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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quarta-feira, 16 de março de 2011

Cine Especial: As Inspirações de RANGO

Rango é um ótimo filme de animação, mas que não esconde sua fonte de inspiração que é os filmes de faroeste (principalmente dos filmes Italianos Faroeste Espaguete) e tambem umas pitadas ali e aqui de outros generos.
Abaixo solto os principais filmes em que os produtores se inspiraram na criação dessa grande animação.

Por um Punhado de Dólares
Sinopse: Joe (Clint Eastwood) é um pistoleiro barra pesada que chega a uma cidade que está em guerra. Quando percebem o potencial de Joe, ambas as partes se interessam por contratá-lo; é quando ele percebe que pode ganhar um dinheiro com a situação aceitando a proposta dos dois lados.
Refilmagem americana do clássico japonês O Guarda Costas. O filme inaugurou o gênero faroeste espaguete, feitos na Itália e que ajudou a dar novo sopro de vida ao gênero que estava começando a dar sinais de desgaste. De novo, o filme é mostrado de forma de humor negro e com muito mais violência, coisa que faltava nos filmes americanos. Destaque para Clint Eastwood, que fez de seu personagem "sem nome" algo antológico no gênero.


Por Uns Dólares a Mais
Sinopse: Este é o filme do meio da trilogia do "homem sem nome". Aqui, dois caçadores de recompensa estão atrás de um mesmo homem, Indio. Logo percebem que devem se unir para capturá-lo, mesmo sem saberem porque cada um está atrás do bandido.
Continuação bem superior se comparado ao original. Além da velha historia de roubo de banco, caçador de recompensa e mocinho contra vilão, o filme aumenta na dosagem de humor negro, violência e possui um vilão digno de nota, interpretado magistralmente por Gian Maria Volonté. Destaque também para Lee Van Cleef que por vezes, rouba a cena de Clint Eastwood durante o filme.


Três Homens em Conflito
Sinopse: Três homens - o "Bom", o "Mau" e o "Feio" - estão atrás de um tesouro escondido em um cemitério. Cada um deles conhece apenas uma parte da sua localização, o que faz com que eles tenham que se unir. O problema é que nenhum deles está disposto a dividir o que encontrarem.
Ultima e melhor parte da trilogia. Espetaculo divertido, ruidoso e movimentado, bonito e um final antológico. Destaque para o trabalho de Eli Wallach 
 
Era uma vez no Oeste
Sinopse: Jill (Claudia Cardinale) é uma ex-prostituta de New Orleans que largou a vida na cidade grande para casar com Brent McBain (Frank Wolff), um sonhador dono de uma propriedade no meio do nada, viúvo e pai de três lindas crianças. Quando Jill chega à fazenda “Água Doce”, encontra uma chacina realizada na sua nova família pela posse das terras da família, que em breve será caminho de uma importante ferrovia. Em seu caminho surge o mocinho "O Gaita" (Charles Bronson), exímio pistoleiro que tem contas a acertar com Frank (Henry Fonda). Há ainda o vilão com pinta de herói Cheyenne (Jason Robards), que apesar de assassino, age com os mocinhos para provar sua inocência no caso.
Talvez, o melhor filme de faroeste de todos os tempos. Ambicioso e longo, com o qual Leone realizou seu maior sonho de dirigir um mito do gênero (Henry Fonda assustador com o seu primeiro papel de vilão). Todo o elenco esta ótimo e a musica de Ennio Morricone se tornou clássica. Bernardo Bertolucci colaborou no roteiro.

 
No Tempo das Diligências
Sinopse: Nove pessoas são obrigadas a embarcar em uma perigosa diligência através do Arizona, cada um com seu motivo pessoal para realizar tal viagem. Lotado de clássicas cenas do western, desde combates com índios até duelos na cidade.
Um dos primeiros e grandes filmes do mestre do gênero John Ford, que alias foi o filme que criou a grande aliança com o até então desconhecido John Wayne e que juntos fariam vários filmes. Cenas inesquecíveis, como a perseguição dos índios há diligencia, cenas inesquecíveis da vasta Arizona e até duelos clássicos na cidade.

Apocalypse Now
Sinopse: O Capitão Willard (Martin Sheen) recebe uma missão: matar um insano desertor, o Coronel Kurtz (Marlon Brando), que preparou uma tropa para atacar os próprios americanos.Uma odisséia que mostra, de muitas vezes surrealista, a devastação e o horror da guerra, com um final bastante sombrio. Palma de Ouro no festival de Cannes e Oscar de fotografia e som.
Uma odisséia que mostra, de uma forma muitas vezes surrealista, a devastação do horror da guerra, com um final bastante sombrio. Palma de Ouro no festival de Cannes e Oscar de mlhor fotografia e som.

Cine Dicas: Em Cartaz: RANGO

Uma homenagem ao maior dos gêneros de aventura do cinema
Sinopse: O filme conta a história cômica e transformadora de Rango um camaleão protegido que vive como animal de estimação e que enfrenta uma grande crise de identidade. Afinal o quão alto pode ser seu objetivo quando o propósito de sua vida é se adaptar?
Sempre quando da, o cinema norte americano tenta resgatar esse que foi um dos gêneros mais filmados da historia, o faroeste, que infelizmente durante as ultimas décadas acabou sofrendo pela falta de interesse do publico e por historias melhores, contudo nem tudo esta perdido. De uns tempos para cá, cada vez mais vem surgindo títulos do gênero (como o grande sucesso Bravura Indômita) que alem de filmes que tentam resgatar esse gênero, acabam também surgindo filmes que prestam uma homenagem aos bons e velhos tempos como esse ótimo Rango.
Dirigido pelo sortudo Gore Verbinski (dono da bilionária trilogia Piratas do Caribe) o filme que conta a historia de um camaleão em busca de sua identidade através de uma cidade que sofre pela falta de água, nada mais é do que uma mera desculpa para soltar inúmeras homenagens ao gênero. Para começar, não faltam momentos que o filme remete diretamente aos filmes de Sergio Leone como a trilogia do estranho sem nome e de sua obra prima Era uma vez no Oeste, ou vai me dizer que aquele barulhinho do ventilador é tirado de onde? Uma clara referencia ao barulho que o moinho de vento fazia no inicio do filme de Era uma vez no Oeste.
O bom disso, que o filme, não somente é pura diversão para os jovens como também diversão garantida para os adultos que curtiam antigamente esses filmes e durante a projeção ira contar as inúmeras referencias que o filme faz. Fora isso, os personagens são cativantes, onde cada um tem uma personalidade distinta e bem detalhada, tanto do modo de ser como fisicamente, alias, devo tirar o chapéu para a primeira incursão da Industrial Light & Magic de George Lucas em animação já que os seus personagens possuem cada detalhe tão realista que parece que realmente os bichos do deserto resolveram se vestir e falar como gente. Mas não é só isso, o filme reserva momentos de pura ação como na seqüencia da perseguição do desfiladeiro que não só faz uma homenagem ao clássico nos Tempos das Diligencias como também ao filme de guerra Apocalypse Now e mesmo sendo uma referencia , soa algo irresistível e original
Com ato final de reserva uma aparição pra la de inusitada de um clássico personagem do gênero, Rango já é considerado um dos melhores (por enquanto) filmes do ano, que soube, não somente ser uma boa animação mas que também soube fazer uma bela homenagem ao gênero sem ser repetitivo.

terça-feira, 15 de março de 2011

Cine Especial: Steven Soderbergh

No inicio surgiu como um simples boato, mas agora é oficial, o próprio diretor Steven Soderbergh esta anunciando seus planos de aposentadoria e seus motivos para chegar a esse ponto são pelo fato de esta cansado de dirigir tantos projetos e que acabou deixando-o num esgotamento total.
Convenhamos, ele de uns tempos para cá, engatou inúmeras produções uma atrás da outra e isso fora os roteiros que ele negou para filmar, mas não seria precipitado o que ele esta fazendo? Não seria o certo então tirar um ano ou dois de descanso em vez de parar definitivamente?
Seja como for, ele foi um dos bons diretores que surgiram na virada dos anos 80 para os 90 e que acabou criando um currículo de respeito, alternando projetos autorais com super produções com grandes astros. Abaixo deixo os melhores momentos desse diretor que se for sair de cena, pelo menos será bem lembrado.

Traffic
Sinopse: O funcionamento do alto escalão do tráfico de drogas é apresentado em uma série de histórias interligadas entre si, onde podemos encontrar casos como: policial envolvido em corrupção, agentes do DEA que trabalham infiltrados no perigoso mundo dos negociantes de San Diego, um chefe de drogas que foi traído pela própria mulher e ainda um juiz da suprema Corte de Justiça de Ohio, conhecido pela sua posição anti-drogas, que precisa lidar com sua filha viciada em drogas.
Um drama policial que foge do lugar comum, para apresentar inúmeras tramas e com personagens que se cruzam em determinados momentos. Neste mosaico, o filme procura evitar o texto discursivo, mesmo no retrato da corrupção, quando esta é sedutora para alguns. Finalista em cinco categorias do Oscar (incluindo melhor filme), ganhou quatro, melhor diretor,roteiro adaptado, edição e ator coadjuvante para Benicio Del Toro (excelente como policial mexicano) que com a mesma atuação, ganhou o Globo de Ouro e premio de melhor ator no festival de Berlim.

Sexo, Mentiras e Videotape
Sinopse: O advogado John está tendo problemas com sua mulher nos relacionamentos sexuais. Porém, ao mesmto tempo mantém um caso com a irmã de sua esposa. Certo dia sua vida começa a mudar quando um amigo de infância resolve começar a gravar em vídeo com o depoimento de mulheres que falam de suas vidas sexuais.
Vencedor da Palma de Ouro e do premio de melhor ator para James Spader no festival de Cannes, o longa metragem de estréia de Soderbergh (na época com 26 anos)é um surpreendente exercício de estilo que procura extrair de situações banais revelações da essência dos personagens.


Onze Homens e um Segredo
Sinopse: Danny Ocean (George Clooney) passou três anos na prisão depois de ser condenado por fraude. Quando é libertado, ele descobre que sua esposa, Tess Ocean (Julia Roberts), conseguiu o divórcio e se casou o poderoso Terry Benedict (Andy Garcia), um sujeito corrupto que é dono dos três maiores cassinos de Las Vegas.
Duas vezes ao ano, todo o dinheiro acumulado nos três cassinos é guardado em um cofre gigantesco situado em uma câmara subterrânea. É quando Danny resolve roubar todo o dinheiro para levar Terry à falência e recuperar sua esposa. A idéia é esvaziar o cofre durante uma luta entre o campeão Lennox Lewis e um boxeador russo.
No entanto, a tarefa exigirá muita coordenação e planejamento entre os 11 integrantes da quadrilha de Danny. Obviamente, nossos heróis (heróis?) deverão lidar com uma tecnologia avançadíssima, incluindo scanners de retina, raios laser e assim por diante.
Refilmagem de um filme morno dos anos 60, Steven Soderbergh remodela a trama para os tempos atuais e cria um filme divertido e ousado por possuir inúmeros astros em um só filme, coisa que dificilmente se vê em outras produções. Com boas doses de humor e momentos de ação na medida certa nas cenas do roubo, o filme ainda nos brinda com a boa química do elenco, principalmente entre George Clonney e Bratt Pitt.

O Inventor de Ilusões
Sinopse: O Inventor de Ilusões é baseado no livro de memórias "The King of The Hill" do escritor A. E. Hotchner. O filme retrata o universo de um adorável garoto de 12 anos obrigado a enfrentar o mundo adulto sozinho. Em sua imaginação, Aaron Kurlander, um garoto de 12 anos, é amigo do aviador Charles Lindbergh e leva uma vida glamurosa, cheia de perigos e aventuras. Mas, na realidade, ele mora com a família num velho hotel de St. Louis com muitas dificuldades. O pai vende velas de porta em porta; a mãe, doente, sofre resignada, e até o irmão mais novo rouba comida dos colegas de colégio. Mas nada pode abalar o fantástico mundo particular de Aaron. Até que seu irmão vai morar com parentes distantes, sua mãe é internada num sanatório e seu pai vira caixeiro-viajante. Sozinho no hotel com alguns vizinhos, na iminência de um despejo, Aaron embarca na maior de suas aventuras: o amadurecimento.
Mais um filme sobre o mundo visto pelos olhos de uma criança, que no decorrer da trama amadurece. Narrado de forma clássica e com muito bom gosto, Soderbergh ultrapassa a familiaridade das situações com uma sensibilidade cativante, uma grande direção de atores e uma precisa reconstituição de época.


Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento
Sinopse: Erin Brockovich é mãe de três filhos e começa a trabalhar em um escritório de advocacia, após sofrer um acidente. Depois de descobrir várias fichas médicas arquivadas envolvidas em casos de contaminação de água, Erin começa uma luta difícil que mobiliza centenas de pessoas a conseguir ganhar um processo de 333 milhões de dólares de indenização.
A tradicional formula de Hollywood, sempre apoiada em lutas individualistas contra poderosos em meio aos tribunais, foi bem armada para o prestigio de Julia Roberts (Erin) que, utilizando palavras chulas e atitudes debochadas, acrescenta eficiente humor a narrativa. Com o seu desempenho ela ganhou o Oscar de melhor atriz. Notável também a atuação de Albert Finney (o advogado Masry). Apesar da previsibilidade e da direção acomodada de Soderbergh, o filme cativa e diverte. A verdadeira Erim aparece no inicio do filme como uma garçonete.



sexta-feira, 11 de março de 2011

Cine Classico: CABARET

O FILME QUE MARCOU LIZA MINNELLI PARA SEMPRE
Sinopse: Berlim no início da década de 30. O nazismo fazia sua ascensão meteórica, mas a grande maioria das pessoas ainda não tinha noção do terrível poder que aquela força política se transformaria. Sally Bowles (Liza Minnelli), uma jovem americana que canta em um cabaré e sonha em ser tornar uma estrela, se apaixona por Brian Roberts (Michael York), que é bissexual. Ambos se envolvem com Maximillian von Heune (Helmut Griem), um rico e nobre alemão. Quando Sally fica grávida, Brian diz que quer casar e declara não se importar de quem seja o filho. Mas o futuro lhes reserva outro destino.
Adaptação bem sucedida de contos sobre Berlim da autoria do Ingles Christopher Isherwood e do musical que eles inspiraram, de grande sucesso da Broadway. Interessante a estrutura, que coloca um mestre de cerimônias para introduzir cenas de Kit Kat Klub e passagens da trama. Ganhou 8 Oscar, inclusive diretor, atriz (Liza) ator coadjuvante (Grey), fotografia e trilha sonora adaptada.


Curiosidades: Na versão original da Broadway os protagonistas são um escritor americano e uma cantora inglesa, enquanto que no filme a nacionalidade dos personagens foi trocada;
Liza Minelli criou a maquiagem e o penteado que sua personagem usa em cena, tendo a ajuda de seu pai, o diretor Vincente Minnelli;
É o maior vencedor do Oscar a não ganhar na categoria de melhor filme;

Cine Especial: O Melhor de 2001 a 2010: ELEFANTE

INSPIRADO EM UM TRAGICO CASO REAL, DIRETOR UNE FATOS VERIDICOS COM CRIATIVIDADE PARA CRIAR UM FILME INCOMUM
Sinopse: Um dia aparentemente comum na vida de um grupo de adolescentes, todos estudantes de uma escola secundária de Portland, no estado de Oregon, interior dos Estados Unidos. Enquanto a maior parte está engajada em atividades cotidianas, dois alunos esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora semi-automática, com altíssima precisão e poder de fogo. Munidos de um arsenal de outras armas que vinham colecionando, os dois partem para a escola, onde serão protagonistas de uma grande tragédia.
Gus Van Sant é um diretor que tem uma carreira um tanto irregular de altos (Gênio Indomável) e baixos (Psicose 1998) mas quando acerta, ele acerta em cheio e aqui ele não só acerta o alvo como cria uma obra prima corajosa, engenhosa e polemica. Inspirado no trágico acontecimento da escola de Columbine em 1999, o filme retrata o dia a dia de jovens perdidos em suas vidas e não sabendo o que querem e com isso, são facilmente seduzidos pelo caminho errado da vida, uma juventude sem brilho e desprovida de perspectivas
O filme possui inúmeras historias paralelas em que ambas se passam em um mesmo cenário e todas somente irão se cruzar somente no trágico ato final. Até lá, o diretor usa a sua criatividade na montagem, sempre apresentando uma determinada historia para depois cortá-la e ir para outra historia que se passa perto da historia anterior, tudo isso para elaboramos um incrível quebra cabeça nas nossas mentes e conhecer melhor o dia a dia de cada um dos personagens que surgem na tela.
Ousado, criativo e trágico esses e outros elementos que fazem desse filme indispensável para qualquer cinéfilo que queira saber o que rolou de bom na primeira década do cinema no século 21.

Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: RED: APOZENTADOS E PERIGOSOS

Sinopse: Frank Moses (Bruce Willis) é um ex-agente da CIA, hoje aposentado, que tenta levar uma vida normal. Ele está interessado por Sarah (Mary-Louise Parker), com quem volta e meia conversa ao telefone, apesar de ainda não conhecer pessoalmente. Um dia, a casa de Frank é atacada por agentes da CIA. Sem saber o que está acontecendo, ele deduz que logo perceberão sua ligação com Sarah e parte para protegê-la. Para entender o porquê de ter sido atacado, Frank precisará da ajuda de seus antigos companheiros Joe (Morgan Freeman), Marvin (John Malkovich) e Victoria (Helen Mirren), todos também aposentados.
A primeira década do século 21 foi invadida por inúmeras adaptações de HQ, e como todas as adaptações que se prezem, houve vários entre altos e baixos. Mas diferente do que a maioria acha HQ não são voltadas somente para super heróis e sim para diversas historias, não importa qual tipo e nisso, os estúdios de cinema ficaram de olho e surgiram obras geniais como Sin City, Estrada da Perdição, Marcas da Violência, Anti-Herói Americano e dentre outros.
RED: Aposentados e Perigosos pertence a esse grupo de filmes baseados em HQ que não é necessariamente de super heróis e por isso, o diretor Robert Schwentke (Plano de Voo) adaptou livremente a historia escrita por Warren Ellis e Cully Hammer que teve somente três números, ou seja, uma historia bem curtinha.
Como não tinha fãs fervorosos em seu encalço, Robert alterou bastante a historia para torná-la mais acessível, começando por minimizar a violência explicita da historia, mas em compensação o filme ganhou contornos de humor bem elaborados e caricatos no bom sentido, já que é divertido ver protagonistas de um filme de ação não escondendo a idade e que já houve sua época, mas que por um motivo e outro acabam voltando à ação. Se não ficamos muito surpresos com atores como Bruce Willis, Morgan Freeman e John Malkovich neste tipo de gênero, o que dizer da talentosa Helen Mirren (A Rainha) segurando e usando a vontade uma metralhadora para atirar nos bandidos? É algo inusitado, mas ao mesmo tempo ela soube dar o recado.
Apesar de previsível em alguns momentos, RED cumpre o que promete, quase duas horas de diversão com velhos conhecidos desse gênero e que sabem fazer graça da própria idade.

Curiosidade: Durante as sequência de ação filmadas em Toronto, Canadá, a polícia local recebeu diversas chamadas dos moradores que pensavam que os tiros eram verdadeiros.

Cine Dica: Estréias no final de semana (11 03 11)

E ai gente. Após o feriadão as coisas estão voltando a normalidade, então vamos a nossa boa e velha rotina das estréias do final de semana, confiram:

RANGO
Sinopse: O filme conta a história cômica e transformadora de Rango um camaleão protegido que vive como animal de estimação e que enfrenta uma grande crise de identidade. Afinal o quão alto pode ser seu objetivo quando o propósito de sua vida é se adaptar?

 
PASSE LIVRE
Sinopse: Os amigos Rick e Fred estão inquietos e cansados da rotina do casamento. Tudo muda quando suas esposas tentam uma abordagem ousada e oferecem um passe livre: uma semana de total liberdade para que os dois façam o que quiserem livres das obrigações do matrimônio. Inicialmente parece que um sonho se torna realidade para Rick e Fred mas eles descobrem que seus conceitos sobre a atual vida de solteiro estão fora de sincronia com a realidade.

O CIÚME MORA AO LADO
Sinopse: É verão na Finlândia e os casais se divertem em jantares ao ar livre ou em banhos de lago noturnos. Mas a consultora de negócios Tuula e o terapeuta familiar Juhani estão em pé de guerra. Por mais que tenham concordado em se divorciar de forma civilizada, antes de venderem a casa, os dois fazem de tudo para provocar ciúmes um no outro. Assim, Tuula convida um charmoso piloto de avião para um jantar na casa deles, e Juhani, por sua vez, se vinga contratando uma prostituta para se passar por sua amante. Sentimentos antigos afloram e os dois embarcam numa disputa sem fim.


Patrik 1.5
Sinopse: No filme Patrik 1.5, Göran (Gustaf Skarsgård) é um médico e tem o sonho de ser pai. Seu marido Sven (Torkel Petersson), pouco sensível, e alcoólatra no passado, teve um casamento heterossexual e tem uma filha adolescente. Este é o casal que se candidata a adotar uma criança em uma pequena e conservadora cidade sueca.
Apesar das dificuldades de conseguir a autorização para a adoção, eles não desistem. Quando recebem uma notificação dizendo que foram aprovados para adotar uma criança, começam a decorar o quarto do filho com muito cuidado. Berço, carrinho e tudo mais que um bebê de um ano e meio precisa.
Porém, por um erro de digitação do Serviço Social, que colocou uma vírgula no lugar errado, o filho deles é Patrik (Thomas Ljungman), um adolescente de 15 anos, homofóbico, órfão e com um passado criminal. A convivência é hostil no princípio, mas, aos poucos, Patrik começa a se aproximar de seus pais adotivos com seus dotes de jardinagem.


RESTREPO
sinopse: Entre 2007 e 2008 no vale do Korengal no Afeganistão um pelotão de quinze soldados americanos está em serviço. Apelidado de Restrepo em homenagem a um médico da equipe morto em ação o grupo ocupa um posto de grande perigo. Em seu cotidiano no bunker não faltam demonstrações de amizade e camaradagem mas o verdadeiro heroísmo se manifesta no momento de enfrentar as diferenças culturais o tédio o medo e o cansaço. Sem sair do vale o filme se contenta em observar a realidade palpável e pouco vista da guerra aquela experimentada pelos soldados. Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance.