oportunidade perfeita para fugir dali.

Elenco: João Pedro Dias, Vinicius Bustani, Luiz Carlos Vasconcelos e outros.


EM CARTAZ:

MORCEGO NEGRO

Brasil/Documentário/ 2023/135min

Direção: :Chaim Litewski,Cleisson Vidal

Sinopse: O documentário apresenta uma biografia de Paulo César Farias, mais conhecido como PC Farias. PC foi tesoureiro de Fernando Collor de Mello e esteve diretamente envolvido no processo que culminou com o impeachment do ex-presidente, abalando profundamente a recém-restaurada democracia brasileira. A partir do depoimento de dezenas de pessoas que conheceram e conviveram com Farias, além de farta documentação e material de arquivo exclusivo, o documentário revela os meandros da política brasileira, ressaltando as relações entre capital, ideologia, poder e o crime organizado.


HORÁRIOS DE 15 A 21 DE AGOSTO (não há sessões nas segundas):

14H30: MORCEGO NEGRO

17h: FILHO DE BOI

19h: MAIS PESADO É O CÉU


Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. Na quinta-feira, a meia-entrada é para todos e todas.

EM TODAS AS QUINTAS TEMOS A PROMOÇÃO QUE REDUZ O VALOR DO INGRESSO PARA TODOS E EM TODAS AS SESSÕES PARA R$ 6,00. CineBancários/ Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre/ (51) 3030.9405 ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.org.br


C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'Veríssimo'

Sinopse: O cotidiano pessoal de Luís Fernando Veríssimo, escritor conhecido por sua obra irreverente e multifacetada, durante os 15 dias que antecedem o seu 80º aniversário, culminando em um dia de comemorações. 

Eu conheci a obra Luís Fernando Veríssimo mais precisamente em curtas metragens para tv que adaptavam a sua HQ "Aventuras da família Brasil", lançado em 1993 e que sintetizava um período de turbulência e equilíbrio da nossa Democracia. Observador como ninguém, se nota que Veríssimo consegue enlaçar dilemas da vida com bom humor e falando um pouco dos altos e baixos de nosso próprio Brasil. No caso do documentário "Veríssimo" (2024) nós é que somos os observadores e adentramos no universo particular desse grande mestre.

Dirigido por Angelo Defanti, o documentário revela Luís Fernando Veríssimo que observa o mundo ao seu redor enquanto chega o seu aniversário de oitenta anos. Em casa, observamos o seu dia a dia, desde as suas atividades corriqueiras como também cuidar da sua saúde. Ao mesmo tempo, familiares ficam em sua volta enquanto o mesmo recebe diversas visitas, desde amigos, parentes e jornalistas.

Angelo Defanti procura quase não intervir nas atividades do protagonista, sendo que a sua câmera se torna o nosso olhar e fazendo com que nos tornemos meros observadores do local. Vemos um Veríssimo um tanto debilitado, mas não perdendo o seu humor e cujo seus comentários, por vezes, são sarcásticos. Quando um jovem na tv cita uma frase de sua autoria o mesmo diz que nunca havia dito isso e fazendo a gente rir de sua atitude perante o seu próprio trabalho.

É notório, por exemplo, que Veríssimo em cena é um retrato de uma geração que não se vendeu por completo para a tecnologia, sendo sempre fiel nos afazeres práticos e jamais se entregando aos aparelhos celulares que tanto deixam os seres humanos cada vez mais isolados. O ambiente de sua casa exala vida, sendo que cada objeto faz parte de alguma história da qual ele havia participado e fazendo com que o documentário se torne ainda mais rico em termos de detalhes que fisgamos em cada enquadramento. Embora um mestre no que faz ele também demonstra ser uma pessoa simples, no direito de descontrair com os seus filhos e netos e dos quais chegam até mesmo roubar a cena em alguns momentos.

Dividido em capítulos, o documentário revela os preparativos para os oitenta anos do escritor. Ao mesmo tempo, é interessante observamos o aniversariante agir de forma humilde perante ao grande dia, o que contrasta com o grande circo que a mídia tradicional faz com relação a data e fazendo disso um grande evento. Porém, Veríssimo age de uma forma doce, serena e ao mesmo tempo tranquila ao atender diversos telefonemas parabenizando o escritor.

Mas talvez o ponto alto que o documentário mais me toca é quando o escritor faz com suas mãos já um tanto que debilitadas uma tirinha de "Aventuras da família Brasil" e fazendo me recordar de tempos mais coloridos e quando a recém havia conhecido a obra do escritor. Acima de tudo, é uma obra que lhe convida para não testemunharmos somente um grande talento, como também um ser humano que soube criar raízes e das quais ainda hoje se estendem e que continuarão para sempre.

"Veríssimo" é um convidativo documentário para conhecermos melhor a faceta de um de nossos grandes escritores do nosso estado e que merece ser redescoberto pelas novas gerações que estão por vir. 

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok  

Cine Dica: Mostra de cinema espanhol segue em cartaz

Mar Adentro

Entre 05 e 30 de agosto, a Sala Redenção e o Instituto Cervantes apresentam a mostra “Cineastas Espanhois: À Direita e à Esquerda do Tempo”. Com título inspirado em uma citação do dramaturgo espanhol Federico Garcia Lorca, a programação conta com 12 filmes de cineastas espanhois, produzidos entre as décadas de 1960 e 2000. A partir do recorte temporal, a mostra promove uma reflexão sobre como os diretores captaram os contextos históricos nos quais viveram, através de suas obras.

Para celebrar o centenário do Manifesto Surrealista, a mostra apresenta duas produções do diretor Luis Buñuel. A obra do cineasta e sua relação com o surrealismo são o foco de dois bate-papos que integram a programação. A sessão de Viridiana (1961), no dia 15 de agosto, às 19h, conta com a participação de Luís Edegar Costa, professor de História da Arte. Já a exibição de O anjo exterminador (1962), no dia 20 de agosto, às 19h, é seguida de uma conversa com o cineasta e historiador da arte Giordano Gio

O diretor Carlos Saura também ganha destaque especial na programação, com quatro produções em cartaz: Cria Corvos (1976), Elisa, Minha Vida (1977), Mamãe Faz Cem Anos (1979) e Goya em Bordeaux (1999). A filmografia de Saura é tema de bate-papo com a professora e crítica de cinema Fatimarlei Lunardelli, que acontece após a exibição de Mamãe Faz Cem Anos (1979), no dia 14 de agosto, às 16h.

Além de Buñuel e Saura, a mostra ainda apresenta obras de outros seis diretores espanhois. Em cartaz na programação, estão: O Espírito da Colméia (1973), de Victor Erice; Tasio (1984), de Montxo Armendáriz; As Galinhas de Cervantes (1988), de Alfredo Castellón; Todos a la carcel (1993), de Luis Garcia Berlanga; Lucia e o Sexo (2001), de Julio Medem; e Mar Adentro (2004), de Alejandro Almedabar.

A programação tem entrada franca e é aberta à comunidade em geral. O cinema da UFRGS está localizado no campus central da Universidade, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.

Confira a programação completa no site oficial da sala clicando aqui.