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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 8 de maio de 2017

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA DO 4 A 10 DE MAIO DE 2017 DA CASA DE CULTURA MARIO QUINTANA

Documentário Central entre as principais estreias.   

PROGRAMAÇÃO DE 4 A 10 DE MAIO DE 2017

SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

SALA 1 / PAULO AMORIM


15h30 – O FILHO DE JOSEPH
(Le Fils de Joseph - França, 2016, 110min). Direção de Eugène Green, com Victor Efenzis, Mathieu Amalric, Maria de Medeiros. Supo Mungam Filmes, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Vincent é um adolescente que vive com a mãe em Paris e tem um cotidiano típico de qualquer jovem da sua idade. Tudo muda quando ele resolve conhecer seu pai - que a mãe diz que não existe -, o que o leva ao encontro de um editor famoso e muito cínico. Neste universo, Vincent acaba se aproximando de um tio, bem mais afável. Tudo é muito rico e detalhista no cinema de Eugène Green, que, neste filme, faz uma sátira de cânones das artes e dos textos sagrados.

17h30 – IMPREVISTOS DE UMA NOITE EM PARIS
(Ouvert la Nuit - França, 100min, 2016). Direção de Édouard Baer, com Édouard Baer, Audrey Tautou, Sabrina Ouazani. Imovision Filmes, 16 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Às vésperas da estreia de uma montagem da peça “A Mulher e o Macaco”, no Teatro da Estrela, em Paris, o produtor Luigi se vê no pior dos mundos. Ele tem apenas um dia para resolver vários problemas, como conseguir dinheiro para pagar o elenco, reconquistar patrocinadores e encontrar um macaco de verdade para colocar em cena.


19h30 – INSUBSTITUÍVEL
(Médecin de Campagne - França, 2017, 100min). Direção de Thomas Lilti, com François Cluzet e Marianne Denicourt. CineArt Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Jean-Pierre é um médico dedicado que trabalha há anos numa região do interior da França. A comunidade acredita que ele é insubstituível e o médico se sente bem com o respeito das pessoas. Mas esta relação começa a mudar com chegada de Natalie, uma jovem recém-formada que vem de Paris para tentar ajudar o médico veterano.

 


PROGRAMAÇÃO DE 4 A 10 DE MAIO DE 2017

SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

SALA 2/ EDUARDO HIRTZ

 

15h e 19h15 – CENTRAL – O FILME
(Brasil, 90min, 2017). Documentário de Tatiana Sager. 14 anos.

Sinopse: Baseado no livro "Falange Gaúcha", do jornalista Renato Dornelles, o filme mostra a realidade do Presídio Central de Porto Alegre, que já foi considerado o pior cárcere do Brasil. A partir de depoimentos de policiais, representantes do judiciário, de presos e seus familiares, o filme mostra uma realidade que passa por galerias superlotadas, o controle das facções (inclusive financeiro) e as decisões governamentais para evitar tragédias.  

16h45 – A CRIADA
(Agassi - Coréia do Sul, 2016, 140min). Direção de Park Chan-Wook, com Kim Min-Hee, Kim Tae-Ri e Ha Jung-Woo. Mares Filmes, 18 anos. Drama e suspense.

Sinopse:  Durante a ocupação japonesa na Coréia do Sul, na década de 1930, a jovem orfã Hideko vive sob a proteção de um tio autoritário. Ela está prestes a herdar uma grande fortuna, o que atrai a cobiça de dois vigaristas: Sookee, que vai trabalhar na casa como empregada, e Fujiwara, um conde fajuto que tenta seduzir a orfã rica. Este jogo de intrigas tem vários pontos de vista e é temperado por histórias eróticas, um dos passatempos preferidos do tio da protagonista.


PROGRAMAÇÃO DE 4 A 10 DE MAIO DE 2017

SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES
SALA 3 / NORBERTO LUBISCO

 15h – ERA O HOTEL CAMBRIDGE
(Brasil, 2017, 100min). Direção de Eliane Caffé, com José Dumont, Suely Franco. Vitrine filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: O filme mistura ficção e documentário para mostrar o cotidiano dos moradores do Hotel Cambridge, um hotel tradicional em São Paulo e que foi fechado em 2011. Desde então, vem sendo ocupado por pessoas sem-teto, incluindo muitos refugiados.


17h – OS BELOS DIAS DE ARANJUEZ
(Les Beaux Jours d'Aranjuez - França/Alemanha, 100min, 2017). Direção de Wim Wenders, com Reda Kateb, Sophie Semin, Jens Harzer. Imovision, 14 anos. Drama.


Sinopse: Baseado na peça teatral do mesmo nome, de autoria de Peter Hanke, o longa acompanha o encontro entre um casal que conversa sobre temas diversos, das lembranças de infância às viagens, do sexo à filosofia. Tudo vai se transformando em livro, conforme a imaginação do autor que trabalha na casa ao lado.



19h – EDMUNDO (ESTREIA)
(Brasil, 72min, 2015). Documentário de Luiz Alberto Cassol. Livre.



Sinopse: O filme aborda a vida e a obra do dramaturgo santa-mariense Edmundo Cardoso (1917 - 2002), criador da Escola de Teatro Leopoldo Fróes. Ele também foi produtor cultural e fundador do Clube de Cinema de Santa Maria, com uma trajetória que se confunde com a história de uma das principais cidades do Rio Grande do Sul.

  
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sexta-feira, 5 de maio de 2017

Cine Dicas: Estréias do final de semana (04/05/17)

A Autópsia
Sinopse: Tommy (Brian Cox) e o filho, Austin (Emile Hirsch), trabalham num necrotério. A rotina tranquila é interrompida com a chegada do corpo de uma mulher sem registro e encontrada numa cova rasa. Os dois fazem a autópsia dela e tentam descobrir os motivos da morte. No entanto, estranhos acontecimentos ameaçam o trabalho de pai e filho. 
A Filha
Sinopse: Longe de casa há mais de dez anos, Christian (Paul Schneider) retorna à cidade em que cresceu para o casamento do pai (Geoffrey Rush), com quem tem uma relação complicada. Enquanto aguarda a chegada de sua namorada, ele se reconecta com o amigo de infância Oliver (Ewen Leslie), que acaba de perder o emprego, e descobre por acaso um segredo de família há muito tempo enterrado.
A Glória e a Graça
Sinopse:Graça (Sandra Corveloni) é mãe solteira e descobre que tem uma doença terminal. Ela se desespera com o futuro dos filhos e decide retomar o contato com o seu irmão, Luiz Carlos, para pedir a ele que cuida das crianças. Mas para sua surpresa, Graça descobre que agora Luiz é Glória (Carolina Ferraz).

 


Clash
Sinopse: Um grupo de pessoas, entre elas mulheres e até crianças ficam presas num caminhão da polícia. O clima lá dentro é tenso, assim como do lado de fora, cheio de manifestantes, durante uma crise política envolvendo a saída de Mohamed Mursi da presidência do Egito.

 

Edmundo
Sinopse:Um documentário sobre a vida e trajetória de Edmundo Cardoso, líder de movimentos artísticos e culturais de Santa Maria - RS.

 




Melhores Amigos
Sinopse:O garoto Jake e seus pais se mudam para a casa do avô após ele morrer. Jake faz amizade com Tony, cuja mãe tem uma loja que fica no térreo da casa. Os meninos criam um forte elo, que acaba sendo ameaçado quando os pais de ambos começam a brigar por causa do aluguel do estabelecimento.

 


 Ninguém Entra Ninguém Sai
 
Sinopse:O motoboy Edu (Emiliano D’Avila) quer aproveitar o tempo com a namorada e os dois vão para um motel. Mas o casal e outras pessoas que estão no lugar são obrigadas a ficarem de quarentena quando descobrem que um funcionário está com um vírus mortal.

 

 Norman - Confie em Mim
Sinopse: Norman Oppenheimer (Richard Gere) é o dono de um pequeno negócio que faz amizade com um jovem político em um período delicado da carreira. Porém, três anos mais tarde, o político torna-se um influente líder mundial e transforma a vida de Norman, tanto positivamente quanto negativamente.

 

 Rock Dog - No Faro do Sucesso
Sinopse:O cachorro Tibetan leva um susto quando um rádio cai do céu. A situação inusitada transforma a vida dele, pois acredita que é um sinal para realizar o seu grande sonho. Tudo o que Tibetan mais quer é se um astro da música. Mas se depender do seu pai, Tibetan vai ser um guarda.

 


 Sobre Viagens e Amores
Sinopse: Os adolescentes Marco e Maria moram em Roma. Eles decidem passar férias na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Lá, se hospedam na casa de um casal homossexual. No começo, Maria estranha esse fato, mas aos poucos eles fazem a jovem se desligar disso e enxergar o significado da real felicidade.




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Cine Dica: Curso Horror Britânico

CURSO

..VALOR PROMOCIONAL PARA OS PRIMEIROS INSCRITOS..


Apresentação

Frankenstein, Drácula, Burke e Hare, Sweeney Todd, Jekyl e Hyde, Dorian Gray, Jack o Estripador. Praticamente todos os brandes monstros do horror - reais ou fictícios - têm em comum sua origem na Grã-Bretanha. Primeiro na literatura e depois no cinema, os grandes personagens do medo que fizeram parte da cultura britânica do século XIX forneceram o alicerce sobre o qual o gênero se sustenta até os dias atuais: pouca coisa no cinema de terror contemporâneo foge da fórmula clássica encontrada nessa obras, o que demonstra a incrível força criativa de sua origem.


Porém, ironicamente, o horror demorou para invadir as telas de cinema na Inglaterra: livros como DráculaFrankenstein e O Médico e o Monstro foram inicialmente adaptados em Hollywood (e, antes disso, no cinema mudo, nos filmes expressionistas alemães), e somente no final da década de 1950 ganharam suas versões caseiras. Mas quando isso aconteceu, o gênero se revigorou: pela primeira vez filmado em cores, esses clássicos de terror ganharam sangue vermelho-vivo e uma generosa dose de violência e erotismo até então nunca vista nesse tipo de cinema. Capitaneado pela produtora Hammer, a nova onda do horror britânico revelou astros como Peter Cushing, Christopher Lee e Ingrid Pitt, além de lançar as carreiras de diretores influentes como Terence Fisher e Freddie Francis.


A produtora Amicus também fez o sangue jorrar nas telas: suas antologias de terror, como A Casa Que Pingava SangueContos do Além e A Cripta dos Sonhos, estão entre os grandes clássicos do gênero na década de 1970. A pequena Tigon realizou os cultuados Sob o Poder da Maldade (1969) e Grite, Grite Outra Vez! (1970), e outros cineastas independentes contribuíram de maneira decisiva nesse período clássico do horror cinematográfico, como Pete Walker, com sua fórmula apelativa de sexo, terror e violência. O cinema inglês ainda deu ao mundo obras-primas como os perturbadores A Tortura do MedoOs InocentesO Homem de PalhaInverno de Sangue em Veneza e as comédias de humor negro O Abominável Dr. Phibes e As Sete Máscaras da Morte.


Objetivos

O Curso Horror Britânico: Uma Orgia de Sangue e Pavor, ministrado por Carlos Primati, tem como proposta traçar um panorama do gênero em seu período clássico, enfatizando as obras que difundiram o modo britânico de se fazer terror - com seus personagens clássicos e seus temas mais obsessivos - e ao mesmo tempo reconhecer o papel de outros nomes importantes, como Tod Slaughter, Boris Karloff, Barbara Steele e Alfred Hitchcock, na construção de um estilo inglês que influenciou a maneira que o gênero se desenvolver mundo afora.


Conteúdo programático

Aula 1
A origem do horror britânico e a revolução da Hammer

1.1 – A origem do horror na literatura gótica de Walpole, Lewis, Radcliffe e Mary Shelley
1.2 – As extravagâncias sádicas de Tod Slaughter, o pioneiro do terror britânico nas telas
1.3 – Alberto Cavalcanti e um raro exemplar de horror inglês, com Na Solidão da Noite
1.4 – Sangue novo no horror: as produções cheias de sangue, sexo e violência da Hammer
1.5 – Peter Cushing e Christopher Lee: os maiores monstros do cinema de horror britânico


Aula 2
Os clássicos do horror britânico da década de setenta

2.1 – As grandes obras-primas do terror inglês: A Tortura do MedoOs Inocentes e outros
2.2 – As antologias de contos de terror da Amicus, a produtora inglesa que pingava sangue
2.3 – O cinema apelativo de Pete Walker e o clássico definitivo A Mansão da Meia-Noite
2.4 – O horror setentista: O Homem de PalhaInverno de Sangue em Veneza e outros
2.5 – O horror britânico moderno: HellraiserExtermínioAbismo do Medoe outros


Ministrante: Carlos Primati

Jornalista, crítico, historiador e pesquisador dedicado a tudo que se refere ao cinema de horror mundial e brasileiro. Publicou artigos em livros sobre a obra do cineasta José Mojica Marins e sobre o Horror no cinema brasileiro. Colaborou no livro "Maldito", de André Barcinski e Ivan Finotti, e coproduziu a Coleção "Zé do Caixão" em DVD, vencedora do 1º Prêmio DVD Brasil como a "Melhor Coleção" do ano. Já ministrou para a Cine UM os cursos "A Obra de Alfred Hitchcock"; "História do Cinema de Horror"; "Zé do Caixão: 50 Anos de Terror"; "Expressionismo Alemão: Uma Sinfonia de Luzes e Sombras"; "Ficção Científica dos Anos 50" e "Horror no Cinema Brasileiro".


Curso
Horror Britânico: Uma Orgia de Sangue e Pavor
de Carlos Primati

Datas: 20 e 21 / Maio (sábado e domingo)

Horário: 9h30 às 12h30

Duração: 2 encontros presenciais (6 horas / aula)

Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
(Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

Investimento: 
R$ 85,00
* Desconto para pagamento por depósito bancário:
a) R$ 70,00 (para as primeiras 10 inscrições)
b) R$ 80,00 (demais inscrições)

Formas de pagamento: Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro - em 2x)

Material: Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)

Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714


Realização

Patrocínio

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Cine Dica: Em Cartaz: PATERSON

Sinopse: Na cidade de Paterson, Nova Jersey, existe um morador também chamado Paterson (Adam Driver). Ele trabalha como motorista de ônibus e tem um imenso talento para a poesia. A inspiração surge do que Paterson vê nas ruas e ouve dos passageiros.

Confesso que assisti muito pouco da filmografia do cineasta Jim Jarmusch (Estranhos no Paraíso), mas basta assistir um longa de sua carreira para ser então conquistado. Flores  Partidas, por exemplo, mostrava a cruzada de um homem comum (Bill Murray) em busca de respostas para consigo mesmo, através de visitas surpresas que ele faz para suas ex namoradas. Em Paterson, assistimos a mesma proposta, da cruzada de pessoas comuns no seu dia a dia, mas que possuem talentos e dos quais necessitam de um empurrão para serem explorados.
Na trama, acompanhamos o dia a dia de Paterson (Adam Drive do Despertar da Força) que, curiosamente, o seu nome é o mesmo da cidade da qual ele mora. Casado com Laura (Golshifteh Farahani), a vida do casal se resume a situações simples, mas curiosas: ele trabalha dirigindo ônibus, enquanto ela se dedica na criação de bolos de chocolate para vender, mas ao mesmo tempo, tendo o sonho de um dia ser cantora. Já Paterson fica escrevendo poesias durante as pausas do trabalho, mas não se dando conta do grande potencial que tem em mãos.
Sem grandes reviravoltas na trama, acompanhamos basicamente uma semana do casal, cujo roteiro explora, tanto a rotina de ambos, como também do mundo particular de vários indivíduos daquela cidade e que formam então um mosaico cheio de significados no decorrer da história. Com delicadeza, Jarmusch explora de forma gradual alguns desses personagens curiosos, onde cada um possui uma história para ser contada e da qual serve de inspiração, mesmo de forma involuntária, para Paterson por em prática em suas poesias. Porém, Paterson se vê numa rotina do qual lhe faz ficar preso e sem que ao menos ele perceba, como se algo lhe impedisse de seguir em frente e crescer com o talento do qual possui.
O filme basicamente é sobre pessoas que convivem umas com as outras, numa cidade belamente pacata, mas cujo comodismo faz com que não se despertem para o verdadeiro potencial dos quais estavam predestinados a ser na vida. Laura, embora passe boa parte dentro de casa durante a trama, parece ser a única desperta desta realidade, para então seguir com os seus sonhos e tentar dar um empurrão para que o seu marido se dê conta do que tem em mãos com as suas poesias. Tanto Alan Drive como Golshifteh Farahani possuem ótima química em cena, fazendo com que a gente torça para que eles consigam obter o que estão procurando, mesmo quando surgem pequenas adversidades das quais impede isso.
Com personagens cheios de conteúdo, Paterson é uma bela analise do nosso mundo contemporâneo, do qual esconde inúmeros talentos, mas que basta ajuda do próximo para então serem revelados.