Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Cine Dica: Streaming - 'O Assassino'

Sinopse: Depois de um quase acidente fatídico, um assassino enfrenta seus empregadores e a ele mesmo, em uma caçada humana internacional que ele insiste não ser pessoal. 

David Fincher gosta de explorar pessoas obsessivas em busca de sua perfeição, mesmo que para isso tenha que enfrentar o sistema cheio de regras que os rodeia. Se por um lado há um detetive que luta ao não aceitar o horror do mundo real visto em "Seven" (1996), do outro, há o protagonista de sua obra prima "O Clube da Luta" (1999) que luta consigo mesmo para o seu outro eu não destrua o que move o mundo. "O Assassino" (2023) fala sobre um assassino profissional que busca a perfeição em meio a vingança, mas cuja sua cruzada é mais difícil do que se imagina.

O filme é baseado em uma série de HQs francesa escrita por Alexis Nolent (sob o pseudônimo Matz) e ilustrada por Luc Jacamon. Na trama, acompanhamos um assassino solitário, calculista e impiedoso (interpretado por Michael Fassbender) que é forçado a lidar com as consequências de um erro catastrófico cometido por ele durante um de seus serviços. Ele sempre conseguiu se manter livre de arrependimentos e com uma postura totalmente fria e metódica, mas agora que o incidente o colocou exatamente no centro de uma caçada.

David Ficnher bebe da fonte do "subgênero noir", pois aqui é apresentado o protagonista em narração off e fazendo com que nos aproximemos mais dele. O primeiro ato, por exemplo, é primoroso ao vermos um personagem que se move em busca da perfeição, onde não pode ocorrer nenhum erro, mas por mais perfeccionista que seja ele acaba acontecendo. Uma vez que isso acontece é interessante observar o mesmo tendo de obter a calma, como se isso fosse uma forma para obter o equilíbrio, mas que em várias situações que surgem tornam tudo impossível.

Não espere um espetáculo visual que nem foi visto na franquia "John Wick", já que está nem é a proposta do realizador, mas sim em retratar um profissional que se desliga dos seus próprios sentimentos para não confiar em ninguém, seja ele homens ou mulheres.  Michael Fassbender nos brinda com uma atuação calculada, onde cada expressão do olhar do seu personagem nos transmite, tanto os momentos de segurança, como também da mais pura confusão mental e que serve de preludio sobre o que virá em seguida. Para aqueles que esperam um pouco de ação aguarde a cena de luta dentro de uma casa e cujo visual mais parece retirado do já citado e sempre lembrado "Clube da Luta".

Curiosamente, o filme é recheado com diversos personagens coadjuvantes curiosos e sendo que alguns deles são interpretados por grandes astros. A nossa Sophie Charlotte, vista recentemente no ótimo "Eu Sou Gal" (2023) possui uma participação pequena, porém, crucial para o movimento das peças principais da trama e que movem o protagonista para diversas direções. Mas é novamente a veterana Tilda Swinton que coloca o filme no bolso nos poucos minutos que surge na tela e não se intimidando nenhum pouco com Michael Fassbender em cena.

Vale salientar que o filme possui uma trama e um final que é bem anti hollywoodiano para os padrões habituais, principalmente perante uma geração que vive acostumada ao óbvio.  David Ficnher procura não facilitar com relação ao que ele cria e ao que apresenta ao púlbico, mesmo quando o seu final não se equipara a outras grandes obras que falam do ser humano vs sistema como um todo. Pode até não ser o melhor filme de sua carreira, mas é um longa que busca dialogar com a gente muito mais do que qualquer Blockbuster que é lançado hoje em dia.

"O Assassino" é um filme que nos convida a entender as motivações do seu protagonista, mesmo quando algumas delas são politicamente incorretas. 

Onde Assistir: Netflix

Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS 21 A 29 DE DEZEMBRO

ATENÇÃO A PARTIR DE 30/12 ENTRAREMOS EM RECESSO ATÉ FEVEREIRO DE 2024.  AGRADECEMOS O APOIO E PRESENÇA DE TODOS AQUI CONOSCO FAZENDO E CONHECENDO  UM CINEMA PARECIDO COM A GENTE! ESPERAMOS VOCES EM 2024!

ESTREIA:

PROPRIEDADE

Brasil/Drama/20  /100min.

Direção: Daniel Bandeira

Sinopse: Teresa e seu marido viajam para a fazenda da família para se refugiar da violência urbana. Mas lá se deparam com uma revolta dos trabalhadores locais, alarmados pela perda iminente de suas casas. Teresa se tranca em seu carro blindado, incapaz de dar a partida, enquanto os trabalhadores tentam comunicar-se com ela - ou tirá-la à força. A camada de blindagem que separa esses dois universos pode não ser suficiente para conter o medo e a violência que cresce a cada minuto.

Elenco: Malu Galli, Tavinho Teixeira, Ane Oliva


EM CARTAZ:

PEDÁGIO

Brasil/Portugal/Drama/2023/ 101 min.

Direção: Carolina Markowicz

Sinopse: Mulher precisa juntar dinheiro para mandar o filho para um lugar que promove uma cura gay, ministrado por um famoso pastor estrangeiro. Para isso, ela começa a burlar a lei em seu trabalho, como cobradora de pedágio.

Elenco: Maeve Jinkings, Kauan Alvarenga e Thomás Aquino


HORÁRIOS DE 21 A 29 DE DEZEMBRO (não há sessões nas segundas-feiras):


15h: PEDÁGIO

17h: PROPRIEDADE

19h: PROPRIEDADE


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00.Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.


ATENÇÃO: NAS QUINTAS-FEIRAS TODOS PAGAM MEIA ENTRADA EM TODAS AS SESSÕES!


C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Cine Dica: Streaming - 'O Mundo Depois de Nós'

Sinopse: As férias de uma família são perturbadas quando dois estranhos chegam à noite, em busca de refúgio contra um ataque cibernético que se torna mais assustador a cada minuto, forçando todos a aceitarem o seu lugar num mundo em colapso. 

Tanto o mundo "pós - 11 de setembro" como também os tempos de Covid serviram de inspiração para a realização de diversos filmes que fizessem um retrato sobre o fim do mundo. Curiosamente, alguns casos não caem no convencional, mas sim fazem um paralelo sobre o que realmente acontece em nossa sociedade atual, que vai desde a questões políticas, alienação e perda dos valores universais. "O mundo Depois de Nós" (2023) é um filme apocalíptico que mostra a impotência do homem perante o não funcionamento dos seus principais recursos e se colocando à deriva sobre o que realmente está acontecendo.

No filme, o casal Amanda (Julia Roberts) e Clay (Ethan Hawke) e seus filhos vão passar o final de semana em uma mansão de luxo. Tudo vai bem até que um apagão traz dois desconhecidos com notícias de um grande ataque cibernético transformam o feriado em um inferno. G.H. (Mahershala Ali) e Ruth (Myha'la) chegam à casa desesperados por abrigo, alegando que a casa é deles e precisam entrar para se protegerem da grande ameaça invisível que arrisca a vida de todos. O filme é baseado no livro "Leave The World Behind", do autor Rumaan Alam. 

Sam Esmail se tornou um diretor conhecido ao realizar a elogiada série "Mr. Robot" (2015) e do qual sintetiza sobre a paranoia de todos estarmos sendo vigiados através do mundo da internet. Aqui acontece o inverso, ao se criar uma realidade em que os recursos são todos cortados, ao ponto de colocar os protagonistas sem saber o que fazer, pois eles pertencem a realidade do universo conectado e uma vez desprendidos a isso acabam ficando totalmente perdidos. Se no mundo real a queda do whatsapp já provoca certo transtorno o que dizer então de toda a rede desligada no mundo todo.

Sam Esmail não tem pressa em revelar sobre o que realmente está acontecendo e por conta disso nos lança diversas teorias, desde ataques cibernéticos, como também o envolvimento de uma grande potência contra os EUA. Ao mesmo tempo, o filme revela a faceta real do ser humano atual, do qual o mesmo não confia em ninguém, a não ser cuidar de si mesmo e não se envergonhando de ser um egoísta para dizer o mínimo. Se por um lado isso é representado por uma Julia Robert completamente paranoica contra tudo e a todos, o que dizer então do personagem de Kevin Bacon que já estava preparado para tudo antes mesmo de acontecer e sendo uma representação de uma sociedade norte americana paranoica com relação as diversas teorias de conspiração.

O filme ganha a nossa atenção graças aos momentos inusitados que nos diz que algo estranho está acontecendo, desde um navio desgovernado atingir a beira da praia, como também a queda repentina de um avião. O filme somente derrapa quando procura dar mais tempo ao desenvolvimento dos protagonistas, mesmo quando eles já se encontram estabelecidos em cena. Tudo, logicamente, é uma forma de nos identificarmos com os respectivos personagens, mesmo quando algumas passagens soem desnecessárias para dizer a verdade.

Porém, o filme é aquela típica produção que não nos dá soluções fáceis, principalmente com relação ao seu encerramento e que irá dividir completamente o público. Se por um lado o final aparenta não nos trazer nenhum conforto, do outro, no meu entendimento, talvez seja a hora da sociedade repensar em voltar em colocar em prática velhos valores quase extinguidos antes que todos sejamos consumidos pelo sistema da conectividade e que anda nos deixando cada vez mais alienados. Posso estar errado, mas a meu ver é um bom argumento.

"O mundo Depois de Nós" é um filme apocalíptico não convencional, do qual não irá agradar a todos, mas que fará muitos discutirem sobre o que realmente assistiram.  

Onde Assistir: Netflix. 

Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Cine Especial: Clube de Cinema - 'Monster'

 Nota: Filme exibido para os associados no último sábado (17/12/23).   

Sinopse: Uma mãe sente que há algo errado quando seu filho começa a se comportar de maneira estranha. Ao descobrir que um professor é o responsável, ela vai até a escola exigindo saber o que está acontecendo. Enquanto o caso se desenrola pelos olhos da mãe, do professor e da criança, a verdade começa a surgir.  

Hirokazu Koreeda tem procurado retratar o quadro atual da estrutura familiar japonesa, mas que curiosamente não é muito distante da nossa. Em "Pais e Filhos" (2013), por exemplo, é uma análise sobre o comportamento de pais que tiveram os seus filhos trocados, mas cuja relação construída antes dessa revelação dificilmente é desvencilhada. No caso de "Monster" (2023) o filme transita entre o suspense psicológico e ao mesmo tempo dramático sobre a não aceitação das diferenças dos seus próprios filhos.

A história mostra o drama de Saori (Sakura Ando), uma mãe desconfiada dos comportamentos estranhos que seu filho começou a apresentar recentemente e, ao que tudo indica, sem nenhuma explicação. Porém, logo Saori descobre que a situação é culpa de um professor que dá aulas na escola de seu filho, e ela decide ir até o local para saber o que está acontecendo. Enquanto acompanhamos o desenrolar desse mistério partindo do ponto de vista da mãe, do filho e do professor, a verdade vai, pouco a pouco, começando a surgir.

O ambiente escolar é um cenário em que o jovem obtém o conhecimento. Porém, ao invés disso, em alguns casos se torna um ambiente de puro pesadelo, onde a criança tem que lidar com certos abusos, tanto vindo dos seus colegas, como também na possiblidade do próprio professor. Ao mesmo tempo, talvez o mal não esteja somente neste local, como também no próprio ambiente familiar e onde se forma a conduta da pessoa.

Para obter toda essa análise acima, Hirokazu Koreeda procura nos apresentar uma trama da qual a vemos através de várias perspectivas de outros personagens no decorrer do longa e para assim obter melhor compreendimento sobre o que realmente está acontecendo. No primeiro ato, por exemplo, o realizador nos prega uma peça bastante interessante, ao nos apresentar determinados personagens da escola agindo da forma estranha perante o possível abuso cometido contra o jovem protagonista, ao ponto que gera até mesmo uma tensão psicológica. Curiosamente, ficamos até tendo a sensação de algo estar acontecendo fora dos padrões naturais, mas logo tudo vai sendo explicado.

Se em "Elefante" (2003) o diretor Gus Van Sant já apresentava esse tipo de formato de filme, aqui a situação se torna ainda mais complexa, mas ao mesmo tempo fazendo com que nós prestemos maior atenção sobre determinados detalhes, principalmente com relação a determinados cenários que vão retornando ao longo da projeção. O incêndio na abertura, por exemplo, aparentemente não parece ter ligação alguma com a questão principal da trama, mas logo faz todo o sentido quando o ambiente familiar em atrito entra em cena. É então que questões sobre sentimentos que afloram na juventude, assim como também o tema do bullying são tratados de forma delicada, porém, realista.

Ao final, o filme me fez lembrar recentemente do Belga "Close" (2022), principalmente com o seu final. Porém, se naquele filme há uma conclusão da qual compreendemos o destino final dos seus respectivos protagonistas, aqui a situação é inversa, já que o realizador decide que nós tiremos as nossas próprias conclusões. Ao final, seja a força de uma tempestade vindo da natureza, ou o poder da música vindo de uma trombeta, tudo se torna um símbolo de que os sentimentos humanos não podem ser contidos, mas libertados para darem o seu grande voo.

"Monster" é uma análise de diversos ângulos de uma única trama e da qual a faz se tornar cada vez mais rica na medida em que o filme avança. 

aça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Cine Especial: BOGART & BACALL - 'Paixões em Fúria'

John Huston pegou gosto ao trabalhar com Humphrey Bogart em "Relíquia Macabra" (1941) e, portanto, não demoraria muito para que ambos trabalhassem juntos novamente. Vieram então "Garras Amarelas" (1942), "O Tesouro de Sierra Madre" (1948) e "Uma Aventura na África" (1951). Embora esses sejam os títulos mais lembrados é preciso destacar "Paixões em Fúria" (1948), do qual possui uma grande carga de tensão psicológica dentro da trama.

A história é sobre Frank McCloud (Humphrey Bogart), que viaja para um velho hotel em Key Largo, na Flórida, para honrar a memória do seu amigo que foi morto em sua unidade durante a Segunda Guerra Mundial. A viúva do seu amigo, Nora Temple (Lauren Bacall), e o pai do soldado, James Temple (Lionel Barrymore), são responsáveis pelo hotel e o recebem calorosamente, mas os três acabam reféns de uma gangue de marginais liderada por Johnny Rocco (Edward G. Robinson), que espera a passagem de um furacão.

Em uma entrevista com Christopher Nolan, Quentin Tarantino disse que "Paixões em Fúria" foi uma inspiração para seu filme "Os Oito Odiados" (2015). Assistindo agora esse clássico percebo que realmente ele serviu de grande fonte de inspiração para que Tarantino criasse o seu faroeste e não me surpreenderia também se caso tenha servido de modelo para outros cineastas. Baseado em uma peça de teatro, boa parte da trama ocorre dentro do hotel, sendo que quanto mais a situação aperta, seja devido a gangue estar no controle, ou pelo fato de um furacão do lado de fora estar devastando tudo pelo caminho.

Vale destacar que esse foi o quarto e último filme que o casal Humphrey Bogart e Lauren Bacall trabalhariam juntos, pois embora continuassem casados na vida real cada um seguiu os seus próprios projetos ao longo dos anos, até que, infelizmente o ator veria a falecer aos 57 anos devido ao câncer no pulmão. Bacall continuaria firme e forte nos seus trabalhos e vindo somente a falecer em 2014 aos 89 anos. Neste filme, embora estejam bem em seus respectivos papeis, pode-se dizer que ambos juntos possuem menos cenas marcantes se formos comparar aos outros longas que haviam trabalhado, mas isso não diminuiu o impacto da obra como um todo.

Quem rouba a cena do filme é realmente Edward G. Robinson, ator romeno que começou a carreira já nos anos em que o cinema estava em transição entre o cinema mudo para o falado. Se destacou em papeis em que os seus personagens eram rudes e, por vezes, chefe de gangues e dentre eles se destaca "A Alma do Lobo" (1931), onde ele interpretava o mafioso Enrico Bandello. Aqui, o seu personagem é ainda mais complexo do que foi apresentado no último filme citado, sendo que ele possui uma fúria contida, mas da qual pode explodir a qualquer momento e revelando um grande desempenho.

O filme se destaca também pela presença da atriz Claire Trevor, que aqui interpreta uma ex cantora e agora amante do vilão e que aqui ela rouba a cena em que ela é forçada a cantar. Essa que é uma das cenas mais impactantes do filme, o diretor John Huston informou Claire Trevor que eles gravariam sua música naquele dia. Trevor não era uma cantora treinada e ainda não tinha ensaiado a canção. Ela também se sentiu intimidada pelos atores famosos sentados diante dela. O resultado foi uma versão hesitante, nervosa e desconfortável, exatamente o que Huston queria e sendo o suficiente para que ela levasse o Oscar de melhor atriz secundário na premiação de 1949.

O filme ganha ainda mais a nossa atenção principalmente pelo fato de que a cada minuto a tempestade lá fora piora, assim como os ânimos dos protagonistas. Curiosamente, o filme me lembrou também do clássico "Floresta Petrificada" (1936) estrelado por Bette Davis, o próprio Humphrey Bogart e cuja trama também conta sobre um local isolado e que os bandidos mantêm os personagens como reféns. Porém, é interessante observar que naquele filme Borgart era o próprio bandido, sendo até tão cruel quanto esse defendido por Edward G. Robinson e não me surpreenderia se o personagem teria servido de inspiração para o ator romeno.

O final possui minutos até mesmo reconfortante para aqueles que esperam um refresco após momentos de grande tensão. Porém, o arco final se destaca ao se tornar também claustrofóbico e cujo ápice dos eventos ocorrem dentro de um barco em que o personagem Edward G. Robinson tenta fugir com o seu contrabando. Ponto para John Huston ao filmar momentos em que sintetiza todo um clima sufocante e até mesmo indefinido com relação ao destino real dos personagens.

"Paixões em Fúria" é um filme de suspense incrível e que serviria de modelo para outros filmes que viriam a se tornarem também ótimos clássicos. 

Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (15/12/23)

 Godzilla Minus One

Sinopse: Devastado pela guerra, o Japão enfrenta uma nova crise na forma de um monstro gigante, o Godzilla.


Tá Escrito

Sinopse: Alice (Larissa Manoela) acha que os astros erraram com ela, até que um dia ela recebe um livro em branco, apenas com instruções que prometem que qualquer previsão astrológica escrita naquelas páginas se concretizará. Com o poder de influenciar a todos com as previsões que agora ela tem acesso, Alice se torna um fenômeno online, mas também deixa o mundo ao seu redor de cabeça para baixo! Classificação indicativa 12 Anos. Contém conteúdo sexual, drogas lícitas, violência.



A Maldição do Queen Mary

Sinopse: icônico navio Queen Mary foi frequentado por gerações de ricos e famosos, mas seu legado notável esconde segredos violentos. No terror A MALDIÇÃO DO QUEEN MARY, quando Anne (Alice Eve), seu marido e o filho Lukas embarcam no navio, uma série de eventos aterrorizantes entrelaçam a família com o passado sombrio do Queen Mary. Para salvar seu filho, Anne vai precisar desvendar os mistérios do navio mais assombrado do mundo. Classificação indicativa 16 Anos. Contém drogas lícitas, linguagem imprópria, violência extrema.



Uma Carta Para Papai Noel

Sinopse: Jonas e as crianças de uma casa de acolhimento não ganham presentes no Natal. Preocupado com Papai Noel, Jonas escreve uma carta para ele. Ao ler a carta, Noel se emociona. Ele então se disfarça de Leon, o Conserta-Tudo e junto com sua amada Maria Noel e a ajudante Tata, parte para investigar este mistério. Nessa jornada, Papai Noel, Jonas e as crianças vão descobrir o verdadeiro significado do Natal. Classificação indicativa Livre.

Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 14 A 20 DE DEZEMBRO DE 2023

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

Puan

Nossa próxima cinesemana destaca a estreia do longa gaúcho UMA CARTA PARA PAPAI NOEL, uma fábula sobre o verdadeiro espírito natalino dirigida por Gustavo Spolidoro. Também destacamos em nossas salas o filme japonês MONSTER, mais um sucesso premiado do diretor Hirokazu Kore-eda.

Para os apreciadores de cinema francês, estão em cartaz dois filmes que estiveram na recente programação do Festival Varilux: CULPA E DESEJO, de Catherine Breillart, e ALMAS GÊMEAS, de André Téchiné. E o cinema argentino tem mais um representante que caiu nas graças do público: é o longa PUAN, da dupla María Alché e Benjamín Naishtat.

Aproveitem para se despedir de TIA VIRGINIA, o premiado longa de Fabi Meira, que entra em sua última semana de exibição.


Confira nossa programação completa e o portal do cinema gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


14h45 – MONSTER Assista o trailer aqui.

(Kaibutsu - Japão, 2023, 125min). Direção de Hirokazu Kore-eda, com Ando Sakura, Soya Kurokawa, Eita Nagayama. Imovision, 12 anos. Drama.

Sinopse: Uma mãe percebe que seu filho está se comportando de maneira estranha e tenta descobrir os motivos. Pelo relato do menino, tudo indica que um dos seus professores é o responsável. A mãe vai à escola e exige uma explicação – enquanto isso, a verdade começa a surgir junto com as versões de todos os envolvidos. O filme foi o vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes em 2023.


17h15 – TIA VIRGÍNIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 100min). Direção de Fabio Meira, com Vera Holtz, Arlete Salles, Louise Cardoso, Antonio Pitanga, Vera Valdez. Elo Studios, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Virgínia nunca se casou, não teve filhos e foi convencida pelas irmãs a cuidar dos pais. No primeiro Natal depois da morte do pai, com a mãe dependente de cuidados, Virginia reencontra suas irmãs. Enquanto preparam a ceia, os afetos e os ressentimentos dão o tom das conversas entre Virginia, Vanda e Valquiria. Inspirado nas memórias do próprio diretor, o filme ganhou seis Kikitos no Festival de Gramado, incluindo melhor filme pelo Júri da Crítica, melhor atriz para Vera Holtz e melhor roteiro.


19h15 – MONSTER

(Kaibutsu - Japão, 2023, 125min). Direção de Hirokazu Kore-eda, com Ando Sakura, Soya Kurokawa, Eita Nagayama. Imovision, 12 anos. Drama.

Sinopse: Uma mãe percebe que seu filho está se comportando de maneira estranha e tenta descobrir os motivos. Pelo relato do menino, tudo indica que um dos seus professores é o responsável. A mãe vai à escola e exige uma explicação – enquanto isso, a verdade começa a surgir junto com as versões de todos os envolvidos. O filme foi o vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes em 2023.


(NÃO HAVERÁ SESSÃO NA SEXTA, DIA 15)


SEXTA, DIA 15, ÀS 19h30

ANIMATECA

Exibição dos primeiros curtas da Otto Desenhos Animados, que passaram por um processo de remasterização.


SALA EDUARDO HIRTZ


15h – UMA CARTA PARA PAPAI NOEL Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 100min). Direção de Gustavo Spolidoro, com José Rubens Chachá, Caetano Rostro Gomes, Totia Meirelles. Pandora Filmes, Livre. Comédia dramática

Sinopse: Depois de entregar presentes pelo mundo afora, Papai Noel entra em crise: o bom velhinho acha que as crianças não se interessam mais por ele e só pensam no que vão ganhar no Natal. Mas um menino órfão, chamado Johan, que nunca ganhou presentes, vai ajudar o Papai Noel a ressignificar o verdadeiro sentido do Natal.


17h – ALMAS GÊMEAS Assista o trailer aqui.

(Les âmes soeurs - França, 2023, 100min). Direção de André Téchiné, com Noémie Merlant e Benjamin Voisi. Zeta Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Após um ataque contra seu comboio militar no Mali, o tenente francês David Faber é trazido de volta à França para se recuperar. Profundamente queimado e com amnésia severa, ele passa meses em recuperação, sob a vigilância de sua devotada irmã Jeanne. Mas à medida que o tempo passa, David não parece muito disposto a se reconciliar com quem era. O filme fez parte da programação do Festival Varilux de Cinema Francês.


19h – PUAN Assista o trailer aqui.

(Argentina, 2023, 105min). Direção de María Alché e Benjamín Naishtat, com Marcelo Subiotto, Leonardo Sbaraglia, Julieta Zylberberg. Vitrine Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Marcelo é professor de Filosofia e acredita que será promovido depois da morte de seu chefe na Universidade Pública de Buenos Aires. Mas a situação muda com a chegada de Rafael, que volta da Europa disposto a brigar pelo cargo. Marcelo, então, tenta provar que merece a promoção, enquanto vê sua vida e o país entrarem em uma espiral de caos. Com público de mais de 100 mil espectadores na Argentina, “Puan” ganhou o prêmio de melhor roteiro no festival de San Sebastian.


SALA NORBERTO LUBISCO


14h30 – SOFTIE Assista o trailer aqui.

(Petite Nature - França, 2021, 93min). Direção de Samuel Theis, com Aliocha Reinert, Antoine Reinartz. Pandora Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Johnny tem 10 anos e demonstra muita maturidade para lidar com seus problemas familiares – ele vive com a mãe e mais dois irmãos em um conjunto habitacional no norte da França. Mas é nas aulas de Adamski, um professor novato na escola, que Johnny terá o incentivo necessário para descobrir seu lugar no mundo. O filme é baseado na própria história do diretor, premiado por “Party Girl” (2014).


16h30 – CULPA E DESEJO Assista o trailer aqui.

(L’été dernier – 2023, 105min). Direção de Catherine Breillat, com Léa Drucker, Samuel Kircher, Olivier Rabourdin. Synapse Filmes, Drama, 16 anos.

Sinopse: Anne é uma renomada advogada especializada em violência sexual contra menores. Ao conhecer o filho de 17 anos de seu atual parceiro, ela inicia um relacionamento com ele. Ao fazê-lo, corre o risco de pôr em risco a sua carreira e desmembrar a sua família.


18h45 – HOW TO HAVE SEX Assista o trailer aqui.

(Reino Unido/Grécia, 2023, 92min). Direção de Molly Manning Walker, com Mia McKenna-Bruce, Shaun Thomas, Lara Peake. Mubi/O2 Play, 16 anos. Drama.

Sinopse: Três adolescentes britânicas passam um feriado juntas em uma praia da Grécia, onde diversão parece ser a palavra-chave. Mas entre festas, bebedeiras e flertes, as amigas vão experimentar alguns momentos desafiadores sobre as complexidades do sexo, do consentimento e da autodescoberta. Longa de estreia da diretora, o filme foi o vencedor da mostra Um Certo Olhar no último Festival de Cannes.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim