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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Cine Dica: Próximo Cine Debate: 'Eu Me Importo'

Sobre o filme: 

Rosamund Pike se encaminha para ser uma espécie de representação da mulher que não leva desaforo para casa, nem que para isso vá até as últimas consequências. Talvez ela não venha ser isso na vida real, mas os seus personagens sintetizam esse meu pensamento e fazendo a gente amar e odiar as suas atuações ao mesmo tempo. Em "Garota Exemplar" (2014), por exemplo, ela interpretou uma personagem que não mediu esforços para fazer o seu marido comer na sua mão, pois ela não estava disposta a receber um não.
É claro que há aqueles que irão acusá-la de fazer o mesmo tipo de personagem, mas não há como negar que há uma aura de sedução em saber até onde as suas personagens chegam para obter certo lucro. Neste último caso, as suas personagens se tornam uma representação de tempos em que o mais forte sobrevive perante uma época em que quase todos são devorados pelo sistema capitalista e que para sobreviver é preciso dançar conforme a música. Neste caso, "Eu Me Importo" (2020) oscila entre o entretenimento e reflexão sobre tempos em que não se pode perder tempo em ser cordeiro, mas sim esperto como uma raposa e faminto como um lobo.
Dirigido por  J Blakeson, até então conhecido pelo fracasso "A 5ª Onda" (2016), o filme conta a história de Marla Grayson (Rosamund Pike) é uma renomada guardiã legal que gosta de ficar com pessoas idosas e ricas. Às custas da última, ela leva uma confortável vida de luxo. Quando ela pensa ter encontrado uma nova vítima perfeita, descobre que a mesma guarda segredos perigosos. Com base nisso, Marla vai ter que usar toda sua astúcia se quiser continuar viva.

Confira a minha crítica já publicada clicando aqui. 

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sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Cine Especial: 'O Esquadrão Suicida - Do Desastre ao Triunfo'

Sinopse: O governo envia os supervilões mais perigosos do mundo para a remota ilha de Corto Maltese, repleta de inimigos. Armados com armas de alta tecnologia, eles viajam pela selva perigosa em uma missão de busca e destruição com o Coronel Rick Flag.  

No clássico "Os Doze Condenados" (1967) a trama se passa durante a 2ª Guerra Mundial. Reisman (Lee Marvin), um major americano, tem a missão de treinar 12 soldados, que estão sentenciados à morte ou com sentenças de no mínimo 20 anos. O objetivo do treinamento é uma missão quase suicida atrás das linhas inimigas, para destruir um QG nazista e provocar a maior destruição possível às vésperas do Dia D. Os sobreviventes serão perdoados e reintegrados.

A premissa serviu de base para inúmeros filmes de ação que viriam posteriormente ao longo das décadas, mas serviu também de base para a criação das HQ de "O Esquadrão Suicida". Ganhando popularidade nos anos oitenta a partir da saga "Lendas" (1987), a trama reunia um grupo formado por super vilões em missões suicidas e sendo liderados pela mão de ferro da personagem Amanda Waller. Com o sucesso das adaptações de HQ para o cinema o material renderia uma boa adaptação, porém, não foi isso que aconteceu em um primeiro momento.

Lançado em 2016, "Esquadrão Suicida" foi vítima dos produtores da Warner/DC, pois quando viram que o teor sombrio e violento de "Batman vs Superman" (2016) não agradou a todos eles decidiram mexer no que já havia sido filmado. O resultado é uma edição confusa, história desconecta e que não soube aproveitar o potencial máximo dos personagens. Quem acabou saindo mais prejudicado disso tudo foi Jared Leto e que viu sua participação no projeto como Coringa sendo reduzida em cena e sendo duramente criticada pelos fãs.

Após reconhecer que fizeram uma bagunça sem tamanha, os realizadores da Warner decidiram voltar atrás e não mexer em seus projetos seguintes e dando mais liberdade para os seus realizadores. O resultado é o lançamento da edição especial de "Liga da Justiça" de Zack Snyder, da qual temos total plenitude da visão autoral que o diretor fez para a produção de 2016. Por conta disso, muitos achavam que haveria um tratamento similar com o filme do esquadrão de 2016, mas ao invés disso os produtores chamam ninguém menos que James Gunn, realizador autoral dos filmes "Os Guardiões da Galáxia" para criar algo do zero e gerando assim um dos filmes mais malucos e imprevisíveis do ano.

A premissa é a mesma: Liderados por Sanguinário (Idris Elba), Pacificador (John Cena), Coronel Rick Flag (Joel Kinnaman), e pela psicopata favorita de todos, Arlequina (Margot Robbie), o Esquadrão Suicida está disposto a fazer qualquer coisa para escapar da prisão. Armados até os dentes e rastreados pela equipe de Amanda Waller (Viola Davis), eles são jogados (literalmente) na remota ilha Corto Maltese, repleta de militantes adversários e forças de guerrilha. O grupo de super-vilões busca destruição, mas basta um movimento errado para que acabem mortos.

O grande acerto do filme é dele levar o título realmente a sério, já que ali não há nenhum personagem com garantia de chegar vivo até o final da trama. O prólogo, por exemplo, simboliza muito bem isso, já que o primeiro personagem que surge em cena é muito bem apresentado, ao ponto de achamos que ele será o protagonista da trama, mas para logo em seguida ter a sua cabeça explodida. O filme acerta por essa imprevisibilidade, acerta por não se levar a sério em nenhum momento e com isso nós saímos ganhando.

Sendo inadequado para menores de 18 anos, James Gunn aproveitou ao máximo tudo o que ele não havia feito no estúdio Marvel e, portanto, pode se preparar de tudo um pouco, desde a um humor ácido, como também muita violência, mortes explicitas e tudo moldado de uma forma muito cartunesca. A edição, alinhada com uma fotografia vibrante, faz com que o filme ganhe ares de uma HQ em movimento e sendo algo que estava sendo um pouco esquecido nas últimas produções do gênero. É neste ponto, aliás, que vemos a real visão de Arlequina no momento de pura ação e tendo uma dimensão do universo em que ela enxerga em sua volta.

Curiosamente, a premissa não é muito diferente de tantos filmes de ação dos anos oitenta que víamos naquela época, sendo que é uma verdadeira piada eles invadirem um país latino dominado pelo poder autoritário. Mas a intenção é exatamente essa, sendo que essa grande piada sobra até mesmo para o governo dos EUA e do qual é o verdadeiro responsável pelo grande conflito em cena. Atenção para o surgimento de um grande vilão clássico de uma época mais inocente das HQ, mas caindo como uma luva pelo olhar sarcástico de James Gunn.

Do elenco, nem preciso dizer que Margot Robbie rouba novamente as nossas atenções, já que atriz nasceu para ser Arlequina. Porém, a relação quase paternal entre Sanguinário (Idris Elba) e Caça-ratos 2 (Daniela Melchior) se torna o coração do filme, sendo que essa última possui uma origem absurda, mas nos convence graças a boa atuação da interprete. E se Tubarão Rei (voz de Silvester Stallone) se tornou apenas uma piada fofa ambulante em cena, Bolinhas (David Dastmalchiam) é uma piada pronta, trágica e absurdamente genial.

Dito isso, o filme tem começo, meio e fim bem definidos, cumprindo com louvor para o que veio e nos criando um largo sorriso. Porém, logicamente, estamos falando de um filme que pode gerar uma nova franquia lucrativa e, portanto, não saia da sessão até o final dos créditos, pois é revelado algumas surpresas. Resta saber se a Warner/DC realmente aprendeu com os seus erros e deixe os realizadores terem mais liberdade para nos brindar com pérolas como essa.

Com participação especial da nossa Alice Braga, "O Esquadrão Suicida" é um filme que faz jus ao seu nome e nos rendendo duas horas de pura diversão, humor ácido, violência extrema e pura criatividade na medida certa. 


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quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (19/08/21)

Free Guy - Assumindo o Controle

Sinopse: Em Free Guy - Assumindo o Controle, um caixa de banco preso a uma entediante rotina tem sua vida virada de cabeça para baixo quando ele descobre que é personagem em um brutalmente realista vídeo game de mundo aberto. Agora ele precisa aceitar sua realidade e lidar com o fato de que é o único que pode salvar o mundo.


Nunca Mais Nevará

Sinopse: Um imigrante ucraniano que trabalha como massagista na Polônia se torna uma figura semelhante a um guru, em um condomínio fechado onde seus clientes moram. Tristes, os moradores encontram no massagista a cura para a dor em suas almas.


Caminhos da Memória

Sinopse: Em um futuro distópico no qual Miami sofreu severas consequências com o aquecimento global e tornou-se praticamente submersa, um investigador particular de Miami é uma das maiores referências quando se trata de recapturar memórias perdidas ou distantes e devolvê-las a seus contratantes. Mas quando ele percebe um conflito pessoal com uma de suas clientes, a situação torna-se complicada.


Eternos Companheiros

Sinopse: Em Eternos Companheiros, o amável labrador Little Q está treinando para se tornar um cão-guia para cegos. Quando termina seu treinamento, ele é enviado para auxliar um renomado chef recentemente cego, Lee Bo Ting. Amargurado, Bo Ting se recusa a confiar no cão e tenta afastá-lo várias vezes. Mas, por meio de sua lealdade e proteção, Little Q finalmente ensina Bo Ting a confiar novamente e o abre para uma nova vida de incríveis possibilidades.


Valentina

Sinopse: Valentina, uma menina trans de 17 anos, muda-se para uma pequena cidade mineira com sua mãe Márcia. Com receio de ser intimidada na nova escola, a garota busca mais privacidade e tenta se matricular com seu nome social. No entanto, a família começa a enfrentar problemas quando a diretoria da escola, despreparada, começa a exigir a assinatura do pai ausente para realizar a matrícula. Com o apoio de sua mãe e a ajuda de dois amigos inseparáveis, Valentina precisa enfrentar os haters de plantão e superar o maior desafio de sua vida.


Knives and Skin

Sinopse: Na área rural de Illinois, o desaparecimento da jovem Carolyn traumatiza os moradores de uma pequena cidade. Os segredos começam a ser revelados, algumas relações são destruídas e outras se fortalecem. Três meninas, Charlotte, Laurel e Joanna, criam fortes laços após a tragédia.


Limiar 

Sinopse: "Limiar” é um documentário autobiográfico realizado por uma mãe que acompanha a transição de gênero de seu filho adolescente: entre 2016 e 2019 ela o entrevista abordando os conflitos, certezas e incertezas que o perpassam numa busca profunda por sua identidade. Ao mesmo tempo a mãe, revelada por meio de uma narração em primeira pessoa e por sua voz que conversa com o filho por detrás da câmera, passa ela também por um processo de transformação que a obriga a romper velhos paradigmas, enfrentar medos e desmantelar preconceitos.



Três Realizadoras Portuguesas

Sinopse: Três histórias portuguesas (Dia de festa, Ruby e Cães que ladram aos pássaros) realizadas por jovens cineastas portuguesas e premiadas em festivais europeus, que se agregam em um único longa-metragem.


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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 19 A 25 DE AGOSTO DE 2021 na Cinemateca Paulo Amorim

 SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES

DOUTOR GAMA 


SALA 1 / PAULO AMORIM


15h30 – DOUTOR GAMA *ESTREIA* Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2020, 90min). Direção de Jeferson De, com César Mello, Angelo Fernandes e Pedro Guilherme. Elo Company, 14 anos. Drama histórico.

Sinopse: Filho de um português com uma escrava, Luiz Gama (1830-1882) nasceu de ventre livre – mas foi vendido como escravo pelo pai para pagar dívidas de jogo. Mesmo assim, aprendeu a ler e a escrever e seu enorme interesse pelo Direito fez com que ele se tornasse um advogado autodidata e também jornalista. Segundo documentos históricos, Luiz Gama foi responsável pela libertação de cerca de 500 escravos, sempre com base na lei, e se transformou em um dos principais nomes do movimento abolicionista no Brasil do século XIX. O cineasta Jeferson De é autor do manifesto Dogma Feijoada, lançado ainda no início dos anos 2000, em que defende uma escola de cinema negro brasileiro e se dedica a produção de filmes centrados na temática racial.


17h30 – SLALOM: ATÉ O LIMITE Assista o trailer aqui.

(Slalom – França, 2020, 95min). Direção de Charlène Favier, com Noée Abita e Jérémie Renier. Vitrine Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: O debate sobre a pressão psicológica e os abusos físicos no mundo do esporte conduzem este drama, que foi selecionado para o Festival de Cannes do ano passado. A história gira em torno de Lyz, de 15 anos, que ingressa em uma consagrada equipe de esqui. Ela não é uma das melhores atletas, mas o treinador Fred decide apostar na novata. Entusiasmada com o reconhecimento, Lyz se entrega de corpo e alma ao seu objetivo – o sucesso vem, junto com o domínio de Fred sobre ela. O filme integrou o Festival Varilux de Cinema Francês 2020.

* Na terça, dia 24, às 17h30min, exibição do filme “Senhorita Julia” (1951), de Alf Sjoberg, dentro do ciclo “Clássicos na Cinemateca – 35 anos”. Assista o trailer aqui.


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ

14h30 – PIEDADE Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2020, 90min). Direção de Claudio Assis, com Fernanda Montenegro, Irandhir Santos, Matheus Nachtergaele, Cauã Reymond. ArtHouse Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: O bar Paraíso do Mar, na Praia da Saudade, carrega a identidade da família Bezerra, que administra o lugar há 30 anos. A viúva dona Dona Carminha e seu filho mais velho, Omar, também representam um foco de resistência contra o avanço predatório da corporação petroleira Petrogreen. Quando o executivo paulista Aurélio chega, representando os interesses da empresa, o cotidiano da família é abalado, trazendo à tona segredos do passado e uma inusitada conexão com Sandro, dono de um cinema pornô do outro lado da cidade.


16h30 – O EMPREGADO E O PATRÃO Assista o trailer aqui.

(El Empleado Y El Patron – Uruguai-Argentina-Brasil-França, 2021, 105min). Direção de Manuel Nieto, com Cristian Borges, Nahuel Perez Biscayart, Jean Pierre Noher. Vitrine Filmes, 14 anos.

Sinopse: Rodrigo é o jovem herdeiro de uma estância na fronteira do Brasil com o Uruguai e divide seu tempo entre os negócios, que vão bem, e o hospital, onde seu bebê está internado. Carlos, que começa a trabalhar na fazenda, também tem seus problemas e uma família para cuidar – mas precisa urgentemente deste novo emprego. Os dois homens são bem-intencionados e têm uma boa relação, mas um acidente trágico de trabalho vai colocar em xeque esta convivência pacífica. O filme foi selecionado para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.


18h30 – IRMÃOS À ITALIANA Assista o trailer aqui.

(Padrenostro – Itália, 2020, 120min). Direção de Claudio Noce, com Pierfrancesco Favino, Mattia Garacci, Francesco Gheghi. Pandora Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Inspirado em um trauma pessoal da infância do próprio diretor, o filme acompanha o amadurecimento de Valerio, de apenas 10 anos. Na capital da Itália, em 1976, ele presencia um atentado contra o pai, motivado por questões políticas. Em meio à insegurança e à tristeza do ambiente familiar, Valerio conhece Christian, um garoto mais velho e com espírito rebelde, que vai se tornar um outro referencial de masculinidade para o pequeno. O filme integrou o 15º Festival de Cinema Italiano, realizado on-line no final do ano passado.


* Na quarta, dia 25, às 18h30mim, sessão do ciclo “O Que é o Cinema Gaúcho?”, com exibição e debate sobre o documentário “Todos os Paulos do Mundo”, dos diretores Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira. Assista o trailer aqui.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores tem direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional.

Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.

*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Cine Dica: Streaming: 'L.O.C.A. -Liga das Obsessivas Compulsivas por Amor'

Sinopse: Em uma das reuniões da L.O.C.A., a Liga das Obsessivas Compulsivas por Amor, Manoela, Elena e Rebeca acabam se conhecendo melhor quase por acidente e percebem que possuem mais em comum do que esperavam: as três sofreram grandes decepções amorosas e resolvem se juntar para uma grande vingança. 

Com o encerramento da retomada do cinema brasileiro a partir do filme "Cidade de Deus" (2002) houve uma enxurrada de comédias despretensiosas e com único intuito de entreter as plateias. Porém, na minha visão particular, muitas dessas comédias não sobreviveram ao teste do tempo, pois não basta somente fazer a gente rir, como também nos dizer para que foi lançada a piada da vez. "L.O.C.A. -Liga das Obsessivas Compulsivas por Amor" (2021) ao menos usa o humor pastelão para fazer uma crítica acida sobre a guerra dos sexos e que hoje se encontra bem diferente se formos comparar em outros tempos.

Dirigido por Cláudia Jouvin, o filme conta a história de três mulheres, que enquanto participam de uma das reuniões da L.O.C.A, a Liga das Obsessivas Compulsivas por Amor, Manoela (Mariana Ximenes), Elena (Debora Lamm) e Rebeca (Roberta Rodrigues) acabam se conhecendo melhor e percebem que possuem mais em comum do que esperavam.

É engraçado que comédias brasileiras como essa parece pertencerem a uma outra realidade, como se estivessem dentro de uma bolha e não estando presente na realidade dos últimos vinte anos do país. Tudo é muito colorido, cuja a fotografia de cores quentes sintetizam uma realidade em que tudo pode ser resolvido, mesmo em situações que beiram ao surrealismo. Curiosamente, os personagens surpreendem em quase nunca calarem a boca e sempre lançando diversas frases de efeito que até nos fazem rir e molduradas por uma edição frenética que torna tudo mais ágil e quase nunca cansativo.

O que colabora e conquista a nossa atenção, talvez, nem seja a trama, já que ela é uma versão até mesmo melhorada da última novela que eu vi na vida que foi "Quatro por Quatro" (1993). O que salva mesmo é o seu elenco feminino, principalmente o trio principal que conquista a nossa simpatia mesmo quando algumas delas quase dão o braço a torcer para homem que não vale a pena. Manoela (Mariana Ximenes) transita entre o bom senso para o senso do ridículo ao sofrer por macho, mas que dá volta por cima ao enxergar que o mundo não gira somente em sua volta e prestando mais atenção em outras situações semelhantes através de suas amigas. Débora Lamm, por exemplo, surpreende com a sua personagem Elena, cuja a sua personalidade enigmática lhe torna alguém até mesmo engraçada, mas não menos assustadora.

Tirando alguns personagens caricatos aqui e ali, o filme acaba nos divertindo e passando uma pequena lição de moral para mulheres que ainda hoje fazem de tudo para manter o macho em casa, mesmo sabendo que ele não passa de um canalha. Se algumas não gostam de tratar sobre esse assunto com seriedade, ao menos tentem com humor pastelão e do qual o mesmo lhe convida a curtir uma historinha boba, mas não menos reflexiva. Em tempos que a realidade está cada vez mais complexa, "L.O.C.A. -Liga das Obsessivas Compulsivas por Amor" vem unicamente para nos desencalhar um pouco de toda essa lambança brasileira.

Onde Assistir:  Telecine Premium

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terça-feira, 17 de agosto de 2021

Cine Dica: Em Cartaz: 'Irmãos à Italiana'

Sinopse: Valerio tem 10 anos e uma imaginação fértil. Sua vida de criança vira de cabeça para baixo quando ele testemunha o atentado a seu pai Alfonso, por um comando terrorista. 

Quando se é criança nós não temos uma dimensão exata da realidade em nossa volta, mas sim aquela que a gente constrói e se esconde dentro dela. Muitas crianças do Brasil, por exemplo, cresceram mal sabendo que viviam em tempos de chumbo, ou tão pouco testemunhando a redemocratização do país ao longo dos anos. É esse pensamento que me veio ao assistir "Irmãos à Italiana" (2021), filme cuja a história testemunhamos somente pela perspectiva de uma criança.

Dirigido por Claudio Noce, a trama se passa em Roma, 1976. Valério (Mattia Garaci) é um menino de dez anos cheio de imaginação. Sua infância é virada de cabeça para baixo quando ele testemunha um ataque terrorista a seu pai, Alfonso (Pierfrancesco Favino). A partir desse momento, o medo e o sentimento de vulnerabilidade marcam a vida do menino. Mas é justamente nestes dias difíceis que Valério conhece Christian (Francesco Gheghi). Este encontro, em um verão cheio de descobertas, mudará suas vidas para sempre.

O filme começa com ares de suspense, já que se passa em um determinado ponto do presente e vemos o menino já adulto avistando alguém no trem do qual não o via a muito tempo. Somos jogados então para a década de setenta, onde a fotografia rapidamente muda, onde tudo fica mais claro e colorido com as cores quentes daquele universo. Seria uma representação dos pensamentos do jovem protagonista, que lembra de tempos mais dourados, mesmo quando algumas situações tenham se tornado nebulosas em alguns momentos.

Percebemos que ele possui uma imaginação fértil, ao ponto que dá a entender que ele possui um amigo imaginário. Porém, no momento em que ele testemunha uma tragédia que quase matou o seu pai, o amigo imaginário logo desaparece e dando lugar a Christian, mas cujo o mesmo a gente fica se perguntando se ele é real ou só existe na imaginação do protagonista. Essa e outras dúvidas ficam sendo lançadas no decorrer do filme, já que nem sabemos ao certo qual é a profissão do pai do rapaz, mas temos uma ligeira suspeita.

Tudo gira em torno do olhar de Valério, desde aos afazeres de sua mãe, como também das brincadeiras de sua irmã. Observamos o seu olhar pessoal com relação a sua família, grande aliás, como toda a típica família italiana e fazendo com que a gente levante inúmeras teorias sobre ela. Porém, nada é explicado de forma explicita, mas sim tudo é jogado em nosso colo, como se o realizador quisesse que a gente construísse um quebra cabeça de acordo com as lembranças do garoto.

No final das contas o filme fala sobre exorcizar os seus medos interiores vindos do passado, cuja as lembranças quando revistas quando adulto podem agora fazerem algum sentido e, portanto, se deve encara-las sem medo. Além disso, o filme é sobre uma curiosa amizade nascida de um fato incomum, porém, realista e muito bem filmada. Os minutos finais podem até simplificar a trama como um todo, mas não retira o grande feito que nos provocou até aquele momento.

"Irmãos à Italiana" é sobre laços de sangue e de amizades em tempos em que a imaginação infantil separava a inocência dos tempos de tirania. 

 

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segunda-feira, 16 de agosto de 2021

LUTO: Tarcísio Meira (1935 - 2021) / Paulo José (1937 - 2021)

Dois grandes monstros da atuação. Dois grandes amigos que partem juntos. Assim eram e assim serão lembrados Tarcísio Meira e Paulo José, talvez conhecidos pelo grande público pelos seus trabalhos na televisão, mas que ambos tendo também papeis fundamentais dentro da história do cinema. Paulo José, por exemplo, encarou de frente os censores dos tempos de chumbo e estrelou um dos seus filmes mais corajosos que foi "O Padre e a Moça" (1966).

Já Tarcísio sempre será lembrado como um ator global, mas que atuou em tempos em que as novelas eram realmente significativas na história da televisão. Basta nos lembramos de trabalhos inesquecíveis como na primeira versão dos "Irmãos Coragem" (1970) para nos darmos conta que ali estava nascendo um dos grandes talentos da teledramaturgia. E se alguém ainda tinha dúvidas sobre isso basta nos lembrarmos da sua fantástica atuação na primeira temporada da novela "O Rei do Gado" (1996), onde o seu personagem enterra uma medalha para tentar brotar o filho morto durante a guerra.

O anuncio da morte de ambos com poucas horas de diferença me fez lembrar quando o grande diretor sueco Ingmar Bergman e diretor italiano Michelangelo Antonioni morreram também na mesma data, 30 de julho de 2007. Pelo visto, grandes talentos não podem partirem sozinhos, pois precisam de um irmão ao seu lado para se encaminharem para luz da qual eles pertencem e se transformarem em verdadeiras estrelas de talento que sempre estavam predestinadas a serem.  

Descansem em paz. 

Tarcísio Meira

Filmografia: 

2013 Saramandaia - Temporada 1

2011 Insensato Coração - Temporada 1

2011 Não Se Preocupe, Nada Vai Dar Certo

2002 O Beijo do Vampiro - Temporada 1

2001 Um Anjo Caiu do Céu - Temporada 1

1990 Boca de Ouro

1989 Solidão - Uma Linda História de Amor

1987 Eu

1986 Roda de Fogo - Temporada 1

1983 Guerra dos Sexos (1983) - Temporada 1

1983 O Cangaceiro Trapalhão

1982 Amor Estranho Amor

1981 Brilhante - Temporada 1

1981 Eu Te Amo

1981 O Beijo no Asfalto

1980 A Idade da Terra

1979 O Caçador de Esmeraldas

1979 República Dos Assassinos

1974 O Marginal

1973 Cavalo de Aço - Temporada 1

1972 Independência ou Morte

1972 Missão: Matar!

1971 As Confissões de Frei Abóbora

1971 O Homem Que Deve Morrer - Temporada 1

1970 Irmãos Coragem (1970) - Temporada 1

1969 Máscara da Traição

1969 Quelé do Pajeú

1968 A Gata de Vison - Temporada 1

1967 Sangue e Areia - Temporada 1

1964 A Desforra

1963 Casinha Pequenina


Paulo José 

Filmografia: 

2018 Conversa com Ele

2018 Eduardo Galeano Vagamundo

2018 Othelo, o Grande

2018 Todos os Paulos do Mundo

2014 Em Família - Temporada 

2013 Luz, Anima, Ação

2012 Rânia

2011 Meu País

2011 O Palhaço

2010 Quincas Berro D'Água

2009 Domingos

2009 Insolação

2008 A Festa da Menina Morta

2008 Juventude

2008 Paulo Gracindo - O Bem Amado

2007 Cartola - Música para os Olhos

2007 Pequenas Histórias

2007 Person

2007 Saneamento Básico, O Filme

2004 500 Almas

2004 Como Fazer um Filme de Amor

2003 Agora é que São Elas - Temporada 1

2003 Apolônio Brasil - O Campeão da Alegria

2003 Benjamim

2003 O Homem que Copiava

2001 Dias de Nietzsche em Turim

2001 Poeta de Sete Faces

2001 Um Anjo Caiu do Céu - Temporada 1

1999 Luna Caliente

1998 Outras Estórias

1998 Policarpo Quaresma, Herói do Brasil

1997 Anahy de las Misiones

1997 Por Amor - Temporada 1

1991 A Grande Arte

1989 Dias Melhores Virão

1989 Faca de Dois Gumes

1989 Ilha das Flores

1989 Tieta - Temporada 1

1988 O Mentiroso

1988 Vida Nova - Temporada 1

1983 A Difícil Viagem

1981 Eles Não Usam Black-Tie

1981 O Homem do Pau-Brasil

1975 O Rei da Noite

1974 Supermanoela - Temporada 1

1973 Mazzaropi - Um Caipira em Bariloche

1972 Cassy Jones, o Magnífico Sedutor

1972 O Primeiro Amor - Temporada 1

1971 A Culpa

1971 Gaudêncio, o Centauro dos Pampas

1971 O Homem Que Deve Morrer - Temporada 1

1970 Assim na Terra como no Céu - Temporada 1

1969 Como Vai, Vai Bem?

1969 Macunaíma

1968 A Vida Provisória

1968 As Amorosas

1968 Bebel, Garota Propaganda

1968 O Homem Nu

1967 Edu, Coração de Ouro

1967 Todas as Mulheres do Mundo

1966 O Padre e a Moça


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