Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Sinopse:Nas palavras de um dos personagens “Era uma vez três bandidos muito maus. Dizia-se que um deles era a mãe dos outros, mas nada se sabia ao certo. Roubavam tudo, matavam tudo, comiam tudo. Mas isso também não se sabia ao certo”.
Experimental, confuso, desconexo, dinâmico, alucinado. O filme de Andrea Tonacci esbanja planos sequências de longa duração que, quase sempre, não estão diretamente relacionados com o plano anterior ou seguinte. Um espectador desatento poderia até pensar que não existe relação alguma, o que não estaria de todo errado. O grande segredo de Bang Bang, para mim, é justamente esse caos narrativo. A história é o que menos importa, e Tonacci deixa isso bem claro no final quando pela primeira vez a “mãe” dos ladrões começa contar a história do filme, mas é interrompida por uma torta sem remetente. O destinatário é claro: a todos aqueles que precisam e procuram uma narrativa transparente. Para eles o diretor manda uma torta, a la Gordo e Magro ou os Três Patetas. Sem dúvida um dos melhores representantes do nosso Cinema Marginal Brasileiro.
Nota: o filme será exibido no próximo domingo (02/12/18) no Cine Iberê Camargo as 16horas. Fundação Iberê Camargo: Av. Padre Cacique, 2000 - Cristal, Porto Alegre. Sessões de cinema sempre aos Domingos às 16h.
Nota: filme será exibido no
próximo domingo (02/12/18) para associados as 10h15min na Casa de Cultura de
Porto Alegre.
Sinopse: No
verão de 1981, o rock underground chegava na Rússia Soviética, mais
precisamente em Leningrado, onde hoje localiza-se a cidade de St. Petersburg. O
jovem Viktor Tsoi ganhou fama internacional e tornou-se o primeiro grande
representante russo do gênero. Além da música, ele também ficou conhecido pelas
polêmicas relacionadas a sua vida pessoal, como o triângulo amoroso que viveu
junto com o seu mentor musical, Mike, e a esposa dele, Natasha.
Visto
como símbolo capitalista do ocidente, principalmente vindo dos EUA, o rock foi
por muito tempo algo subversivo nos tempos da União Soviética. Contudo, isso
começou a mudar, gradativamente, nos primeiros anos da década de 80, já que
naqueles tempos deu início a políticas de liberação e diálogo. As bandas puderam finalmente sair das sombras
e foram liberadas a gravarem álbuns, revolucionando, assim, o cenário musical russo.
O
filme Verão, dirigido por Kirill Serebrennikov, retrata o
nascimento do rock underground na Rússia Soviética, mais especificamente em Leningrado, onde hoje se localiza a
cidade de St. Petersburg, nos apresentando músicos provavelmente pouco
conhecidos pelo grande público. Simplificando,
o filme é uma cine biografia de Viktor
Tsoi (Teo Yoo) e de
seu mentor Mike
(Roman Bilyk), grandes representantes da música russa, ainda que se preocupe menos com este
fato, confirmado apenas ao final da obra, e mais com a própria música, da qual
se sobressai aos seus criadores e se torna o grande destaque da obra. Mike e Viktor viveram suas carreiras num contexto de
passagem, um momento anterior ao processo de abertura política.
Ainda que
pudessem se apresentar, seu trabalho estava sujeito ao controle dos poderosos
da época. O acesso a artistas internacionais, por
exemplo, era restrito; nos shows, seguranças não permitiam nenhuma resposta
vibrante com relação aos músicos, pois um simples cartaz, por exemplo, poderia ser censurado e letras precisavam ser explicadas para serem aprovadas
pelos censores. É aí que a música ganha o seu espaço como elemento anarquista e
revolucionário.
Embora os protagonistas quase não manifestem suas opiniões
sobre aquele universo que vivem, vale a ideia de que toda a vida se vale
pela política. Os artistas se colocam no mundo através da música, invertendo
as regras e expressando os sentimentos de raiva e paixão por elas. Há
também certa nostalgia com relação a época onde se passa o filme, fortalecida
por sua belíssima fotografia em preto e branco e que remete os tempos mais
dourados do cinemão russo do final dos anos 70.
O lado convencional da trama é
quebrado no momento em que os protagonistas cantam músicas famosas, e por
representar um filme amador em cores, com cenas do verão em que eles se
conheceram, e onde teve início o triângulo amoroso formado por Mike, sua esposa
Natasha e Viktor. Há
na tela sempre aquele desejo no ar, porém, nunca consumado. A felicidade é
projetada num passado idealizado ou num momento imaginado.
Essa sensação geral
que o filme transmite pode estar relacionada também com seu próprio processo de
produção. Infelizmente o cineasta Kirill Serebrennikov foi acusado pelo atual governo russo
de apropriação indevida dos fundos orçamentários de um teatro que ele
administra, e finalizou o trabalho em prisão domiciliar, sem contato algum com
o restante da equipe. Mas,
mesmo em uma situação difícil, Serebrennikov fez um belo filme, sensível e
vibrante com as cenas musicais.
Foi certa também a decisão de
ficcionalizar em cima de fatos verídicos. A liberdade criativa em Verão se destaca, pois é pela criatividade
que nos salvará, ou que pelo menos nos trará conforto em tempos retrógrados.
Siga o Clube de Cinema de Porto Alegre através das redes sociais:
Sinopse: Quatro viúvas entram para o mundo do crime após os seus maridos morrerem durante uma das maiores tentativas de assalto da atualidade. Eles tomam para a si a responsabilidade de honrar a memória dos amados terminando o que eles não conseguiram completar.
De Repente Uma Família
Sinopse: O jovem casal Pete e Ellie decide adotar uma criança, e busca uma feira destinada a proporcionar encontros entre adultos e jovens sem lar. O casal se apaixona pela pré-adolescente Lizzie, uma garota de temperamento forte, e acredita que ela possa ser a criança que estavam procurando. Mas Lizzie tem dois irmãos menores, que se mudam com ela. Logo, Pete e Ellie se veem com três crianças barulhentas e indisciplinadas, que mudam suas vidas por completo.
A EXCÊNTRICA FAMÍLIA DE GASPARD
Sinopse: Ao receber um convite inesperado para o casamento do pai, Gaspard decide viajar até o zoológico administrado por sua família, depois de anos afastado. Ele pede para Laura, uma jovem exuberante, acompanhá-lo no evento, como se fosse sua namorada. Mas o que promete ser uma reunião familiar conturbada se transforma, na realidade, numa oportunidade única de reviver os momentos incríveis de sua infância, ao lado dos animais que o viram crescer.
Um Homem Comum
Sinopse: Um conhecido criminoso de guerra passa sua vida fugindo das autoridades internacionais. Quando ele é deslocado para um novo esconderijo, ele começa a se relacionar com sua empregada, Tanja, e descobre que ela é, na verdade, uma agente contratada para protegê-lo. À medida em que a busca por ele é intensificada, o General percebe que ela é a única pessoa em quem pode confiar.
UTOYA: 22 DE JULHO
Sinopse: No pior dia da história norueguesa moderna, Kaja se diverte com sua irmã mais nova, Emilie, doze minutos antes da primeira bomba chegar ao acampamento de verão na ilha Utøya. Foi o segundo ataque terrorista de Anders Behring Breivik, em menos de duas horas, e matou 69 pessoas. Kaja representa o pânico, medo e desespero dos 500 jovens enquanto busca sua irmã na floresta.
ROBIN HOOD: A ORIGEM
Sinopse: Robin volta das Cruzadas e se surpreende ao encontrar Nottingham à beira da falência, com o povo sofrendo nas mãos dos tiranos, no mais completo caos. Ele não deixará que as coisas permaneçam desse jeito e contará com a ajuda de um amigo estrangeiro para se tornar uma lenda que rouba dos ricos para dar aos pobres.
CADÁVER
Sinopse: Megan Reed é uma policial reformada que vem lutado contra alguns vícios. Está prestando serviços comunitários em um hospital, como um pagamento para o tratamento que a deixou sóbria. Tudo fica mais macabro depois que um cadáver misterioso é encontrado no local.
EXTERMINADORES DO ALÉM CONTRA A LOIRA DO BANHEIRO
Sinopse: Um grupo de três youtubers que se dizem especialistas em seres sobrenaturais decidem conquistar o reconhecimento do público de uma vez por todas. Para isso, traçam um plano para capturar um ser conhecido por todos. Trata-se do espírito de uma mulher de cabelos claros que morreu de modo desconhecido e que assombra os banheiros das escolas de todo o país: a loira do banheiro.
BUSTER KEATON é um dos três maiores e mais influentes
atores e diretores da comédia clássica americana, juntamente com Charlie
Chaplin e Harold Lloyd. Depois de anos no ostracismo, Keaton teve sua carreira
revista por novos apreciadores no final de sua trajetória e, com isso, sua
linguagem se tornou influência para grandes nomes da sétima arte.
O curso BUSTER KEATON: GÊNIO ESQUECIDO DA COMÉDIA, ministrado por Christian Farias, objetiva estabelecer
as diferenças entre a comédia realizada pelo comediante e seus contemporâneos,
assim como sua contribuição para o cinema após a sua forma revolucionária na
criação de gags. O apelo estético e a engenharia plástica dos movimentos e
ações acabaram por influenciar diversos diretores de renome.