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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 3 de março de 2025

Especial: Clube de Cinema - 'Trilha Sonora para um Golpe de Estado'

 Nota: Filme exibido para os associados no dia 01/03/25

Sinopse: O Cinecineasta Johan Grimonprez examina as maquinações políticas por trás do assassinato do líder congolês Patrice Lumumba em 1961. 


Os erros do passado servem como exemplo para que os mesmos não se repitam em nosso presente. Infelizmente nas últimas décadas parece que de nada se aprendeu com relação a guerras, preconceito e o desejo das superpotências dominarem outros povos. "Trilha Sonora para um Golpe de Estado" (2024) é uma análise de como a Democracia se torna um mero sonho quando ela nasce como uma mera desculpa para um país começar a ser saqueado.

Dirigido por Johan Grimonprez, o documentário reconstitui os últimos meses antes de Patrice Lumumba, primeiro presidente eleito democraticamente do Congo, ser assassinado em 1961. Em protesto, os músicos Abbey Lincoln e Max Roach invadem o Conselho de Segurança da ONU. Ao mesmo tempo, Louis Armstrong é enviado para o país como uma cortina de fumaça dos planos norte-americanos de depor Patrice.

A Guerra Fria pode ser considerada uma espécie de 3ª Guerra Mundial silenciosa, já que muitos países sofreram com alterações ou até mesmo golpes de estado indiretos vindo das superpotências e usando a ONU como uma grande alavanca. Os países Africanos, por exemplo, foram locais severamente colonizados, mas dos quais chamaram atenção das potências como os EUA que se diziam os salvadores e que vendiam a ideia da Democracia para todos. O país do Congo foi uma espécie de laboratório do que se estenderia não somente para outros países daquele continente, como também dos demais pontos do mundo.

O cineasta Johan Grimonprez capricha em uma edição através de várias cenas de arquivos guardados há muito tempo, mas sendo o suficiente para construir um mosaico de informações que nos conduzem aos principais eventos políticos dos anos cinquenta e sessenta. Curiosamente, é notório o quanto tudo estava interligado, desde a revolução Cubana, como até mesmo os golpes de estados orquestrados contra os países Sul-americanos após Fidel Castro fazer a diferença em seu país como um todo. O documentário pode ser sobre tempos difíceis do Congo, mas não sendo muito diferente do que o próprio Brasil viveu nos tempos de Chumbo.

Porém, o ápice do longa se encontra através das figuras ilustres da música, mais precisamente no ramo do jazz e cujo os seus artistas usavam as suas obras musicais como uma espécie de discurso contra a opressão. Curiosamente, esses momentos emolduram o documentário como um todo, fazendo com que tudo se torne mais dinâmico e ao mesmo tempo sintetize o calor de tempos mais politizados e onde a música tinha um papel de grande peso. Infelizmente pessoas ilustres como Louis Armstrong somente serviram como uma espécie de cortina de fumaça para esconder os verdadeiros propósitos, seja dos poderes vindos dos EUA, como também da ONU diante do caso do Congo.

Em seu ato final, o documentário nos revela de uma forma nua e crua que a ideia da Democracia pode se tornar algo frágil quando há motivos escusos vindo de outros poderes, desde colonizar o estado para obter as suas riquezas, como também expandir essa ideia de forma camuflada e estendendo para os demais continentes. Uma vez assistindo ao documentário, logo percebemos que o papel da ONU pode se tornar, tanto primordial, como também uma grande piada de mal gosto e custando a vida de milhares de pessoas e do qual poderia ser evitado. Infelizmente a ideia da colonização e a execução de determinados líderes pelo globo se estende até os dias de hoje e nos dá a entender que nada foi aprendido em mais de meio século.

"Trilha Sonora para um Golpe de Estado" nos revela quando Democracia se torna um mero sonho enquanto houver potências colonizadoras pelo mundo. 



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Cine Curiosidade: Oscar 2025 - confira a lista completa de vencedores

Domingo histórico para o Brasil. A pausa no Carnaval rendeu ao cinema nacional o Oscar de Melhor Filme Internacional, que contou com Walter Salles no palco do evento para homenagear Eunice Paiva. Entretanto, Anora ficou com a estatueta de Melhor Filme e Mikey Madison, por esse filme, Melhor Atriz.

Apesar das duas derrotas, a obra, inspirada na vida de Eunice Paiva e Rubens Paiva, voltou para casa com o primeiro Oscar do Brasil e tornou a noite ainda mais especial. Para acompanhar tudo o que aconteceu em Los Angeles. Após conquistar o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama, Fernanda Torres recebeu a tão aguardada indicação ao Oscar, mas foi derrota por Mikey Madison (Anora), As duas concorreram com outros grandes nomes, como Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez), Demi Moore (A Substância) e Cynthia Erivo (Wicked).

Já Ainda Estou Aqui, produção de Walter Salles, garantiu um lugar na disputa de Melhor Filme Internacional e fez história ao levar o Brasil pela primeira vez à categoria de Melhor Filme. A estatueta ficou com Anora, que venceu outros quatro prêmios durante a noite e bateu os concorrentes Conclave, O Brutalista, Duna: Parte 2, Nickel Boys, Wicked, Emilia Pérez, Um Completo Desconhecido e A Substância.

Vale lembrar que Walter Salles esteve no Oscar de 1999 com Central do Brasil, também indicado a Melhor Filme Internacional. Naquela edição, Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, ficou entre as finalistas na categoria de Melhor Atriz por sua atuação. Na ocasião, Montenegro perdeu a estatueta para Gwyneth Paltrow.


Confira a lista completa de vencedores do Oscar 2025


Melhor Filme

Anora – VENCEDOR

O Brutalista

Um Completo Desconhecido

Conclave

Duna: Parte Dois

Emilia Pérez

Ainda Estou Aqui

Nickel Boys

A Substância

The Wicked


Melhor Diretor

Sean Baker (Anora) – VENCEDOR

O Brutalista (Brady Corbet)

Um Completo Desconhecido (James Mangold)

Jacques Audiard (Emilia Pérez)

Coralie Fargeat (A Substância)


Melhor Ator

Adrien Brody (O Brutalista) – VENCEDOR

Timothée Chalamet (Um Completo Desconhecido)

Colman Domingo (Sing Sing)

Ralph Fiennes (Conclave)

Sebastian Stan (O Aprendiz)


Melhor Atriz

Mikey Madison (Anora) – VENCEDORA

Cynthia Erivo (Wicked)

Karla Sofía Gascón (Emilia Perez)

Demi Moore (A Substância)

Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui)


Melhor Ator Coadjuvante

Kieran Culkin (A Verdadeira Dor) – VENCEDOR

Yura Borisov (Anora)

Edward Norton (Um Completo Desconhecido)

Guy Pearce (O Brutalista)

Jemery Strong (O Aprendiz)


Melhor Atriz Coadjuvante

Zoe Saldaña (Emilia Pérez) – VENCEDORA

Mônica Barbaro (Um Completo Desconhecido)

Ariana Grande (Wicked)

Felicity Jones (O Brutalista)

Isabella Rossellini (Conclave)


Melhor Roteiro Original

Anora – VENCEDOR

O Brutalista

A Verdadeira Dor

September 5

A Substância


Melhor Roteiro Adaptado

Conclave – VENCEDOR

Um Completo Desconhecido

Emilia Perez

Nickel Boys

Sing Sing


Melhor Filme Internacional

Ainda Estou Aqui (Brasil) – VENCEDOR

The Girl with the Needle (Dinamarca)

Emilia Perez (França)

The Seed of The Sacred Fig (Alemanha)

Flow (Letônia)


Melhor Filme de Animação

Flow – VENCEDOR

Divertida Mente 2

Memoir of a Snail

Wallace & Gromit: Vengeance Most Fowl


Robô Selvagem

Melhor Documentário de Longa-Metragem

No Other Land – VENCEDOR

Black Box Diaries

Porcelain War

Soundtrack to a Coup D’etat

Sugarcane


Melhor Documentário de Curta-Metragem

The Only Girl in the Orchestra – VENCEDOR

Death by Numbers

I Am Ready, Warden

Incident

Instruments of a Beating Heart


Melhor Curta-metragem em Live Action

I’m Not a Robot – VENCEDOR

A Lien

Anuja

The Last Ranger

The Man Who Could not Remain Silent


Melhor Curta-metragem de Animação

In the Shadow of the Cypress – VENCEDOR

Beautiful Men

Magic Candies

Wander to Wonder

Yuck!


Melhor Trilha Sonora

O Brutalista – VENCEDOR

Conclave

Emilia Pérez

Wicked

Robô Selvagem


Melhor Som

Duna: Parte 2 – VENCEDOR

Um Completo Desconhecido

Emilia Pérez

Wicked

Robô Desconhecido


Melhor Canção Original

El Mal (Emilia Perez) – VENCEDOR

Mi Camino (Emilia Perez)

The Journey (The Six Triple Eight)

Like a Bird (Sing Sing)

Never Too Late (Elton John: Never Too Late)


Melhor Fotografia

O Brutalista – VENCEDOR

Duna: Parte Dois

Emilia Pérez

Maria

Nosferatu


Melhor Efeito Visual

Duna: Parte Dois – VENCEDOR

Planeta dos Macacos: O Reinado

Alien: Romulus

Better Man

Wicked


Melhor Figurino

Wicked – VENCEDOR

Um Completo Desconhecido

Conclave

Gladiador II

Nosferatu


Melhor Edição

Anora – VENCEDOR

O Brutalista

Conclave

Emilia Perez

Wicked


Melhor Maquiagem e Penteados

A Substância – VENCEDOR

Um Homem Diferente

Emilia Pérez

Noferatu

Wicked


Melhor Design de Produção

Wicked – VENCEDOR

O Brutalista

Conclave

Duna: Parte Dois

Nosferatu

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domingo, 2 de março de 2025

Cine Dica: "Rosa Chumbe", do diretor peruano Jonatan Relayze, na próxima sessão do Cineclube Torres, segunda dia 3 de março, às 20h.

 Sessão especial na semana do Dia Internacional da Mulher, na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, do Cineclube Torres, junto da Up Idiomas Torres.

Completando uma imaginária trilogia feminina das últimas sessões, começada com "A Camareira", passando pelo mundo onírico da "Família Submersa", o ciclo de filmes de expressão Ibero-americana continua com mais um retrato atual e realista de uma mulher latino americana. Rosa, policial veterana com problemas de jogo e bebida, mora com a sua filha e o seu neto. Um dia, depois de uma briga, a jovem sai de casa deixando Rosa e a criança para trás.

O drama familiar é representado, com fotografia vibrante e excelente desenho de som, em estreita articulação com a caótica e fervilhante vida urbana de Lima. O filme foi finalizado para festivais em 2015 (ganhando o prêmio FIPRESCI no Montreal World Film Festival), mas foi lançado em salas só em 2017, selecionado como representante de seu país aos Oscar de 2018, não chegando a ser nomeado pela academia.

"Rosa Chumbe pode ser considerado um dos melhores filmes nacionais da última década pelo seu impecável acabamento técnico ou pelas suas excelentes atuações centrais, mas principalmente, pela forma intimista e credível como representa a nossa Lima contemporânea." (Sebastian Zavala Kahn, Me gusta el cine). A sessão, com entrada franca, integra o 10° Ciclo de filmes de expressão ibero americana, realizado na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, pelo Cineclube Torres, associação sem fins lucrativos com 13 anos de história, em atividade desde 2011, Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo IBRAM, Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística certificada pelo Ministério do Turismo (Cadastur), contando para isso com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.

Serviço:

O que: Exibição do filme "Rosa Chumbe" de Jonatan Relayze (Peru) - 1h15m

Onde: Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, junto à escola Up Idiomas, Rua Cincinato Borges 420, Torres

Quando: Segunda-feira, 3/3, às 20:00

Ingressos: Entrada Franca, até lotação do local (aprox. 22 pessoas).


Cineclube Torres

Associação sem fins lucrativos

Ponto de Cultura – Lei Federal e Estadual Cultura Viva

Ponto de Memória – Instituto Brasileiro de Museus

Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística - Cadastur


CNPJ 15.324.175/0001-21

Registro ANCINE n. 33764

Produtor Cultural Estadual n. 4917

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Cine Dica: Em Cartaz - 'O Brutalista'

Sinopse: Arquiteto visionário foge da Europa pós-Segunda Guerra e chega aos Estados Unidos para reconstruir sua vida, carreira e casamento. Sozinho em um novo país, ele se estabelece na Pensilvânia, onde um rico e proeminente industrial reconhece seu talento.

O lado autoral se encontra nas mais diversas artes e onde se vê o lado perfeccionista e obsessivo dos seus realizadores. No cinema, por exemplo, há sempre um cineasta que anseia para que o seu filme seja exatamente da forma como ele queria, mesmo quando os engravatados dos estúdios insistem em dar a última palavra. "O Brutalista" (2025) é uma metáfora sobre os mestres das artes, mas como os mesmos podem ser mastigados pelo sistema capitalista que comanda as engrenagens do mundo.

Dirigido por  Brady Corbet, do filme  "Vox Lux - O Preço da Fama" (2019), o filme começa a partir de 1947, onde arquiteto o arquiteto húngaro László Toth (Adrien Brody) e sua esposa Erzsébet (Felicity Jones) que fogem da Europa devastada pela guerra e que buscam por um recomeço nos EUA. O talento do arquiteto chama atenção do industrial milionário  Harrison Van Buren (Guy Pearce) que oferece a László a chance de construir um monumento arquitetônico que representa a terra das oportunidades e daqueles que buscam pelos seus sonhos em território americano. Porém, a cruzada pela realização desse feito possui um alto preço para se pagar ao longo do percurso.

Embora pareça baseado em fatos reais, o diretor Brady Corbet cria uma história original do qual representa inúmeros imigrantes talentosos que buscam realizar os seus objetivos na terra das oportunidades, mas encontrando lá obstáculos que envolvem o poder do dinheiro. É curioso observar, por exemplo, que o longa possui muito em comum com a última obra de Francis Ford Coppola, "Megalópolis" (2024), sendo que em ambos os casos os protagonistas desejam a realização de suas visões e das quais anseiam pela perfeição. Se tira o projeto da construção de monumentos e se tem dois protagonistas que seriam uma espécie de alter egos  dos próprios cineastas contadores de histórias.

Com uma ótima reconstituição de época, onde se destaca a sua fotografia e edição de arte,  Brady Corbet cria o seu épico pessoal sobre quem são realmente as pessoas que construíram os pilares que ergueram o império americano, mas que na maioria dos casos são menosprezados e sendo acusados até mesmo de invasores por aqueles que se dizem que os acolheram. Se no clássico "O Poderoso Chefão: Parte II" (1974), vemos os imigrantes italianos testemunharem todo o glamour desse sonho através da Estátua da Liberdade, aqui a mesma encontra-se invertida e simbolizando a descida ao inferno do protagonista.

Vencedor do Oscar de melhor ator pelo "O Pianista" (2002), Adrien Brody obtém aqui o melhor desempenho de sua carreira, onde o seu  László Toth não esconde as suas cicatrizes emocionais do passado, mas usando as mesmas como ferramentas para emoldurar o que realmente havia testemunhado. Destaque também para Guy Pearce ao interpretar um rico empresário que busca transmitir humanidade para os demais em cena, quando na verdade já se encontra consumido pelas engrenagens que movimentam a sua riqueza. Porém, é Felicity Jones que se sobressai da metade para o final do filme, ao dar vida a esposa do protagonista e cujas cenas transitam entre a fragilidade e a força interior de alguém que sentiu na pele o horror de uma guerra insana.

Com mais de três horas de duração, o filme pode ser acusado facilmente de ser pretensioso, pois o enredo não é algo universal ou que fará com que a maioria se identifique durante a projeção. Ao meu ver, o filme vem em um momento em que a palavra final de um artista pode acabar ficando em segundo plano, pois o dinheiro fala muito mais alto, independente de qual área certos talentos se encontram trabalhando. Em suma, a identidade própria acaba se perdendo e cabe aqueles que apreciam os verdadeiros talentos manterem eles vivos para serem sempre lembrados.

"O Brutalista" é um filme desafiador para um público acostumado ao convencional e que não consegue enxergar o significado da palavra autoral. 

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Cine Dica: Sessão Clube de Cinema (01/03): "Trilha Sonora para um Golpe de Estado" na Cinemateca Paulo Amorim


Neste sábado, nosso encontro será às 10h na Cinemateca Paulo Amorim para assistir "Trilha Sonora para um Golpe de Estado", indicado ao Oscar 2025 de Melhor Documentário. O filme de Johan Grimonprez se move de forma errática, imprevisível e infinitamente criativa, tal qual uma música de jazz. Misturando documentário e vídeo-ensaio, essa experiência cinematográfica torna-se absolutamente impressionante.


Confira os detalhes abaixo:


SESSÃO CLUBE DE CINEMA

Local: Sala Eduardo Hirtz, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico)

Data: 01/03/2025, sábado, às 10:00 da manhã

"Trilha Sonora para um Golpe de Estado" (Soundtrack to a Coup d'État)

2024, 150 min, 14 anos


Direção: Johan Grimonprez

Artistas: Eva Gabor, Louis Armstrong, Malcolm X, Nina Simone, Ella Fitzgerald, Miles Davis, John Coltrane, Duke Ellington

Sinopse: Jazz e descolonização se entrelaçam nessa montanha-russa que reescreve um episódio crucial da Guerra Fria. O filme revisita a jornada dos músicos Abbey Lincoln e Max Roach, que levaram a revolta ao coração da ONU em protesto contra o assassinato de Patrice Lumumba. Uma experiência imersiva que mescla arte e política em ritmo pulsante.

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quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (27/02/25)

UM COMPLETO DESCONHECIDO

Sinopse: Situado na influente cena musical de Nova York do início dos anos 60, ‘A Complete Unkown’ segue a ascensão meteórica do músico de Minnesota Bob Dylan, de 19 anos, como cantor folk até as salas de concerto e o topo das paradas – suas canções e mística se tornando uma sensação mundial.



PEQUENAS COISAS COMO ESTAS

Sinopse: Ambientado na Irlanda, em 1985, a história de Pequenas Coisas Como Estas gira em torno de Bill Furlong, um respeitável comerciante de carvão e madeira, filho de mãe solteira, que leva uma vida simples com a família. 


FÉ PARA O IMPOSSÍVEL

Sinopse:Fé para o Impossível é o longa biográfico do diretor Ernani Nunes que vai retratar um fato na vida de Renee Murdoch. Renee é uma pastora norte-americana, que vive no Rio de Janeiro e foi brutalmente atacada por um morador de rua que a atingiu com um pedaço de madeira na cabeça em uma corrida em setembro de 2012, no bairro da Barra da Tijuca.


O HOMEM-CÃO

Sinopse: Metade humano, metade cão. O Homem-Cão nasce depois de um acidente entre um policial humano e seu fiel cachorro de estimação durante uma operação.

OS RADLEY

Sinopse: Os Radley parecem uma família comum, ou pelo menos é isso que todos pensam. Na verdade, são vampiros abstêmios que evitam beber sangue. 

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Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 27 DE FEVEREIRO A 5 DE MARÇO DE 2025

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

SEM CHÃO

ATENÇÃO

Devido ao feriado de Carnaval, não teremos sessões de cinema no dia 4 de março (terça-feira).

A principal novidade desta cinesemana são as sessões de pré-estreia de SEM CHÃO, documentário sobre a causa palestina e que concorre ao Oscar da categoria. Atendendo a pedidos do público, incluímos na nossa programação mais uma sessão de FLOW, a animação que vem lotando cinemas pelo Brasil afora. Outro sucesso é DIAS PERFEITOS, longa de Wim Wenders que voltou a cartaz para a reabertura da sala Norberto Lubisco e foi recebido com sessões lotadas.

Nossa programação de 27 de fevereiro a 5 de março segue com vários títulos prestigiados pelo público, como o iraniano MEU BOLO FAVORITO, premiado no Festival de Berlim, e outros dois títulos indicados ao Oscar: TRILHA SONORA PARA UM GOLPE DE ESTADO, que também concorre na categoria de melhor documentário, e A SEMENTE DO FRUTO SAGRADO, um dos cinco concorrentes ao prêmio de filme internacional.

Entre os títulos brasileiros em cartaz temos a emotiva história de KASA BRANCA, estreia no longa do diretor carioca Luciano Vidigal, e a produção gaúcha HOMENS DE BARRO, de Angelisa Stein.

Confira nossa programação completa e o Portal do Cinema Gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


14h45 – FLOW Assista o trailer aqui.

(Straume - Letônia/Bélgica/França, 2024, 85min). Animação de Gints Zilbalodis. Mares Filmes, Livre.

Sinopse: Gato é um animal que leva uma vida solitária – até o dia em que seu lar é destruído por uma grande inundação. Em busca de um lugar para se abrigar, ele sobe em um barco onde já estão diversas espécies. Neste refúgio improvisado, os bichos terão que se ajudar e respeitar suas diferenças. O longa já conquistou vários prêmios internacionais, incluindo o Globo de Ouro e o European Film Awards de melhor animação. Também está indicado ao Oscar na categoria e a melhor longa internacional pela Letônia.


16h30 – A SEMENTE DO FRUTO SAGRADO Assista o trailer aqui.

(The Secret of the Sacred Fig - Alemanha/França/Irã, 2024, 165min). Direção de Mohammad Rasoulof, com Mahsa Rostami, Setareh Maleki, Niousha Akhshi. Mares Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Casado e pai de duas filhas, Iman acaba de ser promovido a juiz de instrução no Tribunal Revolucionário de Teerã. Isso representa uma vida mais confortável para a família, mas também obriga Iman a ignorar alguns valores éticos e morais. Ao mesmo tempo em que tenta se manter fiel ao regime, o protagonista vê as relações familiares se deteriorarem. O filme tem como pano de fundo os episódios recentes de protestos pela jovem que foi morta por usar o véu de maneira incorreta, que aparecem em imagens de arquivo. Proibido no Irã, o filme foi indicado pela Alemanha na corrida ao Oscar de filme internacional e já ganhou vários prêmios, incluindo o prêmio Especial do Júri e o da crítica no Festival de Cannes.


19h30 – FLOW

(Straume - Letônia/Bélgica/França, 2024, 85min). Animação de Gints Zilbalodis. Mares Filmes, Livre.

Sinopse: Gato é um animal que leva uma vida solitária – até o dia em que seu lar é destruído por uma grande inundação. Em busca de um lugar para se abrigar, ele sobe em um barco onde já estão diversas espécies. Neste refúgio improvisado, os bichos terão que se ajudar e respeitar suas diferenças. O longa já conquistou vários prêmios internacionais, incluindo o Globo de Ouro e o European Film Awards de melhor animação. Também está indicado ao Oscar na categoria e a melhor longa internacional pela Letônia.


SALA EDUARDO HIRTZ


14h30 – TRILHA SONORA PARA UM GOLPE DE ESTADO Assista o trailer aqui.

(Soundtrack to a Coup d'État – Bélgica/Holanda/França, 2024, 150min). Documentário de Johan Grimonprez. Pandora Filmes, 14 anos.

Sinopse: No início dos anos 1960, auge da Guerra Fria, Estados Unidos e Bélgica se uniram para impedir a posse de Patrice Lumumba, primeiro presidente eleito democraticamente na República do Congo. Em jogo, estavam os interesses comerciais das grandes nações do Ocidente e também da URSS nas riquezas do país africano. Em protesto, os instrumentistas Abbey Lincoln e Max Roach invadiram o Conselho de Segurança da ONU e fizeram uma apresentação musical. Ao mesmo tempo, Louis Armstrong foi enviado ao Congo para gerar uma cortina de fumaça sobre os planos norte-americanos de depor Patrice. O diretor Johan Grimonprez parte deste episódio para refletir sobre as conexões entre imperialismo, capitalismo e jazz. Um dos cinco indicados ao Oscar de melhor documentário, o filme traz um rico material de arquivo com imagens da música e da política da época.


17h15 – MEU BOLO FAVORITO Assista o trailer aqui.

(Keyke mahboobe man – Irã/França/ Suécia/Alemanha, 2024, 97min). Direção de Maryam Moghadam e Behtash Sanaeeha, com Lily Farhadpour e Esmail Mehrabi. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Mahin tem 70 anos, é viúva e vive sozinha em Teerã. Apesar da rotina solitária, ela mantém a vitalidade e o interesse pelas coisas do cotidiano – o que inclui afrontar a Polícia da Moral que controla os costumes no país. Disposta a revitalizar sua vida amorosa, a viúva convida o taxista Faramarz para um encontro. O filme foi o vencedor do prêmio Fipresci (da crítica) e do Juri Ecumênico no Festival de Berlim 2024, mas seus diretores foram proibidos de deixar o Irã para acompanhar a premiação.


19h15 – MEU VERÃO COM GLÓRIA Assista o trailer aqui.

(Àma Gloria - França, 2024, 84min). Direção de Marie Amachoukeli, com Louise Mauroy-Panzani, Ilça Moreno Zego, Arnaud Rebotini. Filmes do Estação, 12 anos. Drama.

Sinopse: Cleo tem seis anos e é completamente apaixonada pela sua babá, Gloria, que migrou de Cabo Verde para trabalhar na França. Quando Gloria precisa voltar ao seu país para atender a compromissos familiares, fica a promessa das duas se reencontrarem o mais rápido possível. Assim, a garotinha embarca para uma temporada em Cabo Verde, onde viverá experiências inesquecíveis. O filme é baseado nas memórias da própria diretora, que constrói uma delicada reflexão sobre as mulheres imigrantes que deixam seus filhos para se tornarem mães de outras crianças.


SALA NORBERTO LUBISCO


15h – KASA BRANCA (SESSÃO NOS DIAS 27 E 1) Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2024, 95min). Direção de Luciano Vidigal, com Big Jaum, Teca Pereira, Diego Francisco. Sessão Vitrine Petrobras, 16 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Dé, um adolescente da periferia do Rio de Janeiro, fica sabendo que sua avó está na fase terminal da doença de Alzheimer. Apesar das dificuldades que a doença impõe, ele decide aproveitar os últimos dias que ainda tem com a avó e chama dois amigos para ajudar. O filme ganhou quatro prêmios na Première Brasil do Festival do Rio: melhor direção, ator coadjuvante, trilha sonora original e fotografia.


15h - HOMENS DE BARRO (SESSÃO NOS DIAS 28, 2 E 5) Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2024, 72min). Direção de Angelisa Stein, com Gui Mallmann, Alexandre Borin, João Pedro Prates. O2 Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: O clássico “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, ganha uma versão contemporânea nesta produção filmada nos bairros de Belém Novo, Restinga e Lami, no sul de Porto Alegre. Agora, os protagonistas são dois homens, Pássaro e Ângelo, filhos de famílias inimigas e que desafiam a culpa e os próprios medos para viver um amor proibido.


16h45 – DIAS PERFEITOS Assista o trailer aqui.

(Perfect Days – Japão/Alemanha, 2023, 125min). Direção de Wim Wenders, com Koji Yakusho, Min Tanaka, Arisa Nakano, Tokio Emoto. O2 Play/Mubi, 14 anos. Drama.

Sinopse: O filme de Wim Wenders foi o maior público da Cinemateca Paulo Amorim em 2024 e volta a cartaz para marcar o término das obras de recuperação das salas após a tragédia das enchentes. Na história, acompanhamos a rotina de Hirayama, responsável pela limpeza de banheiros públicos em Tóquio. Além do trabalho modesto, ele preenche seus dias com a paixão pela música, pelos livros e pela fotografia de árvores. O longa foi um dos cinco indicados ao Oscar de filme internacional em 2024.


19h – FAMÍLIA (SESSÃO NOS DIAS 27, 2 E 5) Assista o trailer aqui.

(Famiglia – Itália, 2020, 120min. Direção de Francesco Costabile, com Francesco Gheghi, Barbara Ronchi, Francesco Di Leva. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Gigi e Alessandro moram com a mãe e não têm boas lembranças do pai, que está preso e marcou a infância dos meninos com um comportamento violento e autoritário. Quando o pai reaparece em suas vidas, todos voltam a conviver com os traumas do passado – em especial Gigi, que vai tomar decisões que mudarão o futuro da família. Baseado no livro de memórias “Non Sarà Sempre Così” (2017), de Luigi Celeste, o filme combina questões domésticas, enfrentamento político e drama psicossocial. O ator Francesco Gheghi ganhou o Prêmio Orizzonti na sua categoria no Festival de Veneza de 2024.


19h – SEM CHÃO – PRÉ-ESTREIA (SESSÃO NOS DIAS 28 E 1) Assista o trailer aqui.

(No Other Land - Noruega/Palestina, 2024, 92min). Documentário de Basel Adra, Yuval Abraham, Rachel Szor e Hamdan Ballal. Synapse Filmes, 12 anos.

Sinopse: Há mais de 20 anos, um ativista palestino registra sua comunidade sendo ocupada por Israel. No processo, ele acaba construindo uma improvável aliança com um jornalista israelense que também defende a causa. O filme é um dos cinco indicados ao Oscar de melhor documentário.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 16,00 (R$ 8,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 20,00 (R$ 10,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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