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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 25 de março de 2019

Cine Dica: Cristiano Burlan, Shirley Clarke, Ornette Coleman e Projeto Raros (26 de março a 3 de abril)

DOCUMENTÁRIO SOBRE MÚSICA GOSPEL E FILME DE SHIRLEY CLARKE SOBRE ORNETTE COLEMAN SÃO ATRAÇÕES DA SEMANA DOS ESTADOS UNIDOS CRISTIANO BURLAN DEBATE ELEGIA DE UM CRIME
PESADELO EM SALA DE CINEMA NO PROJETO RAROS
AS FILHAS DO FOGO ENTRAM EM CARTAZ

Na terça-feira, 26 de março, às 19h30, a Cinemateca Capitólio Petrobras e a Vitrine Filmes apresentam a sessão de pré-estreia do documentário Elegia de um Crime, com a presença do diretor Cristiano Burlan. Antes do longa, será exibido o curta-metragem Imaginário, também realizado pro Burlan. A mediação é do crítico Marcus Mello.

Nos dias 30 e 31 de março, a Cinemateca Capitólio Petrobras e o Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegreapresentam a sessão dupla Variações sobre um tema, com a exibição das cópias restauradas de Diga Amém, Alguém, deGeorge T. Nierenberg, e Ornette: Made in America, de Shirley ClarkeCom curadoria e produção de Aaron Cutler e Mariana Shellard, da Mutual Films, sessão faz parte da programação da Semana dos Estados Unidos em Porto Alegre.Entrada franca.

Na sexta-feira, 29 de março, às 20h, o Projeto Raros apresenta Popcorn – O Pesadelo Está de Volta, de Mark Herrier, um clássico da era de ouro do VHS. Com projeção em HD e legendas em português, o filme será comentado pelo crítico e pesquisador Carlos Thomaz Albornoz. Entrada franca.

A partir de 26 de março, o filme As Filhas do Fogo, de Albertina Carri, sucesso na mostra Cinema da América Latina, entra em cartaz na Cinemateca Capitólio Petrobras. O valor do ingresso é R$ 16,00, com meia entrada para estudantes e idosos.

VARIAÇÕES SOBRE UM TEMA

Diga amém, alguém e Ornette: Made in America
Semana dos Estados Unidos na Cinemateca Capitólio Petrobras

A sessão dupla “Variações sobre um tema” traz para a Cinemateca Capitólio Petrobras duas grandes obras do cinema documental que apresentam o melhor da música e cultura norte-americanas. Diga amém, alguém (1982), dirigido por George T. Nierenberg, é um comovente retrato da vida de cantores gospel, protagonizado por Thomas A. Dorsey e Willie Mae Ford Smith, o primeiro, responsável por levar a palavra de Deus para o blues e este para dentro das igrejas, e, a segunda, a voz que popularizou a recém criada música gospel nos anos de 1930. Ornette: Made in America (1985), dirigido por Shirley Clarke, mimetiza o estilo ousado e único do criador do free jazz, Ornette Coleman, através de cenas de concertos realizados em diferentes momentos de sua carreira, entrevistas e dramatizações esporádicas de sua infância.
Os dois filmes passarão em cópias digitais recém-restauradas da distribuidora norte-americana Milestone Film & Video. A sessão dupla tem curadoria e produção de Aaron Cutler e Mariana Shellard, e conta com o patrocínio do Consulado dos Estados Unidos no Brasil em Porto Alegre.

Diga amém, alguém
(Say Amen, Somebody)
dir. George T. Nierenberg, 1982, EUA, 101min, 35 mm para DCP
30/03 - 19h30
31/03 - 18h

Diga amém, alguém é um comovente retrato da vida de cantores gospel protagonizado por Thomas A. Dorsey (1899-1993) e Willie Mae Ford Smith (1904-94), o primeiro, responsável por levar a palavra de Deus para o blues e este para dentro das igrejas protestantes dos Estados Unidos e a segunda, a voz que popularizou a recém criada música gospel nos anos de 1930. Emocionantes apresentações musicais, durante as quais ouvimos as boas novas nas vozes de grandes cantores como Willie Mae, Zella Jackson Price, as irmãs Barrett e os gêmeos O’Neal, são intercaladas por vislumbres de suas vidas cotidianas, seus conflitos familiares, o sucesso material, o chamado divino e as contradições do machismo perante um dom predominantemente feminino.
O filme foi restaurado em 4K a partir do negativo óptico em 35 mm pela Metropolis Post, com o áudio restaurado pela Audio Mechanics. A restauração foi produzida pelo Academy Film Archive, Smithsonian National Museum of African American History and Culture e pela Milestone Film & Video e estreou no Festival de Berlim em 2019. 

Ornette: Made in America
dir. Shirley Clarke, 1985, EUA, 77min, 35 mm para DCP
30/03 - 21h30
31/03 - 16h

O último filme concluído de Shirley Clarke, uma importante cineasta experimental nova-iorquina, se estrutura de forma não linear, mimetizando o estilo ousado e único do criador do free jazz, Ornette Coleman (1930-2015). Ele intercala depoimentos de músicos, teóricos, amigos e parentes, trechos de apresentações musicais e dramatizações da infância do músico, sugerindo uma narrativa do pobre garoto que de sua cidade natal e retorna como herói. O fio condutor é a performance de uma nova composição sinfônica de Coleman, “Skies of America”, realizada na sua cidade de Fort Worth, Texas, a partir da qual alternam-se outras peças musicais, como uma homenagem ao arquiteto visionário Buckminster Fuller – um dos heróis do jazzista – o encontro com os músicos marroquinos de Joujouka, do qual também participam William S. Burroughs e o músico e crítico Bob Palmer, e uma experiência midiática de comunicação via satélite com músicos tocando juntos, a quilômetros de distância, no Harlem e no World Trade Center.
O filme Ornette: Made in America foi preservado a partir do negativo original em 35 mm pelo restaurador Ross Lipman do UCLA Film & Television Archive, com o áudio restaurado pela Auto Mechanics. A restauração digital foi feita em parceria de Lipman com Ed Lachman (o cinegrafista do filme) e Dennis Doros, da distribuidora Milestone Films.

ELEGIA DE UM CRIME
Brasil, 2018, DCP, 92 minutos
Direção: Cristiano Burlan
Distribuição: Vitrine Filmes

Uberlândia, Minas Gerais, 24 de fevereiro de 2011. Isabel Burlan da Silva, mãe do diretor, é assassinada pelo parceiro. “Elegia de um crime” encerra a “Trilogia do luto”, que aborda a trágica história da família. Diante da impunidade, o filme mergulha numa viagem vertiginosa para reconstruir a imagem e a vida de Isabel.

PESADELO EM SALA DE CINEMA NO PROJETO RAROS

Em sintonia com a mostra Cinemas do Brasil, que resgata histórias e experiências nos cinemas de rua brasileiros, o Projeto Raros apresenta na sexta-feira, 29 de março, às 20h, o terror Popcorn – O Pesadelo Está de Volta (Popcorn, Estados Unidos, 1991, 90 minutos), de Mark Herrier, um clássico da era de ouro do VHS. Com projeção em HD e legendas em português, o filme será comentado pelo pesquisador Carlos Thomaz Albornoz. Entrada franca.

Em Popcorn, Maggie é uma estudante de cinema que tem pesadelos recorrentes com imagens absurdas de horror e violência. Quando seus colegas resolvem promover um festival de filmes de terror e ficção científica de baixo orçamento, reabrindo uma velha sala de cinema, encontram a única cópia de uma produção maldita chamada "The Possessor".
O filme de Herrier, mais conhecido por sua atuação na série de filmes Porky’s, é uma espécie de prenúncio para o horror auto-reflexivo e metalinguístico de O Novo Pesadelo e Pânico, dirigidos por Wes Craven. A obra foi rodada em Kingstom, na Jamaica.

GRADE DE HORÁRIOS
26 de março a 3 de abril de 2019

26 de março (terça-feira)
14h – Semana dos Estados Unidos
17h – As Filhas do Fogo
19h30 – Elegia de um Crime + debate com Cristiano Burlan

27 de março (quarta-feira)
14h – Semana dos Estados Unidos
17h – As Filhas do Fogo
19h – Cinemas do Brasil: O Cinema Vive!
20h30 – Pré-lançamento da série Chuteira Preta

28 de março (quinta-feira)
14h – Semana dos Estados Unidos
17h – As Filhas do Fogo
20h – Cinemas do Brasil: Memorabilia
21h – Cinemas do Brasil: O Novo Cinema de Rua

29 de março (sexta-feira)
14h – Semana dos Estados Unidos
17h – As Filhas do Fogo
19h – Cinemas do Brasil: Espectadores
20h – Projeto Raros (Popcorn - O Pesadelo Está de Volta)

30 de março (sábado)
14h – Ser Criança
16h – As Filhas do Fogo
18h – Cinemas do Brasil: Cinema no Interior
19h30 - Diga Amém, Alguém
21h30 - Ornette: Made in America

31 de março (domingo)
14h – As Filhas do Fogo
16h - Ornette: Made in America
18h – Diga Amém, Alguém
20h – Cinemas do Brasil: Cine São Paulo – O Estado das Coisas 

2 de abril (terça)
14h – Semana dos Estados Unidos
16h – As Filhas do Fogo
18h – Divulgação em breve
20h – Divulgação em breve

3 de abril (quarta)
14h - Divulgação em breve
16h – As Filhas do Fogo
18h - Divulgação em breve
20h – Divulgação em breve

sexta-feira, 22 de março de 2019

Cine Especial: DAVID CRONENBERG: Extra


Nos dias 23 e 24 de Março, eu estarei participando novamente do curso “David Cronenberg: Seu Cinema e suas Obsessões”, criado pelo Cine Um e ministrado pela Prof.ª Dr.ª Rosângela Fachel de Medeiros. E enquanto esses dois dias não vêm confira abaixo as minhas analises sobre os dois últimos filmes do cineasta e que não haviam sido analisados no curso anterior.     

"Cosmopolis" (2012)
Leia a minha matéria já publicada clicando aqui. 

"Mapa para as Estrelas" (2014) 
Leia a minha matéria já publicada clicando aqui. 


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Cine Curiosidade: Atriz internacional Cris Lopes vive Marilyn Monroe francesa no longa metragem Truck in Texas

 A Ficção Road-Movie rodou cenas na Rota 66 nos Estados Unidos e promete sucesso total no Brasil

A atriz internacional Cris Lopes retornou de férias mais cedo este ano para iniciar sua agenda de gravações filmando no Brasil suas cenas no longa-metragem Truck in Texas. Em fase de produção, o filme tem feito sucesso já nas filmagens e rodou agora cenas na Rota 66 nos Estados Unidos.

 Toda equipe do filme esteve em São Paulo para produzir as cenas com a atriz internacional Cris Lopes no Vale do Anhangabaú, centro da capital paulista. Cris vive uma diva do cinema rodeada de paparazzis: a personagem é uma estrela glamurosa ao estilo Marilyn Monroe em que a atriz contracena em francês com o protagonista da trama ator Matheus Canaverde.
 O filme "Truck in Texas" é uma ficção de road-movie, com elementos de humor negro e terror. A trama é ambientada na Rota 66 e mostrará os eventos desencadeados após um caminhoneiro oferecer carona para um peão de rodeio, tudo fica ainda mais misterioso quando Daisy entra em cena, a dama da rosa vermelha.

 O Roteiro e Direção é de Jefferson José, uma produção de Argonauta's e da Alterea Filmes, com a direção de produção de Bruno Benetti. O elenco conta com os protagonistas: Mateus Canaverde, Ênio Cézar, Thamara Santana, Mirovaldo Flauzino e a Participação especial da Atriz internacional Cris Lopes e grande elenco.
 Equipe de Truck in Texas: Adriano Pedro, Marcelo Vaz, Jefferson Takano, Bruno Benetti, Eder dos Santos, Messias Henrique, Renato Pereira, Raquel Freire, Rafael Castro, Ronilson Luis, Flávio Correa, Leo Zincone, Eletusa Martins, Wanessa Brazil, Cheyliane Nunes, Douglas Valentim, Ronaldo Machado, Joaquim Antônio, Banda Seven Days Wind, Hélio Moura, João Martins, Manuel Custódio, Pamela Mira, Yane Reis, Bruna Monteiro, Sebastião Marques, André Tossani, Edmar Sebastião, Lilia Marcelino, Denise Teixeira, Ricardo Pereira, José Madeira, Lucas Oliveira, Marcos Cardoso, Rodrigo Madeira, Juliana Madeira.
Curtir Fan Page Cine & TV com entrevistas internacionais: atriz internacional Cris Lopes @crislopesoficial  https://www.facebook.com/crislopesoficial 
Créditos Fotos: Divulgação:  atriz internacional Cris Lopes   filme @truck.in.texas
Divulgação: Brasil/Portugal/Espanha/Argentina/Uruguai/México/Perú :  Imprensa CL  (5511) 3835.7205  - Entrevistas (5511) 996530651
email: imprensacl@terra.com.br

quinta-feira, 21 de março de 2019

Cine Dicas: Estreias do final de semana (21/03/19)

A Cinco Passos de você

Sinopse: Dois jovens se apaixonam inesperadamente enquanto realizam tratamentos para suas doenças graves. Com pouco tempo de vida sobrando, o casal vive cada momento do relacionamento como se fosse o último, transformando situações banais em algo especial e único.

Alaska 

Sinopse: Anos após se separarem, Ana e Fernando decidem visitar, mais uma vez, a Chapada dos Veadeiros, que foi cenário de uma intensa história de amor entre os dois. A viagem é uma segunda chance para essa paixão.

As Cores da Serpente 

Sinopse: Um registro afetivo sobre a história do Coletivo Murais da Leba, a maior intervenção de grafite da África, procurando entender as motivações dos artistas participantes.

Chorar de Rir

Sinopse: Estrela do programa de TV Chorar de Rir, Nilo Perequê é um grande nome da comédia no país. Quando ganha o prêmio de melhor comediante do ano, o humorista decide mudar radicalmente sua carreira e se dedicar totalmente ao drama.


CINE HOLLIÚDY 2: A CHIBATA SIDERAL

Sinopse: Em Pacatuba (CE), nos anos 1980, com a massificação da TV, Francisgleydisson, apaixonado pela Sétima Arte, se vê obrigado a fechar o seu querido Cine Holliúdy.


JORGINHO GUINLE: SÓ SE VIVE UMA VEZ

Sinopse: Jorge Eduardo Guinle ficou conhecido, ao longo de sua vida, como um dos maiores playboys cariocas. Gozando do patrimônio da família abastada, circulou entre os melhores bares e boates da cidade, criando uma gama de contatos que o consagraram como o primeiro "promoter" do país.

O Retorno de Ben

Sinopse: Ben Burns é um problemático jovem que volta para a casa de sua família na noite de Natal. Sua mãe, Holly, o recebe com todo amor, porém logo percebe que ele ainda pode trazer perigo para o lar. 

Um Ato de Esperança 

Sinopse: Com seu casamento em ruínas, Fiona Maye, membro da suprema corte, tem em suas mãos uma decisão que pode mudar muitas vidas. Pelo poder que a justiça lhe concede, ela é capaz obrigar um garoto que está entre a vida e a morte a receber uma transfusão de sangue que pode salvar a vida do rapaz. 

Um Banho de Vida 

Sinopse: Bertrand está no “auge” dos seus quarenta anos e sofre de depressão. Depois de usar uma série de medicamentos que não surtiram nenhum efeito, começa a frequentar a piscina municipal do bairro onde vive. Lá conhece outros homens com histórias semelhantes a sua. 


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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 21 A 27 DE MARÇO 2019

PROGRAMAÇÃO DE 21 A 27 DE MARÇO 2019
SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES
SALA 1 / PAULO AMORIM
Normandia Nua
14h – NORMANDIA NUA
(Normandie Nue - França, 2018, 110min). Direção de Philippe Le Guay, com François Cluzet, Toby Jones. Mares Filmes, 14 anos. Comédia dramática.
Sinopse: O prefeito da pequena cidade de Mêle sur Sarthe, na Normandia francesa, busca maneiras de ajudar os agricultores da região, que sofrem com a crise econômica. Quando o famoso fotógrafo norte-americano Blake Newman passa pela cidade, surge a ideia de realizar um grande nu coletivo como forma de protesto.
* Não haverá sessões nos dias 21, 22, 23 e 27 de março.

14h30 – TEU MUNDO NÃO CABE NOS MEUS OLHOS - ENTRADA FRANCA
23 de Março, Sábado, às 14h30 - Sala Paulo Amorim
(Brasil, 95min, 2018). Direção de Paulo Nascimento. Com Edson Celulari, Leonardo Machado e Soledad Villamil. Drama. Classificação: 10 anos.   

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Com Audiodescrição, Legendas e Tradução para Libras

SinopseVitório, cego de nascença, é dono de uma famosa pizzaria herdada de seu pai no tradicional bairro do Bixiga, em São Paulo. Ele vive feliz na companhia da mulher Clarice e da filha Alicia, ambas com visão normal, e não tem maiores dificuldades no seu cotidiano. Mas, ao descobrir que existe a possibilidade de enxergar, Vitório começa a viver um grande conflito.
Sessao de Cinema Inclusivo.jpg

16h – GUERRA FRIA
(Zimna Wojna - Polônia/França, 2018, 90min). Direção de Pawel Pawlikowski, com Joanna Kulig e Tomasz Kot. Califórnia Filmes, 14 anos. Drama.
SinopseNo período da Guerra Fria, nos anos 1950, uma jovem cantora e um pianista poloneses se apaixonam. Mas a Polônia stalinista tolhe as liberdades dos dois amantes e a única solução pode ser o exílio na Europa ocidental. O filme foi um dos cinco indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
* Não haverá sessão no dia 23 de março (sábado) devido a Sessão de Cinema Inclusivo.

17h40 – O REI DE ROMA
(Io Sono Tempesta - Itália, 2019, 100min). Direção de Daniele Luchetti, com Marco Giallini, Elio Germano. Pagu Filmes, 14 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Numa Tempesta, poderoso empresário de Roma, é condenado por evasão de divisas - e sua pena será prestar serviços comunitários em um abrigo moradores de rua. O que surge nesta relação forçada é um amplo panorama das características e desejos humanos, que na maioria das vezes não fazem distinção de classe econômica ou social.
19h30 – A ESPOSA
(The Wife - Suécia/Estados Unidos, 2018, 100min). Direção de Björn Runge, com Glenn Close e Jonathan Pryce. Pandora Filmes, 12 anos. Drama.
Sinopse: Joan Castleman é casada há 40 anos com um escritor famoso, que acaba de ser indicado para receber o Prêmio Nobel de Literatura. Mas o marido de Joan também é um homem controlador e dependente, que nunca reconheceu os talentos da esposa.Glenn Close foi indicada ao Oscar de melhor atriz por sua atuação.

SALA 3 / NORBERTO LUBISCO

15h – YOMEDINNE – EM BUSCA DE UM LAR
(Yomedinne - Egito/Áustria, 2019, 95min). Direção de A. B. Shawky, com Rady Gamal, Ahmed Abdelhafiz. Imovision, 14 anos. Drama.

SinopseBeshay, que carrega no corpo as marcas da lepra, se junta a um menino negro e órfão para realizar um sonho: reencontrar sua família. O filme foi indicado pelo Egito para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

16h50 – A CASA DE VERANEIO
(Les Estivants - França, 2018, 130min). Direção de Valeria Bruni Tedeschi, com Valeria Bruni Tedeschi, Pierre Arditi, Valeria Golino. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.

SinopseAnna e sua família estão de férias, em uma linda casa no litoral da França. Apesar da linda paisagem, a convivência de todos - incluindo os empregados - acaba trazendo à tona segredos do passado e questões mal resolvidas.

19h15 – AS FILHAS DO FOGO (ESTREIA)
(Las Hijas del Fuego - Argentina, 2018, 110min). Direção de Albertina Carri, com Cristina Banegas, Sofía Gala, Erica Rivas. Vitrine Filmes, 18 anos. Drama erótico.

Sinopse: A partir da Terra do Fogo, três mulheres viajam pela Argentina com o objetivo de fazer um filme pornográfico e descobrir novas formas de prazer e relacionamento - bem longe dos homens.

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PREÇOS DOS INGRESSOS:
TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS).
SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS).
CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.
Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.
*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.
A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos.
Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelo telefone (51) 3226-5787.

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quarta-feira, 20 de março de 2019

Cine Dica: Em Cartaz: 'Nós' - Corra para assistir

Sinopse: Adelaide e Gabe levam a família para passar um fim de semana na praia e descansar. Eles começam a aproveitar o ensolarado local, mas a chegada de um grupo misterioso muda tudo e a família se torna refém de seres com aparências iguais às suas. 

Um filme sobrevive ao teste do tempo se ele obter uma nova releitura através do olhar de um novo público. "Bebê de Rosemary" (1968), por exemplo, pode ser simplificado atualmente, tanto como filme de horror sobre o filho do demônio, como também sobre uma mulher que sofre depressão após ter sofrido um possível estupro. Já o "O exorcista" (1973) pode ser simplificado tanto como um filme de possessão, como também sobre as inúmeras possibilidades sobre um possível poder da mente das pessoas e das possibilidades das quais elas podem criar.
Dito isso, os melhores filmes do gênero de horror são aqueles que sintetizam uma ideia que vai muito mais além das cenas grotescas e cheias de sangue. "Corra" (2017), de Peter Jordan Peele usou fórmulas clássicas de sucesso do gênero para falar sobre racismo, perseguição e o medo sobre os tempos contemporâneos. Eis que o cineasta dá mais um passo à frente com "Nós", filme que gerará muitos debates, dúvidas, mas acima de tudo, nos fará pensar sobre qual o lado certo que nos encontramos dentro da trama.
O filme conta a história de Adelaide (Lupita Nyong'o) e Gabe (Winston Duke) casal que decide levar os seus dois filhos para passar um fim de semana na praia e descansar em uma casa de veraneio. Eles viajam principalmente para aproveitar o ensolarado local, mas a chegada de um grupo misterioso muda tudo e a família se torna reféns em uma noite cheia de revelações.
"Nós" é um daqueles filmes que se deve falar muito pouco sobre o conteúdo da sua trama, pois basta uma linha dessa escrita que ela pode muito bem revelar coisas que não se devia. O bom filme é aquele que você vai assisti-lo sem saber muito sobre ele, do qual acaba lhe pegando desprevenido e fazendo refletir sobre o que havia assistido. Se filmes clássicos como, por exemplo, "O Sexto Sentido" (1999), fez a gente pensar sobre o seu revelador final, "Nós" nos faz pensar desde o começo até os seus surpreendentes segundos finais.
Peter Jordan Peele já monta o filme desde o início com inúmeros simbolismo, que vão desde as referências aos clássicos como "Alice no País das Maravilhas"(1951), como também "A Máquina do Tempo" (1960) e até mesmo Metrópolis (1927). Acima de tudo, é um filme que debate sobre uma parte da sociedade que se encontra excluída, que é tachada como minoria e da qual sempre busca um lugar ao sol. Mas no decorrer do filme, novamente, ficamos nos perguntando de qual lado certo nos encontramos dentro da trama?
Assim como "Corra", Peter Jordan Peele novamente usa certos artifícios para se fazer uma metáfora sobre o mundo atual. Porém, é mais precisamente sobre o próprio povo norte americano, que sempre vende uma propaganda de união entre os povos, quando na verdade é uma sociedade hipócrita, dividida e que se esconde por detrás das máscaras. Os minutos inicias, aliás, simbolizam os tempos de utopia que a era Ronald Reagan vendia para o povo norte americano, mas que visto hoje soa hipócrita e sem vida.
Esse lado hipócrita, por sua vez, se nasce uma espécie de oposição, da qual ela é excluída por uma sociedade formada por classes dominantes e que não aceitam pessoas que elas acreditam serem diferentes. Porém, a oposição pode ser justamente os próprios que ergueram os pilares da civilização, mas cujo o prêmio é ter obtido o esquecimento e se tornando assim uma sociedade zumbi que deseja acordar de um terrível pesadelo.
Uma vez que essa oposição se desfaz das amarras ela dá de encontro com a sociedade que acredita ser a verdadeira dominante da terra. É aí que surge o simbolismo do duplo, do qual pode até ser simplificado por uma solução fácil, mas que existe uma complexidade muito maior do que nós imaginamos. Uma vez que os dois lados da mesma moeda se encontram se nasce um duelo físico, verbal e do qual ambas as partes exigem o seu lugar de direito nesse mundo.
Nesse caso, Lupita Nyong'o nos brinda com a sua melhor interpretação de sua carreira, onde ela interpreta a protagonista principal da trama e o seu duplo e onde ambas possuem inúmeros segredos a serem revelados. Do princípio até o seu ápice final, a personagem de Lupita vai desvendando inúmeras camadas de sua pessoa, uma vez que isso acontece quando ela avança contra cada obstáculo, por vezes, perigoso. Porém, tanto ela como a sua família se tornam cada vez mais implacáveis pelo direito da sobrevivência e fazendo despertar em cada um deles um lado que até então cada um desconhecia.
Mas até que ponto sabemos sobre o que realmente está acontecendo na trama? Será que estamos do lado certo da história enquanto assistimos ela? Peter Jordan Peele dá um show de um verdadeiro cineasta autoral, onde a sua câmera desfila pelos cenários e jogando inúmeras informações das quais nem todas serão decifradas em uma primeira sessão. Cada enquadramento é algo revelador, como se o cineasta nos dissesse, somente com as imagens, que os segredos escondidos dentro da trama estão bem mais a nossa frente do que a gente imagina.
Com uma pequena, porém, impactante participação da atriz Elisabeth Moss, da série "The Handmaid's Tale", "Nós" é um filme que facilmente entrará para história do cinema e que sempre passará por novas releituras ao longo das décadas. 


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Cine Dica: LA FLOR DE MARIANO LLINÁS EM EXIBIÇÃO

ÚLTIMAS SESSÕES DE UM ELEFANTE SENTADO QUIETO, RAIVA E WAJIB

A mostra Cinema da América Latina segue em cartaz na Cinemateca Capitólio Petrobras até o dia 24 de Março, com as exibições dos filmes argentinos O Silêncio é um Corpo que Cai e La Flor, o uruguaio Belmonte, o boliviano Algo Queima e o dominicano Cocote.Com 868 minutos, o filme La Flor, de Mariano Llinás, será exibido em três partes no sábado, 23 de março (14h e 19h), e no domingo, 24 de março (16h).

Os filmes Um Elefante Sentado Quieto, Raiva e Wajib ganham as últimas exibições nos dias 21 e 22 de março.

Informações importantes sobre a exibição de La Flor:

64 ingressos serão vendidos antecipadamente a partir de terça-feira, 19 de março, no horário de funcionamento da Cinemateca Capitólio Petrobras, entre 9h e 20h. O ingresso custa R$ 10,00 e vale para as três partes do filme.
Se houver disponibilidade, o ingresso também pode ser comprado para apenas uma das partes, pelo mesmo valor. O filme contém intervalos (um na primeira, dois na segunda e dois na terceira parte)
A mostra Cinema da América Latina é a primeira atividade do projeto Cinemateca Capitólio Petrobras – programação especial 2019.  Durante os meses de março a novembro, a Cinemateca Capitólio Petrobras promoverá uma programação especial com 26 atividades com patrocínio master da Petrobras através da Lei Rouanet/Governo Federal e cooperação cultural da Fundacine – Fundação Cinema RS e Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Cultura.

GRADE DE HORÁRIOS
21 de março (quinta-feira)
15h – Um Elefante Sentado Quieto  
19h – O Silêncio é um Corpo que Cai (Cinema da América Latina)
20h30 – Belmonte (Cinema da América Latina)

22 de março (sexta-feira)
14h – Raiva
16h – Wajib – Um Convite de Casamento
19h – Algo Queima (Cinema da América Latina)
20h30 – Cocote (Cinema da América Latina)

23 de março (sábado)
14h – La Flor Parte 1 (Cinema da América Latina)
19h – La Flor Parte 2 (Cinema da América Latina)

24 de março (domingo)
14h – Belmonte
16h – La Flor Parte 3 (Cinema da América Latina)