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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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domingo, 10 de agosto de 2025

Cine Dica: Amanhã às 19:30h, na comemoração dos 14 anos de atividades do Cineclube Torres, o filme "Druk"

Antes e depois do filme a oportunidade de um convívio de associados e público em geral, na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, junto da UP Idiomas.



Desde agosto de 2011 o Cineclube Torres tem mantido uma programação continuada, privilegiando sempre que possível os espaços públicos de cultura, com um histórico de quase 500 exibições abertas ao público e com entrada gratuita. A luta por um espaço público, aberto para todas as artes e a todos agentes culturais, tem sido sempre uma constante ao longo desse período, como um exercício de cidadania muitas vezes contra um poder público reticente e relapso em fornecer à cultura a devida atenção.

Atualmente, na crônica ausência de um espaço público municipal, as sessões ocorrem em espaço privado cedido graciosamente pela UP idiomas, um apoiador do Cineclube desde o início das atividades. Para a comemoração destes 14 anos de lutas e de atividades culturais foi escolhido o mais recente filme do cineasta dinamarquês Thomas Vinterberg, "Druk - Mais uma rodada", vencedor do Oscar de melhor filme internacional em 2021.

Quatro professores com problemas em suas vidas querem testar a teoria de que ao manter um nível constante de álcool em suas correntes sanguíneas, suas vidas irão melhorar. Os resultados no início são animadores, mas no decorrer da experiência ficam sempre mais evidente as repercussões colaterais. Os méritos de Druk – Mais Uma Rodada estão no fechar de portas ao maniqueísmo e às lições de moral sobre o álcool, ao mesmo tempo em que nos faz refletir de forma sensível e celebratória a dádiva de ter uma vida para usufruir." (Letícia Alassë,Cinepop).

O Cineclube Torres, associação sem fins lucrativos devidamente formalizada e regularizada, não só é cineclube inscrito na Agência Nacional do Cinema e no Conselho Nacional de Cineclubes, mas é Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo Instituto Brasileiro de Museus, Equipamento de Animação Turística certificado pelo Ministério do Turismo (Cadastur) e também Biblioteca Comunitária.


Serviço:

O que: Exibição do filme  "Druk - Mais Uma Rodada", de Thomas Vinterberg (Dinamarca) - 1h57m

Onde: Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, junto à escola Up Idiomas, Rua Cincinato Borges 420, Torres

Quando: Segunda-feira, 11/8, às 19:30

Ingressos: Entrada Franca, até lotação do local (aprox. 22 pessoas).

Cineclube Torres

Associação sem fins lucrativos

Ponto de Cultura – Lei Federal e Estadual Cultura Viva

Ponto de Memória – Instituto Brasileiro de Museus

Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística - Cadastur

CNPJ 15.324.175/0001-21

Registro ANCINE n. 33764

Produtor Cultural Estadual n. 4917

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Cine Especial: 'Revisitando Ulysses'

A superprodução "Ulysses" (1954) é dirigida por Mario Camerini com o nome de Mario Bava na co-direção do longa no momento em que Ulysses, interpretado pelo maravilhoso e saudoso Kirk Douglas, enfrenta o gigantesco ciclope Polifemo, filho de Netuno. O melhor momento do filme para mim. Com produção do grande e respeitado Dino de Laurentiis, é uma obra-prima atemporal envolvendo a saga de Odisséia, da mitologia grega de Homero. Longa que deu origem ao subgênero peplum  ( sandália e espada), no final dos anos 50, na Itália.

Na trama, muitos na cidade antiga da Grécia de Ítaca aguardam o retorno de Ulysses e seus soldados da guerra de Tróia. Entre eles, a sua amada Penelope ( Silvana Mangano ), que depois de um tempo, passa a acreditar que seu par romântico está morto. E muitos caras anseiam tomar o lugar de Ulysses como esposo de Penelope como Antinoos, vivido pelo também lendário Anthony Quinn. Seu filho Telêmaco ( Franco Interlenghi )  acredita que seu pai pode retornar e aguarda um milagre. Ulysses não volta para seu doce lar e é encontrado sem memória em um reino paradisíaco, perto de Itaca. Ele se apaixona por Nausicaa ( Rossana Podestà ) e está disposto a ficar com a amada por lá pelo resto de sua vida. Antes de seu casamento com esta donzela, aos poucos as suas lembranças vão voltando à tona. Em suas aventuras de herói enfrenta de tudo: bruxas, cantos de sereias, seres de um mundo mitológico, se relaciona com mortos. 

Com esse filme destaco o subgênero “espada e sandálias”, ou peplum, existem desde que o Cinema é Cinema, mas sem ganhar esses nomes coloridos. Talvez os primeiros tenham sido ainda na era do Cinema Mudo, na inesgotável série de obras tendo Maciste, personagem que aparece no clássico "Cabíria" (1914), como protagonista. Mas a consolidação e batismo mesmo do “espada e sandálias” só viria mesmo com "Spartaco", de Riccardo Freda (1953) e, logo no ano seguinte, com "A Invasão dos Bárbaros", de Pietro Francisci, e com Ulisses, de Mario Camerini (co-dirigido por Mario Bava, que não levou crédito), ambos curiosamente com o mexicano Anthony Quinn no elenco – como protagonista no primeiro e principal antagonista no segundo – então fazendo carreira na Itália e que atuou no belíssimo "A Estrada da Vida", de Federico Fellini, entre um e outro.

O referido subgênero cinematográfico nada mais é do que a resposta italiana aos grandes épicos – normalmente bíblicos – que Hollywood se esmerava em lançar na época, muitos dos quais filmados na própria Itália querendo reergue-se do pós-guerra e tendo o restabelecendo da Cinecittà como parte do plano. Em simples palavras, o peplum está para os filmes épicos assim como o Western Spaghetti está para os faroestes, com um subgênero quase que literalmente “substituindo” o outro com o avanço dos anos, já que a febre de “espada e sandália” teve seu auge apenas entre 1954 e 1965. Como características mais marcantes, o subgênero tinha o orçamento marcadamente mais baixo que o de Hollywood, mas o mesmo tipo de ambição grandiosa, com resultado estético, portanto, bastante discutível, além de roteiros simplistas algo parecidos com os blockbusters mais rasteiros que vemos a indústria americana lançar a cada ano.


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Cine Dica: Sessão Clube de Cinema (09/08): "Iracema – Uma Transa Amazônica" na Cinemateca Paulo Amorim

Nosso encontro deste sábado será às 10h15 da manhã, na Sala Eduardo Hirtz da Cinemateca Paulo Amorim (CCMQ), com a exibição do clássico brasileiro restaurado Iracema – Uma Transa Amazônica, dirigido por Jorge Bodanzky e Orlando Senna.

Lançado em 1974 e censurado durante a ditadura militar, o filme combina elementos de ficção e documentário para acompanhar a jornada de Iracema, uma jovem prostituta de 15 anos, e Tião, um caminhoneiro que cruza a recém-aberta Rodovia Transamazônica. O resultado é um retrato contundente da exploração humana e da devastação ambiental na Amazônia durante os anos de expansão da ditadura.


Confira os detalhes da sessão:

SESSÃO DE SÁBADO NO CLUBE DE CINEMA

📅 Data: Sábado, 09/08/2025, às 10h15 da manhã

📍 Local: Sala Eduardo Hirtz, Cinemateca Paulo Amorim (CCMQ)

Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre

Iracema – Uma Transa Amazônica

Brasil, 1974 (cópia restaurada), 91 min, 16 anos

Direção: Jorge Bodanzky e Orlando Senna

Elenco: Edna de Cássia, Conceição Senna, Paulo César Pereio

Sinopse: Um caminhoneiro que trafega pela Transamazônica, a grande rodovia do Brasil que atravessa a floresta amazônica, conhece uma prostituta e aos poucos percebe os problemas daquela região.

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quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (07/08/25)

 A Morte de um Unicórnio

Sinopse: Em A Morte de Um Unicórnio, uma comédia sombria dirigida por Alex Scharfman, mostra a vida de Elliot (Paul Rudd) e sua filha Ridley (Jenna Ortega) toma um rumo inesperado e bizarro durante uma viagem para uma cúpula de gerenciamento de crise.

 

A Hora do Mal 

Sinopse: Quando todos, exceto uma criança de uma mesma turma, desaparecem misteriosamente na mesma noite, exatamente na mesma hora, uma comunidade fica questionando quem ou o que está por trás desse desaparecimento Classificação indicativa 18 Anos. Contém conteúdo sexual, drogas, violência extrema.


Uma Sexta Feira Mais Louca Ainda. 

Sinopse: Curtis e Lohan revivem suas personagens Tess e Anna Coleman. A história se passa anos depois que Tess (Curtis) e Anna (Lohan) passaram pela crise de identidade. Agora, Anna tem uma filha e uma futura enteada. Enquanto elas enfrentam os desafios que surgem quando duas famílias se unem, Tess e Anna descobrem que um raio pode, sim, cair duas vezes no mesmo lugar. Classificação indicativa 10 Anos. Contém drogas lícitas.


Drácula - Uma História de Amor Eterno

Sinopse: A trama se desenrola após a morte de sua esposa Elisabeta (Zoë Bleu Sidel) no século XV, um príncipe desiludido renuncia a Deus e se transforma em vampiro. Séculos depois, em Londres no século XIX, durante a Belle Époque de Paris, este homem, agora conhecido mundialmente como Drácula (Caleb Landry Jones), encontra uma mulher que lembra estranhamente sua falecida e amada esposa.


A Melhor Mãe do Mundo

Sinopse: Nessa história comovente sobre coragem, resistência e amor inabalável, Gal sempre soube que sua maior força vinha do amor pelos filhos. Mas, quando a vida a coloca contra a parede, ela precisa tomar a decisão mais difícil: deixar tudo para trás e lutar por um futuro seguro para sua família.


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Cine Dica: Cinemateca Capitólio - Programação de 07 a 13 de agosto de 2025

Ponto Zero 

 CLÁSSICOS COREANOS RESTAURADOS – ÚLTIMOS DIAS

A mostra 50/50: Clássicos Coreanos Restaurados segue em exibição até o dia 10 de agosto. Na sexta-feira, 08 de agosto, às 19h, será realizada uma sessão extra de Madame Liberdade, de Han Hyeong-mo, um dos maiores sucessos de bilheteria da década de 1950 na Coreia do Sul. No domingo, 10, às 19h, a sessão de encerramento apresenta A Viúva, de Park Nam-ok, o primeiro longa-metragem dirigido por uma mulher no país. As sessões têm entrada franca.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/novidades/9063/5050-classicos-coreanos-restaurados/


PACTO DA VIOLA EM CARTAZ

Na quinta-feira, 07 de agosto, entra em cartaz na Cinemateca Capitólio o filme brasileiro Pacto da Viola, de Guilherme Bacalhao, vencedor do prêmio de melhor ator (para Wellington Abreu) no 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em 2024. Cloud – Nuvem da Vingança, de Kiyoshi Kurosawa, segue em exibição.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/eventos/9118/pacto-da-viola/


SESSÃO ESPECIAL DE PONTO ZERO

Dez anos após sua estreia, o filme Ponto Zero, de José Pedro Goulart, terá uma sessão comemorativa em Porto Alegre. A exibição gratuita acontece no dia 9 de agosto, às 19h, na Cinemateca Capitólio. Antes do longa, será exibido o curta-metragem Pulso, também de Goulart. A sessão ainda irá contar com um debate com o diretor, mediado pela jornalista e escritora Fatimarlei Lunardelli. Uma produção da Mínima e da Okna.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/eventos/9120/ponto-zero/


SEMINÁRIO CINEMA E CUIDADO

No sábado, 9 de agosto, será realizado o seminário Cinema e Cuidado na Cinemateca Capitólio, o primeiro dos eventos da edição deste ano do Laboratório Vagalume – Plurais, do Programa de Alfabetização Audiovisual. O seminário nasce da urgência em refletirmos sobre os processos de cuidado e acolhimento possibilitados pela exibição de filmes em contextos de vulnerabilidade econômica e social — especialmente diante da situação de calamidade provocada pelas enchentes de maio de 2024 no Rio Grande do Sul. O evento tem entrada franca e certificação de participação.


Inscrições: https://tinyurl.com/2pemdbbt


GRADE DE HORÁRIOS

07 a 13 de agosto

07 de agosto (quinta-feira)

15h – Pacto da Viola

16h50 – Cloud – Nuvem da Vingança

19h – Dinheiro


08 de agosto (sexta-feira)

15h – Madame Liberdade

17h10 – Pacto da Viola

19h – Madame Liberdade


09 de agosto (sábado)

14h – Seminário Cinema e Cuidado - Mesa 1

16h30 – Seminário Cinema e Cuidado – Mesa 2

19h – Ponto Zero + debate

23h59 – Madrugada do Desejo (ingressos esgotados)


10 de agosto (domingo)

15h – Pacto da Viola

16h50 – Cloud – Nuvem da Vingança

19h – A Viúva


12 de agosto (terça-feira)

15h – Pacto da Viola

16h50 – Cloud – Nuvem da Vingança

19h – A Prisioneira de Bordeaux


13 de agosto (quarta-feira)

15h – Pacto da Viola

16h50 – Cloud – Nuvem da Vingança

19h – Até Que a Música Pare

Cine Dica: Cinesemana de 7 a 13 de julho 2025

A cinemasemana de 7 a 13 de agosto traz uma estreia brasileira e duas francesas na nossa programação. O filme nacional é PATERNO, um delicado drama que confronta três gerações masculinas em uma família pernambucana. A diva Isabelle Huppert é o grande trunfo de PRISIONEIRA DE BORDEAUX, um filme dedicado às questões femininas, enquanto a relação entre dois irmãos desconhecidos dá o tom do emocionante A FANFARRA. Ainda temos o início da mostra POLÍTICA DE CINEMA, que vai reunir dez títulos do cinema gaúcho em comemoração aos 190 anos da Assembleia Legislativa do RS.

Seguem em cartaz CLOUD, do diretor japonês Kiyoshi Kurosawa, sobre um jovem vendedor que engana seus compradores; e FILHOS, do sueco Gustav Möller, em que uma mãe encara o assassino do filho, além do elogiado longa nacional UM LOBO ENTRE OS CISNES, baseado na trajetória do bailarino brasileiro Thiago Soares. UMA BELA VIDA, do diretor Costa-Gavras, continua na sessão das 17h e com um público que aumenta a cada semana.

Esta é a última semana para conferir MONSIEUR AZNAVOUR, que recupera a trajetória do cantor e compositor Charles Aznavour, e o comovente longa italiano VERMIGLIO – A NOIVA DA MONTANHA. Também se despedem da nossa programação dois longas com foco nas descobertas de duas garotas: HOT MILK e DREAMS.

Confira a programação no site oficial da Cinemateca clicando aqui. 

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Cine Dica: Streaming - 'Extermínio: A Evolução'

Sinopse: Ainda vivendo em quarentena devido ao vírus da raiva, um sobrevivente decide se aventurar no coração sombrio do continente.  

Pode-se dizer que foi Danny Boyle que revitalizou o subgênero zumbi no cinema ao lançar o seu já clássico "Extermínio" (2002). Além de um estilo vídeo clipe, o cineasta criou zumbis que correm de forma furiosa, ao ponto de se tornarem realmente ameaçadores e não meros mortos vivos que andam devagar a todo momento. Mais de vinte anos depois o realizador retorna ao mundo em que criou em "Extermínio: A Revolução" (2025), o longa que chega a ser tão bom quanto o original em termos de ousadia.

Na trama,  já se passaram três décadas desde que o vírus da raiva escapou do laboratório de pesquisas médicas e contaminou grande parte da humanidade, transformando-os em zumbis. Agora, acompanhamos um grupo que, isolados numa ilha, encontraram um jeito de viver entre as criaturas. Amparados por um muro e conectados com os territórios contaminados por uma estrada altamente protegida, alguns cidadãos do grupo precisam sair numa missão.

Inicialmente é preciso lembrar que já houve um segundo filme lançado em 2007, mas que não havia dado muito crédito pois não foi Danny Boyle que havia dirigido. Com o realizador de volta na direção, posso assegurar que o longa pode ser visto independente de ter visto ou não os capítulos anteriores, já que a trama foca em novos personagens em meio ao apocalipse já estabelecido. Porém, é interessante como o prólogo nos situa exatamente no dia D da contaminação e cuja abertura já nos dá uma noção do que virá a seguir.

Boyle, por sua vez, não poupou esforços para que as cenas filmadas fossem realizadas de forma única, principalmente pelo fato de terem sido feitas com o uso de um iPhones 15 Pro Max, o que faz a gente soltar a imaginação com relação sobre qual será o futuro sobre a maneira de se filmar longas metragens. Com violência, por vezes, explicita, o realizador não se intimida em filmar zumbis praticamente nus e sintetizando a bestialidade que tomou conta da mente desses seres que antes eram seres humanos. Porém, acima de tudo, o filme fala sobre amadurecer perante o cenário de horror onde é preciso ser forte o suficiente para se continuar vivendo.

O protagonista, portanto, fica sendo o jovem Spike (Alfie Williams), que precisa amadurecer de forma precoce para se manter vivo em um mundo onde a morte se tornou algo rotineiro. A partir do momento que parte com a sua mãe (Jodie Comer) para achar um possível médico misterioso na floresta, interpretado com intensidade pelo veterano Ralph Fiennes, é então que ele experimentará o lado sombrio daquela realidade opressora. Vale destacar a ótima interpretação de Jodie Comer que, ao interpretar a mãe doente do pequeno protagonista, nos brinda com uma das melhores atuações do ano e que merecia maior reconhecimento.

Infelizmente, como não poderia deixar de ser, o filme se encerra com um ganho que se conecta com o prólogo inicial, mas que dá a entender que haverá uma continuação. Embora seja um cineasta autoral, Boyle parece que se rendeu para que as suas ideias se tornassem possíveis franquias, mas que poderá correr o sério risco de cair na vala comum um dia. Ao menos neste filme ele sabe como ninguém como filmar, mas fazendo eu ficar na dúvida se essa qualidade irá se manter nas demais continuações.

"Extermínio: A Revolução" é o retorno mais do que satisfatório de Danny Boyle no seu universo de zumbi e do qual deu um passo à frente a esse subgênero. 


Onde Assistir: Locação pelo Prime Vídeo. 

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