Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - 'Missão: Impossível – Acerto De Contas Parte 1'

Sinopse: Ethan Hunt, agente do FMI, aventura-se novamente em "Missão Impossível - Acerto de Contas Parte 1", sétimo longa da série de filmes "Missão Impossível". 

Sinceramente eu não gosto de franquias longevas, pois algumas continuações existem somente para gerar lucro para os estúdios que não possui nenhuma ideia criativa na cabeça e para que possa lançar algo original. Franquias como "Velozes e Furiosos", por exemplo, somente duram porque ainda gera lucro, mas cujo a qualidade é previsível e facilmente descartável. Não é o caso que acontece com a franquia "Missão Impossível", que desde o primeiro filme de 1996 tem se renovado a cada novo capítulo e é surpreendente de como mantém o pique desde o início.

Baseado em uma clássica série de tv, os filmes estrelados por Tom Cruise se tornam inovadores por saber acompanhar as mudanças reais que acontecem no mundo e injetando assim um certo grau de verossimilhança nas cenas de ação desenvolvidas. Ao mesmo tempo, a troca de diretores em cada filme fez com que os longas obtivessem identidade própria, mesmo quando o cineasta Christopher McQuarrie se manteve dentro da franquia a partir do quinto filme. "Missão: Impossível – Acerto De Contas Parte 1" (2023) pode até não ser o melhor filme da franquia até aqui, mas que toca em um assunto atual, espinhoso e alinhando com surpreendentes cenas de ação de tirar o fôlego.

Agora, no novo filme, Ethan e a equipe do IMF formada por Ilsa Faust (Rebecca Ferguson), Benji Dunn (Simon Pegg) e Luther Stickell (Ving Rhames) recebem outra importante missão: eles devem rastrear uma nova e aterrorizante arma que, se cair nas mãos erradas, pode representar uma ameaça para toda a humanidade. Com o controle do futuro e o destino de todo o mundo em jogo, a equipe precisa partir em uma corrida frenética e mortal ao redor do planeta. Além disso, Ethan ainda é confrontado por um novo inimigo misterioso e muito perigoso, e é forçado a aceitar que, para completar o desafio, nada pode importar mais do que a missão - nem mesmo sua própria vida.

Pois bem, o filme chega em um momento que o mundo discute com relação ao lado positivo e negativo sobre a Inteligência Artificial, principalmente sendo esse um dos fatores que fez recentemente o Sindicato dos Atores de Hollywood decretar greve por tempo indeterminado. Porém, inteligências artificiais sendo o lado vilanesco da trama já não é novidade dentro do cinema já um bom tempo, pois basta pegarmos o clássico "2001 - Uma Odisseia no Espaço" (1968) como um belo exemplo. Contudo, o filme se sustenta graças ao fato da obra ser filmada para ser vista na tela grande e cuja cenas de ação ainda são surpreendentes.

A tentativa de deter a Inteligência Artificial acaba se tornando um mero pretexto para que possamos desfrutar de incríveis cenas de ação e das quais se tornam ainda mais impressionantes quando vemos Tom Cruise no meio delas pra valer. A cena de perseguição em Roma, por exemplo, está entre as melhores cenas de ação do ano, pois ela é engraçada, surpreendente e não devendo em nada aos capítulos anteriores. Porém, há aquela sensação de Déjà vu em alguns momentos, como se determinada cena de ação soar parecida com outros títulos do gênero, mas nada que atrapalhe muito a sessão como um todo.

Claro que alguns fãs irão ficar desapontados com alguns desdobramentos surpresas dentro da trama, principalmente com a saída precoce de um personagem querido e do qual merecia um final um pouco mais digno. Em contrapartida, os realizadores foram engenhosos ao trazer de volta personagens antigos, além de nos apresentar novos que merecem a nossa atenção como no caso da ladra Grace e que é interpretada com intensidade pela atriz Hayley Atwell. Quanto aos vilões principais pouco posso dizer a respeito, já que Gabriel, interpretado Esai Morales é pouco interessante e servindo somente como uma peça para um jogo maior que está por vir.

Tom Cruise, por sua vez, ainda mantém o pique nas cenas de ação e nos surpreendendo pela sua força de vontade e até mesmo coragem, pois as suas escolhas deixam diretores e produtores de cabelos em pé. Buscando realismo, o astro procura se arriscar ao máximo, ao ponto de já ter se machucado feio diversas vezes, mas não excitando ao pular de um penhasco ou ficar em cima de um trem em movimento. Neste último caso, porém, nos dá uma sensação de menos realismo e mais CGI, mas que talvez seja uma forma de poupar o ator antes que inventasse de realmente ficar correndo em um trem em movimento.

Com mais de duas horas e meia de duração o filme passa rápido diante de nossos olhos, principalmente pelo fato de sempre estar acontecendo algo que faz os personagens ficarem correndo a todo momento contra o tempo. Mas diferente dos filmes anteriores a trama não se encerra por aqui, sendo que há um grande gancho para a segunda parte e fazendo a gente se perguntar se a próxima aventura não será finalmente a última. Só o futuro nos dirá e até lá Tom Cruise terá muito o que pensar se vale a pena ou não prosseguir com a franquia, com ou sem ele.

"Missão: Impossível – Acerto De Contas Parte 1" é mais um ótimo capítulo da franquia de espionagem estrelado por Tom Cruise, mas cujo desdobramentos da trama irão incomodar e fazendo alguns até mesmo torcer o nariz.   


    Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: