Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Cine Dica: Em Cartaz: NERUDA



Sinopse:No final da década de 1940, um inspetor (Gael García Bernal) persegue o poeta chileno Pablo Neruda (Luis Gnecco), ganhador do Prêmio Nobel, por ter se juntado ao Partido Comunista.
O passo em falso de uma cinebiografia é quando ela tenta ser fiel aos verdadeiros fatos, quando na realidade é preciso romanceá-los para então se casar com a arte do cinema. Pelo seu papel na área da cultura e política, Neruda se tornou uma das principais figuras históricas do Chile, mesmo tendo sigo perseguido e taxado como criminoso por muito tempo. Por causa dessa bagagem, o filme Neruda poderia cair na armadilha em seguir a risca e adaptando fielmente os fatos, mas não é o que acontece aqui e desde já agradecemos.
Dirigido por Pablo Larraín (NO), acompanhamos Neruda (Luis Gnecco) sendo traído pelos próprios poderosos dos quais ele ajudou a entrar no poder. Acusado de comunismo e subversivo, o governo da época ordenou prisão contra o poeta e desencadeando então uma verdadeira caça as Bruxas, não só contra ele, como também contra aqueles que seguiam os mesmos passos. Do lado da autoridade surge a figura do inspetor (Gael García Bernal), do qual não dá trégua até por as mãos no poeta.
Diferente do que se pode imaginar, o filme não se concentra muito nas questões políticas, ou até mesmo na perseguição da qual muitos que viveram naquela época sofreram. Tudo está lá, mas servindo somente de pano de fundo e dando um lugar ao clima de filme policial noir, com ligeiras pitadas de humor negro caprichado e fazendo do filme uma sessão agradável e até mesmo imprevisível. Embora muitos conheçam o destino do personagem histórico, o roteiro se encarrega de criar situações das quais talvez nunca tenham acontecido, mas quando isso acontece, nós já compramos a proposta do filme e queremos saber como isso irá acabar dessa maneira.
Com uma belíssima fotografia e movimentos de câmera elegantes, Pablo Larraín cria uma reconstituição de época primorosa, fazendo com que os personagens quando surgem na tela, se misturarem com aquele cenário e fazendo ambos pertencerem um ao outro. Luis Gnecco dá um verdadeiro show de interpretação, mas não por ser fiel a pessoa que foi Neruda, mas talvez pelo fato do cineasta ter dado total liberdade para que o ator criasse um Neruda da sua maneira. O que vemos na tela é um Neruda mais humano, falho, mulherengo, mas com o poder na escrita e da qual faz com que se torne a sua melhor arma contra a tirania.
É claro que houve muitos inspetores, soldados, ou algo do gênero que perseguiu Neruda naquele tempo. Porém, Pablo Larraín foi sábio ao concentrar todas essas possibilidades em uma única figura, mais precisamente num inspetor, interpretado com maestria por Gael García Bernal. Estrelando tanto como narrador, como também um personagem secundário da trama, o inspetor de Garcia vai gradualmente se tornando uma figura interessante e até mesmo nos surpreendendo do segundo até o terceiro ato final da trama.
Aliás, é preciso tirar o chapéu para o desenvolvimento do roteiro e também da maneira como ele vai se direcionando para um final do qual faz com que tenhamos inúmeras interpretações sobre o que acontece na tela. A meu ver, Pablo Larraín não quis fazer uma abordagem fiel aos fatos, mas sim criou algo que passasse a essência dessa pessoa histórica e que sintetizasse o espírito do Chile, onde inúmeras pessoas desconhecidas, porém desejando um papel significativo em sua história, perderam as suas vidas tudo por causa de jogos políticos da época e dos quais poderiam ser evitados.
Plasticamente bem feito, Neruda é uma aula de como se fazer cinema e ao mesmo tempo respeitar todo o significado vindo de uma pessoa que serviu de exemplo para inúmeras pessoas. 


Me sigam no Facebook, twitter, Google+ e instagram

Cine Dicas: Estreias do final de semana (19/01/17)



La La Land - Cantando Estações

Sinopse: Em Los Angeles, Sebastian (Ryan Gosling) é um pianista de jazz cheio de marra e vaidoso que acaba se apaixonando por uma atriz aspirante, a sonhadora Mia (Emma Stone). Mas esse amor passa por várias provações, já que começam a se dedicar mais e mais ao trabalho à medida em que vão se tornando bem-sucedidos.
  
Manchester à Beira-Mar

Sinopse: Lee Chandler (Casey Affleck) está abalado com a perda de seu irmão. Agora, ele tem uma grande responsabilidade pela frente, pois tem de criar o sobrinho adolescente. E Lee sente muita dificuldade em lidar com o jovem.

 
Os Penetras 2 - Quem Dá Mais?

Sinopse: Beto (Eduardo Sterblitch) não suporta o fato de ter sido enganado pelo malandro Marco (Marcelo Adnet), tanto que foi parar numa clínica psiquiátrica. Mas ele acaba recebendo uma boa notícia que o faz sair do hospital para retomar a vida ao lado dos parceiros Laura (Mariana Ximenes) e Nelson (Stepan Nercessian). E no meio do caminho conhecem um milionário sedutor e um mafioso russo.

xXx: Reativado

Sinopse:O atleta de esporte radicais Xander Cage (Vin Diesel) decide abandonar o exílio para retomar a vida de agente secreto. Desta vez, sua missão é recrutar um grupo de radicais para tentar recuperar a arma Caixa de Pandora das mãos do guerreiro Xiang.


Me sigam no Facebook, twitter, Google+ e instagram

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Cine Dica: Em Blu-Ray, DVD, Netflix e locação via TV a Cabo: Visita ao Inferno



Sinopse: Werner Herzog e o vulcanólogo Clive Oppenheimer embarcam em uma jornada global para explorar alguns dos vulcões mais míticos do mundo na Indonésia, Etiópia, Islândia e Coreia do Norte. Falando com os cientistas e os povos indígenas, eles buscam entender a relação complexa e profundamente enraizada.

A palavra “limite” não se encontra no vocabulário de Herzog, pois cada filme do qual ele faz, ele desafia a potência da natureza frente a frente e fazendo a gente até mesmo temer pela sua vida. Esse temor nós já tínhamos sentido no ótimo documentário Homem Urso, do qual mostrava os últimos dias de vida de um jovem apaixonado pelos ursos selvagens, mas que acabou sendo morto pelos próprios. Em Visita ao Inferno, Herzog, ao lado do vulcanólogo Clive Oppenheimer, visita diversos pontos do globo, onde eles encaram vulcões assustadores e que, devido as suas magnitudes, influenciam o modo de pensar dos seus habitantes.
No decorrer da obra, presenciamos o cineasta e o vulcanólogo a beira dos vulcões entrando em erupção. A cada cena que é passada testemunhamos a magnitude da força da natureza, nos brindando com um verdadeiro show de cores, mas ao mesmo tempo nos fazendo temer perante a sua magnitude e fazendo a gente se dar conta de como somos impotentes perante algo vindo do desconhecido no fundo da terra. Com cenas de arquivos, assistimos as consequências de cada erupção, como se fosse um verdadeiro filme catástrofe, mas assustadoramente verídico.
Ao mesmo tempo, a dupla entrevista pessoas que habitam esses lugares instáveis e testemunhamos suas culturas que nasceram a partir desses vulcões e suas consequências. Cada vilarejo com a sua crença, criando então uma mitologia rica, mesmo que soe para alguns que assistem como algo inverossímil. Ao mesmo tempo, testemunhamos também paleontólogos escavando um deserto, onde são encontrados restos de nossos ancestrais e levantando inúmeras hipóteses de como os vulcões afetaram o dia a dia dos primórdios do homem.
Mas o ápice do filme está mesmo pelo fato de quando a dupla vai visitar os vulcões da Coréia do Norte. Sendo um país fechado do resto do mundo, esse momento do documentário os vulcões ficam em segundo plano, pois sábio como ninguém, Herzog aproveita para registrar a cultura, o dia a dia das pessoas, de que maneira a política influência esse povo e nos surpreendendo com imagens poucas vezes vistas em outras mídias. Ponto para o cineasta que, graças a sua lábia, fez o que poucos chefes de estado não conseguem fazer atualmente.
Com um final pessimista, do qual nos sentimos pequenos perante essas forças descomunais espalhadas pelo globo, Visita ao Inferno é um registro histórico do poder vindo de baixo da terra e provando que temos ainda muito que aprender sobre a sua majestosa magnitude.
 


Me sigam no Facebook, twitter, Google+ e instagram

Cine Curiosidade: Pauta: Cris Lopes grava para Espanha: divulgação do Festival de Alu-Cine 2017 na FITUR de Madrid

A atriz internacional de cinema Cris Lopes foi convidada para a campanha de divulgação do Festival de Cine da Espanha: Alu-Cine 2017 que será realizado de 20 a 22/outubro/2017 na cidade de Loja em Andalucia. 
Cris Lopes gravou vídeo em espanhol que será divulgado em coletiva de imprensa na Espanha esta semana, convidando os visitantes da Feira Internacional de Turismo - FITUR 2017 em Madrid, que será inaugurada pelo Rei e a Rainha da Espanha, realizada no período de 18/janeiro a 22/janeiro/2017, para visitar o Festival de Cine de Alu-Cine 2017 em outubro.
Assista aqui o vídeo da campanha Alu-Cine 2017 com atriz Cris Lopes:
Fan Page Facebook @crislopesoficial
Twitter @crislopesOFC  
Instagram @crislopes.oficial

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Cine Dica: Em Blu-Ray, DVD, Netflix e locação via TV a Cabo: Sob As Sombras



Sinopse: Nos anos 1980 no Teerã, durante a guerra Irã-Iraque, mãe e filha tentam sobreviver em meio a explosões de bombas e mísseis. Com o passar do tempo, o conflito é intensificado e mãe se torna obcecada pela ideia de que sua filha está possuída por espíritos malignos chamados Djinn.

O filme Demon do ano passado não era apenas um filme de terror, como também uma espécie de crítica de uma sociedade que se encontra cada vez destruindo mais suas raízes e dando lugar ao novo e sem conteúdo. Nesses casos, o horror acaba se tornando pano de fundo, dando lugar a inúmeras possibilidades e gerando um ótimo debate após a sessão. Em Sob As Sombras o horror, aparentemente sobrenatural, por vezes, se torna mero coadjuvante e dando lugar ao fato de que opressão é muito mais perigosa do que a própria figura de um fantasma.
Estamos nos anos 80, onde irã e Iraque travam uma feroz guerra. Em meio essa situação, uma iraniana (Narges Rashidi) tenta seguir os passos da mãe como médica, mas é impedida de concursar por ter pertencido à oposição e contra a revolução de 1979. O marido é convocado para ajudar os feridos na guerra enquanto ela e sua filha ficam isoladas no apartamento onde vivem. Enquanto a maioria das pessoas abandona o prédio devido aos bombardeiros, eventos ocorrem, fazendo com que as duas permaneçam no apartamento e ao mesmo tempo coisas estranhas começam a acontecer.
Dirigido pelo estreante Babak Anvari, o filme começa com um cenário nada acolhedor para as mulheres que vivem naquele país, pois basta não usar véu na rua, que a mulher pode ser presa, ou até mesmo apedrejada. O que gosta de fazer, ou até mesmo apreciar algo de fora (como fitas de vídeo de aeróbica americana) tem que ser às escondidas e fazendo com que o seu dia a dia se torne uma prisão. Com esse cenário, nem seria preciso uma entidade sobrenatural para assombrar a protagonista, mas eis que essa situação imprevisível acontece e fazendo com que tenhamos inúmeras interpretações do porque elas surgem.
Na realidade, o horror pode estar acontecendo em duas frentes na trama, onde a crença dá indícios de que realmente algo sobrenatural no ar. Porém, o cenário de opressão pode-se criar muito bem um terror psicológico, já que as duas personagens centrais podem muito bem estarem sendo enganadas por suas próprias mentes. O filme nos dá então essa possibilidade de escolher sobre o que pode estar realmente acontecendo, convidando tanto o crente como o descrente a assistir e debaterem então juntos.
Em meio a isso, o cineasta nos brinda com todos os ingredientes para um bom filme de terror. Como vivemos num tempo em que vultos no escuro, madeira rangendo e figuras fora de foco amedrontam o cinéfilo, aqui não poderia ser diferente, mas tudo acontecendo a serviço de uma boa história, da qual nos manténs ligados a ela até o final de sua projeção. É claro que haverá alguém que irá comparar o filme com O Chamado, Água Negra e até filmes recentes como Invocação do Mal, mas nenhum deles possui ao fundo um teor crítico tão forte nas entrelinhas e fazendo então toda a diferença para a história. 
Com pouco mais de uma hora meia, Sob As Sombras é um exemplo de filme de horror do qual não é necessário haver litros de sangue na tela para nos assustar, pois basta o nosso mundo real não ser tão acolhedor para já nos deixar apreensivo com relação ao que vem a seguir.


Me sigam no Facebook, twitter, Google+ e instagram

Cine Curiosidade: Universal Pictures e Ingresso.com inovam com a venda de ingressos de ‘Cinquenta Tons Mais Escuros’

AÇÃO ACONTECE EM PARCERIA COM O
FACEBOOK, EM INICIATIVA PIONEIRA NO BRASIL
 
Os fãs de Christian Grey e Anastasia Steele não precisam mais esperar para reservar seus ingressos para as sessões de “Cinquenta Tons Mais Escuros”, que estreia em 9 de fevereiro. Ansiosos, os amantes da história – que levou mais 6.5 milhões de espectadores aos cinemas brasileiros - poderão buscar informações sobre o filme e comprar ingressos de uma forma mais prática e rápida: através do Messenger, do Facebook, via Ingresso.com.                      
Fruto da parceria entre Universal Pictures, Ingresso.com e Facebook, a ação é pioneira no país e conta com o apoio da Agência Social Tailors e desenvolvimento da Superare. A iniciativa é uma resposta à grande expectativa e engajamento que o filme tem gerado nas redes sociais. Ao iniciar uma conversa pelo Messenger, dentro da página oficial do filme filme no Facebook, o usuário será respondido pelo bot, uma forma automatizada de respostas por aplicativo que permite o acesso a informações do filme e a reserva de ingressos sem sair da plataforma.     

Essa praticidade é uma tendência que tem sido observada pelo Facebook. Um estudo realizado em parceria com a Nielsen mostra que a troca de mensagens instantâneas é a segunda forma mais utilizada pelo consumidor. O mesmo estudo ainda aponta que o cinema é o assunto mais abordado em aplicativos de mensagem no Brasil.       

Sobre o filme: baseado no best-seller de E.L. James, “Cinquenta Tons Mais Escuros” apresenta o segundo capítulo da história de amor e submissão entre Christian Grey e Ana Steele. Quando ele tenta novamente seduzir a cautelosa Anastasia e trazê-la de volta para sua vida, ela exige um novo acordo antes de lhe dar uma nova chance. Enquanto os dois começam a construir um relacionamento baseado em confiança e estabilidade, figuras sombrias do passado do Sr. Grey começam a assombrar o casal, determinadas a destruir todas as suas esperanças de um futuro juntos. Assista ao trailer do filme aqui.   


Sobre a Universal Pictures: Divisão da Universal Studios e parte da NBC Universal, a Universal Pictures é uma das empresas líder em desenvolvimento, produção e comercialização de mídia, entretenimento e notícias em escala global. Com mais de cem anos de história e valioso portfólio de notícias e entretenimento, a companhia é detentora de um dos maiores catálogos do cinema mundial e também opera em produções significativas na televisão e possui um dos parques temáticos mais renomados em âmbito mundial. A NBC é uma empresa da Comcast Corporation.   

Sobre a Ingresso.com      
A Ingresso.com é uma empresa de venda online de ingressos e automação de bilheterias. Fundada em 1995, ganhou o Prêmio Época Reclame Aqui por quatro vezes pela qualidade do atendimento ao cliente, em 2011, 2013, 2015 e 2016. Adquirida pela Fandango, líder no setor nos Estados Unidos, em novembro de 2015, agora faz parte do portfólio da empresa que também inclui as marcas Flixter, Rotten Tomatoes, o ranking Tomatometer™, além do Fandango Movieclips, o maior canal de conteúdo relacionado a filmes e trailers no YouTube. Acompanhe as novidades da Ingresso.com no Facebook - https://www.facebook.com/ingressocom/


Descrição: ez_2017_lucianna.milani