Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (23/12/21)

 MATRIX: RESURRECTIONS

Sinopse: Matrix: Resurrections é o novo filme da franquia Matrix, continuando a saga de Neo (Keanu Reeves) em sua busca pela libertação das pessoas aprisionadas mentalmente pelas máquinas. Em um mundo de duas realidades - a vida cotidiana e o que está por trás dela - Thomas Anderson terá que escolher seguir o coelho branco mais uma vez. A escolha, embora seja uma ilusão, ainda é a única maneira de entrar ou sair da Matrix, que é mais forte, mais segura e mais perigosa do que nunca.



A ÚLTIMA NOITE

Sinopse: Em Silent Night, acompanhamos a história de Nell (Keira Knightley), Simon (Matthew Goode) e seu filho Art (Roman Griffin Davis), uma família que está se preparando para receber amigos e familiares em um banquete de natal. Entretanto, tudo muda quando descobrem que todos vão morrer. Após uma nuvem venenosa chegar sobre o Reino Unido, a extinção é iminente. No YouTube, já é possível ver pessoas sangrando pelos olhos e ouvidos. No entanto, mesmo nesta hora de pavor final, anúncios felizes são feitos, desentendimentos surgem, pessoas dançam e ocorrem fraquezas comuns.



ANNETTE

Sinopse: Um comediante que ganha a vida fazendo stand-up (Adam Driver) está passando por sérios apuros. Isso porque, após a morte inesperada de sua esposa, ele se vê sozinho tendo que cuidar de sua filha pequena, de apenas 2 anos. Se não bastassem as dificuldades com o cuidado com a criança, ele acaba descobrindo que ela tem um dom especial.



UNDINE

Sinopse: Undine (Paula Beer) trabalha como historiadora e dá palestras sobre o desenvolvimento urbano de Berlim. Mas quando o homem que ela ama a deixa, o mito antigo a alcança. Undine tem que matar o homem que a trai e voltar para a água.


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 23 A 29 DE DEZEMBRO DE 2021 na Cinemateca Paulo Amorim

 SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES

Azor


DEVIDO AO FERIADO DE NATAL,

NÃO TEREMOS SESSÕES NOS DIAS 24 E 25 DE DEZEMBRO (SEXTA E SÁBADO)


SALA 1 / PAULO AMORIM


15h – UMA JANELA PARA O MAR Assista o trailer aqui.

(Uma Ventana al Mar – Espanha/Grécia, 2020, 105min). Direção de Miguel Ángel Jiménez com Emma Suárez, Akilas Karazisis. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Depois de receber notícias ruins de seu médico, a espanhola María, de 55 anos, resolve viajar para a Grécia com algumas amigas. Na ilha de Nisyros, ela se sente em paz e ainda conhece Stefanos, que lhe apresenta outras maneiras de encarar a vida.


17h – AZOR Assista o trailer aqui.

(Suíça-Argentina-França, 2021, 100min). Direção de Andreas Fontana, com Fabrizio Rongione, Stéphanie Cléo, Carmen Iriondo. Vitrine Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Ambientado nos anos 1980, durante a ditadura argentina, a trama acompanha Yvan, um banqueiro de Genebra que desembarca em Buenos Aires com uma missão complicada: substituir seu sócio, que desapareceu. Aos poucos, Yvan vai conhecendo os bastidores das transações de milionários argentinos que mandavam dinheiro para contas na Suíça, ao mesmo tempo em que investiga as condições em que seu colega sumiu.


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ


14h30 –CONTOS DO AMANHÃ Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 85min). Direção de Pedro de Lima Marques, com Bruno Barcelos, Duda Andreazza, Anderson Vieira, Bruno Krieger, Daiane Oliveira. Bactéria Filmes, 14 anos. Aventura/Ficção Científica.

Sinopse: Em 2165, o sequestro de uma garota chamada Michele coloca a cidade-estado Porto 01, o último reduto humano, em guerra. Jeferson, um adolescente que vive em 1999, na véspera do bug do milênio, recebe misteriosos áudios do futuro. Com uma Internet muito lenta, ele precisará encontrar uma forma de salvar a humanidade. Produção gaúcha que se destaca pelos cenários e efeitos visuais, o filme une passado e futuro com computadores 486 e uma visão do século XXII a partir de naves e aparatos high-tech.


16h30 – UMA VEZ EM VENEZA Assista o trailer aqui.

(When in Venice - Brasil/Colômbia/Alemanha/Itália - 2020, 75min) Direção de Juan Zapata, com Peter Ketnath e Bella Carrijo. Zapata Filmes, 14 anos. Romance.

Sinopse: O alemão Maximilian e a brasileira Maria se conhecem por acaso em um hotel no norte da Itália. Mesmo com visões distintas em relação ao que é o amor, eles decidem se juntar para realizar um sonho em comum: visitar Veneza, uma das cidades mais românticas do mundo.


18h30 – FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS 2021

Tabela com sinopses abaixo.


QUINTA, DIA 23 DE DEZEMBRO ÀS 18h30


UM INTRUSO NO PORÃO

(L'homme de la cave, 115min). Direção de Philippe Le Guay.

Sinopse: Em Paris, Simon e Helen decidem vender um porão no imóvel onde vivem. O novo proprietário é um homem com um passado conturbado, que aos poucos vai mudar a vida do casal.


DOMINGO, DIA 26 DE DEZEMBRO ÀS 18h30


DELICIOSO: DA COZINHA PARA O MUNDO

(Délicieux, 110min). Direção de Eric Besnard.

Sinopse: No alvorecer da Revolução Francesa, Pierre Manceron, um cozinheiro ousado, mas orgulhoso, foi demitido por seu mestre, o duque de Chamfort. Quando ele conhece uma mulher surpreendente, que deseja aprender a arte culinária, isso lhe dá autoconfiança e o leva a se libertar de sua condição de servo para empreender sua própria revolução.


TERÇA, DIA 28 DE DEZEMBRO ÀS 18h30


PARIS, 13º DISTRITO

(Les Olympiades, 105min). Direção de Jacques Audiard.

Sinopse: No bairro parisiense de Olympiades, Emilie encontra Camille, que se sente atraído por Nora, que acaba cruzando o caminho de Amber. As três garotas e o garoto se tornam amigos e, por vezes, amantes.


QUARTA, DIA 29 DE DEZEMBRO ÀS 18h30


ILUSÕES PERDIDAS

(Illusions Perdues - 150min). Direção de Xavier Giannoli.

Sinopse: Adaptado da obra de Honoré de Balzac, o filme é ambientado no século XIX e segue o jovem poeta Lucien na sua busca pela fama. Ele sai de um pequeno vilarejo do interior da França e vai viver em Paris, onde conta com ajuda de sua amante para encontrar um editor. Mas ele logo percebe que o mundo da arte é pautado por mentiras e subornos e, apesar de ser contra este sistema, decide jogar com as regras. O longa concorreu no Festival de Veneza 2021.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores tem direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional. Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.

*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.

Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Cine Dica: Em Cartaz: "A Última noite"

Sinopse: Prestes a vivenciarem a destruição iminente por uma tempestade que se aproxima com a promessa de acabar com toda as formas de vida do planeta, o casal Nell e Simon reúne seus amigos mais próximos e, junto aos filhos, celebraram o Natal em sua propriedade no interior da Inglaterra. 

A mistura de gêneros pode provocar algo no mínimo curioso, como no caso de comédias sendo cruzadas com o terror e gerando assim o subgênero "terrir". Porém, a experiência pode acabar soando estranha, principalmente para o público desavisado e que não esperava reviravoltas durante o percurso. "A Última Noite" (2021) é um desses casos em que achamos ser uma coisa e se enveredando por algo completamente diferente do que se imaginava.

Dirigido pela novata Camille Griffin, acompanhamos a história de Nell (Keira Knightley), Simon (Matthew Goode) e seu filho Art (Roman Griffin Davis), uma família que está se preparando para receber amigos e familiares em um banquete de natal. Entretanto, tudo muda quando descobrem que todos vão morrer. Após uma nuvem venenosa chegar sobre o Reino Unido, a extinção é iminente. No YouTube, já é possível ver pessoas sangrando pelos olhos e ouvidos. No entanto, mesmo nesta hora de pavor final, anúncios felizes são feitos, desentendimentos surgem, pessoas dançam e ocorrem fraquezas comuns.

O cinema "pós terror" já nos brindou com uma reunião familiar que termina em grande tragédia como no caso, por exemplo, "O Convite" (2016). Porém, Camile Griffin procura nos relaxar com todos aqueles ingredientes natalinos que os filmes de final de ano nos proporcionam, para os poucos o tom mudar e gerando um clima de desconforto que vai surgindo. Na medida em que a família se reúne os podres de cada um vêm à tona, com direito a revelações picantes e da perda de várias máscaras.

Pelo fato de os protagonistas descobrirem de um possível fim de mundo se aproximando eles começam agir das maneiras mais imprevisíveis possíveis, sendo que alguns aceitam de bom grado enquanto outros entram em grande desespero. Com um grande elenco, se destaca novamente Keira Knightley que, curiosamente, havia atuado em um filme similar anos atrás intitulado "Procura-se Um Amigo Para o Fim do Mundo" (2012). Aqui, ela não mede esforços de manter a sua família intacta, mesmo quando a própria já se encontra em frangalhos e com os nervos à flor da pele.

Vale destacar a presença magistral de Roman Griffin Davis, jovem ator que havia se consagrado no ótimo "Jojo Rabbit" (2019) e que aqui rouba a cena toda vez que se manifesta. No geral, o filme brinca com as inúmeras possibilidades da maneira como o ser humano agiria em momentos de grande desespero, ao ponto de se comportarem da forma mais estupida possível, para não dizer precipitada. Com relação a esse último ponto, os minutos finais podem gerar inúmeros momentos de desconforto e cuja a imagem final faz com que a gente se pergunte qual é a mensagem que Camille Griffin quis nos passar naquele momento e que com certeza gerará inúmeros debates ao longo do tempo.

"A Última Noite" é aquele filme que irá lhe provocar diversas sensações peculiares e fazendo questionar para si o que acabou de assistir. 


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Cine Dica: Streaming: 'Ferida'

Sinopse: Depois de passar muito tempo afastada do filho, uma ex-lutadora de MMA decadente recebe sua última chance de voltar aos ringues e recuperar a carreira. 

Halle Berry transitou entre o céu e o inferno ao longo de sua carreira como atriz. Sendo a primeira atriz negra a ganhar o Oscar de melhor atriz pelo filme "A Última Ceia" (2001) a mesma viu a carreira afundar ao estrelar o desastro "Mulher Gato" (2004). "Ferida" (2021) parece uma espécie de resposta contra os detratores que sempre acham que ela deveria desistir da carreira.

Sendo dirigido pela própria atriz, o filme conta a história de Justice" (Halle Berry), uma lutadora de MMA em decadência que falhou na única coisa que ela sempre foi boa: lutar. Quando Manny, de 6 anos, o filho que ela abandonou, retorna a sua vida, Jackie tem que vencer seus próprios demônios, enfrentando uma das estrelas em ascensão mais ferozes do mundo do MMA e lutando para se tornar a mãe que essa criança merece.

O roteiro em si não traz nenhuma novidade, pois já vimos tramas similares como no clássico "Rocky" (1975). O que talvez sustente o filme é por ele ser uma espécie de metáfora sobre toda a raiva que talvez atriz tenha carregado ao longo desses anos, tanto contra os críticos que difamavam ela, como também a própria indústria cinematográfica que lhe colocaram no pedestal, mas não se importaram de empurra-la para o abismo. Neste filme Barry diz que ainda está aqui, independente do que aconteça e com o desejo de dar tudo de si em cena.

Sua atuação, aliás, é digna de nota, onde vemos a personagem comer o pão que o Diabo amassou na medida que o tempo passa, ao sofrer nas mãos de um marido e empresário violento, como também de uma mãe com um passado complexo. A partir do momento que surge o seu filho é aí que ela vê uma chance de alcançar a sua redenção, mas para isso passará por um inferno e tendo que recomeçar tudo do zero. As feridas emocionais são que assombram os personagens, tanto para a protagonista como também para o seu filho que desde novo presenciou o horror vindo do ser humano, mas conseguindo uma nova chance através da sua mãe que nunca havia conhecido.

Em termos de direção Halle Berry demonstra que pode ir mais longe nesta nova profissão do que se imagina. Com um bom ritmo, sua câmera sempre está em movimento constante, cuja a edição se casa com a trilha sonora em hip hop e prendendo a nossa atenção mesmo em situações de pura calmaria. Mas é no ato final onde ocorre a tão esperada luta de redenção que Barry mostra para que veio, ao se entregar em uma atuação que exige grande preparo físico e ao mesmo tempo conseguindo manter o ritmo na direção desde o início.

Embora previsível "Ferida" é uma das melhores coisas que Halle Berry se envolveu em anos e provando que nunca é tarde para virar o jogo. 

Onde Assistir: Netflix. 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Cine Dica: Em Cartaz: 'Encanto'

Sinopse: Essa é a história dos Madrigal, uma família extraordinária que vive escondida nas montanhas da Colômbia, em uma casa mágica, em uma cidade vibrante, em um lugar maravilhoso conhecido como um Encanto. 

Nos últimos tempos tanto a Disney como Pixar decidiram explorar outros cantos do mundo, pois boas histórias não precisam ser necessariamente criadas somente em território americano e criando assim um leque universal de várias possibilidades de contos. Se por um lado o recente "Luca" (2021) da Pixar se passa na Itália, do outro, "Raya e o Último Dragão" (2021) explora as inúmeras possibilidades das mitologias vindas do oriente. "Encanto" segue essa linha de raciocínio, onde a Colômbia é escolhida como berço dessa nova e encantadora história.

A trama é sobre uma extraordinária família Madrigal, que vive escondida em uma região montanhosa isolada, conhecido como Encanto. A magia da região abençoou todos os meninos e meninas membros da família com poderes mágicos, desde superforça até o dom da cura. Mirabel é a única que não tem um dom mágico. Mas, quando descobre que a magia que cerca o Encanto está em perigo, ela decide que pode ser a última esperança de sua família excepcional.

Assim como os demais filmes da Disney recentes, "Encanto" fala sobre uma protagonista que possui um dom, mas não sabe ao certo qual é e procura o seu lugar na vida para ser então reconhecida pela sua família. O filme toca em assuntos familiares mais para os adultos, principalmente por aqueles que procuram um lugar ao sol no mundo, mas que acabam sofrendo por não saberem ao certo qual é o seu real papel em sua cruzada pela vida. Assuntos como esse já bastante explorados, mas sempre revistados para atender os novos públicos.

Enquanto os adultos compreendem as mensagens subliminares, as crianças, por sua vez, irão se maravilhar com o visual lírico do filme como um todo. Com cores vivas, o filme explora a cultura Colombiana em abundancia, mas toda moldada em um único cenário, mais precisamente em uma enorme casa cheia de vida e onde cada personagem possui um dom fantástico. Tudo moldado com o melhor da animação atual e que com certeza irá encher os nossos olhos.

Curiosamente, aqui não há um antagonista, sendo que os desafios que a jovem protagonista irá travar será somente as próprias desavenças que terá dentro de sua família. Mirabel, por sua vez, se diferencia das outras protagonistas da Disney, sendo que ela não é uma princesa, ou que tenha dons extraordinários, mas sim somente uma garota comum que tem o desejo de dar o melhor de si para ser reconhecida. Pelo visto, o estúdio cada vez deseja mais que as pequenas jovens se identifiquem com esse tipo de personagem, pois no nosso mundo real nem todas nasceram para serem princesas, mas sim predestinadas para fazerem a diferença com o que tem em mãos.

"Encanto" é mais uma obra encantadora da Disney, da qual faz os adultos refletirem e encantar as crianças de todas as idades. 


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Cine Dica: Streaming: 'Tick.Tick...Boom'

Sinopse: Prestes a completar 30 anos, um compositor promissor lida com o amor, a amizade e a pressão para criar algo incrível antes que o tempo acabe.

Seja você um roteirista, crítico de cinema ou escritor de um livro, você irá receber inumeros "nãos" ao longo do percurso. Deus sabe que eu sei, porém, eu nunca desisti de continuar escrevendo, pois sei que isso me levará em algum lugar e somente irei perder quando eu for desistir."Tick.Tick...Boom" (2021) fala sobre em busca de sonhos distantes, mas cuja a persistência lhe consede o que tanto procura.

Dirigido pelo estreante na direção Lin-Manuel Miranda, que havia estrelado o recente musical "Hamilton" (2020) o filme conta a história de Jon (Andrew Garfield), um jovem compositor que trabalha como garçom em Nova York, enquanto sonha em escrever um grande musical americano que vai o levar ao estrelato. Quando seu colega de quarto aceita um emprego corporativo e está prestes a se mudar, próximo ao seu aniversário de 30 anos, Jon é tomado pela ansiedade de que seu sonho é irreal e não vale a pena continuar lutando.

Jonathan Larson morreu de forma precose e não viu o seu legado ser reconhecido por todo mundo. Até aqueles não apaixonados pelo mundo musical conhecem Rent. Ou, pelo menos, a canção "Seasons of Love" que até chegou a ganhar paródia em The Office. O filme procura retratar todas essas  etapas que levaram o escritor a chegar aonde chegou, mas a cruzada foi ardua e cheio de obstáculos a serem travados.

Retratando o início dos anos noventa, Lin-Manuel Miranda procura nos passar toda aquela estética, com o direito de vermos o protagonista sendo filmado em filmes caseiros e sendo que isso era muito corriqueiro naqueles tempos. O filme também não esconde o lado dificil de vários jovens que morreram em decorrência da Aids, já que naquele tempo a doença ainda assombrava a maioria das pessoas. De forma singela, o filme  procura homenagear aqueles que partiram e que tinham algo a dizer mesmo quando essa doença os calaram.

Mas esse clima pesado é colocado em diversos momentos de lado, principalmente pelo fato de ser um verdadeiro grande musical que remete aos velhos tempos da era de ouro desse gênero. Com uma edição agil, as músicas simplesmente surgem do nada, ou elas acontecem em um momento em que o cenário estava sendo preparado para o surgimento delas. Tudo isso estrelado por Andrew Garfield, que aqui entrega a sua melhor atuação da carreira ao interpretar  Jonathan Larson.

Garfield encarna Larson como alguém com vários tregeitos, como se um poder estivesse querendo rasgar aquele corpo e e sendo impedido de liberar todo o seu potêncial guardado. O filme toca no assunto sobre grandes talentos nunca revelados, dos quais se encontram simplesmente trabalhando em uma cafeteria, mas que poderiam estar mudando o mundo. Jonathan Larson foi um desses muitos que por pouco não caiu no esquecimento, mas somente conseguiu alcançar os seus objetivos porque não desistiu, mesmo quando o sistema lhe dizia ao contrário.

O filme levanta diversas questões sobre como sobreviver neste mundo cão enquanto o mesmo freia os nossos desejos em alcançar voos mais altos. O sistema lhe diz o que deve-se fazer, mas não quer dizer que você tenha que se vender por completo, pois ele somente lhe trás dinheiro, mas jamais reconhecimento pelo seu esforço. Jonathan Larson compreendeu bem isso e mesmo não tendo testemunhado o seu reconhecimento ele venceu por jamais ter desviado do que ele estava sendo predestinado.

"Tick.Tick...Boom" é uma declaração de amor para todos que ainda sonham e lutam para passar uma mensagem positiva para o mundo. 

Onde Assistir: Netflix. 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: Próxima Sessão do Clube de Cinema de Porto Alegre: 'Uma Vez em Veneza'

Boa noite,

Repasso a mensagem do nosso Diretor de Programação:

SESSÃO COMENTADA CLUBE DE CINEMA, no último encontro de 2021.

com o produtor Douglas Limbach

Local: Sala Eduardo Hirtz, Casa de Cultura Mario Quintana

Data: 18/12/2021, sábado, às 10:15 da manhã


"Uma vez em Veneza" (When in Venice)

Brasil/Colômbia/Alemanha/Itália, 2020, 75 min, 14 anos.

Direção: Juan Zapata

Elenco: Peter Ketnath e Bella Carrijo

Sinopse: O alemão Maximilian e a brasileira Maria se conhecem por acaso em um hotel no norte da Itália. Mesmo com visões distintas em relação ao que é o amor, eles decidem se juntar para realizar um sonho em comum: visitar Veneza, uma das cidades mais românticas do mundo.



* * * * *

Solicitamos aos associados que compareçam com antecedência (até às 10 horas) para cumprimento dos protocolos sanitários.


Protocolos sanitários

Nesta retomada da programação da Cinemateca Paulo Amorim – Espaço Banrisul de Cinema, a equipe está atenta a todos os cuidados e protocolos referentes à pandemia da Covid-19. O uso da máscara é obrigatório durante toda a sessão. O limite de ocupação das salas é de 40% dos espectadores

Há totens com álcool gel nos saguões e banheiros

De acordo com o Decreto Estadual 56.120, é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação (aplicativo Conecte SUS, caderneta ou cartão de vacinação) para ingressar no cinema de acordo com o seguinte cronograma:

• 30 a 39 anos: primeira dose ou dose única de 1º a 31 de outubro e esquema vacinal completo a partir de 1º de novembro. 

• 18 a 29 anos: primeira dose ou dose única de 1º outubro a 30 novembro e esquema vacinal completo a partir de 1º de dezembro.


Atenciosamente,

Carlos Eduardo Lersch

Diretor de Programação CCPA.