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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 23 de abril de 2012

Cine Especial: VINGADORES NO CINEMA: Parte 1


Com a chegada do mega evento Vingadores que estréia neste final de semana, vamos  recapitular o que já rolou no universo Marvel no cinema, que antecede ao filme do super grupo: 


HOMEM DE FERRO
Sinopse: Tony Stark (Robert Downey Jr.) é um industrial bilionário, que também é um brilhante inventor. Ao ser sequestrado ele é obrigado por terroristas a construir uma arma devastadora mas, ao invés disto, constrói uma armadura de alta tecnologia que permite que fuja de seu cativeiro. A partir de então ele passa a usá-la para combater o crime, sob o alter-ego do Homem de Ferro.
Rendendo mais de $315 milhões nas bilheterias americanas e com mais de 2,8 Milhões de público aos cinemas do Brasil até hoje, Homem de Ferro estréia com alta velocidade e ação nas alturas quando o genial magnata Tony Stark sobrevive a um ataque inesperado em território inimigo e escapa depois de construir uma armadura de alta tecnologia. Quando descobre um nefasto plano com implicações mundiais, ele veste sua poderosa armadura e jura proteger o mundo como o Homem de Ferro. Diretamente das páginas das lendárias histórias em quadrinhos, Homem de Ferro é um herói que não nasceu, foi criado para ser incomparável!
O DVD nacional possui menus caprichados, sendo que a edição traz dois discos. No primeiro além do filme, a onze minutos de cenas inéditas, um preview de uma nova versão animada do personagem, além de um easter egg divertidíssimo que mostra a gravação da ponta de Stan Lee no longa. Para ativá-lo, basta ir até o "material especial" e escolher a terceira opção (que é um pequeno logo acima do botão que volta para o menu principal), O segundo disco reúne uma quantidade de extras de proporções heróicas. Logo de cara, o especial "Eu sou o Homem de Ferro" revela todo o processo de criação do filme. Cm quase duas horas, ele é dividido sem sete capítulos que abordam diferentes momentos da produção. Há entrevistas, cenas de bastidores e ensaios. O item seguinte, "O Invencível Homem de Ferro", mostra as origens nos quadrinhos e também traz depoimentos de escritores e desenhistas. Os efeitos visuais são tema de um especial á parte bastante interessante. Faltou apenas uma faixa de comentários em áudio do diretor com o ator principal, mas fora isso é uma edição caprichada. para se ter na estante.


HOMEM DE FERRO 2
Sinopse:  No filme 'HOMEM DE FERRO 2' o mundo já sabe que o inventor bilionário Tony Stark (Robert Downey Jr.) é o super-herói blindado Homem de Ferro. Sofrendo pressão do governo, da mídia e do público para compartilhar sua tecnologia com as forças armadas, Tony reluta em divulgar os segredos por trás da armadura do Homem de Ferro, temendo que as informações caíssem em mãos erradas. Tendo Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) e James "Rhodey" Rhodes (Don Cheadle) a seu lado, Tony estabelece novas alianças e enfrenta novas e poderosas forças.

Homem de ferro (2008) foi uma grata surpresa para inúmeros fãs de cinema e historia em quadrinhos, e ousadia, principalmente pelo fato de terem pegado um personagem não tão conhecido pelo publico em geral e lançar numa superprodução que abriria oficialmente os filmes da Marvel Estúdios, cujo grande interesse é criar filmes para os seus personagens, interligá-los um com o outro, para então, finalmente se reunirem todos na futura superprodução Vingadores. Mas talvez a maior bola dentro do filme foi realmente Robert Downey Jr. Vindo de uma carreira difícil graças ao vicio com drogas e álcool, ele viu na produção uma grande oportunidade, de se reerguer das cinzas, e como tanto o personagem como o ator em si são parecidos um com outro (nos quadrinhos Tony Stark sofria com a bebida), tudo se encaixou perfeitamente e o ator acabou criando talvez o melhor desempenho de sua carreira, ao fazer um homem de ferro excêntrico, narcisista, mas que acaba descobrindo algo melhor dentro de si.
Mas e a seqüência?? Sem aquele ar de novidade, o diretor Jon Favreau se concentrou a todo o momento numa trama, que embora simples no decorrer da película, jamais cai no aborrecimento, isso graças às ótimas piadas certeiras que ocorre durante toda a projeção, aliados com uma ótima trilha sonora pesada e ótimas cenas de ação na medida certa e não um vídeo game ininterrupto como foi Transformes 2. Apesar de haver mais personagens e mais sub-tramas, o enredo jamais soa confuso, ele flui normalmente para melhor compreensão para espectador que vai ao cinema unicamente para se divertir, e o que não falta no filme é diversão. Ver cenas onde Tony Stark mostra toda a sua fragilidade como ser humano (num momento de pura bebedeira) faz nos identificar com o personagem e mostrar que é tão humano quanto qualquer um e sempre estará a mercê de cometer erros. Neste ponto, o filme faz uma leve reverencia a clássica HQ Demônio da garrafa, onde o personagem sofreu com o vicio da bebida e mesmo que no filme esse ponto tenha ficado amenizado, os fás logo irão se lembrar daquela historia.
Os coadjuvantes é que fazem a festa, ao começar por  Mickey Rourke que da um show fazendo o vilão durão e mal encarado em busca da pura e simples vingança contra Tony Stark. Gwyneth Paltrow tem um desempenho melhor como Pepper Potts, mas só um pouquinho (achava ela a única coisa negativa do filme anterior). Don Cheadle veio para ser o Rhodey Rhodes definitivo com seu alter ego Maquina de Combate. Sam Rockwell faz Justin Hammer uma espécie de versão de Tony Stark se caso não tivesse obtido uma segunda chance na vida no primeiro filme. Contudo, a grande estrela dos coadjuvantes é Scarlett Johansson fazendo a personagem agente Viúva Negra e nova assistente de Tony Stark. Apesar de eu achar Scarlett um tanto que inexpressiva, sua personagem séria e durona caíram como uma luva para atriz e ela simplesmente não faz feio nas cenas de luta, principalmente onde suas pernas se tornam suas armas. Não posso esquecer claro da pequena, mas importante participação de Samuel L. Jackson, como líder da agencia SHIELD, Nick Fury, que será o grande laço que irá reunir os principais heróis que foram já apresentados e que irão em breve aparecer no cinema. Apesar de o ato final ter sido um tanto que apressado e a parte que aparece o pai do Tony em vídeo não ter me convencido, Homem de Ferro 2 jamais ofende a inteligência do espectador e procura acima de tudo divertir e fazer criar um largo sorriso de satisfação, por unir aventura e humor na medida certa.


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sexta-feira, 20 de abril de 2012

Cine Especial: AKIRA KUROSAWA: MESTRE DAS TELAS: Parte 4

Nos dias 28 e 29 de abril, estarei participando do curso “AKIRA KUROSAWA: MESTRE DAS TELAS”, que será realizado no Cinbancários, criado pelo CENA UM e ministrado pelo pesquisador de historia de cinema, Jorge Roldan. E enquanto a atividade não acontece, por aqui, estarei postando tudo o que eu sei, sobre esse cineasta, que se tornou sinônimo de qualidade do cinema japonês.


RAN
Sinopse: Japão, século XVI. Hidetora (Tatsuya Nakadai), o poderoso chefe do clã dos Ichimonjis, decide dividir em vida seus bens entre seus três filhos: Taro Takatora (Akira Terao), Jiro Masatora (Jinpachi Nezu) e Saburu Naotora (Daisuke Ryu). Com o primeiro fica a chefia do feudo, as terras e a cavalaria. Os outros dois ficam com alguns castelos, terras e o dever de ajudar e obedecer Taro. No entanto, Hidetora exige viver no castelo de alguns deles, manter seus trinta homens, seu título e a condição de grão-senhor, mas Saburu, o predileto, prevendo as desgraças que viriam com tal decisão, se mostra contrário à decisão paterna. Assim é expulso do feudo e acaba sendo acolhido por Nobuhiro Fujimaki (Hitoshi Ueki), que se mostra impressionado com sua decisão de contrariar o pai e casa-o com sua filha. Hidetora vai ao seu castelo, que agora é de Taro, e não é bem recebido, pois seu primogênito é encorajado por Kaede (Mieko Harada), sua mulher, para ter liberdade para tomar decisões e chefiar o feudo. Kaede quer vingar a morte dos pais, que foram mortos por Hidetora em um incêndio, e guarda muito rancor e igual rejeição. Hidetora sente isso quando vai ao castelo de Jiro e assim se vê isolado em seu ex-império e bem próximo da insanidade.
Uma das ultimas obras primas de Akira Kurosawa feito em 1985, onde o cineasta mostrou que era um o diretor experiente em super produções gigantescas. Adaptação da tragédia Rei Lear de Shakespeare, transportada para Japão Feudal, o que torna o seu trabalho definitivo. Na opinião do próprio diretor esse foi o seu filme mais bem feito e mais querido pessoalmente na opinião dele. Não faltaram esforços para que o filme fosse gigantesco em termos de superprodução, sendo que um castelo de tamanho natural, foi praticamente destruído durante as filmagens para dar um maior realismo.
Após ter recuperado a criatividade no inicio dos anos 80 com A Sombra de um Samurai, Kurosawa cria uma verdadeira tragédia grega familiar, em que ambições pela riqueza corrompem a união de uma família. Direção de arte, figurino e fotografia são mostradas de uma maneira surpreendente e não faltam claro cenas que se tornaram clássicas, como o ataque do castelo e o rosto atônico de Taro Takatora (Akira Terao) são os pontos altíssimos dessa obra fantástica do diretor.

Curiosidade: Durante 10 anos Akira Kurosawa planejou cada cena de Ran preparando storyboards que mostravam como cada cena deveria ser rodada.


Kagemusha - A Sombra do Samurai
Sinopse: Durante o Japão medieval, um importante lorde falece em meio à uma decisiva guerra. Prevendo que isso pudesse acontecer, ele deixa uma ordem de que, se realmente falecesse, alguém deveria se passar por ele e, assim, evitar a queda de seu reinado. Nesse momento entra na história um pobre ladrão, sósia do grande lorde, que encontra uma situação incrivelmente mais difícil do que qualquer um poderia imaginar.
Fascinante épico que toma como ponto de partida um costume do Japão Feudal: o de providenciar dublê para homens poderosos (a palavra Kagemusha tem exatamente esse significado – “dublê” ou “sombra” de guerreiro). Grandes cenas de batalha, com impecáveis reconstituições de roupas e armas, rituais majestosos e pérfidas intrigas palacianas. Um dos trabalhos de maior apuro visual de Kurosawa.  A produção executiva da versão internacional de Kagemusha, a Sombra do Samurai ficou a cargo de Francis Ford Coppola e George Lucas. 


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Cine Dicas: Estreias no final de semana (20/04/12)



Sem mais delongas, vamos as estreias para esse final de semana:

American Pie: O Reencontro 
Sinopse: Dez anos após os acontecimentos de American Pie os protagonistas se reúnem para relembrar os velhos tempos. Michelle e Jim estão se habituando à vida de casados enquanto cuidam de seu filho. Kevin e Vicky se separaram Oz e Heather estão se distanciando aos poucos mas Finch continua louco pela mãe de Stifler.


A Perseguição
Sinopse: Um avião cai com um grupo de 125 extratores de petróleo do Alasca. Eles descobrem que o local onde estão isolados é habitado por lobos selvagens e terão que lutar para sobreviver enquanto os animais iniciam uma caçada lenta pelos sobreviventes.

Argus Montenegro e a Instabilidade do Tempo Forte
Sinopse: A história de um dos melhores bateristas brasileiros, Argus Montenegro, que narra a própria história enfrentando a velhice e o anonimato.


                                As Praias de Agnès
Sinopse: Com fotografias, fragmentos de filmes, entrevistas, e pequenas encenações, Varda compõe uma autobiografia, num passeio do tempo de criança na Bélgica até Paris, da descoberta do cinema até a participação na Nouvelle Vague, do casamento e dos filhos até a vida depois da morte de Jacques Demy.


Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios
Sinopse: Baseado em livro de Marçal Aquino, mostra um triângulo amoroso entre uma mulher, Lavínia (Camila Pitanga), seu marido - o pastor Ernani (Zecarlos Machado), que acredita ser possível consertar o mundo -, e o fotógrafo Cauby (Gustavo Machado), de passagem pelo interior da Amazônia. 


Flor da Neve e o Leque Secreto
Sinopse: Na China do século 19 as amigas Flor da Neve e Lírio superam a distância física por meio de uma língua secreta. Paralelamente a trama segue Nina e Sophia duas mulheres contemporâneas que tentam compreender a história de suas ancestrais laotong.


Raul Seixas: O início o fim e o meio
Sinopse: Documentário sobre vida e obra do maior ícone do rock brasileiro desvendando suas diversas facetas suas parcerias com Paulo Coelho seus casamentos e seus fãs que ele continua a mobilizar 20 anos depois de sua morte.


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Cine Dica: Em Cartaz: XINGU


Sinopse: Anos 1940. Três jovens irmãos decidem viver uma grande aventura. Orlando (Felipe Camargo) 27 anos Cláudio (João Miguel) 25 e Leonardo (Caio Blat) 23 os Irmãos Villas-Bôas alistam-se na Expedição Roncador-Xingu e partem numa missão desbravadora pelo Brasil Central. A saga começa com a travessia do Rio das Mortes e logo eles se tornam chefes da empreitada envolvendo-se na defesa dos povos indígenas e de suas diversas culturas registrando tudo num diário batizado de A Marcha para o Oeste.brMais velho dos irmãos Orlando é o articulador entre as etnias indígenas e o poder oficial responsável por brecar a ingerência externa. Já Cláudio é o grande idealista e o mais consciente da contradição da expedição Nós somos o antídoto e o veneno diz. O caçula é Leonardo vibrante e corajoso. No entanto suas atitudes podem causar um preço alto para a aventura dos irmãos.
O diretor Cao Hamburger, já havia criado uma história, em que o pano de fundo era os tempos de chumbo do Brasil, pela perspectiva de uma criança, no ótimo filme O Ano em que meus pais saíram de férias. Em Xingu, a trama se passa na mesma época, só que retratada de uma forma mais tímida, concentrando o foco na aventura dos irmãos Vila Lobos Orlando (Felipe Camargo), Cláudio(João Miguel) e Leonardo (Caio Blat), na missão de entrar mata a dentro no Brasil central, com a missão de adquirir um contato pacifico com os índios e fazê-los de uma forma  gradual, interagir com a sociedade dominante, para então, os dominantes dominarem suas terras. Mas como diz o velho ditado: Uma coisa leva a outra, pois essa convivência dos irmãos com os índios acabou se criando uma idéia revolucionaria que dura até hoje, que é o Parque Indígena Xingu, que acolheu inúmeras tribos, para se preservarem e sem terem contato com a ambição do homem branco.
Hamburguer cria assim, uma historia bem fluida, sem se aprofundar muito nas questões políticas e econômicas da época, focando mais nos irmãos, onde cada um possui uma personalidade bem definida e no seu dia a dia com os índios locais. O filme, não é só um retrato das dificuldades dos índios com a aproximação do homem branco em suas terras, mas também é uma historia que nos lembra, sobre os índios do nosso presente. Sendo que, nunca é demais nos lembrar de quem eram realmente os donos da casa por onde agente pisa atualmente.   


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quinta-feira, 19 de abril de 2012

Cine Especial: AKIRA KUROSAWA: MESTRE DAS TELAS: Parte 3


Nos dias 28 e 29 de abril, estarei participando do curso “AKIRA KUROSAWA: MESTRE DAS TELAS”, que será realizado no Cinbancários, criado pelo CENA UM e ministrado pelo pesquisador de historia de cinema, Jorge Roldan. E enquanto a atividade não acontece, por aqui, estarei postando tudo o que eu sei, sobre esse cineasta, que se tornou sinônimo de qualidade do cinema japonês.

Yojimbo: O GUARDA COSTAS
Sinopse: Ao chegar a um vilarejo no Japão tomado por duas facções criminosas, um destemido Samurai vê ali a oportunidade de ganhar muito dinheiro, trabalhando secretamente para as duas organizações. A partir daí, a rivalidade entre as duas gangues aumenta cada vez mais, mudando o destino dos habitantes do vilarejo de forma irreversível.
Filme que se tornou uma enorme fonte de influencias nos anos mais tarde. Kurosawa jamais escondeu de ninguém, que alguns dos seus filmes, principalmente em historias envolvendo samurais, são inspirados em filmes de faroeste como os de John Ford, e neste filme não é diferente. O que é interessante, é que o filme acabou servindo então de fonte para inúmeras criações para o cinema do ocidente, como foi no caso de Sergio Leone, que acabou refilmando O Guarda Costas, e criou Por um Punhado de Dólares, gerando então, a famosa trilogia dos dólares e consagrando Clint Eastwood, mas essa é outra historia.
Ótimo filme de aventura onde Kurosawa mostrava como se fazia um bom filme desse gênero daquele e tempo e Toshirô Mifune se estabeleceu como o grande astro dos filmes de aventuras naquela época no oriente, e voltaria a repetir a parceria com o diretor inúmeras vezes. Sem contar, uma previsível, mas eficaz continuação do misterioso samurai.


A Fortaleza Escondida
Sinopse: Uma bela princesa fugitiva é escoltada a caminho de casa por um poderoso homem que, ao passar no território inimigo, cruza com dois medrosos fazendeiros que tentam retornar para casa depois de fugirem da Guerra Feudal.
Akira Kurosawa lançou em 1958, um épico clássico, que serviria de inspiração para outros cineastas. George Lucas, por exemplo, sempre disse que Fortaleza Escondida foi sua fonte de inspiração para a criação de Star Wars.
Kurosawa, usando de idéias tanto orientais como ocidentais, cria um belo filme de aventura, que apesar da longa duração, não cansa em nenhum momento. Isso graças ao estilo de misturar aventura com belas doses de humor na medida certa.


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Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: Cavalo de Guerra


Sinopse: Ted Narracot (Peter Mullan) é um camponês destemido e ex-herói de guerra. Com problemas de saúde e bebedeiras, batalha junto com a esposa Rose (Emily Watson) e o filho Albert (Jeremy Irvine) para sobreviver numa fazenda alugada, propriedade de um milionário sem escrúpulos (David Tewlis). Cansado da arrogância do senhorio, decide enfrentá-lo em um leilão e acaba comprando um cavalo inadequado para os serviços de aragem nas suas terras. O que ele não sabia era que seu filho estabeleceria com o animal um conexão jamais imaginada. Batizado de Joey pelo jovem, os dois começam seus treinamentos e desenvolvem aptidões, mas a 1ª Guerra Mundial chegou e a cavalaria britânica o leva embora, sem que Albert possa se alistar por não ter idade suficiente. Já nos campos de batalha e durante anos, Joey mostra toda a sua força e determinação, passando por diversas situações de perigo e donos diferentes, mas o destino reservava para ele um final surpreendente.
Steven Spielberg arrasou, ao usar os últimos recursos que o cinema pode oferecer atualmente, quando dirigiu Tintim no ano passado. Ao mesmo tempo, provou que velhos recursos de antigamente, podem sim, ser muito bem usados nos dias atuais. Em Cavalo de Guerra, Spielberg recorre a elementos que lembram o saudoso tecnicolor, com uma fotografia fantástica, que explodem aos nossos olhos, que estão tão acostumados com o conhecido padrão atualmente de se fazer filme. Em uma determinada cena, por exemplo, um por do sol se torna uma verdadeira obra prima em movimento, que relembra a clássica cena de Laurence da Arábia.
Baseada numa peça de grande sucesso (onde os cavalos eram representados por bonecos), a trama se divide em duas: Numa, acompanhamos o animal ao redor do mundo, e na outra, acompanhamos o seu jovem dono, na tentativa de reaver o seu amigo. De um grande elenco de ótimos talentos, se destaca ótimo Tom Hiddleston (o Loki de Thor e que retornara em Vingadores), que ajuda a contar a historia, porém, é o próprio cavalo que cria todo o lado  emocional da trama. Spielberg faz com que o espectador, sinta todos os sentimentos que o cavalo passa na tela, seja alegria ou tristeza, mesmo ele não pronunciando nenhuma palavra ou muito menos há recorrer de algum recurso do cinema atual.
Quando se menos espera, as lagrimas começam a rolar no rosto, e faz de Cavalo de Guerra, um bom exemplo, de que o cinema de antigamente, pode sim ser usado para conquistar a platéia atual, desde que seja feito com coração e talento.


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quarta-feira, 18 de abril de 2012

Cine Especial: AKIRA KUROSAWA: MESTRE DAS TELAS: Parte 2


Nos dias 28 e 29 de abril, estarei participando do curso “AKIRA KUROSAWA: MESTRE DAS TELAS”, que será realizado no Cinbancários, criado pelo CENA UM e ministrado pelo pesquisador de historia de cinema, Jorge Roldan. E enquanto a atividade não acontece, por aqui, estarei postando tudo o que eu sei, sobre esse cineasta, que se tornou sinônimo de qualidade do cinema japonês.

CÃO DANADO
Sinopse: Murukami, um jovem investigador de homicídios, é roubado em um ônibus e perde sua pistola. Ele começa uma busca insana atrás de sua preciosa arma, sem sucesso, até receber a ajuda de um sábio e mais experiente detetive chamado Sato. Só que as razões para tudo ficam mais sensíveis e dramáticas quando Murukami descobre que o ladrão só entrara para esse perigoso mundo do crime pelo desespero da necessidade humana.
Clássico noir do mestre Akira Kurosawa, que redefiniu o padrão de filmes policiais japoneses. A primeira vista parece uma historia simples, mas no decorrer da historia mostra-se mais do que isso. Kurosawa cria aqui um verdadeiro retrato de uma sociedade destruída pós guerra. É impressionante a visão de Tóquio naquele tempo, em meio a personagens que buscam um meio de vida após as feridas que passou, o diretor mostra personagens tentando se reerguer em um mundo abatido. O duelo final do mocinho e bandido é desde já espetacular porque mostra um destruído pela guerra e o outro em busca de cobrir o erro que cometeu em ter perdido sua arma. Bom exemplo dos bons filmes noir daquele tempo do cinema japonês. 

VIVER
Leia mais sobre filme, no especial Cinema Japonês: Do Clássico ao Contemporâneo clicando aqui. 



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