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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quarta-feira, 25 de junho de 2014

Cine Dica: Em Blu-Ray e DVD: SUBMARINO




Sinopse:Nick (Jakob Cedergren) e o irmão, que não tem nome definido, cuidavam com frequência do irmão caçula quando eram crianças, já que a mãe deles vivia bêbada. A morte do bebê faz com que os irmãos sintam-se culpados pelo ocorrido, marcando suas vidas para sempre. Anos depois, eles se reencontram já adultos no velório da mãe. Nick esteve preso por roubo, mas está tentando colocar sua vida em ordem. Já o irmão é viciado em heroína e teve um filho. Para garantir o futuro da criança, ele resolve se tornar traficante de drogas.
 

Embora tenha sido filmado antes do surpreendente A Caça (2012), Submarino somente agora chega para locação. Antes tarde do que nunca, pois o filme dirigido por Thomas Vinterberg  é um belo, mas doloroso conto de fadas as avessas, onde cada personagem que surge na tela busca sua redenção pessoal. Baseado no romance do escritor Jonas T. Bengtsson, o titulo se refere a uma técnica de tortura, que infelizmente ainda hoje é usado em certos países.
Mesmo que não apareça em nenhum momento essa técnica, os personagens apresentados na trama vivem em uma tortura interior e que se afogam á cada passo que tomam no dia a dia. Protagonizado por dois irmãos Nick (Jakob Cedergren) e o caçula (Peter Plaugborg), acompanhamos o principio da infância de cada um, cujo dias de inocência e brincadeiras, foram tirados devido a uma mãe irresponsável e um trágico evento que os levou a se corroerem de culpa ao longo dos anos. Enquanto Nick busca uma forma em se punir, seu irmão caçula busca uma forma de buscar redenção através de seu filho que possui, mesmo estando sempre na corda bamba e pronto para cair devido às drogas.
Ambas as historias de cada um são contadas de formas separadas, mas ao longo da projeção, há indícios que ambas as tramas acontecem ao mesmo tempo, fazendo que por pouco os irmãos se encontrem em determinados momentos chaves do filme. Em meio às dores do dia a dia, os protagonistas percorrem as ruas de uma fria, mas ainda bela Copenhague. A fotografia apresentada em cada cena sintetiza não somente dias frios, como também o vazio e a desilusão de cada personagem, que busca no mínimo um pouco de felicidade, mesmo que por vezes incorreta.
Com atuações surpreendentes e momentos inesperados, Submarino é um filme sobre culpa e como ela machuca, mas que chega um momento que se não parar de se culpar, há de terminar num caminho sem volta e tudo que nos resta é o pesar. Uma obra para poucos, mas absurdamente tocante.  



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terça-feira, 24 de junho de 2014

Cine Especial: TIM BURTON: O POETA DAS SOMBRAS: Parte 1

Nos dias 03 e 04 de Julho, eu estarei participando do curso Tim Burton: O Poeta das Sombras, criado pelo Cena Um e ministrado pelo Crítico de cinema Robledo Milani. Enquanto o curso não chega, por aqui estarei fazendo uma retrospectiva das melhores momentos da carreira desse cineasta, que se mantem fiel ao seu cinema autoral e sombrio.  

TIM BURTON: O MAGO POR TRAZ DO ESPELHO
Uma das coisas que mais admiro em um diretor é quando ele cria sua própria visão com relação ao mundo e transporta em seus próprios filmes. Tim Burton talvez seja o diretor que mais soube fazer isso. Dono de uma visão sombria e onírica, Burton sempre foi responsável por filmes no mínimo curiosos e únicos, fazendo que muitos adorem e poucos odeiem.

A origem de tudo

Burton é o primeiro dos dois filhos de Bill Burton e Jean Erickson. Burton descreveu sua infância como peculiar, imaginativa e perdida em seus próprios pensamentos. Ele achava a vida doméstica e a escola difícil, participava de um grupo chamado OW SHIT STUDIOS (O.S.S) e fugia da realidade do cotidiano lendo livros sombrios de Edgar Allan Poe e assistindo a filmes de terror de baixo-orçamento, que mais tarde homenagearia na sua biografia de Edward D. Wood, Jr. Outra figura cinematográfica de importância na infância de Burton é Vincent Price, cuja filmografia influenciaria a carreira do diretor.

Se Iniciando no império

Após o colegial, ele ganhou uma bolsa da Disney para estudar no Instituto das Artes da Califórnia em Valencia, Califórnia. Ele estudou Animação por três anos e foi então contratado pelo Walt Disney Studios como aprendiz de animador. Trabalhou no desenho The Fox and the Hound, mas estava insatisfeito com a direção artística do filme. Mesmo assim, foi no período que trabalhou na Disney que Tim Burton criou e dirigiu sua primeira curta-metragem Vincent, com o personagem principal baseado no ator Vincent Price. Mais tarde, o diretor trabalhou no seu segundo curta-metragem Frankenweenie, que conta a história de um menino que ressuscita seu cachorro. Mesmo com enredos pouco infantis, Tim Burton teve espaço para criar o poema e as ilustrações que seriam a base para O Estranho Mundo de Jack, um dos seus maiores sucessos.


O PRIMEIRO GRANDE PASSO

Burton possui uma grande paixão aos filmes de horror, ao mesmo tempo jamais escondeu um certo humor negro, com esses dois ingredientes diferentes um do outro Burton criou Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice) que contava a historia de um casal recém falecido e que fazem a todo custo tentar se livrar dos novos moradores da sua casa. O filme consagrou nomes como Winona Ryder.

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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DA COPA - SALA P. F. GASTAL

A COPA DO MUNDO NA SALA P. F. GASTAL 

Durante o período de realização da Copa do Mundo, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) está apresentando uma programação especial com filmes relacionados aos países que realizam jogos na cidade de Porto Alegre. Esta programação teve início com a Mostra Austrália Mon Amour (de 13 a 23 de junho), segue com a Retrospectiva Pierre Étaix (de 24 a 30 de junho, em parceria com em parceria com a Embaixada da França, da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français)cuja divulgação já foi feita além de uma seleção de filmes contemporâneos de países como Argélia, Argentina e Coréia do Sul. 

Além desta programação, voltada à produção audiovisual de países da Copa, o Minc – Ministério da Cultura preparou uma série de eventos em todas as 12 cidades-sedes, e a Sala P. F. Gastal se integra ao circuito exibidor desta programação apresentando 8 médias-metragens selecionados no Edital Cultura 2014, com temas relacionados à cultura brasileira.

PROGRAMAÇÃO EDITAL CULTURA 2014

Nação do Futebol - Filme sobre o futebol praticado há muitos anos pelos índios Kaipó na Amazônia e muito reverenciado por todas as aldeias dessa região.

Bendito de São Benedito - José Tomás dos Santos, mais conhecido como Zequinha de Militão, 91 anos de idade tem forte atuação na cultura popular do Maranhão. Sua vida se confunde com as expressões populares, como por exemplo o Tambor de Crioula (Patrimônio Cultural do Brasil) e a dança de Tamassaê, uma expressão de origem africana em risco de extinção.

Tatu, que bola é essa? - Mostra, através de um documentário, o verdadeiro animal por trás da simpática figura do tatu-bola, um animal genuinamente brasileiro, encontrado apenas na caatinga e no cerrado, e que hoje corre sério risco de extinção.

Batuque - Documentário sobre a bateria de uma escola de samba do Rio de Janeiro que busca entender como pulsa o “coração” de uma Escola de Samba.

Encourados - Apresenta dois enredos, repletos de tradições, conflitos e paixões de uma mesma história, escrita no couro.

Marli - Trata da relação de Marli Seixas com a pesca. Vinda de uma família caiçara natural do Guarujá (SP), ela sempre conviveu com as dificuldades de ser uma mulher pescadora.
Música Operária - Sobre a Corporação Musical Operária da Lapa, grupo musical mais antigo ainda em atividade na cidade de São Paulo.

Diante da Mesma Cruz - Assume a Igreja Matriz de São Luiz de Tolosa como testemunha das duas principais e, aparentemente, contraditórias festas do calendário luizense: a Festa do Divino Espírito Santo e o Carnaval.

Mateus - Dois palhaços. Uma estrada. Muitos encontros. Jurema e Mosquita sobem num fusca 78 acaminho da zona da mata norte pernambucana, em busca dos palhaços da cultura popular: os Mateus, dos grupos de cavalo-marinho, companheiros da brincadeira de fazer sorrir.


GRADE DE HORÁRIOS


25 de junho (quarta)

16:00 – Sessão MinC – Nação do Futebol/Tatu que Bola é essa/Batuque)

26 de junho (quinta)

16:00 – Sessão MinC – (Bendito de São Benedito/ Marli)


2 de julho – (quarta)

15:00 - Sessão MinC (Nação do Futebol/ Tatu que bola é essa?/ Batuque)

3 de julho (quinta)

15:00 – Sessão MinC (Matheus/Música Operária)

4 de julho (sexta)

15:00 – Sessão MinC (Marli/ Bendito de São Benedito)


8 de julho (terça)

15:00 – Sessão MinC (Encourados/Diante da Mesma Cruz)

9 de julho (quarta)
15:00 - Sessão MinC (Música Operária, Marli)

10 de julho (quinta)

15:00 – Sessão MinC (Tatu que bola é essa/Matheus)

11 de julho (sexta)

15:00 – Sessão MinC (Diante da Mesma Cruz/Encourados)


CONFIRA PROGRAMAÇÃO COMPLETA, INCLUINDO MOSTRA PIERRE ÉTAIX EM
WWW.SALAPFGASTAL.BLOGSPOT.COM

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Cine Dica: Sala P. F. Gastal apresenta retrospectiva integral de Pierre Etaix em 35mm


Entre os dias 24 e 29 de junho, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro apresenta em parceria com aEmbaixada da França, da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français, aRetrospectiva Pierre Étaix, com oito filmes em 35mm deste que é um dos realizadores e atores mais cultuados da comédia moderna francesa. A programação tem entrada franca. 

Nascido em 1928, o francês Pierre Étaix desenvolveu sua trajetória cinematográfica durante a década de 1960, após atuar em Pickpocket de Robert Bresson e ser assistente de direção de Jacques Tati no clássico Meu Tio. Ao lado do roteirista Jean-Claude Carrière, ganhou diversos prêmios internacionais, incluindo um Oscar pelo filme “Feliz Aniversário” (Heureux Anniversaire), de 1962. Após uma série de curtas e longas-metragens, Étaix voltou à sua carreira de palhaço e passou a dedicar-se a escrever peças de teatro, livros e séries. Filmes como YoYo (1965) e Grande Amor (1969) tornaram-se clássicos cultuados da comédia francesa dos anos 1960. 
Durante 20 anos, os filmes de Pierre Étaix tiveram sua exibição proibida devido a uma briga judicial interminável. Até que, em 2009, a Fundação Technicolor e a Fundação Groupama decidiram trabalhar lado a lado com Pierre Etaix e seu amigo e corroteirista Jean-Claude Carrière para resolver de vez todas as questões de direitos autorais. Em 2010, uma solução foi encontrada e o Festival de Cannes apresentou, em sua versão restaurada, Grande Amor. Além desse, foi possível restaurar mais sete filmes de Pierre Etaix que são agora apresentados na RETROSPECTIVA PIERRE ÉTAIX, inédita e que revela o cinema do ator, diretor, roteirista e palhaço francês Pierre Étaix apresentando seus oito filmes restaurados.
GRADE DE PROGRAMAÇÃO
24 a 29 de junho de 2014
·         Rupture Rupture  França/1961/11min/Cor/1:1,37
Com Pierre Étaix, Anne-Marie Royer, Anny Nelsen
Roteiro original : Pierre Étaix e Jean-Claude Carrière
Fotografia : Pierre Levent, Música : Jean Paillaud

Um homem recebe uma carta de ruptura da sua amada com uma fotografia sua rasgada. O apaixonado ferido decide responder a esta carta. Caneta tinteiro, mesa de trabalho, selos, papel e tinteiro se tornam diabolicamente recalcitrantes e, cúmulo do azar, o jovem é lançado  da sua cadeira de balanço pela janela.
. Prêmio FIPRESCI em Mannheim, 1961
. Grande Prêmio do Festival de Oberhausen, 1961

·         Feliz Aniversário Heureux Anniversaire – França /1962/12min/Cor/1 :1,37
Com Pierre Étaix, Géorges Loriot, Nono Zammit, Lucien Fregis, Laurence Lignières
Roteiro e diálogos : Pierre Étaix e Jean-Claude Carrière
Fotografia : Pierre Leven ; Música : Claude Stiemans

Uma jovem mulher prepara a mesa para festejar seu aniversário de casamento. O marido se acha preso nos engarrafamentos parisienses. Algumas paradas para as últimas compras só fazem aumentar o atraso.
. Grande Prêmio do Festival Oberhausen, 1962
.  Prêmio Simone  Dubreuilh  em Mannheim, 1962
. Oscar de melhor curta-metragem Hollywood, 1963
. Melhor curta-metragem do British Film Academy de Londres, 1963
. Menção especial da Semana Internacional dos Filmes em Viena, 1963

·         O Enamorado Le soupirant  – França/81min/P&B/1 :1,66
Com Pierre Étaix, Karin Vesely, Claude Massot, France Amell, Laurence Lignières, Dénise Peronne…
Roteiro original : Pierre Étaix e Jean-Claude Carrière
Diretor de Produção : Paul Claudon ; Diretor de Fotografia : Pierre Levent ; Música : Jean Paillaud
Inteiramente obsecado pela pesquisa científica e o estudo dos astros, um jovem parisiense de excelente família, cheio de boa vontade, renuncia bruscamente , por insistência dos pais, à cosmografia, para partir em busca de uma esposa…

. Prêmio Louis Delluc, 1963
. Prêmio do Filme Cômico de Moscou, 1963
. Grande Prêmio do Festival Internacional de Acapulco

·         YoYo – França/1965/92min/P&B/1 :1,66
Com Pierre Étaix, Claudine Auger, Luce Klein, Philippe Dionnet…
Roteiro original, adaptação e diálogos : Pierre Étaix e Jean-Claude Carrière
Fotografia : Jean Boffety ; Música : Jean Paillaud ; Edição : Henri Lanoë ; cenários : Raymond Gabutti e Raymond Tournon

Um bilionário arruinado viaja acompanhado de uma amazona de circo. Seu filho torna-se palhaço e restaura a sua fortuna.

. Grande Prêmio da Juventude do Festival Internacional de Cannes, 1965
. Grande Prêmio OCIC, Festival Internacional de Veneza, 1965


·         Enquanto tivermos saúde Tant qu’on a la santé – França/1966/65min/P&B/1 :1,66
Com: Pierre Étaix, Denise Peronne, Simone Fonder, Sabine Sun, Vera Belmont, François Occipint, Claude Massot…
Roteiro Original e Diálogos : Pierre Étaix
Diretor de Fotografia : Jean Boffety ; Fotografia : Roger Forster ; Música : Luce Klein e Jean Paillaud ; Edição : Henri Lanoë ; Cenários :  Jacques d’Ovidio ; Som : Jean Bertrand
Pierre é um jovem sério, cheio de boa vontade, mas não se sente mais à vontade nesse século 20 ameaçado pelos efeitos de um modernismo absurdo. Tudo à sua volta é apenas barulho, precipitação, confusão. Tudo balança na sua rua e treme em seu apartamento.  O retrato da sua noiva cai na cesta de papéis. Ela fica atônita quando chega ao seu apartamento. E foge. Não aguentando mais o barulho, Pierre viaja para descansar no campo com seu material  de camping  e degustar as delícias da tranquilidade e do silêncio.
. Sereia de Prata no Festival Internacional de Sorrento
. Concha de prata no Festival Internacional de San Sebastian

·         Grande Amor Le Grand Amour - /França/1969/86mir/ 1 : 1,66
Com Pierre Étaix, Annie Fratellini, Nicole Kalfan, Louis Mais, Alain Janey, Micha Bayard…
Roteiro e diálogos : Pierre Étaix e Jean-Claude Carrière
Diretor de Fotografia : Jean Boffety ; Engenheiro de Som : Jean Bertrand ; Música : Claude Stiermans ; Cenários : Daniel Louradour ; Edição : Henri Lanoë

Pierre é casado com Florence. Tudo vai bem com seu casamento e o trabalho. Diretor de uma fábrica de seu sogro, ele passa os dias a assinar cheques ou as noites a assistir televisão. Os anos passam, monótonos e, quando chega uma nova secretária, ele se apaixona e começa a sonhar…
. Grande Prêmio do Cinema Francês, 1969
. Prêmio do Ofício Católico do Festival de Cannes, 1969
. Prêmio de interpretação do Festival Internacional do Panama

·         Pays de Cocagne – França/1971/86min/Cor/ 1 :1,66
Roteiro original: Pierre Étaix; Diretor de fotografia: Georges Lendi; Edição: Michel Lewin e Raymon Lewin; Som: Paul Habans

Logo após maio de 1968, Pierre Étaix descobre os franceses em férias. Ele capta cenas ao vivo que edita e cria assim o primeiro documentário de construção burlesca.

·         Em plena Forma En plein forme – França/1966/13 min/P&B +Cor/  1 :1,66
Com Pierre Étaix, Jean Preston, Bocky Randell, Roger Trapp, Robert Blome   
Roteiro Original e Diálogos : Pierre Étaix ; Diretor de Fotografia : Jean Boffety ; Música : Luce Klein e Jean Paillaud ; Edição : Henri Lanoë ; Cenários : Jacques d’Ovidio ; Som : Jean Bertrand.
Este curta-metragem é originalmente uma das sequências do longa-metragem Enquanto tivermos saúde em sua versão de 1965. Em 1971, Pierre Étaix volta à edição desse filme e extrai essa sequência que se torna o curta-metragem Em plena Forma. Em 2010, ele decide apresentá-lo por ocasião do relançamento de seus filmes restaurados.

GRADE DE HORÁRIOS
24 a 29 de junho de 2014

24 de junho (terça)

20:00 – O Enamorado (1961, 81 minutos)

26 de junho (quinta)

16:00 – Programa de curtas (Rupture, 1961, 11 minutos, Feliz Aniversário, 1962, 12 minutos e Em Plena Forma, 1966, 13 minutos)
18:00 – Enquanto Tivermos Saúde (1966, 65 minutos)
20:00 – YoYo (1965, 95 minutos)

27 de junho (sexta)

18:00 – Pays de Cocagne (1971, 86 minutos)
20:00 – Grande Amor (1969, 86 minutos)

28 de junho (sábado)

15:00 – Programa de curtas (Rupture, 1961, 11 minutos, Feliz Aniversário, 1962, 12 minutos e Em Plena Forma, 1966, 13 minutos)
17:00 – Enquanto Tivermos Saúde (1966, 65 minutos)
19:00 – Pays de Cocagne (1971, 86 minutos)

29 de junho (domingo)

15:00 – O Enamorado (1961, 81 minutos)
17:00 – YoYo (1965, 95 minutos)
19:00 – Grande Amor (1969, 86 minutos)

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