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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 14 A 20 DE SETEMBRO

 ESTREIA:

A ILHA DOS ILUS

Brasil/animação/80 min.

Direção: Paulo Miranda

Sinopse: Pocó está pronto para nascer e viver o melhor dia da sua vida de cachorro! Porém, é enviado para uma família errada obrigando ele a voltar para a Ilha dos Ilús, local mítico onde todos os animais vivem antes de nascerem. Inconformado, Pocó quer conhecer sua verdadeira família, mesmo que, para isso, precise descobrir a todo custo uma passagem secreta, que somente Rinco, o líder do clã dos animais rejeitados, sabe encontrar. Sua melhor amiga Oli o ajuda nessa jornada, mesmo Pocó nem imaginando que ela é uma espiã da Gakra, uma réptil maligna que pretende invadir a ilha e sacudir com todo o reino animal.


EM CARTAZ:

ANGELA

Brasil/ Drama/ 2023/ 104min.

Direção: Hugo Prata

Sinopse: Após uma tumultuada separação e ter que ceder a guarda dos seus três filhos, a famosa socialite Ângela Diniz conhece raul e acredita ter encontrado alguém que ama seu espírito livre tanto quanto quanto ela.A atração avassaladora fez o casal largar tudo e viver o sonho de reconstruir suas vidas na casa de praia. Mas a vida tranquila rapidamente se transforma quando raul começa a se mostrar um homem agressivo, violento e controlador. A relação declina para o abuso e a violência, dando origem a um dos casos de assassinato mais famosos de todos os tempos no Brasil.

Elenco: Isis Valverde, Gabriel Braga Nunes, Alice Carvalho, Emilio Orciollo Netto, Bianca Bin,carolina Manica, Gustavo Machado e Chris Couto.


RETRATOS FANTASMAS

Brasil/Documentário/2022/ 93min.

Direção: Kleber Mendonça Filho

Sinopse: O filme tem o centro da cidade do Recife como personagem principal, sendo um espaço histórico e humano, revisitado através dos grandes cinemas que serviram como espaços de convívio durante o século XX. Foram lugares de sonho e de indústria, e a relação das pessoas com esse universo é um marcador de tempo para as mudanças dos costumes em sociedade.



HORÁRIOS CINEBANCÁRIOS 14 A 20 DE SETEMBRO (não há sessões nas segundas-feiras):

15h: A ILHA DOS ILUS

17h:  RETRATOS FANTASMAS

19h: ANGELA


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00.Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.


ATENÇÃO: NAS QUINTAS-FEIRAS TODOS PAGAM MEIA ENTRADA EM TODAS AS SESSÕES!

CINEBANCÁRIOS :Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email:cinebancarios@sindbancarios.org.br


 

C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405

Cine Especial: Clube de Cinema - 'Passagens'

Nota: Filme exibido para os associados no último sábado (9/09/23). 

Sinopse: O casamento de um casal gay entra em crise quando um deles impulsivamente começa um caso. 

Um diretor autoral, por vezes, é um perfeccionista que deseja a todo custo que o seu filme se torne perfeito, mas nem que para isso torne a vida dos intérpretes em um verdadeiro inferno. O clássico "Blade Runner" (1982) é um caso em que houve muitas lendas nos bastidores, onde o realizador Ridley Scott não excitava em repetir a mesma cena diversas vezes e testando a paciência de astros como Harrison Ford. "Passagens" (2023) é um retrato fictício de um cineasta obsessivo, não somente pelo seu trabalho, como também nos seus relacionamentos amorosos e do qual ele busca um equilíbrio, por vezes, impossível.  

Dirigido por Ira Sachs, o filme começa no último dia de filmagem em Paris de um filme, onde o diretor de cinema Tomas (Franz Rogowski) dorme com uma mulher - e conta com orgulho ao marido. A novidade de estar com uma mulher é uma excitante experiência, que ele está ansioso para explorar, apesar de seu casamento com Martin (Ben Whishaw). Depois de finalizar seu último projeto, o cineasta impulsivamente começa um caso de amor tórrido com a jovem professora, Agathe (Adèle Exarchopoulos). Porém, uma relação apaixonada, ciumenta e narcisista se desenrola entre Tomas, Agathe e Martin. E quando Martin inicia seu próprio caso, o instável tomas volta sua atenção para o marido. 

Antes de mais nada é preciso dizer que o filme pertence como um todo ao ator Franz Rogowski, já que ele constrói para o seu personagem Tomas um ser mesquinho, pretencioso e acima de tudo controlador. Se no início da trama ele apresenta esses pontos através do seu projeto cinematográfico, em termos de relacionamento não é muito diferente, já que ele não aceita que o mesmo esfrie e iniciando algo de diferente para revitaliza-lo. Não há como negar que a química entre ele e Adele Exarchopoulos é perfeita no primeiro ato da trama, sendo que é verossímil o momento que eles se entregam a tórridas cenas de sexos e das quais atriz já está mais do que acostumada desde o ótimo "Azul é a Cor mais Quente" (2013). 

O sexo, por sua vez, é o catalizador que gera o conflito, já que ele se torna morno entre o casal Tomas e Martin e fazendo que ambos gerem caminhos diferentes. Porém, uma vez afastados isso se cria um laço para que ambos voltem a qualquer momento, mas gerando um clima destrutível, como se a qualquer momento eles se machucassem neste jogo de desejo. Vale destacar que Ben Whishaw se sai bem ao interpretar uma pessoa que busca administrar e compreender os sentimentos do seu parceiro, sendo que esse último também não sabe o que realmente procura em alguns momentos.  

Logicamente o filme vem em um período em que relacionamentos atuais do mundo real se encontram cada vez mais indefinidos, onde as pessoas procuram mais pela sua independência ao invés de construir uma família e que dá qual poderá futuramente se deteriorar. No caso de tomas ele busca sempre em velocidade constante o desejo de realizar algo que não condiz com os desejos do seu próximo e fazendo com que se torne uma pessoa doentia pelo olhar dos demais e correndo o risco de ficar isolado e sem saber para onde ir. Neste último caso, o protagonista parece buscar obter as suas próprias raízes e ignorar as verdadeiras de onde ele realmente veio e fazendo com que a cena final com relação ao seu destino se torne em aberto, pois a sua obsessão pela perfeição gerou destruição no ponto onde poderia gerar bons frutos.  

"Passagens" fala sobre a obsessão de pessoas que buscam a perfeição nos relacionamentos, mas se chocando com o fato de que o mundo real jamais será perfeito. 

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quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEMATECA CAPITÓLIO 14 a 20 de setembro de 2023

MOSTRA ECOFALANTE

Entre os dias 14 e 20 de setembro, a Cinemateca Capitólio recebe a itinerância da 12ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema, considerada como o mais importante evento audiovisual da América do Sul dedicado às temáticas socioambientais. A abertura ocorre na quinta-feira, 14/09, às 19h. Na ocasião, será exibido o filme “A Invenção do Outro”, de Bruno Jorge, último vencedor do Festival de Cinema de Brasília. Entrada franca.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/6595/mostra-ecofalante/


REPRISES DE OS PÁSSAROS

A Cinemateca Capitólio apresenta duas reprises de Os Pássaros, obra-prima de Alfred Hitchcock, nos dias 14 (17h) e 20 (15h) de setembro. O valor do ingresso é R$ 10,00.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/6592/os-passaros/


MIRANTE E O ACIDENTE EM CARTAZ

Mirante, de Rodrigo John, e O Acidente, de Bruno Carboni, duas produções do RS que colecionam elogios da imprensa especializada, ganham mais uma semana de exibições na Cinemateca Capitólio. O valor do ingresso é R$ 16,00.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/6565/o-acidente-2/ e http://www.capitolio.org.br/eventos/6569/mirante-2/


GRADE DE HORÁRIOS

14 a 20 de setembro de 2023


14 de setembro (quinta-feira)

15h – O Acidente

17h – Os Pássaros

19h – A Invenção do Outro

15 de setembro (sexta-feira)


15h – O Acidente

16h30 – Mirante

18h – Águas do Pastaza

19h15 – Lixo Fora do Lugar


16 de setembro (sábado)

15h – Sessão de Curtas Ecofalante

16h30 – Mulheres na Conservação

17h30 – Exu e o Universo

19h – Sessão AAMICCA: I Heard it Through the Grapevine


17 de setembro (domingo)

15h – A Viagem do Príncipe

16h30 – Eu, Sua Mãe

18h – Filhos do Katrina

19h30 – Escute, a Terra foi Rasgada


19 de setembro (terça)

15h – O Acidente

17h30 – Mirante

18h – Amianto: Crônica de um Desastre Anunciado

19h40 – O Sonho Americano e Outros Contos de Fada


20 de setembro (quarta)

15h – Os Pássaros

18h – Vento na Fronteira

19h30 – Aquí en la Frontera

terça-feira, 12 de setembro de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - 'Lobo e Cão'

Sinopse: Ana, que nasceu em São Miguel - uma ilha no meio do Oceano Atlântico marcada pela religião e pelas tradições - é a filha do meio de três irmãos que vivem com a mãe e a avó. Ana percebeu desde muito cedo que as garotas têm tarefas distintas dos rapazes. 

A transição da adolescência para a fase adulta requer para o jovem certa paciência e saber transitar para uma nova realidade, mas cuja mesma pode ser um tanto que dolorida. A situação se torna ainda mais complexa quando o jovem se encontra isolado em um ponto do mundo, onde fica preso em suas raízes, mas não escondendo o desejo de dar o seu voo mais alto. "Lobo e Cão" (2023) falam sobre uma juventude isolada do mundo, mas que não escondem os seus instintos interiores e tendo o desejo de explorar um mundo, por vezes, desconhecido.

Dirigido por Claudia Varejão, a trama conta a história da jovem Ana, que nasceu em São Miguel, uma ilha portuguesa no meio do Oceano Atlântico que é marcada pela religião e pelas tradições. Ela é a filha do meio de três irmãos que vivem com a mãe e a avó. Ana percebeu cedo que as garotas têm tarefas distintas dos rapazes. Seu melhor amigo é Luís, um jovem queer que gosta tanto de vestidos quanto de calças e, junto com ele, Ana questiona o mundo que lhe foi prometido.

Depois de documentários premiados, este é o primeiro longa de ficção da cineasta Cláudia Varejão e recebeu o prêmio de melhor filme da Mostra Jornada dos Autores, do Festival de Veneza. Por conta do seu passado de documentarista nota-se que existe uma espécie de transição entre o lado documental e ficção no decorrer do longa, já que a cineasta faz questão de nos passar um alto grau de verossimilhança e para que assim nos possa passar a verdadeira realidade daquele local. Há uma questão acentuada com relação a religião, mas da qual a mesma convive com os ventos da mudança, que vai desde ao comportamento da nova geração, como também trabalhos, por vezes, ilícitos que ocorrem na região.  

Curiosamente, embora a religião possa parecer a palavra dominante, a mesma não consegue conter os desejos dessa geração atual que deseja ser como eles realmente são e fazendo com que os atritos não se tornem corriqueiros, mas tendo os olhares preconceituosos na surdina. Uma vez que esses olhares transbordam eles não são fortes os suficientes para sufocá-los, pois a maioria se encontra em defesa daquele que foi oprimido e cuja uma cena posterior a essa, onde todos se dirigem ao lado do mesmo, sintetiza muito bem isso. Essas sequências talvez sirvam de representação do que realmente acontece em Portugal, onde os novos tempos de lá não podem mais ser contidos, mas não significa que não possa viver em harmonia com o que já existia no passado.

O protagonismo, portanto, pertencem a dois jovens, Ana e Luís, que convivem com os estudos e trabalho do dia a dia, porém, ficam se questionando sobre o que tem de melhor com relação a vida. Ana, por exemplo, transita entre a fidelidade com a sua família com a sensação de que precisa fazer alguma coisa na vida, sendo que o navio onde ela começa a trabalhar seja o ponta pé inicial para quebrar as barreiras que ainda contém a mesma naquele lugar. Uma vez que ela se apaixona por uma jovem canadense se tem início da quebra da barreira e fazendo com que ela possa conviver com as suas próprias mudanças.

O filme, portanto, fala sobre uma realidade em que é preciso aceitar as diferenças dos próximos, mas que consiga conviver com as velhas tradições que mantém a história de um povo. Por outro lado, há o dever de se combater a violência mesmo quando a mesma se encontre contida, mas que é preciso evitá-la para que ela jamais aconteça. Cabe o diálogo entre os dois lados da moeda, para que assim jamais ocorra nenhuma tragédia.

"Lobo e Cão" falam sobre mudanças, transições e sobre como uma sociedade, por vezes conservadora, que possa conviver com uma geração que deseja colocar para fora sobre o que realmente são. 



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Cine Dica: Em Cartaz - 'Mirante'

 Sinopse: Moradores de Porto Alegre tentam levar suas vidas, enquanto o Brasil passa por uma virada histórica - o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Nas janelas de um apartamento no centro da cidade, o lado de fora e o de dentro se sobrepõem.   

Se formos rever hoje em dia o clássico "Janela Indiscreta" (1954) do mestre Alfred Hitchcock podemos interpretá-lo como uma espécie de prelúdio do que o voyeurismo se tornaria hoje. Em tempos de realty shows e redes sociais em que todos se encontram conectados um com outro e gerando assim uma obsessão em observar o seu próximo, constatamos quase sempre uma pequena história a ser contada, mesmo com a perda cada vez mais forte da privacidade hoje em dia. O documentário "Mirante" (2018) revela um olhar pessoal do dia a dia do centro da capital gaúcha e que nos conta conhecidas histórias por outra perspectiva.

Dirigido por Rodrigo John, o documentário nos mostra o mesmo desenvolvendo o costume de admirar as pessoas desconhecidas que passam pelas ruas do centro de Porto Alegre, através da janela de sua casa. No entanto, transformações na política brasileira fazem com que antigas feridas sejam reabertas e os moradores de Porto Alegre tentam levar suas vidas, enquanto o Brasil passa por diversas histórias.

O filme não possui uma trama linear, sendo que a única coisa que serve de linha narrativa é constatarmos que há alguém na janela, por vezes com a sua namorada, e que fica observando os acontecimentos nas ruas da cidade, além de situações vistas em outras janelas ao redor. Curiosamente, há algo bastante interessante a ser constatado, pelo fato de vermos a divisão de classes no decorrer do documentário, onde testemunhamos tanto uma pessoa de boa fortuna cruzar a rua, como também um morador de rua cruzar o mesmo local e usando o que tem em mãos para sobreviver em seu dia a dia. O resultado é um mosaico de informações, que vai desde os costumes de cada um, como também sintetizar a enorme divisão invisível que separa as pessoas no tempo atual.

Tecnicamente o filme é simples, porém, bastante eficaz com relação ao tempo, pois o documentário avança entre horas, dias, mês e anos, onde presenciamos na maioria das vezes o mesmo local, mas do qual o mesmo vai mudando gradualmente. Ao utilizar o efeito stop motion e do time lapse, o filme rapidamente me lembrou do clássico "A Máquina do Tempo" (1960), onde vemos o protagonista usando a sua tecnologia enquanto testemunha determinado cenário mudar gradualmente na medida em que o tempo avança. Aqui a situação não é diferente, pois o próprio cinema é uma máquina do tempo em que voltamos ao passado e presente através da imagem e o documentário se torna ainda mais rico quando pensamos nesta linha de raciocínio.

Pelo fato de os eventos vistos na tela acontecerem a partir de 2013, é curioso observamos o início dos protestos estudantis que começaram naquela época, da qual se tornou uma imensa bola de neve, gerando assim o golpe e impeachment da presidenta Dilma Rousseff e desencadeando o início de um fascismo que perdura até nos dias de hoje com a imagem de Jair Bolsonaro. Por conta disso, as imagens onde vemos a divisão de classes se torna ainda mais acentuada e fazendo desencadear ainda novas mudanças naquelas ruas e prédios na medida em que a trama avança. Ao final, ao constatarmos uma parte de que um determinado prédio que desmoronou, concluímos que o documentário nos passa a ideia de recomeçar tudo de novo, não somente com aquele ponto significativo da cidade, como também dos próprios rumos do país como um todo.

"Mirante" é marcante ao nos levar em eventos e situações através de uma perspectiva pessoal e cujo tempo constrói e destrói tudo  a todo o instante. 


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sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Cine Especial: Conhecendo 'Demência 13'

Sinopse: O casal Haloran cumpre anualmente, um sinistro ritual: o de celebrar, na Irlanda, a memória de Kethleen, sua filha morta. Naquele ano, no entanto, um assassino está à solta nas imediações do castelo Haloran, levando a cabo uma terrível carnificina. 

Quando se pensa em Roger Corman logo vem a mente filmes independentes, baratos, com grande retorno financeiro e cuja a era de ouro foi de tempos do estúdio American Internacional Pictures. Ao longo dos seus mais de noventa anos de vida, o produtor, diretor e roteirista foi responsável em apresentar ao mundo diretores que hoje são apontados como grandes realizadores autorais. Um desses casos por exemplo se encontra Francis Ford Coppola.

Foi Corman que viu naquele jovem diretor um potencial a ser explorado, mesmo quando muitos pensavam ao contrário. Por conta disso ele o convidou para dirigir "Demência 13" (1963), um filme de suspense psicológico e com pitadas de horror quase ao extremo. Um pequeno filme realizado por dois grandes realizadores do cinema, mas do que se trata a obra?

Para começar, entre o final dos anos 50 e início dos anos 60, Roger Corman estava investindo pesado em filmes baseado nas obras de Edgar Allan Poe e dos quais consagrou astros como Vincet Price e revitalizando carreiras como de Boris.Karloff A maioria desses filmes se passava em casas misteriosas, sombrias e das quais escondiam segredos, por vezes, diabólicos. "Demência 13", por sua vez, não é baseado em nenhum desses contos, mas seguindo a tendencia que o realizador estava abraçando.

Curiosamente, a obra transita entre o teor sobrenatural, mas que se sobressai através do terror psicológico e cuja proposta estava forte na época principalmente após o estrondoso sucesso de "Psicose" (1960) do mestre Alfred Hitchcock. Há, por exemplo certa familiaridade entre as duas tramas, já que a protagonista aqui, interpretada pela atriz Luana Anders não demora muito em cena e logo é assassinada e despertando em nós a dúvida sobre quem é o assassino e o que há por detrás da misteriosa morte de uma jovem menina do passado.

Com fortíssima fotografia em preto e branco, o visual do filme me lembrou também bastante o clássico "Os Inocentes" (1961), que era baseado no clássico literário "A Volta do Parafuso" e que também a trama se passava em uma mansão gótica. Em ambos os casos, por exemplo, se fica a pergunta se os eventos que ocorrem são realmente sobrenaturais ou se tudo não passa de uma mente perturbada. No caso de "Demência 13" há explicações mais plausíveis, o que talvez seja justamente o seu ponto falho, pois se deixasse a conclusão em aberto teria um peso maior para dizer o mínimo.

Apesar desse detalhe o filme merece ser redescoberto para uma nova geração de cinéfilos, principalmente para aqueles que estudam sobre Roger Corman e que tem a curiosidade de conhecer umas das primeiras obras dirigidas por Francis Ford Coppola. Destaco também um elenco de peso, mesmo que para muitos eles possam ser desconhecidos para o grande público. Destaco o ator Patrick Magee, que aqui interpretada um misterioso psiquiatra e que é mais conhecido mundialmente por ter sido uma das vítimas do protagonista de "Laranja Mecânica" (1971).

"Demência 13" é um de vários exemplos bem-sucedidos da carreira de Roger Corman e um dos primeiros trabalhos de Francis Ford Coppola e que posteriormente faria história. 


Nota: Em 2019 Roger Corman veio ao Brasil participar do Fantaspoa daquele ano e eu fiz questão de vê-lo pessoalmente na Cinemateca Capitólio. Vale lembrar que neste final de semana haverá um curso sobre Roger Corman, criado pelo Cine Um e ministrado por Marcelo Severo. 

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Cine Dica: Próxima Sessão do Clube de Cinema - 'Passagens'

SESSÃO CLUBE DE CINEMA

evento para associados

Local: Sala Eduardo Hirtz, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana

Data: 09/09/2023, sábado, às 10:15 da manhã


"Passagens" (Passages)

França / Alemanha / EUA, 2023, 92 min, 18 anos

Direção: Ira Sachs

Elenco: Franz Rogowski, Ben Whishaw, Adèle Exarchopoulos

Sinopse: No último dia das filmagens de seu novo longa, o diretor Tomas se encanta com a jovem professora Agathe e dorme com ela. Esta é uma experiência absolutamente nova na vida do cineasta, já que ele é casado há 15 anos com Martin. À medida que os dias passam, a relação entre os três se intensifica e os sentimentos afloram num misto de paixão e narcisismo.


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