Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (17/08/23)

 FALE COMIGO

Sinopse: Fale Comigo acompanha um grupo de amigos que descobre como invocar espíritos usando uma mão embalsamada. Obcecados pela adrenalina, um deles vai longe demais e liberta terríveis forças sobrenaturais.



BESOURO AZUL

Sinopse: O recém-formado Jaime Reyes volta para casa cheio de aspirações para o futuro, apenas para descobrir que o lugar não está exatamente como ele se lembra. Enquanto tenta encontrar seu propósito no mundo, o destino intervém quando Jaime inesperadamente se vê na posse de uma antiga relíquia da biotecnologia alienígena: o Escaravelho.


COISAS DO AMOR

Sinopse: É hora do tapete vermelho em Berlim, e todos na estreia do filme – fãs gritando, paparazzi rondando e equipes de filmagem ansiosas – estão esperando para vislumbrar a maior estrela de cinema da Alemanha, Marvin Bosch.


GRAN TURISMO – DE JOGADOR A CORREDOR

Sinopse: Gran Turismo – De Jogador a Corredor é a adaptação do videogame homônimo. Dirigido por Neill Blomkamp, ​​o longa também é baseado em uma história da vida real. 


HITLER VS PICASSO – A OBSESSÃO NAZISTA PELA ARTE

Sinopse: O regime nazista sempre demonstrou interesse na grande arte, reunindo obras para o Führer. A partir de 4 exposições, o documentário conta o que aconteceu com diversos tesouros roubados pelos Nazistas.


    Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 17 A 23 DE AGOSTO DE 2023

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

RETRATOS FANTASMAS 

SALA PAULO AMORIM


15h – ALMA VIVA Assista o trailer aqui.

(Portugal, 2022, 85min). Direção de Cristèle Alves Meira, com Lua Michel, Ana Padrão, Jacqueline Corado. Imovision, 12 anos. Drama.

Sinopse: A cada verão, a pequena Salomé, filha de imigrantes portugueses que vivem na França, vai passar férias em um vilarejo no interior de Portugal. Lá vive sua avó, com quem Salomé tem uma relação muito próxima e que é considerada bruxa pelos outros habitantes da aldeia.


17h – COISAS DO AMOR - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Liebesdings - Alemanha,2022, 100min). Direção de Anika Decker, com Marco Albrecht, Peri Baumeister, Lucie Heinze. A2 Filmes, 14 anos. Comédia romântica.

Sinopse: Marvin Bosch, o principal astro do cinema alemão, se desentende com uma jornalista e resolve abandonar a entrevista. Na fuga das fãs, ele acaba se refugiando em um pequeno teatro alternativo, o 3000, que é dirigido por Frieda e está à beira da falência. Juntos, eles tentam salvar o teatro, restaurar a reputação de Marvin e, quem sabe, dar uma chance para um amor verdadeiro.


19h – RHEINGOLD – O ROUBO DO SUCESSO Assista o trailer aqui.

(Rheingold - Alemanha, 2023, 138min). Direção de Fatih Akin, com Emilio Sakraya, Mona Pirzad, Hussein Eliraqui. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Baseado na biografia “Tudo ou Nada”, o filme mostra a trajetória do rapper e empresário Xatar, artista famoso na Alemanha. Ele nasceu no Iraque e migrou ainda pequeno com sua família para o país europeu. Na adolescência, começou a praticar pequenos delitos que pavimentaram sua trajetória para o mundo do tráfico – e foi justamente por conta de uma dívida com traficantes que ele deu um golpe histórico: roubou uma carga de ouro, avaliada em 1,7 milhão de euros. Foi na prisão, onde ficou detido por oito anos, que ele gravou um álbum de rap que bateu recordes de vendas. O diretor Fatih Akin, de origem turca, já conquistou prêmios importantes com filmes anteriores sobre imigrantes, como o Urso de Ouro em Berlim e o Globo de Ouro. 

(NÃO HAVERÁ EXIBIÇÃO NOS DIAS 19 E 22, SÁBADO E TERÇA)


PRÉ-ESTREIA

SÁBADO, DIA 19, ÀS 19h30


RETRATOS FANTASMAS Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 91min). Documentário de Kleber Mendonça Filho. Vitrine Filmes, 12 anos.

Sinopse: O quinto filme do diretor é uma visão pessoal sobre memória e cotidiano. A partir de muito material de arquivo, próprio e pertencente a instituições, ele costura lembranças sobre o apartamento onde cresceu e sobre os antigos cinemas de rua de Recife, o que acaba revelando algumas verdades sobre a vida em sociedade. O documentário estreou no Festival de Cannes, em maio, e abriu o Festival de Gramado no sábado passado.


SALA EDUARDO HIRTZ


15h15 – DEPOIS DE SER CINZA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2019, 92min). Direção de Eduardo Wannmacher, com João Campos, Elisa Volpatto, Branca Messina, Sílvia Lourenço. Boulevard Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Isabel, Suzy e Manuela são três mulheres que se envolveram com Raul em momentos e lugares distintos e têm opiniões bem diversas sobre ele. A história, que transita entre cidades do Brasil e da Croácia, faz um retrato dos relacionamentos contemporâneos, em um mundo onde as fronteiras estão cada vez mais esmaecidas. O filme marca a estreia de Wannmacher na direção de longas.


(NÃO HAVERÁ EXIBIÇÃO NOS DIAS 19 E 20, SÁBADO E DOMINGO)

SESSÕES ESPECIAIS EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL


SÁBADO, DIA 19, ÀS 14h30 – ENTRADA FRANCA


MONUMENTAL! O RESTAURO DE UM SÍMBOLO

(Brasil, 2023, 80min). Documentário de Jaime Lerner. Spectra Filmes. Livre.

Sinopse: Com narração do próprio Laçador, o filme mostra a construção da obra, a trajetória do escultor Antônio Caringi e a contextualização histórica dos fatos que envolvem o monumento.


(SESSÃO COM A PRESENÇA DO DIRETOR)

DOMINGO, DIA 20, ÀS 14h30 – ENTRADA FRANCA


TRINTA POVOS

(Brasil, 2020, 80min). Documentário de Zeca Brito. Boulevard Filmes. Livre.

Sinopse: Durante os séculos XVI e XVII, os religiosos e colonizadores estenderam seu poder sobre as comunidades indígenas guaranis do sul da América Latina e tentaram impor seus costumes. O resultado aparece até hoje na região, na forma do Barroco Jesuítico Guarani.


(SESSÃO COM A PRESENÇA DO DIRETOR)


17h15 – UMA NOITE EM HAIFA Assista o trailer aqui.

(Laila in Haifa - Israel/França, 2023, 100min). Direção de Amos Gitai, com Maria Zreik, Khawla Ibraheem, Bahira Ablassi. Synapse Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: A boate Fattoush, em Haifa, é um dos únicos lugares em Israel onde israelenses e palestinos se reúnem para compartilhar drinks, amizades, o amor pela arte e se envolver em relacionamentos. É este o cenário onde se desenrolam as histórias de cinco mulheres, cada uma com seus objetivos e dilemas pessoais. Haifa também é a cidade natal do diretor Amos Gitai, reconhecido por mostrar o cotidiano de Israel em seus filmes. O longa competiu no Festival de Veneza em 2020.


19h15 – CASA VAZIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2019, 85min). Direção de Giovani Borba, com Hugo Noguera, Nelson Diniz, Roberto Oliveira. Panda Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Raúl é um homem simples, que vive na imensidão do pampa gaúcho. Ele sempre trabalhou como peão em fazendas, mas agora está desempregado e acaba se envolvendo com ladrões de gado que atuam na escuridão da noite. Ao mesmo tempo, descobre que foi abandonado pela mulher e pelos filhos. Estreia de Borba como diretor de longas, o filme ganhou os prêmios de melhor ator, roteiro, trilha sonora, desenho de som e fotografia na mostra gaúcha do Festival de Gramado 2022.


SALA NORBERTO LUBISCO


14h45 – BLUE JEAN Assista o trailer aqui.

(Reino Unido, 2022, 97min). Direção de Georgia Oakley, com Rosy McEwen, Kerrie Hayes, Lucy Halliday. Synapse Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Inglaterra, final dos anos 1980. O governo conservador de Margaret Thatcher realiza uma campanha contra a população LGBT, incentivando a discriminação em locais públicos e ambientes de trabalho. Jean, uma professora de educação física lésbica, não se sente confortável com sua orientação sexual e prefere levar uma vida dupla – enquanto vários de seus amigos e amigas preferem confrontar o sistema. O filme foi o vencedor do prêmio do público no Festival de Veneza 2022.  


16h45 – O CRIME É MEU Assista o trailer aqui.

(Mon Crime - França, 2023, 102min). Direção de François Ozon, com Nadia Tereszkiewicz, Rebecca Marder, Fabrice Luchini, Isabelle Huppert. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Madeleine é uma jovem atriz que assume o assassinato de um famoso produtor na tentativa de ficar famosa. Sua melhor amiga, a advogada Pauline, resolve defendê-la nos tribunais com a perspectiva de ganhar algum dinheiro. Elas se saem bem no suposto golpe, mas não demora muito para a verdade vir à tona. A peça que inspirou o filme estreou em 1934 na França e já foi adaptada duas vezes para o cinema: “Confissão de Mulher” (1937) e “A Mentirosa” (1946).  


18h45 – ALÉM DO TEMPO Assista o trailer aqui.

(Zee Van Tijd – Holanda, 2022, 115min) Direção de Theu Boermans, com Sallie Harmsen, Elsie de Brauw, Gijs Scholten van Aschat. A2 Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Lucas e Johanna vivem juntos sua paixão pelo mar e pelo filho Kai, de 5 anos. Mas o desaparecimento do menino faz o casal confrontar medos, angústias e culpas – levando à separação. Três décadas depois, a montagem de um espetáculo teatral promove o reencontro de Lucas e Johanna e permite um acerto de contas com o passado. O filme é baseado no livro “Un Enfant de La Mer”, em que a francesa Lucie Hubert conta a história da sua vida depois da perda do filho. A produção conquistou o prêmio do público no Festival de Milão 2022.


(NÃO HAVERÁ EXIBIÇÃO NO DIA 17, QUINTA)

QUINTA, DIA 17, ÀS 19h30 – ENTRADA FRANCA


EMBAIXADA – NO AUTO DO ENSAIO DE PAGAMENTO DE PROMESSA QUICUMBI

(Brasil, 2021, 42min). Documentário de Marco Araujo e Felipe Janicsek.

O filme integra o projeto Cinema Musical Gaúcho, que apresenta filmes sobre a música do RS. 

Sinopse: O filme mostra o rito da Embaixada, uma das mais antigas manifestações da cultura negra e açoriana realizada nas comunidades quilombolas de Tavares e Mostardas, no sul do Rio Grande do Sul.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos.

Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 17 a 23 DE AGOSTO

 PRÉ ESTREIA:

DIA 18, ás 19h:

RETRATOS FANTASMAS

Brasil/Documentário/2022/ 93min.

Direção: Kleber Mendonça Filho

Classificação indicativa:

Sinopse: O filme tem o centro da cidade do Recife como personagem principal, sendo um espaço histórico e humano, revisitado através dos grandes cinemas que serviram como espaços de convívio durante o século XX. Foram lugares de sonho e de indústria, e a relação das pessoas com esse universo é um marcador de tempo para as mudanças dos costumes em sociedade.


ESTREIA:


VENTO NA FRONTEIRA

Brasil/ Documentário/ 2022/ 78min.

Direção: Laura Faerman,Marina Weis

Classificação Indicativa: 14 anos

Sinopse:No coração do agronegócio brasileiro, uma professora indígena luta pelo direito de sua comunidade às terras ancestrais. No lado oposto, está a herdeira dessas terras, uma advogada com fortes relações com o poder federal bolsonarista.



EM CARTAZ:


MÔA – RAIZ AFRO MÃE

Brasil/Documentário/2023/102min.

Direção: Gustavo McNair

Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Em um prenúncio do que viria a ser o governo Bolsonaro, o mestre Moa do Katendê foi assassinado em um bar de Salvador, e foi assim que muita gente ficou sabendo de sua existência. O que muitos ainda desconhecem é que ele foi um dos artífices da revolução ocorrida no carnaval baiano, com o surgimento de blocos afro. Além disso, foi compositor, professor de capoeira e símbolo de resistência cultural.

Sua história é contada através de imagens e depoimentos de gente como Gilberto Gil, Letieres Leite, Lazzo Matumbi, Fabiana Cozza, entre outros.



DEPOIS DE SER CINZA

Brasil/Drama/ 2019 / 92min.

Direção: Eduardo Wannmacher

Sinopse: Três mulheres, de histórias completamente distintas, têm uma coisa em comum: amaram e se relacionaram com o mesmo homem. Sob o ponto de vista destas mulheres, através de uma estrutura intrincada de idas e vindas no tempo, vem à tona a história de Raul.

Elenco: Elisa Volpatto, Branca Messina, Silvia Lourenço e João Campo

HORÁRIOS CINEBANCÁRIOS DE 17 A 23 DE AGOSTO (não há sessões nas segundas-feiras):


15h: DEPOIS DE SER CINZA

17h: MÔA – RAIZ AFRO MÃE

19h: VENTO NA FRONTEIRA (EXCETO DIA 18/8)

Dia 18 de agosto ás 19h: Sessão de pré estreia de RETRATOS FANTASMAS


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00.Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.


ATENÇÃO: NAS QUINTAS-FEIRAS TODOS PAGAM MEIA ENTRADA EM TODAS AS SESSÕES!

CINEBANCÁRIOS :Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email:cinebancarios@sindbancarios.org.br


C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405

Cine Dica: KLEBER MENDONÇA FILHO DEBATE RETRATOS FANTASMAS

A Cinemateca Capitólio e a distribuidora Vitrine Filmes apresentam na quarta-feira, 23 de agosto, às 19h30, a sessão de pré-estreia de Retratos Fantasmas, seguida de debate com a presença do diretor Kleber Mendonça Filho, e mediação de Marcus Mello, técnico em cultura da Coordenação de Cinema de Porto Alegre.

Os ingressos custam R$16 (inteira) e R$8 (meia) e estarão disponíveis apenas na Cinemateca Capitólio, a partir desta quinta-feira, (18/08), nos horários de abertura da bilheteria (sempre 30 minutos antes de cada sessão).


RETRATOS FANTASMAS

Brasil, 2023, 93 minutos, DCP

Direção: Kleber Mendonça Filho

Como em tantas cidades do mundo ao longo do século XX, milhões de pessoas foram ao cinema no centro do Recife. Com a passagem do tempo, as ruínas dos grandes cinemas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade.



quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - 'Rheingold - O Roubo do Sucesso'

Sinopse: O longa acompanha a ascensão de Xatar do gueto ao topo das paradas musicais, passando pela história de sua vida cheia de turbulências, oportunidades e obstáculos, saindo de uma prisão iraquiana e mudando-se para a Alemanha com a família nos anos 80, quando ainda era garoto. 

Se você ouvir uma música sertaneja atual irá ouvir todas, pois não passam de uma mesma temática que vai desde a traição, sexo e motel. Porém, embora também haja sexo, o rapper tem muito mais conteúdo, já que os compositores criam as suas obras através do seu dia a dia nas periferias e fazendo que essas músicas tenham algo para nos dizer. Embora a trama se passe do outro lado do mundo "Rheingold - O Roubo do Sucesso" (2023) fala sobre a busca pelo sucesso em meio as adversidades, mas cujo resultado sintetiza uma jornada árdua para obter o seu principal objetivo.

Dirigido por Fatih Akın, do filme " Bar Luva Dourada"(2019), o filme é uma obra biográfica sobre o rapper, produtor e empreendedor alemão Giwar Hajabi, mais conhecido como Xatar. O longa acompanha a ascensão de Xatar do gueto ao topo das paradas musicais, passando pela história de sua vida cheia de turbulências, oportunidades e obstáculos, saindo de uma prisão iraquiana e mudando-se para a Alemanha com a família nos anos 80, quando ainda era garoto. De um pequeno criminoso, não demorou até que ele se tornasse um grande traficante - até que uma carga de cocaína desapareceu e Xatar precisou bolar um plano lendário para pagar suas dívidas com os traficantes: um histórico roubo de ouro.

A violência se encontra em todas as partes do mundo, sendo que a principal delas é a queda de determinados governos e fazendo gerar êxodo de pessoas que fogem do conflito. Xatar e sua família foi um de muitos que fugiram durante as mudanças até hoje irreversíveis do governo iraniano e fazendo com que os seus pais passassem por um verdadeiro inferno até obter uma chance de normalidade em território alemão. Porém, a vida de imigrante não é nada facil e protagonista sente isso na pele, mesmo quando ainda insiste em realizar o seu sonho em ser cantor.

Até lá, testemunhamos a sua metamorfose, que vai desde o pai lhe abandonar, como também se entregar ao mundo das drogas e da violência. Vemos a realidade crua moldar o protagonista, mesmo quando aparece uma oportunidade para que ele possa sair da lama. Conhecido pela sua mão pesada na direção, Fatih Akın opta aqui em não dosar os momentos de violência ao extremo, pois ao que tudo indica ele deseja que nós tenhamos esperança em ver o protagonista dando a volta por cima.

Até lá, o filme gira em torno do universo da música, da qual a mesma transita pelo mundo das drogas, guerra de gangues e uma realidade paralela que se cansou das promessas de melhoras vindas do governo. Xatar, portanto, não espera ajuda de poderosos do lado da lei, mas sim daqueles do submundo que mexem os pauzinhos por detrás das cortinas, mesmo tendo em alguns momentos um alto preço para ser pago. Neste último caso, por exemplo, acontece alguns momentos inusitados, com direito ao protagonista se meter em uma enrascada através de um descuido, mas gerando um obstáculo interminável.

O filme vem e volta no tempo, já que o protagonista nos é apresentado sendo como um preso político e somente aos poucos conhecemos as suas raízes que o levaram para aquele cenário. Vale destacar a ótima atuação de Emilio Sakraya como Xatar, já que através do seu rosto sentimos o amadurecimento e as cicatrizes físicas e emocionais que aos poucos ele vai carregando e do qual esse fardo ele carrega desde cedo. Testemunhamos alguém que usa a força para sobreviver, mas que ao mesmo tempo tenta se desvencilhar dessa realidade que irá lhe sugar.

Embora um tanto extenso do segundo ao terceiro ato, o filme obtém a nossa atenção graças ao fato de ser um tema universal e não muito diferente do que se vê no Brasil ou em outras partes do mundo. Ao mesmo tempo possui uma edição dinâmica, principalmente nas cenas em que o protagonista e seus parceiros decidem roubar uma grande carga de ouro e gerando assim situações inusitadas. Neste último caso, por exemplo, é um momento em que ficamos aflitos, mesmo a gente já sabendo com relação ao destino do protagonista, mas ficamos vidrados na tela do começo ao final dela.

Embora com um final um tanto que piegas e forçadamente esperançoso, "Rheingold - O Roubo do Sucesso" é sobre o jogo da vida na tentativa de realizar o seu maior desejo, mas tendo que se vender e enfrentar a violência do submundo. 


    Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: CINEMATECA CAPITÓLIO PROGRAMAÇÃO 17 a 23 de agosto de 2023

 Parceiros da Noite 

NOVA YORK UNDERGROUND

De 18 a 27 de agosto, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra Nova York Underground, com obras que refletem o barulho e a sujeira da metrópole dos Estados Unidos entre os anos 1970 e 1980, como O Estrangeiro, de Amos Poe, Parceiros da Noite, de William Friedkin, e Street Trash: O Lixo das Ruas, de James Muro. Com curadoria de Flavio Barboza, Cristian Verardi e da Cinemateca Capitólio, a mostra tem apoio das distribuidoras Obras-Primas do Cinema e Troma Entertainment. Entrada franca.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/6538/nova-york-underground/


TERCEIRA SEMANA DE DESPEDIDA

O longa gaúcho Despedida, de Luciana Mazeto e Vinicius Lopes, segue em exibição na Cinemateca Capitólio até o dia 23 de agosto. O valor do ingresso é R$ 16,00.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/6505/despedida/


GRADE DE HORÁRIOS

17 a 23 de agosto de 2023


17 de agosto (quinta-feira)

15h – Despedida

17h – O Sul

19h – O Espírito da Colmeia


18 de agosto (sexta-feira)

15h – Despedida

17h – O Sequestro do Metrô

19h30 – O Estrangeiro


19 de agosto (sábado)

15h – Despedida

17h – Estranhos no Paraíso

19h – Parceiros da Noite 


20 de agosto (domingo)

15h – Despedida

17h – O Sequestro do Metrô

19h – O Lixo das Ruas


22 de agosto (terça-feira)

15h – Despedida

17h – O Lixo das Ruas

19h – História de um Viciado


23 de agosto (quarta-feira)

15h – Despedida

17h – O Estrangeiro

19h30 – Retratos Fantasmas 

terça-feira, 15 de agosto de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - 'Asteroid City'

Sinopse: ASTEROID CITY decorre numa cidade ficcional em pleno deserto americano, por volta de 1955.  

Wes Anderson é um dos poucos cineastas autorais do cinema norte americano atual que mantém 100% de sua visão e não permitindo que ninguém mexa com relação ao que ele construiu. Portanto, em tempos em que estamos afogados em somente franquias cinematográficas intermináveis, é através de sua filmografia que fugimos do convencional e embarcamos em sua realidade cartunesca, colorida e fora do comum. "Asteroid City" (2023) é Wes Anderson na veia, cuja os fãs irão amá-lo enquanto o público em geral poderá muito bem não compreender a proposta principal de um gênio.

"Asteroid City" se passa na década de 1950 em uma cidade fictícia do deserto norte-americano. Encenada como uma peça, a história segue uma convenção organizada para unir alunos e pais em uma competição acadêmica, até que o caos repentinamente se instala. Acontecimentos em escala global ameaçam perturbar espetacularmente o itinerário da convenção Junior Stargazer/Space Cadet na pacata cidade, à medida que se desenrolam os eventos capazes de mudar o mundo para sempre.

Wes Anderson fala sobre um povo norte americano sem identidade própria, sendo mais especificamente durante os tempos dos anos cinquenta, dos quais eu chamo de uma geração que vivia em uma realidade falsamente plástica e que seguiam as ordens de um governo que os persuadiam em acreditar que viviam no melhor país do mundo. Porém, eu acredito que entre o final dos anos cinquenta e início dos anos sessenta esse mesmo povo começou gradualmente acordar, seja através de um tiro na cabeça contra John F. Kennedy, ou através da ida do homem à lua. Neste último caso, por exemplo, o astronauta norte americano não encontrou nenhum ET por lá, mas sim somente pedras e poeira cósmica para analisar.

A missão, portanto, era somente para saber sobre qual seria a nação que colocaria a sua bandeira naquela imensidão vazia. Sendo assim, o filme fala sobre uma sociedade perdida, da qual procura sempre questionar a sua própria realidade, mesmo quando governantes tentam vender que os mesmos vivem na sua total normalidade. A cidade de Asteroid City seria uma representação de toda qualquer cidade daqueles tempos falsamente plásticos, mas sendo formado por um grupo de pessoas prontas para gritar a qualquer momento. Sendo falsamente plástica não é à toa, portanto, que Wes Anderson cria uma peça teatral dentro do longa para apresentar a principal trama.

Claro que todo o filme que se preze é meramente uma ficção, só que aqui o realizador já nos deixa bastante claro e para fazermos com que não levemos a sério todos os absurdos que ocorrem na trama, muito embora o nosso próprio mundo real sempre nos apresentou algumas situações pouco lucidas. Com um grande elenco, incluindo pessoas de quilates como Tom Hanks, cada um ali se sente mais do que a vontade ao se entregar aos seus respectivos personagens excêntricos, mas que não escondem de nós um lado humano do qual nos identificamos, mesmo quando achamos ao contrário. A personagem de Scarlett Johansson, por exemplo, é uma estrela que procura fugir de sua própria realidade, mas testemunhando com aquelas demais pessoas daquele local esquecido pelo mundo uma situação que os fazem se tornar diminutivos e fazendo questionar o que há por detrás da porta desta infinita terra.

A situação que ocorre, aliás, se torna surpreendente principalmente quando nós adentramos ao filme sem obter quase nenhuma informação antes disso. Portanto, a situação me fez lembrar de um momento inusitado de uma das temporadas de "Fargo", produzida pelos Irmãos Coen e que, curiosamente, percebo agora certa familiaridade das visões de ambos os cineastas. São realizadores que nos puxam para fora do convencional, mesmo quando estamos mais do que adormecidos devido a tanta previsibilidade do cinema norte americano.

Falando nisso, é curioso observar que o realizador nos diz que: “Não dá pra acordar se a gente não adormecer!”

Em tempos em que diversos blockbuster do cinemão norte americano nós dá sono talvez esse seja o ponto que nos alerta para fugirmos dos efeitos especiais artificiais, além de histórias vazias, para então embarcarmos em uma trama fora dos padrões e que faça com que os nossos olhos desfrutem de momentos mais frescos e de conteúdo reflexivo. Ou você acorda ou continuará dormindo sem sonhar.

"Asteroid City" é um filme puramente Wes Anderson, onde os "não fãs" tentaram fugir enquanto os demais poderão desfrutar de sua visão cartunesca e muito saborosa para ser degustada. 


    Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.