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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 28 de março de 2024

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 28 DE MARÇO A 3 DE ABRIL DE 2024

SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

TUDO OU NADA

A cinesemana de 28 de março a 3 de abril traz cinco estreias na nossa programação, incluindo dois documentários de diretores gaúchos: UM CERTO CINEMA GAÚCHO DE PORTO ALEGRE, de Boca Migotto, e JANGO NO EXÍLIO, de Pedro Isaias Lucas. Outro documentário que chega nesta semana é NADA SERÁ COMO ANTES, de Ana Rieper, sobre a música do Clube da Esquina. Também entram em cartaz dois filmes de ficção: A MATRIARCA, com Charlotte Rampling, e TUDO OU NADA, protagonizado pela atriz francesa Virginie Efira.

Seguem na nossa programação dois filmes sobre a música brasileira e que estão entre os preferidos do público: SAUDOSA MALOCA, de Pedro Serrano, e LUPICÍNIO RODRIGUES: CONFISSÕES DE UM SOFREDOR, de Alfredo Manevy. Também continua na lista dos mais vistos o belo DIAS PERFEITOS, do diretor Wim Wenders.

Em última semana de exibição temos a produção russa NO SUBMUNDO DE MOSCOU e a italiana O PRIMEIRO DIA DA MINHA VIDA.

Confira nossa programação completa e portal do cinema gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


14h45 – SAUDOSA MALOCA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 110min). Direção de Pedro Serrano, com Paulo Miklos, Leilah Moreno, Gero Camilo, Gustavo Machado. Elo Studios, 14 anos. Drama.

Sinopse: Inspirado no samba “Saudosa Maloca”, uma das músicas mais conhecidas de Adoniran Barbosa, o filme recupera episódios da vida do compositor tendo como cenário uma São Paulo que não existe mais. Entre botequins e rodas de samba, aparecem seus amigos, suas paixões e outros personagens eternizados pelo músico.


16h45 – DIAS PERFEITOS Assista o trailer aqui.

(Perfect Days – Japão/Alemanha, 2023, 125min). Direção de Wim Wenders, com Koji Yakusho, Min Tanaka, Arisa Nakano, Tokio Emoto. O2 Play/Mubi, 14 anos. Drama.

Sinopse: Hirayama vive em Tóquio e é responsável pela limpeza de vários banheiros públicos. Além do trabalho modesto, ele preenche seus dias com a paixão pela música, pelos livros e pela fotografia de árvores. Hirayama parece perfeitamente feliz com sua rotina metódica, mas alguns encontros inesperados trazem revelações surpreendentes sobre o passado do protagonista. O filme estreou no Festival de Cannes, onde recebeu os prêmios do júri ecumênico e melhor ator para Koji Yakusho, e é um dos cinco indicados ao Oscar de filme internacional.


19h – TUDO OU NADA - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Rien à Perdre - França, 2023, 112min). Direção de Delphine Deloget, com Virginie Efira, Félix Lefebvre, Arieh Worthalter. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Sylvie é mãe solo de dois garotos e está no trabalho quando o menor, de 6 anos, se queima no fogão. Ela é denunciada às autoridades francesas por abandono de incapaz e vê Sofiane ir para um abrigo – o que deixa Sylvie transtornada. Apoiada por seu irmão, que é advogado, e pelo amor dos seus filhos, a mãe dá um exemplo de persistência em busca de seus direitos. O filme marca a estreia de Delphine Deloget na direção de longas e estreou no Festival de Cannes em 2023.


(NÃO HAVERÁ SESSÃO NA QUARTA, DIA 3)


SESSÕES ESPECIAL – ALMANAQUE21 – INGRESSOS À R$ 7,00

DIA 3 ÀS 19h - SEGUIDA DE BATE-PAPO COM RODRIGO DE OLIVEIRA, EDITOR DA REVISTA


O JOVEM FRANKENSTEIN

(Young Frankenstein - EUA, 1974, 106min). Direção de Mel Brooks, com Gene Wilder e Peter Boyle.

Sinopse: Ao receber a notícia da morte do seu avô, o professor universitário Dr. Frederick Frankenstein faz a viagem que mudará sua vida: tomar posse da herança deixada pelo avô em um castelo na Transilvânia. A sessão marca o lançamento da revista Almanaque21 sobre os principais filmes de 1974.


SALA EDUARDO HIRTZ


14h15 – LUPICÍNIO RODRIGUES: CONFISSÕES DE UM SOFREDOR Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 96min). Documentário de Alfredo Manevy. O2 Play Filmes, 12 anos.

Sinopse: Lupicínio Rodrigues (1914 – 1974) transformou em canções todo o sofrimento e as angústias das desilusões amorosas. Sua trajetória está intimamente ligada com a boêmia e a boa música brasileira, em lembranças de amigos e admiradores como Nelson Coelho de Castro, Arthur de Faria, Ney Matogrosso, Gal Costa, Cazuza, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marisa Monte e seu próprio filho, o Lupinho O filme também traz imagens de arquivo em que o próprio Lupicínio relata episódios de sua carreira e interpreta suas composições.


16h – NADA SERÁ COMO ANTES - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 78min). Documentário de Ana Rieper. Sessão Vitrine Petrobrás, Livre.

Sinopse: O filme mostra o momento da criação de "Clube da Esquina", um dos discos mais importantes da MPB e que foi lançado no início dos anos 1970. Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta e outros artistas falam sobre suas trajetórias e as influências de paisagens, histórias e poesias que resultaram em músicas inesquecíveis.


17h40 – A MATRIARCA – ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Juniper - Nova Zelândia, 2021, 94min). Direção de Matthew J. Saville, com Charlotte Rampling, Marton Csokas, George Ferrier. Pandora Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Ruth viveu uma carreira brilhante como correspondente de guerra, mas agora está entediada com a aposentadoria e limitada em seus movimentos por conta de uma fratura na perna. Sam, seu neto, é um adolescente rebelde que acaba de ser expulso da escola. Os dois não se conhecem, mas terão que viver sob o mesmo teto até encontrarem uma solução para seus problemas pessoais.


19h30 – JANGO NO EXÍLIO– ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2024, 105min). Documentário de Pedro Isaias Lucas. Synapse Filmes, 14 anos.

Sinopse: O filme mostra o cotidiano do ex-presidente João Goulart durante os 12 anos em que ele ficou exilado, vivendo entre Uruguai e Argentina. A partir de depoimentos de familiares e amigos, o público conhece os lugares onde ele viveu, momentos de passeios e aniversários e também reuniões sobre questões políticas – até sua morte controversa em dezembro de 1976 na fazenda La Villa, em Misiones. A produção gaúcha chega aos cinemas no mês em que o golpe militar no Brasil completa seis décadas.

(NA QUINTA, DIA 28, SESSÃO COMENTADA COM O DIRETOR E CONVIDADOS)


SALA NORBERTO LUBISCO


14h30 – NO SUBMUNDO DE MOSCOU Assista o trailer aqui.

(Khitrovka. Znak chetyryokh, Rússia, 2023, 129min). Direção de Karen Shakhnazarov, com Konstantin Kryukov, Mikhail Porechenkov, Anfisa Chernykh. CPC-UMES Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: As histórias de detetive do final do século 19 e os contos de Arthur Conan Doyle inspiraram o filme que acompanha a investigação do diretor de teatro Konstantin Stanislavsky e do repórter Vladimir Gilyarovsky sobre um assassinato ocorrido em um bairro considerado o "submundo" de Moscou. O que seria apenas uma pesquisa para uma nova peça os envolve numa trama de muito mistério e o passado sombrio de um religioso indiano.


17h – O PRIMEIRO DIA DA MINHA VIDA Assista o trailer aqui.

(Il Primo Giorno Della Mia Vita, Itália, 2023, 121min). Direção de Paolo Genovese, com Toni Servillo, Valerio Mastandrea, Margherita Buy, Sara Serraiocco. Pandora Filmes, 16 anos. Comédia.

Sinopse: Quatro pessoas desconhecidas e cansadas da vida conhecem um misterioso homem que tem uma missão: fazer com que cada uma delas volte a descobrir as belezas do mundo. Durante uma semana, todos têm a chance de perceber a falta que fazem e encontrar um novo significado para suas existências. O filme integrou a programação do Festival de Cinema Italiano de 2023 e é baseado no romance homônimo do próprio diretor.


19h15 – UM CERTO CINEMA GAÚCHO DE PORTO ALEGRE - ESTREIA

(Brasil, 2023, 129min). Documentário de Boca Migotto. Teimoso Filmes e Artes, 14 anos.

Sinopse: O documentário parte do trabalho da produtora Clube Silêncio, nos anos 1990, para refletir sobre três gerações do cinema feito em Porto Alegre. O filme, exibido no Festival de Gramado 2023, reúne depoimentos de muitos nomes conhecidos e tem trilha sonora de Bebeto Alves.


(NÃO HAVERÁ SESSÃO NA QUINTA, DIA 28)


SESSÕES ESPECIAL – CINEMA MUSICAL GAÚCHO

DIA 28 ÀS 19h30 – ENTRADA FRANCA


THIS IS CANOAS, NOT POA

(Brasil, 2021, 120min). Documentário de Wender Zanon.

Sinopse: Documentário sobre a cena musical independente de Canoas, mostrando bandas, casas noturnas, lojas de discos e o trabalho de produtores que fazem a cidade ter uma vida cultural efervescente e ser muito mais do que um “dormitório” de Porto Alegre.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.

Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 28 DE MARÇO A 03 DE ABRIL DE 2024

 ESTREIA:

NADA SERÁ COMO ANTES – A MÚSICA DO CLUBE DA ESQUINA

Brasil/Documentário/78min.

Direção: Ana Rieper

Sinopse:Nada Será Como Antes - A Música do Clube da Esquina é um documentário dirigido por Ana Rieper que trata sobre o grupo de artistas responsáveis pela criação dos álbuns Clube da Esquina 1 e 2. O longa mostra o processo criativo dos músicos, incluindo lugares, pessoas e outras referências que influenciaram a criação das canções.

Elenco: Milton Nascimento,Flávio Venturini,Wagner Tiso

EM CARTAZ:

SAUDOSA MALOCA

Brasil/Ficção/2023 /90min.

Direção: Pedro Serrano

Baseado na obra de Adoniran Barbosa

Sinopse: Numa mesa de bar, o velho Adoniran Barbosa conta a um jovem garçom histórias de uma São Paulo que já não existe. Lembra com carinho da maloca onde viveu com Joca e Mato Grosso, da paixão deles por Iracema e de outros personagens eternizados em seus sambas, crônicas de uma metrópole engolida pelo apetite voraz do “pogréssio”.

Elenco:Paulo Miklos, Leilah Moreno, Gero Camilo, Gustavo Machado, Paulo Tiefenthaler, Sidney Santiago

Classificação indicativa do filme:14 anos


HORÁRIOS DE 28 DE MARÇO A 03 DE ABRIL (não há sessões nas segundas-feiras):


15h: NADA SERÁ COMO ANTES

17h: SAUDOSA MALOCA

19h: NADA SERÁ COMO ANTES


Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. Na quinta-feira, a meia-entrada é para todos e todas.

EM TODAS AS QUINTAS TEMOS A PROMOÇÃO QUE REDUZ O VALOR DO INGRESSO PARA TODOS E EM TODAS AS SESSÕES PARA R$ 6,00.


CineBancários

Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre

Mais informações pelo telefone (51) 3030.9405 ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.org.br


C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405

quarta-feira, 27 de março de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'LILITH'

Sinopse: Lilith é criada por Deus para ser a mulher de Adão, mas não aceita a posição de inferioridade em relação ao homem.  

Se pegarmos para lermos a bíblia passo a passo nos damos conta que o papel da mulher se torna uma espécie de catalizador para desmembrar os planos de Deus. Uma mulher, por exemplo, cortou o cabelo de Sansão, assim como uma pediu a Herodes a cabeça de João Batista e fazendo da mulher algo vilanesco e que não se pode cair em suas tentações sombrias. "Lilith" (2022), por sua vez, vem para jogar mais fogo nesta fogueira e nos revelando uma nova faceta sobre a origem da vida a partir dos conhecimentos da bíblia.

Dirigido por Bruno Safadi, o filme conta a história mitológica da primeira mulher na Terra, que veio antes de Eva. Ela é criada por Deus para ser a mulher de Adão. Entretanto, Lilith não aceita posição de inferioridade em relação ao homem, rebela-se e vai para o deserto. Lilith reaparece como um duplo de Eva, come o fruto proibido, se vinga de Adão, de Deus, e torna-se a primeira mulher a se levantar contra o sistema patriarcal dominante.

Em tempos atuais em que uma Extrema Direita usa a religião como cortina de fumaça para ocultar as suas reais ambições, o filme vem em um momento em que as mulheres do Brasil e do mundo enfrentam retrocessos a cada dia e fazendo que uma luta vencida se torne um fio de esperança. De forma experimental, o longa nos convida sem nenhum compromisso de imaginarmos como seria o outro lado da história sobre Adão e Eva e da qual, mesmo eu sendo católico, sempre achei uma forma de simplificar a origem da vida vinda por parte da igreja. Com um único cenário, além de alguns recursos visuais, o filme se sustenta mais graças ao seu elenco e do qual nos transmite uma atuação mais teatral do que qualquer outra coisa cinematograficamente falando.

Claro que atriz portuguesa Isabél Zuaa dá o seu verdadeiro show de atuação como Lilith. Desde o filme "Joaquim" (2017) ela tem nos surpreendido com uma presença forte, contante e da qual nos transmite uma peculiaridade enigmática em quase todos os seus personagens. Aqui não é diferente, o que acaba sendo positivo para ela, já que é preciso ser algo mais além para se criar uma personagem que desafie as ordens de Deus e que ao mesmo tempo sintetize aquele ar de revolta perante uma realidade patriarcado que é sempre tão pregada desde o início dos tempos. Por conta disso, não é um filme para todos, principalmente para os fanáticos que enxergam tudo somente no preto e no branco, mas é um longa que será mais bem degustado por aqueles que não são facilmente persuadidos por falsos pastores que anseiam pelo poder político.

"Lilith" é um pequeno filme que se for descoberto aos poucos irá incomodar muita gente, principalmente por aqueles que usam a bíblia como ferramenta principal para chegar no poder e persuadir a maioria do povo.  


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CIne Dica: Programação 28 a 31 de março de 2024 da Cinemetaca Capitólio

Tubarão


LENITA PERROY EM DEBATE

A Cinemateca Capitólio apresenta na quinta-feira, 28 de março, às 19h30, uma sessão especial gratuita do documentário Lenita, que narra a trajetória de Lenita Perroy (1937-2018), pioneira na fotografia de moda na década de 1960 e uma das poucas diretoras do cinema brasileiro dos anos 1970. O curta Olho de Vidro (1970, 7 min) será exibido antes do longa em uma cópia 35mm.

Após a sessão, ocorrerá um debate com o diretor Dácio Pinheiro e os roteiristas Duda Leite e Tom Ehrhardt, mediado pela pesquisadora Daniela Strack.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/eventos/7066/lenita-debate/


FILME DE LENITA COM SÔNIA BRAGA NO RAROS

Na sexta-feira, 29 de março, às 19h30, uma edição do Projeto Raros apresenta a nova cópia restaurada de Mestiça, a Escrava Indomável, o primeiro longa-metragem dirigido por Lenita Perroy, protagonizado por Sônia Braga. A sessão conta com o apoio da Cinemateca Brasileira.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/eventos/7068/projeto-raros-mestica-a-escrava-indomavel/


EXIBIÇÃO DE OBRA MONUMENTAL DE JULIO BRESSANE E RODRIGO LIMA

No sábado, 30 de março, às 14h, a Cinemateca Capitólio apresenta uma sessão especial de A Longa Viagem do Ônibus Amarelo, filme-monumento de Julio Bressane e Rodrigo Lima com mais de 7 horas de duração. Entrada franca.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/eventos/7070/a-longa-viagem-do-onibus-amarelo/


SESSÃO COMENTADA DE TUBARÃO

No domingo, 31 de março, às 18h, a Cinemateca Capitólio apresenta Tubarão, de Steven Spielberg, na última sessão do ciclo Fim de Verão. Após a sessão, haverá um debate com o diretor e pesquisador Giordano Gio. O valor do ingresso é R$ 10,00.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/eventos/7031/tubarao/


GRADE DE HORÁRIOS

28 a 31 de março de 2024


28 de março (quinta-feira)

15h – Viver Mal

17h15 – Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor

19h30 – Lenita + debate


29 de março (sexta-feira)

15h – Viver Mal

17h15 – Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor

19h30 – Projeto Raros: Mestiça, a Escrava Indomável


30 de março (sábado)

14h – A Longa Viagem do Ônibus Amarelo


31 de março (domingo)

15h –  Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor

18h – Tubarão + debate

terça-feira, 26 de março de 2024

Cine Curiosidade: Em Breve ZineClube!

Desde 1948, o Clube de Cinema de Porto Alegre tem sido um ponto de encontro para os amantes da sétima arte, sempre acolhendo novos entusiastas e proporcionando experiências cinematográficas únicas. Este ano, estamos empolgados em apresentar nossa mais recente iniciativa: o ZineClube!

Em breve, compartilharemos mais detalhes sobre o aguardado zine oficial do CCPA, disponível tanto em formato impresso quanto virtual. A primeira edição estará disponível gratuitamente a partir do mês de abril. Se você tem interesse em apoiar ou saber mais, entre em contato conosco através de nossas redes sociais ou pelo e-mail ccpa1948@gmail.com.

O ZineClube conta com o patrocínio do Quiero Café e do Ateliê Cacau Hubba. Agradecemos imensamente pela parceria! Vocês são show!

As belíssimas ilustrações do zine são obras de arte criadas por Carlos Eduardo Lersch e Cris Mitsue, esta última responsável também pela capa e diagramação. Os textos são assinados pelos escritores Jayme Bomfim Vianna, Kelly Demo Christ, Luciano Miranda, Marcelo Castro Moraes, Matheus Valduga Martins, Paulo Daisson Gregório Casa Nova, Pedro Hübner Wortmann, Ricardo Hubba, Silvia Beatriz Alves Rolim, Vicente Renner.

Além disso, contamos com uma entrevista exclusiva conduzida por Débora Fogliatto com a notável Fatimarlei Lunardelli.

O zine também teve a colaboração de Suellen Rodrigues Rubira, Alice Faé, César de Cesero, Altino Mayrink, Douglas Santos Bregolin, Magnum Borini e Rosa Maria Graça. 


 

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segunda-feira, 25 de março de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'Lupicínio Rodrigues: Confissões de Um Sofredor'

Sinopse: Em uma cidade de Porto Alegre muito diferente daquela em que Lupicínio Rodrigues nasceu, seus descendentes fazem a genealogia da família e músicos investigam o legado do compositor. 

Em alguns casos um grande talento não é reconhecido de imediato, mas  é ao longo do tempo que ele ganha o seu merecido reconhecimento. Lupicíano Rodrigues foi um desses grandes talentos da nossa música que sabia dançar conforme o que era tocado, ou seja, sabendo jogar para assim continuar fazendo o que melhor fazia em sua vida.  "Lupicínio Rodrigues: Confissões de Um Sofredor" (2024) destrincha não somente sobre a sua pessoa e carreira, como também nos mostra como o artista fazia parte da nossa cultura porto-alegrense como um todo.

Dirigido por Alfredo Manevy, o documentário conta sobre Lupicínio Rodrigues (1914 – 1974), do qual moldou as músicas amorosas em outro patamar para a época. Sua formação como músico está próxima com a boêmia e o lado mais lírico da música brasileira. O documentário nos passa todas as lembranças através de amigos como Nelson Coelho de Castro, Arthur de Faria, Ney Matogrosso, Gal Costa, Cazuza, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marisa Monte e seu próprio filho, o Lupinho.

Com cenas de arquivos, o realizador Alfredo Manevy procura não fazer com que somente os admiradores, familiares e pessoas próximas do artista falem sobre ele, mas também dê destaque ao próprio Lupicínio falar sobre como era a sua pessoa. O resultado nos soa bastante familiar, principalmente para aqueles que convivem na capital gaúcha, rodeada de cinema, bares e eventos culturais e dos quais lá estava Lupicínio sentado em uma cadeira, tomando a sua bebida, compondo músicas ou tocando as próprias para alegria de quem ali passava.

Assim foi esse artista, alguém que não buscava meramente o sucesso dito, mas sim colocar em prática o que realmente sabia fazer como um todo. Curiosamente, foi alguém que foi até mesmo explorado, já que muitas músicas de sua autoria ele acabou não obtendo retorno, mas ao mesmo tempo não abalando a sua pessoa e seguindo firme com relação a sua verdadeira paixão. Porém, talentos como Caetano Veloso obtiveram carta branca através do próprio Lupicínio para tocar as suas músicas, pois o próprio reconhece que algumas delas foram moldadas de acordo com os novos talentos que estavam surgindo naqueles tempos pré e pós Ditadura Militar.

Mas o grande charme do documentário se encontra nas cenas de arquivos onde testemunhamos uma Porto Alegre mais dourada, da qual mostra a cultura negra espalhada em diversos pontos da cidade e onde o artista cresceu e influenciando a noite porto-alegrense. É engraçado observamos nas cenas gravadas e nas fotos ruas e prédios dos quais passamos quase todos os dias e nos dando conta de que cada pedacinho desses lugares fazia parte de uma história quase esquecida. Portanto, documentário vem não somente para dar uma nova luz sobre quem era o compositor, como também nos lançar uma faceta vinda do passado da cidade e cuja essa nova geração precisa conhecê-la.

Mas talvez a minha maior surpresa tenha sido o fato que Lupicínio Rodrigues ter sido o verdadeiro compositor do hino do Grêmio e do qual me pegou desprevenido. Ao mesmo tempo, mesmo em poucos minutos, esse trecho revela tempos mais preconceituosos do mundo do futebol, onde os jogadores eram separados devido a sua cor e revelando uma grande mancha em nossa história. Felizmente o artista foi um de muitos que foram aos poucos quebrando esse tabu e fazendo com que as barreiras do preconceito não pudessem ser mais aceitas ao longo do tempo.

Como dito acima, Lupicínio Rodrigues foi alguém que soube se entrosar com as mudanças que a música ia passando, desde aos movimentos do Bossa nova como o Tropicália. Independente das metamorfoses lá estava o compositor pronto para fazer o seu melhor, seja tocando em palcos ou em bares, onde compondo músicas para que novos talentos fossem destinados a manter vivo o seu talento.  Lupicínio Rodrigues já se foi há muito tempo, mas continuando a sua aura viva em cada esquina que a gente passa na capital gaúcha.

"Lupicínio Rodrigues: Confissões de Um Sofredor" é um mosaico de informações não somente de um grande artista, mas também como ele influenciou a cultura porto-alegrense dentro e fora dela. 

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Cine Dica: Mostra “Documentário e Militância na Ditadura Militar”

De 25 a 28 de março, a Sala Redenção recebe a mostra “Documentário e Militância na Ditadura Militar”. Com curadoria de Duda Ribeiro, a programação apresenta documentários sobre diferentes movimentos sociais, produzidos na época da ditadura. Apresentando sessões às 16h e às 19h, a mostra permite tecer um mosaico de lutas dos cidadãos, organizando uma perspectiva histórica da militância brasileira.

A mostra de cinema é fruto da tese de doutorado de Duda Ribeiro, defendida em 2023 no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFRGS. Em seu estudo, Duda aborda as obras audiovisuais brasileiras que atuam como ferramenta de denúncia e de intervenção em conflitos. A programação apresentada na Sala Redenção reúne os filmes mais instigantes encontrados em sua pesquisa.

As exibições dos filmes estão organizadas em 3 eixos temáticos de lutas sociais. O eixo “Reforma Agrária” aborda a luta por terras, enquanto “O Operariado Paulista” reúne filmes que clamam por melhores condições de trabalho. Por fim, “O Indizível” apresenta documentários que abordam diferentes pautas, como as crianças em situação de rua ou a denúncia às torturas e assassinatos da ditadura. A fim de aprofundar a reflexão sobre as lutas sociais, as projeções são acompanhadas de uma contextualização das obras, além de uma conversa com estudiosos da área de comunicação e cinema.

Como um de seus principais objetivos, a mostra busca dar visibilidade aos 11 filmes que compõem a sua programação. São obras que, devido à repressão da ditadura, sempre correram “à margem”, sem receberem o devido reconhecimento.

Todas as sessões têm entrada franca e são abertas à comunidade em geral. O cinema da UFRGS está localizado no campus central da Universidade, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.

Confira a programação completa no site oficial da sala clicando aqui.