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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Cine Dicas(Especial): Em DVD e Blu-Ray: FANTASIA

A MAIOR OBRA PRIMA DA DISNEY DE VOLTA AS PRATELEIRAS
Sinopse: O filme consiste basicamente de oito segmentos animados, acompanhados de música clássica de grandes mestres:
1º)Tocata e Fuga em Ré Menor, de Johann Sebastian Bach, é onde, pela primeira vez, Disney e seus artistas se arriscaram no mundo da abstração e a equipe de efeitos especiais teve a chance de colocar todo o seu talento na tela;
2º)Suíte Quebra-Nozes, de Tchaikovsky, é o segmento onde os artistas tomaram um caminho diferente da tradicional história envolvendo brinquedos, fazendo sua própria interpretação da música e mostrando um número que simboliza as estações do ano, através de fadas aladas e outros elementos da natureza, como flores e peixes bailarinos, cogumelos chineses e cravos russos;
3º)Aprendiz de Feiticeiro, de Paul Dukas, apresenta o rato Mickey no papel do feiticeiro afobado que quer aprender seu ofício antes da hora. Para isso, ele rouba o chapéu mágico de seu mestre Yen-Sid e dá vida a um bando de vassouras para encher o caldeirão de água e, como resultado de sua teimosia, cria algo que nem ele mesmo sabe controlar;
4º)Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky, é como uma explicação científica da evolução da vida na Terra, desde os primeiros seres microscópicos aos gigantescos dinossauros;
Agora acontece uma pequena pausa onde o apresentador Deems Taylor apresenta ao público a trilha sonora.
5º)Sinfonia Pastoral, de Beethoven, tem como cenário o Monte Olimpo e o elenco de personagens é composto de figuras fantasiosas como cavalos alados que cortam o céu, sátiros que saltam pelos campos, cupidos, centauros e suas namoradas; Este segmento do filme causou muita polêmica ao mostrar centauras e cupidos nus e mostrou uma centaura negra servindo outras brancas.
6º)Dança das Horas, de Amilcare Ponchielli, apresenta uma sátira ao balé clássico e representa as horas do dia por um grupo de animais, como avestruzes, hipopótamos, elefantes e jacarés;
7º)Uma Noite no Monte Calvo, de Modest Mussorgsky, é ilustrado pelo demônio Chernabog que vive no alto da montanha, e que na noite de Halloween vem atormentar as almas do vilarejo;
8º)Ave Maria, de Franz Schubert, é o segmento que fecha o filme e talvez seja o mais simples deles; apresenta uma procissão religiosa que segue até uma capela gótica.
 
Em resumo: É um verdadeiro clássico dos estúdios Disney com um exelente entrosamento entre a animação e a musica erudita. Muito instrutivo e divertido para as crianças começarem a gostar da musica clássica (apesar de  Uma Noite no Monte Calvo ser meio assusador para elas). A versão original foi gravada com a orquestra da Filaádélfia, sob a regência  de Leopold Stokowski. Em 1987 foi distribuida uma nova versão com a trilha regravada em dolby stereo, sob a regência de Irwin Kostal. Destaque para o camundogo Mickey no seguimneto dedicado a obra de de Paul DukasO Aprendiz de Feiticeiro.        
Em 2000, o estúdio lançou Fantasia 2000 com novos segmentos e reprizando O Aprendiz de Feiticeiro, destá  vez em telas IMAX que impressionaram os espectadores na época.   

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Cine Dicas: Em Cartaz: MEGAMENTE

Sinopse: Megamente é um vilão magro usa roupas nas cores azul e preta e sua cabeça é careca e grande devido ao cérebro privilegiado. Ele deseja conquistar a cidade de Metro City e faz diversas tentativas muitas delas são frustradas. O vilão precisa ter oponentes para que sua vida tenha sentido e após a morte de Metro Man (Brad Pitt) Megamente cria Titan um herói para ter com quem rivalizar.
Afinal, nascemos bons ou maus ou nos tornamos bons ou maus ao longo da vida? Essa é a questão levantada na mais nova animação da DreamWorks, em uma aventura que satiriza o mundo dos super heróis e ao mesmo tempo desconstrói o mito do herói. Aqui o herói é na verdade o vilão, mas que de vilão tornasse herói, confuso? Não é pra ser. O filme apresenta os dois lados da mesma moeda, o herói Metro Man (voz de Bratt Pitt) e de Megamente (voz Will Ferrell), ambos vindos de planetas diferentes prestes a serem destruídos (já viu essa historia né) e que acabam caindo na terra, só que cada um de um lado. Metro Man numa casa de classe media alta com pais carinhosos que dão a melhor educação, já Megamente teve o azar de cair num presídio e ser adotado pelos piores bandidos que acabaram lhe ensinando o mundo da maldade.
Crescidos, ambos se tornaram herói e vilão e brigavam a todo custo pelo domínio da cidade, até que um dia, Megamente (meio que sem querer) mata MetroMan e assim conquista a cidade que tanto queria. Mas é ai que o filme se torna bem original, pois Megamente se da conta que a vida não faz mais sentido sem um desafio e de que adianta ser vilão se não tem ninguém para enfrentá-lo? E é então, que ele decide criar outro super herói através do DNA de Metro Man para então assim as coisas voltarem nos eixos.
É neste momento que o filme soube bem explorar a personalidade de Megamente, pois, apesar de tudo, ele é vilão unicamente porque achava que era o seu destino, mas ira descobrir com o tempo (e da aparição de alguém inesperado) que não é bem assim que a coisa funciona.
O legal do filme são as inúmeras referencias que  faz ao mundo dos super heróis, ao começar pelo visual bem cartunesco e cheio de luz, fazendo uma referência a era de ouro das HQ, isso sem contar uma porções de referencias ao Superman. Nem mesmo uma versão descarada de Jo-El (meio poderoso Chefão) fica atrás em um momento muito engraçado que só lamento que nem todos irão entender a piada.
Alias, essa é a aposta mais certeira da casa de Sherk em sempre manter o humor de primeira em suas animações e com pitadas de lição de moral aqui e ali. Nada que rivalize com a campeã Pixar, mas pelo menos a DreamWorks fala por si,

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Cine Dicas: Em Cartaz: A REDE SOCIAL

sinopse: Numa noite da primavera de 2003 Mark Zuckenberg gênio da computação de Harvard senta-se à frente deu seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Num rompante de blogar e programar o que surge ali em seu quarto é uma rede social que revolucionaria o conceito de comunicação. Seis anos e 500 milhões de amigos depois Zuckenberg é o bilionário mais jovem da história. Mas tudo tem seu preço.

Os verdadeiros  fatos de uma  realidade ás vezes não é o suficiente, portanto cria-se o mito, no qual será muito bem melhor vendido. Foi isso que passou na minha cabeça ao assistir o inicio e o fim de A Rede Social, pois o que se viu ali, foi apenas um pequeno e engenhoso artifício do diretor David Fincher para deixar a trama (baseado na obra Bilionários por Acaso) algo bem mais redondinho. Por conta disso, já circulou alguns dizendo de se tratar do novo Cidadão Kane. Exageros aparte, mas não a como negar que esse novo “Rosebud” serviu de ponta pé inicial para a criação de uma historia na qual boa parte dessa nova geração no mundo real esta envolvida e se essa ponta de iceberg realmente aconteceu isso é o que menos importa no momento.
Após ter perdido seu “Rosebud” (ou melhor, dizendo sua garota) em uma seqüência de diálogos fulminantes saídos da sua boca, Mark Zuckerberg (Jesse Eisemberg, brilhante) se fecha no seu quarto para criar no computador um meio de não só humilhar sua ex, como também todas as garotas da universidade. Tem inicio então a uma trama na qual é muito bem moldada graças a mão segura da direção de David Fincher. Vindo dos vídeos clipes dos anos 90, Fincher sempre soube dosar uma bela montagem de cenas nas quais faz o espectador jamais cansar. O filme esta sempre em movimento, sempre algo está acontecendo e muitos diálogos, mas que mesmo assim, o espectador é pego facilmente na montanha russa de imagens, no trajeto de Mark e da sua criação na qual se tornaria uma da marcas mais conhecidas do mundo, O Facebook.
O filme explora muito bem essa trajetória, não só de Mark, mas também de outros envolvidos na criação da criança como o brasileiro Eduardo Saverin (Andrew Garfield o próximo Homem Aranha do cinema) que de melhor amigo do criador, tornasse ex amigo, graças as artimanhas de Sean Parker (surpreendentemente bem interpretado por Justin Timberlake) que financiou o projeto do império mas tirou Saverin do posto de co- fundador em uma bela jogada de gato e rato. A trama vem e volta no tempo embalado não só pela genial montagem de Fincher, mas pela ótima trilha sonora de Trent Reznor que soube casar bem a trilha com os momentos em que os personagens estão tanto na época do Harvard como após o crescimento do famoso império virtual.
No geral, o filme é um retrato dessa nova geração cada vez mais retraída e do difícil contato de uns com os outros, mas que dentre eles, alguém conseguiu criar uma ferramenta no qual todos se relacionassem virtualmente, mas que no fim, o próprio não consegue se relacionar com ninguém sem antes magoar o próximo devido ao seu intelecto superior que por hora nos fascina e por hora nos enoja e isso se deve graças ao ótimo desempenho de Jesse Eisemberg. Vindo do sucesso Zumbilandia, o jovem ator transmite todos os sentimentos que o personagem sente de tal maneira que não me espanta se ele for lembrado na temporada de prêmios que se aproxima.
Com todos os pontos a favor de ser indicado a inúmeros Oscar no ano que vem, A Rede Social é um pequeno exemplo de que basta um pequeno artifício para entrelaçar o inicio e o fim da trama para torná-la perfeita e bem redondinha, mesmo que para isso se cria tal mito dentro da historia verídica.


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Cine Dicas: Estréias no final de semana (03/12/10)

E ai gente. Começamos esse inicio de dezembro com grandes estréias no cinema e parece que isso ira se estender até os últimos dias desse ano, pois é natural os estúdios deixarem filmes de grande expectativa para essa época.
Dentre as estréias, eu estou curioso de ver como o brasileiro ira reagir com o filme A Rede Social, pois conta sobre os envolvidos da criação do maior site de relacionamento do mundo, O Facebook, e que só não engrenou aqui de vez, porque brasileiro só quer saber de Orkut, por enquanto. Se esse filme ira mudar preferência do povo brasileiro com relação a esse site só o tempo ira dizer, quanto a mim, estarei assistindo esse filme, portanto aguardem minha critica.

Confiram as estréias:

A Rede Social
sinopse: Numa noite da primavera de 2003 Mark Zuckenberg gênio da computação de Harvard senta-se à frente deu seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Num rompante de blogar e programar o que surge ali em seu quarto é uma rede social que revolucionaria o conceito de comunicação. Seis anos e 500 milhões de amigos depois Zuckenberg é o bilionário mais jovem da história. Mas tudo tem seu preço.



Megamente 3D
Sinopse: Megamente é um vilão magro usa roupas nas cores azul e preta e sua cabeça é careca e grande devido ao cérebro privilegiado. Ele deseja conquistar a cidade de Metro City e faz diversas tentativas muitas delas são frustradas. O vilão precisa ter oponentes para que sua vida tenha sentido e após a morte de MetroMan (Brad Pitt) Megamente cria Titan um herói para ter com quem rivalizar.



Federal
Sinopse: Dani (Selton Mello) agente especial da Polícia Federal une-se ao delegado Vital (Carlos Alberto Riccelli) e outros homens do grupo de elite do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal para caçarem o playboy Carlos Beque Batista Federal (Eduardo Dusek) responsável por colocar a cidade de Brasília na rota do tráfico internacional de cocaína.



Film Socialisme
Sinopse:Uma sinfonia em três movimentos. Um navio no mediterrâneo e alguns conversas, em diversas línguas, entre passageiros, quase todos em férias. Um velho criminoso de guerra (alemão, francês ou americano?) acompanhado de sua neta. Um jovem filósofo francês (Alain Badiou). Um representante da polícia de Moscou. Uma cantora americana (Patti Smith). Um velho policial francês. Uma ex-funcionária da ONU. Um agente aposentado. Um embaixador palestino. No fundo, discutem a falência das ideologias de esquerda no início de século 21.




O garoto de Liverpool
Sinopse: O garoto de Liverpool”, drama baseado na juventude de John Lennon. Roteirizado por Matt Greenhalgh (“Control”) a partir de um livro de memórias de Julia Baird – irmã de Lennon por parte de mãe – o filme faz poucas referencias aos Beatles, deixando claro que esse é um filme sobre John.




Skyline - A Invasão
sinopse: Um grupo de amigos curte uma festa até altas horas da madrugada. Mais tarde quando todos dormiam misteriosas luzes começam a descer do céu e pior passam a sugar as pessoas para estranhas espaçonaves. Os alienígenas chegam até o prédio deles e logo se descobre o poder dos extra terrestre quando um dos amigos é abduzido. Nas emissoras de rádio e televisão não existe mais ninguém e a sensação de isolamento só aumenta o medo. Diante do perigo que parece ameaçar toda a humanidade o caminho é manter-se unidos para sobreviver diante das estranhas criaturas e dos terríveis ataques que não param de acontecer. Será que eles vão conseguir?


quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: Um Olhar no Paraiso

Sinopse: Em dezembro de 1973, Susie Salmon voltava da escola para casa quando foi assassinada. Ela tinha apenas 14 anos. Depois de morta, Susie continua a velar por sua família – enquanto seu assassino permanece solto. Presa em um extraordinário, ainda que misterioso, espaço entre a Terra e o Céu a menina descobre que precisa escolher entre a busca por vingança e o desejo de ver seus amados seguirem em frente. O que tem início como um chocante homicídio leva a uma jornada visualmente criativa e repleta de suspense que, através dos laços de memória, amor e esperança, segue em direção a um desfecho surpreendente e emotivo.

Baseado no livro de sucesso “Vida Interrompida”, esse ultimo filme de Peter Jackson (Senhor dos Anéias e King Kong) é um verdadeiro show de imagens e cores onde se retrata o mundo aonde a protagonista se encontra, após ter sido assassinada. O inicio mostrando os últimos passos da protagonista em vida é um verdadeiro show de suspense, mesmo agente sabendo o que irá acontecer, isso graças a boa interpretação da jovem atriz Saoirse Ronan (Desejo e Reparação) e de Stanley Tucci (indicado ao Oscar) que faz o assassino da garota.
Por outro lado, Jackson peca em agilizar a montagem de imagens do filme, fazendo parecer em alguns momentos um verdadeiro vídeo clipe com inúmeras musicas entrelaçando as com os efeitos especiais desnecessários, ofuscando assim por alguns momentos as performances de outros do elenco como no caso de Susan Sarandon e Rachel Weisz que ambas as atrizes não tem muito o que acrescentar em seus papeis.

Curiosidades: Alice Sebold, autora do livro o qual Um Olhar do Paraíso é baseado, declarou que preferia que a intérprete de Susie Salmon fosse uma atriz desconhecida. A escolhida foi Saoirse Ronan, que pouco depois ganhou notoriedade ao ser indicada ao Oscar de atriz coadjuvante por Desejo e Reparação (2007);
Saoirse Ronan foi escolhida a partir de uma audição gravada, enviada aos produtores e ao diretor Peter Jackson. Eles ficaram tão impressionados com o material que logo acertaram com a atriz, sem que houvesse a necessidade de uma nova audição;

Cine Especial: FANTASIA: “Toccata And Fugue In D Minor”

Dia 8 de dezembro está chegando e com ele a chegada em DVD e Blu Ray de Fantasia. Enquanto o filme não vem, solto aqui vídeos e curiosidades de cada uma das partes que moldaram esse clássico da animação tradicional.
O inicio do filme fica por conta do classico “Toccata And Fugue In D Minor” do compositor Johann Sebastian Bach. Em um momento até então inédito Disney e seus artistas ousaram no mundo do abstrato, criando um grande segmento onde a equipe de efeitos especiais tem a chance de colocar todo o seu talento a vista na tela. Ainda que não tem a mesma carga de entretenimento dos próximos desenhos, "Toccata" pode ser considerado a seqüência mais ousada de todo o filme. De fato, provavelmente nunca vimos ou veremos outra obra como esta em animação. Ainda temos um bom modo de dar a tonalidade ao filme, com metade do segmento sendo composto de cenas de Stokowski e a orquestra.

Cine Curiosidade: Dou Adeus aqueles que terei saudade

A cada ano que passa, sempre tem pessoas do ramo do cinema que acabam indo para o andar de cima. Em parte é triste, pois eles não estão mais entre nos, por outro lado, eles sempre estarão vivos, isso graças a magia que é essa arte o cinema, em fazer agente continuar vendo sempre quando quer, os astros que deixaram saudades.
Solto abaixo uma pequena homenagem de cada um que se foi essa semana:


Leslie Nielsen
Responsável por inúmeras tardes inesquecíveis na Sessão da Tarde (quando a sessão de filmes da Globo ainda prestava), o ator me fez morrer de rir em inúmeras vezes com suas atrapalhadas como o policial Frank Drebin na cine série Corra que a policia vem ai, onde tudo acontecia, principalmente pelo fato dos filmes seguirem o clima de sátira, assim como o clássico Apertem os cintos, o piloto sumiu, também estrelado pelo ator.





Irvin Kershner
Muitos consideram Star Wars: Episódio V: O Império Contra Ataca como o melhor filme da cine série. Talvez isso muito se deva a Irvin Kershner, diretor com poucos filmes conhecidos no currículo mas o suficiente para ser lembrado e com respeito, pois alem de ter feito o melhor filme da cine serie de George Lucas, foi também o único que teve total liberdade criativa na criação do filme e talvez por isso tenha criado o melhor capitulo. Graças a sua boa mão e visão na direção, ele foi responsável por uma das cenas mais marcantes e reveladoras do cinema que segue abaixo.





Mario Monicelli
Considerado um dos mestres da comédia à Italiana, gênero que o elevou a celebridade. Entre suas obras primas estão filmes como O Quinteto Irreverente, Meus Caros Amigos.