Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Termino
aqui, de uma forma meio melancólica, o especial sobre Akira Kurosawa, já que eu
sempre faço esse especial com relação ao curso que vou fazer. Mas infelizmente
o curso Kurosawa não acabou acontecendo, devido a um numero maior de inscritos,
mas pelo menos, serviu para eu rever os filmes dele e descobrir alguns que eu
não tinha visto antes.
O
especial de Kurosawa termina aqui, deixando o espaço aberto para outro mestre
do cinema (Martim Scorsese), mas quando tiver tempo, irei escrever sobre outros
filmes dele que ainda não assisti. Revejam abaixo todo o especial.
Parece até um ato de covardia por
parte das distribuidoras, em colocar filmes para estrear justamente quando um “filme
evento” entra na parada, que no caso deste final de semana é Vingadores, que
vai atrair uma multidão de fãs de HQ. Contudo, as outras estréias que chegam
não podem nem pouco serem descartadas, como no caso de Sete Dias com Marilyn,
que alias, estarei assistindo esse filme, na primeira sessão do CineClubeZH que
eu irei participar desse ano, portanto aguardem minha critica por aqui.
Lembrando (se tudo der certo)
irei participar do curso sobre Martin Scorsese no próximo final de semana.
Portanto, acompanhem o meu especial que estou fazendo aqui sobre o cineasta, e
os que estiverem interessados, participem do curso, pois vale à pena. Mais
informações sobre o curso e a inscrição, vocês cliquem aqui.
Confiram as estreias:
Os Vingadores 3D
Sinopse: Em Os Vingadores quando um inimigo inesperado surge ameaçando a
segurança global Nick Fury diretor da agência internacional de paz conhecido
como SHIELD recruta uma equipe para livrar o mundo de uma possível destruição
Homem de Ferro Capitão América Thor Hulk Gavião Arqueiro e Viúva Negra.
Sete Dias com Marilyn
Sinopse: No verão de 1956 o jovem Colin Clark (Eddie Redmayne) vindo de
Oxford em busca de sucesso na indústria do cinema trabalhou como assistente no
set de filmagem de O Príncipe Encantado. Esta produção reunia duas grandes
estrelas Sir Laurece Olivier (Kenneth Branagh) e Marilyn Monroe(Michelle
Williams) que estava nesta época em lua-de-mel com seu novo marido o dramaturgo
Arthur Miller (Dougray Scott).brQuase 40 anos mais tarde foi publicado o diário
de Miller intitulado The Prince The Showgirl and Me ( O Príncipe a Vedete e Eu
) mas uma semana faltava e estas páginas desaparecidas foram publicadas mais
tarde com o título My Week With Marilyn ( Minha Semana com Marilyn ). Quando
Arthur Miller deixa a Inglaterra Colin decide mostrar a Marilyn os prazeres da
vida britânica esta torna-se uma semana idílica em que ele acompanhou uma
estrela ansiosa para fugir dos holofotes de Hollywood e da pressão do trabalho.
Jovens Adultos
Sinopse: Charlize Theron interpreta Mavis Gary uma escritora de
literatura juvenil que retorna para sua cidadezinha natal para reviver seus
dias de glória e tentar reconquistar seu namorado dos tempos de escola agora
casado e feliz (Patrick Wilson). Quando sua volta para casa se torna mais
difícil doque ela imaginava Mavis cria uma ligação fora do comum com um
ex-colega (Patton Oswalt) que também ainda não superou totalmente o colegial.
Beleza Adormecida
Sinopse:
Lucy (Emily Browning) é uma jovem universitária que vive precisando de
dinheiro. Para isso, divide o apartamento com outras duas pessoas e possui uma
série de pequenos empregos. Através de um anúncio de jornal, entra em contato
com uma inusitada agência, que a contrata para prestar um trabalho estranho
chamado beleza adormecida. Ela adormece. Ela acorda. É como se nada tivesse
acontecido...
As Idades do Amor
Sinopse: Roberto é um jovem advogado ambicioso que está prestes a se
casar com Sara. Ao cuidar de uma desapropriação ele conhece a bela Micol que
vem de uma pequena vila da Toscana e balança seu coração. Nos últimos 25 anos
Fabio tem sido o marido perfeito. Ele é um apresentador de TV de sucesso e numa festa conhece Eliana. Eles passam a noite juntos mas o
problema maior é que no dia seguinte ela se recusa a ir embora. Adrian é um
professor de história da arte americano que se mudou para Roma logo após se
divorciar. Amigo de Augusto o porteiro do prédio onde mora ele passa a ter sua
libido novamente despertada graças a Viola a filha do colega.
O Príncipe do Deserto
Sinopse: Início do Século 20 Arábia. brSob o impiedoso céu do deserto
dois líderes guerreiros se enfrentam cara a cara. Os corpos de seus soldados
estão espalhados pelo campo de batalha. O vitorioso Nesib Emir de Hobeika
(Antonio Banderas) dita seus termos de paz para o rival Ammar Sultão deSalmaah
(Mark Strong). Os dois homens concordam que nenhum deles poderá reclamar a
terra de ninguém entre eles chamada de Cinturão Amarelo. Em troca e de acordo
com os costumes tribais da época Nesib irá adotar- ou tomar como reféns - os
dois filhos de Ammar Saleeh (Akin Gazi) e Auda (Tahar Rahim) uma garantia de
que nenhum deles possa invadir o território do outro. Anos depois Saleeh e Auda
cresceram e se tornaram homens jovens. Saleeh o guerreiro quer escapar de sua
prisão dourada e retornar à terra de seu pai. Auda só se importa com livros e
com a busca pelo conhecimento. Um dia Nesib seu pai adotivo é visitado por um
americano homem da indústria petrolífera do Texas (Corey Johnson). Ele diz ao
Emir que sua terra é abençoada com petróleo e lhe promete riquezas além da
imaginação.
Termino esse especial por aqui, e quanto a vocês, corram
para o cinema e aguardem minha critica por aqui.
CAPITÃO AMERICA: O PRIMEIRO VINGADOR
Sinopse:2ª
Guerra Mundial. Steve Rogers (Chris Evans) é um jovem que aceitou ser
voluntário em uma série de experiências que visam criar o supersoldado
americano. Os militares conseguem transformá-lo em uma arma humana, mas logo
percebem que o supersoldado é valioso demais para pôr em risco na luta contra
os nazistas. Desta forma, Rogers é usado como uma celebridade do exército,
marcando presença em paradas realizadas pela Europa no intuito de levantar a
estima dos combatentes. Para tanto passa a usar uma vestimenta com as cores da
bandeira dos Estados Unidos, azul, branca e vermelha. Só que um plano nazista
faz com que Rogers entre em ação e assuma a alcunha de Capitão América, usando
seus dons para combatê-los em plenas trincheiras da guerra.
Até metade da década
de 80, os personagens de HQ (no caso, super heróis) passavam para o leitor
historias muito bem definidas, ou seja, não existia essa ambigüidade que há
atualmente tanto nos quadrinhos como no cinema, mau era mau bem era o bem. Mas
foi a partir da metade daquela década que foi introduzido bastante o lado
psicológico dos personagens que fizeram deles mais humanos e próximos ao mundo
real. Mas existem ainda pessoas atualmente que sentem falta de uma época onde
tudo era um pouco mais claro e simples, e com a chegada deCapitão America: o Primeiro
Vingadoré voltar a
sentir o gosto dos bons e velhos tempos da era de ouro, tanto dos bons e velhos
filmes de antigamente, como das HQ mais inocentes.
Porém, o diretorJoe Johnston(Lobisomem)fez a lição de casa ao criar a origem
do protagonista de uma forma não rápida, mas gradual e humana, para que o
espectador tivesse tempo para se familiarizar com o personagem. E para nossa
sorte,Chris Evans,
(que se a principio havia sido bastante criticado por ter sido escolhido),
soube muito bem passar inocência e doçura do personagem, com o qual,
consegue ganhar a nossa simpatia facilmente. Vale salientar, que o ator também
passou por um duro treinamento físico para ficar com o corpanzil que o personagem
possui. Portanto, é um choque vê-lo transformado se comparado quando ele era
pequeno e bem magro no inicio da trama (nesta parte, auxiliado a incríveis
efeitos especiais que deixam oCurioso
Caso de Benjamin Burtonno
chinelo).
Fora o ator, o que
muito se temia desse filme também, é que ele se tornasse uma propaganda sobre o
poderio americano, mas essa idéia se desfaz quando lá no meio da historia,
vemos o personagem passando pelo ridículo ao se tornar mero personagem
propaganda do governo. Esse momento nada mais é do que uma critica bem humorada
(e vergonhosa) das maneiras absurdas que o governo norte americano da época
fazia para adquirir dinheiro para combater na guerra. Com isso, o personagem
que foi criado a exatos 70 anos para se tornar um símbolo para levantar a moral
dos soldados da época, também escancara a hipocrisia escondida por baixo da
camada mais inocente daquele tempo.
E como eu disse no
inicio do texto, o filme é um retorno aos bons tempos de filmes de aventura de
antigamente, principalmente quando remete a exemplos como os filmes deFlash Gordon,onde os vilões usam armas lasers para
tentar eliminar os mocinhos e as cenas de ação (apesar de não serem muitas)
satisfazem o espectador à procura de boa diversão. E é claro que um bom filme
também não funcionaria se não tivesse uma boa dose de bons coadjuvantes e isso
o filme tem aos montes. Ao começar pela mocinha durona (e par romântico do
herói)Peggy Carter,
interpretada com elegância e firmeza pela atrizHayley Atwell, e que
eu espero poder vela mais em seguida em outros filmes.Tommy Lee Jonesfaz as pazes com uma adaptação de HQ
(ele havia atuado comoDuas
Carasno horrorosoBatman: Eternamente) e
faz de seu personagem coronelChester
Phillips, um ser durão com ar de autoridade, mas não menos divertido,
com piadas curtas, rápidas mas certeiras. E por fim,Hugo Weaving(Matrix) nasceu para
ser o maquiavélicoCaveira
Vermelha, pois o ator transmite o ar de maldade no olhar a torto e a
direito, mesmo em momentos onde ele fala frases de efeitos no mínimo que
inocentes para os padrões atualmente mas que combinam com a proposta que o
filme quer passar.
Embora o ato final
seja um tanto que ligeiro em tentar finalizar certos pontos na historia,Capitão America: O Primeiro
Vingadorcumpre a sua
missão que é acima de tudo entreter o espectador com quase duas boas horas de
aventura na moda antiga e prova que velhas formulas podem sim serem revistas e
muito bem vindas para as novas gerações, que por vezes, estão cansadas de ver
filmes de ação exagerados e com efeitos especiais enjoativos e descartáveis.
Curiosidade:Hugo Weaving baseou o sotaque alemão de seu
personagem, o Caveira Vermelha, no diretor Werner Herzog e no ator Klaus Maria
Brandauer.
Nos dias 05 e 06 de
Maio, estarei participando do curso “MARTIN SCORSESE – CINEMA, FÉ &
VIOLÊNCIA”, que será realizado no Museu da Comunicação, criado pelo CENA UM e
ministrado pelo critico de cinema, Rodrigo Fonseca. E enquanto a atividade não
acontece, por aqui, estarei postando tudo o que eu sei sobre esse diretor, que
deu sangue novo ao cinema americano nos anos 70 e ainda hoje.
OS BONS COMPANHEIROS
Sinopse: Henry Hill (Ray Liotta) conta a sua
história de garoto do Brooklyn, Nova York, que sempre sonhou ser gângster,
começando sua "carreira" aos 11 anos e se tornando protegido de James
"Jimmy" Conway (Robert De Niro), um mafioso em ascensão. Tratado como
filho por mais de vinte anos, ele se envolve em golpes cada vez maiores e acaba
se casando com Karen Hill (Loraine Bracco), sua amante. Impossibilitado de ser totalmente
"adotado" pela "família", o jovem ambicioso conquista
prestígio, se envolve com o tráfico de drogas, prática grandes roubos e ganha
muito dinheiro, mas os agentes federais estavam na sua cola e o seu destino
pode mudar a qualquer momento.
Descrição tragicômica,
as vezes caricatural, da vida dos pistoleiros que vivem na margem da industria
do crime organizado pela máfia. Baseado no livro, do roteirista Nicholas
Pileggi, é notável a seqüência ininterrupta, em que o gangster entra no
restaurante-boate Copacabana, pela cozinha, acompanhado pela noiva. Rodado em
Nova York, onde Scorsese nasceu e cresceu. Pesci ganhou o Oscar de ator coadjuvante,
num tipo de personagem que ele voltaria fazer de uma maneira parecida em
Cassino.
Curiosidade: O nome original
de Os Bons Companheiros seria "Wiseguy", seguindo o título do livro,
mas os produtores acharam melhor trocar para não confundir com o filme O Homem
da Máfia (1987), cujo título original era exatamente "Wiseguy".
A COR DO DINHEIRO
Sinopse: Eddie Felson
(Paul Newman), um ex-campeão de sinuca, encontra em um bar Vincent (Tom
Cruise), um jovem que promete ter uma grande carreira no taco. Assim, Eddie
decide lhe ensinar tudo o que sabe sobre sinuca, mas a amizade entre os dois se
torna uma verdadeira guerra quando uma bela mulher (Mary Elizabeth
Mastrantonio) surge.
Continuação de The
Hustler - A Vida É um Jogo, onde Paul Neman fazia o mesmo papel do jogador de
bilhar "Fast" Eddie Felson e pelo qual foi indicado a um Oscar. Não
está no mesmo patamar das obras-primas de Scorsese: tem alguns problemas de
ritmo e, deixando de lado a atuação excepcional de Newman, não tem um
protagonista carismático e/ou repulsivo como seus melhores trabalhos. No
entanto, seduz o espectador com uma imprevisibilidade rara - o roteiro do
escritor Richard Price foge dos clichês admiravelmente e ainda tem a ousadia de
terminar em aberto - o que, para um filme sem pretensões de tornar-se o
primeiro capítulo de uma série é uma temeridade comercial sem tamanho.
Sinopse: Um
tumultuado relacionamento entre um médico jovem e arrogante e o piedoso diretor
da clínica. Toshiro Mifune, em seu último filme com Kurosawa, está em grande
forma e impecável como o ilustre professor que ensina a seu amargurado médico
residente a respeitar e apreciar as vidas de seus pacientes desamparados.
O Barba Ruiva, de
Kurosawa, é considerado um testamento divino para humanidade. Captando com
perfeição o visual e sentimentos do Japão do século XIX, esta obra é uma viagem
no tempo, nos locais e na emoção. Thoshiro Mifune, em seu último filme com Kurosawa,
está em grande forma e impecável como o ilustre professor que ensina a seu
amargurado médico residente a respeitar e apreciar as vidas de seus pacientes
desamparados.
Homem Mau Dorme Bem
Sinopse: Numa história que remete ao
“Hamlet” de Shakespeare, no Japão do pós-guerra, um jovem tenta se utilizar de
sua posição no coração de uma empresa corrupta para expor os homens
responsáveis pela morte de seu pai.
Uma história que
remete ao "Hamlet" de Shakespeare, no Japão do pós-guerra. Um roteiro
elegante a música de Sato, como sempre magnífica. Banhado por uma fotografia
toda sombria e boa trilha sonora, o roteiro de duas horas e meia, que começa
num thriller e termina num drama, virou um filme que funciona muito bem e te
pega de surpresa.
Com a chegada do mega evento
Vingadores que estréia neste final de semana, vamos recapitular o que já rolou no universo Marvel
no cinema, que antecede ao filme do super grupo:
THOR
Sinopse: A aventura épica se inicia no planeta Terra
nos dias de hoje até reino de Asgard. O Poderoso Thor é um arrogante guerreiro
cujas ações intempestivas despertam uma guerra antiga. Como castigo Thor é
enviado à Terra e forçado a viver entre os mortais. Uma vez aqui ele aprende o
que significa ser um verdadeiro herói depois que o vilão mais poderoso de seu
mundo envia as forças negras de Asgard para invadir o planeta.
Quando Kenneth
Branagh foi anunciado como diretor dessa produção, o mínimo que se esperava era
algo de diferente se comparado as outras produções que a Marvel levou para o
cinema, mas não é bem assim. Como já diz o ditado “em time que esta ganhando
não se mexe” o filme continua da mesma forma que os filmes do Homem de Ferro 1
e 2 e O Incrível Hulk, como uma boa aventura misturada com elementos de bom
humor na medida certa. O que talvez tenha levado a contratação do diretor foi
pelo fato da trama carregar momentos shakespearianos de traições, honra e
lealdade nas quais o diretor já experimentou e muito em filmes que ele dirigiu
como o épico Hamlet.
O primeiro ato é
magistral, mostrando como é o mundo de Asgard e suas origens. É neste ponto que
Branagh não se intimidou com a grandeza da produção que se envolveu e fez um
belo casamento com efeitos especiais, fotografia, edição de arte e figurino
(esse ultimo, o mais criticado, mas que no final das contas combinou com esse
universo criado). Já neste ato ocorrem umas melhores cenas de ação do filme
onde nosso herói (Chris Hemsworth a vontade no papel) com seus companheiros e
irmão loki (Tom Hiddleston ótimo) enfrentam os gigantes de gelo em uma
seqüência incrível e digna de ser comparada ao Senhor dos Anéis. Lembrando que
o inicio é todo dominado pelo ator Anthony Hopkins.que simplesmente nasceu para
ser Odin e pelo visto esta cada vez mais a vontade em super produções.
Ao chegar ao segundo
ato, a trama se transforma em outro filme ao mostrar o herói exilado em meio
aos seres humanos e em situações imprevisíveis e bem atrapalhadas, mas com
humor bem certeiro e que faz agente gostar da situação em que o personagem se
mete em meio as pessoas normais. Em contrapartida, os personagens coadjuvantes
que surgem ao lado do protagonista nesta parte pouco podem fazer na trama, nem
mesmo Natalie Portman (saída a pouco do filme que lhe deu o Oscar, Cisne Negro)
tem algo a acrescentar, apenas serve para amolecer o coração do herói.
Com um terceiro ato
cheio de efeitos especiais, ação e duelos de interpretação entre os principais
protagonistas, o filme termina fazendo agente se esquecer dos pequenos deslizes
do segundo ato e fazendo agente querer mais aventuras do herói Asgardiano que
podem ocorrer numa eventual seqüência ou então no esperado Vingadores. É
esperar pra ver.
Sinopse: Passado em
1973, em plena Guerra Fria, o longa gira em torno de George Smiley (Gary
Oldman), um veterano da divisão de elite do serviço secreto inglês conhecida
como Circo. Após a morte de seu ex-chefe e de alguns fracassos em missões
internacionais, ele é chamado para desvendar um mistério sobre a identidade do
agente duplo que, durante anos, trabalhou também para os soviéticos. Todos à
sua volta são suspeitos, mas, como bons espiões que são, foram treinados para
dissimular e trabalhar em condições de extrema tensão.
Foi um acerto, os
produtores desse elegante filme, buscar um diretor europeu para comandá-lo. Mais
precisamente, o trabalho caiu no colo do diretor Sueco Tomas Alfredson, que ainda
cole louros pelo seu trabalho cultuado internacionalmente, “Deixa Ela Entrar”.
E se naquele filme, ele deu um sopro de vida para o universo do sangue sugas,
aqui ele coloca um novo verniz para os filmes de espionagem, que atualmente estão
cada vez mais vertiginosos.
Baseado no livro de
Jhon Le Carré, o cineasta cria um clima de suspense gradual, onde os
personagens são muito bem construídos, junto com os seus conflitos e tendo um ótimo
casamento, com um roteiro bem elaborado. Outro ótimo lance é o fato da produção
estar recheada de coadjuvantes ilustres (onde Benedict Cumberbatch que se sobre-sai),
mesmo perante a uma das melhores interpretações de Gary Oldman (tendo sua
primeira indicação ao Oscar). Mas para aqueles que
buscam somente entretenimento, talvez a produção se torne um tanto que
aborrecida, já que tudo que acontece na trama está presa a inúmeros detalhes,
no qual o espectador tem que prestar atenção em dobro, mas fazendo isso, a sessão
se torna um deleite, tanto para aqueles desavisados, como para aqueles que
buscam algo de diferente.
Com isso, Alfredson
da um novo sabor ao gênero, sendo um filme para ser apreciado, tanto para
aqueles que curtiam os filmes de espionagem de antigamente, como para aqueles
que estão acostumados com a nova versão de 007 ou da cine série do desmemoriado
Borne.