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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 20 de junho de 2016

Cine Dica: 3ª Edição do Festival Diálogo de Cinema



3ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DIÁLOGO DE CINEMA NA SALA P. F. GASTAL



Entre os dias 21 e 26 de junho, acontece na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) o 3º Diálogo de Cinema, festival de curtas-metragens produzido pela Avante Filmes e pela Sofá Verde Filmes. Com exibição de importantes curtas internacionais e nacionais e os longas-metragens Banco Imobiliário, de Miguel Antunes Ramos, e Garoto, de Julio Bressane, a programação tem entrada franca.    

Com a proposta de aproximar a recente produção cinematográfica brasileira e internacional do público de Porto Alegre, e contando com o ineditismo na cidade da grande maioria das obras exibidas, o Diálogo conta, mais uma vez, com suas duas Mostras Competitivas: a Mostra Diálogo, que exibirá 16 curtas-metragens nacionais, de nove estados; e a Mostra Cercanias, que exibirá 12 produções gaúchas.
Mostra Internacional - que conta com o prêmio de júri popular - exibirá 11 curtas de diferentes países, realizados entre 2013 e 2016, e que já possuem uma trajetória de passagem por importantes festivais nacionais e internacionais de cinema. Destaque para a estreia brasileira de quatro curtas internacionais, como O Retorno de um Homem (A Man Returned), do diretor libanês radicado na Dinamarca, Mahdi Fleifel, que ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim de 2016, e Atravessando Paredes (It Can Pass Through The Wall), do romeno Radu Jude, premiado por seu longa-metragem Aferim! como melhor diretor no Festival de Berlim de 2015.
Completando as mostras do festival, a Mostra Sala de Estar exibe quatro curtas gaúchos, O Corpo, de Lucas CassalesPele de Concreto, de Daniel de BemObjetos, de Germano Oliveira, e O Teto Sobre Nós, de Bruno Carboni, que possuem participação de integrantes da organização do evento.
Além das mostras, o Festival promoverá debates com parte dos realizadores dos filmes das mostras Diálogo e Cercanias após cada sessão, e a Oficina de Roteiro Adaptado, ministrada por Francine Barbosa nos dias 25 e 26 de junho na Cinemateca Capitólio, que já está com as inscrições esgotadas.
O Festival Diálogo de Cinema exibirá também longas-metragens na abertura e no encerramento do evento. Dia 21 de junho, após a cerimônia de abertura, às 19h30, o filme Banco Imobiliário, do diretor paulistaMiguel Antunes Ramos (exibido na Mostra de Cinema de Tiradentes), será exibido às 20h, junto do curta-metragem O Castelo, dirigido por Miguel, Alexandre Wahrhaftig, Guilherme Giufrida e Helena Ungaretti. As obras dialogam sobre o mercado imobiliário e suas consequências políticas e sociais na realidade brasileira.
No encerramento, às 20h do dia 26 de junho, será exibido o filme Garoto, que teve sua estreia no Festival de Locarno (2015), na Suíça, dirigido pelo renomado diretor carioca Júlio Bressane.
Para a seleção oficial da programação dos curtas-metragens brasileiros e gaúchos, foram inscritas 470 produções. O evento conta com o apoio do estúdio de arte multimídia Amargem e do Estúdio Lume. O apoio institucional fica por conta da Sala PF Gastal e da Prefeitura de Porto Alegre. A ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul), também apoia o festival através de resenhas e críticas dos filmes das mostras principais.
A cerimônia de premiação ocorre no dia 25, às 21h, na Sala P. F. Gastal, seguida da Festa Oficial do Diálogo de Cinema, na Casa de Teatro de Porto Alegre.


DIÁLOGO DE CINEMA - 3ª EDIÇÃO

21/06/2016 - 26/06/2016



Entrada franca (as senhas serão distribuídas sempre 30 minutos antes da sessão)

Sala P.F. Gastal - Usina do Gasômetro, 3º andar.
Assessoria de Imprensa:
Contato telefônico para maiores informações sobre a programação:
+ 55 51 9674-3547 (Lucas Cassales)
GRADE DE HORÁRIOS
21 a 26 de junho de 2016
21 de junho (terça-feira)
19h30 – Cerimônia de Abertura
20h – Banco Imobiliário
22 de junho (quarta-feira)
18h – Mostra Cercanias 1 (A Saga do Herói, Kaali, Sesmaria, Outono Celeste)
20h – Mostra Diálogo 1 (A Outra Marge, Horror, A Rã e Deus, Rapsódia para o Homem Negro, Sólon)
23 de junho (quinta-feira)
18h – Mostra Cercanias 2 (Horror, Bruxa de Fábrica, Another Empty Space, Entre os Dias)
20h – Mostra Diálogo 2 (A Vez de Matar, a Vez de Morrer, Neandertais, Hospedeira, A Última das Minas, História de Abraim, Ruby)
24 de junho (sexta-feira)
18h – Mostra Cercanias 3 (Sob a Pele de Vênus, Desenredo, Ruby, Nes Pas Projeter)
20h – Mostra Diálogo 3 (Corações Sangrantes, A Casa Sem Separação, Biquíni Paraíso, Viagem à Bicuda, História de uma Pena)
25 de junho (sábado)
17h – Mostra Internacional 1 (Nova Vida, Ramona, Atravessando Paredes, Maria do Mar)
19h – Mostra Internacional 2 (Uma Outra Cidade, Filho do Lobo, O Retorno de um Homem)
21h – Cerimônia de Premiação
26 de junho (domingo)
16h – Mostra Sala de Estar (O Corpo, O Teto Sobre Nós, Pele de Concreto, Objetos)
18h – Mostra Internacional 3 (Provas, Exorcismos, Querido Diretor, Semana na Praia, Leve o que Puder Carregar)
20h – Sessão de encerramento (Garoto, de Julio Bressane)
FILMES
SESSÃO DE ABERTURA
Banco Imobiliário
(Brasil, 2016, 65 minutos)
Direção: Miguel Antunes Ramos
Brian anda pelo bairro onde cresceu, à procura de novas áreas para uma incorporação imobiliária, enquanto Romeo desenha uma estratégia de marketing. Já Carla, planeja os seus novos investimentos. O documentário se propõe a estudar o fenômeno da especulação imobiliária na capital de São Paulo e descobrir os efeitos e causa deste processo.

O Castelo
(Brasil, 2015, 8 minutos)
Direção: Helena Ungaretti, Guilherme Giufrida, Alexandre Wahrhaftig, Miguel Ramos
Devidamente fortificado, um castelo de luxo à beira do rio Pinheiros.
SESSÃO DE ENCERRAMENTO
Garoto
(Brasil, 2015, 70 minutos)
Direção: Julio Bressane


Inspirado no conto O Assassino Desinteressado Bill Harrigan, do escritor argentino Jorge Luis Borges, o filme acompanha um jovem casal que se encontra em um lugar encantado, onde experimentam uma aventura amorosa e espiritual. Tudo muda quando o rapaz, inesperadamente, comete um crime que conduz os dois à separação. No entanto, uma série de eventos inquietantes os reunirá mais uma vez.



MOSTRA DIÁLOGO
Biquíni Paraíso
Num carnaval de praia, é possível atravessar ou permanecer na festa. Em meio à nuvem de Maizena, é possível vislumbrar um olhar. Entre os altos decibeis, é possível ouvir o silêncio.


16min | 2015 | CE

Direção: Samuel Brasileiro
A Casa Sem Separação
Mariana e suas primas estão na pequena cidade de Sertaneja, na noite do velório da avó. No carro onde passam a noite, a lâmpada interna não desliga. 25min | 2015 | PR
Direção: Nathália Tereza


Corações Sangrantes

Dois amigos. O fantasma do funk melody. Uma galera. O Palacete dos Amores. A Cidade do Rio de Janeiro. Noite e dia.
23min | 2015 | RJ
Direção: Jorge Pólo
História de Abraim
Abraim foi trocado por uma vaca.
12min | 2015 | SP
Direção: Otavio Cury



História de uma Pena

Um professor espera a chegada dos alunos atrasados. Longe dali, um jovem casal acorda entre as árvores. São dez e quinze da manhã. Eu sei com que fúria bate o teu coração.
30min | 2015 | CE
Direção: Leonardo Mouramateus


Horror

Cada garoto inventa uma história.
24min | 2016 | RS
Direção: Leonardo Bomfim
Hospedeira
Fazia-se na floresta um trabalho secreto do qual ela começa a se aperceber. 


14min | 2014 | SP 


Direção: Rita Carelli
Neandertais
Guta e William encontram um homem das cavernas. Joder está triste.
20min | 2016 | BA
Direção: Marcus Curvelo


No Dia em Que Lembrei da Viagem a Bicuda
Eu sempre deixei essa lembrança enterrada no fundo da memória. Até que um dia ela voltou como um filme.
24min | 2015 | RJ
Direção: Vitor Medeiros


A Outra Margem
Sábado à noite, Centro-Oeste Brasileiro. Jean é um agroboy que escuta a rádio local onde as pessoas deixam mensagens de amor.
26min | 2015 | MS
Direção: Nathália Tereza

A Rã e Deus


Um jovem em seus vinte anos, enérgico. Uma mulher adulta, grávida. Os dois vivem juntos há meses em um minúsculo apartamento no subúrbio, até o dia em que o dinheiro acaba...

20min | 2014 | RJ

Direção: Alice Furtado
Rapsódia Para o Homem Negro


Odé é um homem negro. Seu irmão, Luiz, foi espancado até a morte durante um conflito em uma ocupação de Belo Horizonte. O filme utiliza alegorias e simbolismos para contextualizar as relações políticas, raciais, de ancestralidade e urbanização no mais recente cenário político brasileiro. 24min | 2015 | MG

Direção: Gabriel Martins
Ruby
Pequeno retrato de um artista outsider chamado Ruby, que vive sozinho em uma casa perto da praia.
17min | 2014 | RS
Direção: Luciano Scherer, Guilherme Soster, Jorge Loureiro


Solon

“Solon” dialoga com as artes visuais, a performance e a ficção científica. Uma fábula sobre o surgimento do mundo, apresentado a partir do encontro de uma paisagem devastada e uma criatura misteriosa. Solon, habita o espaço extremamente árido e infértil. Aos poucos, ela se destaca da paisagem, aprende a se movimentar e explorar seu corpo. Ela verte água por suas extremidades e inicia sua missão de regar e nutrir a terra. A paisagem se altera e a própria personagem também. Nasce o mundo. Nasce a mulher.

16min | 2016 | MG

Direção: Clarissa Campolina
A Última das Minas


“Esta é a Casa das Minas. O dono da casa é Zomadônu. Como ele não tem corpo como a gente, eu estou aqui como chefa; mas quem manda na casa é ele.” Deni Prata Jardim (1925 – 2015), última vodunsi da Casa das Minas do Maranhão.

25min | 2015 | MG

Direção: Larissa Figueiredo & Rafael Urban


A Vez de Matar, a Vez de Morrer

O homem, o orgulho, a vingança.
26min | 2016 | MS/RJ
Direção: Giovani Barros

MOSTRA CERCANIAS
A Saga do Herói


O filme é uma sequência, como se extraído de um longa-metragem, que se passa em uma cidade fictícia de um Brasil futuro, pós-catástrofe. O Brasil construído no filme é feito com maquetes de empreendimentos imobiliários contemporâneos, implantados em uma paisagem árida, empoeirada, como se fosse a manhã seguinte de um fenômeno natural de grandes proporções. A narrativa se concentra na luta entre dois personagens que, ante essa cidade diminuta, são gigantes.

2015. 06 minutos. Direção: Livia Pasqual
Another Empty Space
No inverno de Berlim, dois ex-amantes se encontram pela primeira vez desde a separação.
2015. 08 minutos. Direção: Davi de Oliveira Pinheiro
Bruxa de Fábrica
Menina atormentada por mosquitos é misteriosamente levada até as ruínas de uma fábrica abandonada.
2014. 14 minutos. Direção: Jonas Costa
Desenredo


Algo une os cinco personagens que acompanhamos. Com eles, vagamos por lugares como um hospital, o centro da cidade, edifícios públicos, centro de umbanda, casa, quarto e jardim. Durante o dia, são uns, a noite se encontram no mesmo espaço e, embalados pelo mesmo som, se transformam em outros. Um pouco das vidas de Carlos Willian dos Anjos da Silva, 2o mestre-sala, Luciana Gomes, passista, Milton Rosa (Biscui) mestre de bateria, Neuza Morais, baiana e Shaienne Sehnem Pereira, 1a porta-estandarte, aparecem neste filme. São vidas enredadas pelo samba. Um enredo as avessas: desenredo. A realização deste projeto contou com o apoio e acolhimento da Sociedade Beneficente Cultural Bambas da Orgia.

2015. 25 minutos. Direção: Felipe Diniz
Entre os Dias
O homem vaga por entre os dias. Ele quer conhecer seu filho.
2015. 22 minutos. Direção: Giovani Borba
Horror
Cada garoto inventa uma história.
2016. 24minutos.  Direção: Leonardo Bomfim
Kaali


Ao visitar sua tia Liisa na ilha Estôniana de Saaremaa, o jovem Martin aliena-se ao seu smartphone. Na tentativa de entreter o garoto com algo mais, Liisa o leva a Kaali – uma antiga e legendária cratera de meteoro. Para a surpresa de ambos, Martin levanta os olhos de seu celular.
2015. 15 minutos. Direção: Gabriel Motta Ferreira

Ne Pas Projeter


Um projecionista de cinema tem sua rotina afetada de forma drástica após encontrar uma misteriosa lata de película contendo as advertências: "Não abrir. Não projetar".


2015. 13 minutos. Direção: Cristian Verardi

Outono Celeste
Em uma noite de outono Clara recebe uma visita.
2015. 11 minutos. Direção: Iuri Minfroy
Sesmaria


Sesmaria é um curta-metragem de ficção que traz um olhar sobre a vida de Wilhelm e Hilda, casal de idosos, fumicultores, residentes na colônia pomerana Sesmaria, localizada no extremo sul do Brasil e que passaram toda sua vida neste lugar.

2015. 23 minutos. Direção: Gabriela Richter Lamas

Sob a pele de Vênus


Uma senhora tem sua rotina alterada após ouvir uma noticia sobre um eclipse raro. Uma sucessão de fatos misteriosos a perturbam.

2014. 13 minutos. Direção: Julia Sondermann

Ruby


Pequeno retrato de um artista outsider chamado Ruby, que vive sozinho em uma casa perto da praia.

2014. 17minutos.  Direção: Luciano Scherer, Guilherme Soster, Jorge Loureiro

MOSTRA INTERNACIONAL
O Retorno de Um Homem
(A Man Returned, Reino Unido / Dinamarca / Holanda / Líbano/ 30 minutos/2016)
Direção: Mahdi Fleifel
Estreia Brasileira
O sonho de Reda de escapar do campo de refugiados palestinos de Ain El-Helweh acaba depois que ele é deportado da Grécia.
Leve o que Puder Carregar
(Take What you Can Carry/ Alemanha/ 30 minutos/2016)
Direção: Matthew Porterfield
Estreia Brasileira
Uma jornada entre dia e noite, noite e dia. Lilly vive em Berlim há pouco tempo. Ela é uma americana de passeio. Ela tem um amante mas não tem onde dormir.  


Querido Diretor
(Dear Director/Dinamarca/14 minutos/2015)
Direção: Marcus Lindeen
Estreia Brasileira

Em 1980, a pianista de jazz americana Kazzrie Jaxen viu o filme de Ingmar Bergman,
  Da Vida das Marionetes. Depois ela escreve-lhe uma carta de dezesseis páginas
 explicando como o filme mudou sua vida. 
Atravessando Paredes
(Trece si prin Perete/Romênia/17 minutos/2014)
Direção: Radu Jude
Estreia Brasileira
“Estou com medo, vovô! (...) Você ouve?
As pessoas da casa estão chorando, disse ele. Eles lamentam os mortos, é por isso que estão chorando”. (В сарае por A. P. Chekhov )
Ramona
(Romênia/25 minutos/2015)
Andrei Cretulescu – Romênia
Uma garota. Um carro. Uma noite. Nenhuma coincidência.
Nova Vida
(Nueva Vida/Argentina/Bolívia/2016)
Direção: Kiro Russo
Nueva vida faz do espectador um voyeur que espreita os vizinhos por entre as janelas e inventa histórias com os fragmentos que observa.
Filho do Lobo


(Fils du Loup, França, 23 minutos, 2015)

Direção: Lola Quivoron

Entre as paredes de um antigo forte militar, Johnny , um jovem rapaz, aprende como treinar e dominar Ferro, o seu primeiro cão de guarda.
Provas, Exorcismos
(Portugal, 2015, 25 minutos)
Direção: Susana Nobre
Um olhar fíctico, também de influência documental, sobre o desemprego e uma terra tocada pelo falhanço da política.
Semana na Praia
(Beach Week, Estados Unidos, 2014, 18 minutos)
Direção: David Raboy



No último dia de sua semana de férias na praia, Natalie descobre que sua melhor amiga, Laure, depareceu. Atormentada pela ansiedade, Natalie sai à sua procura.

Maria do Mar
(Portugal, 2015, 30 minutos)
Direção: João Rosas


Um fim de semana de Verão numa casa rural na zona de Sintra. Nicolau, um rapaz de 14 anos, passa dois dias na companhia do irmão mais velho, Simão, e os amigos deste, todos a caminho dos 30. A bela e reservada Maria do Mar é alvo da atenção de todos, mas Nicolau é quem mais verá a sua vida perturbada por aquela inesperada presença feminina. Entre trabalhos de casa e subidas à árvore, histórias sobre um falecido avô engatatão e a origem da forma dos tortellini, um amigo mascarado em ressaca amorosa e jogos de sedução dançante, Nicolau vai olhando para aquele grupo de jovens adultos com o espanto de quem não pertence àquele mundo e o fascínio de nada voltar a ser como dantes.

Uma Outra Cidade
(Another City, Vietnã, 25 minutos, 2016)
Direção: Phan Ngoc Lan


Uma encharcada mulher de meia-idade tirando a peruca, olhando para fora das janelas de vidro. Um jovem explodindo em lágrimas em uma sala de karaoke cercado pelo papel de parede de paisagem tropical. Uma jovem tentando limpar uma mancha do vestido de casamento que ela está usando.


MOSTRA SALA DE ESTAR
O Corpo


Um menino encontra um corpo na mata. Todos os olhares se voltam para o corpo.

2015. 16 minutos. Direção: Lucas Cassales


Pele de Concreto

Porto Alegre, Brasil. Enquanto seu namorado se junta a multidão para uma grande manifestação, Marcio isola-se em seu apartamento. Da varanda, ouve por entre os prédios o som das bombas, da cavalaria, dos gritos e das cantorias. Na rua, um Policial Militar faz uma ligação. O telefone de Marcio toca.
2014. 15 minutos. Direção: Daniel de Bem

O Teto Sobre Nós


Ocupantes de um prédio abandonado recebem a notícia que podem ser despejados a qualquer momento. Enquanto Anna tenta lidar com a notícia, ela se depara com um misterioso homem deitado em sua cama.
2015. 22 minutos. Direção: Bruno Carboni

Objetos


Em um antigo apartamento, entre palavras e objetos, um casal revisita suas memórias; mas uma parte de Miguel permanece no escuro.

2015. 16 minutos. Direção: Germano Oliveira
 

Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133
www.salapfgastal.blogspot.com

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Cine Especial:Nouvelle Vague do Cinema Coreano: Parte 2



Nos dias 25 e 26 de Junho eu estarei me encaminhando para minha 58ª participação nos cursos do Cine Um. Na próxima aula o tema será Nouvelle Vague do Cinema Coreano  que será ministrado pelo Doutor em Ciências da Comunicação Josmar Reyes. Enquanto os dias da atividade não chegam, por aqui eu estarei postando sobre os filmes que eu assisti desse cinema inovador e corajoso que estourou no início do século 21.
 
Sede de Sangue

Sinopse: Sang-hyeon (Song Kang-ho) é um padre que se tornou voluntário de um projeto secreto de desenvolvimento de vacinas. Seu intuito é ajudar a salvar vidas, ameaçadas por um vírus mortal. Porém durante o experimento ele é infectado e morre. Quando recebe uma transfusão de sangue de paradeiro desconhecido, ele volta à vida mas se torna um vampiro. Sang-hyeon está agora dividido, entre o desejo carnal por sangue e sua fé, que o impede de matar.
A mania Crepúsculo deu origem há uma febre sem precedentes de filmes e livros de vampiros de uma maneira jamais vista, mas como todo o gênero sempre existe os altos e baixos como a própria saga Crepúsculo. Mas o vampirismo não fica somente restringido nos EUA, sendo que na Suécia tivemos Deixe Ela Entrar, elogiado filme de terror que ganharia posteriormente sua versão americana e para a surpresa de todos, um filme de vampiro vindo da Coréia do Sul. Park Chan-wook, descoberto ao redor do mundo graças a sua segunda parte de sua trilogia de vingança (Old Boy) acabou não só sendo reconhecido lá fora como fez que o mundo voltasse para o cinema Coreano e com isso outros títulos vieram a ser conferidos no ocidente como O Hospedeiro e Mother: A procura da verdade. Aqui, Park faz sua visão do mundo dos vampiros da sua maneira, mas sem ignorar as características convencionais de um filme desse gênero. Contudo, espere todas as características do diretor, como jogo de câmera, terror psicológico e muito, mas muito sangue. Para os fãs de Crepúsculo acostumados com os vampiros bonzinhos, Sede de Sangue pode acabar sendo um verdadeiro soco no estômago, mas serve como alivio para os fãs que esperam um filme de vampiros com o mais puro terror e ao mesmo tempo de uma forma totalmente original.

 
Zona de Risco

Sinopse: Na fronteira das duas Coréias, dois soldados são assassinados misteriosamente. Responsável por investigar o incidente, o Major Sophie E. Jean (Yeong-ae Lee) procura provas que levem aos culpados. Durante a investigação, os depoimentos se mostram inconsistentes e algo parece não se encaixar. A verdade é muito mais simples e trágica do que o Major imagina.
O filme mais famoso de  Chan Wook Park sempre será Oldboy de 2003. Porém, antes do sucesso mundial, Park, também já tinha prestigio em seu país, e por toda Ásia, graças à Zona de Risco. A trama mostra soldados da fronteira entre Coréia do Norte e Sul, que cultivam uma amizade enorme, independente de seus ideais, e de suas pátrias.
Mas em uma fatídica noite de Outubro, dois soldados norte coreanos são mortos e abala a paz da região. O mistério permanece. Uma suíça é encarregada de assumir o caso. Ela trabalha para Forças dos Países Neutros.
Inteligente e ágil, o filme prende atenção com seu suspense, ação e drama, que retrata a amizade proibida de quatro soldados, que em meio ao clima tenso, conseguem se firmar em uma bela amizade. A pergunta fica é: porque das guerras? Porque desse eterno duelo entre as duas pátrias, que só foram separadas após a Guerra da Coréia? As perguntas ficam no ar e nos faz refletir sobre esse grande vazio. Em meio ao caos eles abriram uma brecha e uma esperança. 


Primavera, Verão, Outono, Inverno e... Primavera

Sinopse:Em um pequeno monastério flutuante sobre um lago vivem um velho monge e seu jovem aprendiz. Enquanto o menino explora os arredores, ele se deixa levar por seus instintos e crueldades infantis. Porém, o mestre sempre está pronto para ensinar suas lições, e mostra para o garoto que as consequências de pequenos atos podem durar a vida toda.
Do cineasta Kim Ki-duk, “Primavera, Verão, Outono, Inverno e... Primavera”,  as estações do ano são uma metáfora para os estágios, não só da vida, mas também de desenvolvimento humano: nascimento, crescimento e declínio. Dois monges budistas, um mais velho que exerce a função de mestre; e outro mais novo, jovem aprendiz, convivem em uma casa no meio de um lago entre as montanhas. O filme é dividido em cinco partes de acordo com as estações do ano, como destacado pelo título: há a primavera, o nascimento; o verão, o despertar; o outono, o declínio; o inverno, a queda; e o renascimento com a primavera, novamente. Na obra fica evidente o eterno retorno da situação humana, mas em um plano metafísico, de constituição da essência humana nos seus estágios de desenvolvimento.  

 Casa Vazia

Sinopse: Um jovem vagabundo invade a casa de estranhos e mora nelas enquanto os donos estão fora. Para pagar a estadia ele realiza pequenos consertos ou faz limpeza na casa. Ele costuma ficar um ou dois dias em cada lugar, trocando de casa constantemente. Até que um dia encontra uma bela mulher em uma mansão, que assim como ele também está tentando escapar da vida que leva.
 
O Cineasta Kim-Ki Duk chamou a atenção mundial com seu filme anterior que eu citei acima. O mundo ficou deslumbrado com a carga cheia de filosofia apresentada na relação entre mestre e discípulo. Quando Casa Vazia foi lançado à expectativa era enorme e muitos esperavam algo na mesma linha. De forma certeira e imprevisível, Kim-Ki Duk tomou um rumo completamente diferente. Desta vez ele conta a história de Hee-Jae (Hyun-kyoon Lee), um jovem que invade casas cujos donos estão viajando e lá fica por algum tempo. Ele não rouba nada e, para compensar a "hospedagem", procura algo dentro da casa que precise ser arrumado. Certo dia, em uma das casas que ele invadiu, Hee-Jae presencia a bela modelo Sun-hwa (Seung-yeon Lee) levar uma surra do marido. A partir daí se estabelece uma forte relação entre os dois sem que eles troquem uma única palavra sequer. A narrativa que o diretor imprime aqui não segue um padrão convencional. A trama é, antes de tudo, romântica, porém, vem impregnada de poesia, de realismo fantástico, de questões sobrenaturais. Parece uma salada que não combina bem seus ingredientes, no entanto, tudo o sentido nesta belíssima historia de amor.




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Cine Dica: Projeto Raros exibe filme dos anos 1970 de Abbas Kiarostami

O RELATÓRIO DE ABBAS KIAROSTAMI NO PROJETO RAROS

Nesta sexta-feira, às 20h, o Projeto Raros exibe na   Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) o filme O Relatório (Gozaresh, 1977, 105 minutos), da pouco conhecida fase setentista do diretor Abbas Kiarostami. Após a sessão, acontece debate com Ivonete Pinto, crítica e pesquisadora da obra do realizador iraniano.  
Com projeção digital e entrada franca, a exibição faz parte da mostra Um filme, cem histórias: Abbas Kiarostami, uma apresentação do Ministério da Cultura, do Banco do Brasil,  da Sala Redenção – Cinema Universitário, da Cinemateca Capitólio e da Sala P. F. Gastal.

Sinopse: Um funcionário público do Ministério das Finanças é acusado de corrupção; ao mesmo tempo, seu casamento está em crise. Após uma violenta discussão com a esposa, ela tenta o suicídio.
 O negativo original de O Relatório foi aparentemente destruído durante a revolução iraniana. A única cópia sobrevivente é uma master de vídeo feita a partir da cópia do lançamento na Inglaterra.

Ivonete Pinto é jornalista, doutora em cinema pela USP com tese sobre Abbas Kiarostami, orientada pelo professor Jean-Claude Bernardet, editora das revistas Teorema e Orson, professora no curso de Cinema e Animação da UFPel. Escreveu os livros “A Mediocridade” (Ed.Sulina), “Descobrindo o Irã” (Ed. Artes e Ofícios) e “Samovar nos Trópicos” (Ed. Artes e Ofícios).


O RELATÓRIO
Gozaresh, 1977, cor, 105’
Roteiro Abbas Kiarostami
Direção de fotografia Ali Reza Zarrindast
Som Yusef Shahab
Montagem Mahtalat Mirfenderski
Produção Barman Farmanara
Elenco Kurosh Afshar, Mehdi Montazer, Mostafa Tari e Shohreh Aghdaslu
  
GRADE DE PROGRAMAÇÃO
14 a 19 de junho de 2016

14 de junho (terça)
15h – Perversa Paixão
17h – Honkytonk Man - A Última Canção
19h – Um Mundo Perfeito

15 de junho (quarta)
15h – O Estranho que Nós Amamos
17h – O Estranho Sem Nome
19h – Meia Noite no Jardim do Bem e do Mal

16 de junho (quinta)
15h – Impacto Fulminante
17h – Honkytonk Man - A Última Canção
19h30 – Lançamento do documentário Olhos Fechados Pro Azar, com a banda Dingo Bells

17 de junho (sexta)
15h – O Estranho Sem Nome
17h – Meia Noite no Jardim do Bem e do Mal
20h – Projeto Raros (O Relatório de Abbas Kiarostami + debate com Ivonete Pinto)

18 de junho (sábado)
17h – O Último Golpe
19h – Impacto Fulminante

19 de junho (domingo)
15h – Perversa Paixão
17h – O Estranho que Nós Amamos
19h – Um Mundo Perfeito

  

Sala P. F. Gastal

Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia

Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro

Fone 3289 8133