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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 5 A 11 DE SETEMBRO DE 2024


SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

Nossa nova cinesemana traz o aguardado último filme do cineasta britânico Ken Loach, que conta uma história de conflitos e superação em O ÚLTIMO PUB. Também entramos no circuito da celebração musical da banda Talking Heads, revisitada no filme-concerto STOP MAKING SENSE, do diretor Jonathan Demme. 

Outra novidade é a pré-estreia de UM SILÊNCIO, filme do diretor belga Joachim Lafosse e protagonizado pelos atores Daniel Auteuil e Emmanuelle Devos. A programação segue com três sucessos absolutos de público: o longa japonês O MAL NÃO EXISTE e os filmes brasileiros MOTEL DESTINO e ESTÔMAGO 2.


Confira nossa programação completa e portal do cinema gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA EDUARDO HIRTZ

PRÉ-ESTREIA

SÁBADO, DIA 7, ÀS 19h45


UM SILÊNCIO Assista o trailer aqui.

(A Silence - Bélgica/França, 2024, 100min). Direção de Joachim Lafosse, com Daniel Auteuil, Emmanuelle Devos, Matthieu Galloux, Jeanne Cherhal. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Astrid é casada com o famoso advogado François há 25 anos e tem uma vida de privilégios. No momento, François atua em um caso em que defende os pais de crianças sequestradas e que tem grande repercussão na mídia – mas, ao mesmo tempo, o equilíbrio do casal é abalado com a chegada de uma figura do passado que também busca justiça. O filme é baseado em um fato que abalou a Bélgica no final dos anos 2000.


13h30 – ESTÔMAGO 2 – O PODEROSO CHEF (NÃO HAVERÁ SESSÃO NA TERÇA, DIA 10) Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2024, 130min). Direção de Marcos Jorge, com João Miguel, Nicola Siri e Paulo Miklos. Paris Filmes, 18 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Quinze anos depois dos acontecimentos do primeiro filme, Nonato virou o chef dos chefs na prisão, encantando com seu talento culinário tanto o diretor do presídio quanto o veterano líder dos detentos. Até que um terceiro chefão, o mafioso italiano Dom Caroglio, chega para disputar o controle da penitenciária e o privilégio de ser servido pelo carismático cozinheiro. O filme ganhou os Kikitos de melhor filme pelo júri popular, melhor ator, roteiro, direção de arte e trilha musical no Festival de Cinema de Gramado.


15h45 – O ÚLTIMO PUB (NÃO HAVERÁ SESSÃO NA TERÇA, DIA 10) Assista o trailer aqui.

(The Old Oak – Reino Unido/França/Bélgica, 2023, 114min). Direção de Ken Loach, com Dave Turner, Ebla Mari, Claire Rodgerson. Synapse Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Um vilarejo do condado de Durham, no norte da Inglaterra, sofre com a falta de empregos e uma inevitável decadência depois do fechamento da mina que era a principal referência econômica. Tudo parece piorar quando chegam algumas famílias de refugiados sírios, que não são bem recebidas pelos moradores. T.J. Ballantyne, dono do pub The Old Oak, tenta ser uma espécie de moderador das muitas histórias e conflitos que se desenrolam no lugarejo. Aos 88 anos, o veterano diretor Ken Loach, conhecido por suas tramas humanistas, anunciou que este será seu último filme.


17h45 – MOTEL DESTINO Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2024, 115min). Direção de Karim Aïnouz, com Fábio Assunção, Iago Xavier e Nataly Rocha. Pandora Filmes, 18 anos. Drama.

Sinopse: À beira de uma estrada do litoral cearense, o Motel Destino recebe amantes a qualquer hora do dia. Mas por trás dos seus muros se desenrola uma história de amor, desejo e poder que envolve um rapaz que foge do seu destino, uma mulher presa em um casamento abusivo e um homem prepotente. O longa, que abriu o Festival de Gramado há duas semanas, participou da competição oficial do Festival de Cannes.

OMENTE NOS DIAS 5, 8 E 11) Assista o trailer aqui.

(Estados Unidos, 1984, 90min). Filme-concerto de Jonathan Demme. O2 Play, 12 anos.

Sinopse: O filme, em versão restaurada, captura a energia visceral da banda americana Talking Heads durante um show no Hollywood Pantages Theatre, em 1983. O grupo toca sucessos como "Psycho Killer", "Take Me to the River" e "Once in a Lifetime".


19h45 – STOP MAKING SENSE (S

19h45 – O MAL NÃO EXISTE (SOMENTE NOS DIAS 6 E 10) Assista o trailer aqui.

(Aku wa sonzai shinai - Japão, 2024, 106min). Direção de Ryusuke Hamaguchi, com Hitoshi Omika, Ryo Nishikawa, Ryuji Kosaka. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Takumi e sua filha Hana vivem em um vilarejo nos arredores de Tóquio, onde a vida das famílias é simples e ditada pelos ciclos da natureza. Mas eles descobrem que duas grandes empresas planejam construir, perto dali, um camping para turistas ricos – o que será uma ameaça ao equilíbrio ambiental da região. O filme foi vencedor do Grande Prêmio do Júri e do Prêmio da Crítica no Festival de Veneza.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'Longlegs - Vínculo Mortal'

Sinopse: A agente do FBI Lee Harker é convocada para reabrir um caso arquivado de um serial killer. Conforme desvenda pistas, Harker se vê confrontada com uma conexão pessoal inesperada com o assassino, lançando-a em uma corrida contra o tempo. 

Um filme de horror pode até ter uma trama simples, desde que ela possua uma direção que consiga obter a nossa atenção de forma imediata. Em "Hereditário" (2018), por exemplo, Ari Aster nos apresentou uma trama que não se difere muito de outros dentro do gênero, mas se tornando um dos melhores títulos dos últimos anos ao conseguir fazer com que sentíssemos uma sensação mórbida toda vez que a gente assistia ao longa. "Longlegs - Vínculo Mortal" (2024) segue por um caminho parecido, ao não nos apresentar uma história original, mas cuja direção compensa tudo e muito mais.

Dirigido por Oz Perkins, de "Maria e João: O Conto das Bruxas" (2020), o filme conta a história da agente do FBI, Lee Harker (Maika Monroe), que é convocada para reabrir um caso arquivado de um serial killer em uma cidade tranquila. À medida que Lee mergulha na investigação, ela descobre indícios perturbadores de práticas ocultas ligadas aos crimes, levando-a por um caminho sinuoso e perigoso. Conforme desvenda pistas, agente começa a revisitar o seu passado e se lembrando de momentos perturbadores em que a própria havia se esquecido.

Mais conhecido por ser filho de Anthony Perkins do que pela realização dos seus próprios filmes, Oz Perkins ao que parece irá aos poucos sair da sombra do pai e criar uma carreira em que sua direção autoral falará por si. Ao menos aqui neste filme ele nos dá uma dimensão do que podemos esperar de suas obras futuramente, já que ele consegue construir uma atmosfera pesada, perfeccionista e que quebra a perspectiva daqueles que estão acostumados ao convencional dentro do gênero de horror. Não espere por um filme que siga as regras costumeiras, pois se você for fã de franquias como "Invocação do Mal" lhe adianto que esse não é o seu território.

É bem da verdade que o filme está mais voltado para o estilo de longas que foram lançados na década de noventa, desde "O Silêncio dos Inocentes" (1991) como também "Seven" (1996) e não é à toa que a trama se passe na mesma época. Porém, assim como o já citado "Hereditário", o filme transita pelo lado verossímil até para o mais puro teor sobrenatural ao extremo, mas com doses menos elevadas e fortalecendo assim o lado mais verossimilhante da trama. Há também uma pincelada de ingredientes do que já era visto nos anos setenta e oitenta, onde os cultos satânicos estavam cada vez em maior abundância e o rock não tinha limites com relação a certas letras da música em que o Diabo vivia por ali nas entrelinhas.

Com todos esses elementos em mãos, Oz Perkins cria um filme perfeccionista, onde o enquadramento de determinadas cenas torna tudo bastante claustrofóbico e ao mesmo tempo se casando com os simbolismos visto no decorrer do tempo. Além disso, reparem que sempre haverá diversos elementos em cena que possui algum significado e fazendo a gente sempre querer revistar a obra para fisgar algo novo. Portanto, não se surpreenda quando temos a sensação de há algo ou alguém ao fundo de uma determinada cena, mesmo quando a mesma não confirme a nossa suspeita.

Mas além de uma direção de cenas que funciona, o mesmo pode-se dizer do seu elenco, em especial com relação atriz Maika Monroe. Revelada ao mundo através do filme "Corrente do Mal" (2014), atriz consegue criar para a sua personagem um ser cheio de camadas ao serem reveladas aos poucos, pois logo já em sua primeira cena ela nos passa a impressão que carrega para si um grande peso, como se um passado traumático fosse o suficiente para lhe deixar oca por dentro. Na medida em que a trama avança logo constatamos que ela possui algo próximo aos eventos em que a própria está investigando, mas até lá levantamos as mais diversas teorias, principalmente com relação a figura de Longleg e que é interpretado de forma extraordinária por Nicolas Cage.

Participante de bons e péssimos filmes ao longo da carreira, Nicolas Cage é aquele típico ator que quando atua de forma duvidosa o resultado acaba se tornando péssimo, mas quando atua bem o seu desempenho em cena se torna impecável. Aqui, Nicolas Cage constrói para si um ser peculiar, cuja sua imagem não é vista de forma imediata, sendo Oz Perkins o filma de uma forma que crie dentro de nós uma grande expectativa e cuja sensação ficamos sentindo até o momento em que vemos o seu personagem em sua total plenitude. Aguarde para cena do interrogatório, que não é somente um dos momentos mais perturbadores do filme, como também a melhor atuação de Nicolas Cage em anos.

Embora o final entregue uma solução fácil para tudo o que já havia nos sido apresentado, por outro lado, Oz Perkins consegue que a gente fique com uma certa dúvida no ar com relação a tudo o que havíamos assistido e não facilitando os nossos pensamentos após o encerramento da sessão. Vai ter aqueles que irão dizer que esperavam algo diferente da trama em seu ato final, mas da maneira de como ela foi conduzida até ali já vale o ingresso, assim como a experiência que nos puxa para fora de nossa zona de conforto e fazendo a gente se sentir em um território completamente desconhecido.

"Longlegs - Vínculo Mortal" é um filme que nos leva para uma experiência sensorial e nos provocando sensações que poucas vezes sentimos dentro do cinema de horror.        

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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 05 a 11 DE SETEMBRO DE 2024

 ESTREIA:


Brasil/Drama/ 2023 / 89min

Direção: Flavio Botelho

Sinopse: Francisca e Carlos lutam para se adaptar à nova realidade após o suicídio do único filho, Felipe. Mergulhados em fantasias, medos e melancolia, cada um a seu modo vivencia experiências radicais. Carlos se muda para o antigo apartamento de Felipe, alienando-se na vida do filho morto. Já Francisca, assombrada pela culpa, dedica-se a desvendar o enigma do suicídio.

Elenco: Cacá Amaral, Denise Weinberg, Kelner Macêdo, Clarice Niskier


EM CARTAZ:



CIDADE;CAMPO

Brasil/ Drama /120min

Direção: Juliana Rojas

Sinopse:Duas histórias sobre migração entre a cidade e o campo. Na primeira parte, após o rompimento de uma barragem inundar sua terra natal, a trabalhadora rural Joana se muda para São Paulo para encontrar sua irmã Tânia, que mora com o neto Jaime. Joana luta para sobreviver na 'cidade do trabalho'. Na segunda parte, Flávia se muda com Mara, sua companheira, para a fazenda que herdou do pai, falecido recentemente. A natureza obriga as duas mulheres a enfrentar frustrações e lidar com memórias e fantasmas.

Elenco: Fernanda Vianna,Mirella Façanha,Bruna Linzmeyer


MOTEL DESTINO

Brasil/drama/ 2023 /112min.

Direção: Karim Aïnouz

Sinopse: Sob o céu em chamas numa beira de estrada do litoral cearense, o Motel Destino é palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada do jovem Heraldo transforma em definitivo o cotidiano do local.

Elenco: Iago Xavier,Nataly Rocha,Fábio Assunção



HORÁRIOS DE 05 A 11 DE SETEMBRO (não há sessões nas segundas):

15h: MOTEL DESTINO

17h: CIDADE;CAMPO

19h 15: A METADE DE NÓS


Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. Na quinta-feira, a meia-entrada é para todos e todas.

EM TODAS AS QUINTAS TEMOS A PROMOÇÃO QUE REDUZ O VALOR DO INGRESSO PARA TODOS E EM TODAS AS SESSÕES PARA R$ 6,00. 

CineBancários/ Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre/ (51) 3030.9405 ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.org.br


C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405

terça-feira, 3 de setembro de 2024

Cine Especial: Próximo Clube de Cinema - 'Tipos de Gentileza'

Neste sábado, 7 de setembro, teremos o prazer de apresentar o mais recente trabalho de Yorgos Lanthimos, "Tipos de Gentileza", no Espaço de Cinema do Bourbon Country. O cineasta grego é conhecido por filmes impactantes como "Pobres Criaturas" e "A Favorita".

Considerando a duração do filme, convidamos todos para uma recepção especial a partir das 9h30, com café (e bolo!) para aquecer a manhã. A sessão começará pontualmente às 10h. E além disso: na sexta-feira, 6, a partir das 19h30, vamos nos reunir no Vesper Bar (R. Duque de Caxias, 1348 - Centro Histórico) para celebrar o lançamento da 2ª Edição do nosso ZineClube. Venha brindar conosco e compartilhar este momento especial com a equipe!


SESSÃO CLUBE DE CINEMA DE PORTO ALEGRE

Local: Espaço de Cinema, Sala 3, Bourbon Shopping Country (Av. Túlio de Rose, 80 - Passo d'Areia)


Data: 07/09/2024, sábado

09h30 Recepção

10h Sessão do filme


"Tipos de Gentileza" (Kinds of Kindness)

EUA, 2024, 165 min, 18 anos

Direção: Yorgos Lanthimos

Elenco: Emma Stone, Jesse Plemons, Willem Dafoe, Hong Chau, Margaret Qualley

Sinopse: "Tipos de Gentileza" é uma fábula em três partes: acompanha um homem sem escolhas que tenta assumir o controle de sua própria vida; um policial que fica alarmado ao descobrir que sua esposa, que estava desaparecida no mar, retornou, mas parece ser uma pessoa diferente; e uma mulher determinada a encontrar alguém específico com uma habilidade especial, destinado a se tornar um prodigioso líder espiritual. (Searchlight Pictures)

Contamos com sua presença, até lá!


Sobre o Filme:

Yorgos Lanthimos é um diretor autoral que desafia as convenções atuais, seja ela política ou religiosa, através dos seus filmes e nos colocando de frente com relação a sua análise sobre os significados do que nos faz humanos atualmente. Curiosamente, não há um antes e depois na forma dele fazer os seus projetos, já que mesmo em território norte-americano os seus filmes ainda se diferem e muito com relação ao que o público de lá está acostumado e o seu último "Pobres Criaturas" (2024) foi uma prova viva disso. Porém, "Tipos de Gentileza" (2024) vai mais além, cuja ousadia remete ainda mais aos seus tempos de filmes como "A Lagosta" (2015) e por isso mesmo bem anti-Hollywoodiano.

O filme nos é apresentado três histórias entrelaçadas que exploram os desafios que os protagonistas enfrentam para obter os seus grandes desejos. Na primeira trama, um homem busca recuperar o controle de sua vida após se perder em um caminho incerto. Em outra, um policial tenta reconstruir seu relacionamento com a esposa, que retorna misteriosamente após um período desaparecida, mas há algo errado em sua volta. Por último, uma mulher determinada em se entregar a sua religião, se lança em busca de uma pessoa dotada de habilidades únicas, ou seja, uma predestinada.

Embora distintas uma da outra, as três tramas são protagonizadas pelos mesmos atores, sendo que cada um cresce na medida em que uma história termina e a outra começa. Se, por exemplo, achamos que Emma Stone pouco cresce em termos de atuação na primeira história, logo ela se sobressai na segunda e ganhando total protagonismo na terceira e última parte. Curiosamente, embora sejam histórias sem nenhuma ligação, prestem atenção em um determinado personagem que possui uma sigla em sua camiseta e se tornando a peça principal que enlaça os três capítulos.

Mesmo sendo mais ousado do que o seu filme anterior, é curioso observar que Yorgos Lanthimos opta em frear em termos de sexo e violência, mesmo quando se fazem presentes, mas trabalhando mais no lado psicológico e imprevisível vindo dos seus respectivos personagens. Na medida em que cada trama avança, constatamos que eles vão deixando cair as suas máscaras e revelando pessoas dispostas a venderem a sua pessoa pelo que eles acreditam, seja pelo capital ou religioso, desde que eles se sintam acolhidos por aqueles que vendem uma ideia, mesmo quando ela não passa de uma grande cortina de fumaça. Não há convenção que o diretor não possa desconstruir dentro da trama, pois em sua visão tudo não passa de uma grande piada para alimentar os sonhos de uma população cada vez mais alienada em pleno século vinte e um.

Falando em sonhos, novamente Yorgos Lanthimos brinca ao elaborar uma fotografia em preto e branco que remete algo fora da linha convencional da narrativa. Aqui, os sonhos são apresentados em preto e branco, como se eles fossem um fio de esperança que os protagonistas guardam em seus subconscientes, mas a falta da cor representaria uma fantasia falsa e da qual se desconstrói quando se acorda. Curiosamente, a falta de cor também acontece em determinados flashbacks, mas lançando em nós a dúvida se realmente tais fatos haviam acontecido, pois quase nenhum personagem aqui presente seja realmente confiável.

Yorgos Lanthimos não mede esforços para extrair o melhor de cada um do seu grande elenco, mesmo que para isso um ou outro extrapole o bom senso. Jesse Plemons, por exemplo, talvez entregue aqui um dos seus trabalhos mais complexos de sua carreira, pois embora os seus personagens sejam diferentes um do outro, ambos em comum  possuem uma obsessão em adquirir o que mais anseia, nem que para isso tenha que sujar as mãos em situações que beira ao surreal. Embora a sua atuação de espaço ao ótimo desempenho de Emma Stone na segunda parte, o ator ainda sim constrói um personagem obsessivo pela volta de sua esposa na sua maneira, mesmo quando ela já encontrava presente, ou não, em sua vida.

Contudo, é curioso a maneira como Emma Stone cresce no decorrer dos três capítulos, começando na primeira parte de uma forma bem secundária, mas se destacando na segunda parte e ganhando o seu protagonismo na última história. É notório, porém, que a terceira parte é uma espécie de releitura da primeira, sendo até mais arrastada das três histórias e testando a nossa própria paciência. Porém, tudo é compensado pelo ótimo desempenho da atriz, culminando com minutos finais desconcertantes e cuja cena pós crédito deixará muitos perplexos.

Em resumo, não creio que Yorgos Lanthimos vá se vender tão cedo pelo lado convencional do cinema hollywoodiano após assistir a esse filme. Ao meu ver, o realizador está mais interessado em fazer longas de acordo com a sua essência do que se ser comprado facilmente pelos grandes estúdios e cujo intuito é apenas arrecadar bilhões ao longo dos anos. "Tipos de Gentileza" é o cinema de Yorgos Lanthimos em sua essência e nos convidando novamente para sairmos de nossa zona de conforto, mesmo quando sentimos certos receios. 

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Cine Dica: CINEMATECA CAPITÓLIO PROGRAMAÇÃO 05 a 11 de setembro de 2024

Fantasia

 

DESVIOS + DEBATE COM PEDRO GUINDANI

Na sexta-feira, 6 de setembro, às 19h, a Cinemateca Capitólio promove uma sessão especial gratuita de Desvios, seguida de debate como o realizador Pedro Guindani.

A sessão faz parte da mostra Stroheim, Ouro e Maldição.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/eventos/7596/desvios-2/


FANTASIA NA SESSÃO VAGALUME

Nos dias 07 e 08 de setembro, às 15h, a Sessão Vagalume do Programa de Alfabetização Audiovisual da Cinemateca Capitólio apresenta um clássico produzido por Walt Disney que encanta gerações: Fantasia! O valor do ingresso é R$ 4,00.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/eventos/7623/sessao-vagalume-fantasia/


ENCONTROS E DESENCONTROS NA SESSÃO RECONTO

No sábado, 7 de setembro, às 18h, a Cinemateca Capitólio e o Reconto, coletivo clínico de psicanálise, apresentam uma sessão com debate de Encontros e Desencontros, de Sofia Coppola. Os ingressos serão vendidos no dia da sessão, nos horários de abertura da bilheteria (14h30 e 17h30), e custarão R$10.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/eventos/7621/sessao-reconto-encontros-e-desencontros/


GRADE DE HORÁRIOS

05 a 11 de setembro


05 de setembro (quinta-feira)

15h – Django vem para Matar!

17h – Banho de Sangue

19h – Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia


06 de setembro (sexta-feira)

15h – O Tesouro de Sierra Madre

17h15 – Absolutamente Certo

19h – Desvios + debate


07 de setembro (sábado)

15h – Sessão Vagalume: Fantasia

18h – Sessão Reconto: Encontros e Desencontros


08 de setembro (domingo)

15h – Sessão Vagalume: Fantasia

17h10 – Django vem para Matar!

19h15 – Weekend à Francesa


10 de setembro (terça-feira)

15h – Desvios

17h – Weekend à Francesa

19h – Banho de Sangue


11 de setembro (quarta-feira)

15h – Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia

17h – Dodeskaden – O Caminho da Vida

19h30 – O Mensageiro do Diabo

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Cine Especial: Próximo Cine Debate - 'Balzac e a Costureirinha Chinesa'

Sobre o Filme:  

Publicado em 1953, o livro “Farenheit 451” de Ray Bradbury é sem sombra de dúvida uma fonte de inspiração para outras obras, da qual nos ensina que não importa o quanto uma política ditatorial possa ser opressora, pois no final das contas os livros sempre nos darão a chance de abrirmos uma nova porta. Portanto, “Balzac e a Costureirinha Chinesa”, publicado em 1999 pelo escritor Dai Sijie não foge da mesma regra, principalmente quando a arte literária invade um local sem recursos, mas fazendo do mesmo se tornar um lugar inesquecível uma vez que os habitantes começam a sonhar por novos caminhos. Já a sua adaptação cinematográfica, "Balzac e a Costureirinha Chinesa" (2001) é bastante fiel a sua fonte original e por isso mesmo se tornando genial.

Dirigido pelo próprio Dai Sijie, o filme conta a história sobre  Luo (Chen Kun) e Ma (Liu Ye), dois jovens de 17 anos que, em plenos anos setenta, vivem na China comandada por Mao Tsé-Tung. Os dois são encarados como sendo inimigos do povo por seus pais serem médicos e dentistas, considerados burgueses reacionários. Luo e Ma são então presos e encaminhados a um "campo de reeducação", em uma vila isolada no Tibet. Todos os livros de Luo são queimados, mas Ma consegue manter seu violino ao alegar que Mozart compunha para o Presidente Mao. No campo eles apenas encontram alívio nas músicas tocadas por Ma e nas histórias narradas por Luo, até que conhecem uma costureirinha (Zhou Xun) por quem ambos se apaixonam.

Obviamente o conto é uma reconstituição das lembranças do escritor que hoje vive na França, mas que jamais se esqueceu do período em que o seu país estava vivendo uma grande metamorfose cultural e política. Embora eu ainda não tenha lido eu creio que o longa seja bastante fiel a sua fonte original, principalmente com relação as passagens em que a dupla central conta os principais contos de Flaubert, Tolstói, Victor Hugo e Balzac e dos quais eles obtiveram através de outro personagem sendo acusado também de ser subversivo. O filme em si é uma bela homenagem com relação a esses escritores, assim como também um pequeno ensinamento sobre o poder do conhecimento mesmo em tempos complexos.

Curiosamente, o triangulo amoroso visto na trama remete alguns clássicos com uma temática semelhante, como no caso de "Jules e Jim - Uma Mulher para Dois" (1962), de François Truffaut, mas obtendo contornos menos trágicos e até mesmo com alguns momentos cômicos no decorrer da narrativa. Entre as restrições nascidas através das velhas tradições, o trio central vai mudando gradativamente na medida em que o tempo passa naquele local e fazendo com que certos sonhos comecem a florar. Porém, todo o sonho tem um desafio e deste mesmo vem as mudanças inevitáveis mesmo quando não desejamos elas.

Ao final constatamos que, infelizmente, o tempo destrói tudo, seja ele orquestrado pela própria natureza ou pela ambição do homem pelo progresso desenfreado. Portanto, ao vermos a dupla central se reunir para se lembrarem daqueles tempos em que eles viviam, se constata que o passado se tornou mais dourado devido ao que haviam sentido e aprendido, enquanto o presente se torna nebuloso, pois o futuro se torna indefinido a partir dos ventos da mudança que vão acontecendo. Ao final, o que resta aos personagens é nadarem pelo passado e voltarem a se sentirem vivos e mais maduros perante ao que está vindo.

"Balzac e a Costureirinha Chinesa" é um delicado romance sobre a transição da inocência para a fase adulta e cuja cultura, política e velhas e novas tradições moldam as pessoas de acordo com os caminhos que irão trilhar.  

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Cine Dica: Próxima Sessão Cineclube Torres - 'Smoke - Cortina de Fumaça'

 Na próxima sessão do Cineclube Torres, "Smoke - Cortina de Fumaça" de Wayne Wang, segunda-feira dia 2 de setembro, às 20h.

O filme independente estadunidense abre o ciclo de setembro na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo localizada na UP Idiomas Torres.


Ultimamente a fumaça das queimadas tem ocupado quotidianamente os noticiários no Brasil, mas o fumo que é protagonista na programação de setembro do Cineclube Torres é de outro tipo.

O cigarro, junto com sua indústria, desde os albores da arte cinematográfica esteve ali presente como um elemento capaz de transmitir glamour e rebeldia, às vezes autêntica metáfora para a relação sexual, então proibida em cena. Mais recentemente, as campanhas antitabagistas conseguiram limitar a exposição do cigarro em filmes e quase sempre ele está associado a perspectivas negativas, a vilões e personagens conturbadas.

Longe de querer reabilitar o vício do fumo, pelo contrário, a ideia da programação do mês é uma sequência de filmes em que a presença do tabaco, do cigarro e similares, de uma forma ou de outra, assume particular relevância no enredo. Começando pelo filme independente "Smoke / Cortina de Fumaça" do Wayne Wang, diretor estadunidense originário de Hong Kong, em parceria com o celebre escritor Paul Auster, autor do roteiro a partir de alguns contos de sua autoria.

O centro da narrativa do filme é a tabacaria de Auggie Wren (Harvey Keitel), no Brooklyn, onde o escritor Paul Benjamin (William Hurt), autêntico alter ego do Paul Auster, compra regularmente seus cigarros. Naquele espaço, vários personagens se encontram, conversam, e a partir dali são traçados causos e acontecimentos de um verão nova-iorquino nos anos 90.

O filme, vencedor do Urso de Prata do Festival de Berlim de 1995, é mais um exemplo de uma produção cinematográfica independente realizada nos estados unidos, fora das lógicas dos grandes estúdios.

“Sustentado sobretudo na carismática atuação de Harvey Keitel e na criatividade literária de Paul Auster, é nesse curiosíssimo tom que Cortina de Fumaça se desenvolve — entre o humor, o drama, a farsa, a ternura, o absurdo, o poético, o prosaico — criando um laço de amizade em meio ao emaranhado de relações pessoais da vida urbana”. (Lucas Petry Bender, em www.personacinema.com.br). 

sessão, com entrada franca, integra a programação continuada realizada nas segundas feiras, na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, pelo Cineclube Torres, associação sem fins lucrativos com 13 anos de história, em atividade desde 2011, Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo IBRAM, contando para isso com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.

O que: Exibição do filme “Smoke / Cortina de Fumaça”, integrado no ciclo “Cortinas de Fumaça”.

Onde: Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, na escola Up Idiomas, Rua Cincinato Borges 420, Torres

Quando: Segunda-feira, dia 02/09, às 20h.

Ingressos: Entrada Franca, até lotação do local (aprox. 22 pessoas).


Cineclube Torres

Associação sem fins lucrativos

Ponto de Cultura – Lei Federal e Estadual Cultura Viva

Ponto de Memória – Instituto Brasileiro de Museus

CNPJ 15.324.175/0001-21

Registro ANCINE n. 33764

Produtor Cultural Estadual n. 4917