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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Cine Especial: DAVID CRONENBERG: Parte 2

Nos dias 14 e 15 de fevereiro, estarei participando do curso “David Cronenberg: Seu Cinema e suas Obsessões”, criado pelo CENA UM e ministrado pela Prof.ª Dr.ª Rosângela Fachel de Medeiros. E enquanto esses dois dias não vêm, por aqui, estarei postando um pouco sobre cada filme, desse diretor que passa sua visão obscura (mas que fascina) para a tela do cinema!

MARCAS DA VIOLENCIA
Sinopse: Tom Stall mora com sua esposa Edie e seus dois filhos na pequena cidade de Millbrook, no estado de Indiana. Certo dia, Tom percebe um assalto em andamento em seu restaurante e mata os assaltantes para defender seus clientes. Depois disso, passa a ser visto por muitos como um herói e a mídia passa a incomodá-lo. Porém, o que Tom não esperava é que um homem chamado Carl Fogarty lhe procurasse para acusá-lo de ter lhe feito um grande mal no passado.
Um dos melhores filmes da primeira década do século 21, Assim como em seus filmes anteriores, David Cronenberg cria um palco onde ele apresenta determinados personagens de uma forma gradual, que a principio não temos idéia das suas ações ou motivações. Bom exemplo disso é a curiosa cena de abertura, onde se é apresentado dois indivíduos, que aos poucos, se apresentam como verdadeiras entidades do caos, sendo que, graças à forma como o diretor apresenta um determinado cenário, onde com certeza ocorreu um verdadeiro massacre, mas tudo de uma forma lenta e muito bem dirigida. Esse inicio é um pequeno exemplo do que ira ocorrer durante a trama, onde nos somos apresentados os personagens principais, mas ao longo do filme, certos eventos fazem com que os protagonistas se transformem numa pálida imagem do que eles foram um dia.
A trama pode ser vista como uma critica ou exemplo do sonho americano, em que existe a segunda chance para todos, embora certas situações sejam difíceis de serem perdoadas, mas também não impossível. Viggo Mortensen apresenta um dos seus melhores desempenhos (pós Senhor dos Anéis) em que seu personagem vai se descascando, ao ponto de revelar seu verdadeiro eu, mas também não abandonando o homem que se tornou em sua segunda vida. Do elenco secundário, Ed Harris está assustador como uma figura do passado do protagonista, Marisa Bello (Janela Secreta) consegue um ótimo desempenho em cenas intensas (a cena de sexo dela com Mortensen é marcante), mas é William Hurt que tem um desempenho extraordinário (indicado ao Oscar), mesmo aparecendo em poucos minutos e no ato final da trama.

Curiosidade: Os gângsters originalmente seriam italianos, mas após as contratações de Ed Harris e William Hurt o diretor David Cronenberg decidem mudar sua nacionalidade para irlandeses. Cronenberg acreditava que Harris e Hurt não convenceriam como italianos.


Senhores do Crime

Sinopse: O misterioso e carismático russo Nikolai Luzhin é o motorista de uma das mais conhecidas famílias do Leste Europeu que atua no crime organizado de Londres. A família faz parte da irmandade do crime Vory V Zakone, dirigida por Semyon, proprietário do charmoso restaurante trans-siberiano, que encobre o núcleo frio e brutal da fortuna da família coordenada pelo inconstante e violento filho de Semyon, Kirill, que é mais ligado a Nikolai do que a seu próprio pai.
Alguns consideram esse filme como irmão do filme anterior de Cronenberg, mas que embora foque novamente o mundo da máfia, as tramas são completamente diferentes. Repetindo a parceria com o diretor, Mortensen novamente da um show de interpretação, onde ele se apresenta como um personagem ambíguo, embora sabemos que ele é um lacaio da máfia Russa, mas como todo filme de Cronenberg que se preze, nem tudo é o que se parece. Com a sua criação, Cronenberg cria um retrato critico do trafico de prostitutas nas mãos de pessoas ambiciosas e sem escrúpulos, no submundo de uma Londres até então desconhecida para muitos.
O filme ainda conta com coadjuvantes ilustres como Naomi Watts (Cidade dos Sonhos) e Vincent Cassel (Cisne Negro), que como sempre, cria um personagem com atitudes explosivas e imprevisíveis. Atenção para a fantástica cena da sauna, onde o personagem de Mortensen é atacado “nu”, por dois capangas. Nesta cena, Cronenberg usa e abusa de ângulos de câmera inusitados, para uma luta inusitada, onde o sangue jorra e choca, devido a um cenário branco, e que torna a cena muito mais caótica. Não deixa de ser curioso que essa seqüência, seja de uma forma subliminar que o diretor tenha criado, ao tentar unir violência e erotismo, fazendo da luta, um verdadeiro ato sexual sangrento, mas apenas sugerido.


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Cine Curiosidade: Há 81 anos, nascia o mito JAMES DEAN


Se estivesse vivo, James Dean completaria 81 anos de vida amanhã. Mesmo com uma curta carreira no cinema, o ator ficou imortalizado com uma imagem de um jovem rebelde e que serviu de inspiração para toda uma geração dos anos 50. É meio que difícil imaginar como seria se caso James ainda estivesse vivo, mas com certeza seria que nem Marlon Brando, colecionando desempenhos incríveis e (por que não), disputando os papeis que cairiam bem para cada um deles. James se foi muito cedo, mas nada que tenha impedido que sua imagem permanecesse viva na mente dos cinéfilos até hoje. Abaixo, um pouco dos seus principais filmes:


Vidas Amargas
Sinopse: No Vale das Salinas, região da Califórina, por volta da 1a. Guerra Mundial, Carl é o filho rebelde e mal compreendido de Adam. Desde a infância, ele luta obsessivamente pelo amor do pai. No entanto, Adam não esconde sua preferência para o outro filho, Aron, considerado o "menino de ouro" da família e que está noivo de Abra. Solitário no mundo, Carl descobre que sua mãe, até então dada como morta, reside na vila ao lado.
Não por uma mera coincidência, os nomes são semelhantes aos personagens bíblicos de Adão e seus filhos Caim e Abel, história presente no livro de Gênesis, de onde justamente o filme tira o título. Na Bíblia, Caim, enraivecido de ciúmes por seu pai preferir as oferendas de Abel às suas, mata o próprio irmão. As referências bíblicas e principalmente a lenda de Caim e Abel (presente em Gênesis – IV) vão muito além dos nomes dos personagens, e permeiam todo o livro e o filme de forma surpreendente. E o “climão” de tragédia shakesperiana eminente inunda toda a fita.
Elia Kazan, assim como nos trabalhos anteriores como Sindicato de Ladrões e Uma Rua Chamada Pecado, exerce total domínio dos atores e de sua forma de atuação e James Dean transborda o seu talento na tela.

Juventude Transviada
Sinopse: Jim Stark (James Dean) é um bom rapaz, mas que acabou tomando rumo errado na vida sem motivo aparente - o que justifica o termo "rebelde sem causa" do título original. Seus pais sempre mudam-se de cidade para encobrir as besteiras que seu filho faz, porém Jim os confronta quando percebe que fez algo realmente sério desta vez. Em contraponto, acaba se apaixonando pela linda Judy (Natalie Wood), namorada do principal envolvido no caso errado de Jim.
Um dos grandes méritos é mostrar que a delinqüência juvenil não é privilegio exclusivo de favelados. Outro é ter reunido um ótimo elenco jovem, o que tornou uma das obras mais significativas a utilizar como tema o chamado conflito de gerações. Grande clássico dos anos 50 que se tornou símbolo de uma geração rebelde que nasceu naquela década e James Dean virou a imagem definitiva desse movimento a ser seguido. Seu desempenho era um perfeito retrato do jovem daquele tempo, que vivia em conflitos internos e sem um objetivo certo na vida, mas ao mesmo tempo a imagem de um ser que busca ser livre, longe das amarras e das regras da sociedade.


Curiosidade: A piscina vazia em que os personagens sentam e conversam sobre suas vidas foi especialmente construída para os sets de filmagens de Crepúsculo dos Deuses (1950).


Assim Caminha a Humanidade
Sinopse: Um fabuloso épico que conta a vida de três gerações de famílias Texanas. Seus conflitos amorosos, disputas econômicas, preconceitos raciais, tudo entre a corrida pelo óleo negro é retratado de maneira única no cinema.
Super produção de grande sucesso, adaptada do Best-seller de Edna Ferber. George Stevens (Os Brutos também amam, Um lugar ao Sol) ganhou o Oscar de melhor direção. Um dos melhores desempenhos de Rock Hudson e de Elizabeth Taylor e a ultima atuação de James Dean, num papel digno de nota, que para mim, é um dos melhores da sua curta e marcante carreira. Atenção para sua cena final, onde o personagem de James está mais velho e caindo na desgraça, devido ao poder excessivo e dos vícios como a bebida. Uma cena marcante e que encerra sua carreira com chave de ouro.



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segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Cine Especial: DAVID CRONENBERG: Parte 1

Nos dias 14 e 15 de fevereiro, estarei participando do curso “David Cronenberg: Seu Cinema e suas Obsessões”, criado pelo CENA UM e ministrado pela Prof.ª Dr.ª Rosângela Fachel de Medeiros. E enquanto esses dois dias não vêm, por aqui, estarei postando um pouco sobre cada filme, desse diretor que passa sua visão obscura (mas que fascina) para a tela do cinema! 
     
A MOSCA
Sinopse: Cientista (Jeff Goldblum) testa maquina de teletransporte de matéria e inadvertidamente permite que uma mosca entre na câmara junto com ele. Quando se dá a reintegração, os resultados são terríveis.
Foi o primeiro contato que eu tive com relação ao diretor David Cronenberg, e sem sombra de duvida, um dos grandes filmes de sua carreira. O mais surpreendente é o fato dessa produção ser uma refilmagem de um clássico dos anos 50 (A mosca da Cabeça Branca estrelado por Vincent Price), mas que eu acredito que Cronenberg deve não ter assistido nada daquele filme, pois sua obra vai por um caminho totalmente diferente. Da simples historia do cientista, em sua busca implacável de criar algo revolucionário, Cronenberg aproveitou para explorar as camadas de personalidade do seu protagonista (Jeff Goldblum, no melhor momento de sua carreira). Apresentado como um cientista brilhante e de bom caráter, o personagem de Goldblum vai demonstrando seu outro lado inconseqüente, a partir do momento em que sue corpo começa a mudar após a experiência de tele transporte, se transformando numa pessoa mesquinha, inconseqüente e imprevisível. Após perceber que de sua forma perfeita, começa a mudar para uma forma tenebrosa, o seu personagem então começa a entrar num estagio de loucura e sem volta. A transformação do homem para a mosca seria o motivo de sua mudança de conduta? Ou elas estavam sempre lá e a transformação foi apenas um empurrão?
Essa é a  forma que David Cronenberg cria os seus personagens, pois nunca temos uma exatidão sobre quem são eles realmente. Pois quando achamos que já sabemos tudo sobre eles, sempre surgem novas surpresas no decorrer da trama. A Mosca também é um dos casos raros de quando a técnica para a criação de uma historia se casa muito bem com o desempenho do elenco. A horrenda maquiagem que Goldblum vai usando no decorrer do terceiro para o ato final, é uma forma de representação, não somente da mudança fisica do seu personagem, mas também da sua mente jaz afetada, e mesmo com toneladas de maquiagem (premiada com um Oscar), Goldblum se sobressai de uma forma impressionante. Atenção nas cenas em que o personagem se encara no espelho e começa á ver seu mundo desabar, a partir das mudanças do seu corpo. Por essas cenas e outras, foram tão marcantes, que serviram de inspiração para a transformação (ou não) da personagem de Natalie Portman em Cisne Negro.
Destaque também para Geena Davis, em um dos seus primeiros papeis de destaque, onde ela passa todo o seu conflito interno e a impotência perante ao inexplicável e sem saber o que fazer, quando vê o homem de quem se apaixonou se transformar, isso sem falar na surpresa que lhe aguarda, num ato final cheio de horror e surpresas!


Curiosidade: Várias cenas rodadas não foram usadas na versão final do filme. Entre elas, está um teleporte feito por Seth Brundle (Jeff Goldblum) com um babuíno e um gato juntos, resultando em uma criatura híbrida ao término da operação. A outra seria um final alternativo, onde Veronica (Geena Davis) tem outro sonho com seu bebê, desta vez com belas asas de borboleta.


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Cine Curiosidade: François Truffaut, 80 anos!

Se estivesse vivo, François Truffaut completaria 80 anos de vida. Como eu escrevi bastante, não só sobre ele, como também sobre o movimento Nouvelle Vague que revolucionou a forma de se fazer cinema, não poderia deixar passar em branco essa data. Pelas fotos, sempre via nele uma pessoa de boa praça, e quando comecei a assistir a sua filmografia, percebi que eu estava certo sobre ele.
Seus filmes eram autorais, de acordo com a forma que ele queria fazer cinema da sua maneira, mas eram filmes nos quais agente se identificava, sendo menos critico (diferente do seu colega Jean Luc Godard) e mais acessível para todos, mas não menos do que incomuns, e que faziam dos filmes comuns daquela época esquecíveis. Com o seu filme Os Incompreendidos, Truffaut queria fazer, não só um retrato dele mesmo, como também um retrato do jovem Francês que queria acima de tudo, se desvencilhar das regras daquele tempo, assim como inúmeros cineastas jovens que já não agüentavam mais o cinema padrão daquele país. Com isso, tanto Truffaut, como Godard e outros jovens cineastas(quando estavam trabalhando dentro da revista “Cahiers Du Cinema” como críticos de cinema), decidiram então criar filmes que seriam mais de acordo com a visão de cada um deles e que ao mesmo tempo, falasse sobre a verdadeira frança daquele tempo, e o resto é historia (leia mais clicando aqui).
A defesa de Truffaut, com relação ao cinema mais autora foi tanta, que ele colaborou em dizer que os filmes de Alfred Hitchcock eram obras primas e que tinha ali, uma verdadeira aula de cinema de autor, coisa que até aquele momento, os críticos americanos nunca viam dessa maneira. Por fim, deixo abaixo uma pequena, mas bela homenagem que o Google Francês fez á esse inesquecível diretor!

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OS INCOMPRENDIDOS
 JULES E JIM
   
JULES E JIM

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Cine Dica: Em Cartaz: As Aventuras de Tintim

DELISIOSA AVENTURA A MODA ANTIGA
Sinopse: O aventureiro Tintim compra para o amigo Haddock um modelo de um galeão antigo que por coincidência era a réplica do navio de um antepassado do capitão o cavaleiro de Hadoque. O modelo é roubado e logo depois a casa de Tintim é toda revirada. O que os assaltantes procuravam? Por sua vez o capitão acha no sótão de casa as memórias do cavaleiro
Fracasso nos EUA, (mas sucesso na Europa) pelo visto, o americano não entendeu a proposta principal dessa maravilhosa aventura criada por Steven Spielberg, que era resgatar um pouco do tempo quando a aventura era mais simples e tudo era mais no preto e no branco. Se eles não entenderam, o azar é o deles, pois o filme fez sucesso ao redor do mundo, foi elogiado pela critica, ganhou um globo de ouro, e motivos é o que não faltam para se tornar o mais novo Cult do momento. Agente já compra a proposta passada pelo diretor já nos créditos de abertura (embalada pela deliciosa trilha sonora de John Willians), onde nos é apresentado o mundo de Tintim (Jamie Bell), numa forma de desenho cartunesco colorido e que remete rapidamente às aventuras a moda antiga, de uma forma bem colorida e divertida, como se fosse um pequeno curta metragem (lembrando um filme anterior do diretor, Prenda-me se for capaz).
O filme começa, e assim como o diretor fez em filmes anteriores (como Os Caçadores da Arca Perdida) o protagonista é apresentado gradualmente, gerando um pequeno suspense, e quando finalmente ele mostra o rosto, o diretor presenteia os fãs com uma pequena homenagem, tanto para aqueles que acompanhavam as HQ clássicas, como aqueles que somente curtiam o personagem pelo desenho que passava na rede cultura. A trama começa e o herói e seu cão Bilu, são jogados em uma trama de espionagem misturada com caça ao tesouro, aventura pirata, ação tanto no mar como por terra, embalado com o melhor que existe em técnica de efeitos especiais. Spielberg simplesmente cria uma verdadeira montanha russa de belas imagens, nas quais os protagonistas se envolvem com a maior naturalidade, e a câmera que os acompanha é tão elegante e vertiginosa, que ficamos nos perguntando como o diretor criou tudo aquilo (em especial, a fantástica cena de ação sem cortes que antecede o ato final). É bem da verdade, que nem tudo são flores, já que a técnica de se fazer esse tipo de animação, que é captura de movimento dos atores, para depois colocar os efeitos por cima, normalmente acaba soando meio que artificial em alguns momentos, já que os olhos não passam muita vida em determinadas partes, mas se isso era bem sentido em filmes como O Expresso Polar, aqui os responsáveis pela técnica (Weta Digital de Peter Jackson) fizeram um baita esforço para não passar esse incomodo.
Felizmente, os personagens são carismáticos, e nos fazem esquecer esse pequeno problema, principalmente quando surge em cena um dos melhores personagens das historias de Tintim, Capitão Haddock, que ganhou os movimentos e interpretação de forma exemplar, pelo especialista no assunto de captura de movimento Andy Serkis. O seu desempenho como personagem é tão bom, que por alguns momentos Hadock se torna o verdadeiro protagonista da trama, e torna Tintim um mero coadjuvante por vários momentos.
Com fotografia e edição de arte que enche os olhos, As aventuras de Tintim é um filme que irá agradar a todos, tanto gregos como troianos. Se você curtia Indiana Jones no passado e curti Piratas do Caribe no presente, saiba que tudo isso se deve um pouco a Tintim. Embora suas aventuras tenham chegado ao cinema somente agora, mas antes tarde do que nunca, e afinal de contas, nunca é tarde para sentir um pouco do gostinho da nostalgia!


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Cine Dica: Estréias no final de semana (03-02-12)

Boa tarde pessoal, estou morrendo de calor aqui, mas me segurando, pois o certo, é tocar o barco.Aos poucos, começa á chegada dos indicados ao Oscar 2012 nas salas de Porto Alegre, sendo que o bom disso, é que teremos a oportunidade de assistir inúmeros filmes de qualidade (ou não) que irão disputar o maior prêmio do cinema. O ruim disso é conseguir acompanhar todas estás estréias, pois para mim, além do meu serviço habitual me ocupar, tem os outros eventos da área de cinema que eu participo (como o recente Festival de Júri Popular). Mas assim quando puder, irei postar sobre o que eu achei desses filmes, desta nova safra OSCAR que esta chegando aos cinemas.
Falando em indicados ao Oscar, finalmente estréia em grande circuito, A Separação, que por sorte, já assisti e podem conferir minha critica abaixo. Além do filme sensação dos EUA no ano passado, Historias Cruzadas que gradualmente se tornou sucesso de publico e critica.
Contudo, as estréias não vivem só de Oscar, portanto temos a Filha do Mal e a reestréia no formato em 3D de A Bela e A Fera.
Lembrando que o Festival do Júri Popular que está ocorrendo no Cinebancários, irá até neste domingo. Portanto não percam, pois não é sempre que é “você” que decide qual é o melhor filme.

Confiram as estréias:


 Edição do Júri Popular

(leia mais sobre o evento  clicando aqui)
A Separação

Leia minha critica já publicada clicando aqui
Histórias Cruzadas
Sinopse: Na década de 1960. Skeeter acabou de terminar a faculdade e sonha em ser escritora. Ela põe a cidade de cabeça para baixo quando decide pesquisar e entrevistar mulheres negras que sempre cuidaram das famílias do sul. Apesar da confusão causada Skeeter consegue o apoio de Aibileen governanta de um amigo que conquista a confiança de outras mulheres que têm muito o que contar.

A Bela e a Fera 3D
Sinopse: Você é nosso convidado para conhecer o mundo mágico do mais aclamado e adorado filme dos Estúdios Disney que está ainda melhor. Nesta Edição Especial Limitada totalmente restaurada e remasterizada você curte esta bela história com uma nova sequencia musical e uma animação inédita integrada com perfeição ao filme original. No início desta fábula clássica uma feiticeira transforma um príncipe cruel em uma fera horrenda. Para quebrar o feitiço a Fera precisa conquistar o amor da linda e inteligente Bela antes que caia a última pétala de uma rosa encantada.


Filha do Mal
Sinopse: Filha do Mal mostra a história de uma mulher que foi convencida de que a mãe matou três pessoas após enlouquecer. Quando descobre que os assassinatos eram parte de um ritual exorcista ela parte com uma equipe para filmar um documentário.

 
A Beira do Abismo
Sinopse: O filme mostra a história de um ex-policial procurado pela justiça que resolve se matar pulando do alto de um prédio de Nova Iorque. Uma vez notificada a polícia da cidade se mobiliza para tentar impedir que o homem acabe com a própria vida levando para o local inclusive uma policial psicóloga especialmente requisitada pelo suicida.

Românticos Anônimos
Sinopse: Angélique Delange (Isabelle Carré) é uma talentosa confeiteira, que faz chocolates requintados reconhecidos por público e crítica especializada. Entretanto, como fica ansiosa quando olham para ela, Angélique prefere o anonimato e finge ser apenas uma entregadora. Sem emprego, ela consegue trabalho na Fábrica de Chocolates, que está à beira da falência. Só que, ao contrário do que imaginava a princípio, consegue a vaga de representante comercial da empresa. Ela pensa em pedir a mudança de cargo, mas é surpreendida com o convite para jantar de Jean-René Van Den Hudge (Benoît Poelvoorde), dono da empresa. O problema é que Jean-René, assim como Angélique, é extremamente tímido e possui muitas dificuldades em manter contato com outras pessoas.


Viagem 2: A Ilha Misteriosa
Sinopse: A nova viagem começa quando Sean capta uma mensagem codificada vinda de uma ilha misteriosa localizada em umponto onde não deveria haver nada. Um lugar com formas de vida estranhas montanhas de ouro vulcões mortais e diversos segredos surpreendentes. Continuação do filme Viagem ao Centro da Terra de 2008.



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quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

NOTA: Em breve no meu blog.....

Pulp Fiction: "Não odeia isso? O quê? Os silêncio...
"Não odeia isso? O quê? Os silêncios que incomodam. Por que temos que falar de idiotices para nos sentirmos bem? Não sei. É uma boa pergunta. É assim que sabe que encontrou alguém especial. Quando pode calar a boca um minuto e sentir-se à vontade em silêncio.”


Taxi Driver: "Está falando comigo? Está falando comigo? Está falando comigo? Então com quem diabos você está falando? Está falando de mim? Pois eu sou a única pessoa aqui. Com quem você pensa que está falando?"

A Mosca: Os insectos não têm política e não conhecem a compaixão. Nunca se deve confiar num insecto.


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