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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - 'Retratos Fantasmas'

Sinopse: No centro do Recife, no século 20, conheça a história do centro da cidade contada a partir das salas de cinema que movimentavam a população e ditavam comportamentos. 

Kleber Mendonça Filho não é somente um dos melhores cineastas autorais do nosso cinema brasileiro atual, como também ele tem a proeza de falar sobre a sua vida através dos filmes de sua autoria. Tanto "O Som ao Redor" (2012) como "Aquarius" (2016) são obras originais, mas que falam sobre a realidade que o diretor convivia no centro da cidade do Recife e qual ao longo dos anos passou por diversas metamorfoses. Em "Retratos Fantasmas" (2013) o diretor coloca na mesa sobre a sua vida, sobre a sua cidade, sobre os patrimônios históricos do local e que deixaram muita saudade para ele.

O documentário se passa no centro do Recife, durante o século XX. Ao longo de 1 hora e 33 minutos e reunindo imagens de arquivo, fotografias e registros em movimento, o filme busca explorar a história do centro da cidade, contada a partir das salas de cinema que movimentavam a população e ditavam comportamentos. Tendo levado 7 anos para a sua conclusão, o documentário marca o retorno de Kleber ao Festival de Cannes - após vencer o Prêmio do Júri, em 2019, com “Bacurau”.

Embora se passe em Recife é curioso que o documentário tenha despertado em mim lembranças sobre o meu passado, principalmente com relação as primeiras sessões de cinema que eu frequentei com os meus pais quando eu era ainda criança de colo e cujo cinema era o saudoso Cine Imperial da rua das Andradas do centro de Porto Alegre. Portanto, o documentário funciona de forma universal, pois você não precisa morar em Recife para captarmos a mensagem principal do diretor, seja com relação aos laços fortes da família que ele tinha, como também a realidade daquela cidade e da qual a mesma enriqueceu a imaginação do cineasta. É incrível, por exemplo, como a casa vizinha de sua residência que se encontra deteriorada serviu de inspiração para filmes como "Aquarius", sendo que o diretor faz questão de extrair uma cena importante daquele filme e fazendo um paralelo com relação a sua realidade de épocas mais douradas.

Mas o coração do filme pertence no momento em que o realizador visita os antigos cinemas da cidade, sendo que muitos, infelizmente, já não existem mais e dando lugar as farmácias e igrejas evangélicas. Felizmente existe cinemas até hoje lá que se tornaram peças fundamentais para a história do local que é o Cine São Luíz e cujo local atrai diversos tipos de público e fazendo com que a história de lá continue intacta e com muito brilho. Kleber, por sua vez, surpreende principalmente quando desenterra arquivos extraídos de antigos jornais e revelando filmes que foram exibidos na época e que hoje a maioria se tornou clássica.

Curiosamente, o realizador faz uma turnê por esses lugares, cujo cenário abandonado desses cinemas e de outras áreas culturais se tornaram desoladoras, mas não menos interessantes, como se os locais tivessem se tornado um verdadeiro filme de terror. Portanto, quanto mais ele narra em off mais compreendemos a sua paixão pela cidade, assim como as lembranças douradas em que ele convivia com a sua mãe. Vale salientar que são nestas passagens que temos a participação de sua musa Maeve Jinkings e cuja mesma atua em cena como uma espécie de personificação da falecida mãe do cineasta, ou representando momentos importantes em que o próprio cineasta testemunhou ao longo de sua vida.

É engraçado salientar que o filme tenha pouco mais de uma hora e meia, já que a obra possui diversas informações, seja com relação aos patrimônios culturais em deterioração pela cidade de Recife, como também a resistência vinda dos cineastas e de outros que procuram para que as lembranças jamais sejam esquecidas. Ao final do filme tudo que eu senti era para que o cineasta continuasse perambulando a cidade de Recife e fazendo que desfrutássemos cada vez mais de uma cultura distinta, porém, não muito diferente da nossa. E como cereja do bolo, os minutos finais protagonizados pelo próprio diretor são surpreendentes, principalmente por ser protagonizado por um motorista de Uber e que faz com que a reta final a gente aplaude com gosto até o último momento.

"Retratos Fantasmas" é sobre tempos mais dourados que nunca mais irão voltar, mas basta lembrá-los para que eles ainda possam continuar vivos em nossos corações.  


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Cine Dica: Ciclo sobre vanguardas segue em cartaz na Sala Redenção

Até dia 12 de setembro, a Sala Redenção apresenta uma programação de obras cinematográficas que representam diferentes vanguardas artísticas. O ciclo “A Vanguarda no Cinema” apresenta oito sessões comentadas, realizadas às terças-feiras, às 19h, com entrada franca e aberta à comunidade em geral.

Em diálogo com as ideias de vanguarda da historiadora francesa Nicole Brenez e do belga Thierry de Duve, a programação se dedica àquelas obras que se expõem ao risco de não serem percebidas como arte, e que rompem com os limites do previsível. São filmes que trazem inovações na linguagem e no formato cinematográficos.

“A Vanguarda no Cinema” reúne representantes do movimento surrealista (“A Concha e o Clérigo”), do expressionismo (“M, O vampiro de Düsseldorf” e “Paula Modersohn-Becker – Retrato”) e da montagem russa (“Um homem com uma câmera” e “Outubro”). Além disso, a programação apresenta obras de dois diretores que inovaram na produção de documentários: o alemão Harun Farocki (“Videogramas de uma revolução” e “Imagens do mundo e inscrições da guerra”) e o francês Chris Marker (“Sem Sol”).

O ciclo está vinculado à disciplina “Seminários de Tópicos Especiais: Cinema de Vanguarda e Vanguardas Artísticas”, do bacharelado em Artes Visuais da UFRGS, ministrada pelo professor Luís Edegar de Oliveira Costa. Os alunos da disciplina, juntamente com Luís Edegar, são os responsáveis pela curadoria do ciclo e participam dos debates após cada sessão. Algumas exibições contam ainda com a correalização do Instituto Goethe Porto Alegre e da Aliança Francesa Porto Alegre.

O cinema da UFRGS está localizado no campus central da universidade, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333. 

Confira a programação completa no site oficial clicando aqui. 

domingo, 20 de agosto de 2023

Cine Especial: Próximo Cine Debate - 'Sonhos'

Sobre o filme: A trama apresenta um conjunto de oito sonhos do próprio realizador. E por ser um filme tão pessoal, acabamos por não exigir um produto com as arestas devidamente limadas. Afinal de contas tratam-se de sonhos, produtos do nosso inconsciente.

Uma seleção dos sonhos que o cineasta empreendeu no decorrer dos seus 80 anos até então. Nota-se um crescimento gradual no ponto de vista da personagem de um sonho para aquele imediatamente a seguir, e assim sucessivamente. A exímia montagem parte igualmente do mestre japonês, acabando por possuir todos os meios para uma produção bastante fiel ao projeto sonhado.

Na colectânea de sonhos podem destacar-se alguns elementos recorrentes, tais como a morte, a hierarquia, o poder da mão do homem, etc. Soldados que se recusam a aceitar a insignificância da morte. Uma criança que parte em busca de redenção, de forma a evitar a morte. Alpinistas que tentam sobreviver, mesmo perante as adversidades do tempo. O homem individual como poluidor de uma população. Os efeitos da radiação que direcionam a uma lei da sobrevivência, apoiada numa ordem hierárquica.

Kurosawa entrega-nos uma mão-cheia de pequenas histórias que não necessitam de principio, meio e fim para serem devidamente apreciadas. A duração de cada plano é devidamente adequada à ação correspondente. No episódio dos alpinistas, por exemplo, chega a ser sufocante a caminhada levada a cabo por estes, devido à sequência de planos assente numa natureza tão fria e solitária. De destacar a maquilhagem e o guarda-roupa, ambos sublimes. A banda-sonora de Shinichirô Ikebe acompanha na perfeição as imagens que desfilam perante os nossos olhos. Mais uma pincelada transcendente na tela em que se exibe a carreira de Akira Kurosawa.  

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sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Cine Especial: Redescobrindo Woody Allen dos Anos 80

Woody Allen está com problemas sérios atualmente, principalmente em tempos de politicamente corretos em que qualquer passo em falso pode ser cancelamento eterno. Mas não estou aqui para me alongar sobre isso, pois eu sei separar o artista do ser humano cheio de falhas e ele não é diferente de outras diversas pessoas que cometem erros graves e tem que responder perante a justiça. Estou aqui para falar sobre o artista, mais precisamente do início dos anos oitenta.

Quando eu acho que já vi todos os filmes do cineasta eis que me surpreende pelo fato de sempre haver mais um para ser redescoberto. No meu caso redescobri dois recentemente, mais precisamente "Sonhos Eróticos de Uma Noite de Verão" (1982) e "Broadway Danny Rose" (1984). O cineasta havia encerrado os anos setenta com o pé direito através de suas obras primas "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" (1977) e "Manhattan" (1979), mas esses dois filmes citados acima o fortaleceram para que ele continuasse a ser reconhecido como um dos melhores diretores norte americanos em atividade naquela época.

Tudo bem que ele havia dirigido anteriormente "Interiores" (1978), filme em que o realizador pesou a mão e distanciando de sua visão autoral para homenagear o seu cineasta favorito que era Ingmar Bergman. A insistência em homenageá-lo, porém, não se limitou somente a esse filme e posso dizer que  "Sonhos Eróticos de Uma Noite de Verão" não é somente uma forma de homenagear o realizador sueco, como também em adaptar para as telas a linguagem teatral e literária de William Shakespeare. Porém, Allen consegue reunir essas duas homenagens e alinhando-as com a sua visão autoral neurótica e nascendo assim um filme digno de nota.

Não que seja o melhor filme de sua carreira, mas há de se concordar que todos os ingredientes que moldaram a sua trajetória cinematográfica estão lá, desde sobre relacionamentos não resolvidos, como também o desejo de consuma-los em momentos inapropriados e gerando assim situações hilárias ao longo do percurso. O filme marca também a primeira parceria de Woody Allen com atriz Mia Mia Farrow, do qual se encerraria com "Maridos e Esposas" (1992) e que, curiosamente, teve muito haver com a realidade do cineasta. Pode-se dizer que Allen faz os seus filmes de acordo com a sua real pessoa e de com relação a realidade em sua volta.

Por conta dessa última observação, "Broadway Danny Rose" seria uma espécie de sátira que o realizador faz com relação aos bastidores de Hollywood, mas que aqui ele troca o universo das câmeras pelos palcos da Broadway. Aqui, ele interpreta um empresário que se envolve no dia a dia dos seus artistas, mas mal sabendo de suas vidas pessoais e dos quais os mesmos se encontram envolvidos até mesmo com a máfia italiana. Tudo é claro não passa de um pretexto para vermos o seu personagem se meter em situações absurdas, mas ao mesmo tempo incrementando as velhas fórmulas da comédia romântica.

Ao meu ver, os dois filmes formam dois grandes pilares que souberam sustentar a carreira do diretor e fazendo o mesmo poder se arriscar em produções ainda mais arriscadas, porém, engenhosas como "Rosa Purpura do Cairo" (1985) e do qual eu aponto como um dos melhores filmes de década de oitenta. Portanto, "Sonhos Eróticos de Uma Noite de Verão" e "Broadway Danny Rose" consolidaram a carreira de Woody Allen na era oitentista e da qual é uma das minhas preferidas. 


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Cine Dica: Festival Vídeos for Change

Depois de co-fundar a PARTE – Feira de Arte Contemporânea, em 2011, Lina Wurzman lidera outro projeto, dessa vez voltado à educação por meio de vivências. À frente da ONG Viven, ela lança dia 28 de agosto a primeira edição nacional do Festival Vídeos for Change, do qual participarão 81 vídeos produzidos por estudantes de escolas de São Paulo, Pernambuco, Pará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Entre os jurados do Festival estão Luciana Temer, do Instituto Liberta, Eunice Baía, ativista indígena e atriz conhecida por interpretar Tainá no filme “Tainá: Uma Aventura na Amazônia”, Sônia Guimarães, a primeira mulher negra no Brasil a ser PhD em Física, além de Igor Lima, um dos criadores do Instituto Sonho Grande, e Sharylaine, rapper e produtora cultural.

O Festival é a etapa final de uma jornada que leva a estudantes do ensino fundamental e médio de escolas de todo o Brasil a educação por vivências. O projeto envolve o aprendizado profundo sobre causas que os jovens acreditam merecer visibilidade. Os temas mais recorrentes tratados nos vídeos são racismo, saúde mental, bullying, Igualdade de Gênero e assédio/violência sexual – o que mostra o que preocupa os jovens brasileiros. Além de debates, análises e práticas, os estudantes aprendem todas as etapas para a produção dos vídeos, com duração de até um minuto, da criação do roteiro e até a gravação e edição.

Em 2022, a Viven organizou 12 festivais regionais do Desafio Videos for Change, abrangendo 16 localidades dos estados de São Paulo, Pernambuco, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Sergipe. Com isso, levou sua proposta de educação por intermédio de vivências a mais de 3,5 mil alunos de 108 escolas e a 337 professores.

O trabalho da Viven teve origem na High Resolves, organização pioneira que, desde 2005, tem como missão viabilizar a educação cidadã por meio de metodologias inovadoras na Austrália e em outros países espalhados pelo mundo. O trabalho utiliza conceitos da neurociência, Teoria dos Jogos e Economia Comportamental, com resultados comprovados na prática. Atualmente, a High Resolves e a Viven fazem parte da Accelerator, uma organização mundial.

No Brasil desde 2019, a ONG já implementou sua metodologia em 318 escolas de 111 cidades, contando com mais de 170 mil participações de estudantes nas vivências desenvolvidas. Além da votação do jurado, haverá votação popular para escolher os melhores vídeos do Festival Nacional Videos For Change no período de 28 de agosto a 10 de setembro. Qualquer pessoa pode participar. Basta acessar o site http://brasil.videosforchange.org/. O anúncio dos ganhadores ocorrerá em 19 setembro em uma Live no YouTube

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (17/08/23)

 FALE COMIGO

Sinopse: Fale Comigo acompanha um grupo de amigos que descobre como invocar espíritos usando uma mão embalsamada. Obcecados pela adrenalina, um deles vai longe demais e liberta terríveis forças sobrenaturais.



BESOURO AZUL

Sinopse: O recém-formado Jaime Reyes volta para casa cheio de aspirações para o futuro, apenas para descobrir que o lugar não está exatamente como ele se lembra. Enquanto tenta encontrar seu propósito no mundo, o destino intervém quando Jaime inesperadamente se vê na posse de uma antiga relíquia da biotecnologia alienígena: o Escaravelho.


COISAS DO AMOR

Sinopse: É hora do tapete vermelho em Berlim, e todos na estreia do filme – fãs gritando, paparazzi rondando e equipes de filmagem ansiosas – estão esperando para vislumbrar a maior estrela de cinema da Alemanha, Marvin Bosch.


GRAN TURISMO – DE JOGADOR A CORREDOR

Sinopse: Gran Turismo – De Jogador a Corredor é a adaptação do videogame homônimo. Dirigido por Neill Blomkamp, ​​o longa também é baseado em uma história da vida real. 


HITLER VS PICASSO – A OBSESSÃO NAZISTA PELA ARTE

Sinopse: O regime nazista sempre demonstrou interesse na grande arte, reunindo obras para o Führer. A partir de 4 exposições, o documentário conta o que aconteceu com diversos tesouros roubados pelos Nazistas.


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Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 17 A 23 DE AGOSTO DE 2023

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

RETRATOS FANTASMAS 

SALA PAULO AMORIM


15h – ALMA VIVA Assista o trailer aqui.

(Portugal, 2022, 85min). Direção de Cristèle Alves Meira, com Lua Michel, Ana Padrão, Jacqueline Corado. Imovision, 12 anos. Drama.

Sinopse: A cada verão, a pequena Salomé, filha de imigrantes portugueses que vivem na França, vai passar férias em um vilarejo no interior de Portugal. Lá vive sua avó, com quem Salomé tem uma relação muito próxima e que é considerada bruxa pelos outros habitantes da aldeia.


17h – COISAS DO AMOR - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Liebesdings - Alemanha,2022, 100min). Direção de Anika Decker, com Marco Albrecht, Peri Baumeister, Lucie Heinze. A2 Filmes, 14 anos. Comédia romântica.

Sinopse: Marvin Bosch, o principal astro do cinema alemão, se desentende com uma jornalista e resolve abandonar a entrevista. Na fuga das fãs, ele acaba se refugiando em um pequeno teatro alternativo, o 3000, que é dirigido por Frieda e está à beira da falência. Juntos, eles tentam salvar o teatro, restaurar a reputação de Marvin e, quem sabe, dar uma chance para um amor verdadeiro.


19h – RHEINGOLD – O ROUBO DO SUCESSO Assista o trailer aqui.

(Rheingold - Alemanha, 2023, 138min). Direção de Fatih Akin, com Emilio Sakraya, Mona Pirzad, Hussein Eliraqui. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Baseado na biografia “Tudo ou Nada”, o filme mostra a trajetória do rapper e empresário Xatar, artista famoso na Alemanha. Ele nasceu no Iraque e migrou ainda pequeno com sua família para o país europeu. Na adolescência, começou a praticar pequenos delitos que pavimentaram sua trajetória para o mundo do tráfico – e foi justamente por conta de uma dívida com traficantes que ele deu um golpe histórico: roubou uma carga de ouro, avaliada em 1,7 milhão de euros. Foi na prisão, onde ficou detido por oito anos, que ele gravou um álbum de rap que bateu recordes de vendas. O diretor Fatih Akin, de origem turca, já conquistou prêmios importantes com filmes anteriores sobre imigrantes, como o Urso de Ouro em Berlim e o Globo de Ouro. 

(NÃO HAVERÁ EXIBIÇÃO NOS DIAS 19 E 22, SÁBADO E TERÇA)


PRÉ-ESTREIA

SÁBADO, DIA 19, ÀS 19h30


RETRATOS FANTASMAS Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 91min). Documentário de Kleber Mendonça Filho. Vitrine Filmes, 12 anos.

Sinopse: O quinto filme do diretor é uma visão pessoal sobre memória e cotidiano. A partir de muito material de arquivo, próprio e pertencente a instituições, ele costura lembranças sobre o apartamento onde cresceu e sobre os antigos cinemas de rua de Recife, o que acaba revelando algumas verdades sobre a vida em sociedade. O documentário estreou no Festival de Cannes, em maio, e abriu o Festival de Gramado no sábado passado.


SALA EDUARDO HIRTZ


15h15 – DEPOIS DE SER CINZA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2019, 92min). Direção de Eduardo Wannmacher, com João Campos, Elisa Volpatto, Branca Messina, Sílvia Lourenço. Boulevard Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Isabel, Suzy e Manuela são três mulheres que se envolveram com Raul em momentos e lugares distintos e têm opiniões bem diversas sobre ele. A história, que transita entre cidades do Brasil e da Croácia, faz um retrato dos relacionamentos contemporâneos, em um mundo onde as fronteiras estão cada vez mais esmaecidas. O filme marca a estreia de Wannmacher na direção de longas.


(NÃO HAVERÁ EXIBIÇÃO NOS DIAS 19 E 20, SÁBADO E DOMINGO)

SESSÕES ESPECIAIS EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL


SÁBADO, DIA 19, ÀS 14h30 – ENTRADA FRANCA


MONUMENTAL! O RESTAURO DE UM SÍMBOLO

(Brasil, 2023, 80min). Documentário de Jaime Lerner. Spectra Filmes. Livre.

Sinopse: Com narração do próprio Laçador, o filme mostra a construção da obra, a trajetória do escultor Antônio Caringi e a contextualização histórica dos fatos que envolvem o monumento.


(SESSÃO COM A PRESENÇA DO DIRETOR)

DOMINGO, DIA 20, ÀS 14h30 – ENTRADA FRANCA


TRINTA POVOS

(Brasil, 2020, 80min). Documentário de Zeca Brito. Boulevard Filmes. Livre.

Sinopse: Durante os séculos XVI e XVII, os religiosos e colonizadores estenderam seu poder sobre as comunidades indígenas guaranis do sul da América Latina e tentaram impor seus costumes. O resultado aparece até hoje na região, na forma do Barroco Jesuítico Guarani.


(SESSÃO COM A PRESENÇA DO DIRETOR)


17h15 – UMA NOITE EM HAIFA Assista o trailer aqui.

(Laila in Haifa - Israel/França, 2023, 100min). Direção de Amos Gitai, com Maria Zreik, Khawla Ibraheem, Bahira Ablassi. Synapse Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: A boate Fattoush, em Haifa, é um dos únicos lugares em Israel onde israelenses e palestinos se reúnem para compartilhar drinks, amizades, o amor pela arte e se envolver em relacionamentos. É este o cenário onde se desenrolam as histórias de cinco mulheres, cada uma com seus objetivos e dilemas pessoais. Haifa também é a cidade natal do diretor Amos Gitai, reconhecido por mostrar o cotidiano de Israel em seus filmes. O longa competiu no Festival de Veneza em 2020.


19h15 – CASA VAZIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2019, 85min). Direção de Giovani Borba, com Hugo Noguera, Nelson Diniz, Roberto Oliveira. Panda Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Raúl é um homem simples, que vive na imensidão do pampa gaúcho. Ele sempre trabalhou como peão em fazendas, mas agora está desempregado e acaba se envolvendo com ladrões de gado que atuam na escuridão da noite. Ao mesmo tempo, descobre que foi abandonado pela mulher e pelos filhos. Estreia de Borba como diretor de longas, o filme ganhou os prêmios de melhor ator, roteiro, trilha sonora, desenho de som e fotografia na mostra gaúcha do Festival de Gramado 2022.


SALA NORBERTO LUBISCO


14h45 – BLUE JEAN Assista o trailer aqui.

(Reino Unido, 2022, 97min). Direção de Georgia Oakley, com Rosy McEwen, Kerrie Hayes, Lucy Halliday. Synapse Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Inglaterra, final dos anos 1980. O governo conservador de Margaret Thatcher realiza uma campanha contra a população LGBT, incentivando a discriminação em locais públicos e ambientes de trabalho. Jean, uma professora de educação física lésbica, não se sente confortável com sua orientação sexual e prefere levar uma vida dupla – enquanto vários de seus amigos e amigas preferem confrontar o sistema. O filme foi o vencedor do prêmio do público no Festival de Veneza 2022.  


16h45 – O CRIME É MEU Assista o trailer aqui.

(Mon Crime - França, 2023, 102min). Direção de François Ozon, com Nadia Tereszkiewicz, Rebecca Marder, Fabrice Luchini, Isabelle Huppert. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Madeleine é uma jovem atriz que assume o assassinato de um famoso produtor na tentativa de ficar famosa. Sua melhor amiga, a advogada Pauline, resolve defendê-la nos tribunais com a perspectiva de ganhar algum dinheiro. Elas se saem bem no suposto golpe, mas não demora muito para a verdade vir à tona. A peça que inspirou o filme estreou em 1934 na França e já foi adaptada duas vezes para o cinema: “Confissão de Mulher” (1937) e “A Mentirosa” (1946).  


18h45 – ALÉM DO TEMPO Assista o trailer aqui.

(Zee Van Tijd – Holanda, 2022, 115min) Direção de Theu Boermans, com Sallie Harmsen, Elsie de Brauw, Gijs Scholten van Aschat. A2 Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Lucas e Johanna vivem juntos sua paixão pelo mar e pelo filho Kai, de 5 anos. Mas o desaparecimento do menino faz o casal confrontar medos, angústias e culpas – levando à separação. Três décadas depois, a montagem de um espetáculo teatral promove o reencontro de Lucas e Johanna e permite um acerto de contas com o passado. O filme é baseado no livro “Un Enfant de La Mer”, em que a francesa Lucie Hubert conta a história da sua vida depois da perda do filho. A produção conquistou o prêmio do público no Festival de Milão 2022.


(NÃO HAVERÁ EXIBIÇÃO NO DIA 17, QUINTA)

QUINTA, DIA 17, ÀS 19h30 – ENTRADA FRANCA


EMBAIXADA – NO AUTO DO ENSAIO DE PAGAMENTO DE PROMESSA QUICUMBI

(Brasil, 2021, 42min). Documentário de Marco Araujo e Felipe Janicsek.

O filme integra o projeto Cinema Musical Gaúcho, que apresenta filmes sobre a música do RS. 

Sinopse: O filme mostra o rito da Embaixada, uma das mais antigas manifestações da cultura negra e açoriana realizada nas comunidades quilombolas de Tavares e Mostardas, no sul do Rio Grande do Sul.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos.

Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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