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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Cine Dicas: Estreias do final de semana (22/01/15)

Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo
Sinopse: Campeão olímpico de luta greco-romana, Mark Schultz (Channing Tatum) sempre treinou com seu irmão mais velho, David (Mark Ruffalo), que é também uma lenda no esporte. Até que, um dia, recebe um convite para visitar o milionário John du Pont (Steve Carell) em sua mansão. Apaixonado pelo esporte, du Pont oferece a Mark que entre em sua própria equipe, a Foxcatcher, onde teria todas as condições necessárias para se aprimorar. Atraído pelo salário e as condições de vida oferecidas, Mark aceita a proposta e, assim, se muda para uma casa na propriedade do milionário. Aos poucos eles se tornam amigos, mas a difícil personalidade de du Pont faz com que Mark acabe seguindo uma trilha perigosa para um atleta.

Amor, Plástico e Barulho 

Sinopse:
Shelly (Nash Laila) é uma jovem dançarina que tem o grande sonho de se tornar cantora de Brega (estilo musical popular do nordeste brasileiro). Ela entra para o show business em busca de fama e fortuna mas, inserida em um mundo onde tudo é descartável, incluindo o amor e as relações humanas, ela vai encontrar grandes dificuldades para atingir a fama. Seguindo os passos de Jaqueline (Maeve Jinkings), sua companheira de banda e musa inspiradora, ela pretende virar uma grande cantora de música Brega. 

Antes de Dormir

Sinopse: Dia após dia, Christine Lucas (Nicole Kidman) desperta sem se lembrar de absolutamente nada que aconteceu em sua vida nos últimos 20 anos. Isto acontece devido a um acidente sofrido uma década atrás, que fez com que seu cérebro não consiga reter as informações recebidas ao longo do dia. Com isso, cabe ao seu marido Ben (Colin Firth) a tarefa de relembrá-la de sua vida, através de um mural de fotos e detalhes do passado. Além disto, ela passa por uma terapia sigilosa com o dr. Nasch (Mark Strong), que procura incitá-la a ter lembranças sobre o que aconteceu. Só que, aos poucos, ela percebe que nem tudo é o que parece ser.

Busca Implacável 3

Sinopse: O ex-agente do governo norte-americano Bryan Mills (Liam Neeson) tenta tornar-se um homem família, mas vê tudo ruir quando Lenore (Famke Janssen) é assassinada. Acusado de ter cometido o crime, ele entra na mira da polícia de Los Angeles. Desolado e caçado, ele tenta encontrar os verdadeiros culpados e proteger a única coisa que lhe resta: a filha Kim (Maggie Grace).


Minúsculos
Sinopse: Em uma pacífica clareira, entre as sobras de um piquenique, começa uma batalha entre duas tribos de formigas em busca de uma caixa de açúcar. Uma jovem e corajosa joaninha acaba sendo capturada no meio do fogo cruzado e torna-se aliada das formigas negras, ajudando na luta contra as terríveis formigas vermelhas.

O Grande Mestre
Sinopse: Este drama de ação mostra a história de um dos maiores mestres em artes marciais da história, Ip Man (Tony Leung), o homem que treinou Bruce Lee. O lema desta trama é "Nas artes marciais não existe certo ou errado, apenas o último homem de pé".

 

O Segredo dos Diamantes

Sinopse: Ângelo (Matheus Abreu) chega à casa da avó (Manoelita Lustosa), no interior de Minas Gerais, após passar por um imprevisto com os pais. A grande notícia das redondezas é a descoberta de um pequeno baú cheio de moedas e um manuscrito com um enigma, supostamente deixado por um padre que, 200 anos antes, teria escondido um punhado de diamantes. Decidido a encontrá-los para pagar a cara cirurgia que seu pai precisa fazer, Ângelo conta com a ajuda de seus amigos, Julia (Rachel Pimentel) e Carlinhos (Alberto Gouvêa).


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Cine Curiosidade:Diretor de ‘A Teoria de Tudo’ comenta relação de Stephen Hawking e Jane Wilde em novo featurette

PRODUÇÃO DIRIGIDA POR JAMES MARSH ESTREIA
EM 29 DE JANEIRO NOS CINEMAS BRASILEIROS
Com cinco indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, o longa “A Teoria de Tudo” (The Theory of Everything) acaba de ganhar novo vídeo promocional que destaca o relacionamento de mais de 20 anos entre o físico britânico Stephen Hawking e sua ex-esposa, Jane Wilde. No vídeo, o diretor James Marsh e o elenco abordam a intensidade e os desafios enfrentados pelos dois desde que se conheceram na Universidade de Cambrigde. Para assistir ao vídeo, acesse: http://migre.me/ofhDL
“Todos conhecemos Stephen Hawking, mas não sabemos sobre essa relação extraordinária que, de certa maneira foi a catalisadora para grande parte das realizações dele”, diz Eddie Redmayne, responsável pela interpretação de Hawking. A atriz Felicity Jones, no papel de Jane, enfatiza: “O foco dessa história é em Jane e Stephen se conhecendo quando jovens. A atração foi imediata”. Ambos estão indicados ao Oscar nas categorias Melhor Ator e Melhor Atriz, respectivamente.       

Para mais informações sobre o filme, baixe o pressbook oficial: http://migre.me/mHCyr
Trailer #1: https://www.youtube.com/watch?v=SbUVNHdPE4w
Trailer #2: http://www.youtube.com/watch?v=0OL0bYNL0E0&feature=youtu.be

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Cine Dica: Em Cartaz: INVENCÍVEL



Sinopse: O drama retrata a história real do atleta olímpico Louis Zamperini (Jack O'Connell), que sofre um acidente de avião e cai em pleno mar. Ele luta durante 47 dias para reencontrar a terra firme e quando consegue é capturado pelos japoneses em plena Segunda Guerra Mundial.


Dizem que a maior história de todos os tempos é a nossa própria história. Louis Zamperini (1917 – 2014) é um bom exemplo que sintetiza isso, pois passou por inúmeras vidas em uma só: de um menino que roubava com apenas 9 anos de idade, para um atleta revelação que impressionou o mundo na corrida das Olimpíadas de 1936 em plena Alemanha Nazista.  

Indo para guerra, acabou enfrentando de frente aviões japoneses e ao lado de dois companheiros, acabou perdido no mar por 47 dias, tendo que enfrentar fome, sede e inúmeros tubarões em volta. Mas o pior estava por vir, no momento que é pego pelo exercito japonês, justamente quando os dois países estavam vivendo o seu maior conflito naquele período. É claro que, como toda boa história verídica que se preze, ela já estava sendo sondada a um bom tempo por Hollywood, mais precisamente logo após ele ter voltado para a sua família.
Após inúmeros anos se passando e nada de uma adaptação para as telas, coube ninguém menos que a própria Angelina Jolie (vinda de um ano bom após o sucesso de Malévola) rodar uma super produção como está. Embora tenha apenas dirigido um filme anterior (Na Terra de Amor e Ódio) ela soube contornar alguns problemas bem nítidos, como o lado lacrimoso da trilha composta pelo premiado Alexandre Desplat e de alguns personagens interessantes que surgem em cena, mas que logo são esquecidos. A fórmula certa por ela ter conseguido driblar esses pesares, foi ter se empenhado ao máximo na criação de belas imagens, onde as cenas de combate em alto mar nos remetem diretamente há clássicas como Asas e a bela fotografia de Roger Deakins se tornam então a cereja do bolo nesses momentos e nos fazem a gente se esquecer de alguns deslizes.
Uma prova que Angelina tem futuro como cineasta é na sua escolha de elenco pensada, porém inusitada: Jack O'Connell como protagonista é uma verdadeira revelação, pois embora meio que desconhecido do grande público, seu desempenho como Louis Zamperini é uma prova que ele veio pra ficar. Mas o seu desempenho em cena, somente se torna completo, quando ele contra cena com o cantor pop do Japão Miayvi, atuando pela primeira vez na vida e como carrasco de um campo de prisioneiros que inferniza a vida do protagonista. Ambos acabam tendo uma relação complexa, em que admiração e ódio um contra o outro se enlaçam em vários momentos angustiantes.
No final das contas é um filme, cujo verdadeiro vilão não existe de nenhum dos lados, mas sim sendo a própria guerra, que é uma droga (até nos dias de hoje) e serve unicamente para transformar pessoas, não somente em combatentes, como também em companheiros do próximo e que pensam de alguma forma em ajudar uns aos outros.





Cine Dica: Curso Lumiere e Melies



Apresentação

Já se falou muito a respeito do começo do Cinema, em abordagens diversas, contrastantes e, por vezes, polêmicas. O fato é que encontramos a gênese do Cinema em todo o lugar: na caverna de Platão; no teatro de sombras chinês; na lanterna mágica; nas locomotivas; nos panoramas; na pintura; nos circos; na fotografia; no teatro; até mesmo na costela de Adão, como assinalou o cineasta brasileiro Rogério Sganzerla. Certamente muitos dos pioneiros astuciosos do final do século XIX, homens que carregavam ao mesmo tempo o dom da alquimia e o da ciência, tinham essas (e outras) referências na cabeça quando desenvolveram, cada um a sua maneira, uma forma de eternizar os movimentos do mundo. Como destaca o escritor e crítico de cinema Mark Cousins "a invenção dessa maravilha ocidental foi complicada, uma espécie de corrida caótica".


Como um marco inicial, entretanto, fixou-se a noite de 28 de dezembro de 1895 (que completa 120 anos em 2015), quando os irmãos Lumière realizaram a célebre sessão no Grand Café em Paris com algumas de suas primeiras obras-primas. Não é difícil entender por que essa noite é tão importante, afinal, o que conhecemos hoje por Cinema, apesar das telas espalhadas em todos os lugares, ainda guarda muito da estrutura oferecida àqueles privilegiados espectadores. No entanto, seria um erro pensar na noite de estreia dos Lumière apenas em termos de espaço de projeção / exibição. É preciso pensar nos filmes, no que brilhava na tela e deixava os espectadores perplexos.


No trem da história, apesar de ser citado muitas vezes como o inventor que deu o primeiro passo e depois abandonou sua criatura, sem deixar muitas heranças estéticas e narrativas, Louis Lumière é dono de uma obra que deixou marcas profundas em todo o Cinema, sendo uma espécie de fundador da obsessão com o real que vai reger o Cinema até hoje, também inspirando outras rupturas em relação à sétima arte.


Georges Méliès, em contrapartida, é tido por muitos como aquele que realmente encontrou uma finalidade artística para o Cinema: o de contar histórias - determinando especialmente o modo como essas narrativas deveriam ser contadas. É o que diz o crítico e pesquisador francês Georges Sadoul: "no alvorecer do século XX, Georges Méliès salvou o cinema ao inventar a mise en scène". Ainda segundo Sadoul, o triunfo inicial do realismo de Lumière conduziu, em poucos anos, o Cinema a um beco sem saída. Não somente pela introdução da fantasia e da trucagem, Méliès é colocado como o primeiro a salvar o Cinema de sua morte por ter estabelecido os laços com o teatro, iniciando assim uma definição rigorosa de encenação que vai influenciar a construção da gramática cinematográfica.



Objetivos

Ministrado pelo crítico e jornalista Leonardo Bomfim, o curso LUMIÈRE, MÉLIÈS & OUTROS PIONEIROS, tem o objetivo de, num sentido geral, identificar as ideias sobre o Cinema que os primeiros filmes apresentam e encontrar seus principais seguidores ao longo das décadas, do período clássico ao contemporâneo.

Não é necessário nenhum pré-requisito para frequentar esta atividade.


Conteúdo programático

  • Situar historicamente as obras de Lúmière, Méliès e de outros pioneiros da virada do século XX e identificar de que forma elas foram revisitadas posteriormente.
  • O que é o real na obra de Lumière e a ficção na obra de Méliès. É possível ver Lumière como ficção e Méliès como realista?
  • A rápida separação de Lumière e Méliès em dois territórios distintos e as tentativas de aproximação ao longo dos anos.
  • A influência do teatro que Méliès trouxe conscientemente ao Cinema.
  • A referência da pintura do final do século XIX no cinema de Lumière.
  • Entender como o Cinema desenvolve suas ferramentas de linguagem na primeira década de vida até os voos maiores de cineastas como D. W. Griffith, Cecil B. DeMille e Louis Feuillade.

Ministrante: Leonardo Bomfim
Jornalista e Mestre em Comunicação Social (PUCRS). Membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS). Curador das mostras "Cinema Marginal" e "Cinema Black", realizadas na sala de cinema P. F. Gastal. Publicou artigos em revistas como Teorema; Norte; Noize e em sites como Senhor F; Fronteiras do Pensamento e Rock Press. Editou o site Freakium, sobre cultura pop, música e cinema, de 2005 a 2007. Já ministrou os cursos "Novos Cinemas dos Anos 60"; "Brian De Palma: O Poder da Imagem" e"Cinema Marginal Brasileiro" pela Cine UM.


Curso de Férias
"Lumière, Méliès & Outros Pioneiros"
de Leonardo Bomfim


DATA
07 e 08 / Fevereiro (sábado e domingo)
HORÁRIO
14h às 16h30
LOCAL
Santander Cultural
(Rua Sete de Setembro, 1028 - Porto Alegre - RS)

INVESTIMENTO
R$ 60,00
FORMAS DE PAGAMENTO
Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)
MATERIAL
Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)

INFORMAÇÕES
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 9320-2714



REALIZAÇÃO
Cine UM Produtora Cultural

PATROCÍNIO
Sapere Aude Livros
Editora Aleph
B&B Games


APOIO
Santander Cultural

PARCERIA
Espaço Vídeo
Rádio Putzgrila
Papo de Cinema

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Cine Dica: Em Cartaz: LIVRE



Sinopse: Após um trágico evento, Cheryl Strayed de 21 anos começa a levar uma vida destrutiva arruinando seu casamento e viciando-se em drogas. Anos depois querendo deixar seu passado para trás ela embarca numa caminhada de 1.770 quilômetros pela Pacific Crest Trail que mudará sua vida. Baseado no livro de memórias Livre A Jornada de Uma Mulher Em Busca do Recomeço de Cheryl Strayed.


Se fôssemos resumir em uma palavra sobre esse filme dirigido pelo diretor Jean Marc Vallée (de Clube de Compras em Dallas) a palavra seria superação. Porém, o filme esta mais para a tentativa da protagonista (Reese Witherspoon) em tentar superar um trauma e matar os seus demônios interiores que o infernizam já algum tempo. O contato do ser humano perante a natureza sempre foi muito bem explorado no cinema e o filme nada mais é que uma encruzilhada de uma pessoa em busca sobre si própria. 
Witherspoon pelo visto está tentando dar uma nova repaginada na sua carreira. Após ter atuado em filmes dispensáveis como Guerra é Guerra e Água para Elefantes, ela enlaçou filmes um tanto que melhores como Amor Bandido, Sem Evidencias e Vicio Inerente. Em livre ela dá mais um novo passo para se livrar do estigma de “namoradinha da América” (que ganhou a partir de Legalmente Loira) e mesmo já tendo ganhando um Oscar por Johnny & June, vemos pela primeira vez uma Reese Witherspoon que desaparece e dando lugar a sua personagem Cheryl Strayed.
Strayed foi a mulher que em 1995 percorreu a trilha de 4.200 Km, que inclui toda a costa oeste dos Estados Unidos, da fronteira com o México até o Canadá, conhecida como "Pacific Crest Trail" Com sem nenhuma experiência de viagem a pé, Straved busca uma espécie de autoconhecimento através da natureza, enfrentando então adversidades, mas que gradualmente vai aprendendo saber como contorná-los. Em meio a isso, ela tenta expurgar um passado nebuloso de dor, envolvido de perdas, drogas e sexo sem controle.
Baseado mais no livro de sobre Cheryl Strayed (que foi um enorme sucesso em 2012) do que os verdadeiros fatos ocorridos, o filme se alterna na jornada da protagonista, com lembranças fragmentadas que ficam espalhadas ao longo do filme. Desses flashbacks, conhecemos a forte relação de amor entre mãe e filha, desde em anos mais dourados, há nebulosos e traumáticos. Interpretando a mãe da protagonista, Laura Dern (indicada ao Oscar de atriz coadjuvante) rouba a cena toda vez que ela surge. Mesmo com os problemas da vida, a personagem de Dern é o que dá energia para a personagem de Witherspoon seguir adiante, mas no momento em que ela sai de cena, ficamos cientes da dimensão, dependência e amor que sentia por ela.
Devido a esses fatos, ficamos conscientes do porque da protagonista em querer fazer essa viagem. Porém, não fica muito claro se esse momento traumático foi o suficiente para destruir o seu próprio casamento, já que a relação da protagonista com o marido (Thomas Sadoski) não é suficientemente explorada, limitando em alguns flashbacks com eles e algumas palavras através de cartas. A meu ver ele acaba se tornando um personagem dispensável, principalmente com o fato que tanto a tristeza e felicidade da protagonista são movidas pela imagem de sua mãe.
Apelidado de Na Natureza Selvagem com saías, Livre é muito mais do que isso, pois mostra a jornada de uma pessoa em busca de tentar entender qual é o seu lugar no mundo após deixar para trás as pessoas que amava e tentar descobrir se consegue viver sem elas. As lembranças nos trazem alegrias, porém tristezas, mas são com elas que seguimos em frente.    



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Cine Curiosidade: Universal Pictures divulga segundo trailer de ‘O Garoto da Casa do Lado’

COM PRODUÇÃO E ATUAÇÃO DE JENNIFER LOPEZ, O THRILLER
PSICOLÓGICO CHEGA AOS CINEMAS BRASILEIROS EM 26 DE MARÇO
O suspense “O Garoto da Casa ao Lado” (The Boy Next Door) acaba de ganhar segundo trailer oficial, já com legendas em português. Para assistir ao novo trailer, acesse o link: http://migre.me/ocg1G
Dirigido por Rob Cohen, de “Velozes e Furiosos” e “A Múmia: Tumba do Imperador Dragão”, o longa tem distribuição da Universal Pictures e data de estreia confirmada para 26 de março de 2015. A produção, que tem Jennifer Lopez, Ryan Guzman, John Corbett, Ian Nelson e Kristin Chenoweth no elenco, explora a atração proibida entre uma mulher divorciada e um vizinho mais jovem, em um relacionamento que vai além dos limites.