Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (20/02/25)

 O BRUTALISTA

Sinopse: Um arquiteto húngaro chamado László Toth sai da Europa no pós-guerra para reconstruir sua vida na América.


CAPITÃO ASTÚCIA

Sinopse: Em Capitão Astúcia, Santiago (Paulo Verlings) é um ex-astro mirim frustrado com sua carreira de pianista, decide fugir de um revival na TV e busca refúgio na casa do avô (Fernando Teixeira). 


FÉ PARA O IMPOSSÍVEL

Sinopse: Fé para o Impossível é o longa biográfico do diretor Ernani Nunes que vai retratar um fato na vida de Renee Murdoch. Renee é uma pastora norte-americana, que vive no Rio de Janeiro e foi brutalmente atacada por um morador de rua que a atingiu com um pedaço de madeira na cabeça em uma corrida em setembro de 2012, no bairro da Barra da Tijuca.

SING SING

Sinopse: Divine G, preso em Sing Sing por um crime que não cometeu, encontra propósito atuando em um grupo de teatro com outros homens encarcerados. Quando um estranho cauteloso se junta ao grupo, os homens decidem encenar sua primeira comédia original.

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 20 A 26 DE FEVEREIRO DE 2025

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

A principal notícia desta cinesemana é a tão aguardada reabertura da Sala Norberto Lubisco, que passou por uma revitalização completa. Mas também temos novidades imperdíveis na tela grande, incluindo a estreia da animação FLOW, um filme da Letônia que tem duas indicações importantes na corrida pelo Oscar: melhor animação e longa internacional. Outro lançamento é MEU VERÃO COM GLÓRIA, um delicado drama familiar protagonizado por uma garotinha francesa de seis anos.

Para marcar a reabertura da Sala Norberto Lubisco, trazemos de volta o filme de maior público da Cinemateca Paulo Amorim em 2024 e que ainda estava em cartaz quando os cinemas foram alagados pelas enchentes: DIAS PERFEITOS, de Wim Wenders. A programação da sala se completa com a emotiva história de KASA BRANCA, estreia no longa do diretor carioca Luciano Vidigal, e com a produção gaúcha HOMENS DE BARRO, de Angelisa Stein.

Entrando na sexta semana de exibição, o longa iraniano MEU BOLO FAVORITO segue na preferência do público, com sessões concorridas. Também continuam em cartaz dois títulos indicados ao Oscar: TRILHA SONORA PARA UM GOLPE DE ESTADO, que concorre na categoria de melhor documentário, e A SEMENTE DO FRUTO SAGRADO, um dos cinco concorrentes ao prêmio de filme internacional.


Confira nossa programação completa e o Portal do Cinema Gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


14h30 – MEU BOLO FAVORITO Assista o trailer aqui.

(Keyke mahboobe man – Irã/França/ Suécia/Alemanha, 2024, 97min). Direção de Maryam Moghadam e Behtash Sanaeeha, com Lily Farhadpour e Esmail Mehrabi. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Mahin tem 70 anos, é viúva e vive sozinha em Teerã. Apesar da rotina solitária, ela mantém a vitalidade e o interesse pelas coisas do cotidiano – o que inclui afrontar a Polícia da Moral que controla os costumes no país. Disposta a revitalizar sua vida amorosa, a viúva convida o taxista Faramarz para um encontro. O filme foi o vencedor do prêmio Fipresci (da crítica) e do Juri Ecumênico no Festival de Berlim 2024, mas seus diretores foram proibidos de deixar o Irã para acompanhar a premiação.


 16h20 – A SEMENTE DO FRUTO SAGRADO Assista o trailer aqui.

(The Secret of the Sacred Fig - Alemanha/França/Irã, 2024, 165min). Direção de Mohammad Rasoulof, com Mahsa Rostami, Setareh Maleki, Niousha Akhshi. Mares Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Casado e pai de duas filhas, Iman acaba de ser promovido a juiz de instrução no Tribunal Revolucionário de Teerã. Isso representa uma vida mais confortável para a família, mas também obriga Iman a ignorar alguns valores éticos e morais. Ao mesmo tempo em que tenta se manter fiel ao regime, o protagonista vê as relações familiares se deteriorarem. O filme tem como pano de fundo os episódios recentes de protestos pela jovem que foi morta por usar o véu de maneira incorreta, que aparecem em imagens de arquivo. Proibido no Irã, o filme foi indicado pela Alemanha na corrida ao Oscar de filme internacional e já ganhou vários prêmios, incluindo o prêmio Especial do Júri e o da crítica no Festival de Cannes.


19h15 – FLOW - ESTREIA (NÃO TEM SESSÃO DIA 26) Assista o trailer aqui.

(Straume - Letônia/Bélgica/França, 2024, 85min). Animação de Gints Zilbalodis. Mares Filmes, Livre.

Sinopse: Gato é um animal que leva uma vida solitária – até o dia em que seu lar é destruído por uma grande inundação. Em busca de um lugar para se abrigar, ele sobe em um barco onde já estão diversas espécies. Neste refúgio improvisado, os bichos terão que se ajudar e respeitar suas diferenças. O longa já conquistou vários prêmios internacionais, incluindo o Globo de Ouro e o European Film Awards de melhor animação. Também está indicado ao Oscar na categoria e a melhor longa internacional pela Letônia.


SESSÃO ALMANAQUE 21


DIA 26 ÀS 19h15

UM ESTRANHO NO NINHO

(One Flew Over the Cuckoo's Nest - EUA, 133min, 1975). Direção de Miloš Forman, com Jack Nicholson, Louise Fletcher, Danny DeVito, Christopher Lloyd. 16 anos. Drama.

Sinopse: Baseado no romance homônimo de Ken Kensey, o filme acompanha a jornada de Randall McMurphy, um criminoso que alega insanidade e vai cumprir sua pena em um hospital psiquiátrico. No local, ele começa a influenciar os outros internos. O filme foi o segundo da história a conquistar todos os cinco principais prêmios do Oscar: melhor filme, direção, roteiro, ator e atriz.


SALA EDUARDO HIRTZ


14h45 – FAMÍLIA (NÃO TEM SESSÃO NOS DIAS 20 E 21) Assista o trailer aqui.

(Famiglia – Itália, 2020, 120min. Direção de Francesco Costabile, com Francesco Gheghi, Barbara Ronchi, Francesco Di Leva. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Gigi e Alessandro moram com a mãe e não têm boas lembranças do pai, que está preso e marcou a infância dos meninos com um comportamento violento e autoritário. Quando o pai reaparece em suas vidas, todos voltam a conviver com os traumas do passado – em especial Gigi, que vai tomar decisões que mudarão o futuro da família. Baseado no livro de memórias “Non Sarà Sempre Così” (2017), de Luigi Celeste, o filme combina questões domésticas, enfrentamento político e drama psicossocial. O ator Francesco Gheghi ganhou o Prêmio Orizzonti na sua categoria no Festival de Veneza de 2024.


17h – MEU VERÃO COM GLÓRIA - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Àma Gloria - França, 2024, 84min). Direção de Marie Amachoukeli, com Louise Mauroy-Panzani, Ilça Moreno Zego, Arnaud Rebotini. Filmes do Estação, 12 anos. Drama.

Sinopse: Cleo tem seis anos e é completamente apaixonada pela sua babá, Gloria, que migrou de Cabo Verde para trabalhar na França. Quando Gloria precisa voltar ao seu país para atender a compromissos familiares, fica a promessa das duas se reencontrarem o mais rápido possível. Assim, a garotinha embarca para uma temporada em Cabo Verde, onde viverá experiências inesquecíveis. O filme é baseado nas memórias da própria diretora, que constrói uma delicada reflexão sobre as mulheres imigrantes que deixam seus filhos para se tornarem mães de outras crianças.


18h45 – TRILHA SONORA PARA UM GOLPE DE ESTADO (NÃO TEM SESSÃO DIA 21) Assista o trailer aqui.

(Soundtrack to a Coup d'État – Bélgica/Holanda/França, 2024, 150min). Documentário de Johan Grimonprez. Pandora Filmes, 14 anos.

Sinopse: No início dos anos 1960, auge da Guerra Fria, Estados Unidos e Bélgica se uniram para impedir a posse de Patrice Lumumba, primeiro presidente eleito democraticamente na República do Congo. Em jogo, estavam os interesses comerciais das grandes nações do Ocidente e também da URSS nas riquezas do país africano. Em protesto, os instrumentistas Abbey Lincoln e Max Roach invadiram o Conselho de Segurança da ONU e fizeram uma apresentação musical. Ao mesmo tempo, Louis Armstrong foi enviado ao Congo para gerar uma cortina de fumaça sobre os planos norte-americanos de depor Patrice. O diretor Johan Grimonprez parte deste episódio para refletir sobre as conexões entre imperialismo, capitalismo e jazz. Um dos cinco indicados ao Oscar de melhor documentário, o filme traz um rico material de arquivo com imagens da música e da política da época.


DIAS 20 E 21 ÀS 14h30 – ENTRADA FRANCA

15º CINE ESQUEMA NOVO: MOSTRA AUDIOVISUAL EM CURSO

Exibição de filmes realizados por alunos dos cursos de Cinema e Comunicação da PUCRS e UFRGS (quinta) e UFPel, UFSM e UniRitter (sexta).


DIA 21 ÀS 19h

SESSÃO ESPECIAL


A OUTRA FORMA Assista o trailer aqui.

(La Otra Forma - Brasil/Colômbia, 100min, 2023). Animação de Diego Guzmán. Estudio Giz, 10 anos.

Sinopse: Um homem obcecado em se encaixar em um mundo geométrico enfrenta o dilema de se tornar um quadrado ou liberar a verdadeira forma que reside dentro dele.


SALA NORBERTO LUBISCO


15h15 – KASA BRANCA (NÃO TEM SESSÃO NO DIA 20) Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2024, 95min). Direção de Luciano Vidigal, com Big Jaum, Teca Pereira, Diego Francisco. Sessão Vitrine Petrobras, 16 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Dé, um adolescente da periferia do Rio de Janeiro, fica sabendo que sua avó está na fase terminal da doença de Alzheimer. Apesar das dificuldades que a doença impõe, ele decide aproveitar os últimos dias que ainda tem com a avó e chama dois amigos para ajudar. O filme ganhou quatro prêmios na Première Brasil do Festival do Rio: melhor direção, ator coadjuvante, trilha sonora original e fotografia.


17h15 – DIAS PERFEITOS - REESTREIA Assista o trailer aqui.

(Perfect Days – Japão/Alemanha, 2023, 125min). Direção de Wim Wenders, com Koji Yakusho, Min Tanaka, Arisa Nakano, Tokio Emoto. O2 Play/Mubi, 14 anos. Drama.

Sinopse: O filme de Wim Wenders foi o maior público da Cinemateca Paulo Amorim em 2024 e volta a cartaz para marcar o término das obras de recuperação das salas após a tragédia das enchentes. Na história, acompanhamos a rotina de Hirayama, responsável pela limpeza de banheiros públicos em Tóquio. Além do trabalho modesto, ele preenche seus dias com a paixão pela música, pelos livros e pela fotografia de árvores. O longa foi um dos cinco indicados ao Oscar de filme internacional em 2024.


19h30 – HOMENS DE BARRO Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2024, 72min). Direção de Angelisa Stein, com Gui Mallmann, Alexandre Borin, João Pedro Prates. O2 Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: O clássico “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, ganha uma versão contemporânea nesta produção filmada nos bairros de Belém Novo, Restinga e Lami, no sul de Porto Alegre. Agora, os protagonistas são dois homens, Pássaro e Ângelo, filhos de famílias inimigas e que desafiam a culpa e os próprios medos para viver um amor proibido.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 16,00 (R$ 8,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 20,00 (R$ 10,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Cine Dica: Em Cartaz - 'Sebastian'

Sinopse: Um escritor começa a viver uma vida dupla como profissional do sexo para pesquisar seu romance. 

O mercado do sexo é algo que perdura há séculos e atendendo normalmente pessoas que buscam, ou prazer, ou a chance de preencher o vazio em suas vidas. Nos últimos tempos, porém, esse mercado sofreu uma metamorfose devido à internet, onde as pessoas buscam encontros sexuais virtualmente, ou até mesmo nem sequer tendo mais contato humano diga-se de passagem. "Sebastian" (2024) se torna interessante ao nos revelar uma análise sobre o comportamento humano perante tempos em que o sexo está se tornando cada vez mais banal para dizer o mínimo.

Dirigido por Mikko Mäkelä, o filme conta a história de Max (Ruaridh Mollica), um aspirante a escritor que utiliza um álter ego para desenvolver seu primeiro romance. Seu desejo é escrever um livro sobre o trabalho sexual atual e para isso cria para si o nome de Sebastian e do qual fará com que adentre o universo da prostituição e para que assim obtenha bastante material para escrever. Porém, Max vai aos limites do seu desejo no decorrer do tempo.

Mikko Mäkelä constrói uma trama em que o protagonista procura agir de forma mecânica perante os vários encontros sexuais que ele obtém. Ao mesmo se observa que o filme é uma crítica acida com relação ao submundo do sexo, cada mais levado ao artificialismo e cujo toque acaba se tornando cada vez mais secundário. Porém, uma vez que Max opta em obter contato através dos seus encontros se tem esses conflitos de sentimentos e o que irá levá-lo a dúvidas e novos rumos ao seu livro.

O ator Ruaridh Mollica constrói para si um personagem complexo, onde em alguns momentos ficamos nos perguntando se a sua rotina com relação ao sexo entre outros homens seria algo verossímil ou se tudo acontece somente quando ele escreve o seu livro. Ruaridh Mollica provoca essa dúvida na gente, principalmente através de uma edição de cenas eficaz e com direito até mesmo a se alinhar com uma boa trilha sonora. É mais um caso de talento em cena se casar com perfeição com um diretor cuja a sua pretensão é nítida em querer fazer um cinema mais autoral.

Claro que o filme não é para todos os gostos, principalmente para aqueles que se sentirem incomodados com determinadas cenas de sexo, por vezes, explicitas. Ao mesmo tempo, o protagonista se perde em alguns momentos, seja devido ao roteiro, ou por algum passo em falso em que o cineasta acabou cometendo na reta final da história como um todo. Talvez os conflitos em que o protagonista se depara seja uma espécie de síntese de uma sociedade atual que não consegue exatamente administrar os seus sentimentos com o sexo simplesmente corriqueiro.

O filme vem neste momento de dúvida atual, principalmente em meio a uma geração em que o sexo talvez não seja de total suma importância, mas havendo entre esses jovens uma obsessão de se tornar uma celebridade instantânea através das redes. Há, portanto, uma análise sobre essa crise de identidade, onde procuramos ser outro ser dessa realidade complexa, quando na verdade deveríamos ser nós mesmos sem nos preocuparmos com que os outros acham que deveríamos ser. O filme pode ser pretensioso em alguns momentos, mas obtém a chance de fazer com que pensemos sobre tudo isso.

"Sebastian" é uma análise sobre a solidão contemporânea em meio às mais diversas possibilidades que nos tornam menos humanos na medida em que o tempo passa. 


 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Cine Dica: CINEMATECA CAPITÓLIO PROGRAMAÇÃO 20 a 28 de fevereiro de 2025

O Anjo Negro no Mundo Cão

O Anjo Negro no Mundo Cão

 CINEMA ESQUEMA NOVO – SEGUNDA SEMANA

O 15º Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira segue em exibição na Cinemateca Capitólio, até o dia 23 de fevereiro, com sessões da Mostra Competitiva Nacional, da Mostra Outros Esquemas e da Mostra de Acervo. A programação tem entrada gratuita.


Mais informações: /https://cineesquemanovo.org


HOMENAGEM A AUGUSTO PATZLAFF DA SILVA

Nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, a Cinemateca Capitólio convida o público para a mostra Vossa imagem me segue aos fundos bosques, em homenagem à memória de uma grande amizade e agente da cinefilia porto alegrense, Augusto Patzlaff da Silva. Na semana de véspera de Carnaval, serão exibidos três filmes preferidos de Augusto: Carol (2015), de Todd Haynes; Profanação (1962), de Jules Dassin; e Teorema (1968), de Pier Paolo Pasolini.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/novidades/8457/vossa-imagem-me-segue-aos-fundos-bosques-em-memoria-de-augusto/


THRILLER ERÓTICO ITALIANO NO PROJETO RAROS

Na sexta-feira, 28 de fevereiro, a Cinemateca Capitólio apresenta uma edição do Projeto Raros com Arabella: O Anjo Negro no Mundo Cão, thriller erótico dirigido pelo italiano Stelvio Massi, protagonizado pela atriz grega Tinì Cansino. Com entrada franca, a sessão será apresentada pelo pesquisador Carlos Thomaz Albornoz.  


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/eventos/8450/projeto-raros-arabella-o-anjo-negro-no-mundo-cao/


GRADE DE HORÁRIOS

20 a 28 de fevereiro de 2025


20 de fevereiro (quinta-feira)

15h – Boom Shankar – O filme perdido do Guará

17h – A figura da quimera seria mais adequada + Sertão, América + A Ordem Reina

19h – O Milagre de Helvetia +  Sunset Fever + Roberto Baggio + Urban Solutions


21 de fevereiro (sexta-feira)

15h – Arte da Diplomacia (2023, 90min), de Zeca Brito - A10

17h – A Edição do Nordeste + O Sonho de Anu + O Cavalo de Pedro

19h – Para Lota


22 de fevereiro (sábado)

15h – Mostra de Acervo: Acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS

16h – Mostra de Acervo: Obras do acervo da Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB):

16h50 - Debate Mostra de Acervo com curadores e representantes de instituições

18h – Afluente + Virtual Genesis + Nau

19h30 – Quebrante + Enxofre + Ode + Animais Noturnos


23 de fevereiro (domingo)

15h – Mostra de Acervo: Obras do Acervo do Cine Esquema Novo

16h – Mostra de Acervo: Obras do Acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS):

17h – Premiação Mostra Competitiva Brasil

19h30 – Um Corpo Só


25 de fevereiro (terça-feira)

15h – Sol de Inverno

17h – Luiz Melodia - No Coração do Brasil

19h – Carol


26 de fevereiro (quarta-feira)

15h – Sol de Inverno

17h – Luiz Melodia - No Coração do Brasil

19h – Profanação


27 de fevereiro (quinta-feira)

15h – Sol de Inverno

17h – Luiz Melodia - No Coração do Brasil

19h – Teorema


28 de fevereiro (sexta-feira)

15h – Sol de Inverno

17h – Luiz Melodia - No Coração do Brasil

19h30 – Projeto Raros: Arabella – O Anjo Negro no Mundo Cão


1ª a 5 de março – RECESSO CARNAVAL

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Cine Dica: Em Cartaz - 'Capitão América: Admirável Mundo Novo'

Sinopse: Sam se vê no meio de um incidente internacional após se encontrar com o Presidente Thaddeus Ross.

Desde que atingiu o seu teto com "Vingadores - Ultimato" (2019) o estúdio Marvel transitou entre qualidade e mediocridade, com pontos positivos como "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre" (2022) e muitos negativos como "Thor: Amor e Trovão" (2022). Por conta disso, o público e a crítica começaram a ter a sensação que o gênero de heróis para o cinema entrou em declínio, principalmente pelo fato que tanto a Marvel, como também a sua concorrente Warner/DC, não estão se arriscando em tentar criar algo novo. "Capitão América: Admirável Mundo Novo" (2025) é um filme que tinha o potencial para colocar o estúdio de volta aos trilhos, mas é somente um bom passa tempo que nos faz perguntar se irá ser relembrado ou não no seu devido tempo.

Dirigido por Julius Onah, a trama mostra Sam (Anthony Mackie) assumindo de forma definitiva a responsabilidade de ser o novo Capitão América aos olhos do mundo. Ao mesmo tempo Thaddeus Ross (Harrison Ford) assume como novo Presidente dos EUA e tendo ambição de explorar o adamantium que se encontra no gigantesco corpo celestial localizado no oceano. Porém, alguém nas sombras começa armar contra o Presidente e fazendo com que ele perca o controle e revelando a sua nova face.

"Capitão América - Soldado Invernal" (2014) é para mim um dos melhores filmes do estúdio, cuja trama é um grande jogo de espionagem político e alinhado com as melhores cenas de ação e luta até o momento. Ao meu ver o estúdio tentou resgatar essa atmosfera neste novo filme, mas que infelizmente a promessa fica mais na superfície, já que me passou aquela sensação que boa parte disso foi limado e dando a entender que a Marvel está com medo de se arriscar em algo novo. Na abertura, por exemplo, parece que teríamos um paralelo entre a ficção com os fatos políticos reais que os EUA estão vivendo atualmente, mas logo vemos que o filme somente dá continuidade ao que já foi apresentado neste universo compartilhado.

Se por um lado é positivo eles reconhecerem que "O Incrível Hulk" (2008) existe dentro deste universo, por outro, há explicações demais para o público, como se fosse essencial sabermos sobre os diversos eventos ocorridos em outros títulos como "Eternos" (2021) e fazendo com que o filme perca a sua identidade como um todo. Ou seja, o filme se torna apenas outra peça para os próximos eventos do estúdio e diminui o seu valor do qual poderia ter sido positivo. Para piorar, personagens como aquele interpretado por Giancarlo Esposito são jogados de qualquer jeito dentro da trama, como se algo tivesse ficado de fora da montagem final, mas que, felizmente, isso não acontece com o vilão Líder, novamente interpretado por Blake Nelson e que se torna peça principal da trama.

Começando como coadjuvante nestas produções, o ator Anthony Mackie se sai bem como o novo Capitão América, principalmente ao se distanciar da imagem conhecida de Steve Rogers e sendo um herói mais humano e frágil em alguns momentos. Harrison Ford, por sua vez, teve a missão ingrata de interpretar um personagem que um dia pertencia a William Hurt, mas estamos falando do eterno Indiana Jones e, portanto, o papel não é um desafio para o intérprete, mas sim mais um trabalho acumulado em sua extensa carreira. É uma pena, portanto, que a sua transformação como Hulk Vermelho tenha sido revelada pelos trailers, já que o momento é de pura tensão e culminando em um bom embate entre ele e o Capitão.

Em termos de ação o filme é eficaz, principalmente com relação ao embate entre os aviões e o protagonista diante do Gigante Celestial. Infelizmente o estúdio, mais uma vez, cria efeitos visuais precários, principalmente nas cenas ao fundo que são claramente falsas e só faltando surgir do nada o fundo verde. Ou seja, o estúdio não aprendeu com os erros do que foi visto no já citado "Thor: Amor e Trovão".

Em suma, o filme diverte, dá continuidade ao que já foi visto e abrindo as portas para os possíveis novos eventos do estúdio. Porém, é aquele mesmo problema de sempre, do estúdio não arriscar, não dar personalidade própria ao longa e nos passando aquela sensação que poderia ter sido mais do que deveria. Se dependermos só da Marvel a falta de originalidade dentro do gênero irá perdurar ainda por um longo tempo.

"Capitão América: Admirável Mundo Novo" é um curioso exemplo de como a Marvel tem medo de se arriscar e lançar algo que poderia se diferenciar de suas contrapartes. 

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 20 a 26 DE FEVEREIRO

 ESTREIA:


ALMA DO DESERTO

Brasil-Colômbia /Documentário/ 2024/87 min.

Direção: Mónica Taboada-Tapia

Sinopse: Vencedor do prestigiado Queer Lion no 81º Festival de Veneza, ALMA DO DESERTO narra a emocionante história de Georgina, uma mulher trans da etnia Wayúu, que luta pelo direito à sua identidade reconhecida. Após perder seus documentos em um incêndio criminoso, ela embarca em uma jornada de coragem e resiliência para recuperá-los.


EM CARTAZ:

AS CORES E AMORES DE LORE

Brasil/ Documentário/ 2024 / 80 min.

Direção: Jorge Bodanzky

Sinopse: Feito a partir de uma série de encontros entre o diretor Jorge Bodanzky e a pintora alemã Eleonore Koch, única discípula de Volpi, radicada no Brasil desde a Segunda Guerra Mundial, o filme retrata os últimos anos da artista, que viveu livre e intensamente, dedicando sua vida à arte.

AOS PEDAÇOS

Brasil/ Drama/ 2020 / 93 min

Direção: Ruy Guerra

Sinopse:Eurico Cruz amanhece irritado. Sabe que algo está por acontecer. Eurico vive de viagem entre casas idênticas, uma construída no deserto, outra numa praia tropical. Em cada casa, vive uma de suas esposas, Ana e Anna. Nesse labirinto de espaços iguais recebe a perturbadora visita de Eleno. Um bilhete lhe anuncia sua morte.

Elenco: Emílio de Mello,Simone Spoladore,Christiana Ubach


HORÁRIOS DE 20 A 26 DE FEVEREIRO (não há sessões nas segundas-feiras):

15h: AS CORES E AMORES DE LORE

17h: AOS PEDAÇOS

19h: ALMA DO DESERTO


Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 14,00 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 7,00. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. Na quinta-feira, a meia-entrada é para todos e todas.

EM TODAS AS QUINTAS TEMOS A PROMOÇÃO QUE REDUZ O VALOR DO INGRESSO PARA TODOS E EM TODAS AS SESSÕES PARA R$ 7,00.


CineBancários/ Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre/ (51) 3030.9405 ou

C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Cine Dica: Em Cartaz - 'Emilia Pérez'

Sinopse: Rita trabalha em um escritório de advocacia mais interessado em lavar dinheiro do que em servir a lei. Para sobreviver, ela ajuda um chefe do cartel a sair do negócio para que ela possa finalmente se tornar a mulher que sempre sonhou ser.

Não existe o bem e o mal, mas sim somente atos e consequências que definem as pessoas. Porém, sempre haverá aquele caso de pessoas que buscam as suas redenções, mesmo quando o passado persiste em lhe perseguir. "Emília Pérez" (2024) é sobre a busca pela redenção de determinados personagens, mesmo quando a solução soe das mais imprevisíveis e por vezes forçado em algumas passagens.

Dirigido por Jacques Audiard, do ótimo "Ferrugem e Osso" (2012) a trama se concentra em um México que é de acordo com que os Europeus pensam sobre o país, onde assistimos  advogada Rita (Zoe Saldana) que desperdiça seu talento fazendo parte de uma empresa de baixa qualidade ao invés de servir à justiça. Certo dia uma proposta indispensável surge para ela: ajudar o temido chefe do cartel, Juan Del Monte, a se aposentar do seu negócio e desaparecer para sempre. Para isso, ele deseja alcançar o seu maior desejo desde jovem que é se transformar em uma mulher e assim nasce Emília Pérez (Karla Sofía Gascón).

Jacques Audiard havia me impressionado no passado com o seu filme "Dheepan - O Refúgio" (2015), já que lá ele cria ângulos de câmera incomuns, principalmente em seu ato final onde ocorre um verdadeiro massacre. Aqui não é diferente, pois ele é corajoso ao inserir o subgênero musical em uma trama recheada de crimes, mortes e violência, mas tudo embalado por números musicais que, em alguns casos, parece uma crítica acida com relação ao universo que aqueles personagens estão convivendo. O filme pode ser facilmente criticado, e com razão, ao ser um retrato do México nas mãos de um diretor francês, mas o realizador sabe o vespeiro que está enfrentando e procura fazer algo que agrade tanto gregos como troianos, mesmo quando a maioria dos mexicanos que forem assistir com certeza irão reprova-lo.

Com um elenco recheado de astros, a atriz Karla Sofía Gascón é a que mais se sobressai em um papel complexo, onde a sua obsessão em buscar a sua redenção não é o suficiente para apagar o seu passado, mesmo quando se entrega de todas as formas para ajudar as famílias de suas próprias vítimas. Neste último caso, por exemplo, há um paralelo entre a guerra do tráfico e as consequências trazidas pelos anos de chumbo dos países latinos da América do sul. Em ambos os casos há corpos para serem desenterrados e fazendo que o passado sombrio sempre ecoe para aqueles que fogem dele.

Curiosamente, a atriz Zoe Saldana, super conhecida pelo público através dos blockbusters norte-americanos, se sobressai em um papel que é um verdadeiro contraste do que já havia feito até hoje e surpreendendo até mesmo nos números musicais, mesmo quando eles soem no mínimo artificiais. Porém, não é surpresa que Selena Gomez esteja mais do que à vontade ao cantar e dançar em cena, mas ao mesmo tempo surpreendendo em momentos em que se exige maior dramaticidade de sua pessoa. Portanto, não é surpresa o filme ter duas músicas indicadas para o próximo Oscar.

Em tempos de "Coringa - Delírio a Dois" (2024) e "Wicked", o filme de Jacques Audiard parece que vem em um momento que o gênero musical novamente retorna em cena, mesmo quando uma parcela do público rejeita a ideia. Em um momento em que o cinema não sabe ao certo sobre qual será o próximo passo para renovar a arte cabe, portanto, um retorno ao passado e ver quais as fórmulas de sucesso podem ser usadas hoje em um novo contexto. No caso de  "Emília Pérez" é um dos filmes mais fora da curva do cinema recente e por isso mesmo, para o bem ou para mal, merece ser conferido para ser lembrado ou esquecido no seu devido tempo.

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok