Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

domingo, 20 de março de 2022

Cine Especial: Próximo Cine Debate: "Mães Paralelas"

Pedro Almodóvar possui uma sensibilidade descomunal ao criar uma visão pessoal sobre o universo feminino e ao mesmo entrelaça-lo com a sua vida pessoal em vários aspectos. No meu entendimento, os últimos filmes do realizador que inclui "Julieta" (2016) e "Dor e Glória" (2019) procuram se enveredar até mesmo por questões políticas que o realizador testemunhou ao longo de sua vida, mesmo tendo ficado somente nas entrelinhas. "Madres Paralelas" (2021) talvez seja o filme mais político do cineasta, mesmo quando o tema fica em segundo plano, pois a questão fica explicitamente quando se é destacado.

Em "Madres Paralelas", duas mulheres dão à luz no mesmo dia e no mesmo hospital. Uma delas Janis, de meia idade, não teve a gravidez planejada, mas já se sente preparada para ser mãe. A outra que se chama Ana, adolescente, engravidou por acidente e sente medo do que está por vir. A partir de suas experiências, as duas criam um forte laço unido pela maternidade.

Confira a minha crítica já publicada clicando aqui. 


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

sábado, 19 de março de 2022

Cine Dica: SESSÃO VAGALUME/EDIÇÃO ESPECIAL: "Cinema Paradiso" e "As Aventuras do Avião Vermelho" serão exibidos na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre.

 

Cinema Paradiso 


SESSÃO VAGALUME

Cinema Paradiso e As Aventuras do Avião Vermelho

- Edição especial com dois longas-metragens irá celebrar o Dia do Cinema Gaúcho e o aniversário da Cinemateca Capitólio.


QUANDO: 

- As Aventuras do Avião Vermelho - 26 e 27/03, sábado e domingo, às 15h. Visitas guiadas terão início às 14h.

- Cinema Paradiso - 27/03, domingo, às 10h30min (excepcionalmente, não haverá visita guiada antes dessa sessão).

ONDE: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico, Porto Alegre)

QUANTO: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia-entrada) - pagamento em dinheiro e pix, a bilheteria abre uma hora antes das sessões. 

DESCONTOS: meia-entrada para municipários e aplicação de todos os descontos previstos em lei (pessoas com mais de 60 anos com carteira de identidade; pessoas com deficiência e um acompanhante, mediante cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da pessoa com deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS); jovens de baixa renda com comprovante ID e doadores de sangue com carteira de comprovação).


CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA DOS FILMES: livre

EXIGÊNCIA SANITÁRIA PARA ENTRADA NA SALA DE CINEMA: uso de máscara. 


O projeto Sessão Vagalume terá uma edição especial no último fim de semana deste mês. Serão exibidos dois longas-metragens: As Aventuras do Avião Vermelho, adaptação da obra homônima de Erico Verissimo, e o clássico Cinema Paradiso, vencedor do Oscar de filme internacional em 1990. A programação será em homenagem ao Dia do Cinema Gaúcho, celebrado em 27 de março, e ao aniversário de sete anos de inauguração da Cinemateca Capitólio, que fica no Centro Histórico de Porto Alegre, onde os títulos serão projetados.

Com direção de Frederico Pinto e José Maia, As Aventuras do Avião Vermelho terão sessões nos dias 26 e 27 de março, às 15h. Na trama, o protagonista Fernandinho ganha um livro e embarca em um universo de fantasia, no qual terá que salvar o aviador Capitão Tormenta. A produção faz parte do acervo da cinemateca - que conta com mais de oito mil itens - e terá projeção em película. Uma curiosidade que tornará as visitas guiadas ainda mais instigantes para pais e filhos, que poderão descobrir na sala de projeção como rolos de filme dão vida a histórias na telona. Um processo que predominou durante décadas até ser substituído pelo cinema digital. Os passeios pelo prédio histórico inaugurado em 1928 terão início a partir das 14h. 

No domingo, 27 de março, às 10h30min, fãs de Cinema Paradiso poderão rever esse clássico dirigido pelo italiano Giuseppe Tornatore na versão original com legendas em português. Vencedor de mais de uma dezena de prêmios - incluindo Oscar, Globo de Ouro, César e Bafta -, o longa tem como protagonista o menino Totó  (Salvatore Cascio), que se encanta pelo cinema e inicia uma grande amizade com o projecionista de sua pequena cidade, Alfredo (Philippe Noiret). Já adulto e agora um cineasta bem-sucedido, Totó volta a lembrar de sua infância ao descobrir que seu velho amigo faleceu.

A ideia de exibir os filmes em questão é exatamente brindar o público com a ideia essencial que nos preside: o amor ao cinema e a magia da experiência da sala de cinema. Nesse sentido, Cinema Paradiso traz uma contundente declaração de amor pela experiência da sala escura, enquanto As Aventuras do Avião Vermelho comemoram em alto estilo o Dia do Cinema Gaúcho com uma obra adaptada da literatura infantil para a linguagem audiovisual, no gênero da animação, um elogio a linguagem das imagens - comemora Maria Angélica dos Santos, coordenadora geral do Programa de Alfabetização Audiovisual.  

Criada em julho de 2019, a Sessão Vagalume tem como objetivo oferecer um circuito alternativo de cinema infantojuvenil, ampliando a programação regular também para essa faixa etária. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.capitolio.org.br e pelas redes sociais (Facebook e Instagram - @alfabetizacaoaudiovisual).   


AS AVENTURAS DO AVIÃO VERMELHO

SINOPSE: A trama apresenta a história de Fernandinho, um menino de 8 anos, que perdeu a mãe há pouco tempo, tornando-se um garoto solitário, sem amigos e com problemas de relacionamento com o pai e na escola. Sem saber como lidar com a situação, o pai tenta conquistá-lo com presentes. Nada funciona até que ele dá para o filho um livro de sua infância. Encantado com a história, Fernandinho decide que precisa de um avião para salvar o Capitão Tormenta - aviador personagem do livro, que está preso no Kamchatka. A bordo do Avião Vermelho e junto com seus brinquedos favoritos, Ursinho e Chocolate, que ganham a vida com sua imaginação, Fernandinho visita lugares inusitados, como a Lua e o fundo do mar, e percorre diferentes territórios - África, China, Índia, Rússia. Ao longo dessa jornada, ele descobre o prazer da leitura, a importância de ter amigos e o amor do pai.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS: As Aventuras do Avião Vermelho, de Frederico Pinto e José Maia (Brasil, 2014, 72 minutos). Elenco: Pedro Yan, Milton Gonçalves e Lázaro Ramos. 

VERSÃO PROJETADA: Original com áudio português


CINEMA PARADISO

SINOPSE: O menino Totó se encanta pelo cinema e inicia uma grande amizade com o projecionista de sua pequena cidade, Alfredo. Já adulto e agora um cineasta bem-sucedido, Totó volta a lembrar de sua infância ao descobrir que seu velho amigo faleceu. Quando criança, ele frequentava o Cinema Paradiso, para onde fugia sempre que podia, depois que terminava a missa (ele era coroinha). No começo, costumava espreitar as projeções através das cortinas do cinema, que o padre via primeiro para censurar as imagens que possuíam beijos. Foi ali que Totó aprendeu a amar o cinema.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS: Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore (Itália, 1988, 155 minutos). Elenco: Philippe Noiret, Salvatore Cascio, Agnese Nano e Jacques Perrin. 

VERSÃO PROJETADA: Original com legendas em português


Assessor de Imprensa:

Léo Sant´Anna

(21) 97613.4462 ou (21) 3988.0561

leosantanna@hotmail.com

Cine Dica: Semana de Porto Alegre 2022

AS AVENTURAS DO AVIÃO VERMELHO

A Cinemateca Capitólio apresenta a programação da Semana de Porto Alegre de 2022 com exibições de importantes filmes realizados na cidade, um fim de semana especial da Sessão Vagalume e a 250ª noite do Projeto Raros, celebrada na véspera do aniversário de 250 anos da capital do Rio Grande do Sul.


O CINEMA E A CIDADE

A Cinemateca Capitólio apresenta ao longo da semana sessões especiais gratuitas de Overdose – Beijo Ardente, de Flavia Moraes e Hélio Alvarez, e Aqueles Dois, de Sergio Amon. No domingo, 27 de março, dia do aniversário de sete anos da Cinemateca Capitólio, será realizada a sessão comentada do longa-metragem Cão Sem Dono, de Beto Brant e Renato Ciasca.     


SESSÃO VAGALUME

A Sessão Vagalume, uma atividade do Programa de Alfabetização Audiovisual para crianças de todas as idades, apresenta nos dias 26 e 27 de março, às 15h, a animação As Aventuras do Avião Vermelho, dirigida por Frederico Pinto e José Maia, inspirada no livro homônimo de Érico Veríssimo. No dia 27 de março, às 10h30, uma edição especial da sessão apresenta, com entrada gratuita, o clássico Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore. 


PROJETO RAROS 250

Em atividade ininterrupta desde 2003, o Projeto Raros celebra a edição 250 na sexta-feira, 25 de março, véspera do aniversário de 250 anos da cidade. A tradicional sessão que exibe “filmes que você sempre quis ver ou nem imaginava que existiam” apresenta, a partir das 19h30, um programa duplo com a obra-prima afrofuturista Space is the Place (1974), de John Coney, escrito e protagonizado pelo mítico jazzista Sun Ra, e Agosto 13 Sexta-Feira, de Camilo Tebaldi, pioneira produção porto-alegrense da Tomazoni Films lançada em 1955. A sessão tem entrada franca. 


FILMES

AQUELES DOIS

Brasil, 1985, 75 minutos, digital

Direção: Sergio Amon.

Elenco: Pedro Wayne, Beto Ruas, Suzana Saldanha.

Baseado no conto homônimo de Caio Fernando Abreu, o filme conta a história de Saul e Raul, colegas de trabalho em uma repartição pública. Raul, recém-saído de um casamento frustrado, é extrovertido e brincalhão e passa o tempo ouvindo e tocando bolero no pequeno apartamento onde mora. Saul é tímido, de espírito crítico e amargo. Saiu de um noivado quase interminável e se recupera de uma tentativa de suicídio. Os dois acabam unidos pela solidão e iniciam uma intensa amizade. Os outros colegas de trabalho confundem a amizade com um romance e os dois viram alvo de discriminação. Confusos, nem eles mesmos sabem se estão de fato apaixonados.


BEIJO ARDENTE – OVERDOSE

Brasil, 1984, 60 minutos, digital

Direção: Flavia Moraes, Hélio Alvarez.

Elenco: Andréa L’Abbate, Antônio Carlos Falcão, Pilly Calvin, Careca da Silva, Júlio Conte, Oscar Simch.

Nas ruínas da Usina do Gasômetro, esconde-se um vampiro entediado e angustiado com a vida eterna. À noite, em busca de sangue, ele sai pelas ruas de Porto Alegre atrás de vítimas inocentes. A sessão será apresentada pela pesquisadora Thainá Maria.


CÃO SEM DONO

Brasil, 2006, 82 minutos, HD

Direção: Beto Brant e Renato Ciasca

Elenco: Julio Andrade, Tainá Muller, Marcos Contreras, Luis Carlos Coelho, Janaína Kremer, Sandra Possani, Roberto Oliveira.

Uma observação de um relacionamento amoroso, escrita com as cores íntimas de um retrato de geração. Narra o encontro entre Ciro, recém-formado em Literatura, que passa por uma crise existencial marcada pelo ceticismo e pela falta de planos, e Marcela, uma ambiciosa modelo em início de carreira, que se entrega de forma obsessiva ao seu trabalho e, com isso, adia para mais tarde a realização de qualquer sonho. Adaptação do romance Até o dia em que o cão morreu, de Daniel Galera. Após a sessão, ocorre um debate com integrantes da equipe do filme.


PROJETO RAROS 250

SPACE IS THE PLACE

EUA, 1974, 82 minutos, HD com legendas em português

Direção: John Coney

O filme mostra o legendário jazzista experimental Sun Ra e sua “Arkestra” em sua busca de se tornarem exploradores do espaço. A intenção dos músicos é a de fundar um novo planeta com afro-americanos, levando-os para longe da Terra com o poder da sua música. Uma intrigante mistura de jogos de cartas, viagens intergalácticas no tempo, naves espaciais e música, Space is the place imagina o espaço como uma zona utópica livre de racismo, onde todos são livres para criar o seu próprio destino.


AGOSTO 13 SEXTA-FEIRA

Brasil, 1955, 74 minutos, digital

Direção: Camilo Tebaldi

Produção: Tomazoni Films

Em um dia de azar, um crime ocorre envolvendo dois assassinatos e um assalto de joalheria. Das nove ao meio dia, as jóias circulam por mãos inocentes e terminam na mesa de um delegado que esclarece as diversas casualidades e coincidências.


SESSÃO VAGALUME

AS AVENTURAS DO AVIÃO VERMELHO

Brasil, 2014, 73 minutos, 35mm

Direção: Frederico Pinto e José Maia

O filme conta a história de Fernandinho, um menino de 8 anos, que perdeu a mãe há pouco tempo, tornando-se um garoto solitário, sem amigos e com problemas de relacionamento com o pai e na escola. Sem saber como lidar com a situação, o pai tenta conquistá-lo com presentes. Nada funciona até que ele dá para o filho um livro de sua infância.


CINEMA PARADISO

(Nuovo Cinema Paradiso)

Itália, 1988, 174 minutos, HD

Direção: Giuseppe Tornatore

Nos anos que antecederam a chegada da televisão em uma pequena cidade da Sicília, o garoto Toto (Salvatore Cascio) ficou hipnotizado pelo cinema local e iniciou uma amizade com Alfredo (Philippe Noiret), projecionista que se irritava com certa facilidade, mas tinha um enorme coração.


GRADE DE HORÁRIOS

SEMANA DE PORTO ALEGRE


24 de março (quinta)

19h30 – Beijo Ardente - Overdose


25 de março (sexta)

19h30 – Projeto Raros 250: Space is the Place + Agosto 13 Sexta-Feira 


26 de março (sábado)

15h – Sessão Vagalume: As Aventuras do Avião Vermelho

19h30 – Aqueles Dois


27 de março (domingo)

10h30 – Sessão Vagalume Especial: Cinema Paradiso

15h – Sessão Vagalume: As Aventuras do Avião Vermelho

19h – Cão Sem Dono + debate

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 17 A 23 DE MARÇO DE 2022 da Cinemateca Paulo Amorim

 SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES


SALA 1 / PAULO AMORIM


15h – A PROFESSORA DE VIOLINO *ESTREIA* Assista o trailer aqui.

(Das Vorspiel - Alemanha/França, 2021, 100min). Direção de Ina Weisse, com Nina Hoss, Simon Abkarian, Jens Albinus. Filmicca, 14 anos. Drama.

Sinopse: A violinista Anna Bronsky é professora em um conservatório e percebe um talento notável no jovem Alexander - apesar dos outros professores serem contra a admissão do estudante. Decidida a tornar o aluno um vencedor, ela o coloca em competição com o filho, Jonas, que também toca violino, e entra em conflito com o próprio marido. Prêmio de melhor atriz no Festival de San Sebastián para Nina Hoss.


17h - LARA Assista o trailer aqui.

(Alemanha, 2020, 100min). Direção de Jan-Ole Gerster, com Corinna Harfouch, Tom Schilling, André Jung. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: O dia do aniversário de 60 anos de Lara tem tudo para ser inesquecível: o filho dela, Viktor, será solista em um concerto que pode definir o futuro de sua carreira. Lara foi quem mais apoiou o talento do filho para o piano, mas ela não é bem-vinda na apresentação. Apesar de não ter recebido um convite, ela montou os próprios planos para não perder o espetáculo.


19h - NÓS DUAS Assista o trailer aqui.

SESSÕES A PARTIR DE SÁBADO, DIA 19.

(Deux – França/Bélgica, 2019, 100min. Direção de Filippo Meneghetti, com Barbara Sukowa, Martine Chevallier. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Nina e Madeleine, duas mulheres aposentadas, têm um relacionamento amoroso e secreto há anos. Para a família, elas são apenas vizinhas e grandes amigas - até que surge a possibilidade de elas viverem seu romance em outra cidade. Mas uma doença inesperada vai abalar os planos de ambas e fazer com que os filhos tentem controlar a situação.


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ


14h30 – ESSE FIM DE SEMANA Assista o trailer aqui.

(Este fin de semana - Brasil/Argentina, 2021, 70min). Direção de Mara Pescio, com Lola Banfi, María Paz Ferreyra, Irina Misisco. Pandora Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Julia decide voltar para a sua cidade natal, na província argentina de Misiones, depois de sofrer um golpe. Oficialmente, o motivo do seu retorno é assinar um documento que autoriza a filha a sair do país com o pai, mas Julia está mesmo interessada em recuperar algum dinheiro que ficou para trás.


16h – A FELICIDADE DAS PEQUENAS COISAS Assista o trailer aqui.

(Lunana: A Yak in the Classroom - Butão/China, 2019, 110min). Direção de Pawo Choyning Dorji, com Sherab Dorji, Kelden Lhamo Gurung. Pandora Filmes, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Cansado da vida em seu pequeno país, um jovem professor butanês resolve tentar a sorte como cantor na Austrália. Mas ele precisa cumprir um último ano de trabalho e é enviado a uma escola distante, em uma aldeia glacial chamada Lunana. Sem conforto algum, o professor começa a ensinar as crianças da aldeia e, aos poucos, descobre os encantos do lugar. O longa é um dos 15 títulos pré-indicados ao Oscar de filme internacional.


18h30 – A ESPERA DE LIZ *ESTREIA* Assista o trailer aqui.

(Brasil/Venezuela, 2021, 110min). Direção de Bruno Torres, com Simone Iliescu, Rosanne Mulholland, Bruno Torres, Zécarlos Machado, Ingra Lyberato. Pandora Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Angustiada com o desaparecimento do marido, Liz retorna à casa dos pais em busca de apoio e da companhia de sua irmã Lara. Aos poucos, o resgate da relação das duas se torna mais intenso, mas Lara guarda um segredo sobre o real motivo do sumiço de Miguel. Com locações na serra gaúcha, o filme marca a estreia do ator Bruno Torres na direção de um longa-metragem.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores têm direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional. Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional. *Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala. A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos.

Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

quarta-feira, 16 de março de 2022

Cine Dica: Streaming: 'Red: Crescer é uma Fera'

Sinopse: Uma menina de 13 anos começa a se transformar em um panda vermelho gigante sempre que fica animada. 

"Bao" (2019) foi um curta metragem que acabou vencendo Oscar de melhor curta metragem no mesmo ano e motivos é o que não faltam, pois mostra a difícil relação de mãe e filho, mas de uma forma inovadora e surpreende. O estúdio Pixar é conhecido por colocar em primeiro plano os dilemas extremamente humanos e que moldam os personagens centrais mesmo quando os mesmos pertencem ao gênero fantástico. "Red Crescer é Uma Fera" (2022) segue pelo mesmo caminho, cuja a figura do panda vermelho nada mais é do que o verdadeiro "eu" da protagonista que deseja voar mais alto na vida.

A trama acontece quando uma adolescente fica muito nervosa, ela se transforma em um grande panda vermelho. O longa aborda dessa forma, a jornada de amadurecimento da personagem, suas inseguranças dessa fase onde, a personagem principal está dividida entre a filha que sempre foi e sua nova personalidade, intensificada por todos os sentimentos conflitantes que a adolescência provoca. Além do caos gerado por todas as mudanças em seus interesses, relacionamentos e corpo, sempre que a garota fica muito agitada ou estressada, ela vira um panda vermelho gigante.

O primeiro ato é primoroso, por não somente apresentar a sua protagonista como ela é, como também apresentar o início do século vinte um, época das mudanças e cuja a sociedade mal sabia naquela época o que viria em seguida. Portanto, vemos uma geração de jovens pré-viciadas em celulares, pois estavam ligadas mais em seus tamagotchis, curtir a sua jovem banda preferida e se interagindo mais com as demais crianças. Um contraste dessa realidade atualn que está cada vez mais presa em suas redes sociais, sendo que vale muito a pena a mesma largarem os seus aparelhos e assistir a um retrato de uma geração mais descolada e que realmente vivia.

Porém, se há uma coisa que a geração de ontem e hoje irá se identificar na trama é com relação ao fato de a protagonista lutar por ser ela mesma em meio as suas obrigações em favor da família. Mei Lee se apresenta com uma menina cheia de energia, estudiosa e a recém começando a descobrir certos sentimentos que antes desconhecia. Se a questão da puberdade foi citada rapidamente ao final do maravilhoso "Divertida Mente" (2015), aqui a questão é ainda mais explorada, rendendo o momento mais engraçado do filme, porém, se casando com perfeição com a proposta principal da obra.

Quando a protagonista se transforma em um panda rosa, por exemplo, se tem várias metáforas sobre os tempos de mudanças, dos quais adolescente terá que escolher em ser ela mesma ou seguir as regras conservadoras vindas de sua mãe. Há, portanto, um atrito entre mãe e filha, do qual o cinéfilo mais atento irá identificar similaridade ao genial "Valente" (2012), mas cujas as consequências se diferenciam daquela obra. Falando em comparação, logicamente, o filme é carregado de referências com relação a cultura japonesa, com direito a um ato final que todos irão ver uma clara referência ao clássico monstro Godzilla.

Com lições de moral que servem muito para todas as gerações, "Red Crescer é uma Fera" é divertida e deliciosa representação de uma geração inteira que luta para serem elas mesmas. 


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: Programação 17 a 23 de março de 2022

Mãe Paralelas 

PROGRAMAÇÃO CINEMATECA CAPITÓLIO

17 a 23 de março de 2022


ESTREIA DE MÃES PARALELAS DE ALMODÓVAR

Mães Paralelas, o mais novo filme do diretor espanhol Pedro Almodóvar, entra em cartaz na Cinemateca Capitólio nesta quinta-feira, 17 de março. O valor do ingresso é R$ 16,00.

Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/4926/maes-paralelas/


SESSÃO AAMICA HOMENAGEIA ANIVERSÁRIO DE PORTO ALEGRE

Em homenagem aos 250 anos de Porto Alegre, a segunda edição da Sessão AAMICA, organizada pela Associação de Amigas e Amigos da Cinemateca Capitólio, apresenta no sábado, 19 de março, às 19h30, o filme Porto Alegre – Meu Canto no Mundo, de Cícero Aragon e Jaime Lerner. Depois da sessão, há um debate com Lerner e o escritor, ensaísta e professor Luis Augusto Fischer. Entrada franca.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/4928/sessao-aamica-porto-alegre-meu-canto-do-mundo/


ÚLTIMA SEMANA PARA VER FILMES DE BRESSON

A Cinemateca Capitólio apresenta até o dia 23 de março três clássicos de Robert Bresson: O Batedor de Carteiras, Lancelot do Lago e O Dinheiro. A mostra é uma parceria da Capitólio com a Cinemateca da Embaixada da França e o Institut Français. O valor do ingresso é R$ 10,00.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/4891/4x-bresson/


GRADE DE HORÁRIOS

17 a 23 de março de 2022

 

17 de março (quinta)

15h – A Mão de Deus

17h30 – O Batedor de Carteiras

19h – Mães Paralelas


18 de março (sexta)

15h –  Não Olhe Para Cima

17h30 – Lancelot do Lago

19h – Mães Paralelas


19 de março (sábado)

15h – A Mão de Deus

17h20 – Mães Paralelas

19h30 – Sessão AAMICA: Porto Alegre – Meu Canto no Mundo


20 de março (domingo)

15h – Não Olhe Para Cima

17h30 – O Dinheiro

19h – Mães Paralelas

 

22 de março (terça)

15h – A Mão de Deus

17h30 – O Batedor de Carteiras

19h – Mães Paralelas


23 de março (quarta)

15h – Não Olhe Para Cima

17h30 – Lancelot do Lago

19h – Mães Paralelas

Cine Dica: Bernardo Bertolucci - Cinema, Política e Arte

Um cineasta que reflete sobre movimentos históricos, políticos e a condição humana 

APRESENTAÇÃO

A Itália é um dos berços do cinema político. Desde o Neorrealismo dos anos 40, até os movimentos artísticos e políticos dos anos 60 e 70, formaram-se diferentes gerações de cineastas engajados que reúnem a grandeza de Vittorio De Sica, Roberto Rossellini, Pier Paolo Pasolini, Luchino Visconti, Ettore Scola, dentre muitos outros. Dentro desta tradição cinematográfica riquíssima um dos nomes que mais se destaca é o de BERNARDO BERTOLUCCI.

A obra de Bertolucci além de representar movimentos históricos e políticos, também resulta de uma busca de interpretação pela condição humana, através da filosofia, da sociologia e da psicanálise. Seu cinema conflui de um vasto conjunto de referências que se estendem desde a cinefilia da geração francesa da Nouvelle Vague, sobretudo em Godard, o olhar humanista e político de Rossellini, a poética de Pasolini, a cultura italiana enquanto fator histórico e social, partindo para a psicanálise freudiana e o existencialismo de Dostoiévski. Essa confluência resulta em um estilo cinematográfico único que lhe garantiu além de diversas premiações, um lugar inconfundível e bem demarcado na história do cinema.


OBJETIVOS

O Curso presencial BERNARDO BERTOLUCCI: CINEMA, POLÍTICA E ARTE, ministrado por Alexandre Guilhão, fará uma imersão pela obra do cineasta e através de análises dos filmes refletir a partir de suas bases teóricas e artísticas, e ao mesmo tempo compreender o ambiente histórico em que se passam. Sempre contextualizando as análises com a recepção crítica a que tiveram em sua época. Alguns filmes serão destacados com avaliações mais aprofundadas, mas direta ou indiretamente toda a filmografia do realizador italiano será estudada nas aulas.


Ministrante: ALEXANDRE GUILHÃO

Formado em Cinema e Mestre e Doutorando em História pela PUCRS, pesquisa as relações entre cinema e história e a constituição de um cinema político a nível global. Produziu dissertação de Mestrado que analisou a transição do Cinema em Cuba após a Revolução Cubana e os seus principais filmes. É coordenador do grupo de estudos em Cinema-História da PUCRS. Já ministrou cursos e oficinas com esta temática, bem como, coordenou simpósios temáticos e escreveu artigos sobre Cinema e História. Também cineasta, dirigiu o documentário Tomada da Casa do Povo (vencedor do II Cine Tamoio Festival). Ministrou o curso “Cinema Cubano: Os Filmes da Revolução”, pela Cine UM.


Curso presencial

BERNARDO BERTOLUCCI: CINEMA, POLÍTICA E ARTE

de Alexandre Guilhão

* Datas:

02 e 03 / Abril (sábado e domingo)

* Horário:

14h às 17h


* Duração:

2 encontros online (carga horária: 6 horas / aula)


* Local:

Cinemateca Capitólio

(R. Demétrio Ribeiro, 1085 - Porto Alegre - RS) 

* Inclui Certificado de participação

Investimento

R$ 80,00

* Valor Promocional para as primeiras inscrições: R$ 65,00

Formas de pagamento:

Boleto / Depósito ou transferência bancária / Pix

Informações

cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714


INSCRIÇÕES

https://cinemacineum.blogspot.com/2022/03/bernardo-bertolucci.html


Realização

Cine UM Produtora Cultural


INSCRIÇÕES ABERTAS

Curso online

SPAGHETTI WESTERN E O ESTILO DE SERGIO LEONE

de Rodrigo Carreiro


* Datas:

26 e 27 / Março (sábado e domingo)

Formulário de inscrição:

https://cinemacineum.blogspot.com/2022/03/spaghetti-western-e-sergio-leone.html