Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (28/11/24)

 Moana 2 

Sinopse: Moana e Maui se reencontram após três anos para uma nova e incrível jornada com um grupo improvável de marujos. Após receber um chamado de seus ancestrais, Moana parte em uma jornada nos mares distantes da Oceania, desbravando águas perigosas, rumo a uma aventura diferente de todas as que já viveu. 


A CONTADORA DE FILMES

Sinopse: María Margarita é a caçula de quatro irmãos numa família que vive em uma cidade mineira no deserto do Atacama. O momento da semana mais aguardado por eles é o domingo, quando vão ao cinema desfrutar de histórias que os levam para outros mundos. Os pais da menina percebem que ela tem muito talento para contar filmes e a fama da sua habilidade extraordinária se espalha pela região, mudando a sorte da família no momento em que o país se transforma para sempre.


Cabrini

Sinopse: uma imigrante italiana que chega a Nova York em 1889. Enfrentando um cenário de doenças, crimes e crianças abandonadas, Cabrini não se deixa abater. Determinada a mudar a realidade dos mais vulneráveis, ela ousa desafiar o prefeito hostil em busca de moradia e assistência médica. Com seu inglês precário e saúde fragilizada, Cabrini utiliza sua mente empreendedora para construir um império de esperança e solidariedade.


Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 28 DE NOVEMBRO A 4 DE DEZEMBRO DE 2024

 PROGRAMAÇÃO DE 28 DE NOVEMBRO A 4 DE DEZEMBRO DE 2024

SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

A cinesemana de 28 de novembro a 4 de dezembro destaca duas estreias brasileiras em nossa programação: a comédia distópica O CLUBE DAS MULHERES DE NEGÓCIOS, de Anna Muylaert; e o documentário NAS ONDAS DE DORIVAL CAYMMI, de Loca Faria. Também temos a estreia do filme TESOURO, uma comédia dramática da diretora alemã Julia von Heinz e protagonizada pelo grande ator britânico Stephen Fry.

Depois do Festival Varilux, agora recebemos o Festival de Cinema Italiano, com títulos inéditos e clássicos da cinematografia do país de Federico Fellini. Esta é a última semana de exibição dos longas brasileiros RETRATO DE UM CERTO ORIENTE, de Marcelo Gomes, e AVENIDA BEIRA-MAR, de Maju de Paiva e Bernardo Florim.

Confira nossa programação completa e portal do cinema gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


14h15 – O CLUBE DAS MULHERES DE NEGÓCIOS– ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2024, 95min). Direção de Anna Muylaert, com Cristina Pereira, Louise Cardoso, Grace Gianoukas, Luis Miranda, Rafa Vitti, Katiuscia Canoro. Vitrine Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Em um mundo distópico, os estereótipos de gênero estão invertidos. Um grupo de mulheres poderosas se diverte em seu clube de campo, enquanto os homens passam por intimidações e ameaças. Mas todo o poder e as mentiras são postos à prova quando três onças escapam do cativeiro e espalham o terror no lugar.


16h – RETRATO DE UM CERTO ORIENTE (SESSÕES NOS DIAS 28, 30 E 3) Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 93min). Direção de Marcelo Gomes, com Wafa’a Celine Halawi, Charbel Kamel, Zakaria Kaakour, Rosa Peixoto. O2 Play, 14 anos. Drama.

Sinopse: No final dos anos 1940, os irmãos católicos Emilie e Emir fogem da guerra no Líbano e embarcam em uma viagem rumo ao Brasil em busca de dias melhores. Durante a jornada, Emilie se apaixona por um comerciante muçulmano, Omar. Emir sofre de um ciúme incontrolável e usará suas diferenças religiosas para separá-los. O filme é inspirado no premiado livro de Milton Hatoum, que trata da chegada dos libaneses à região amazônica.


16h – AVENIDA BEIRA-MAR (SESSÕES NOS DIAS 29, 1 E 4) Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 90min). Direção de Maju de Paiva e Bernardo Florim, com Andrea Beltrão, Milena Pinheiro, Milena Gerassi e Isabel Teixeira. Elo Studios, 14 anos. Drama.

Sinopse: Rebeca se muda com a mãe para um bairro de praia, em Niterói. Por questões de segurança, Rebeca fica confinada aos muros da sua casa – até que conhece Mika. Ela é uma garota trans que sofre com a rejeição dos pais dos colegas e, por isso, passa a maior parte do tempo na rua. Entre as duas meninas surge uma amizade improvável e cheia de cumplicidade, que vai mexer com a tranquilidade da praia.


17h45 – NAS ONDAS DE DORIVAL CAYMMI - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 90min). Documentário de Loca Faria. Bretz Filmes, 12 anos.

Sinopse: O filme revela a criação das obras musicais do poeta Dorival Caymmi (1914-2008) a partir de depoimentos de pesquisadores, jornalistas e amigos que conviveram com ele e puderam desfrutar da sabedoria e do talento do artista. Com arquivos e imagens inéditas, o documentário aborda a trajetória do repertório musical do compositor por meio da interpretação de grandes músicos.


19h30 – TESOURO – ESTREIA (NÃO HAVERÁ SESSÃO NA TERÇA, DIA 3) Assista o trailer aqui.

(Treasure - EUA/Polônia/Alemanha/França, 2024, 110min). Direção de Julia von Heinz, com Stephen Fry, Lena Dunham, André Hennicke, Zbigniew Zamachowski. California Filmes, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Uma jornalista americana viaja para a Polônia com seu velho pai para visitar os lugares onde ele passou a infância e com o objetivo de retomar os laços familiares. Mas o homem, que é um sobrevivente do Holocausto, resiste a reviver seu trauma e não quer voltar a determinados cenários. Enquanto tenta sabotar a viagem, o pai cria algumas situações inusitadas e é obrigado a se reconectar com a filha.


SALA EDUARDO HIRTZ


15h – TODAS AS ESTRADAS DE TERRA TÊM GOSTO DE SAL - (SESSÕES NOS DIAS 29, 3 E 4) Assista o trailer aqui.

(All Dirt Roads Taste of Salt - EUA, 2023, 92min). Direção de Raven Jackson, com Moses Ingram, Sheila Atim, Chris Chalk. Pandora Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Primeiro longa da premiada poeta, fotógrafa e cineasta Raven Jackson, o roteiro ganha um tratamento de poesia visual e mostra o crescimento, os amores e as tristezas de Mackenzie, uma mulher negra que nasceu na zona rural do Mississippi nos anos 1960.


15h – BLACK TEA - O AROMA DO AMOR (SOMENTE NO DOMINGO, DIA 1) Assista o trailer aqui.

(Black Tea - França/Luxemburgo/Taiwan/Mauritânia, 2024, 110min. Direção de Abderrahmane Sissako, com Nina Mélo, Chang Han, Wu Ke-Xi. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Aya, uma jovem africana, deixa o noivo no altar e sai da Costa do Marfim para começar uma nova vida na China. Vivendo numa zona marcada pela diáspora africana, ela começa a trabalhar em uma loja de exportação de chá onde conhece Cai, um chinês de 45 anos. Os dois começam um relacionamento e terão que enfrentar preconceitos e histórias do passado para seguirem juntos. O filme competiu no Festival de Berlim de 2024.


17h – BLACK TEA - O AROMA DO AMOR (NA TERÇA E QUARTA, DIAS 3 E 4)

(Black Tea - França/Luxemburgo/Taiwan/Mauritânia, 2024, 110min. Direção de Abderrahmane Sissako, com Nina Mélo, Chang Han, Wu Ke-Xi. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Aya, uma jovem africana, deixa o noivo no altar e sai da Costa do Marfim para começar uma nova vida na China. Vivendo numa zona marcada pela diáspora africana, ela começa a trabalhar em uma loja de exportação de chá onde conhece Cai, um chinês de 45 anos. Os dois começam um relacionamento e terão que enfrentar preconceitos e histórias do passado para seguirem juntos. O filme competiu no Festival de Berlim de 2024.


SESSÃO QUINTANINHA – ENTRADA FRANCA


QUINTA, DIA 28 ÀS 14h


UMA CARTA PARA PAPAI NOEL

(2023, 100min). Direção de Gustavo Spolidoro, com José Rubens Chachá, Caetano Rostro Gomes.

Sinopse: Depois de entregar presentes pelo mundo afora, Papai Noel entra em crise: o bom velhinho acha que as crianças não se interessam mais por ele e só pensam no que vão ganhar no Natal. Mas um menino órfão, chamado Johan, que nunca ganhou presentes, vai ajudar o Papai Noel a ressignificar o verdadeiro sentido do Natal.


MOSTRA FRAPA ACESSÍVEL – ENTRADA FRANCA

As exibições serão com acessibilidades abertas, incluindo legendas, audiodescrição e Libras. Distribuição de ingressos uma hora antes da exibição.

30/11, 14h – ESTRANHO CAMINHO – Direção de Guto Parente


FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO 2024 – ENTRADA FRANCA

Programação completa em www.cinematecapauloamorim.com.br


QUINTA, DIA 28

17h - CONFUSÕES À ITALIANA (114min), DE MARIO MATTOLI

19h15 – E SE O MEU PAI (100min), DE SOLANGE TONNINI


SEXTA, DIA 29

17h - O COMUM SENTIDO DO PUDOR (66min), DE ALBERTO SORDI

19h – NASCIDA PARA VOCÊ (113min), DE FABIO MOLLO


SÁBADO, DIA 30

17h - ONDE PASSAREMOS AS FÉRIAS? (115min), DE ALBERTO SORDI, MAURO BOLOGNINI, LUCIANO SALCE

19h15 – PARECE BASTANTE PARIS (90min), DE LEONARDO PIERACCIONI


DOMINGO, DIA 1

17h - O PEQUENO DIABO (100min), DE ROBERTO BENIGNI

19h – ROMEU É JULIETA (102min), DE DE GIOVANNI VERONESI


MOSTRA MOSFILM DE CINEMA SOVIÉTICO E RUSSO

MEIA ENTRADA PARA TODOS


PROGRAMAÇÃO DE 3 A 11 DE DEZEMBRO

Confira a programação completa em

www.cinematecapauloamorim.com.br


TERÇA, DIA 3

19h - NOITES BRANCAS (1959, 96 min). Direção de Ivan Pyriev.


QUARTA, DIA 4

19h - VELAS ESCARLATES (1961, 87 min). Direção de Aleksandr Ptushko.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 16,00 (R$ 8,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 20,00 (R$ 10,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.


Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'Inverno em Paris'

Sinopse: Um estudante do ensino médio de 17 anos luta para lidar com a morte súbita e inesperada de seu pai em um acidente que pode ou não ter sido suicídio.

A vida adolescente é uma faca de dois gumes, onde, onde o jovem tende sempre a correr riscos quando não sabe controlar os seus próprios sentimentos e principalmente no período da transição da juventude para a vida adulta.  A situação piora principalmente quando encara logo cedo situações que nem o bom sermão ajuda a amenizar a situação, a não ser com o verdadeiro afeto. "Inverno em Paris" fala sobre dores e perdas e das quais fazem com que o indivíduo se torne autodestrutivo consigo mesmo.

Dirigido por Christophe Honoré, A trama se passa durante o inverno na França, onde conhecemos Lucas Ronis (Paul Kircher), um jovem de 17 anos, que está prestes a terminar o último ano de internato quando a morte repentina de seu pai o faz questionar sobre o seu próprio futuro. Com muita dor dentro de si, ele viaja para Paris em busca de ajuda com seu irmão mais velho, Quentin Ronis (Vincent Lacoste). Observamos então Lucas nessa jornada estrelada pela perda e pelos desafios ao tentar se adaptar a uma nova cidade.

O anúncio da principal morte dentro da história é feita de forma gradual, sendo que o jovem protagonista somente tem a verdadeira noção sobre o que está acontecendo quando chega na casa da sua mãe, interpretada sempre pela competente Juliette Binoche. Nota-se que há sempre uma luta para que os ânimos não aflorem em cena, principalmente no momento em que determinados personagens começam a discutir sobre política, mesmo em uma situação como essa que se torna bastante inconveniente diga-se de passagem. A cena por si só revela uma sociedade cada vez desejando menos sentir a dor da perda e optando em fugir desse cenário mesmo quando está participando dele como um todo.

Ao se mudar para Paris, Lucas se torna o nosso segundo olhar para que assim possamos compreender os ventos da mudança que ele terá que enfrentar. Ao mesmo tempo, notamos o desejo dele adquirir amor e afeto, seja através dos seus familiares, como também daqueles que ele vai conhecendo, como no caso do melhor amigo do seu irmão chamado Lilio e que é interpretado pelo ator Erwan Kepoa Falé. É a partir desse personagem, por exemplo, que Lucas conhece uma outra realidade que até mesmo desconhecia e a partir do momento em que ousa experimentá-la é então que temos uma dimensão ainda maior de sua confusão mental que sente dentro de si.

O filme por si só é uma análise sobre relacionamentos de pais e filhos, dos quais as vezes acabam se tornando mal resolvidos, principalmente quando um não aceita a diferença do outro. Uma vez que Lucas perde o seu pai, acompanhamos o seu comportamento perante a ideia que ambos não tiveram tempo o suficiente e fazendo até mesmo questionar se a sua morte foi ou não um mero acidente. Portanto, uma vez tendo esses "poréns" em seus pensamentos, nós testemunhamos um Lucas lutando contra consigo mesmo.

Pelo fato de os personagens usarem máscaras em algumas ocasiões dentro da trama é notório que o filme tenha sido feito em tempos do Covid, sendo um período em que todos os envolvidos estavam inquietos com relação ao próprio futuro e se perguntando se haveria ou não um amanhã para todos. Talvez isso tenha colaborado ainda mais para o bom desempenho do elenco, sendo que cada um se destaca mesmo em poucos momentos de tela. Juliette Binoche, por exemplo, nos transmite toda a dor e preocupação que tem pelo seu filho, principalmente em um ato final em que o mesmo comete um grande ato falho e fazendo com que todos temam o que virá em seguida.

O filme vem em um momento em que o individualismo está cada vez mais ascendente e cabe começarmos a sermos menos frios e pensarmos como se sente o nosso próximo. A morte ainda é um assunto delicado para ser discutido, mas é preciso ser sentido, para que então nos demos conta que somos humanos e que precisamos colocar para fora o que realmente sentimos com relação a isso. "Inverno em Paris" fala sobre como convivermos com relação a perda e de como pode ser prejudicial se não dividirmos essa dor com aqueles que a gente realmente ama. 

Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 28 de NOVEMBRO a 04 DE DEZEMBRO DE 2024

 ESTREIA:


O CLUBE DAS MULHERES DE NEGÓCIOS

Brasil/ ficção/ 2024/ 95 min.

Direção: Anna Muylaert

Sinopse:Ambientado em um mundo onde os estereótipos de gêneros são invertidos, mulheres ocupam posições de poder que normalmente são ocupados por homens, e homens cumprem os papeis de serem socialmente submissos. O Clube das Mulheres de Negócios aborda questões emergentes não apenas do machismo, mas também do racismo, do classismo e da corrupção, enraizados na cultura patriarcal do Brasil e do mundo.

Elenco: Rafael Vitti, Luis Miranda, Irene Ravache

EM CARTAZ:

MALU

Brasil/Ficção/ 2024/ 103 min.

Direção: Pedro Freire

Sinopse: Malu, uma mulher de meia idade com um passado glorioso, se vê presa em um caos existencial. A complexa relação com sua mãe conservadora e com sua filha adulta torna a crise ainda mais aguda, em meio a momentos de carinho e alegria entre as três. Um retrato de uma mulher em busca da melhor versão de si mesma. Elenco: Yara de Novaes, Juliana Carneiro da Cunha, Carol Duarte, Átila Bee


RETRATO DE UM CERTO ORIENTE

Brasil-Itália-Libano/ Ficção/ 2024/93 min

Direção: Marcelo Gomes

Sinopse: Líbano, 1949. O país enfrenta uma guerra iminente. Dois irmãos católicos, Emilie e Emir, embarcam em uma viagem rumo ao Brasil em busca de dias melhores. Durante a jornada, Emilie se apaixona por um comerciante muçulmano, Omar. Emir sofre de um ciúme incontrolável e usará suas diferenças religiosas para separá-los. Antes de chegar ao destino final, durante uma briga com Omar, Emir é gravemente ferido em um acidente com arma de fogo. A única opção de Emilie é descer em uma aldeia indígena no meio da floresta para encontrar um curandeiro que o salve. Quando seu irmão se recupera, eles seguem para Manaus, onde Emilie toma uma decisão que levará a consequências trágicas. Retrato de um Certo Oriente é um filme sobre memória, paixão e preconceito, que revela a saga dos imigrantes libaneses na Floresta Amazônica.

Elenco: Adriano Barroso,Tuna Dwek,Eros Galbiati



HORÁRIOS DE 28 DE NOVEMBRO A 04 DE DEZEMBRO(não há sessões nas segundas):

15h: RETRATO DE UM CERTO ORIENTE

17h: MALU

19h: O CLUBE DAS MULHERES DE NEGÓCIOS


Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. Na quinta-feira, a meia-entrada é para todos e todas.

EM TODAS AS QUINTAS TEMOS A PROMOÇÃO QUE REDUZ O VALOR DO INGRESSO PARA TODOS E EM TODAS AS SESSÕES PARA R$ 6,00.

CineBancários/ Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre/ (51) 3030.9405 ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.org.br


C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Cine Dica: Streaming - 'Emilia Pérez' 

Sinopse: Rita trabalha em um escritório de advocacia mais interessado em lavar dinheiro do que em servir a lei. Para sobreviver, ela ajuda um chefe do cartel a sair do negócio para que ela possa finalmente se tornar a mulher que sempre sonhou ser. 

Não existe o bem e o mal, mas sim somente atos e consequências que definem as pessoas. Porém, sempre haverá aquele caso de pessoas que buscam as suas redenções, mesmo quando o passado persiste em lhe perseguir. "Emília Pérez" (2024) é sobre a busca pela redenção de determinados personagens, mesmo quando a solução soe das mais imprevisíveis.

Dirigido por Jacques Audiard, a trama se concentra no México e conta a história da advogada Rita (Zoe Saldana) que desperdiça seu talento fazendo parte de uma empresa de baixa qualidade ao invés de servir à justiça. Certo dia uma proposta indispensável surge para ela: ajudar o temido chefe do cartel, Juan Del Monte, a se aposentar do seu negócio e desaparecer para sempre. Para isso, ele deseja alcançar o seu maior desejo desde jovem que é se transformar em uma mulher e assim nasce Emília Pérez (Karla Sofía Gascón).

Jacques Audiard havia me impressionado no passado com o seu filme "Dheepan - O Refúgio" (2015), já que lá ele cria ângulos de câmera incomuns, principalmente em seu ato final onde ocorre um verdadeiro massacre. Aqui não é diferente, pois ele surpreende ao inserir o subgênero musical em uma trama recheada de crimes, mortes e violência, mas tudo embalado por números musicais que, em alguns casos, parece uma crítica acida com relação ao universo que aqueles personagens estão convivendo. O filme pode ser facilmente criticado, ao ser um retrato do México nas mãos de um diretor francês, mas o realizador sabe o vespeiro que está enfrentando e procura fazer algo que agrade tanto gregos como troianos.

Com um elenco recheado de astros, a atriz Karla Sofía Gascón é a que mais surpreende em um papel complexo, onde a sua obsessão em buscar a sua redenção não é o suficiente para apagar o seu passado, mesmo quando se entrega de todas as formas para ajudar as famílias de suas vítimas. Neste último caso, por exemplo, há um paralelo entre a guerra do tráfico e as consequências trazidas pelos anos de chumbo dos países latinos da América do sul. Em ambos os casos há corpos para serem desenterrados e fazendo que o passado sombrio sempre ecoe para aqueles que fogem dele.

Curiosamente, a atriz Zoe Saldana, super conhecida pelo público através dos blockbusters norte-americanos, se sobressai em um papel que é um verdadeiro contraste do que já havia feito até hoje e surpreendendo até mesmo nos números musicais em que ela rouba a cena. Porém, não é surpresa que Selena Gomez esteja mais do que à vontade ao cantar e dançar em cena, mas ao mesmo tempo surpreendendo em momentos em que se exige maior dramaticidade de sua pessoa. Portanto, não se surpreenda se ela for indicada a categoria de melhor música no próximo Oscar.

Em tempos de "Coringa - Delírio a Dois" (2024) e do aguardado "Wicked", o filme de Jacques Audiard parece que vem em um momento que o gênero musical novamente retorna em cena, mesmo quando uma parcela do público rejeita a ideia. Em um momento em que o cinema não sabe ao certo sobre qual será o próximo passo para renovar a arte cabe, portanto, um retorno ao passado e ver quais as fórmulas de sucesso podem ser usadas hoje em um novo contexto. "Emília Pérez" é um dos filmes mais fora da curva do cinema recente e por isso mesmo merece ser conferido.

Onde Assistir: Em breve pela Netflix. 

Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Cine Dica: CINEMATECA CAPITÓLIO - PROGRAMAÇÃO 28 DE NOVEMBRO A 4 DE DEZEMBRO DE 2024

Gremlins

CLÁSSICO DE SAURA NA SESSÃO RECONTO

No sábado, 30 de novembro, às 17h, o Coletivo Reconto apresenta na Cinemateca Capitólio uma sessão com debate do filme Cría Cuervos, de Carlos Saura. O debate será um espaço para pensar em um enlace possível entre cinema e psicanálise. Entrada franca. Os ingressos serão distribuídos a partir das 16h30. Realização: Instituto Cervantes de Porto Alegre, Cinemateca Capitólio e Coletivo Reconto, com apoio da Academia de Cine e do Ministerio de Asuntos Exteriores, Unión Europea y Cooperación.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/eventos/7966/sessao-reconto-cria-corvos/


GREMLINS NA SESSÃO VAGALUME

Na temática natalina, a Sessão Vagalume apresenta nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, na Cinemateca Capitólio, o longa-metragem Gremlins (1984). Dirigido por Joe Dante, o filme é um clássico que mistura fantasia, ficção científica e comédia de terror. O valor do ingresso é R$ 4,00.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/eventos/7971/sessao-vagalume-gremlins/


171 E MALU EM CARTAZ

Na quinta-feira, 28 de novembro, entra em cartaz na Cinemateca Capitólio o documentário brasileiro 171, dirigido por Rodrigo Siqueira. Malu, elogiado longa de estreia de Pedro Freire, segue em cartaz até o dia 04 de dezembro. O valor do ingresso é R$ 16,00.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/eventos/7969/171/


GRADE DE HORÁRIOS

28 de novembro a 04 de dezembro de 2024


28 de novembro (quinta-feira)

15h – 171

17h – Malu

19h – Antes Que Me Esqueçam, Meu Nome é Edy Star


29 de novembro (sexta-feira)

15h – O Exterminador do Futuro

17h – 171

19h – Malu


30 de novembro (sábado)

15h – Sessão Vagalume: Gremlins

17h – Sessão Reconto: Cria Corvos


01 de dezembro (domingo)

15h – Sessão Vagalume: Gremlins

17h – Malu

19h – Day With(Out) Art: O Vermelho Me Lembra…


03 de dezembro (terça-feira)

15h – 171

17h – Malu

19h – Minha Amiga Gilza


04 de dezembro (quarta-feira)

15h – 171

17h – Malu

19h – Sessão Jovem Produtor Audiovisual

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'Wicked' 

Sinopse: Na Terra de Oz, uma jovem chamada Elphaba forma uma improvável amizade com uma estudante popular chamada Glinda. Após um encontro com o Mágico de Oz, o relacionamento delas logo chega a uma encruzilhada.

"O Mágico de Oz" (1939), baseado na obra de L. Frank Baum, se tornou um dos maiores clássicos do cinema de todos os tempos, gerando outras versões, desde para as telonas, como também para séries, desenhos animados e até mesmo HQ. Em 1995, o escritor Gregory Maguire decidiu criar um conto em que explorasse as origens de Elphaba, Bruxa Má do Oeste e os motivos que a levaram a se tornar temida por todos. O livro rendeu uma adaptação de grande sucesso na Broadway e agora a trama é levada ao cinema em "Wicked" (2024) e que pode facilmente ser apontado como um dos maiores musicais do cinema recente.

Dirigido por Jon M. Chu, o filme começa exatamente onde o clássico havia se encerrado, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas que sofre preconceito devido a sua pele verde e ao mesmo tempo tendo que lidar com o seu poder que ainda é desconhecido. Na universidade de Shiz, ela conhece Glinda (Ariana Grande), uma jovem ambiciosa e popular, mas ao mesmo tempo artificial em termos de sentimentos.  Surge então uma amizade improvável, mas da qual será testada a partir do momento que o mágico Oz as convida para irem à Cidade das Esmeraldas.

A premissa me fez relembrar de "Malévola" (2014), já que aquele filme da Disney já vinha na carona de uma nova tendência, ao contar as motivações que levam certos vilões que todos nós conhecemos a se tornarem as figuras maquiavélicas que haviam se tornado. Porém, "Wicked" vai muito além disso, ao nos revelar o outro lado da história, do qual o Mágico de Oz que todos nós conhecemos pode ser apenas uma grande fachada e que talvez não seja muito diferente de outros sistemas de controle no mundo das pessoas.  Por conta disso, o filme fala sobre até que ponto a verdade fica diante dos nossos olhos e que talvez algo de maior fique por detrás das cortinas.

Oz é um mundo mágico perfeito, mas do qual precisa do seu lado sombrio para que as coisas fiquem bem claras, ou seja, no preto e no branco e fazendo com que a sua população não questione isso. Portanto, Elphaba acaba se tornando apenas uma peça de um grande esquema, mas até lá ficamos conhecendo melhor ela e sua contraparte que é Glinda. Antes de mais nada é preciso tirar o chapéu para o diretor Jon M. Chu ao saber conduzir os números musicais do começo ao fim, sendo que eles remetem tempos mais dourados do cinema norte americano e onde cada passagem da trama pode facilmente se tornar uma simples desculpa para os personagens começarem a cantar.

Particularmente nunca tive nenhum preconceito com relação a esse gênero, já que nada mais é do que uma fórmula de contar as histórias, mas ao mesmo tempo podemos interpretar esses momentos com uma maneira dos personagens encararem os seus momentos, tantos os alegres como também os mais difíceis. Foi assim como "O Mágico de Oz" e aqui isso vai em potência máxima para o desespero daqueles que não gostam desse gênero, mas que, ao meu ver, são pessoas que não entendem a verdadeira essência do cinema como um todo.  Para os apreciadores da peça da Broadway, números musicais como Defying Gravity, What is this feeling e The Wizard and I estão lá para o deleite dos fãs mais exigentes.

Todos esses momentos são muito bem coreografados, como se fossem engrenagens se encaixando perfeitamente e culminando em um verdadeiro show de luzes e cores. Com um belo casamento entre figurino, edição de arte, fotografia e montagem, não me surpreenderia se o filme se tornasse o favorito nas principais categorias técnicas do próximo Oscar. Mas é através dos seus personagens principais que mora o coração pulsante.

Todos aqueles que um dia sofreram preconceito, seja ele de maior ou menor grau, saberão o que Elphaba está sentindo perante pessoas que a enxergam como uma coisa medonha unicamente devido a sua cor, mas que jamais enxergam a sua real pessoa interior. Já Glinda é aquela típica Patricinha que busca a popularidade a todo custo, mas cuja perfeição superficial somente esconde alguém que não sabe como realmente ser feliz como um todo. Portanto, uma vez que elas decidem deixar as suas diferenças de lado na noite do baile, para que possam compartilhar os seus sentimentos uma para outra quando elas dançam, se torna um dos grandes momentos do filme como um todo.

Cynthia Erivo e Ariana Grande se entregam em papéis que nas mãos de outras atrizes poderiam gerar algo artificial para dizer o mínimo. Porém, se nota um comprometimento de ambas as intérpretes em cena, ao saberem desenvolver cada camada de sentimentos de suas respectivas personagens e fazendo delas não unidimensionais, mas sim mais próximas do lado verossímil e fazendo com que consigamos nos identificar. Dois lados da mesma moeda e que uma não funcionaria sem a outra.

Curiosamente, a questão do preconceito é ainda mais acentuada com relação aos animais falantes que são inseridos dentro da trama, dos quais são censurados e posteriormente presos para não serem ouvidos. Isso é potencializado pela presença do personagem Dr. Dillamond, um bode professor da universidade e que ganha vida e personalidade graças a voz do talentoso ator Peter Dinklage. Essa censura, por sua vez, é melhor compreendida quando as personagens centrais finalmente conhecem Oz, vivido de forma excêntrica pelo ator Jeff Goldblum.

É bem verdade que desde o clássico "O Mágico de Oz" se levantava teorias sobre até que ponto era correto essa cortina de fumaça que encobria a verdadeira faceta de Oz perante a população daquele mundo mágico. Ao meu ver, tanto o escritor L. Frank Baum como Gregory Maguire, criaram esse mundo fantástico cheio de camadas subliminares e da que falam que todo mito pode ocultar uma realidade trágica, mas da qual a sociedade não se importa, pois, a verdade não é mais o suficiente para ela. Ou seja, "O Mágico de Oz" estava mais à frente do nosso tempo do que se imagina.

Com duas horas e quarenta minutos, é surpreende como filme não nos cansa em nenhum momento, pois chega em um determinado ponto que já estamos mais do que fisgados graças a essas personagens tão cativantes e da que desejamos o melhor para elas, mesmo quando o fã mais antigo já sabe como terminará a trama. Como eu não assisti a peça da Broadway, além de não ter lido o livro, a expectativa pela Parte 2 somente aumenta, principalmente que esse capítulo termina de uma forma tão fantástica e puramente cinema que a ansiedade será difícil de ser enfrentada. Isso é magia, isso é cinema.

"Wicked" é pura magia, puro cinema e cujo espetáculo desse longa só me dá mais esperança de um futuro melhor para a minha arte que tanto prezo na vida.   

Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok