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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Cine Dica: Mostra Quanto Mais Quente Melhor (12 a 27 de fevereiro)

CALOR E DESEJO EM DESTAQUE NA MOSTRA QUANTO MAIS QUENTE MELHOR
 
O verão mais intenso da história de Porto Alegre é a inspiração para a nova programação da Cinemateca CapitólioPetrobras. A mostra Quanto Mais Quente Melhor apresenta a partir de 12 de fevereiro uma seleção de quinze filmes que transbordam calor, suor e desejo.

Entre os destaques da programação, exibição em 35mm do clássico A Lei do Desejo, uma das grandes histórias de amor louco de Pedro Almodóvar, e de Houve uma Vez Dois Verões, primeiro longa-metragem de ficção de Jorge Furtado; e a primeira sessão em Porto Alegre de Eternamente Sua, o filme que colocou o nome do tailandês Apichatpong Weerasethakul no mapa do cinema mundial.

As sessões comentadas também são atrações da programação. Clara Corleone Juliana Costa, apresentadoras do programa de rádio Todas as Mulheres do Mundo, debatem a obra-prima erótica O Pecado Mora ao Lado, de Billy Wilder (19/2, 20h). Decameron, uma das célebres obras da trilogia da vida de Pier Paolo Pasolini, será comentada pela pesquisadora Fatimarlei Lunardelli (26/02, 19h30). Outras sessões comentadas ainda serão divulgadas.

A diversidade marca a seleção da mostra: o calor psicodélico das rochas australianas de Piquenique na Montanha Misteriosa, de Peter Weir, encontra o verão escaldante de Spike Lee no político Faça a Coisa Certa; as picardias estudantis dos Jovens, Loucos e Rebeldes, de Richard Linklater, encontram a fuga amorosa sensualíssima deMonika e o Desejo, do mestre sueco Ingmar Bergman.

Filmes de grandes gênios franceses, Um Dia no Campo, de Jean Renoir e Conto de Verão, de Eric Rohmer, apresentam variações instigantes sobre a arte da paquera e dos jogos amorosos. Ainda na França, novas perspectivas sobre a masculinidade são apresentadas em dois calorosos longas contemporâneos: Um Estranho no Lago, de Alain Guiraudie, que entra em cartaz com sessões regulares, pela primeira vez em DCP em Porto Alegre, e Bom Trabalho, de Claire Denis.  

Duas obras raras e essenciais brasileiras completam a programação: o pioneiro Aitaré da Praia, de Gentil Roiz, um dos marcos do Ciclo de Recife da década de 1920; e Antes, o Verão, de Gerson Tavares, adaptação do romance homônimo de Carlos Heitor Cony estrelada por Jardel Filho e Norma Bengell.

A mostra tem o apoio da MPLC, da Cinemateca da Embaixada da França e do Institut Français, da Versátil Filmes, do CTAV, Tela Brasilis e Imagem-Tempo.

Cinemateca Capitólio Petrobras conta, em 2019, com o projeto Cinemateca Capitólio Petrobras - programação especial 2019 aprovado na Lei Rouanet/Governo Federal, que será realizado pela FUNDACINE - Fundação Cinema RS e possui patrocínio master da PETROBRAS. O projeto contém 26 diferentes atividades entre mostras, sessões noturnas e de cinema acessível, master classes e exposições.

INGRESSOS (estudantes e idosos pagam meia entrada)
MOSTRA QUANTO MAIS QUENTE MELHOR (R$ 10,00)
* UM ESTRANHO NO LAGO (R$ 16,00)
ESTAÇÃO DO DIABO (R$ 16,00)
A MATA NEGRA (R$ 16,00)
*AITARÉ DA PRAIA (entrada franca)
* UM DIA NO CAMPO (entrada franca)

FILMES

AITARÉ DA PRAIA
Brasil, 1925, 60 minutos, digital
Direção: Gentil Roiz

Aitaré, pescador, namora Cora, uma moça da localidade. Provocado, Aitaré briga com Traíra, amigo de Zeno, um marginal que vive na praia. A família de Cora reprova seu namoro com Aitaré.

UM DIA NO CAMPO
(Partie de Campagne)
França, 1936, 40 minutos, HD
Direção: Jean Renoir

No final do século dezenove, os membros de uma família vão passar um dia no campo. Adaptação de conto de Guy de Maupassant.

MONIKA E O DESEJO
(Sommaren med Monika)
Suécia, 1953, 95 minutos, HD
Direção: Ingmar Bergman

Dois jovens decidem fugir de barco para uma ilha e passar algumas semanas juntos.

O PECADO MORA AO LADO
(The Seven Year Itch)
Estados Unidos, 1955, 105 minutos, HD
Direção: Billy Wilder

Richard Sherman é um editor de livros que se sente "solteiro" quando a mulher e o filho viajam em férias. Ele começa a ficar cheio de idéias quando uma bela e sensual jovem, que é modelo e sonha ser atriz, torna-se a sua vizinha.

ANTES, O VERÃO
Brasil, 1968, 80 minutos, digital
Direção: Gerson Tavares

Um homem na faixa dos 40 anos constrói uma casa de veraneio em Cabo Frio, no Rio de Janeiro. Casado com uma bela mulher, pai de dois filhos e bem sucedido na carreira, a casa é um símbolo de suas conquistas pessoais. Mas na medida em que o vento, o sal e a areia ameaçam invadir as brechas da casa, seu casamento começa a ruir. E como um mau agouro, um misterioso assassinato ocorre nas redondezas.

DECAMERON
(Il Decameron)
Itália, 1971, 112 minutos, HD
Direção: Pier Paolo Pasolini

Coletânea de nove contos do Decameron de Giovanni Boccaccio: um jovem rico é duplamente enganado; um rapaz finge ser surdo-mudo para conseguir emprego como jardineiro num convento; uma mulher tenta esconder seu amante quando o marido chega mais cedo em casa; um malandro engana um padre em seu leito de morte; irmãos que querem se vingar do amante da sua irmã; um padre astuto tenta seduzir a mulher de seu amigo; dois pilotos com medo do inferno; uma jovem dorme no telhado para encontrar o namorado à noite e um pintor em busca de inspiração para criar uma obra de arte.

PIQUENIQUE NA MONTANHA MISTERIOSA
(Picnic at Hanging Rock)
Austrália, 1975, 115 minutos, HD
Direção: Peter Weir

Sábado, 14 de fevereiro de 1900, dia de São Valentim - também conhecido como dia dos namorados. Um colégio exclusivamente feminino da Austrália faz uma excursão a Hanging Rock, onde será realizado um piquenique.

A LEI DO DESEJO
(La Ley del Deseo)
Espanha, 1987, 100 minutos, 35mm
Direção: Pedro Almodóvar

Um diretor de cinema homossexual conhece um belo jovem, e os dois passam a noite juntos. No dia seguinte, está convencido de que foi um encontro casual e diz ainda estar apaixonado por seu namorado. O amante não entende e revela seu lado possessivo.

FAÇA A COISA CERTA
(Do The Right Thing)
Estados Unidos, 1989, 125 minutos, HD
Direção: Spike Lee

Sal, um ítalo-americano, é dono de uma pizzaria em Bedford-Stuyvesant, Brooklyn. No dia mais quente do ano, Buggin'Out, o ativista local, vai até lá para comer uma fatia de pizza e questiona a ausência de pessoas negras na "parede da fama" do local.

JOVENS, LOUCOS E REBELDES
(Dazed and Confused)
Estados Unidos, 1993, 103 minutos, HD
Direção: Richard Linklater

Maio de 1976. Loucura total no último dia de aula em um colégio do Texas. Na ânsia de extravasar ao máximo a juventude irresponsável, futuros calouros e sádicos veteranos aprontam, organizam festas, brigam, transam, se drogam e bebem como se não houvesse amanhã, criando memórias inesquecíveis das quais nenhum deles conseguirá sequer lembrar.

CONTO DE VERÃO
(Conte d'été)
França, 1995, 113 minutos, HD
Direção: Éric Rohmer

Gaspard é um jovem que viaja até o balneário francês de Dinard, na Bretanha. Ele pretende encontrar Lena, por quem está apaixonado. Logo após sua chegada ele conhece Margot, que trabalha como garçonete na creperia de sua tia. Eles logo se tornam amigos e passam a ficar um bom tempo juntos, mas Gaspard sente-se reticente em contar a ela a verdade sobre sua viagem.

BOM TRABALHO
(Beau Travail)
França, 1999, 90 minutos, digital
Direção: Claire Denis

A diversa Legião Estrangeira da França está sendo submetida a um rigoroso treinamento na África. Debaixo do céu azul e claro e no meio do deserto, o sargento Galoup entrega toda sua devoção ao enigmático comandante Bruno. Quando um novo recruta chega, Galoup é consumido pelo ciúme.

HOUVE UMA VEZ DOIS VERÕES
Brasil, 2002, 90 minutos, 35mm
Direção: Jorge Furtado

Chico, adolescente em férias na "maior e pior praia do mundo", encontra Roza num fliperama e se apaixona. Transam na primeira noite, mas ela some. Ao lado de seu amigo Juca, Chico procura Roza pela praia, em vão. Só mais tarde, já de volta a Porto Alegre e às aulas de química orgânica, é que ele vai reencontrá-la. Chico quer conversar sobre "aquela noite", mas Roza conta que está grávida. Até o próximo verão, ela ainda vai entrar e sair muitas vezes da vida dele.

ETERNAMENTE SUA
Tailândia, 2002, 122 minutos, digital
Direção: Apichatpong Weerasethakul

Roong aguarda ansiosamente pelo dia em que poderá voltar para os braços de seu amante Min, um birmanês que vive ilegalmente na Tailândia. Ela paga a senhora Orn para que cuide do homem, enquanto procura um lugar para viverem com paz e tranquilidade. Certa tarde, Min leva Roong para um piquenique na floresta, onde seu caminho cruzará novamente com o da senhora Orn.

UM ESTRANHO NO LAGO
(L'inconnu du Lac)
França, 2013, 100 minutos, DCP
Direção: Alain Guiraudie

Um lago usado como praia nudista é destino de lazer da comunidade homossexual. Um frequentador conhece um novato misterioso no local. É o início de uma perigosa relação amorosa.

GRADE DE HORÁRIOS
12 a 27 de fevereiro de 2019

12 de fevereiro (terça)
14h - Aitaré da Praia
15h10 – Um dia no Campo
16h - Conto de Verão
18h - Jovens, Loucos e Rebeldes
20h - Faça a Coisa Certa

13 de fevereiro (quarta)
14h - Um Dia no Campo
15h – Aitaré da Praia
16h – Antes, o Verão
18h – Bom Trabalho
20h – Piquenique na Montanha Misteriosa

14 de fevereiro (quinta)
14h - A Mata Negra
16h - Estação do Diabo
20h - Monika e o Desejo

15 de fevereiro (sexta)
14h - A Mata Negra
16h - Estação do Diabo
20h - A Lei do Desejo

16 de fevereiro (sábado)
14h - A Mata Negra
16h - Estação do Diabo
20h – Antes, o Verão

17 de fevereiro (domingo)
14h - A Mata Negra
16h - Estação do Diabo
20h – Jovens, Loucos e Rebeldes

19 de fevereiro (terça)
14h - A Mata Negra
16h - Estação do Diabo
20h - O Pecado Mora ao Lado + debate

20 de fevereiro (quarta)
14h - A Mata Negra
16h - Estação do Diabo
20h - Houve uma Vez Dois Verões

21 de fevereiro (quinta)
14h – Bom Trabalho
16h - Um Estranho no Lago
18h – Piquenique na Montanha Misteriosa
20h30 – Divulgação em breve

22 de fevereiro (sexta)
14h - Jovens, Loucos e Rebeldes
16h - Um Estranho no Lago
18h - Monika e o Desejo
20h – Divulgação em breve

23 de fevereiro (sábado)
14h - Aitaré da Praia
15h10 – Um Dia no Campo
16h - Um Estranho no Lago
18h – Divulgação em breve
20h30 – Divulgação em breve

24 de fevereiro (domingo)
14h – A Lei do Desejo
16h - Um Estranho no Lago
18h – Eternamente Sua
20h30 – Divulgação em breve

26 de fevereiro (terça)
14h - Bom Trabalho
16h - Um Estranho no Lago
18h – Antes, o Verão
19h30 - Decameron + debate

27 de fevereiro (quarta)
14h – Monika e o Desejo
16h - Um Estranho no Lago
18h – Faça a Coisa Certa
20h30 – Divulgação em breve

Cine Dica: Estação do Diabo, A Mata Negra, Roma e sessões comentadas (12 a 20 de fevereiro)

FILMES DE LAV DIAZ E RODRIGO ARAGÃO EM CARTAZ
NOVAS SESSÕES ESPECIAIS DE ROMA
SESSÕES COMENTADAS DE HOUVE UMA VEZ DOIS VERÕES, O PECADO MORA AO LADO E TINTA BRUTA
 
Roma

Na quinta-feira, 14 de fevereiro, a Cinemateca Capitólio Petrobras promove duas estreias, Estação do Diabo, a ópera rock do renomado diretor filipino Lav Diaz, e A Mata Negra, produção mais recente de Rodrigo Aragão, um dos principais nomes do cinema fantástico contemporâneo brasileiro. O valor do ingresso é R$ 16,00, com meia entrada para estudantes e idosos.

SESSÕES COMENTADAS DE TINTA BRUTA, O PECADO MORA AO LADO E HOUVE UMA VEZ DOIS VERÕES

Na segunda-feira, 18 de fevereiro, às 19h30, a Cinemateca Capitólio Petrobras realiza mais uma sessão comentada deTinta Bruta, de Filipe Matzembacher e Márcio Reolon.

Na terça-feira, 19 de fevereiro, às 20h, Clara Corleone e Juliana Costa, apresentadoras do programa de rádio Todas as Mulheres do Mundo, debatem a obra-prima erótica O Pecado Mora ao Lado, de Billy Wilder, na Cinemateca CapitólioPetrobras. Na quarta-feira, 20 de fevereiro, às 20h, Jorge Furtado debate seu primeiro longa de ficção, Houve Uma Vez Dois Verões. O valor dos ingressos para as sessões comentadas é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos.  

As sessões especiais de O Pecado Mora ao Lado e Houve Uma Vez Dois Verões fazem parte da mostra Quanto Mais Quente Melhor, que apresenta a partir de 12 de fevereiro uma seleção de quinze filmes que transbordam calor, suor e desejo. Programação completa em: http://www.capitolio.org.br/novidades/2551/mostra-quanto-mais-quente-melhor/

SESSÕES ESPECIAIS DE ROMA

A pedido do público, a Cinemateca Capitólio Petrobras e a Vitrine Filmes apresentam nos dias 22 (20h) e 23 (18h) de fevereiro mais duas sessões de Roma, a obra-prima incontornável de Alfonso Cuarón, que ganhou dez indicações ao Oscar. O valor do ingresso é R$ 16,00, com meia entrada para estudantes e idosos.

Venda de ingressos apenas online nos endereços:

FILMES

ESTAÇÃO DO DIABO
(Ang Panahon ng Halimaw)
um filme de Lav Diaz
234 min., 2018, Filipinas, DCP
Distribuição: Zeta Filmes

No final dos anos 70, uma gangue de policiais controlada por militares aterroriza uma remota aldeia nas Filipinas. O terror infligido aos cidadãos não é apenas corporal, mas também altamente psicológico. As pessoas são constantemente alimentadas com histórias apócrifas sobre o líder da aldeia. Algumas almas lutam, recusando-se a desistir. O poeta, professor e ativista Hugo Haniway procura desesperadamente descobrir a verdade sobre o desaparecimento de sua esposa. Neste novo filme de Lav Diaz, narrativa e os personagens são uma combinação entre eventos reais e pessoas daquela época. Uma história de amor passada no período mais sombrio da história das Filipinas: a ditadura de Ferdinando Marcos. Uma ópera rock filipina com música e letras de Lav Diaz.

A MATA NEGRA
(Brasil, 2018, 98’, DCP)
Direção: Rodrigo Aragão
Distribuição: Elo Company

Numa floresta do interior do Brasil, uma garota vê sua vida e a de todos ao seu redor mudar terrivelmente quando encontra o Livro Perdido de Cipriano, cuja Magia Sombria, além de outorgar poder e riqueza a quem o possui, é capaz de libertar uma terrível maldição sobre a terra.

O PECADO MORA AO LADO
(The Seven Year Itch)
Estados Unidos, 1955, 105 minutos, HD
Direção: Billy Wilder

Richard Sherman é um editor de livros que se sente "solteiro" quando a mulher e o filho viajam em férias. Ele começa a ficar cheio de idéias quando uma bela e sensual jovem, que é modelo e sonha ser atriz, torna-se a sua vizinha.

HOUVE UMA VEZ DOIS VERÕES
Brasil, 2002, 90 minutos, 35mm
Direção: Jorge Furtado

Chico, adolescente em férias na "maior e pior praia do mundo", encontra Roza num fliperama e se apaixona. Transam na primeira noite, mas ela some. Ao lado de seu amigo Juca, Chico procura Roza pela praia, em vão. Só mais tarde, já de volta a Porto Alegre e às aulas de química orgânica, é que ele vai reencontrá-la. Chico quer conversar sobre "aquela noite", mas Roza conta que está grávida. Até o próximo verão, ela ainda vai entrar e sair muitas vezes da vida dele.

TINTA BRUTA
Brasil, 2018, 118 minutos, DCP
Direção: Filipe Matzembacher e Márcio Reolon
Distribuição: Vitrine Filmes

Enquanto responde a um processo criminal, Pedro é forçado a lidar com a mudança da irmã para o outro lado do país. Sozinho no escuro do seu quarto, ele dança coberto de tinta neon, enquanto milhares de estranhos o assistem pela webcam.

ROMA
Estados Unidos/México, 135 minutos, DCP
Direção: Alfonso Cuarón
Distribuição: Vitrine Filmes

ROMA é o projeto mais pessoal do diretor e roteirista vencedor do Oscar Alfonso Cuarón (Gravidade, Filhos da Esperança, E Sua Mãe Também). A história retrata a vida de Cleo (Yalitza Aparicio), empregada doméstica de uma família de um bairro de classe média da Cidade do México chamado Roma. Em uma declaração de amor às mulheres que o criaram, Cuarón se inspira na própria infância para traçar um retrato vívido e comovente dos conflitos domésticos e da hierarquia social durante as turbulências políticas dos anos 70. Esse é o primeiro projeto de Cuarón desde o inovador Gravidade, em 2013.

GRADE DE HORÁRIOS
12 a 27 de fevereiro de 2019

12 de fevereiro (terça)
14h - Aitaré da Praia
15h10 – Um dia no Campo
16h - Conto de Verão
18h - Jovens, Loucos e Rebeldes
20h - Faça a Coisa Certa

13 de fevereiro (quarta)
14h - Um Dia no Campo
15h – Aitaré da Praia
16h – Antes, o Verão
18h – Bom Trabalho
20h – Piquenique na Montanha Misteriosa

14 de fevereiro (quinta)
14h - A Mata Negra
16h - Estação do Diabo
20h - Monika e o Desejo

15 de fevereiro (sexta)
14h - A Mata Negra
16h - Estação do Diabo
20h - A Lei do Desejo

16 de fevereiro (sábado)
14h - A Mata Negra
16h - Estação do Diabo
20h – Antes, o Verão

17 de fevereiro (domingo)
14h - A Mata Negra
16h - Estação do Diabo
20h – Jovens, Loucos e Rebeldes

19 de fevereiro (terça)
14h - A Mata Negra
16h - Estação do Diabo
20h - O Pecado Mora ao Lado + debate

20 de fevereiro (quarta)
14h - A Mata Negra
16h - Estação do Diabo
20h - Houve uma Vez Dois Verões + debate

21 de fevereiro (quinta)
14h – Bom Trabalho
16h - Um Estranho no Lago
18h – Piquenique na Montanha Misteriosa
20h30 – Divulgação em breve

22 de fevereiro (sexta)
14h - Jovens, Loucos e Rebeldes
16h - Um Estranho no Lago
18h - Monika e o Desejo
20h – Roma

23 de fevereiro (sábado)
14h - Aitaré da Praia
15h10 – Um Dia no Campo
16h - Um Estranho no Lago
18h – Roma
20h30 – Divulgação em breve

24 de fevereiro (domingo)
14h – A Lei do Desejo
16h - Um Estranho no Lago
18h – Eternamente Sua
20h30 – Divulgação em breve

26 de fevereiro (terça)
14h - Bom Trabalho
16h - Um Estranho no Lago
18h – Antes, o Verão
19h30 - Decameron + debate

27 de fevereiro (quarta)
14h – Monika e o Desejo
16h - Um Estranho no Lago
18h – Faça a Coisa Certa
20h30 – Divulgação em breve

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Cine Dica: Em Cartaz: Guerra Fria – Os Percalços do Amor

Sinopse: Durante a Guerra Fria, entre a Polônia stalinista e a Paris boêmia dos anos 1950, um músico amante da liberdade e uma jovem cantora com histórias e temperamentos completamente diferentes vivem um amor impossível. 

O premiadíssimo “Roma” (2018) de Afonso Cuaron possui a força de nos passar sobre a cruzada de uma simples empregada em meio aos eventos políticos que ocorrem no México no início dos anos 70. O interessante é que esses eventos ocorrem em segundo plano, como se eles não fossem realmente importantes, mas que afetam o destino da personagem como um todo mesmo que indiretamente. O Polonês “Guerra Fria” segue uma premissa semelhante, mas sobre um relacionamento amoroso em meio aos eventos pós-Segunda Guerra Mundial.
Dirigido pelo cineasta Pawel Pawlikowski de "Ida" (2013), o filme começa e termina em tela quadrada. Tradicionalmente, principalmente com relação as produções que retratam um determinado período, é comum que um filme como esse tenha uma projeção em  widescreen, mas não é o que acontece aqui, pois o cineasta não deseja que a gente se distraia com que está em volta dos personagens e sim que a gente foque somente neles. Curiosamente, Pawlikowski testa a nossa atenção, pois o filme começa maravilhosamente de uma forma quase documental, nos brindando com uma fotografia belíssima, mas já nos avisando para não nos distrairmos muito sobre o que acontece em volta.
Isso porque o romance dos protagonistas é o principal foco da trama, do qual sofrem idas e vindas e sendo colocados em diversos testes do tempo em vários momentos da história. A paixão é alimentada justamente pelos percalços pós-Segunda Guerra Mundial e do qual eles enfrentam. Com isso, o amor que ambos sentem um pelo outro acaba se tornando complexo, onde as verdades são colocadas em pauta em momentos de adversidade e testando suas forças de vontade.
Tecnicamente, o que mais me impressionou foi a belíssima fotografia, possivelmente a mais incrível que tive o prazer de ver nestes últimos tempos. Em preto-e-branco, cada cena parece ter saído de um quadro e fazendo com que o filme se torne, ao lado de "Roma", o favorito na categoria no próximo Oscar. Pawlikowski também controla muito bem o efeito de um corte brusco na imagem após uma emoção forte, a suspensão do som depois da música, o efeito de uma frase triste enquanto enxergamos o rosto daquele que a escuta.
O longa foi uma das boas surpresas dessa temporada de prêmios pré-Oscar, fato que pode ser atribuído especialmente à indicação para Melhor Diretor para Pawel Pawlikowski, desbancando alguns outros diretores que apareciam como favoritos, como no caso de Bradley Cooper por "Nasce uma Estrela" (2018) e Barry Jenkins por "Se a Rua Beale Falasse" (2018). "Guerra Fria" é um filme romântico, melancólico, além de ser uma obra de arte para aqueles que sabem apreciar um futuro grande clássico.  


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sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Cine Dica: Em Cartaz: Escape Room - A Reciclagem Infinita de Hollywood

Sinopse: Seis estranhos acabam sendo misteriosamente convidados para um experimento inusitado: trancados em uma imersiva sala enigmática cheia de armadilhas, eles ganharão um milhão de dólares caso consigam sair.  

Não é novidade que hollywood já faz um bom tempo que não cria quase nada de original, mas sim adaptando histórias de outras fontes, desde livros, HQ, desenhos e até mesmo se inspirando em brinquedos de parques temáticos. Uma vez que uma ideia dá certo, por exemplo, ela não somente é sugada até o seu último recurso, como também serve de fonte de inspiração para gerar copias bem descaradas ao longo dos anos. Pelo menos, “Escape Room” possui um bom ritmo do seu começo ao fim, mesmo quando o termo "originalidade" esteja fora do seu alcance.
Dirigido por Adam Robitel (“Sobrenatural: A Última Chave”, 2018), o filme conta a história de seis pessoas, das quais não possuem ligações uma com a outra, mas que são convidadas a participar de um jogo que acontece em um grande edifício. Dividido em várias etapas, o jogador que chegar ao final do jogo ganhará em torno de R$ 10.000. O problema é que cada etapa se torna cada vez mais mortal e testando os limites dos seus participantes.
Em um primeiro momento, a premissa lembra a franquia "Jogos Mortais", já que cada participante possui um passado nebuloso, trágico, do qual é jogado num jogo mortal para testar os seus próprios limites e bom senso. Porém, não espere por um terror explicito, como partes de corpos sendo decepadas, mas sim um suspense em que não deixa o cinéfilo respirar e fazendo a gente se perguntar o que virá logo a seguir.  O grande atrativo do filme são os seis cenários que acontecem os desafios, dos quais são instáveis e sempre gerando situações mortais de acordo com cada passo certo ou em falso dos participantes. O diretor Adam Robitel, por sua vez, capricha nos movimentos de sua câmera, fazendo com que acompanhemos inúmeras situações perigosas do cenário como se fosse uma verdadeira montanha russa e causando até mesmo vertigem e claustrofobia.
O elenco, por sua vez, funciona mais quando todos se encontram juntos em meio a situações de perigo. Formado por atores semidesconhecidos, os poucos que realmente se destacam são vindos de séries de tv de grande sucesso, como no caso de Debora Ann Woll (da série "Demolidor") que se destaca em uma atuação em que exige talento e bom porte físico nas cenas perigo. Embora o roteiro nos dê uma ideia sobre quem viverá e quem morrerá na trama, a reta final, por sua vez, nos brinda com situações até mesmo imprevisíveis e fazendo a gente duvidar sobre o destino de alguns personagens.
Infelizmente “Escape Room” derrapa feio nos seus derradeiros momentos finais, já que os realizadores não nos dão um ponto final para trama, mas sim criando um enorme gancho para uma eventual sequência. Isso enfraquece a obra como um todo, já que a sua premissa funciona somente em um único filme e expandi-la para eventuais capítulos faz com que ela se torne mais uma de inúmeras franquias que nascem somente para gerar lucro. Um triste exemplo de uma boa ideia, mesmo que reciclada, da qual hollywood a usa somente para gerar o seu lucro que tanto almeja.
"Escape Room" é um bom entretenimento escapista, mas que poderia funcionar independentemente de um eventual nascimento de uma nova franquia.  


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