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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 9 de julho de 2015

Cine Especial:Zumbis no Cinema:Eterno Retorno:Parte 4



Nos dias 11 e 12 de julho, eu estarei participando do curso Zumbis no Cinema: Eterno Retorno, criado pelo Cine Um e ministrado pelo critico, editor e tradutor César Almeida. Enquanto os dias da atividade não chegam, por aqui eu estarei relembrando os principais clássicos desse gênero que, para a nossa sorte, teima em não morrer.
 

(REVOLUÇÃO ZUMBI)

Um gênero não sobrevive usando sempre as velhas fórmulas de sucesso e, portanto é sempre bom inovar. Abaixo, solto os principais filmes que renovaram e impulsionaram para que esse gênero continuasse vivo até hoje.
 

RESIDENT EVIL (2001)



Leia tudo sobre a cine série clicando aqui.


Extermínio (2002)



Extermínio não é apenas um filme de suspense/terror (com, aliás, um belo trabalho de maquiagem). É, além disso, um bom estudo de como uma sociedade pode se comportar diante de uma situação de total devastação de uma civilização organizada. Isso, somado ao fato de que, em tempos de AIDS, SARS e outros vírus epidêmicos (inclusive com vários criados em laboratório para fins militares), mostra que a situação mostrada no filme é muito mais real do que se imagina, configurando – se numa triste alegoria da atual sociedade.

  

MADRUGADA DOS MORTOS (2004)



Devido ao sucesso internacional de Extermínio, era inevitável que Hollywood não ficaria para trás. Com isso, a Universal contratou o diretor de vídeos clipes da época chamado Zack Snyder  para criar uma refilmagem de O Despertar dos Mortos de George A. Romero. A historia é praticamente a mesma de sempre, mas com inúmeros atrativos: critica ao consumismo imposta no filme como um todo, zumbis se tornaram velozes (graças a Extermínio) com um ritmo vertiginoso e ligeiro, algo que o diretor ganhou no seu tempo dirigindo clipes. Com isso, Zack Snyder ganhou prestigio e acabou recebendo a oferta para dirigir 300, Watchmen e Homem de Aço.



REC (2007)

 

Num mundo “pós 11 de setembro”, cada vez mais o espectador exigiu mais realismo dos filmes que se assiste. Pode-se dizer que atualmente, quanto mais real melhor. Só assim para explicar o fenômeno de filmes que representam um possível documentário, mas que no final das contas, é uma incrível encenação dos eventos que ocorrem na tela. Dentre esses filmes, a produção espanhola REC se destaca pelo seu realismo cru, ao fazer o espectador assistir o nascimento de um verdadeiro inferno na terra (ou melhor, dentro de um prédio). A simples história de uma reporte, cobrindo o dia a dia dos bombeiros, toma proporções espetaculares, onde os atores realmente transmitem medo para nos no decorrer do filme. O ato final, esta entre os mais assustadores do cinema recente.



A Epidemia (2010)

Que os filmes de Zumbi estão na moda ninguém duvida. Talvez um dos ingredientes para o fortalecimento desse gênero seja o fato de que, cada filme lançado, sempre renova em determinado aspecto da historia e A Epidemia é o mais novo patamar.Mas diferente do que se possa imaginar, as pessoas aqui não se tornam mortas vivas e sim se tornam pessoas irracionais devido a um misterioso vírus.
Mas isso é o de menos do "porque" isso está acontecendo, mas o importante é acompanhar a trajetória do casal central, David Dutten (Timothy Olyphant) e a sua mulher grávida, a médica Judy (Radha Mitchell) perante a uma espécie de juízo final na sua cidade. O filme ganha pontos em que cada momento se torna mais angustiante e claustrofóbico (como a cena do lava rápido) ou em momentos em que tudo parece perdido para somente dar uma grande angustia no espectador.
Ao lado de Rec e O Nevoeiro, A Epidemia figura entre os bons filmes de terror recente em que se mostra a luta pela sobrevivência perante o inexplicável, seja um ataque de zumbis ou a loucura desperta do ser humano.
 

NOTA: Havia me esquecido de postar anteriormente sobre o grande clássico sobre Re-Animator, que também faz parte desse gênero zumbi ou morto vivo. Antes tarde do que nunca, portanto lêem sobre esse filme clicando aqui.  
  

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Cine Dicas: Estreias do final de semana (09/07/15)



Cidades de Papel


Sinopse: Cidades de Papel é uma história sobre amadurecimento centrada em Quentin e em sua enigmática vizinha Margo que gostava tanto de mistérios que acabou se tornando um. Depois de levá-lo a uma noite de aventuras pela cidade Margo desaparece deixando para trás pistas para Quentin decifrar. A busca coloca Quentin e seus amigos em uma jornada eletrizante. Para encontrá-la Quentin deve entender o verdadeiro significado de amizade e de amor.


  As Aventuras dos 7 Anões


Sinopse: A princesa Rose é amaldiçoada por uma bruxa ao nascer. De acordo com a magia, ela vai espetar o dedo e todo o castelo vai cair em sono profundo, a não ser que um beijo verdadeiro a desperte. Sete anões descobrem sobre o feitiço e parte em busca de Jack, namorado de Rose, para salvá-la. Mas eles não chegam a tempo: Rose espeta o dedo e todos dormem, menos os sete anões. Agora eles devem descobrir sozinhos uma maneira de salvar a todos.

 

Neruda-Fugitivo


Sinopse: Um episódio não muito conhecido da vida do poeta chileno Pablo Neruda (1904-1973) inspira a ficção "Neruda-Fugitivo". Dirigida com reverência por Manoel Basoalto, o filme tem o mérito de resgatar um período de clandestinidade e grande perigo na vida de Neruda, em 1948, quando ele era senador e teve que fugir da perseguição do presidente chileno González Videla, que colocara na ilegalidade o Partido Comunista, ao qual pertencia o poeta-senador.  


Samba


Sinopse: Samba (Omar Sy) é um imigrante do Senegal que vive há 10 anos na França e, desde então, tem se mantido no novo país às custas de empregos pequenos. Alice (Charlotte Gainsbourg), por sua vez, é uma executiva experiente que tem sofrido com estafa devido ao seu trabalho estressante. Enquanto ele faz o possível para conseguir os documentos necessários para arrumar um emprego digno, ela tenta recolocar a saúde e a vida pessoal no trilho, cabendo ao destino determinar se eles estarão juntos nessa busca em comum.

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Cine Curiosidade: Novos Pôsteres - JOGOS VORAZES: A ESPERANÇA - O FINAL



 


KATNISS EVERDEEN ESTÁ NOS NOVOS PÔSTERES DE

JOGOS VORAZES: 
A ESPERANÇA – O FINAL

 A personagem, interpretada por Jennifer Lawrence estampa um pôster estático e outro em movimento
 
 A Paris Filmes divulga os novos pôsteres de Jogos Vorazes – A Esperança: O Final, último longa-metragem da série que estreia nos cinemas de todo o Brasil em 19 de novembro.
Nas novas artes, a heroína Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) aparece em duas versões: a primeira, um pôster estático, no qual ela está vestida de vermelho, sentada no trono branco do Presidente Snow (Donald Sutherland), seu antagonista desde o primeiro capítulo.

A segunda arte é um pôster em movimento, no qual ela aparece em cima de uma escultura da Saudação dos Três Dedos, gesto que simboliza a Revolução em Panem.


Pôster estático para download: https://www.sendspace.com/file/ot557i

Pôster animado para download: https://www.sendspace.com/file/oktvbl





A franquia Jogos Vorazes arrebatou as audiências mundo afora, rendendo mais de US$ 2,2 bilhões nas bilheterias mundiais. Jogos Vorazes: A Esperança – O Final traz agora o capítulo que encerra a franquia, no qual Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) percebe que os riscos não são apenas por sobrevivência – são pelo futuro. Com a nação de Panem vivendo a guerra em grande escala, Katniss confronta o Presidente Snow (Donald Sutherland) nesse último episódio. Com a ajuda de seus melhores amigos - Gale (Liam Hemsworth), Finnick (Sam Claflin) e Peeta (Josh Hutcherson) – Katniss parte em uma missão com o grupo do Distrito 13, enquanto arriscam suas vidas para libertar os cidadãos de Panem e planejar a tentativa de assassinato do Presidente Snow, que está cada vez mais obcecado em destruí-la. As armadilhas mortais, inimigos e escolhas morais que aguardam por Katniss vão desafiá-la mais do que qualquer arena que ela tenha enfrentado nos Jogos Vorazes.     

Jogos Vorazes: A Esperança – O Final é dirigido por Francis Lawrence, com roteiro de Peter Craig e Danny Strong e é estrelado por um aclamado elenco, que inclui a vencedora do Oscar® Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Elizabeth Banks, o vencedor do Oscar® Philip Seymour Hoffman, Jeffrey Wright, Willow Shields, Sam Claflin e Jena Malone, com Stanley Tucci e Donald Sutherland reprisando seus papeis originais de Jogos Vorazes e Jogos Vorazes: Em Chamas. A incrível escalação é completada pelos atores de Jogos Vorazes – A Esperança – Parte 1 a vencedora do Oscar® Julianne Moore, Mahershala Ali, Natalie Dormer, Wes Chatham, Elden Henson e Evan Ross.



JOGOS VORAZES: A ESPERANÇA – O FINAL estreia no Brasil em 19 de novembro de 2015.



Em 19 de novembro, junte-se à Revolução.



#AEsperançaOFinal

          
assinaturaEZ-poa-bruna

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Cine Dica: Em Cartaz: O CRÍTICO



Sinopse: Víctor Tellez (Rafael Spregelburd) é um crítico de cinema exigente e prestigiado que odeia comédias românticas e acredita que o melhor da sétima arte está no passado. Amargo e mal-humorado, ele procura um apartamento e conhece Sofía (Dolores Fonzi), bela e com gostos opostos aos seus. Tellez tenta, mas não consegue evitar que sua vida se transforme a partir de então em um romance clichê.


O Crítico é uma boa e curiosa comédia romântica argentina, sendo o primeiro filme do crítico de cinema Hernán Guerschuny, que já era conhecido há 20 anos escrevendo para a revista Haciendo filmes. O filme, por vezes, é uma despretensiosa piada com relação à imagem de um crítico de cinema, que a aqui, é protagonizado por um ranzinza, mal humorado, e que odeia comédias românticas. Durante duas décadas, o protagonista Victor Tellez (Rafael Spregelburd), é um famoso crítico de um jornal que, há um bom tempo, não faz uma crítica no jornal que mereça 5 poltronas ( bonequinho ou estrela como a gente conhece).
O filme nos convida para conhecer melhor Victor, que entra e sai de cabines com seus colegas do ramo. Curiosamente parecem que eles não prestam mais atenção aos filmes que assistem, mas sim dormem, comem e falam mal da obra a todo o momento, como se a profissão já não fizesse muito sentido e acabam vivendo no piloto automático. E após as sessões, vão a um ponto de encontro, aonde continuam a falar mal, comer e desprezar as obras que assistem que, para eles, não oferecem mais nenhuma trama original.
Quando vai procura um novo lugar para morar, Victor dá de encontro com Sofia (Dolores Fonzi), uma espécie personagem dos filmes de comédia romântica que ele tanto odeia. Entre os dois, começa então uma curiosa história recheada de todos os estereótipos que Victor não gosta: câmera lenta, música clichê chuva e fogos de artifício.  A intenção é clara da produção em querer prestar homenagem a um dos gêneros mais previsíveis da história do cinema (comédia romântica), e devido a isso, o filme se divide em momentos genuinamente inesperados e divertidos, para momentos propositalmente previsíveis e fazendo com que não tenha uma exata direção a tomar no decorrer da trama. Com isso, alguns personagens acabam por ser mal aproveitados: o trio de críticos é bem divertido (um deles é a cara do cineasta Michael Moore) e a personagem da sobrinha também poderia ter rendido muito mais, mas infelizmente fica no meio do caminho e não se sabe para que veio na trama.
Felizmente o filme nos brinda com muitos diálogos geniais, como a singela conversa entre o protagonista e um dos seus amigos críticos, que assume ser nerd desde sempre.  Claro que é uma obra que terá muita força entre os fãs da sétima arte e até mesmo para aqueles que seguem a profissão de crítico, mesmo quando eles são representados de uma forma estereotipada e que tem pouca a ver com a realidade nossa. Curiosamente, o ator Rafael Spregelburd fez uma participação no filme O homem ao lado, e talvez isso explique a brincadeira mostrada sobre o buraco que fazem na parede do protagonista. Infelizmente essa piada somente funciona quem assistiu a aquele filme.
 
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