Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de abril de 2022

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEMATECA CAPITÓLIO de 7 a 14 de abril de 2022

Nuvem Rosa

 

HORROR AUSTRALIANO NO PROJETO RAROS

Na sexta-feira, 8 de abril, às 19h30, o Projeto Raros apresenta o cultuado Celia (1989, 99 minutos), horror australiano dirigido por Ann Turner. A sessão será apresentada pela crítica Carla Oliveira. Entrada franca.

Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/4977/projeto-raros-celia/


EDWARD MÃOS DE TESOURA NA SESSÃO VAGALUME

Edward Mãos de Tesoura, um dos filmes mais aclamados de Tim Burton, é a atração da Sessão Vagalume deste final de semana. A obra será exibida nos dias 9 e 10 de abril, às 15h. O valor do ingresso é R$ 4,00.

Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/3493/kinoclube-edward-maos-de-tesoura/


A NUVEM ROSA EM DEBATE

A Nuvem Rosa ganha sessão comentada com a presença da diretora Iuli Gerbase neste sábado, 9 de abril, às 19h. O valor do ingresso é R$ 16,00.

Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/4893/a-nuvem-rosa/


FILMES DE COPPOLA E KUROSAWA EM EXIBIÇÃO

A Mulher de um Espião, novo filme do diretor japonês Kiyoshi Kurosawa, segue em exibição até o dia 13 de abril. A mostra Coppola: Um Filme É uma Pergunta, com uma seleção de oito filmes dirigidos por Francis Ford Coppola, segue em exibição até o dia 14.

Mais informações: Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/4971/a-mulher-de-um-espiao/  e Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/4957/coppola-um-filme-e-uma-pergunta/


GRADE DE HORÁRIOS

7 a 14 de abril de 2022


7 de abril (quinta)

15h – Apocalypse Now

19h – A Mulher de um Espião


8 de abril (sexta)

15h – A Conversação

17h – A Mulher de um Espião

19h30 – Projeto Raros: Celia


9 de abril (sábado)

15h – Sessão Vagalume: Edward Mãos de Tesoura

17h – A Mulher de um Espião

19h – A Nuvem Rosa + debate


10 de abril (domingo)

15h – Sessão Vagalume: Edward Mãos de Tesoura

17h – O Fundo do Coração

19h – A Mulher de um Espião


12 de abril (terça-feira)

15h – Caminhos Mal Traçados

17h – Vidas Sem Rumo

19h – A Mulher de um Espião


13 de abril (quarta-feira)

15h – O Selvagem da Motocicleta

17h – Peggy Sue – Seu Passado a Espera

19h – A Mulher de um Espião


14 de abril (quinta-feira)

15h – Virgínia

17h – O Fundo do Coração

19h – Apocalypse Now

segunda-feira, 4 de abril de 2022

Cine Especial: Clube de Cinema de Porto Alegre: ‘A Mulher De Um Espião’

Nota: Filme exibido para os associados no último dia 02 de Abril.  

Sinopse: O comerciante local, Yusaku Fukuhara, sente que as coisas estão caminhando em uma direção perturbadora. Ele deixa sua esposa Satoko para trás e viaja para a Manchúria. Lá, ele coincidentemente testemunhou um ato bárbaro e está determinado a trazê-lo à luz. 

Kiyoshi Kurosawa tem chamado cada vez mais atenção por onde os seus filmes passam. Se em "Creepy" (2016) ele transita entre cinema policial e o quase sobrenatural, por outro lado, "Antes Que Tudo Desapareça" (2018) é uma criativa ficção cientifica que foge dos clichês básicos e nos brindando com uma história criativa sobre invasão alienígena. "A Mulher De Um Espião" (2022) o cineasta adentra em um assunto mais delicado, político, mas nunca permitindo em cair no obvio.

Na trama, o mundo, e assim como o Japão, estão no começo da Segunda Guerra Mundial. Um comerciante japonês deixa sua esposa para trás para viajar para Manchuria, onde ele testemunha um ato de barbaridade. Mexido com o que testemunhou, suas próximas ações acabam causando certo desentendimento, ciúmes e problemas legais para sua esposa.

Visualmente, Kurosawa surpreende na reconstituição da época, cujo o cenário me fez lembrar do clássico "O Cão Danado" (1949) do mestre Akira Kurosawa. Além disso, o diretor nos brinda com planos-sequências criativos, onde pegamos como exemplo a cena em que um determinado personagem cruza a rua enquanto o exército do governo está passando por aquele momento. São momentos em que o diretor quase sempre deixa uma semente de informação, para que posteriormente a gente possa montar um determinado quebra cabeça.

Já a trama em si fala sobre ação e reação dos personagens principais e que tudo gira em torno do cenário do Japão naquele momento. Começando com uma simples insinuação de possível traição, o casal central vai aos poucos adentrando sobre os verdadeiros fatos desconcertantes do governo através de revelações que descobrem um com o outro e rendendo assim um pequeno jogo de gato e rato. Tudo gira em torno de informações de documentos sigilosos, além de um rolo de filme que revela atrocidades cometidas pelos poderosos.

O filme toca na questão sobre até que ponto o cidadão deve ser fiel ao seu governo atual, quando na verdade deve ter no mínimo a consciência de que há algo de podre no ar. Curiosamente, o já citado rolo de filme tem um papel crucial dentro da trama, mais precisamente em dois momentos distintos e cujo o último acaba se tornando até mesmo surpreendente e causando uma reação involuntária na gente. No ato final, vemos a protagonista feminina transitando entre a loucura e a lucides, mas tendo a consciência do cenário de horror que está prestes acontecer naquele país.

Embora reconstitui tempos passados, o filme toca em um tema universal atualmente, sobre países cada vez mais adentrando ao fascismo, sendo menos tolerante com o povo e praticando atos desumanos. Cabe a pessoa estar desperta com a realidade em sua volta, pois quando tudo estiver fora do controle aí já estará preparado para essa nova realidade. "A Mulher De Um Espião" é um filme elegante, eficaz e cujo o tema central está mais atual do que nunca nestes tempos políticos moldurados através da loucura e insensatez. 

 Faça parte do Clube de Cinema de Porto Alegre.  

Mais informações através das redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/ccpa1948
twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: Mario Bava - Maestro do Macabro

 O mestre italiano do cinema de horror

APRESENTAÇÃO

Ao longo de quatro décadas, do início dos anos 1940 ao final dos 70, o diretor de fotografia, técnico de efeitos especiais e cineasta Mario Bava (1914-1980) escreveu, com uma imaginação visual única, o seu nome na história do cinema de horror, e também no cinema popular italiano, do qual foi o mestre maior, desbravando o caminho para uma geração de diretores cultuados, como Dario Argento e Lucio Fulci.

Nos últimos anos, graças ao trabalho dedicado de pesquisadores como o norte-americano Tim Lucas, seu principal biógrafo, e a ótimas restaurações que possibilitaram o lançamento de praticamente todos os seus filmes em versões integrais no mercado de vídeo doméstico, a extensa obra de Bava, que inclui mais de 20 longas-metragens somente na função de diretor, começou a receber o reconhecimento que merece pelo mundo, com a publicação de inúmeros estudos críticos, organização de retrospectivas, etc.

Seu frutífero legado pode ser visto não apenas em inúmeros elogios e citações, mas também nos filmes de famosos cineastas que estão entre seus confessos admiradores: Tim Burton, Joe Dante, Martin Scorsese, Federico Fellini e David Lynch. Sendo assim, hoje, mais do que nunca, é fundamental que todos os interessados e estudiosos da história e crítica não apenas do cinema de gênero como também do cinema de autor, vejam, revejam e compreendam os filmes de Mario Bava, o "Hitchcock da Cinecittà" e um dos monstros incontornáveis da criação cinematográfica.

O Curso online MARIO BAVA: MAESTRO DO MACABRO, ministrado por Fernando Brito, vai apresentar um panorama da vida e da obra do realizador dentro do contexto histórico do cinema popular italiano, e também buscar compreender o estilo visual do diretor, a partir da análise de cenas de seus principais filmes e, por fim, discutir sua enorme influência em outros cineastas.

Curso

MARIO BAVA: MAESTRO DO MACABRO

de Fernando Brito


Datas

30 / Abril e 01 / Maio (sábado e domingo)


Horário

14h às 16h30


Duração

2 encontros presenciais (5 horas / aula)


Plataforma

Zoom

Material

Apostila

Certificado de participação


INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES

https://cinemacineum.blogspot.com/2022/03/mario-bava.html


Realização

Cine UM Produtora Cultural


sexta-feira, 1 de abril de 2022

Cine Especial: Próximo Cine Debate: 'A Partida'

Sinopse: Desempregado, o violoncelista Daigo Kobayashi responde a um anúncio de emprego julgando se tratar de uma agência de viagens. Ele é surpreendido ao descobrir que o trabalho é numa funerária e envolve preparar o corpo dos mortos para a próxima vida. 

A morte é um assunto delicado, sendo que a maioria das pessoas não querem tocar no assunto, pois para alguns isso significa o final de tudo. Porém, a crença vinda de diversas religiões serviu durante séculos para que esse momento se tornasse menos doloroso, pois nunca é demais acreditar que esse não é o fim, mas sim um novo começo. "A Partida" (2008) é um filme delicado, porém, cheio de vida e que nos dá alguma esperança neste grande momento da vida.

Dirigido por  Yojiro Takita, o filme conta a história de Daigo Kobayashi (Masahiro Motoki), que um tem o sonho de tocar violoncelo profissionalmente. Para tanto se endivida e compra um instrumento, conseguindo emprego em uma orquestra. O pequeno público que comparece às apresentações faz com que a orquestra seja dissolvida. Sem ter como pagar, ele devolve o instrumento e decide morar, com sua esposa Mika (Ryoko Yoshiyuki), em sua cidade natal. Em busca de emprego, ele se candidata a uma vaga bem remunerada sem saber qual será sua função. Após ser contratado, descobre que será assistente de um agente funerário, o que significa que terá que manipular pessoas mortas. De início Daigo tem nojo da situação, mas a aceita devido ao dinheiro. Apesar disto, esconde o novo trabalho da esposa. Aos poucos ele passa a compreender melhor a tarefa de preparar o corpo de uma pessoa morta para que tenha uma despedida digna.

Transitando entre o humor e drama, Yojiro Takita cria um filme lírico, do qual nos faz ficar curioso sobre o começo e o final dessa curiosa jornada do jovem protagonista. Embora seja um assunto que muitos fogem por medo, o cineasta Yojiro Takita procura nos mostrar que esse momento pode sim ser tratado com ternura, respeito e dignidade para a pessoa que está partindo. Não deixa de ser curioso, por exemplo, a forma como o chefe e o aprendiz vão lidando com o seu dia a dia de embelezar os mortos, sendo que no princípio Daigo não sabe o que fazer, mas logo pega o jeito quando enxerga o lado humano desta profissão.

Com uma bela trilha sonora, o filme jamais se torna pesado, nem mesmo quando testemunhamos a dor dos familiares durante o momento em que os dois protagonistas vão preparando os mortos para a sua reta final. Logicamente, esse estranhamento com relação a essa profissão é muito bem representado por Daigo, sendo que ele se torna a nossa visão com relação aquele novo cenário de sua vida, mas que logo vai se conectando e fazendo como se isso já tivesse sido parte de sua vida a muito tempo. Ryoko Yoshiyuki nos brinda com uma ótima atuação e cujo o seu desempenho ofusca até mesmo o veterano Tsutomu Yamazaki que atua como o seu patrão.

Ao mesmo tempo o filme toca no assunto sobre laços familiares, cuja a desunião vista dentro da história não é muito diferente de muitas que acontecem no mundo a fora. Cabe o protagonista saber perdoar um ente querido seu do passado, pois mais cedo ou mais tarde tudo o que ficou para trás um dia vem à tona e precisamos lidar com essa ideia. No momento da partida, a dor e raiva se tornam algo insignificante quando as lembranças de tempos mais dourados vêm à tona e toda a magoa acaba caindo por terra e dando lugar ao sentimento do amor que a muito tempo estava guardado no fundo do coração.

Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2009, "A Partida" é um singelo e delicado filme sobre a reta final da vida e que cabe o próximo saber lidar com esse nosso ponto crucial da história. 


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: Próximo Clube de Cinema de Porto Alegre: " A Mulher de um Espião"

Boa noite

Segue a programação do Clube de Cinema para o próximo final de semana.


Local: Sala Eduardo Hirtz, Casa de Cultura Mario Quintana

Data: 02/04/2022, sábado, às 10:15 da manhã


" A Mulher de um Espião" (Supai no Tsuma)

Japão, 2020, 115 min, 14 anos.

Direção: Kiyoshi Kurosawa 

Elenco: Yu Aoi, Issey Takahashi, Ryota Bando 


Sinopse:  Às vésperas da Segunda Guerra Mundial, o empresário japonês Yusaku é afetado em seus negócios pelo alinhamento do Japão com a Alemanha e a Itália. Então, resolve buscar outros pontos comerciais na Manchúria, onde acaba testemunhando fatos políticos graves. Enquanto isso, a mulher de Yusaku é procurado por Taiji, amigo de infância e hoje um militar importante.

 Faça parte do Clube de Cinema de Porto Alegre.  

Mais informações através das redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/ccpa1948
twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

quinta-feira, 31 de março de 2022

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (31/03/2022)

 MORBIUS

Sinopse: Gravemente adoecido com um raro distúrbio sanguíneo e determinado a salvar outros que sofrem do mesmo destino, o Dr. Morbius arrisca tudo numa aposta desesperada. E embora a princípio tudo pareça um sucesso absoluto, surge uma escuridão que se desencadeia dentro dele. O bem superará o mal - ou Morbius sucumbirá aos seus novos e misteriosos desejos?



MADRUGADA EM PARIS

Sinopse: Mikaël é um médico noturno. Ele cuida de pacientes de bairros vulneráveis, mas também daqueles que ninguém quer ver: os viciados. Dividido entre a mulher e a amante e arrastado pelo primo farmacêutico para um perigoso esquema de receitas falsas, sua vida se torna um caos. Mikaël não tem escolha: esta noite, ele deve decidir seu destino.


PAJEÚ

Sinopse: Maristela é atormentada por um sonho constante: uma criatura emergindo das águas do Riacho Pajeú. A estranheza e insistência do pesadelo começam a atrapalhar o sono e o cotidiano da mulher que, procurando uma solução para seu problema, inicia uma pesquisa sobre o Riacho, sua história e seu desaparecimento. Os pesadelos não cessam. 



EPA! CADÊ O NOÉ 2

Sinopse: Em Epa! Cadê o Noé 2, a arca de Noé flutua em mar aberto, com os melhores amigos Finny, Leah e muitos animais a bordo. Mas, depois de semanas sem terra à vista, o estoque de alimento está acabando.


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 31 DE MARÇO A 6 DE ABRIL DE 2022 na Cinemateca Paulo Amorim

 SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES

 A MULHER DE UM ESPIÃO


SALA 1 / PAULO AMORIM


14h50 - A PROFESSORA DE VIOLINO Assista o trailer aqui.

(Das Vorspiel - Alemanha/França, 2021, 100min). Direção de Ina Weisse, com Nina Hoss, Simon Abkarian, Jens Albinus. Filmicca, 14 anos. Drama.

Sinopse: A violinista Anna Bronsky é professora em um conservatório e percebe um talento notável no jovem Alexander - apesar dos outros professores serem contra a admissão do estudante. Decidida a tornar o aluno um vencedor, ela o coloca em competição com o filho, Jonas, que também toca violino, e entra em conflito com o próprio marido. Prêmio de melhor atriz no Festival de San Sebastián para Nina Hoss.


17h – FABIAN – O MUNDO ESTÁ ACABANDO Assista o trailer aqui.

(Fabian oder Der Gang vor die Hunde - Alemanha, 2021, 175min). Direção de Dominik Graf, com Tom Schilling, Saskia Rosendahl, Albrecht Schuch. Zeta Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Fabian é um aspirante a escritor que se muda de Dresden para Berlim no início dos anos 1930 - quando a Europa estava em recessão e o Hitler ganhava poder na Alemanha. Ele só consegue emprego como redator de publicidade em um jornal de segunda categoria, ao mesmo tempo em que se apaixona por Cornelia, uma jovem que sonha com a carreira no cinema. Com um estilo que combina vários recursos da linguagem cinematográfica, o filme é adaptado do livro “Fabian. Die Geschichte eines Moralisten”, de Erich Kästner, publicado em 1931.

SALA 2 / EDUARDO HIRTZ


14h30 – A FELICIDADE DAS PEQUENAS COISAS Assista o trailer aqui.

(Lunana: A Yak in the Classroom - Butão/China, 2019, 110min). Direção de Pawo Choyning Dorji, com Sherab Dorji, Kelden Lhamo Gurung. Pandora Filmes, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Cansado da vida em seu pequeno país, um jovem professor butanês resolve tentar a sorte como cantor na Austrália. Mas ele precisa cumprir um último ano de trabalho e é enviado a uma escola distante, em uma aldeia glacial chamada Lunana. Sem conforto algum, o professor começa a ensinar as crianças da aldeia e, aos poucos, descobre os encantos do lugar. O longa foi um dos cinco concorrentes ao Oscar de filme internacional.


16h45 – A MULHER DE UM ESPIÃO *ESTREIA* Assista o trailer aqui.

(Supai no Tsuma - Japão, 2021, 115min). Direção de Kiyoshi Kurosawa, com Yu Aoi, Issey Takahashi, Ryota Bando. Zeta Filmes, 14 anos. Suspense/drama.

Sinopse: Às vésperas da Segunda Guerra Mundial, o empresário japonês Yusaku é afetado em seus negócios pelo alinhamento do Japão com a Alemanha e a Itália. Então, resolve buscar outros pontos comerciais na Manchúria, onde acaba testemunhando fatos políticos graves. Enquanto isso, a mulher de Yusaku é procurado por Taiji, amigo de infância e hoje um militar importante. Prêmio de melhor direção no Festival de Veneza em 2020.


19h – MATEÍNA – A ERVA PERDIDA *ESTREIA* Assista o trailer aqui.

(Uruguai/Brasil/Argentina, 2021, 75 min). Direção de Joaquín Peñagaricano e Pablo Abdala Richero, com Federico Silveira, Martín Sacco e Diego Licio. Lança Filmes, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Num futuro próximo, a erva-mate está proibida para consumo no Uruguai. Dispostos a lucrar com o episódio, dois vendedores ilegais iniciam uma jornada rumo ao Paraguai para contrabandear o insumo. Durante a viagem, transformam-se em heróis por acaso — e tentam devolver ao povo sua identidade perdida. Prêmio de melhor filme no Festival de Cinema da Fronteira em 2021.


*Na quinta, 31, exibição fechada para convidados;

*Na sexta, dia 1, os diretores participam de sessão comentada com o público.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores têm direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional. Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.

*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos.Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim