Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

domingo, 9 de fevereiro de 2025

Cine Especial: Próximo Cine Debate - 'Pequenas Coisas Como Estas'

Sinopse: Em 1985, o comerciante de carvão Bill Furlong descobre segredos perturbadores em uma pequena cidade irlandesa controlada pela Igreja Católica Romana. 

Cillian Murphy é um dos melhores intérpretes de sua geração, sendo que ele prova isso desde que eu o conheci no filme de terror "Extermínio" (2002). De lá pra cá foi colecionando diversos papéis que o marcaram na carreira, tanto em sua atuação impecável na série "Peaky Blinders", como também em "Oppenheimer" (2023) que lhe valeu o seu primeiro Oscar.  Após se aventurar na premiada produção de Christopher Nolan, eis que o intérprete se entrega em um pequeno, porém, grande filme como "Pequenas Coisas Como Estas" (2024) onde ele carrega toda a produção nas costas.

Dirigido por Tim Mielants, além de ser produzido por Matt Damon, Ben Afleck e próprio Cillian Murphy, o filme conta a história verídica de Bill Furlong (Cillian Murphy), um vendedor de carvão em uma pequena cidade irlandesa dominada pela influência da Igreja Católica. Bill faz uma descoberta chocante ao encontrar uma mulher aprisionada em um galpão de carvão, vítima de punições impostas pelas Lavanderias Madalena, onde a Igreja mantinha aquelas que eram consideradas "fora do padrão". Este encontro provoca um conflito interno profundo em Bill, que se vê dividido e fazendo voltar ao passado através de memórias que nunca cicatrizaram.

O cineasta Tim Mielants constrói uma ambientação tudo através do olhar do protagonista, onde conhecemos aquele mundo verossímil através, tanto do que ele testemunha em seu dia a dia, como também dos flashbacks que invadem a todo momento a tela. Em um primeiro momento nós não sabemos o que se passa com Bill, sendo que ele nos transmite um peso interno do qual raramente ele irá compartilhá-lo na tela, pois a sua dor vinda no passado não se extingue através de palavras, mas talvez nas ações que ele possa colocar em prática. Por conta disso, vemos Bill tentar ajudar o próximo, mesmo quando o olhar mais conservador o reprova por conta disso.

Neste último caso, por exemplo, isso é muito bem representado pelas freiras do estabelecimento que acolhe meninas deixadas pelos pais, mas que acabam sendo escravas perante a palavra Deus imposta de forma retrógrada pelas mesmas. Emily Watson nos transmite veneno através de sua magnética atuação como a Madre Superiora da Lavanderias Madalena e usa a persuasão para manipular, tanto a população local, como também o protagonista. Porém, o choque entre o passado e o presente faz com que Bill se torne uma oposição indireta com relação àquele cenário, mesmo quando cordas invisíveis o impeça de ajudar aqueles que precisam.

O filme, portanto, explora o verdadeiro significado da palavra Samaritano, do qual não se encontra exatamente dentro da igreja, mas sim naqueles que possuem a mente aberta e que deseja fazer a diferença para as demais pessoas. Bill aprendeu desde cedo, e da pior maneira possível, sobre o quanto a vida é frágil e da qual pode ser estilhaçada mesmo com todos os recursos em volta. Curiosamente, as respostas sobre construção de sua pessoa demoram para serem mostradas, mas uma vez reveladas se tem um verdadeiro impacto vindo das mesmas.

Resumindo, o filme é uma bela união entre uma visão autoral de um cineasta e seu intérprete que se entrega de corpo e alma para a construção do seu personagem. Pode-se dizer que em ambos os casos a situação flui de forma quase perfeita, como se Murphy soubesse exatamente o que expressar através do seu olhar, enquanto Tim Mielants constrói uma ambientação que é de acordo com os pensamentos e peso que o personagem sente naquele momento. Talvez a melhor cena que sintetize isso é quando vemos o protagonista se sentar perante a janela e qual a mesma se torna uma fenda para adentrarmos a sua mente complexa.

"Pequenas Coisas Como Estas" é um ótimo filme dramático estrelado por Cillian Murphy, além de ser um belo exemplo de atuação alinhado com que há de melhor no cinema autoral. 

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Cine Dica: Filme chileno "Os Colonos"(2023) de Felipe Gálvez Haberle no Cineclube Torres

No âmbito do ciclo Ibero-americano do ano passado, o documentário de Patricio Guzmán "O Botão de Pérola", entre outros temas, abordava a sanguinária história da colonização do extremo sul do Chile, a Terra do Fogo. Este tema retorna este ano na obra de ficção, violenta e crua como a história que representa, do diretor chileno Felipe Gálvez Haberle, aqui no seu primeiro longa-metragem.

Segundo, um chileno mestiço experto atirador, cavalga para o sul em uma expedição liderada por um ex-capitão inglês e um mercenário norte-americano, para "defender" as terras concedidas a um rico proprietário espanhol, José Menéndez, um território ancestral dos indígenas de etnia selk'nam. O diretor a partir disso desconstrói o gênero Western tradicional, que desde a sua gênese se caracterizou pelo colonialismo e racismo, para justificar a história da corrida e da posse violenta de áreas pertencentes a povos tradicionais do continente americano.

Filme ambientado em espaços magnífico e dilatados do sul do Chile, "Os Colonos' contrapõe brutalidade do genocídio indígena com a beleza das paisagens silenciosas da Terra do Fogo" (Rolling Stone). O filme recebeu o prêmio "Un Certain Regard FIPRESCI" no Festival de Cannes e foi indicado pelo Chile para melhor filme internacional nos Óscar 2024, não chegando à seleção final.

A sessão, com entrada franca, integra o 10° Ciclo de filmes de expressão ibero americana, realizado na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, pelo Cineclube Torres, associação sem fins lucrativos com 13 anos de história, em atividade desde 2011, Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo IBRAM, Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística certificada pelo Ministério do Turismo (Cadastur), contando para isso com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.


Serviço:

O que: Exibição do filme "Os Colonos" de Felipe Gálvez Haberle (Chile) - 1h40m

Onde: Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, junto à escola Up Idiomas, Rua Cincinato Borges 420, Torres

Quando: Segunda-feira, 10/2, às 20:00

Ingressos: Entrada Franca, até lotação do local (aprox. 22 pessoas).


Cineclube Torres

Associação sem fins lucrativos

Ponto de Cultura – Lei Federal e Estadual Cultura Viva

Ponto de Memória – Instituto Brasileiro de Museus

Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística - Cadastur


CNPJ 15.324.175/0001-21

Registro ANCINE n. 33764

Produtor Cultural Estadual n. 4917

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Cine Especial: Clube de Cinema - 'Uma História Real' 

 Nota: Filme visto pelos associados no último dia 01/02/25.

Nos anos noventa, David Lynch se firmou com um dos cineastas mais autorais da época, sendo que títulos como "Coração Selvagem" (1990) e "Estrada Perdida" (1997), sintetizam um realizador que não se preocupa com o que os cinéfilos iriam achar, desde que ele fizesse a sua obra na sua maneira. Com tramas complexas, ficava difícil imaginar o realizador fazer algo convencional, ou que pudesse até mesmo ser visto por todas as idades. Eis que então Lynch fez para os estúdios Disney "Uma História Real" (1999), longa que mais parece um estranho no ninho dentro de sua filmografia.

Em um primeiro momento, esse filme não parece ser de David Lynch, mas esse modesto drama realista foi uma surpreendente guinada na carreira do diretor na época, que provou que sabe fazer um ótimo filme, mesmo deixando um pouco de lado a sua forma pessoal de se fazer cinema. Na trama, baseada em fatos reais, conta a história da viagem de um homem através do coração da América. Filmado ao longo da rota de 260 milhas que Alvin Straigt (Richard Farnsworth) percorreu em 1994, indo de Laurens, Iowa para Mr. Zion, Wisconsin, o filme conta as crônicas da odisseia de Alvin e das pessoas com as quais encontrou ao longo da travessia.

Fazendo parte tranquilamente do subgênero "roadie movie", o filme é uma síntese de uma sociedade norte-americana do interior aparentemente pacífica, mas que não esconde as cicatrizes físicas e emocionais que moldaram as suas vidas. No decorrer da história, vemos o personagem cruzar com os mais diversos tipos de pessoas, desde a jovem fugir devido a sua gravides, como também a mulher que tem o curioso azar de sempre atropelar um veado na estrada. Neste último caso, por exemplo, é o único momento bizarro que o realizador cria em cena e que nos faz lembrar dos momentos mais imprevisíveis de sua carreira.

 David Lynch revela ter domínio da narrativa convencional, e conduz com acentuada emoção, uma história pequena e cativante. O filme deve muito de sua força á irreparável atuação do veterano Farnsworth, sendo mais lembrado na época por ter participado no longa "Louca Obsessão" (1990), e que aqui recebeu a sua única indicação ao Oscar pelo seu impecável trabalho. O filme se destaca também pela presença magnética de Sissy Spacek em que interpreta a filha do protagonista e cuja sua personagem também não esconde as cicatrizes emocionais que obteve ao longo da vida.

Infelizmente, Richard Farnsworth sofria de câncer de próstata já na época das filmagens e para não sofrer mais, decidiu cometer suicídio. Curiosamente, se nota em cena que Richard Farnsworth sofria de alguma doença terminal, pois o seu olhar de profunda tristeza não foi algo meramente construído para o personagem, mas sim algo que ele sentia profundamente. Portanto, intérprete e personagem se fundem de forma primorosa, principalmente nas cenas em que o mesmo revela um pouco de sua história, fazendo dele uma pessoa que testemunhou o lado bom e cruel do ser humano. Portanto, ao encontrar com o seu irmão, interpretado intensamente mesmo em poucos minutos pelo ator Harry Dean Stanton, esse momento não é somente para pôr fim às desavenças do passado, como também finalizar uma vida repleta de bons e maus momentos.

"Uma História Real" é um dos filmes mais singelos da carreira do cineasta David Lynch, onde ele deixa um pouco de lado o seu lado autoral mais explícito e nos brindando com uma trama em que todos se identificam sempre quando assistem a obra. 

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Cine Dica: Sessão Clube de Cinema (08/02): "Luiz Melodia - No Coração do Brasil" na Cinemateca Paulo Amorim

Segue a programação do Clube de Cinema de Porto Alegre neste final de semana com o documentário musical "Luiz Melodia - No Coração do Brasil", vencedor do prêmio de melhor filme no Festival In-Edit de 2024.

Confira os detalhes abaixo: 

SESSÃO CLUBE DE CINEMA


Local: Sala Eduardo Hirtz, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico)


Data: 08/02/2025, sábado, às 10:15 da manhã

"Luiz Melodia - No Coração do Brasil"

Brasil, 2024, 75 min, 12 anos

Direção: Alessandra Dorgan

Elenco: Maria Bethânia, Jards Macalé, Caetano Veloso 

Sinopse: Carioca do Morro do Estácio, Luiz Melodia (1951 - 2017) é um dos principais representantes da música brasileira dos anos 1970 e 1980, lembrado pela sua originalidade e mistura de ritmos. O filme, com narrativa em primeira pessoa, traz imagens raras e vídeos de arquivo que contam a história de canções como “Estácio Holly, Estácio”, “Pérola Negra” e “Juventude Transviada”, além das parcerias com Gal Costa, Elza Soares, Jards Macalé e outros artistas.

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (06/02/25)

 ACOMPANHANTE PERFEITA

Sinopse: É um romance, com pitadas de suspense e terror, que conta a história de um casal nada convencional, vivenciando uma história de obsessão, aventuras e muitos momentos inusitados.

BLINDADO

Sinopse: James Brody (Jason Patric), um experiente segurança de carro-forte, embarca em uma missão ao lado de seu filho Casey (Josh Wiggins), transportando milhões de dólares. Mas o trabalho toma um rumo inesperado quando eles se tornam alvo de um assalto liderado pelo implacável Rook (Sylvester Stallone).


O Maravilhoso Mágico de oz - Parte 1

Sinopse: Levada por um furacão a um mundo mágico e desconhecido, Ellie decide seguir a estrada de tijolos amarelos rumo à Cidade Esmeralda, onde acredita que o poderoso Mágico poderá ajudá-la a voltar para casa. 

Os Sapos

Sinopse: Paula, 40 anos, chega numa casa isolada no mato para um reencontro de amigos do colégio a convite de Marcelo. A confraternização foi cancelada e ela só poderá ir embora no dia seguinte pois neste lugar só passa um ônibus por dia. Paula decide aproveitar o passeio e curtir a natureza. 

Dragon Ball Daima

Sinopse: Comemoração ao 40º aniversário da série original de Dragon Ball, o anime Dragon Ball: Daima chega com mais um capítulo dos famosos personagens criados por Akira Toriyama. Na nova trama, Goku, Vegeta e outros Guerreiros Z são inesperadamente transformados em crianças. Logo, eles descobrem que o responsável é um inimigo misterioso que tem ligação com o mago Babidi.

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 6 A 12 DE FEVEREIRO DE 2025

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

CIDADE DOS SONHOS

Nossa programação de 6 a 12 de fevereiro segue com vários títulos prestigiados pelo público, como o iraniano MEU BOLO FAVORITO, premiado no Festival de Berlim, e a produção brasileira BABY, de Marcelo Caetano.  O documentário LUIZ MELODIA – NO CORAÇÃO DO BRASIL é outro preferido dos nossos frequentadores e segue em mais uma semana de exibição. Seguimos com dois títulos indicados ao Oscar: TRILHA SONORA PARA UM GOLPE DE ESTADO, que concorre na categoria de melhor documentário, e A SEMENTE DO FRUTO SAGRADO, um dos cinco concorrentes ao prêmio de filme internacional.

Neste comecinho de fevereiro voltamos com a Sessão Nostalgia, que destaca O SEXTO SENTIDO, primeiro grande sucesso de M. Night Shyamalan. E David Lynch ganha mais duas homenagens: um bis de CORAÇÃO SELVAGEM, que lotou na primeira exibição, e o enigmático CIDADE DOS SONHOS, considerado um dos melhores longas de todos os tempos.


Confira nossa programação completa e o Portal do Cinema Gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


14h15 – A SEMENTE DO FRUTO SAGRADO (NÃO TEM SESSÃO NO DIA 9) Assista o trailer aqui.

(The Secret of the Sacred Fig - Alemanha/França/Irã, 2024, 165min). Direção de Mohammad Rasoulof, com Mahsa Rostami, Setareh Maleki, Niousha Akhshi. Mares Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Casado e pai de duas filhas, Iman acaba de ser promovido a juiz de instrução no Tribunal Revolucionário de Teerã. Isso representa uma vida mais confortável para a família, mas também obriga Iman a ignorar alguns valores éticos e morais. Ao mesmo tempo em que tenta se manter fiel ao regime, o protagonista vê as relações familiares se deteriorarem. O filme tem como pano de fundo os episódios recentes de protestos pela jovem que foi morta por usar o véu de maneira incorreta, que aparecem em imagens de arquivo. Proibido no Irã, o filme foi indicado pela Alemanha na corrida ao Oscar de filme internacional e já ganhou vários prêmios, incluindo o prêmio Especial do Júri e o da crítica no Festival de Cannes.


17h10 – MEU BOLO FAVORITO Assista o trailer aqui.

(Keyke mahboobe man – Irã/França/ Suécia/Alemanha, 2024, 97min). Direção de Maryam Moghadam e Behtash Sanaeeha, com Lily Farhadpour e Esmail Mehrabi. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Mahin tem 70 anos, é viúva e vive sozinha em Teerã. Apesar da rotina solitária, ela mantém a vitalidade e o interesse pelas coisas do cotidiano – o que inclui afrontar a Polícia da Moral que controla os costumes no país. Disposta a revitalizar sua vida amorosa, a viúva convida o taxista Faramarz para um encontro. O filme foi o vencedor do prêmio Fipresci (da crítica) e do Juri Ecumênico no Festival de Berlim 2024, mas seus diretores foram proibidos de deixar o Irã para acompanhar a premiação.


19h – BABY (NÃO TEM SESSÃO NOS DIAS 6 E 12) Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2024, 106min). Direção de Marcelo Caetano, com João Pedro Mariano e Ricardo Teodoro. Vitrine Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Após ser liberado de um centro de detenção juvenil, Wellington se vê sozinho nas ruas de São Paulo, sem nenhum contato com os pais ou recursos para reconstruir a vida. Ele encontra Ronaldo, um homem maduro que lhe ensina novas formas de sobrevivência. Prêmios de melhor filme e ator no Festival do Rio.


SESSÃO EXTRA ALMANAQUE 21

Com apresentação de Rodrigo de Oliveira, editor da Almanaque 21.

DIA 6 ÀS 19h – INGRESSOS À R$ 8,00.


CORAÇÃO SELVAGEM

(Wild at Heart - EUA, 1990, 120min). Direção de David Lynch.

Sinopse: Sailor Ripley (Nicolas Cage) e Lula Pace Fortune (Laura Dern) são um jovem casal apaixonado que foge de mãe dominadora da garota e dos bandidos que ela contrata para matar Sailor. Com este filme, o diretor David Lynch, que morreu no dia 15 de janeiro, ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes.


SESSÃO NOSTALGIA

DIA 9 ÀS 14h – INGRESSOS À R$ 10,00.


O SEXTO SENTIDO

(The Sixth Sense - EUA, 1999, 107min). Direção de M. Night Shyamalan.

Sinopse: O primeiro grande sucesso de M. Night Shyamalan nos cinemas apresenta o drama de Cole (Haley Joel Osment), um menino que tem dificuldades de entrosamento e sofre de paralisia do sono. Ele começa um tratamento com o psicólogo Malcolm Crowe (Bruce Willis), que tenta ajudá-lo a descobrir o que está acontecendo. O filme foi indicado ao Oscar em seis categorias: filme, direção, montagem, roteiro original e ator e atriz coadjuvante.


SESSÃO ESPECIAL

Com apresentação do crítico e pesquisador Danilo Fantinel.

DIA 12 ÀS 19h – INGRESSOS À R$ 8,00.


CIDADE DOS SONHOS

(Mulholland Drive – EUA/França, 2002, 145min). Direção de David Lynch.

Sinopse: Betty (Naomi Watts) é uma jovem tímida que desembarca em Los Angeles em busca do sonho de se tornar atriz. Mas logo conhece Rita (Laura Harring), que foi vítima de um acidente de carro e perdeu a memória. Ao mesmo tempo, Adam (Justin Theroux), um diretor de cinema, procura uma atriz específica pressionado por dois irmãos com jeito de mafiosos. O filme rendeu a Lynch o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes em 2001, e, no ano seguinte, uma indicação ao Oscar na categoria.


SALA EDUARDO HIRTZ


15h – LUIZ MELODIA - NO CORAÇÃO DO BRASIL Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2024, 75min). Documentário de Alessandra Dorgan. Embaúba Filmes, 12 anos.

Sinopse: Carioca do Morro do Estácio, Luiz Melodia (1951 - 2017) é um dos principais representantes da música brasileira dos anos 1970 e 1980, lembrado pela sua originalidade e mistura de ritmos. O filme, com narrativa em primeira pessoa, traz imagens raras e vídeos de arquivo que contam a história de canções como “Estácio Holly, Estácio”, “Pérola Negra” e “Juventude Transviada”, além das parcerias com Gal Costa, Elza Soares, Jards Macalé e outros artistas. Vencedor do prêmio de melhor filme no Festival In-Edit de 2024.


16h30 – TRILHA SONORA PARA UM GOLPE DE ESTADO Assista o trailer aqui.

(Soundtrack to a Coup d'État – Bélgica/Holanda/França, 2024, 150min). Documentário de Johan Grimonprez. Pandora Filmes, 14 anos.

Sinopse: No início dos anos 1960, auge da Guerra Fria, Estados Unidos e Bélgica se uniram para impedir a posse de Patrice Lumumba, primeiro presidente eleito democraticamente na República do Congo. Em jogo, estavam os interesses comerciais das grandes nações do Ocidente e também da URSS nas riquezas do país africano. Em protesto, os instrumentistas Abbey Lincoln e Max Roach invadiram o Conselho de Segurança da ONU e fizeram uma apresentação musical. Ao mesmo tempo, Louis Armstrong foi enviado ao Congo para gerar uma cortina de fumaça sobre os planos norte-americanos de depor Patrice. O diretor Johan Grimonprez parte deste episódio para refletir sobre as conexões entre imperialismo, capitalismo e jazz. Um dos cinco indicados ao Oscar de melhor documentário, o filme traz um rico material de arquivo com imagens da música e da política da época.


19h15 – CRÔNICA DE UMA RELAÇÃO PASSAGEIRA (SESSÕES NOS DIAS 6, 8 E 11) Assista o trailer aqui.

(Chronique d'une liaison passagère - França, 2023, 100min). Direção de Emmanuel Mouret, com Sandrine Kiberlain, Vincent Macaigne. Mares Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Charlotte é uma mulher divorciada, independente e bem resolvida. Simon é casado e tem um jeito mais introspectivo. Eles se conhecem em uma festa e, apesar de terem personalidades opostas, acabam se envolvendo. A princípio, seria um caso sem compromisso e feito de encontros furtivos, mas aos poucos a situação assume outra dimensão e o casal precisa repensar suas convicções.


19h15 – SEBASTIAN (SESSÕES NOS DIAS 7, 9 E 12) Assista o trailer aqui.

(Reino Unido/Finlândia/Bélgica, 2024, 110min). Direção de Mikko Mäkelä, com Ruaridh Mollica, Hiftu Quasem, Jonathan Hyde. Imovision, 18 anos. Drama.

Sinopse: Max é um escritor freelancer de 25 anos que vive em Londres. Durante a noite, ele se apresenta como Sebastian, um profissional do sexo. Sebastian é, na verdade, um personagem que Max criou para inspirar seu romance de estreia. Conforme Max luta para equilibrar essa vida dupla, ele recebe o reconhecimento pelos seus textos e começa a questionar se Sebastian é apenas uma ferramenta criativa ou se há algo mais em jogo.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 16,00 (R$ 8,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 20,00 (R$ 10,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Cine Dica: Streaming - 'A Garota da Agulha'

Sinopse: Uma jovem grávida e recém-desempregada luta para sobreviver em Copenhague após a Primeira Guerra Mundial. 

A guerra é uma droga e da qual somente traz morte e desunião entre as nações. Mesmo quando elas acabam as cicatrizes emocionais e física quase nunca se curam e fazendo com que o indivíduo lute para não cair em um determinado precipício. "A Garota da Agulha" (2024) fala sobre uma sociedade jogada na própria sorte e tendo que sobreviver das formas mais peculiares.

Dirigido por Magnus von Horn, se passa em Copenhague após a Primeira Guerra Mundial, onde a jovem trabalhadora Karoline (Vic Carmen Sonne) é uma operária que perde seu emprego por conta da sua gravidez após se relacionar com o seu patão. Com o desaparecimento de seu marido em combate e o relacionamento fracassado entre ela e seu patrão, Karoline se vê abandonada, mas ela encontra consolo através Dagmar (Trígono Dyrholm), uma mulher mais velha, diretora de uma agência de adoção clandestina que vive sob o disfarce de uma loja de doces. Porém, nem tudo é o que parece ser.

Na abertura já temos uma noção do que esperarmos do filme, já que a escuridão do primeiro quadro é moldada por rostos tenebrosos e cuja as suas marcas do rosto representam uma vida dolorosa e fazendo disso um verdadeiro pesadelo.  Magnus von Horn em uma edição quase frenética no primeiro ato da trama, onde a sua câmera acompanha a protagonista de forma incessante, como se fosse uma representação de nossa pessoa e para que tentássemos compreender o que se passa na vida dela. Não demora muito para entendermos que não é somente ela que vive em um verdadeiro inferno na terra, como também todos envolto dela.

Pode-se dizer que o filme pertence ao gênero da guerra, mas que aqui não há metralhadoras ou tanques, mas sim ação e consequência brutal dos respectivos personagens em cena e cuja as suas escolhas não possui mais volta. Karoline toma as mais difíceis escolhas para se manter viva, mas tendo um fio de esperança quando acha que irá abraçar um verdadeiro conto de fadas, quando na verdade a realidade nua e crua irá bater fortemente a sua porta. A chegada do seu marido gravemente ferido durante a guerra sintetiza bem isso e sendo uma representação de como o horror ainda se encontra incrustrado interior da pessoa.

Vic Carmen Sonne dá um verdadeiro show de atuação, ao construir para si uma Karoline que carrega o peso do mundo através do seu olhar, mas não escondendo o desejo de desvencilhar da miséria que a rodeia, nem que para isso doe a sua filha que jamais queria. É então que entra em cena Trígono Dyrholm e cuja sua personagem Dagmar é o exemplo de mulher que sabe dar as cartas em meio ao inferno na terra, mesmo que isso lhe custe a sua própria alma. Ambas em cena são dois lados da mesma moeda, mas no caso de Karoline ela ainda busca uma forma de não cair na mesma armadilha que Dagmar caiu um dia.

O ato final nos reserva momentos muito tensos, principalmente quando Karoline descobre, não somente a real face de Dagmar, como também o pior dos horrores da alma humana. Com uma fotografia que simboliza a morte em vida na realidade daquelas pessoas, o filme nos revela que as guerras começam e terminam, mas a luta prossegue para testar o lado bom e pior do ser humano. Ao final cabe nós julgarmos, mas ao mesmo tempo nos colocando no lugar daquelas pessoas que buscaram viver em meio aos destroços.

"A Garota da Agulha" é um verdadeiro soco no estômago, onde o horror criado pela guerra perdura mesmo quando ela se encontra encerrada. 

Onde Assistir: Mubi. 

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok