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Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Cine Dica: O Melhor do Nosso Cinema: VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO



Sinopse: José Renato (Irandhir Santos) tem 35 anos, é geólogo e foi enviado para realizar uma pesquisa, onde terá que atravessar todo o sertão nordestino. Sua missão é avaliar o possível percurso de um canal que será feito, desviando as águas do único rio caudaloso da região. À medida que a viagem ocorre ele percebe que possui muitas coisas em comum com os lugares por onde passa. Desde o vazio à sensação de abandono, até o isolamento, o que torna a viagem cada vez mais difícil.
  
Nas mãos de Karim Ainouz e Marcelo Gomes, o conhecido gênero road movie, que dele nasceram obras como Sem Destino,  é reinventado por um protagonista nunca visto, mas que fica narrando sempre a sua cruzada de auto descobrimento. O filme levou uma década para ser finalizado, sendo que as imagens começaram a ser criadas antes mesmo da criação dos filmes de cada um dos cineastas (de Karim e Marcelo). Reunidas numa caixa cheia de imagens captadas, elas foram montadas e remontadas inúmeras vezes, mas que aos poucos foi nascendo algo completamente diferente do que se previa anteriormente.
Numa verdadeira experiência de montagem e roteiro, Karen Harley fez um trabalho de gênio na montagem, reunindo na época registros em super-8, 16 mm e digital numa concisão narrativa que emociona embalada pela trilha sonora de Chambaril e a voz do personagem principal que, apesar de nunca ser visto, está presente o tempo todo. Ao final da trama, o objetivo da viagem é sobrepujado pela força da travessia. Travessia apresentada em exuberantes e delicadas imagens captadas em diferentes suportes, sendo que um deles imprimindo defeitos nas paisagens, que foram propositadamente mantidas assim na montagem e que fazem um percurso que vai dos feixes de rocha do semi-árido nordestino até o ser humano que habita essa geografia.
Se fossemos resumir a obra, seria uma espécie de retrato da reação do homem perante a rejeição de um amor. A vontade de botar o pé na estrada, viajar sem rumo certo, a mentira pra si mesmo de que tudo está bem, a aceitação do "pé na bunda", o sexo que não pode parar na figura de diferentes parceiras, a bebida, a música de amor. Tudo isso sem excluir a lágrima, ou, como diria o poeta, "os sócios vis do amor: rancor, dor, ódio, solidão" (Antonio Cícero).
O homem sai pelas estradas do Ceará. Sua voz narra à situação em que vive, sem que sua imagem apareça. Antes, ela se reflete no cenário vazio, árido e sofrido do sertão brasileiro: seca, fome e abandono. O filme se inicia com supostas cartas escritas à amante, como se dele ela ainda fosse. Mente então em uma delas, com a frase que dá título ao filme.Termina concluindo:
 "Viajo porque preciso, não volto porque ainda te amo."

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Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: OS CROODS

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sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Cine Dicas: Estreias do final de semana (04/10/13)

A Bela Que Dorme 

Sinopse: O novo filme de Marco Bellocchio faz uma exploração multifacetada da complexa questão da eutanásia em resposta ao famoso e controverso caso de Eluana Englaro na Itália. Um senador tem de decidir se quer aprovar uma lei que vai contra a sua consciência e a linha de seu partido enquanto sua filha Maria uma ativista de um movimento pró-vida protesta na porta da clínica na qual Eluana está sendo tratada. Ao lado de seu irmão Roberto é um militante laico um opositor por quem Maria se apaixona. 


A Voz Adormecida 

Sinopse: Esta é a história de duas irmãs, uma tentando ajudar a outra, que está grávida na prisão. Elas vivem difíceis histórias de amor com dois homens ricos, nos anos após o final da Segunda Guerra Mundial.
  
Aposta Máxima

Sinopse: Richie estudante de Princeton acreditando que está sendo fraudado viaja a Costa Rica para confrontar o magnata das apostas online Ivan Block. Richie é seduzido pela riqueza de Block atédescobrir a verdade perturbadora sobre o magnata. Quando o FBI tenta coagir Richie a ajudá-los a prender Block Richie se encontra na maior aposta de sua vida: tentar vencer as duas forças que o estão pressionando.

  
Mato Sem Cachorro 

Sinopse: Deco e Zoé se conheceram quando ele quase atropelou Guto um cachorro que desmaia toda vez que fica animado. Mas depois de um relacionamento de dois anos Deco leva um pé na bunda de Zoé que fica com Guto e de sobra arruma um novo namorado. Deco revoltado tentará tomar as rédeas da situação e com a ajuda do primo Leléo pegar seu cachorro de volta. 

O Capital 

Sinopse: Os cidadãos do século XXI são escravos do capitalismo sofrem com os problemas e celebram os triunfos. Esta é a história da ascensão de um escravo do sistema que se transforma em mestre: o executivo Marc Tourneuil se aventura no mundo feroz do capitalismo tornando-se o CEO de um grande banco. Ele trava uma perigosa luta contra o conselho de diretores quando começa a ter controle unilateral do poder demitindo muitos dos funcionários e fechando um acordo corrupto com um fundo de investimentos americano.

Tá Chovendo Hamburguer 2 


Sinopse: Tá Chovendo Hamburger 2 começa onde Tá Chovendo Hamburger termina. A genialidade do inventor Flint Lockwood está finalmente sendo reconhecida quando ele é convidado pelo seu ídolo Chester V (Will Forte de Saturday Night Live) para unir-se ao The Live Corp Company onde os melhores e mais brilhantes inventores do mundo criam tecnologias para o aperfeiçoamento da humanidade. O braço direito de Chester e uma de suas melhores invenções - é Barb (Kristen Schaal de Toy Story 3 e 30 Rock) uma orangotango super desenvolvida com um cérebro humano que também é manipuladora e gosta de usar batom.brO sonho de Flint sempre foi ser reconhecido como um grande inventor mas tudo muda quando ele descobre que a sua mais infame invenção que transforma água em comida ainda está funcionando e agora está criando monstros mutantes feitos de comida. Com o destino da humanidade em suas mãos Flint e seus amigos devem embarcar em uma deliciosamente perigosa missão combatendo chimpanzés misturados com camarões famintos aranhas de queijo com bacon crocodilos feitos de taco e outras criaturas feitas de comida para salvar o mundo... de novo.


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Cine Dica: Próximas atrações no Cinebancários

História no cinema para vestibulandos discute a Guerra do Vietnã no CineBancários 
O História no cinema para vestibulandos apresenta, neste sábado, dia 5 de outubro, às 9h30, o filme Nascido para Matar, de Stanley Kubrick. Logo após a sessão, Davi Ruschel, professor do cursinho pré-vestibular Universitário, fala sobre a Guerra do Vietnã, com foco nas questões de história da prova do vestibular.
Nascido para Matar (Stanley Kubrick, Reino Unido / EUA, 1987, 116 minutos)
Um sargento (R. Lee Ermey) treina de forma fanática e sádica os recrutas na intenção de transformá-los em máquinas de guerra para combater no Vietnã. Após serem transformados em fuzileiros navais, eles são enviados para o combate, se deparando com os horrores da guerra.


HISTÓRIA NO CINEMA PARA VESTIBULANDOS
Dia 5 de outubro, ás 9h30, no CineBancários (General Camara, 424 – Centro – POA)
Nascido para Matar, de Stanley Kubrick | Guerra do Vietnã
Palestra com Davi Ruschel, professor do cursinho pré-vestibular Universitário
ENTRADA FRANCA.

Leia mais sobre Stanley Kubrick clicando aqui. 
  
“POR QUE VOCÊ PARTIU?” 


Documentário que conta a história de seis importantes Chefs franceses estreia em Porto Alegre

Em cartaz de 8 a 20 de outubro

no CineBancários
Estreia dia 8 de outubro no CineBancários, “Por que você partiu?” do diretor francês Eric Belhassen. O documentário reúne, pela primeira vez, seis dos mais destacados Chefs franceses que atuam no Brasil: Erick Jacquin (La Brasserie Erick Jacquin), Alain Uzan (Restaurante Avek), Emmanuel Bassoleil (Restaurante Skye), Frédéric Monnier (Brasserie Rosário), Laurent Suaudeau (Escola de Arte Culinária Laurent) e Roland Villard (Hotel Sofitel).
Por que você partiu? é a pergunta que permite ao diretor Eric Belhassen transformar os Chefs em personagens. Para ir além das respostas “oficiais”, o realizador viaja até a França em busca das origens de seus personagens e de respostas mais profundas.
Ele percorre mais de 2000 km em uma espécie de road movie pelas regiões mais gastronômicas da França, onde reencontra os familiares e histórias do passado que ajudam a entender as razões que levaram esses franceses a deixarem seu país em busca de uma nova vida no Brasil.
Tanto para os chefs que partiram quanto para as famílias que ficaram, a separação é tema central do filme: a separação da família, da pátria e da sua cultura. As razões dos seus exílios, mesmo se diferentes para cada um, se conectam todas ao exílio do próprio autor do filme, que se questiona sobre seu próprio partir, e os motivos que o levaram a deixar a França, 15 anos atrás.
Essa primeira obra do diretor Eric Belhassen foi selecionada no Festival do Rio, na categoria Panorama mundial, e foi convidada para abertura do 30th Miami International Film Festival, na categoria culinária.


Ficha técnica: Por que você partiu? | Brasil | Documentário | 94 min | Direção: Eric Belhassen | Elenco: Emmanuel Bassoleil, Erick Jacquin, Laurent Suaudeau, Frédéric Monnier, Alain Uzan, Roland Villard | Classificação: 10 anos.

Ingressos:
R$ 6,00 para público geral
R$ 3,00 para bancários e jornalistas sindicalizados, idosos, estudantes e clientes do Banrisul.

CineBancários
(51) 34331204 / 34331205
Rua General Câmara, 424, Centro - POA
blog: cinebancarios.blogspot.com
site: cinebancarios.sindbancarios.org.br
facebook.com/cinebancarios
Twitter: @cine_bancarios.

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Cine Dica: Em Cartaz: Muito Barulho Por Nada


Sinopse: Leonato (Clark Gregg) é o governador de Messina e pai da bela Hero (Jillian Morgese). Quando eles recebem a visita do amigo Don Pedro (Reed Diamond), que retornava de uma guerra acompanhado do irmão rebelde Don John (Sean Maher) e ainda dois policiais, Benedick (Alexis Denisof) e Claudio (Fran Kranz), este último se apaixona perdidamente pela jovem. Enquanto isso, Benedick tenta esconder o interesse que nutre pela sobrinha do político, Beatrice (Amy Acker), que faz o mesmo. Enquanto os amigos tentam aproximar os dois, o malvado irmão do nobre guerreiro arma uma conspiração para atrapalhar os planos de casamento dos jovens pombinhos Hero e Claudio e parece ter conseguido, mas um fato inesperado poderá ajudar essa história a ter um final feliz.

No mais novo filme baseado numa peça de William Shakespeare, ‘Muito Barulho por Nada’, tem a surpreendente direção de Joss Whedon, aclamado diretor pela superprodução Vingadores, que aqui também escreveu o roteiro e o produziu em apenas 12 dias.  Conhecido antes pelas séries como ‘Buffy, a caça-vampiros’ e ‘Angel’, o diretor sempre se demonstrou ser fã pelas obras do  autor britânico. Os fãs que o acompanham mais de perto, sempre perceberam a influência shakespeareana em seus roteiros.
Devido a isso, os fãs de carteirinha do diretor não ficaram muitos surpresos, quando ele próprio revelou, que uma de suas reuniões com amigos na sua casa, tinha sido produzida um filme com roteiro adaptado de uma das famosas peças. Salto a vista, ‘Muito Barulho por Nada’ é uma produção independente, que prova que para se fazer uma boa historia para tela grande, não é obrigatório ter uma fortuna em mãos, mas sim com um bom roteiro e um elenco de primeira. Entre os atores que participam dessa pequena obra, estão inúmeros que Joss Whedon conquistou a amizade ao longo desses anos de trabalho, pois além de possuir grande talento, ele é sempre habilidoso na direção de atores.
Nomes como Nathan Fillion de ‘Buffy’ (que atualmente é estrela de ‘Castle’), Amy Acker de ‘Angel’ e ‘Dollhouse’, Alexis DenisofBuffy’ e ‘Angel’, Fran Kranz de ‘Dollhouse’, Sean Maher de ‘Firefly’ (e do filme ‘Serenity: A Luta Pelo Amanhã’) e também Clark Gregg, que atualmente é mundialmente conhecido como o agente Coulson, que participa dos filmes da Marvel no cinema. Todos eles, reunidos em um filme de pouco mais de uma hora e meia, mas que surpreendentemente, cada um tem o seu espaço na trama.  Rodado em nenhum estúdio, o filme simplesmente foi criado na casa de Joss Whedon e foi todo filmado todo  em preto e branco, mantendo as falas originais do texto de William Shakespear, mas jogando a trama nos nossos dias atuais.
Embora já tenhamos visto obras do autor sendo transportadas para os nossos dias (como Romeu Julieta), essa adaptação não deixa de passar criatividade do começo ao fim e prova que as obras do autor britânico funcionam até hoje e provando que ele era um gênio a frente do seu tempo. 

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quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Cine Dica: O Melhor do Nosso Cinema: NINA

 UMA PEQUENA OBRA PRIMA DO RECENTE CINEMA BRASILEIRO 

Sinopse: Nina (Guta Stresser) é uma jovem de sensibilidade agudíssima e mente fragilizada, que procura meios de sobrevivência numa metrópole desumana. A proprietária do apartamento onde mora, Dona Eulália (Myriam Muniz), uma velha mesquinha e exploradora, parece ter prazer em esmagar a vontade da sua inquilina exaurida. Em meio aos desenhos que faz em toda a parte e vivendo a agitada cena eletrônica de São Paulo, Nina mergulha nos fantasmas de seu inconsciente até acabar envolvida em um crime.

Filme de estréia do diretor Heitor Dhalia, que logo em seguida faria outra obra prima, Cheiro do Ralo. Aqui, ele readapta a clássica historia de Crime e Castigo, para a cidade Paulistana e não faz feio. O filme é um verdadeiro delírio visual gótico, em meio aos personagens perdidos em suas vidas, liderados pela personagem Nina (Guta Stresser, ótima) que sofre todos os tipos de maus tratos psicológicos nas mãos de Dona Eulália (Myriam Muniz, espetacular).
O cinéfilo mais atento, irá lembrar rapidamente de outros filmes como Repulsa dos Sexos e O Inquilino (ambos de Roman Polanski), mas o filme fala por si. Além de acrescentar momentos fortes em que são retratados de forma original, em animação manga. Destaque para as participações especiais de Selton Mello, Lázaro Ramos, Matheus Nachtergaele, Renata Sorrah e Vagner Moura.

Curiosidades: Todo o material usado na construção dos cenários foi adquirido em demolições. Com isso obteve-se a sensação de gastura, de passagem do tempo, de um clima decadente próprio da velha usurária Eulália. O escritor e autor de quadrinhos Lourenço Mutarelli é o responsável pelos desenhos feitos por Nina no filme.


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Cine Dica: LAS ACACIAS segue em cartaz no CineBancários até 6 de outubro


Até dia 6 de outubro, o CineBancários exibe o filme argentino Las Acacias, de Pablo Giorgelli, premiado com o Caméra D'Or (melhor direção estreante) no Festival de Cannes de 2011 e merecedor de elogiosas críticas na Europa, na Argentina e no Brasil.
 Um road-movie sutil, intimista e minimalista, Las Acacias tem causado muito impacto mundo afora. No filme, Rubén é um motorista de caminhão solitário que percorre há anos a estrada entre Assunção, no Paraguai, e Buenos Aires. Mas naquela viagem será diferente, pois em uma parada perto de Assunção, Jacinta aparece uma hora depois para começar uma viagem que também a levará a Buenos Aires. Rubén descobre que a pequena Anahí, de 8 meses, viajará com eles.
 Festivais: 29º Festival de Havana (Melhor Roteiro), 50ª Semana da Crítica de Cannes (PrêmiosSoutien ACID/CCAS de la asociación de directores independientes de Francia, el premio OFAJ de la Crítica Joven y el Grand Rail d ́or), Festival de Cannes 2011 (Prêmio Camera D’Or), Festival de Sarajevo 2011, Festival de Lima 2011 (Melhor Primeira Obra), 36º Festival de Toronto, 59º Festival de San Sebastian.

FICHA TECNICA: Argentina, Espanha | 2010 | colorido| 85 minutos | Ficção
 Diretor Pablo Giorgelli
Roteiro Pablo Giorgelli, Salvador Roselli

 .:: Ingressos:
Inteiras: R$ 6,00 (público geral)
Meias: R$ 3,00 (para idosos, estudantes, bancários e jornalistas sindicalizados, e clientes do Banrisul.


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