Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Cine Curiosidade: Do Processo ao Golpe Parlamentar



Agradecimentos aos organizadores do Jornal do Comércio que cederam o seu espaço para eu dar a minha opinião sobre o assunto.


Me sigam no Facebook, twitter, Google+ e instagram

sábado, 1 de dezembro de 2018

Cine Especial: Cine Iberê Camargo: BANG BANG (1971)


Sinopse:Nas palavras de um dos personagens “Era uma vez três bandidos muito maus. Dizia-se que um deles era a mãe dos outros, mas nada se sabia ao certo. Roubavam tudo, matavam tudo, comiam tudo. Mas isso também não se sabia ao certo”.

Experimental, confuso, desconexo, dinâmico, alucinado. O filme de Andrea Tonacci esbanja planos sequências de longa duração que, quase sempre, não estão diretamente relacionados com o plano anterior ou seguinte. Um espectador desatento poderia até pensar que não existe relação alguma, o que não estaria de todo errado. O grande segredo de Bang Bang, para mim, é justamente esse caos narrativo. A história é o que menos importa, e Tonacci deixa isso bem claro no final quando pela primeira vez a “mãe” dos ladrões começa contar a história do filme, mas é interrompida por uma torta sem remetente. O destinatário é claro: a todos aqueles que precisam e procuram uma narrativa transparente. Para eles o diretor manda uma torta, a la Gordo e Magro ou os Três Patetas. Sem dúvida um dos melhores representantes do nosso Cinema Marginal Brasileiro. 
 
Nota: o filme será exibido no próximo domingo (02/12/18) no Cine Iberê Camargo as 16horas. Fundação Iberê Camargo: Av. Padre Cacique, 2000 - Cristal, Porto Alegre. Sessões de cinema sempre aos Domingos às 16h.



Me sigam no Facebook, twitter, Google+ e instagram

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Cine Especial: Clube de Cinema de Porto Alegre: VERÃO

Nota: filme será exibido no próximo domingo (02/12/18) para associados as 10h15min na Casa de Cultura de Porto Alegre. 
Sinopse: No verão de 1981, o rock underground chegava na Rússia Soviética, mais precisamente em Leningrado, onde hoje localiza-se a cidade de St. Petersburg. O jovem Viktor Tsoi ganhou fama internacional e tornou-se o primeiro grande representante russo do gênero. Além da música, ele também ficou conhecido pelas polêmicas relacionadas a sua vida pessoal, como o triângulo amoroso que viveu junto com o seu mentor musical, Mike, e a esposa dele, Natasha.


Visto como símbolo capitalista do ocidente, principalmente vindo dos EUA, o rock foi por muito tempo algo subversivo nos tempos da União Soviética. Contudo, isso começou a mudar, gradativamente, nos primeiros anos da década de 80, já que naqueles tempos deu início a políticas de liberação e diálogo. As bandas puderam finalmente sair das sombras e foram liberadas a gravarem álbuns​, revolucionando, assim, o cenário musical russo.
O filme Verão, dirigido por Kirill Serebrennikov, retrata o nascimento do rock underground na Rússia Soviética​, mais especificamente em Leningrado, onde hoje se localiza a cidade de St. Petersburg, nos apresentando músicos provavelmente pouco conhecidos pelo grande público. Simplificando, o filme é uma cine biografia de Viktor Tsoi (Teo Yoo) e de seu mentor Mike (Roman Bilyk), grandes​ representantes da música russa, ainda que se preocupe menos com este fato, confirmado apenas ao final da obra, e mais com a própria música, da qual se sobressai aos seus criadores e se torna o grande destaque da obra. Mike e Viktor viveram suas carreiras num contexto de passagem, um momento anterior ao processo de abertura política.
Ainda que pudessem se apresentar, seu trabalho estava sujeito ao controle dos poderosos da época. O acesso a artistas internacionais, por exemplo, era restrito; nos shows, seguranças não permitiam nenhuma resposta vibrante com relação aos músicos, pois um simples cartaz, por exemplo, poderia ser censurado e letras precisavam ser explicadas para serem aprovadas pelos censores. É aí que a música ganha o seu espaço como elemento anarquista e revolucionário.
Embora os protagonistas quase não manifestem suas opiniões sobre aquele universo que  vivem, vale a ideia de que toda a vida se vale pela política. Os artistas se colocam no mundo através da música, invertendo as  regras e expressando os sentimentos de raiva e paixão por elas. Há também certa nostalgia com relação a época onde se passa o filme, fortalecida por sua belíssima fotografia em preto e branco e que remete os tempos mais dourados do cinemão russo do final dos anos 70.
O lado convencional da trama é quebrado no momento em que os protagonistas cantam músicas famosas, e por representar um filme amador em cores, com cenas do verão em que eles se conheceram, e onde teve início o triângulo amoroso formado por Mike, sua esposa Natasha e Viktor. Há na tela sempre aquele desejo no ar, porém, nunca consumado. A felicidade é projetada num passado idealizado ou num momento imaginado.
Essa sensação geral que o filme transmite pode estar relacionada também com seu próprio processo de produção. Infelizmente o cineasta Kirill Serebrennikov foi acusado pelo atual governo russo de apropriação indevida dos fundos orçamentários de um teatro que ele administra, e finalizou o trabalho em prisão domiciliar, sem contato algum com o restante da equipe. Mas, mesmo em uma situação difícil, Serebrennikov fez um belo filme, sensível e vibrante com as  cenas musicais.
Foi certa também a decisão de ficcionalizar em cima de fatos verídicos. A liberdade criativa em Verão se destaca, pois é pela criatividade que nos salvará, ou que pelo menos nos trará conforto em tempos retrógrados.


Siga o Clube de Cinema de Porto Alegre através das redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/ccpa1948
twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Cine Dicas: Estreias do final de semana (30/11/18)

AS VIÚVAS

Sinopse: Quatro viúvas entram para o mundo do crime após os seus maridos morrerem durante uma das maiores tentativas de assalto da atualidade. Eles tomam para a si a responsabilidade de honrar a memória dos amados terminando o que eles não conseguiram completar.

De Repente Uma Família 

Sinopse: O jovem casal Pete e Ellie decide adotar uma criança, e busca uma feira destinada a proporcionar encontros entre adultos e jovens sem lar. O casal se apaixona pela pré-adolescente Lizzie, uma garota de temperamento forte, e acredita que ela possa ser a criança que estavam procurando. Mas Lizzie tem dois irmãos menores, que se mudam com ela. Logo, Pete e Ellie se veem com três crianças barulhentas e indisciplinadas, que mudam suas vidas por completo.


A EXCÊNTRICA FAMÍLIA DE GASPARD

Sinopse: Ao receber um convite inesperado para o casamento do pai, Gaspard decide viajar até o zoológico administrado por sua família, depois de anos afastado. Ele pede para Laura, uma jovem exuberante, acompanhá-lo no evento, como se fosse sua namorada. Mas o que promete ser uma reunião familiar conturbada se transforma, na realidade, numa oportunidade única de reviver os momentos incríveis de sua infância, ao lado dos animais que o viram crescer.

Um Homem Comum 

Sinopse: Um conhecido criminoso de guerra passa sua vida fugindo das autoridades internacionais. Quando ele é deslocado para um novo esconderijo, ele começa a se relacionar com sua empregada, Tanja, e descobre que ela é, na verdade, uma agente contratada para protegê-lo. À medida em que a busca por ele é intensificada, o General percebe que ela é a única pessoa em quem pode confiar.

UTOYA: 22 DE JULHO

Sinopse: No pior dia da história norueguesa moderna, Kaja se diverte com sua irmã mais nova, Emilie, doze minutos antes da primeira bomba chegar ao acampamento de verão na ilha Utøya. Foi o segundo ataque terrorista de Anders Behring Breivik, em menos de duas horas, e matou 69 pessoas. Kaja representa o pânico, medo e desespero dos 500 jovens enquanto busca sua irmã na floresta.

ROBIN HOOD: A ORIGEM

Sinopse: Robin volta das Cruzadas e se surpreende ao encontrar Nottingham à beira da falência, com o povo sofrendo nas mãos dos tiranos, no mais completo caos. Ele não deixará que as coisas permaneçam desse jeito e contará com a ajuda de um amigo estrangeiro para se tornar uma lenda que rouba dos ricos para dar aos pobres.

CADÁVER

Sinopse: Megan Reed é uma policial reformada que vem lutado contra alguns vícios. Está prestando serviços comunitários em um hospital, como um pagamento para o tratamento que a deixou sóbria. Tudo fica mais macabro depois que um cadáver misterioso é encontrado no local.


EXTERMINADORES DO ALÉM CONTRA A LOIRA DO BANHEIRO

Sinopse: Um grupo de três youtubers que se dizem especialistas em seres sobrenaturais decidem conquistar o reconhecimento do público de uma vez por todas. Para isso, traçam um plano para capturar um ser conhecido por todos. Trata-se do espírito de uma mulher de cabelos claros que morreu de modo desconhecido e que assombra os banheiros das escolas de todo o país: a loira do banheiro.


quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Cine Dica: Curso Buster Keaton


BUSTER KEATON é um dos três maiores e mais influentes atores e diretores da comédia clássica americana, juntamente com Charlie Chaplin e Harold Lloyd. Depois de anos no ostracismo, Keaton teve sua carreira revista por novos apreciadores no final de sua trajetória e, com isso, sua linguagem se tornou influência para grandes nomes da sétima arte.
O curso BUSTER KEATON: GÊNIO ESQUECIDO DA COMÉDIA, ministrado por Christian Farias, objetiva estabelecer as diferenças entre a comédia realizada pelo comediante e seus contemporâneos, assim como sua contribuição para o cinema após a sua forma revolucionária na criação de gags. O apelo estético e a engenharia plástica dos movimentos e ações acabaram por influenciar diversos diretores de renome.


Datas
15 e 16 de dezembro

Horário
14h às 17h

Local
Cinemateca Capitólio Petrobras

Inscrições
www.cinemacineum.blogspot.com/