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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Cine Dica: Lav Diaz, Guto Parente e Projeto Raros grego (31 de janeiro a 6 de fevereiro)

PRÉ-ESTREIA DE ÓPERA ROCK FILIPINA
GUTO PARENTE EM RETROSPECTIVA
FILME DE CULTO GREGO NO PROJETO RAROS
O Clube dos Canibais de Guto Parente

A nova programação da Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta a pré-estreia de Estação do Diabo, a ópera rock política do renomado diretor filipino Lav Diaz e as primeiras sessões especiais da mostra A Vingança dosFilmes B – Parte VIII, incluindo a sessão de abertura com a sessão comentada de O Clube dos Canibais com a presença de Guto Parente e uma edição especial do Projeto Raros com um dos filmes mais extremos da história do cinema: Singapore Sling, de Nikos Nikolaidis.  

A programação da primeira semana da mostra A Vingança dos Filmes B ainda apresenta uma sessão da meia-noite com o espanhol O Dia da Besta, de Álex de la Iglesia, e a exibição de um dos filmes mais transgressores docinema gaúchoAdyos, General, de Omar “Matico” Barros.
  
PRÉ-ESTREIA DE ESTAÇÃO DO DIABO DE LAV DIAZ

Nos dias 31 de janeiro e 05 e 06 de fevereiro, a Cinemateca Capitólio Petrobras promove três sessões de pré-estreia de Estação do Diabo, a ópera rock política do renomado diretor filipino Lav Diaz. O valor do ingresso é R$ 16,00, com meia entrada para estudantes e idosos.

Estação do Diabo
(Ang Panahon ng Halimaw)
um filme de Lav Diaz
234 min., 2018, Filipinas, DCP

sinopse No final dos anos 70, uma gangue de policiais controlada por militares aterroriza uma remota aldeia nas Filipinas. O terror infligido aos cidadãos não é apenas corporal, mas também altamente psicológico. As pessoas são constantemente alimentadas com histórias apócrifas sobre o líder da aldeia. Algumas almas lutam, recusando-se a desistir. O poeta, professor e ativista Hugo Haniway procura desesperadamente descobrir a verdade sobre o desaparecimento de sua esposa. Neste novo filme de Lav Diaz, narrativa e os personagens são uma combinação entre eventos reais e pessoas daquela época. Uma história de amor passada no período mais sombrio da história das Filipinas: a ditadura de Ferdinando Marcos. Uma ópera rock filipina com música e letras de Lav Diaz.

O ESTRANHO CINEMA DE GUTO PARENTE
  
O grande homenageado da oitava edição da mostra A Vingança dos Filmes B é o diretor Guto Parente, que ganha retrospectiva durante o evento com a exibição de cinco filmes. A sessão de abertura da mostra, em 31 de janeiro, às 20h, apresenta O Clube dos Canibais (2018). Retratando o lado mais grotesco das elites brasileiras, o filme estreou mundialmente no Festival de Rotterdam de 2018 e ganha uma das primeiras exibições brasileiras na Cinemateca Capitólio Petrobras. O valor do ingresso é R$ 10,00, mas todos pagam meia entrada na programação da mostra.

Com 35 anos e 8 longas em sua filmografia, Guto Parente segue uma aventura cinematográfica sem par no cenário contemporâneo brasileiro desde o final da última década, quando fundou, ao lado de Pedro Diógenes, Luiz e Ricardo Pretti, o coletivo Alumbramento. A partir do delirante kitsch psicodélico Doce Amianto, em 2013, realizado ao lado do músico e poeta Uirá dos Reis, Guto começou a aventurar novas parcerias. Em A Misteriosa Morte de Pérola (2015), filme que resgata com muita originalidade a tradição do terror dos filmes de casas mal-assombradas,a direção e o protagonismo são divididos com Ticiana Augusto Lima. No recente melodrama Inferninho (2018), Guto retoma a parceria com o primo Pedro Diógenes e cria uma das mais transbordantes histórias de amor dos últimos anos. Todas as obras da retrospectiva, que inclui também a ficção-científica absurdista O Estranho Caso de Ezequiel (2016), refletem a busca constante pela experimentação da linguagem e o modo fascinante como o diretor trabalha as possibilidades da fabulação em diversos gêneros cinematográficos.

A grande de programação completa com as sinopses de todos os filmes está disponível em:http://www.capitolio.org.br/novidades/2473/a-vinganca-dos-filmes-b-parte-viii-o-estranho-cinema-de-guto-parente/

PROJETO RAROS APRESENTA FILME DE CULTO GREGO

Na sexta-feira, 01 de fevereiro, às 20h, uma edição especial do Projeto Raros dentro da mostra A Vingança dosFilmes B – Parte VIII apresenta Singapore Sling (O anthropos pou agapise ena ptoma, 1990, 110), de Nikos Nikolaidis, um marco grego do cinema extremo. Após a sessão, há um debate com Luciana Tubello Caldas, Mestraem Educação pela UFRGS, integrante do Cineclube Academia das Musas e idealizadora do projeto Cinema Popular. A sessão tem entrada franca.

Singapore Sling
(O anthropos pou agapise ena ptoma)
Grécia, 1990, 110, HD
De Nikos Nikolaidis
Com: Meredyth Herold, Panos Thanassoulis, Michele Valley Legendas em português

Um detetive alcoólatra procura por seu amor desaparecido, supostamente morto, e acaba aprisionado por duas mulheres psicóticas, que o submetem a inúmeras torturas e depravações. Controversa homenagem ao cinema noir através de uma releitura radical de suas tramas e estética, amparado especialmente em “Laura”, de Otto Preminger. Em “Singapore Sling”, sexo, loucura e morte servem de combustível para uma intensa experiência de cinema extremo.


GRADE DE PROGRAMAÇÃO
31 de janeiro a 6 de fevereiro de 2019

31 de janeiro (quinta-feira)
14h – Rasga Coração
16h - Estação do Diabo (pré-estreia)
20h – Sessão de Abertura: Clube dos Canibais (81') + debate com Guto Parente

1º de fevereiro (sexta-feira)
14h – Rasga Coração
17h – O Estranho Cinema de Guto Parente: Doce Amianto (70')
18h30 – Lucio Fulci, Poeta da Crueldade: A Casa do Cemitério (86’)
20h – Projeto Raros: Singapore Sling (110')

02 de fevereiro (sábado)
15h – O Estranho Cinema de Guto Parente: Inferninho (82')
16h30 – Sessão Shoot or Die I: Inside (SP / 2’), de Joel Caetano; Gorete (RS /15’), de Nícolas Mabilia; Hoax  (ES /18’), de Thiago Amaral; A Janela da Outra (10’), de Larissa Anzoategui; Diagnose (10’), Diego Camelo; Âmago (20’), de Leo Miguel; A Mesa no Deserto (15’ ), de Diego Scarparo; Scratchs (2’), de Joel Caetano. Total: 82’
18h30 – Lucio Fulci, Poeta da Crueldade: Pavor na Cidade dos Zumbis (93’)
20h30 – Adeus aos Mestres I: Nicolas Roeg – Inverno de Sangue em Veneza (110')
23h59 – Maldita Meia Noite: O Dia da Besta (103')

03 de fevereiro (domingo)
15h – O Estranho Cinema de Guto Parente: A Misteriosa Morte de Pérola (62')
16h30 – Especial Memórias da Boca do Lixo: Amigos Filmam Amigos (75')
18h- A Vingança do FECEA: Fingerman (5’), Guts and Glory (3’), Surprise (6’), Chica Camina Sola En El Estacionamento (3’50”), She’s Wating (7’), Chateau Sauvignon: terroir (13’), The Screen Behind the Mirror (8’26”), La Chambre Noire(20’). Total: 67’
20h - Lucio Fulci, Poeta da Crueldade: Zumbi 2- A Volta dos Mortos (91') – 40 Anos

05 de fevereiro (terça-feira)
14h - Estação do Diabo (pré-estreia)
18h – Lucio Fulci, Poeta da Crueldade: Os Quatro do Apocalipse (104’)
20h – Lucio Fulci, Poeta da Crueldade: Premonição (95')

06 de fevereiro (quarta-feira)
14h - Estação do Diabo (pré-estreia)
18h – Por Ordem da Cosa Nostra (95')
20h – Adyos, General  (55’) + debate

Cine Dica: A Vingança dos Filmes B - Parte VIII

Morto Não Fala, de Dennison Ramalho

Com produção e curadoria de Cristian VerardiA Vingança dos Filmes B chega à oitava edição acreditando no cinema como ferramenta de contestação e libertação.
A mostra acontece de 31 de janeiro a 10 de fevereiro na Cinemateca Capitólio Petrobras.

Todos pagam meia entrada (R$ 5,00) nas sessões da mostra.  

A PROGRAMAÇÃO COMPLETA ESTÁ NO SITE DA CINEMATECA CAPITÓLIO PETROBRAS: http://www.capitolio.org.br/novidades/2469/a-vinganca-dos-filmes-b-parte-viii/


A VINGANÇA DOS FILMES B – PARTE VIII

O diretor cearense Guto Parente é um dos convidados especiais da mostra, que apresenta uma retrospectiva de sua obra. O filme de abertura será O Clube dos Canibais, seu mais recente trabalho, que teve estreia em 2018 no importante Festival de Rotterdam. O release completo da retrospectiva pode ser acessado em:  http://www.capitolio.org.br/novidades/2473/a-vinganca-dos-filmes-b-parte-viii-o-estranho-cinema-de-guto-parente/

A sessão encerramento apresenta Morto Não Fala, de Dennison Ramalho, um dos filmes de horror nacionais mais aguardados dos últimos tempos. Morto Não Fala é a estreia em longas-metragens de Dennison, um dos mais cultuados diretores brasileiros dedicados ao cinema fantástico, após uma exitosa carreira como curta-metragista, com filmes aterradores como Amor Só de Mãe e Ninjas.

Outra grande referência do horror brasileiro, Rodrigo Aragão, estará presente nas telas com seu quinto longa-metragem, A Mata Negra.

Nesta edição também será realizada uma homenagem especial ao lendário diretor italiano Lucio Fulci, com a exibição de nove de seus filmes mais representativos, especialmente o clássico Zombi 2 – A Volta dos Mortos, que comemora 40 anos em 2019. Release completa: http://www.capitolio.org.br/novidades/2478/a-vinganca-dos-filmes-b-parte-viii-lucio-fulci-o-poeta-da-crueldade/

O cinema nacional ainda estará em foco com depoimentos de veteranos da Boca do Lixo paulista no documentárioAmigos Filmam Amigos, com a exibição em 16mm do anárquico Adyos, General, de Matico, e nas sessões de curtas Shoot or Die, com filmes de jovens realizadores de diversos estados do Brasil. A programação de curtas segue com a primeira parceira entre a Vingança e o FECEA (Festival de Cinema Escolar de Alvorada), que reúne filmes de teor fantástico produzidos por estudantes de cinema ao redor do mundo.

Duas visões sobre o fim dos tempos serão apresentadas com os cultuados O Dia da Besta, de Alex de La Iglesia(em sessão especial à meia noite), e O Príncipe das Sombras de John Carpenter. Olhares distintos sobre a máfia também são destaques da mostra com os clássicos setentistas Por Ordem da Cosa Nostra, de Fernando Di Leo, eA Máfia Nunca Perdoa, de Barry ShearNicolas Roeg e Ringo Lam, mestres do cinema que partiram nos últimos meses, ganham sessões especiais. O tradicional Projeto Raros apresentará o controverso e radical filme de culto grego Singapore Sling, de Nikos Nikolaidis.

E a nossa Madrugada Maldita retorna com uma sessão repleta de sangue, tripas e diversão até o amanhecer, apresentando os filmes A História de Ricky, de Lam Ngai KaiO Estripador de Nova York de Lucio FulciDia dos Namorados Macabro, de George Mihalka, e um endemoniado filme surpresa no fim da noite.  


GRADE DE PROGRAMAÇÃO

31 de janeiro (quinta-feira)
20h – Sessão de Abertura: Clube dos Canibais (81') + debate com Guto Parente

1º de fevereiro (sexta-feira)
17h – O Estranho Cinema de Guto Parente: Doce Amianto (70')
18h30 – Lucio Fulci, Poeta da Crueldade: A Casa do Cemitério (86’)
20h00 – Projeto Raros: Singapore Sling (110')

02 de fevereiro (sábado)
15h – O Estranho Cinema de Guto Parente: Inferninho (82')
16h30 – Sessão Shoot or Die I: Inside (SP / 2’), de Joel Caetano; Gorete (RS /15’), de Nícolas Mabilia; Hoax  (ES /18’), de Thiago Amaral; A Janela da Outra (10’), de Larissa Anzoategui; Diagnose (10’), Diego Camelo; Âmago (20’), de Leo Miguel; A Mesa no Deserto (15’ ), de Diego Scarparo; Scratchs (2’), de Joel Caetano. Total: 82’
18h30 – Lucio Fulci, Poeta da Crueldade: Pavor na Cidade dos Zumbis (93’)
20h30 – Adeus aos Mestres I: Nicolas Roeg – Inverno de Sangue em Veneza (110')
23h59 –  Maldita Meia Noite: O Dia da Besta (103')

03 de fevereiro (domingo)
15h – O Estranho Cinema de Guto Parente: A Misteriosa Morte de Pérola (62')
16h30 – Especial Memórias da Boca do Lixo: Amigos Filmam Amigos (75')
18h- A Vingança do FECEA: Fingerman (5’), Guts and Glory (3’), Surprise (6’), Chica Camina Sola En El Estacionamento (3’50”), She’s Wating (7’), Chateau Sauvignon: terroir (13’), The Screen Behind the Mirror (8’26”), La Chambre Noire (20’). Total: 67’
20h- Lucio Fulci, Poeta da Crueldade: Zumbi 2- A Volta dos Mortos (91') – 40 Anos

05 de fevereiro (terça-feira)
18h00 – Lucio Fulci, Poeta da Crueldade: Os Quatro do Apocalipse (104’)
20h00 – Lucio Fulci, Poeta da Crueldade: Premonição (95')

06 de fevereiro (quarta-feira)
18h00 – Por Ordem da Cosa Nostra (95')
20h00 – Adyos, General  (55’) + debate

07 de fevereiro (quinta-feira)
18h00 – A Máfia Nunca Perdoa (102')
20h00 – Lucio Fulci, Poeta da Crueldade: O Segredo do Bosque dos Sonhos (98’)

08 de fevereiro (sexta-feira)
18h00 – Lucio Fulci, o Poeta da Crueldade: Uma Lagartixa Num Corpo de Mulher (103')
20h00 – O Príncipe das Sombras (102') + debate

09 de fevereiro (sábado)
15h – O Estranho Cinema de Guto Parente: O Estranho Caso de Ezequiel (72')
17h – Sessão Shoot or Die 2: Pelos Velhos Tempos (RS / 5’), de Ulisses da Motta; A Triste Figura  (19'), de Calebe Lopes; Você, Morto (19’), de Raphael Araújo; Casa Cheia (15’), de Caco Nigro; Hera (14’), de Bernardino Fendt; A Princesa Morta do Jacuí (15’), de Marcela Ilha Bordin  Total: 87’
20h30 – Adeus aos Mestres II: Ringo Lam- Perigo Extremo (City on Fire / 105') + debate
23h59: Madrugada Maldita: A História de Ricky (91')
1h50 – Estripador de Nova York (93’)
3h30 – Dia dos Namorados Macabro (90')
5h- Filme surpresa (80')

10 de fevereiro (domingo)
15h – Sessão Brasil Fantástico: A Mata Negra (98')
17h – Lucio Fulci, Poeta da Crueldade: Terror nas Trevas (88’)
20h – Sessão de Encerramento: Morto Não Fala (110')

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Cine Dica: Em Cartaz: Creed II

Sinopse: Adonis Creed  segue sua trajetória rumo ao campeonato mundial de boxe, contra toda a desconfiança que acompanha a sombra de seu pai e com o apoio de Rocky. Sua próxima luta ele precisa enfrentar um adversário que possui uma forte ligação com o passado de sua família, o que torna tudo ainda mais complexo. 

“Creed - Nascido para Vencer” (2015) foi uma agradável surpresa, pois ninguém imaginava que um filme derivado da franquia “Rocky” daria um ótimo filme e tão pouco nos brindar com um grande desempenho de Sylvester Stallone. Claro que era inevitável que houvesse uma continuação, mesmo correndo o sério risco de a trama ser uma espécie de releitura dos filmes anteriores. “Creed II” (2018) é mais ou menos isso, mas cujo ar de nostalgia e explorando o lado mais humano dos personagens centrais é que salvam a obra de cair nas continuações dispensáveis da história.
Com ajuda de Rocky (Stallone) como seu mentor, Creed (Michael B. Jordan) é agora um campeão mundial e está disposto a construir uma família com a sua namorada e cantora Bianca (Tessa Thompson). Porém, Ivan Drago (Dolph Lundgren) surge das cinzas para treinar o seu filho Victor Drago (Florian Muteanu) para desafiar Creed. Ele aceita o desafio, mas por qual realmente o motivo?
Se o primeiro “Creed” fugia de uma possível releitura do clássico estrelado por Sylvester Stallone, aqui a situação é o inverso, já que o filme nos lembra a todo momentos situações vistas em “Rocky III” (1982) e “Rocky IV” (1985). Felizmente, o filme escapa daquele clima EUA x Rússia, principalmente que hoje vivemos outros tempos e vemos um cuidado na reapresentação de Ivan Drago e com o seu filho. É uma pena, portanto, que a presença dos dois não seja melhor explorada, pois o filme ganha melhor relevo e, quem diria, Dolph Lundgren surpreende ao retratar o seu personagem de uma forma mais humana e muito bem construída.
O que me desapontou foi o fato de alguns pontos dramáticos da trama anterior terem sigo meio que ignorados nesse novo filme. Rocky me parece, aparentemente, curado do câncer que o assombrou, mas vive num dilema em novamente treinar ou não Creed. Como ainda não tiveram coragem de tirar de cena o clássico personagem, vemos então Rocky tentando novamente encontrar o seu lugar neste mundo, seja dentro da família Creed, ou procurando uma nova reconciliação com o seu filho que vive distante.
Não há como não constatar que há um esforço por parte dos roteiristas em colocar os personagens principais em uma nova encruzilhada que não pareça repetitiva. As motivações de Creed, por exemplo, me parecem em alguns momentos confusas, mas não sendo um defeito vindo do personagem, mas sim dos próprios realizadores que tentam contornar uma situação para que ela não pareça um Déjà vu. Felizmente Michael B. Jordan nos entrega novamente uma ótima interpretação, principalmente nas cenas em que ele contracena com Tessa Thompson, o que faz da relação dos seus personagens o coração principal do filme.
Mas para os fãs de carteirinha de toda a franquia, o filme não consegue trazer nenhum frescor de novidade, ao ponto que as cenas de luta, por exemplo, já não são tão empolgantes, mesmo com todo o esforço por parte dos realizadores. Talvez a maior prova de falta de criatividade é quando surge a clássica trilha sonora de “Rocky” (1976) na luta final do filme e fazendo quase perder a sua própria identidade. Felizmente, o ato final de Ivon Drago compensa isso numa cena digna de nota e fazendo, novamente, a gente desejar que Dolph Lundgren tivesse tido mais tempo em cena.
"Creed II" é um bom filme para os fãs da franquia, mas que poderia ter escapado das velhas fórmulas do sucesso do passado e nos apresentando algo de novo.  



Cine Dica: Curso de Férias "Sonho, Cinema & Psicanálise"


6 Filmes – 6 Temas – 6 Abordagens
 
Apresentação
 
Ir ao cinema é uma experiencia relacionada ao ato de sonhar. A Psicanálise nasceu da análise dos sonhos e com o tempo muitos diretores foram se nutrindo da teoria psicanalítica para criarem imagens oníricas com alto conteúdo simbólico. Conforme a criação de Sigmund Freud foi se tornando famosa, diversos cineastas no mundo se analisaram e estudaram os conceitos freudianos para a realização de seus filmes. 
Com o tempo, virou prática comum a utilização de consultores psicanalistas para a realização de roteiros que trabalhavam com material onírico. Alguns diretores se especializaram neste tipo de produção e criaram obras importantes para todo aquele que se interessa por sonho, cinema e psicanálise.
  
Objetivos
 
O Curso de Férias Sonho, Cinema & Psicanálise: A Representação do Onírico, ministrado por Leonardo Della Pasqua, aborda alguns aspectos sobre a relação entre cinema e o sonhar e analisa filmes recentes com a temática dos sonhos através da ótica psicanalítica. Nesta proposta, a ideia é apresentar três importantes obras em cada dia do curso, com o objetivo de analisar em profundidade o modo como os cineastas contemporâneos trabalharam os sonhos em suas realizações. Serão apresentadas cenas/sequências dos seis filmes que servirão de base para a reflexão sobre os símbolos e as possibilidades de significado das obras.
  
Público alvo
O curso é aberto ao público em geral.
Não é necessário nenhum pré-requisito de formação e/ou atuação profissional para participar deste curso.
  

 
Curso de Férias
"SONHO, CINEMA & PSICANÁLISE: A REPRESENTAÇÃO DO ONÍRICO"
de Leonardo Della Pasqua
  
Datas
23 e 24 / fevereiro (sábado e domingo)
 
Horário
14h às 17h
 
Local
Cinemateca Capitólio Petrobras
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)


 
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INSCRIÇÕES COM VALOR PROMOCIONAL
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INFORMAÇÕES
www.cinemacineum.blogspot.com/

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Cine Dicas: Estreias do final de semana (25/01/19)

CREED II

Sinopse: Adonis Creed saiu mais forte do que nunca de sua luta contra ‘Pretty’ Ricky Conlan, e segue sua trajetória rumo ao campeonato mundial de boxe, contra toda a desconfiança que acompanha a sombra de seu pai e com o apoio de Rocky.

BOI DE LÁGRIMAS

Sinopse: Filha de um tocador de pandeiro decide participar de manifestações políticas que estão ocorrendo no centro da cidade. Enquanto isso, um amigo próximo dos dois começa a ter pensamentos sombrios.

EU SOU MAIS EU

Sinopse: A estrela pop Camilla vê todo o seu sucesso desaparecer misteriosamente ao voltar no tempo, mais precisamente para o ano de 2004.


GREEN BOOK: O GUIA

Sinopse: Tony Lip, um dos maiores fanfarrões de Nova York, precisa de trabalho após sua discoteca, a Copacabana, fechar as portas.

SHADE: ENTRE BRUXAS E HERÓIS

Sinopse: Quieto e tímido, o jovem Jovan nasceu com uma leve paralisia cerebral e constantemente usa de sua imaginação para escapar da realidade na qual está inserido.

SOU CARNAVAL DE SÃO SALVADOR

Sinopse: Durante o carnaval em Salvador, a grande mídia foca nos trios elétricos e camarotes lotados por personalidades e artistas famosos.

WAJIB: UM CONVITE DE CASAMENTO

Sinopse: Depois de anos vivendo na Itália, Shadi retorna à Nazaré com uma missão: entregar os convites para o casamento de sua irmã individualmente para cada convidado, de acordo com o costume palestino local



quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Cine Dica: Em Cartaz: A FAVORITA

Sinopse: Na Inglaterra do século 18, Sarah Churchill, a Duquesa de Marlborough, exerce sua influência na corte como confidente, conselheira e amante secreta da Rainha Ana. Seu posto privilegiado, no entanto, é ameaçado pela chegada de sua prima  Abigail. 

No clássico "Ligações Perigosas" (1987) havia como condutor principal da trama a sedução, da qual era uma arma de manipulação entre os poderosos para obter os seus principais objetivos. Porém, os poderosos também são meramente humanos e cabe a eles próprios encarar as consequências dos seus atos ambiciosos. "A Favorita" transita mais ou menos por esse pensamento, do qual os protagonistas obtêm certo lucro a partir das artimanhas vindas da sedução, mas tendo um alto preço a se pagar.
Dirigido por Yorgos Lanthimos ("O Lagosta", 2015 ), o filme se passa no século XVIII, onde Sarah Churchill, a Duquesa de Marlborough (Rachel Weisz) exerce sua influência na corte como confidente, conselheira e amante secreta da Rainha Ana (Olivia Colman, que será vista na próxima temporada de "The Crown"). Seu posto privilegiado, no entanto, é ameaçado pela chegada de Abigail (Emma Stone), nova criada que logo se torna a favorita da majestade e que agarra essa oportunidade a qualquer preço.
Yorgos Lanthimos  tem chamado atenção nesses últimos tempos ao realizar filmes que nos dá uma certa sensação de incomodo. Em A Favorita isso não é diferente, ao ponto da fotografia por si só se torna incomum, pois o realizador utiliza lentes grande-angulares extremas, de modo a causar distorções próximas do efeito do olho mágico das portas. Seria, portanto, uma representação de como enxergaríamos de uma maneira indiscreta os nobres daqueles tempos, dos quais liberam o seu lado animalesco e longe de olhares curiosos.
Com uma reconstituição de época caprichada,  Yorgos Lanthimos  honra o período histórico, mas não fazendo o mesmo com as suas figuras centrais, das quais não são endeusadas, mas sim retratadas de uma forma humana e, por vezes, absurdamente crua. Ao retratar um período especifico do reinado da rainha Ana, observasse que estamos diante de uma bolha moldada pela própria, da qual tenta por alguns momentos escapar do mundo real. Essas escapulidas, aliás, são orquestradas por Sarah, da qual já sabemos por antemão que existe uma ambição vinda da própria, mas encontrando em sua prima Abigail uma rival à altura.
Tanto Rachel Weisz como Emma Stone e Olivia Colman estão ótimas em seus respectivos papeis, sendo que cada uma injeta uma grande dose de ambiguidade nas suas respectivas personagens na medida certa e fazendo com que fiquemos incapazes de prever o que elas irão fazer logo em seguida. Sarah Churchill  e Abigail Masham são primas, mas  rivais na disputa pelo poder e atenção da rainha, cuja a rivalidade se oscila entre o carinho e agressão, união mas persuasão. Os realizadores fornecem, portanto, um amplo desenvolvimento para as três personagens, principalmente da atriz Colman, que nos brinda com uma surpreendente atuação mesmo quando ela está limitada em uma cadeira de rodas.
Aos poucos, se percebe que cada uma delas vai aprendendo o preço a se pagar pelo que quer e quando se obtém. Independente da época, o filme é um retrato perverso, porém, necessário sobre os jogos políticos de ontem e hoje, dos quais muitos desse submundo se tornam afortunados, mas se tornando prisioneiros pelas suas próprias escolhas. O ato final enxergamos as três personagens principais muito diferentes do início da trama, sendo que Sarah, por exemplo, conseguiu enxergar muito além de sua bolha, enquanto Ana e Abigail encaram de frente as consequências ao continuarem dentro dela.
"A Favorita" é um retrato sobre as ambições do ser humano em querer se tornar afortunado, mas se dando conta que está preso dentro de sua própria bolha particular e que jamais conseguirá ser libertado.