Recentemente a Rede Globo anunciou que irá tirar da grade a "Sessão da Tarde". O anúncio para alguns não quer dizer nada para aqueles que nem sequer assistem mais tv, mas para uma geração que cresceu assistindo filmes isso é o ponto final de uma grande história. Na realidade, essa sessão de filmes é pertencente a uma época em que cada longa exibido era um grande evento e onde todos se reuniam na frente da tv para desfrutar de duas horas de aventura, comédia e fantasia.
Por conta disso, não tenho como deixar de me lembrar de um dos melhores filmes do catálogo da época, sendo que diversas vezes foi reprisado, mas cada reprise era como retornar de um grande passeio. Estou falando de "Os Goonies" (1985), filme de aventura juvenil que conquistou uma geração inteira, sendo visto hoje como o melhor representante de uma época em que os grandes estúdios não se preocupavam em criar grandes franquias, mas sim um longa para ser relembrado por todo o sempre. Um dos responsáveis por essa pérola foi ninguém menos que Steven Spielberg.
Na época, todo filme de aventura tinha o dedo do realizador, desde como diretor, produtor ou roteirista. Neste último caso, por exemplo, o roteiro foi escrito por Chris Columbus, que por sua vez se baseou em uma história contada pelo próprio Spielberg. Ambos os realizadores decidiram unir forças para criar uma aventura escapista, mas que continha coração e que pessoas de todas as idades poderiam se identificar.
A direção, por sua vez, ficou a cargo de ninguém menos que Richard Donner, que na época ainda colhia os louros do sucesso a partir de sua obra prima "Superman - O Filme" (1978). A trama não poderia ser das mais simples: Com os prédios de seu bairro estando prestes a ser demolidos, o que forçará a mudança de todos os residentes do local, um grupo de garotos resolve organizar uma cerimônia de despedida do local. Quando descobrem um legítimo mapa do tesouro, capaz de torná-los ricos e evitar a destruição de suas casas, Os Goonies resolvem partir em uma grande aventura.
Simples, direto, mas muito certeiro e não poderia dar errado. Para começar os realizadores escolheram o seu elenco mirim a dedo, sendo que cada um possuía um grande talento para criar personalidades distintas para os seus respectivos personagens. Sean Astin, Josh Brolin, Corey Feldman e Ke Huy Quan se tornaram figuras conhecidas no cinema juvenil da época, sendo que Corey Feldman, por exemplo, embarcou em outros sucessos como "Conta Comigo" (1986), "Os Garotos Perdidos" (1987) e "Meus Vizinhos São Um Terror" (1989). Sean Astin, por sua vez, foi Sam na trilogia "O Senhor dos Anéis" enquanto Josh Brolin foi o vilão Thanos nos filmes da Marvel.
Uma vez os personagens centrais embarcando na aventura tudo o que se vê na tela é de um ritmo frenético, quase sem respirar, mas tudo feito de uma forma bem pensada e perfeccionista. Os efeitos visuais práticos da época são outro ponto a favor da obra, onde sentimos o peso das armadilhas e fazendo a gente temer pela vida dos personagens. Logicamente, o filme pega principalmente a carona do sucesso "Os Caçadores da Arca Perdida" (1980), sendo obra máxima da carreira de Steven Spielberg.
Vale salientar que o filme presta uma bela homenagem aos filmes de aventura de antigamente, sendo que em muitos momentos é disparado a trilha sonora do clássico filme de pirata "O Capitão Blood" (1935) e fazendo com que uma nova geração redescobrisse esse tipo de filmes de aventura capa e espada. Falando em trilha o filme é também muito lembrado pelo seu tema musical "The Goonies 'R' Good Enough" cantado pela artista Cyndi Lauper e se tornando um dos maiores sucessos de sua carreira. Quando se ouve a música imediatamente me vem o filme com todas as suas cenas.
Do sucesso se veio então o culto, onde há pessoas até hoje que se reúnem em um determinado dia para assistir ao filme como se fosse um verdadeiro ritual nostálgico. O filme serviu de inspiração até mesmo para outras obras na época, como foi o caso de "Deu a Louca nos Monstros" (1987) que, se por um lado não obteve o mesmo sucesso, ao menos também adquiriu o status de cult merecido. "Goonies" serviu até mesmo inspiração para sucessos recentes, pois basta assistir a série "Stranger Things" para sentirmos a dimensão e força do seu legado.
Portanto, o anúncio do fim da "Sessão da Tarde" pode ser até triste por um lado, mas ao menos serviu para me lembrar de uma época mais inocente e colorida. "Goonies" nos ensina a não perdermos a esperança, ao sempre buscar pelos seus objetivos e valorizar a verdadeira união da amizade como um todo. São valores como esse que hoje andam se perdendo, mas nunca é tarde para reavermos.
"Os Goonies" é um dos melhores filmes de aventura juvenil da história, pois conquistou uma geração inteira oitentista e fazendo com que todos se reunissem na frente da tv em uma distante tarde qualquer.
Facebook: www.facebook.com/ccpa1948











