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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quarta-feira, 23 de maio de 2018

Cine Dica: Premiado longa TROPYKAOS estreia no CineBancários dia 24 de maio na sessão das 17h



Longa com elementos de realismo fantástico, “Tropykaos”, conta a história de Guima (Gabriel Pardal), um jovem poeta em crise, que não consegue escrever seu livro de poesias e luta contra uma doença desconhecida causada pelo sol escaldante de sua cidade, Salvador. No filme, o sol é a metáfora da opressão que está por toda parte: no ar-condicionado, nos topos dos prédios que sufocam as ruas, no suor das praias lotadas e nas estruturas de poder. O filme se passa em uma cidade em pleno verão, com ruas lotadas em véspera de carnaval, onde o poeta enfermo não consegue mais se encaixar e conviver com o que chama de “ultraviolência solar”.

Mesmo impregnada de contradições a cidade aguarda ansiosa o próximo carnaval. O sol não é um problema para ela, nem para os que nela vivem, pelo contrário, todos estão a caminho da praia para desfrutar o caloroso verão. A tal “ultraviolência solar” é uma criação do desespero, do desencaixe, do jovem poeta. O sol de Guima nasce dentro de seu peito por isso é insuportável.

O elenco é formado por Gabriel Pardal, Manu Santiago, Edgar Navarro, Dellani Lima, Bertrand Duarte e tem ainda a participação especial de Fabrício Boliveira.

Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema ou no site www.ingresso.com/porto-alegre/home/cinemas/cinebancarios .

Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados e pessoas com deficiencia pagam R$ 6,00. Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.



HISTÓRIA DO FILME

Tropykaos é o primeiro longa-metragem do diretor e roteirista Daniel Lisboa, um dos principais expoentes do cinema baiano. Filmado em 2013 e lançado em 2015 pela Cavalo do Cão Filmes, produtora que desde sua fundação em 2002 vem acumulando boas críticas e prêmios, tendo todas as cenas gravadas em Salvador, principalmente no centro da cidade, Comércio e Cidade Baixa.

O filme foi contemplado em diversos espaços internacionais e editais ainda em processo de produção como no Produire au sud (2011), no Laboratório de Roteiros do Festival de Havana, no Curso de Cinema da Funciona Carolina, na Casa de América de Madrid (2012), e no Prêmio do Concurso de Desenvolvimento de Projetos do Ibermedia (2013).

Financiado pelo Fundo de Cultura da Bahia e pela Petrobras, o filme participou de diversos festivais, ganhando o prêmio Transições na “19ª Mostra de Cinema de Tiradentes”.

“Acreditamos no potencial de ”Tropykaos” como uma obra que difere em sua proposta estética e temática da maioria dos filmes produzidos neste momento no país. Apostamos na realidade fantástica para abordar as questões de uma cidade complexa como Salvador, apontando para a existência de diversas cidades dentro de uma só”, conclui Daniel Lisboa.
Ficha Técnica:

Duração – 82 minutos

Ano – 2015

Direção – Daniel Lisboa

Produção Executiva – Tenille Bezerra

Roteiro – Daniel Lisboa e Guilherme Sarmiento

Fotografia – Pedro Urano

Montagem – Eva Randolph e Daniel Lisboa

Direção de arte – Luís Parras

Elenco - Gabriel Pardal, Manu Santiago, Dellani Lima,Edgard Navarro, Bertrand Duarte, Júlio Cesar Mello, Fabricio Boliveira

Trilha - Lucas Santtana e Gilberto Monte



Prêmios e Festivais:

39ª MOSTRA INT. DE CINEMA DE SÃOPAULO

XI PANORAMA INTERNACIONAL COISA DE CINEMA

15º JANELA INTERNACIONAL DE CINEMA DO RECIFE

VII SEMANA DOS REALIZADORES RJ

19ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

15º MOSTRA DO FILME LIVRE

FECIBA 6 - FESTIVAL DE CINEMA BAIANO

Melhor filme Mostra Transições | 19ª Mostra de

Cinema de Tiradentes



Grade de horários:

* Não abrimos segundas-feiras



24 de maio (quinta-feira)

14h30 - O Processo

17h - Tropykaos

19h - O Processo



25 de maio (sexta-feira)

14h30 - O Processo

17h - Tropykaos

19h - O Processo



26 de maio (sábado)

14h30 - O Processo

17h - Tropykaos

19h - O Processo



27 de maio (domingo)

14h30 - O Processo

17h - Tropykaos

19h - O Processo



29 de maio (terça-feira)

14h30 - O Processo

17h - Tropykaos

19h - O Processo



30 de maio (quarta-feira)

14h30 - O Processo

17h - Tropykaos

19h - O Processo



C i n e B a n c á r i o s

Rua General Câmara, 424, Centro

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230

Fone: (51) 34331204

terça-feira, 22 de maio de 2018

Cine Dica: Em Blu-Ray - DVD – VOD: O Destino de uma Nação



  Leia a minha crítica já publicada clicando aqui.



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Cine Curiosidade: Atriz brasileira Cris Lopes em restaurante de Paris frequentado por hollywoodianos




Com indicações e prêmios na categoria Melhor Atriz e Direção de Arte, Cris Lopes tem 2 filmes para atuar no Brasil em 2018 e já recebeu dois convites para atuar em espanhol em longa-metragens na Argentina. Cris estrelou o longa canadense Freer em inglês.

A atriz brasileira de cinema Cris Lopes postou esta semana uma foto em suas redes sociais no Restaurant Laperouse em Paris, um elegante romântico restaurante francês, histórico e sofisticado frequentado por celebridades de Hollywood como George Clooney e Nicole Kidman.
Em suas diversas idas e vindas a Paris, Cris Lopes atuou em "Une Journée a Paris" rodado em super 8mm câmera antiga de cinema e também filmou cenas ao estilo "Je ne veux pas travailler".
Com indicações e prêmios na categoria Melhor Atriz e também em Direção de Arte, Cris Lopes tem 2 filmes para atuar no Brasil em 2018 e já recebeu dois convites para atuar em espanhol em longa-metragens na Argentina. Cris também estrelou o longa canadense Freer em inglês.
 
Para seguir no Facebook Fan Page da atriz @crislopesoficial  https://www.facebook.com/crislopesoficial
Youtube Cris Lopes Oficial: entrevistas, trailers, cine, tv em português, espanhol, inglês: https://www.youtube.com/c/CRISLOPES_Atriz_Apresentadora_Artista_Actress
Créditos Fotos: Divulgação @crislopesoficial    @restaurantLaperouse
Divulgação: Brasil/Portugal/Espanha/Argentina/Uruguai/México/Perú :  Imprensa CL  (5511) 3835.7205  - Entrevistas (5511) 996530651

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Cine Especial: Clube de Cinema de Porto Alegre:O Amante de Um Dia

Sinopse: Amante Por Um Dia mostra a história de Jeanne (Esther Garrel, filha do diretor Philippe Garrel) que volta para casa do seu pai Gilles (Éric Caravaca) depois do término de um longo relacionamento com Matéo (Paul Toucang). Seu pai, um professor de filosofia de meia idade, mora junto com uma de suas alunas, Ariane (Louise Chevillotte), que tem a mesma idade da sua filha.

 

O dilema principal do filme é mostrar como o tema fidelidade é vista pela ótica desses três protagonistas, pela estilhaçada sentimentalmente Jeanne, pela fogosa Ariane e pelo homem de meia idade. A convivência dos três sob o mesmo teto começa a levantar questões sobre o que é certo e errado na fidelidade e percebem que todos têm muito que aprender ao longo do percurso.
Filmado com uma bela fotografia em preto e branco, O Amante de um dia, para os desavisados, é na realidade a última parte de uma trilogia, todas feitas pelo diretor Philippe Garrel, que começou com O Ciúme (2013), seguido por Às Sombras Das Mulheres (2015). Talvez isso venha a ser o maior calcanhar de Aquiles desse longa metragem, por fazer parte de uma trilogia da qual a maioria daqui do Brasil ninguém sabia que existia e fazendo com que fiquemos meio que perdidos durante o percurso da obra. Curiosamente, quando comecemos a pegar gosto pela trama, o filme logo termina, pois são apenas 75 minutos de uma obra cuja premissa poderia render mais do que se imagina.
O caso que, num primeiro momento, o filme em si me lembrou algumas daquelas comédias românticas cabeça do tempo da Nouvelle vague francesa, mas as comparações param por ai, pois a trama não consegue muito engrenar e tudo ficando somente em sua superfície. Jeanne, filha do cineasta, por exemplo, fica somente chorando e, quando achamos que trama irá lhe dar ares mais complexos, ela acaba simplesmente voltando ao ponto inicial de sua jornada de alto conhecimento com relação aos relacionamentos. Já Ariane fica sempre se questionando a sua relação com Gilles se eles são realmente autênticos um com o outro, sendo que esse último vive somente num dilema durante quase todo o filme se vale a pena ou não continuar com esse relacionamento e embarcar em um novo.
Claro que todos aprendem uma boa lição no final de tudo isso, mas quando isso acontece o filme logo se encaminha para o seu final, como se o cineasta tivesse pressa para se encerrar tudo logo de uma vez. Como eu disse acima, o filme é a parte final de uma trilogia. Se eu, ao menos, tivesse assistido aos filmes anteriores, talvez, a minha frustração com relação a esse filme teria sido numa proporção menor. 
O Amante de Um Dia é uma obra que mais serve para os corações apaixonados, que acreditam numa segunda chance, mas para ser apreciado numa tarde fria e logo ser esquecida.  
 
 Nota: filme exibido no último sábado (19/05/18) para associados.
 

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Cine Curiosidade: DC X Marvel na mídia


Próximo curso do Cine Um foi destaque no Jornal do Comércio de hoje. Confira


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